MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto...

15
MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO Apresentação O Projeto Papa-Óleo é uma iniciativa da ABRASEL, em parceria com o Ministério do Turismo e o SEBRAE, que visa a estimular a preservação do meio ambiente, de forma sustentável, pelo reaproveitamento do óleo residual de fritura. Por meio do incentivo ao recolhimento desse óleo em um grande número de estabelecimentos do ramo alimentício, pode-se participar diretamente do controle da poluição de rios e orla marítima, sendo possível retirar do ambiente milhares de litros de gorduras oriundas de restaurantes, bares, lanchonetes e hotéis. O óleo e a gordura recolhidos por empresas de reciclagem são tratados e utilizados como componentes para a fabricação de saponáceos, ou até mesmo em programas de produção de biodiesel. E, independentemente dos produtos gerados a partir do óleo purificado, o processo de incentivo à reciclagem fará com que esses resíduos não sejam reaproveitados para consumo humano e não gerem outros resíduos poluentes, promovendo benefícios a todos os envolvidos: os estabelecimentos se beneficiam com a coleta responsável de um dos resíduos mais poluentes do setor, potencializando ganhos de imagem positiva para o segmento; as empresas e organizações não governamentais que já desenvolvem ações de reciclagem de óleo poderão aumentar em muito a produção a partir da maior participação de bares e restaurantes; o poder público terá benefícios a partir do desenvolvimento de uma atividade que irá diminuir a quantidade de resíduos no ambiente e poderá incrementar a geração de emprego e renda; a sociedade ganhará a partir da proteção ao meio ambiente e conseqüente melhoria da qualidade de vida.

Transcript of MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto...

Page 1: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto inicialmente aos associados, ... para que haja esforço conjunto na comunicação

MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO

Apresentação

O Projeto Papa-Óleo é uma iniciativa da ABRASEL, em parceria com o Ministério do Turismo e o SEBRAE, que visa a estimular a preservação do meio ambiente, de forma sustentável, pelo reaproveitamento do óleo residual de fritura.

Por meio do incentivo ao recolhimento desse óleo em um grande número de estabelecimentos do ramo alimentício, pode-se participar diretamente do controle da poluição de rios e orla marítima, sendo possível retirar do ambiente milhares de litros de gorduras oriundas de restaurantes, bares, lanchonetes e hotéis.

O óleo e a gordura recolhidos por empresas de reciclagem são tratados e utilizados como componentes para a fabricação de saponáceos, ou até mesmo em programas de produção de biodiesel.

E, independentemente dos produtos gerados a partir do óleo purificado, o processo de incentivo à reciclagem fará com que esses resíduos não sejam reaproveitados para consumo humano e não gerem outros resíduos poluentes, promovendo benefícios a todos os envolvidos:

os estabelecimentos se beneficiam com a coleta responsável de um dos resíduos mais poluentes do setor, potencializando ganhos de imagem positiva para o segmento;

as empresas e organizações não governamentais que já desenvolvem ações de reciclagem de óleo poderão aumentar em muito a produção a partir da maior participação de bares e restaurantes;

o poder público terá benefícios a partir do desenvolvimento de uma atividade que irá diminuir a quantidade de resíduos no ambiente e poderá incrementar a geração de emprego e renda;

a sociedade ganhará a partir da proteção ao meio ambiente e conseqüente melhoria da qualidade de vida.

Page 2: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto inicialmente aos associados, ... para que haja esforço conjunto na comunicação

O Papa-Óleo está estruturado em três eixos:

O eixo 1 se traduz em uma ação de mobilização dos empresários e profissionais do segmento com vistas a sensibilizá-los para as questões de preservação do meio ambiente, a partir da cultura da reciclagem e reaproveitamento de sobras.

O eixo 2 diz respeito à qualificação dos estabelecimentos, através de ações de orientação dos colaboradores que lidam diretamente com o óleo residual de frituras, visando ao correto procedimento de coleta e armazenamento desse produto.

O eixo 3 culmina na promoção do projeto e dos estabelecimentos participantes, com ênfase nas ações de comunicação que servirão não só para dar visibilidade às atividades desenvolvidas pela ABRASEL, mas também para a consolidação do Papa-Óleo como um projeto socioambiental viável para o segmento.

Implantação na sua seccional

Este projeto está baseado em um necessário processo de aproximação entre a oferta gerada no setor de alimentação fora do lar e a demanda das empresas e entidades de coleta e reciclagem, cujas técnicas estão em uso há mais de uma década no Brasil, com o apoio de órgãos ambientais e governamentais.

