Manual de sementes

82
MANUAL DE SEMENTES Coleta e benef iciamento de espécies florestais da Mata Atlântica REDE COMUNITáRIA DE PRODUçãO DE SEMENTES NATIVAS

description

Coleta e benef iciamento de espécies florestais da Mata Atlântica

Transcript of Manual de sementes

Page 1: Manual de sementes

manual de sementes

Coleta e benef iciamento de espécies florestais da Mata Atlântica

rede comunitária de produção de sementes nativas

Esta publicação sistematiza parte do conhecimento ad-quirido pelos coletores de sementes da Rede Comuni-tária de Produção de Sementes Nativas, que atuam na Mata Atlântica, nas regiões do Alto Paranapanema e Vale do Ribeira (SP). São fichas com dados de coleta e beneficiamento de trinta espécies, escolhidas dentre o universo das mais de cem encontradas nos locais de atuação da Rede e oferecidas aos viveiros. Trata-se de uma contribuição significativa para o aperfeiçoamento do trabalho de viveiristas e para as iniciativas de restau-ração de áreas de f loresta nativa.

ma

nu

al

de

se

me

nte

s

Page 2: Manual de sementes
Page 3: Manual de sementes
Page 4: Manual de sementes
Page 5: Manual de sementes

parceria e confiança

A Fibria, líder global do setor de celulose, tem a missão de desenvolver o negócio florestal renovável como fonte sustentável de vida, consolidando a floresta plantada como produtora de valor econômico associado à conservação ambiental, inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Acreditamos em relações construtivas baseadas em laços de parceria e confiança, com compromisso e respeito. É nesse contexto que temos a satisfação de apoiar a Rede Comunitária de Produção de Sementes Nativas nesta publicação.

Fibria

de floresta a pessoas

Desde 1996, quando começou a atuar, um dos desafios que o Instituto Refloresta se coloca é aliar conservação florestal e geração de renda. Para nós, atuar na conservação e na produção florestais passa pelo humano e pelo comunitário, considera os conhecimentos locais e tradicionais, fazendo emergir reflexões sobre território, paisagem e pessoas. Resultados como esta publicação nos servem de bússola e de alimento, reafirmando nossa crença de que quanto maior o número de pessoas adquirindo, compartilhando e praticando a sabedoria e o respeito às diferentes formas de vida mais perto da tão almejada sustentabilidade estaremos.

Instituto Refloresta

Page 6: Manual de sementes
Page 7: Manual de sementes

sUMÁrio

O projeto ----------------------------------- 06

Sociobiodiversidade --------------------------- 09

Sobre a publicação ---------------------------- 1 0

Agulheiro -- Seguieria langsdorffii ------------- 1 4

Angelim -- Andira anthelmia --------------- 1 6

Bico-de-pato -- Machaerium nyctitans --------- 1 8

Bugreiro -- Lithraea molleoides --------------- 20

Canela-guaicá -- Ocotea puberula ------------- 2 2

Canelinha -- Nectandra megapotamica --------- 2 4

Canjerana -- Cabralea canjerana ------------- 26

Capororoca -- Rapanea ferruginea ------------ 28

Capororoca-grande -- Rapanea umbellata ------ 30

Curtumeiro-preto -- Cassia ferruginea --------- 32

Curtumeiro-branco -- Cassia leptophylla -------- 34

Embira-amarela -- Guatteria australis --------- 36

Embiruçu -- Pseudobombax grandiflorum ------- 38

Falso-novateiro -- Coccoloba mollis ----------- 40

Faraó -- Allophyllus edulis ------------------ 4 2

Govoatã-branco -- Matayba elaeagnoides ------- 44

Govoatã-preto -- Cupanea vernalis ----------- 46

Guapeva-grande -- Pouteria bullata ---------- 48

Ingá-de-macaco -- Inga sessilis ------------- 50

Ingá-feijão -- Inga marginata -------------- 52

Laranja-de-macaco -- Posoqueria acutifolia ----- 54

Leiteiro -- Tabenaremontana hystrix ---------- 56

Macuqueiro -- Casearia sylvestris ------------ 58

Marolo -- Rollinia sylvatica ---------------- 60

Pêssego-bravo -- Prunus myrtifolia ----------- 62

Pinha-do-brejo -- Magnolia ovata ----------- 64

Roseteiro -- Xylosma glaberrima ------------- 66

Saraguaji -- Colubrina glandulosa ------------ 68

Tarumã -- Vitex montevidensis -------------- 70

Umbu -- Phytolacca dioica ----------------- 7 2

Bibliografia --------------------------------- 76

Page 8: Manual de sementes

6

o proJeto

A ideia de formar um grupo de coletores de sementes de árvores da Mata Atlântica nasceu em 2002 a partir da aproximação de alguns tra-balhadores rurais do entorno do Parque Estadual Intervales (extremo sudoeste de SP) com técnicos do Instituto Refloresta, por ocasião de uma atividade de recuperação ecológica de áreas degradadas. Do con-tato com as mudas e sementes nativas, de ambas as partes percebeu-se uma grande oportunidade. Pelo lado dos trabalhadores, havia o sonho de vencer o desemprego, voltando a viver da terra de origem de forma autônoma e digna. Os técnicos viram nessa disposição a chance de desenvolver um projeto comunitário de geração de renda baseado no uso racional e sustentável da floresta.

Logo no início, o Refloresta estimulou e apoiou a atividade de co-leta de sementes florestais, fornecendo alguns equipamentos e prestan-do orientações técnicas. Pouca coisa, mas o suficiente para estimular o grupo a iniciar um pequeno comércio das sementes f lorestais. Graças à alta diversidade de espécies nativas coletadas, além do Instituto Reflo-resta e da Fibria, outras instituições da região também demonstraram interesse na aquisição do material, criando uma demanda. Os novos horizontes foram agarrados com tenacidade pelo grupo – inicialmente denominado Semente Nativa e rebatizado posteriormente como Rede Comunitária de Produção de Sementes Nativas.

Porém, no princípio, tudo era realizado de forma empírica. Havia carência de técnicas de coleta, de beneficiamento e armazenamento e desconhecimento sobre o mercado e o controle de vendas. Para que a atividade de coleta de sementes se tornasse de fato um ofício, era preciso se estruturar, o que começou a acontecer em 2005, quando o Refloresta, em parceria com a Fibria, lançou o projeto Sementes do Futuro que, desde então, tem apoiado o desenvolvimento do sistema de produção comunitária dos sementeiros.

