MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL - crf-pr.org.br · sigla e com o nome por extenso do conselho, e...

23
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CRF-PR

Transcript of MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL - crf-pr.org.br · sigla e com o nome por extenso do conselho, e...

MANUAL DEIDENTIDADEVISUAL

CRF-PR

Manual da Marca - CRF - PR

3

OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DO CRF-PR

OBJETIVOS

Criado pela Lei 3820/60, é o órgão que zela pela fiel obser-vância dos princípios da ética e da disciplina da classe dos que exercem atividades farmacêuticas no Paraná - “Somente os profissionais têm conhecimentos suficientes para julgar a qualidade da atuação de seus companheiros e para proteger--se de interferências de pessoas ou grupos extraprofissionais”. FUNÇÕES

1. Proteger a sociedade dos atos ilícitos praticados por far-macêuticos e não-farmacêuticos no exercício das atividades farmacêuticas. 2. Garantir a presença do farmacêutico na farmácia de qualquer natureza, em diversos campos de análises clínicas e toxicológicas; indústria farmacêutica, cosmética, de alimen-tos, e em outras áreas farmacêuticas. 3. Tornar a farmácia de qualquer natureza uma unidade de prestação de serviços de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, na qual se processe a manipulação e/ou dispensação de medicamen-tos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou industrializados, cosméticos, insumos farmacêuticos, produtos farmacêuticos e correlatos.

Manual da Marca - CRF - PR

4

4. Assegurar a assistência terapêutica integral e a promoção, a proteção e a recuperação da saúde nos estabelecimentos públicos e privados que desempenhem atividades farmacêuticas. 5. Lutar para que o conceito da farmácia como um estabelecimen-to de saúde e do farmacêutico como um profissional de saúde se tornem realidade. PRINCÍPIOS

- O profissional farmacêutico está a serviço do ser humano e tem por fim a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, individu-al e coletiva. - A dimensão ética da profissão farmacêutica está determinada, em todos os seus atos, em benefício do ser humano, da coletividade e do meio ambiente, sem discriminação de qualquer natureza. - Ao farmacêutico cabe zelar pelo perfeito desempenho ético da Farmácia análises clínicas, indústria e outras áreas farmacêuticas, e pelo prestígio e bom conceito da profissão. - O farmacêutico deve ser solidário com as ações em defesa da dignidade profissional e empenhar-se para melhorar as condições de saúde e os padrões dos serviços farmacêuticos, assumindo sua

Manual da Marca - CRF - PR

5

parcela de responsabilidade em relação à assistência farmacêutica, assistência à saúde, à educação sanitária e respeitar o ordenamento jurídico do Estado Brasileiro.

- A ética profissional do farmacêutico deve estar acima de qualquer outro valor e, em hipótese alguma, poderá haver transigência em torno dela, pois aviltará toda a classe.

Manual da Marca - CRF - PR

6

Índice

Apresentação ........................................................................................... p. 8Cor ................................................................................................................. p. 10 Tipografia .................................................................................................... p. 11Reprodução da Marca ............................................................................ p. 12Uso correto e incorreto .......................................................................... p. 13Marca em versão monogromática ..................................................... p. 16Aplicação da marca em cores .............................................................. p. 17Versão em Ret[icula de preto ............................................................... p. 18Redução da marca .................................................................................... p. 19Arejamento da marca .............................................................................. p. 20Aplicação da marca em box .................................................................. p.21

Manual da Marca - CRF - PR

7

1A Marca e suas

aplicações.

Manual da Marca - CRF - PR

8

APRESENTAÇÃO

Está é a logomarca do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná.

Em 2014 ela passou por um re-desenho, respeitando os conceitos que estão definidos no Manual do Farmacêutíco - capítulo 3.

1 . SIMBOLO

Representado pela serpente que é o animal da cura e morte. Ao rastejar, é a imagem da vida terrestre. Ao erguer-se, esta-belece um vínculo de energia entre a terra e o céu destilando no cálice o principio curativo, de olhos abertos e dentes à mostra. O eixo ao redor do qual a serpente evolui representa a vara, o cajado, o centro da autoridade. É preciso saber fazer e ter autoridade ou estar autorizado a concentrar a energia vital, recolhendo-a na taça.

2. COR

A cor amarela representa o ouro, que significa força, fé, pureza e, na profissão farmacêutica, aqueles que o conduzem estão obrigados a fazer o bem aos podres e defender a lei.

Manual da Marca - CRF - PR

9

3. ELEMENTOS

Representada pelo símbolo da farmácia (SIMBOLO - COBRA) com um ramo de erva-mate à esquerda do observador e do pinheiro do Paraná à direita, representando produtos típicos do Estado.

A marca pode ser utilizada de duas maneiras, com a sigla e com o nome por extenso do conselho, e ape-nas com a sigla em caso que a logomarca não fi que legível.

A marca pode ocorrer em duas versões: uma vertical, de uso preferencial, e outra horizontal. O uso da versão horizontal será indicado somente nas situações em que a versão preferencial apresentar difi culdades.

Versão VerticalUSO PREFERENCIAL

Versão VerticalUSO PREFERENCIAL

Versão Horizontal

Manual da Marca - CRF - PR

10

COR

As cores empregadas na identificação daLOGOMARCA do CRF-PR estão classificadas na tabela ao lado em CMYK e RGB. Abaixo as cores em pantone

A fidelidade na reprodução das cores é um itemfundamental para garantir a consistência daImagem Corporativa. Verifique a fidelidade dastonalidades comparando-as sempre com a escalaPantone.