Preparação:

A fase inicial deste projeto envolve o mapeamento das ações em desenvolvimento e das entidades coletoras de resíduos já atuantes na sua cidade. A finalidade é

Page 3: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto inicialmente aos associados, ... para que haja esforço conjunto na comunicação

estabelecer parcerias, nas quais a ABRASEL atuará como uma espécie de catalisador visando a um aumento no processo de recolhimento adequado e seguro do óleo.

Passo a passo:

1. A Seccional ABRASEL deve pesquisar, na sua cidade ou região, empresas ou entidades idôneas que atuem na coleta de óleo residual e que atendam aos requisitos listados a seguir. Essa atividade está bastante disseminada em todo o País, com diversas empresas ou grupos atuando no mercado. Como ponto de partida, deve-se procurar informações junto às Secretarias de Meio Ambiente municipal e estadual, além de consultar universidades, ONGs ambientais e empresas de reciclagem locais.

2. Uma vez identificadas essas empresas, a ABRASEL deverá apresentar-lhes o projeto e propor uma parceria para a coleta do óleo nos seus associados, mediante assinatura do “Termo de Acordo e Responsabilidades” (anexo 1).

3. A empresa coletora de óleo que possua interesse nessa parceria deverá atender aos seguintes requisitos:

apresentar histórico da atuação profissional, incluindo a destinação dada ao óleo coletado.

cópia dos documentos legais da empresa.

cópia do Alvará de licença de funcionamento emitido pela Prefeitura Municipal da cidade.

4. Após a apresentação dos documentos acima, a seccional deverá realizar uma visita à empresa coletora interessada, para avaliar as suas instalações. Essa etapa visa a verificar se a empresa coletora detém condições para atender à demanda prevista pelo projeto. Além de conhecer as instalações físicas, é importante também avaliar a sua equipe de trabalho e a sua logística de transporte e armazenamento do resíduo.

5. A seccional poderá firmar parcerias com uma ou mais empresas, de acordo com as possibilidades e características de cada localidade. Seja qual for a entidade parceira, a ABRASEL deve garantir que ela cumpra um procedimento básico para a coleta dos óleos e gorduras, o qual é bastante simples e higiênico, conforme a seguir:

• a empresa de reciclagem de óleo coloca à disposição do estabelecimento um recipiente adequado para armazenar os óleos e gorduras, sem ônus. Todos os recipientes de armazenagem de óleo fornecidos pelas empresas coletoras devem estar devidamente identificados (adesivados com a logomarca e contato da empresa coletora);

Page 4: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto inicialmente aos associados, ... para que haja esforço conjunto na comunicação

• cabe ao estabelecimento que aderir ao projeto a guarda e o cuidado com a higiene dos recipientes usados, bem como a garantia do bom estado do óleo residual;

• os estabelecimentos serão acompanhados pela empresa para determinar a freqüência ideal de coleta;

• em caso de aumento repentino do volume armazenado, devem-se solicitar coletas extras;

• as coletas são realizadas sem qualquer tipo de despesa para os estabelecimentos que oferecem o óleo.

6. No mercado de compra e venda de óleo residual, é comum as empresas de coleta oferecerem uma moeda de troca pelo óleo coletado, podendo variar desde produtos de limpeza até um determinado valor por litro de óleo. Um acordo desse tipo pode ser realizado entre a seccional e as empresas parceiras, sendo importante que isso esteja descrito no “Termo de Acordo e Responsabilidades” (anexo 1), bem como, seja devidamente comunicado aos estabelecimentos participantes. No caso desses acordos, propõe-se que a seccional reverta os recursos provenientes da coleta do óleo em novas ações de cunho social, contando com o apoio dos estabelecimentos que deverão abrir mão de qualquer moeda de troca, em favor da ação social proposta pela ABRASEL.

7. Após firmar a parceria para o projeto, a seccional deverá realizar avaliações periódicas de desempenho das empresas coletoras, englobando:

análise de coleta responsável, no prazo acordado, e no local e nas condições adequadas;

acompanhamento da destinação do resíduo junto às empresas que recebem o óleo para utilização como matéria-prima de sua produção;

a seccional deverá, sempre que necessário, solicitar da empresa coletora as medidas corretivas cabíveis, evitando o seu descredenciamento do projeto.