Page 9: Manual de sementes
Page 10: Manual de sementes
Page 11: Manual de sementes

9

No momento, organizados como uma rede e buscando autonomia para sua auto-gestão, sessenta trabalhadores rurais encontram-se envolvidos no projeto, configurando um grupo que conta com 75% de mulheres e envolve os municípios de Capão Bonito, Ribeirão Grande e Guapiara, no Alto Paranapanema, e também Sete Barras, no Vale do Ribeira.

sociobiodiversidade

Além de abrigar cerca de um quinto da riqueza natural do planeta em seis biomas, o Brasil é um caldeirão cultural formado por mais de duas centenas de povos e comunidades tradicionais. São grupos que se re-conhecem como culturalmente diferenciados e possuem organizações sociais próprias. Ocupam e utilizam seus espaços naturais, desenvol-vendo sistemas de produção simbólica e econômica, profundamente ligados a esses ambientes. Desenvolvem e propagam conhecimentos, práticas e processos que se criam e se recriam ao longo de sucessivas gerações. Essas populações estão entrelaçadas à natureza e se apro-priam do que a biodiversidade tem a oferecer, gerando bens e serviços.

À relação estabelecida entre os recursos naturais e a geração de bens e serviços voltados à formação de cadeias produtivas de interesse desses povos e comunidades tradicionais dá-se o nome de sociobiodiversidade.

Na Mata Atlântica, um dos cinco biomas mais ameaçados da Terra, o desenvolvimento da sociobiodiversidade é uma necessidade premen-te. É nesse contexto que se pode compreender o valor das atividades da Rede Comunitária de Produção de Sementes Nativas. Atuando num dos mais significativos contínuos florestais do país, aliam de forma har-mônica e equilibrada geração de renda e conservação florestal por meio da coleta e comercialização de sementes da floresta. Com o apoio do Refloresta e da Fibria, tem-se desenvolvido uma tecnologia social que vem ajudando a romper o isolamento de comunidades rurais, colocan-do-as em contato com o cenário político e econômico dos municípios.

Page 12: Manual de sementes

10

O Projeto tem como pilares os fortes laços de confiança, cooperação e solidariedade entre os integrantes do grupo e entre o grupo e o sistema natural que o cerca, envolvendo a atividade na complexidade da vida, como um padrão tecnológico includente e ambientalmente responsável.

sobre a pUblicação

Esta publicação surgiu de anseios da equipe técnica do projeto e do so-nho do grupo de sistematizar e difundir o conhecimento adquirido em sete anos de observações e estudos. Do universo de mais de cem espécies oferecidas ao mercado, trinta foram aqui selecionadas, com informações de coleta e beneficiamento. São espécies arbóreas típicas da região de atu-ação do grupo (área de transição entre floresta ombrófila densa e floresta estacional semidecidual), escolhidas de forma participativa, considerando as afinidades com as espécies, a maneira como elas estão inseridas no cotidiano do grupo e as dificuldades indicadas por viveiristas da região do Alto Paranapanema para o manejo com determinadas sementes.

Há que se fazer uma observação: alguém lembrará que a informa-ção meramente empírica pode ser questionável. Entretanto, deve-se considerar que o conhecimento do grupo foi gerado do encontro da técnica científica com os saberes desenvolvidos na rotina de trabalho. Ou seja, não apenas do olhar aguçado em campo, de tentativa e erro ou do acesso ao conhecimento popular, mas também pelos processos de capacitações técnicas e científicas pelos quais os componentes pas-saram para melhorar e gerar suas próprias metodologias, garantindo desta forma sementes de qualidade aos compradores.

No fechamento do presente trabalho, teve-se o cuidado de con-firmar e confrontar todas as fontes para fortalecer a precisão das in-formações. Mesmo havendo pequenas divergências principalmente nos dados de floração e frutificação, o leitor deve se lembrar que estes variam de lugar para lugar.

Page 13: Manual de sementes

11

inforMações iMportantes:

--As fichas das espécies apresentadas nas páginas seguintes acompanham fotos das sementes em tamanho real. ------------------------------------------------------------------------ No caso de sementes muito pequenas há uma ampliação em destaque para que os detalhes das mesmas fiquem mais evidentes. Há em algumas fichas imagens das flores, dos frutos e das árvores.-----------------------------------------------------------------------------Aspectos sobre o armazenamento das sementes não são mencionados nas fichas, pois a técnica é padrão para as espé-cies que suportam o procedimento. Nesse aspecto, as sementes podem ser divididas em duas categorias: ----------------------------------------------------------------- ----- • sementes ortodoxas: são aquelas que suportam seca-gem, tais como as de cedro, embaúba, pau-viola, guarantã e jequitibá. Essas sementes podem ser armazenadas. Para tanto, devem ser colocadas para secar à sombra, lacradas em seguida em sacos plásticos e, por fim, colocadas na geladeira. --------- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - ----- • sementes recalcitrantes: são as que não suportam secagem e baixas temperaturas. Exemplos delas são os ingás, canelas, juçara, pitanga e uvaia. Essas sementes não devem ser armazenadas, mas colocadas para germinar logo que colhidas. ------------------------------------------------

Page 14: Manual de sementes
Page 15: Manual de sementes
Page 16: Manual de sementes

noMe popUlar -- Agulheiro Limão-bravo Juvueiro

noMe cientÍfico -- Seguieria langsdorffii (PHYTOLACCACEAE)

Page 17: Manual de sementes

15

inforMações gerais - Árvore de 10 a 15 metros de altura, obser-vada em matas secundárias, secas ou úmidas, não ocorrendo em po-pulações agrupadas. Produz anualmente grande quantidade de frutos não apreciados pela fauna e dispersos pelo vento. A planta apresenta espinhos nos ramos. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- floração - Outubro a novembro. ------------------------------------------------------------------------------------------ prodUção de seMentes - Julho a agosto. --------------------- -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- coleta - Deve ser realizada quando os frutos iniciarem a dis-persão ou apresentarem aspecto seco e coloração marrom escu-ra. Colete-os diretamente da árvore com o auxílio de podão. Ge-ralmente é necessário utilizar equipamento de escalada e luvas de couro devido aos espinhos dos ramos. A coleta é de fácil realização. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Coloque os frutos para secagem a pleno sol até que a asa dos mesmos fiquem bem quebradiças. Retire a asa com a mão ou com uma tesoura, mantendo apenas a parte arredondada que contém a semente. A retirada da semente do interior do fruto é difícil pela fragilidade da mesma, podendo até mesmo ser dispensada. O beneficiamento é considerado de fácil realização. ----------------- ------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Superior a seis meses. ------ -------------------------------------------------------------oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamen-te 8,6 mil unidades. A germinação e o desenvolvimento da muda em viveiro e campo são rápidos. -------------------------------- -------------------------------------------------------------