Dependendo da peça a ser confeccionada e dasua natureza (papel, cartão, película adesiva,metal, etc.), outras referências de cores serãonecessárias. Caso não exista uma especificaçãoestabelecida, a conversão deve ser feita poraproximação, tomando-se a escala Pantonecomo base para comparação.

C- 46 M- 14 Y- 69 K- 1R - 155 G- 180 B- 107

C- 12 M- 28 Y- 97 K- 2R -228 G- 185 B- 0

C- 76 M- 36 Y- 97 K- 1R - 85 G- 130 B- 51

C- 45 M- 66 Y- 85 K- 67R - 76 G- 48 B- 21

142 C 577C 7490C 476C

PANTONE

Manual da Marca - CRF - PR

11

TIPOGRAFIA

Para uma boa visualização e identificação da logomar-ca a família tipográfica utilizada foi a ITC Avant garde Demi, uma tipografia moderna e de boa legibilidade. A família tipográfica foi utilizada apenas na versão regular.

CRF-PRABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

0123456789

ITC Avant garde Demi

Manual da Marca - CRF - PR

12

REPRODUÇÃO DA MARCA

A consolidação de uma marca requer sem-pre o uso correto de todos os seus elemen-tos. Para aplicar a marca do CRF-PR em qualquer meio, solicite sempre um arquivo eletrônico. Não tente redesenhá-la, pois você estará arriscando a qualidade da imagem do serviço.

Somente no caso de total impossibilidade de uso dos meios de reprodução eletrônica deverá ser utilizado o diagrama ao lado, no qual a retícula de módulos quadrados (10 mm x 10 mm cada) orienta na construção do símbolo e espacejamento do logotipo.

16 módulos (1 x 1 cm)

16 m

ódul

os (1

x 1

cm

)

Manual da Marca - CRF - PR

13

USO CORRETO E INCORRETO

A marca não deve ser alterada, seja nas suas cores,diagramação ou proporções. Ao lado fi guramalguns erros que podem ocorrer. Comparandocom a marca original, verifi que os usos incorretose se assegure de que a marca do CRF-PR nuncaseja alterada.

Uso correto

Manual da Marca - CRF - PR

14

Nas três opções acima a logo sofreu alteração na proporção, sendo deformada. Toda vez que precisar diminuir, deverá ser ajustada proporcionalmente.

Alteração de fonte. Fonte da sigla menor que a original.

Utilizar a logo em perspectiva.

ERRADO ERRADO ERRADO

ERRADOERRADOERRADO

Uso incorreto

Manual da Marca - CRF - PR

15

Nunca usar somento o símbolo. Alteração da cor. Alteração no espaçamento.

ERRADO ERRADO ERRADO

ERRADO ERRADO ERRADO

Manual da Marca - CRF - PR

16

MARCA EM VERSÃO MONOCROMÁTICA

Em caso de limitações quanto ao número de coresdisponíveis em um determinado processo deimpressão ou gravação, podem ser empregadasas versões monocromáticas da marca.

Deve-se sempre dar preferência ao uso damarca nas cores institucionais em fundo branco.No entanto, ela também poderá ocorrer emnegativo e positivo.

Atenção: Sempre que aplicada sobre fundo quenão seja branco, a marca deverá ser negativo ou positivo.

Manual da Marca - CRF - PR

17

APLICAÇÃO DA MARCA EM CORES

Para aplicações em fundo escuro, deve-se optar por uma versão monocromática, respeitando crité-rios de contraste e legibilidade.

Exemplos:

Manual da Marca - CRF - PR

18

VERSÃO EM RETÍCULA DE PRETO

Quando houver restrições de uso para impressão emretícula de preto, a marca deve ser aplicada sobre fundobranco com a seguinte confi guração:

C:100 M:100 Y:100 K:100

10%

60%

20%

70%

30%

80%

40%

90%

50%

100%

Manual da Marca - CRF - PR

19

REDUÇÃO DA MARCA

A redução demasiada de qualquer marca difi cultaa sua leitura e o seu reconhecimento. No entanto,a determinação de limites de redução estarásujeita ao processo empregado, à qualidade dooriginal utilizado e à qualidade de reproduçãoobtida.

Recomendamos como limite de redução damarca, para impressões, as medidasespecifi cadas abaixo na malha( quadrados com 10 mm) . E deverá ser utilizado apenas a sigla, sem o nomepor extenso. A sua redução além desse limite comprometerá a leitura.

cada quadrado equivale a 10 mm

20 m

m

20 mm

Manual da Marca - CRF - PR

20

AREJAMENTO DA MARCA

Deve ser resguardado um espaço ao redor damarca, livre de interferência de outros elementosgráfi cos para preservar sua integridade elegibilidade. A este espaço atribuímos o nome de“arejamento”.

O espaço mínimo recomendado de arejamentoda marca é igual a 2 cm (20 mm) dois quadrados de cada lado.

1 cm

Manual da Marca - CRF - PR

21

APLICAÇÃO DA MARCA EM BOX

Sempre que for necessário aplicar a marca sobrefundos que prejudiquem de alguma forma a sualeitura , o melhor recurso será a utilizaçãode um box ou tarja branca de forma a preservara sua leitura.

As medidas do box obedecem às mesmascaracterísticas das descritas na página 14,relativas ao “arejamento”.

As tarjas, assim como os boxes, criam umcampo reservado para a marca, eliminando ainterferência de fundos com imagens ou coresfortes.

Exemplo da logo aplicada na tarja.

Exemplo da logo aplicada no box.

Manual da Marca - CRF - PR

22

Manual da Marca - CRF - PR

23

Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná Rua Presidente Rodrigo Otávio, 1296 - Hugo Lange - Curitiba/PR | CEP: 80040-452

Telefone/fax: (41) [email protected]