Eixo 1 - Sensibilização de Pessoas.

O pouco conhecimento sobre beneficiamento de óleo residual através da reciclagem, dentre outros, faz com que as empresas de coleta encontrem dificuldades para ampliar o processo de recolhimento nos estabelecimentos, devido à falta de cuidados para manutenção do óleo em bom estado.

Dessa forma, a ABRASEL atuará na mobilização e sensibilização de empresários e profissionais de bares e restaurantes, eliminando barreiras e comunicando os resultados positivos advindos da atividade de reciclagem, a partir da utilização maciça de todos os materiais de divulgação deste projeto.

Page 5: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto inicialmente aos associados, ... para que haja esforço conjunto na comunicação

Passo a passo:

1. A Seccional deve comunicar a proposta do projeto inicialmente aos associados, com vista a alavancar o processo de mobilização dos bares e restaurantes. A sugestão é que haja convocação de reuniões com os empresários para apresentar em primeira mão, o projeto e posteriormente, contando com o suporte de mensagens via e-mail e/ou telefone, sejam organizados pequenos seminários para contemplar outras empresas, fazendo com que a informação seja multiplicada. Para essas ações, a seccional conta com um amplo material de divulgação, descrito na parte final deste manual.

2. Preparar e disponibilizar um membro da seccional para atender às solicitações de apresentação do projeto diretamente nos estabelecimentos interessados. Tal colaborador deve dispor do folder e cartilha informativos do Papa-Óleo, bem como suporte de apresentação em Power Point, fornecido pela coordenação nacional do projeto.

3. Na possibilidade de apresentar o projeto para grupos empresariais (shoppings, galerias que possuam praça de alimentação), é interessante que primeiro se estabeleça contato com os responsáveis pelos setores de operação e marketing, para que haja esforço conjunto na comunicação e mobilização dos lojistas de bares e restaurantes, bem como, a definição de uma logística adequada de coleta no local.

4. O colaborador da seccional, após apresentação do projeto, deverá formalizar a adesão de cada estabelecimento mobilizado, mediante a utilização do “Termo de Compromisso” (anexo 2), a ser assinado pelo proprietário ou seu representante direto. Na oportunidade, pode-se utilizar o modelo de “Ficha Cadastral” do projeto (anexo 3) para registro ou atualização dos dados empresariais.

Eixo 2 - Qualificação dos Estabelecimentos.

Após a mobilização dos empresários, já comprometidos com o projeto, faz-se necessário dispensar especial atenção aos profissionais que diretamente estarão envolvidos nos procedimentos de coleta e armazenamento do óleo residual.

Através de visitas pré-agendadas, devem ser desenvolvidas ações específicas de orientação dos colaboradores que implicarão na qualificação da empresa. Temas como “preservação ambiental” e “reciclagem” serão abordados de forma didática, por meio de material informativo impresso e audiovisual que culminará no detalhamento do procedimento de coleta.

Passo a passo:

1. Uma vez firmada a adesão do estabelecimento, a seccional procederá com a orientação da empresa, a partir da apresentação do vídeo do projeto e da entrega

Page 6: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto inicialmente aos associados, ... para que haja esforço conjunto na comunicação

do “Kit de Qualificação da Empresa”, composto por cartaz de procedimento de coleta, certificado de participação, cartilha, adesivo de bombona e adesivo de cardápios.

2. Além da orientação da ABRASEL, é importante que os funcionários da empresa ou cooperativa coletora sempre reforcem o procedimento correto de armazenagem do óleo para os estabelecimentos participantes.

3. A partir do momento em que a coleta for iniciada, a empresa coletora deverá remeter periodicamente informações para a seccional, objetivando um acompanhamento mais minucioso com relação ao volume de óleo residual produzido e coletado nos bares, restaurantes e lanchonetes.

Eixo 3 - Promoção do Projeto.

Neste eixo, devem ser enfatizadas ações de comunicação voltadas tanto ao projeto quanto aos estabelecimentos envolvidos, visando ao fortalecimento de parcerias institucionais e maior visibilidade junto a entidades governamentais e não- governamentais, culminando, assim, na consolidação do Papa-Óleo.

O intuito dessa promoção é divulgar ações positivas de reciclagem de resíduos orgânicos gerados nos restaurantes, bares e lanchonetes, inclusive em eventos que abordem temas afins.