Page 18: Manual de sementes

noMe popUlar -- Angelim Goiabinha-do-campo noMe cientÍfico -- Andira anthelmia (FABACEAE-FABOIDEAE)

Page 19: Manual de sementes

17

inforMações gerais - Árvore de 8 a 12 metros de altura, encontra-da tanto no interior da floresta quanto nas bordas, em terrenos secos e úmidos. Os frutos são muito apreciados pela fauna. -------------- ------------------------------------------------------------- floração - Outubro a novembro. ----------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- prodUção de seMentes - Março a abril. --------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Os frutos não modificam a coloração ao amadurecerem, mantendo-se verdes e duros. O ponto de coleta é quando iniciam a dispersão espontânea e apresentam forte odor adocicado. Estenda uma lona sob a copa da árvore e colete-os com uso de podão ou ba-lançando fortemente os galhos da árvore. A coleta é considerada de fácil realização. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------beneficiaMento - O beneficiamento é de difícil realização. Deixe os frutos em balde com água por dois dias para facilitar a limpeza. Após esse período, coloque-os num saco com areia e palha e pisoteie o mesmo. Em seguida, macere em peneira grossa de aço e água, se-parando o que sobrou dos frutos. Retire o excesso de água com um pano e deixe as sementes secando em local sombreado por dois dias. ------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------viabilidade eM arMazenaMento - Inferior a seis meses. --------------------------------------------------------------------oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 80 sementes. A taxa de germinação é alta. As mudas ficam prontas para campo em torno de 8 meses e o desenvolvimento em campo é considerado moderado. É uma espécie recomendada para a ar-borização urbana por ser de médio porte. ---------------------- -------------------------------------------------------------

Page 20: Manual de sementes

noMe popUlar -- Bico-de-pato

noMe cientÍfico -- Machaerium nyctitans (FABACEAE-FABOIDEAE)

Page 21: Manual de sementes

19

inforMações gerais - Árvore de 7 a 15 metros de altura, encon-trada tanto em matas úmidas como secas, muito freqüente nas bordas e em florestas secundárias. Produz anualmente grande quantidade de frutos, não apreciados pela fauna e dispersos pelo vento. Os frutos são muito atacados por insetos. A planta possui espinhos nos ramos.------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------floração - Dezembro a janeiro. -------------------------------------------------------------------------------------------- prodUção de seMentes - Setembro a outubro. -------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Colete os frutos com o auxílio de podão, quando inicia-rem a dispersão ou apresentarem aspecto seco e coloração marrom escura. Geralmente é necessário utilizar equipamento de escalada e luvas de couro devido aos espinhos. A coleta é considerada de fácil realização. ---------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Coloque os frutos para secagem a pleno sol até que a asa do mesmo fique bem quebradiça. Retire a asa manual-mente ou com auxílio de tesoura, deixando apenas a parte ovalada que contém a semente. A retirada da semente do interior do fruto é muito difícil e dispensável. O beneficiamento é de fácil realização. -------------------------------------------------------------viabilidade eM arMazenaMento - Superior a seis meses. ------ -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 6,7 mil unidades. Recomenda-se imergir as sementes em água por um dia antes da semeadura. A germinação é considerada rápida e de médio aproveitamento e o desenvolvimento das mudas é moderado.-------------------------------------------------------------

Page 22: Manual de sementes

noMe popUlar -- Bugreiro Aroeira-braba Aroeira-brava

noMe cientÍfico -- Lithraea molleoides (ANACARDIACEAE)

Folha

Page 23: Manual de sementes

21

inforMações gerais - Árvore de 5 a 9 metros de altura, encontrada em populações densas, em matas ciliares ou outras áreas úmidas, ge-ralmente nas bordas de fragmentos florestais. São raras as ocorrências em locais secos e no interior de floresta. Produz anualmente grande quantidade de frutos, não apreciados pela fauna. -------------------------------------------------------------------------------floração - Janeiro a março. ---------------------------------------------------------------------------------------------- prodUção de seMentes - Novembro a janeiro. ------------------------------------------------------------------------------coleta de seMentes - A coleta é fácil, porém requer a utilização de luvas e roupas que protejam a pele do contato com a planta, já que esta contém substâncias alérgicas. Deve se feita quando os frutos apresen-tarem casca seca e levemente quebradiça e começarem a cair da árvore. Estenda uma lona sob a copa e corte os cachos de frutos com um podão. -------------------------------------------------------------beneficiaMento - Com luvas de borracha, retire os frutos dos ca-chos, deixando-os secar ao sol até que a casca fique bem quebradiça. A seguir, em local sombreado, esfregue em peneira fina, de forma que a casca desprenda-se das sementes. Por fim, lave-as em água para re-tirada do excesso de impurezas, deixando secar em meia sombra por um dia. O beneficiamento é considerado de difícil realização. --------------------------------------------------------------------viabilidade eM arMazenaMento - Superior a oito meses. --------------------------------------------------------------------oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 21 mil unidades. A taxa de germinação é alta e o desenvolvimento das mudas é igualmente rápido. A alergia provocada pelo contato da pele com as folhas e sementes geralmente aparece em cerca de um a dois dias. Os sintomas são queimação, vermelhidão, coceira intensa e o aparecimento de pequenas bolhas, que podem se espalhar pelo corpo. Para a cura, é utilizada popularmente a lavagem das áreas com chá de aroeira mansa (Schinus molle). ---------------------------

Page 24: Manual de sementes

noMe popUlar -- Canela-guaicá Canelinha

noMe cientÍfico -- Ocotea puberula (LAURACEAE)

Page 25: Manual de sementes

23

inforMações gerais - Árvore de 15 a 20 metros de altura, en-contrada em matas secundárias úmidas ou parcialmente secas. É mais freqüente em bordas florestais. A frutificação tem maior intensidade em anos alternados. Os frutos são apreciados e dispersos por pássaros. ------------------------------------------------------------- floração - Junho a agosto. ---------------------------------- prodUção de seMentes - Dezembro a janeiro. ------------------------------------------------------------------------------ coleta - Deve ser realizada quando os frutos iniciarem a queda es-pontânea ou adquirirem a cúpula (estrutura semelhante a um copo que envolve o fruto) com coloração vermelho intenso e o fruto roxo escuro. Estenda uma lona sob a copa da árvore e balance fortemente os galhos. Se isso não for eficiente, colete com um o podão. Geralmente é necessário utilizar equipamento de escalada para a coleta. A coleta é considerada de fácil realização. ----------------------------------------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Deixe os frutos em saco plástico fechado com um pouco de água por um dia. Na seqüência, macere-os levemente com auxílio de um saco de estopa. A semente deve ser completamente libe-rada da polpa pois esta possui inibidores da germinação. Lave e retire o excesso de água com um pano e, por fim, coloque as sementes para secar em local sombreado por dois dias. O beneficiamento é difícil. -------- ------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Inferior a quatro meses. ----- ------------------------------------------------------------- oUtro dados - Um quilo de sementes contém aproximadamen-te 4 mil unidades. As sementes possuem dormência. Para otimizar a germinação (que pode chegar a um médio aproveitamento) re-comenda-se a escarificação ácida (imersão das sementes em ácido sulfúrico por três minutos) e posterior enterramento das mesmas em areia por dois meses antes da semeadura. Sem o tratamento, a germinação é desigual, podendo perdurar por até um ano. O de-senvolvimento das mudas é considerado rápido. ----------------

Page 26: Manual de sementes

noMe popUlar -- Canelinha

noMe cientÍfico -- Nectandra megapotamica (LAURACEAE)

Page 27: Manual de sementes

25

inforMações gerais - Árvore de 15 a 20 metros de altura, obser-vada em matas de solos úmidos e de drenagem rápida. É freqüente no interior das matas, onde forma grande concentração de indivíduos jo-vens próximos à planta mãe. A frutificação é irregular, com maior inten-sidade em anos alternados. Os frutos são muito apreciados pelas aves. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------floração - Julho a setembro. ---------------------------------------------------------------------------------------------- prodUção de seMentes - Dezembro a janeiro. ---------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Deve ser feita quando os frutos iniciarem a queda espon-tânea e apresentarem coloração roxa. Estenda uma lona sob a copa da árvore e balance fortemente os galhos. Ou colete os frutos com o uso de podão. Geralmente é necessário utilizar equipamento de escalada para a coleta, que é considerada de fácil realização. ------ -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Deixe os frutos dentro de sacos plásticos fecha-dos com um pouco de água por 24 horas. Após, retire e macere-os levemente com auxílio de um saco de estopa. Lave e retire o excesso de água com um pano e coloque as sementes para secar em local sombreado por um dia. O beneficiamento é considerado de difícil realização. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------viabilidade eM arMazenaMento - Inferior a três meses. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 4 mil unidades. A germinação costuma ser demorada e com uma taxa de cerca de 60%. Para agilizar a mesma faça um corte na casca com estilete ou deixe as sementes imersas em água por um dia. O desen-volvimento das mudas em viveiro e em campo é lento. ------------

Page 28: Manual de sementes

noMe popUlar -- Canjerana Canjarana Cedro-canjarana

noMe cientÍfico -- Cabralea canjerana (MELIACEAE)

Semente e fruto

Page 29: Manual de sementes

27

inforMações gerais - Árvore de 10 a 25 metros de altura, comu-mente encontrada em matas primárias e secundárias, principalmente em áreas de solo úmido. Possui irregularidade na floração durante o ano. Os frutos são muito apreciados pela fauna, que dispersa suas sementes. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------floração - Setembro a outubro. -------------------------------------------------------------------------------------------prodUção de seMentes - Agosto a novembro. ----------------------------------------------------------------------------- coleta - É realizada quando os frutos apresentarem coloração roxa ou marrom e iniciarem a abertura espontânea, deixando as semen-tes à mostra (envoltas em polpa alaranjada). Estenda uma lona sob a copa e colete os frutos com o auxílio de podão, Geralmente é necessário utilizar equipamento de escalada. A coleta é considerada de fácil realização. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------beneficiaMento - Coloque os frutos em local semi-sombreado até que completem a abertura espontânea. Retire as sementes e, em água corrente, macere levemente até que fiquem livres de toda polpa. Lave as sementes e deixe-as secando em local sombreado até que o ex-cesso de água seja retirado. O beneficiamento é considerado de fácil realização, porém deve-se ter cautela na força exercida nas sementes para não danifica-las. ------------------------------------------------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Inferior a dois meses. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 1,2 mil unidades. A taxa de germinação é baixa porém rápida e o de-senvolvimento das mudas é rápido. -------------------------------------------------------------------------------------------

Page 30: Manual de sementes

noMe popUlar -- Capororoca Capororoca-ferrugem Capororoca-pequena

noMe cientÍfico -- Rapanea ferruginea (MYRSINACEAE)

Fruto

Page 31: Manual de sementes

29

inforMações gerais - Árvore de 5 a 10 metros de altura, muito encontrada nas bordas das florestas secas ou úmidas, em matas se-cundárias e capoeiras. Possui casca externa de cor cinza e interna de coloração rubra. Produz anualmente grande quantidade de frutos, apreciados e dispersos por pássaros. ----------------------------- -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- floração - Maio a junho. -------------------------------------------------------------------------------------------------prodUção de seMentes - Outubro a dezembro. ----------------------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------coleta - Os frutos devem ser coletados quando começarem a escu-recer. Estenda uma lona sob a copa, colete passando as mãos sobre os mesmos, com uso de luvas (similar à colheita de café). O pro-cedimento é fácil. ------------------------------------------------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Deixe os frutos em balde com um pouco de água por um dia; em seguida, macere-os em peneira metálica, lavando e retirando o excesso de água com um pano. Deixe secando ao sol por um dia. O beneficiamento é considerado difícil devido às sementes serem muito gordurosas. -------------------------------------- ------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------viabilidade eM arMazenaMento - Superior a um ano. -------- ------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 50 mil unidades. As sementes apresentam dormência. Para viabilizar a germinação (cuja taxa de aproveitamento é baixa), deixe as semen-tes enterradas em areia úmida por um mês. O desenvolvimento das mudas é rápido. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Page 32: Manual de sementes

noMe popUlar -- Capororoca-grande Capororocão

noMe cientÍfico -- Rapanea umbellata (MYRSINACEAE)