Passo a passo:

1. As ações de promoção do projeto e dos estabelecimentos participantes podem acontecer simultaneamente aos eixos 1 (sensibilização) e 2 (qualificação), e devem contemplar a criação de newsletters, estímulo a matérias e entrevistas em jornais, revistas e sites, chamadas em rádio, televisão e outras mídias. É importante considerar como normas de divulgação a inclusão obrigatória das marcas da ABRASEL, Papa Óleo, SEBRAE e Ministério do Turismo em todas as peças promocionais criadas localmente.

2. Cada estabelecimento receberá um certificado de participação no projeto e selos para os cardápios, direcionados à promoção perante os seus clientes.

3. A seccional ficará responsável pelo acompanhamento das atividades desenvolvidas pelas empresas coletoras, assim como pelo gerenciamento das informações referentes à coleta, através de relatórios mensais “Registros de Coleta” (anexo 4) preenchidos pela empresa coletora. Cópias desses documentos devem ser enviados à coordenação nacional do Papa-Óleo, para que essas informações também sejam acompanhadas e divulgadas nacionalmente através dos canais de comunicação da associação.

Page 7: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto inicialmente aos associados, ... para que haja esforço conjunto na comunicação

A sustentabilidade do projeto dependerá fundamentalmente da coordenação da seccional comprometida com os objetivos do Papa Óleo e empenhada com a comunicação constante entre associados e parceiros. A adesão cada vez maior de estabelecimentos sensíveis à causa socioambiental consolidará o projeto em âmbito nacional.

Para maiores informações e esclarecimento de dúvidas, leia atentamente o material de orientação e promoção do projeto ou entre em contato com a coordenação nacional do Papa-Óleo, através do e-mail [email protected] ou dos telefones (71) 2101-1133 e 2101-1111.

Material de orientação e promoção

- Folder

Material gráfico de apoio para ser utilizado em palestras, apresentações em grupo ou individual e na mobilização de empresários e profissionais de restaurantes para adesão ao projeto.

Page 8: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto inicialmente aos associados, ... para que haja esforço conjunto na comunicação

- Cartaz

Material gráfico ilustrado usado no eixo 2 para orientar os funcionários diretamente envolvidos com o processo de frituras. Didático e auto-explicativo, ilustra os procedimentos de armazenagem de óleo até o momento da coleta, devendo ser fixado próximo à fritadeira ou ao recipiente disponibilizado pela empresa coletora.

Page 9: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto inicialmente aos associados, ... para que haja esforço conjunto na comunicação

- Certificado

Material gráfico usado no eixo 3 para comunicar a adesão do estabelecimento na coleta responsável de óleos e gorduras residuais. Serve como ferramenta de marketing e comunicação com clientes.

Page 10: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto inicialmente aos associados, ... para que haja esforço conjunto na comunicação

- Adesivo de cardápio

Material gráfico usado no eixo 3 para ser colado nos cardápios, informando aos clientes que o estabelecimento participa do Papa Óleo, destinando seu óleo residual para reciclagem.

Page 11: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto inicialmente aos associados, ... para que haja esforço conjunto na comunicação

- Adesivo de bombona

Este adesivo é usado para identificar os recipientes de armazenagem do óleo, comunicando a função dos mesmos nas dependências de cozinha dos restaurantes.

Page 12: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto inicialmente aos associados, ... para que haja esforço conjunto na comunicação

- Cartilha

A cartilha é usada para informar as pessoas e orientar os profissionais de bares e restaurantes para atuarem na preservação do meio ambiente, a partir da coleta responsável do óleo. Essa peça pode ser destinada também à distribuição para os clientes.

Page 13: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto inicialmente aos associados, ... para que haja esforço conjunto na comunicação

- Vídeo

O vídeo do projeto Papa-Óleo deverá ser amplamente utilizado em apresentações a parceiros, empresários, profissionais do setor e demais pessoas interessadas, como ferramenta para divulgação e orientação para coleta responsável do óleo residual de frituras.

Page 14: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto inicialmente aos associados, ... para que haja esforço conjunto na comunicação

- Anexo 1

TERMO DE ACORDO E RESPONSABILIDADES

- Anexo 2

TERMO DE COMPROMISSO

Page 15: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PAPA-ÓLEO · A Seccional deve comunicar a proposta do projeto inicialmente aos associados, ... para que haja esforço conjunto na comunicação

- Anexo 3

FICHA CADASTRAL DE ESTABELECIMENTOS

- Anexo 4

REGISTRO DE COLETA