Page 33: Manual de sementes

31

inforMações gerais - Árvore de 5 a 15 metros de altura, en-contrada em matas úmidas e secundárias, mais freqüente em áreas sombreadas. Possui casca externa de cor cinza e interna de colora-ção rosa. Produz anualmente grande quantidade de frutos que são apreciados e dispersos por pássaros. Costuma florescer e frutificar mais de uma vez ao ano. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- floração - Junho a julho. ------------------------------------------------------------------------------------------------ prodUção de seMentes - Novembro a janeiro. ---------------- ------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------coleta - Os frutos devem ser coletados quando adquirirem tonali-dade escura. Estenda uma lona sob a copa e colete os frutos dos ga-lhos, passando as mãos sobre os mesmos com o uso de luvas (similar à colheita de café). A coleta é considerada fácil. -------------------------------------------------------------------------------beneficiaMento - Deixe os frutos em balde com um pouco de água por um dia. A seguir, macere-os em peneira metálica, lavando e reti-rando o excesso de água com auxílio de um pano. Por fim, exponha as sementes ao sol por 24 horas. O beneficiamento é considerado de difícil realização devido ao fato das sementes serem gordurosas. --- -------------------------------------------------------------viabilidade eM arMazenaMento - Superior a seis meses. ------ -------------------------------------------------------------oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamen-te 35 mil unidades. A taxa de germinação é potencializada quan-do se faz um processo de escarificação ácida (imersão das sementes em ácido sulfúrico por alguns minutos). A germinação é de pouco aproveitamento e demorada. O desenvolvimento das mudas em vi-veiro e em campo é considerado moderado. -------------------- -------------------------------------------------------------

Page 34: Manual de sementes

noMe popUlar -- Curtumeiro-preto Chuva-de-ouro Curticeiro

noMe cientÍfico -- Cassia ferruginea (FABACEAE- CAESALPINIOIDEAE)

Page 35: Manual de sementes

33

inforMações gerais - Árvore de 10 a 15 metros de altura. Ocorre tanto em florestas primárias como em secundárias, geralmente em solos secos. Tem floração abundante, produz anualmente grande quantidade de frutos, muito consumidos por quatis. As sementes são freqüentemente atacadas por insetos ainda na árvore. ------------- ------------------------------------------------------------- floração - Novembro a janeiro. ------------------------------ -------------------------------------------------------------prodUção de seMentes - Setembro a outubro. ---------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Geralmente é utilizado equipamento de escalada e podão para a coleta dos frutos. Estenda uma lona sob a copa e balance for-temente os galhos ou retire os frutos com o podão. A coleta deve ser realizada sempre após dias seguidos de sol e quando os frutos adqui-rirem coloração marrom escura, apresentarem rachaduras e iniciarem a dispersão espontânea. A coleta é considerada fácil. ------------- ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - O beneficiamento é considerado de difícil reali-zação. Deixe os frutos ao sol até que emitam barulho de chocalho ao balançar. Para a liberação das sementes, quebre os frutos usando mar-telo. Com peneiras de malhas grossa e média (primeiro uma e depois outra) separe as sementes dos resíduos de frutos. Escolha aquelas que não apresentam danos ou furos e coloque-as em balde com água, deixando imersas por alguns minutos, descartando as que flutua-ram. Seque a pleno sol durante dois dias. ----------------------- ------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Superior a cinco anos. ------ ------------------------------------------------------------- oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 9 mil unidades. As sementes possuem dormência e antes da semeadura, é necessário realizar um pequeno corte com estilete nas sementes do lado oposto do hilo (espécie de umbigo da semente). A taxa de germinação é apenas razoável. O desenvolvimento em viveiro e no campo é lento. --

Page 36: Manual de sementes

noMe popUlar -- Curtumeiro-branco Falso-barbatimão

noMe cientÍfico -- Cassia leptophylla (FABACEAE- CAESALPINIOIDEAE)

Flor

Fruto

Page 37: Manual de sementes

35

inforMações gerais - Árvore de 8 a 12 metros de altura. Ocorre em matas secundárias, geralmente em solos secos; raramente é vis-ta em matas primárias. A floração é abundante. Produz anualmente grande quantidade de frutos, apreciados por quatis. As sementes são muito atacadas por insetos. ------------------------------------ -------------------------------------------------------------floração - Novembro a janeiro. ------------------------------ -------------------------------------------------------------prodUção de seMentes - Julho a setembro. -------------------------------------------------------------------------------- coleta - A coleta é considerada de fácil realização. Geralmente, utiliza-se equipamento de escalada e podão. Estenda uma lona sob a copa e balance fortemente os galhos ou corte os frutos com o podão. A coleta deve ser realizada quando os frutos iniciarem a dispersão espontânea e apresentarem coloração marrom escura e rachaduras. Colete sempre após dias seguidos de sol. ------------------------ -------------------------------------------------------------beneficiaMento - Deixe os frutos ao sol até que emitam barulho de chocalho ao balançar. Utilizando martelo, quebre os frutos, libe-rando as sementes. Separe as sementes dos resíduos de frutos com peneiras de malhas grossa e média (ambas na seqüência). Escolha as sementes que não apresentam danos ou furos e deixe-as imersas em água dentro de um balde por alguns minutos. Descarte as que flutu-arem. Seque a pleno sol por dois dias. O beneficiamento é difícil. --- -------------------------------------------------------------viabilidade eM arMazenaMento - Superior a três anos. ------- -------------------------------------------------------------oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 5,7 mil unidades. As sementes possuem dormência e antes da semeadu-ra deve-se realizar um tratamentos pré-germinativo. Pode ser feito corte na região radicular ou escarificação mecânica no lado oposto ao hilo ou imersão em água fervente e repouso na mesma por 18 horas. A taxa de germinação é de 40% e o desenvolvimento das mudas é moderado. ---

Page 38: Manual de sementes

noMe popUlar -- Embira-amarela Pidaúva-preta noMe cientÍfico -- Guatteria australis (ANNONACEAE)

Fruto

Page 39: Manual de sementes

37

inforMações ecológicas - Árvore de 10 a 15 metros de altura, encontrada em áreas úmidas e secas, geralmente espalhada no inte-rior da mata; raras vezes nas bordas de fragmentos e em populações agrupadas. Os frutos são apreciados e dispersados por pássaros, prin-cipalmente pelo jacu. -------------------------------------------------------------------------------------------------------floração - Janeiro a fevereiro. ------------------------------- -------------------------------------------------------------prodUção de seMentes - Outubro a dezembro. ---------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Devem ser feita quando os frutos apresentarem a colo-ração de roxa a preta. Estenda uma lona sob a copa da árvore e co-lete os frutos com auxílio de um podão. O procedimento é de fácil realização. ------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------beneficiaMento - Retire os frutos dos cachos e deixe-os dentro de um balde por um dia de modo que a polpa amoleça. Despolpe, esfregando em peneira média de aço em água corrente (de torneira). Lave e retire o excesso de água com um pano e coloque as sementes para secar em local semi-sombreado por 24 horas. O beneficiamento é considerado de fácil realização. --------------------------------------------------------------------------------------------viabilidade eM arMazenaMento - Superior a seis meses. -------------------------------------------------------------------oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 1,6 mil unidades. Antes da semeadura, é necessário realizar um peque-no corte com estilete nas sementes do lado oposto do hilo (espécie de umbigo da semente) ou fazê-las passar por choque térmico, deixando em água quase fervente por cerca de dez minutos. O crescimento é de médio a rápido. A espécie está inserida na listagem de espécies ameaçadas de extinção. -----------------------------------------------------------------------------------------------------

Page 40: Manual de sementes

noMe popUlar -- Embiruçu Embira-de-sapo noMe cientÍfico -- Pseudobombax grandiflorum (BOMBACACEAE)

Page 41: Manual de sementes

39

inforMações ecológicas - Árvore de 10 a 20 metros de altura, freqüente em áreas úmidas e brejosas. Embora produza frutos anual-mente, as melhores safras ocorrem em anos alternados. Os frutos não são apreciados pala fauna. As sementes são dispersas pelo vento. --- -------------------------------------------------------------floração - Agosto a setembro. --------------------------------------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------prodUção de seMentes - Outubro a novembro. --------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Para a coleta de sementes, recomenda-se a utilização de equipamentos de escalada devido à altura das árvores e podão para retirar os frutos. Como a madeira é muito frágil, é preciso ter atenção especial à segurança. Os frutos devem ser coletados quando come-çarem a aparecer rachaduras nos mesmos. A coleta é considerada de fácil realização. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- beneficiaMento - O beneficiamento é bastante simples. Exponha os frutos ao sol e cubra-os com sombrite, para evitar perda de se-mentes, já que estas podem voar com o vento. Com a mão, retire as sementes da paina que os envolve e deixe as sementes secando em lo-cal sombreado por dois dias. Não é indicada a lavagem das sementes. ------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Inferior a seis meses. ---------------------------------------------------------------------oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 8 mil unidades. A germinação é mais rápida quando utilizado subs-trato arenoso. A muda é intolerante à sombra e atinge ponto de cam-po em aproximadamente seis meses. A paina do fruto é utilizada para encher travesseiros. --------------------------------------------------------------------------------------------------------

Page 42: Manual de sementes

noMe popUlar -- Falso-novateiro Guarantã Folha-de-bolo noMe cientÍfico -- Coccoloba mollis (POLYGONACEAE)

Page 43: Manual de sementes

41

inforMações gerais - Árvore de 8 a 16 metros de altura, encon-trada espaçadamente nas matas, não seletiva ao tipo de solo, podendo ser encontrada até mesmo em solos rochosos. A espécie apresenta irregularidade no tempo de floração. Os frutos são muito apreciados pela fauna, responsável pela dispersão de sementes. ---------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- floração - Setembro a novembro. --------------------------- -------------------------------------------------------------prodUção de seMentes - Novembro a fevereiro. -------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Colete os frutos com o auxílio de podão, quando iniciarem a dispersão ou apresentarem coloração roxa. Geralmente é necessá-rio utilizar equipamento de escalada. A coleta é considerada de fácil realização. --------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Macere os frutos em peneira fina e água. Lave as sementes e deixe-as secando em local semi-sombreado por dois dias. O beneficiamento é considerado de fácil realização. ---------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Superior a seis meses. -------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 6,5 mil unidades. A germinação é rápida, com uma taxa de apro-veitamento de 60%, e o desenvolvimento das mudas é igualmen-te rápido. As flores são visitadas pelas abelhas e as folhas, apre-ciadas pelo gado. ----------------------------------------- -------------------------------------------------------------

Page 44: Manual de sementes

noMe popUlar -- Fruto-de-faraó Faraó Conguinho-vermelho noMe cientÍfico -- Allophyllus edulis (SAPINDACEAE)

Fruto

Page 45: Manual de sementes

43

inforMações gerais - Árvore de 5 a 10 metros de altura, mais freqüente em matas úmidas e abertas, em populações agrupadas. Produz anualmente grande quantidade de frutos que são apreciados e dispersos por pássaros. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- floração - Junho a agosto. ---------------------------------- ------------------------------------------------------------- prodUção de seMentes - Novembro a dezembro. ------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Estenda uma lona sob a copa e com auxílio de podão corte os galhos com os frutos que apresentarem coloração vermelha inten-sa. A coleta é considerada de fácil realização. ----------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Deixe os frutos em balde por um dia, maceran-do em seguida manualmente ou com peneira de taquara. Lave e reti-re o excesso de água com um pano. Seque as sementes em local semi-sombreado por 24 horas. Atenção - não deixe sobre peneira metálica pois escurece e danifica as sementes. O beneficiamento é considerado de fácil realização. -------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Superior a seis meses. ------ ------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 30 mil unidades. A germinação é alta e ocorre entre 8 e 15 dias. O de-senvolvimento da muda é igualmente rápido. Há informações sobre o uso da espécie para tratamento de problemas digestivos, dores de garganta e pressão alta. ---------------------------------------- -------------------------------------------------------------

Page 46: Manual de sementes

noMe popUlar -- Govoatã-branco Guavatã-branco noMe cientÍfico -- Matayba elaeagnoides (SAPINDACEAE)

Fruto

Page 47: Manual de sementes

45

inforMações gerais - Árvore de 10 a 15 metros de altura, ocor-rente em áreas úmidas. É mais comum no interior das florestas do que nas bordas e costuma ser encontrada em populações esparsas. Produz anualmente moderada quantidade de frutos, apreciados e dispersos pelas aves. ------------------------------------------ -------------------------------------------------------------floração - Agosto a setembro. ------------------------------- ------------------------------------------------------------- prodUção de seMentes - Janeiro a fevereiro. ----------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------coleta - Deve ser realizada quando os frutos iniciarem a abertura e tiverem as sementes parcialmente recobertas por polpa branca. Cole-te-os diretamente das árvores com o auxílio de podão. A maturação é irregular, dificultando o procedimento. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ beneficiaMento - Deixe os frutos ao sol para terminar a abertura e facilitar a retirada das sementes que devem ser, em seguida, colocadas em um balde por 24 horas. Macere-as em água para a total remoção da polpa. Por fim, espalhe as sementes numa peneira e exponha em local semi-sombreado por dois dias para a secagem total. O benefi-ciamento é considerado de fácil realização. ------------------------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Inferior a cinco meses. ----- -------------------------------------------------------------oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 3.250 unidades. A taxa de germinação é baixa e o desenvolvimento das mudas é moderado. --------------------------------------- ------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------

Page 48: Manual de sementes

noMe popUlar -- Govoatã-preto Guavatã Arco-de-peneira noMe cientÍfico -- Cupanea vernalis (SAPINDACEAE)

Page 49: Manual de sementes

47

inforMações gerais - Árvore de 8 a 15 metros de altura. Ocorre em áreas secas ou úmidas, no interior ou na borda das florestas, ge-ralmente em populações adensadas. Produz anualmente moderada quantidade de frutos que são apreciados e dispersos pelas aves. ------------------------------------------------------------------ floração - Maio a julho. -------------------------------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- prodUção de seMentes - Dezembro a janeiro. ------------------------------------------------------------------------------ -------------------------------------------------------------coleta - Colete os frutos com o uso de podão, quando iniciarem a abertura espontânea e as sementes estiverem parcialmente recobertas por uma polpa amarelo-alaranjada. A maturação dos frutos é irregular, dificultando a realização da coleta. ----------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Exponha os frutos ao sol até que termine a abertura e retire as sementes. Deixe-as amontoadas num balde por 24 horas, macerando em seguida na água para a total remoção da polpa amarela. Coloque as sementes em peneira para secagem em lo-cal semi-sombreado por dois dias. As mesmas não toleram secagem total. O beneficiamento é considerado de fácil realização. --------- -------------------------------------------------------------viabilidade eM arMazenaMento - Inferior a cinco meses. ----- ------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamen-te 2.580 unidades. A germinação ocorre entre 20 e 30 dias após a semeadura e a taxa de aproveitamento é baixa. O desenvolvimento das mudas é lento. As plantas jovens da espécie são utilizadas para confecção de arcos de peneira. --------------------------------- -------------------------------------------------------------

Page 50: Manual de sementes

noMe popUlar -- Guapeva-grande noMe cientÍfico -- Pouteria bullata (SAPOTACEAE)

Page 51: Manual de sementes

49

inforMações gerais - Árvore de 10 a 20 metros de altura, encon-trada em terrenos úmidos ou secos e mais freqüente no interior de florestas primárias. A ocorrência geralmente se dá de forma espaçada nos fragmentos. Produz grande quantidade de frutos, de forma irre-gular entre cada ano. Esses são apreciados pela fauna, principalmente por macacos e quatis. ----------------------------------------- ------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------floração - Janeiro a março. -----------------------------------------------------------------------------------------------prodUção de seMentes - Outubro a novembro. ---------------------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------coleta - Colete os frutos com uso de podão ou vara quando apre-sentarem coloração amarela. Geralmente é necessário equipamento de escalada. A coleta é considerada de fácil realização. ------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Corte os frutos com uma faca ou pise levemen-te sobre os mesmos para retirar as sementes, deixando-as dentro de um balde por dois dias para o amolecimento da polpa. Em seguida, coloque em saco de estopa e macere para a limpeza total das se-mentes. Finalmente, lave e seque em local sombreado por 48 horas. O beneficiamento é de difícil realização. ------------------------ ------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------viabilidade eM arMazenaMento - Inferior a três meses. ------- ------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------observações - Um quilo de sementes tem aproximadamente 300 unidades. A taxa de germinação é moderada. -------------------- ------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------

Page 52: Manual de sementes

noMe popUlar -- Ingá-de-macaco Ingá-ferradura noMe cientÍfico -- Inga sessilis (FABACEAE - MIMOSOIDEAE)

Page 53: Manual de sementes

51

inforMações gerais - Árvore de 10 a 15 metros de altura, fre-qüente em matas ciliares ou úmidas, mas também ocorrente em ma-tas mais secas. Geralmente ocorre de forma agrupada, no interior ou bordas de fragmentos florestais. Os frutos são apreciados pela fauna, principalmente por quatis e maritacas. A frutificação é mais intensa em anos alternados. ------------------------------------------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------floração - Abril a agosto. ----------------------------------- -------------------------------------------------------------prodUção de seMentes - Novembro a abril. ------------------ ------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------coleta - Deve ser feita quando os frutos apresentarem aspecto in-flado e iniciarem a perda de pêlos que os recobre ou após iniciarem a dispersão espontânea. Colete os frutos diretamente das árvores com o auxílio de um podão. A coleta é fácil. ------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Abra os frutos com o uso de uma faca e reti-re as sementes manualmente. Em seguida, macere em água para a remoção da polpa que as recobre. Deixe secando por 24 horas em local sombreado. O beneficiamento é difícil. --------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Aproximadamente oito meses.------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 3 mil unidades. A germinação é rápida (com uma taxa de aproveita-mento de 50%) e a muda atinge ponto de campo em aproximadamente quatro meses. ------------------------------------------------

Page 54: Manual de sementes

noMe popUlar -- Ingá-feijão Ingazinho noMe cientÍfico -- Inga marginata (FABACEAE - MIMOSOIDEAE)

Page 55: Manual de sementes

53

inforMações gerais - Árvore de 8 a 12 metros de altura, encon-trada em matas úmidas ou matas ciliares, geralmente em populações adensadas. Produz anualmente grande quantidade de frutos que são apreciados e dispersos por aves e macacos. Pode frutificar mais de uma vez ao ano. ---------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- floração - Novembro a dezembro. --------------------------- ------------------------------------------------------------- perÍodo de prodUção de seMentes - Junho a julho. ----------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Estenda uma lona sob a copa e com o uso do podão colete os frutos que estiverem com coloração verde-amarelada. Outra opção é catar os frutos que estiverem caídos no chão, com o cuidado de ob-servar se não estão com danos. O procedimento é de fácil realização. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Com a mão, abra os frutos e retire as sementes. Em seguida, macere-as em água para a remoção completa da polpa que as recobre. Após, remova o excesso de água das sementes com um pano e deixe-as secando em local fresco e sombreado por pouco tempo (até que percam a água superficial; a espécie é muito sensível à desidratação). O beneficiamento é considerado de difícil realização. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Inferior a três meses. ------- ------------------------------------------------------------- oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 700 unidades. A taxa de germinação e alta e o desenvolvimento da muda em viveiro e campo é rápido. -----------------------------

Page 56: Manual de sementes

noMe popUlar -- Laranja-de-macaco Bacuparí-miúdo

noMe cientÍfico -- Posoqueria acutifolia (RUBIACEAE)

Fruto

Page 57: Manual de sementes

55

inforMações gerais - Árvore de 5 a 10 metros de altura encon-trada em matas secundárias ou primárias de solos úmidos. Produz anualmente grande quantidade de frutos vastamente consumidos por macacos, quatis e pássaros, os quais são os principais dispersores de suas sementes. A floração é irregular no decorrer do ano. ----------------------------------------------------------------------- floração - Setembro a novembro. ---------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- prodUção de seMentes - Abril a setembro. -------------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Estenda uma lona sob a copa e colete os frutos com o au-xílio de podão, quando os mesmos iniciarem a mudança de coloração de verde para o amarelo. A coleta é considerada de fácil realização. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Deixe os frutos um saco de ráfia até que com-pletem a maturação e adquira a coloração totalmente amarela. Com os frutos ainda no saco, pise levemente sobre eles para que os mesmos quebrem e liberem as sementes. Retire o excesso de frutos e macere levemente as sementes em peneira metálica sob água para retirar o restante da polpa. Deixe as sementes secando em local sombreado por um dia. O beneficiamento é considerado de fácil realização. --------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Inferior a cinco meses. ------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 1,6 mil unidades. A germinação frequentemente é alta e lenta. O de-senvolvimento das mudas é considerado moderado. --------------

Page 58: Manual de sementes

noMe popUlar -- Leiteiro Barreleira

noMe cientÍfico -- Tabernaemontana hystrix (APOCYNACEAE)

Fruto

Page 59: Manual de sementes

57

inforMações ecológicas - Árvore de 5 a 10 metros de altura, comum em pastos e bordas de matas. Ocorre geralmente em solos se-cos. Os frutos são apreciados e dispersos por pássaros, especialmente por maritacas. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- floração - Outubro a dezembro. ------------------------------------------------------------------------------------------ prodUção de seMentes - Fevereiro a maio. ------------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Os frutos devem ser coletados quando iniciarem a aber-tura, apresentando coloração vermelho-alaranjada na parte interior, e deixarem a semente – de coloração preta - à mostra. Estenda uma lona sob a copa da árvore e colete os frutos com um podão. A coleta é de fácil realização. -------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Coloque os frutos para secar ao sol para que completem a abertura, utilizando luvas para evitar irritação nas mãos. Retirar as sementes do interior dos frutos e deixe-as amontoadas em um balde por 24 horas para facilitar a limpeza. Para retirar a polpa, esfregue as sementes com as mãos em água corrente. Retire o excesso de água com um pano e coloque as sementes para secar em local semi-sombreado por dois dias. O beneficiamento é considerado fácil. ----------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Superior a seis meses. ------ ------------------------------------------------------------- oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 13,5 mil unidades. Não é necessário tratamento pré-germinativo. O desenvolvimento das mudas é considerado rápido. A espécie é conside-rada tóxica e existem relatos de que o leite extraído do caule é utilizado para matar berne em gado e como tratamento em local de picada de cobras. Há pesquisas sobre a utilidade medicinal da espécie. ---------

Page 60: Manual de sementes

noMe popUlar -- Guaçatonga Macuqueiro

noMe cientÍfico -- Casearia sylvestris (SALICACEAE)

Flor e folha

Page 61: Manual de sementes

59

inforMações gerais - Árvore de 5 a 8 metros de altura. Ocorre em matas secas ou úmidas, mais freqüentemente nas bordas dos flo-restas. Produz anualmente grande quantidade de frutos, muito apre-ciados por pássaros. -------------------------------------------------------------------------------------------------------- floração - Agosto a setembro. ------------------------------- ------------------------------------------------------------- prodUção de seMentes - Dezembro a janeiro. ---------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Os frutos devem ser coletados quando apresentarem a co-loração alaranjada. Estenda uma lona sob a copa e retire os frutos dos galhos passando as mãos sobre os mesmos (da mesma forma que se colhe café). A coleta é fácil. ------------------------------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Macere os frutos manualmente em peneira fina e água. Coloque as sementes em balde com água a aguarde por cinco minutos. Descarte as sementes que flutuaram. Seque as sementes boas em local sombreado por dois dias. O beneficiamento é considerado de difícil realização. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Superior a seis meses. -------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 100 mil unidades. A taxa de germinação das sementes é considerada baixa, aumentando em temperaturas ambientes próximas a 25 °C. O desenvolvimento das mudas em viveiro e em campo é rápido. Utiliza-se folhas e galhos da espécie em chás para curas de fraturas, queda de cabelos e picadas de cobras. É considerada também febrí-fuga, depurativa, anti-diarréica, cardiotônica, diurética, analgésica e cicatrizante. -------------------------------------------------

Page 62: Manual de sementes

noMe popUlar -- Marolo Araticum Cortiça-amarela

noMe cientÍfico -- Annona sylvatica (ANNONACEAE)

Page 63: Manual de sementes

61

inforMações gerais - Árvore de 5 a 6 metros de altura, encontra-da em populações dispersas, em áreas secas do interior da floresta. Ra-ramente ocorre nas bordas. Produz anualmente pequena quantidade de frutos, muito apreciados pelo homem e pela fauna em geral. ------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------- floração - Agosto a outubro. --------------------------------------------------------------------------------------------- prodUção de seMentes - Janeiro a fevereiro. ------------------------------------------------------------------------------- coleta - É considerada de fácil realização, devendo ser realizada quando os frutos adquirirem coloração amarela com a presença de pequenas manchas escuras. Estenda uma lona sob a copa da árvore e colete os frutos com o uso de um podão. ------------------------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Esmague os frutos manualmente e deixe-os dentro de um balde por um dia, de modo que a polpa a amoleça. Para a retirada da mesma e liberação das sementes, coloque os fru-tos numa peneira de aço média e, debaixo de uma torneira, mace-re-os. Lave e retire o excesso de água usando um pano. Finalmen-te, deixe as sementes secando em local sombreado por dois dias. O beneficiamento é considerado difícil. -------------------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Inferior a seis meses. --------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 3 mil unidades. Antes da semeadura, é necessário realizar um peque-no corte com estilete nas sementes do lado oposto do hilo (espécie de umbigo da semente). O desenvolvimento das mudas é rápido, che-gando a ponto de campo em seis meses. -------------------------

Page 64: Manual de sementes

noMe popUlar -- Pêssego-bravo Marmelo-bravo Sabiaeiro

noMe cientÍfico -- Prunus myrtifolia (ROSACEAE)

Page 65: Manual de sementes

63

inforMações gerais - Árvore de 10 a 15 metros de altura, fre-qüente em florestas secundárias. Ocorre tanto em matas de solos secos como nas de solos úmidos. Produz anualmente grande quan-tidade de frutos, apreciadas e dispersos por pássaros. Pode frutificar mais de uma vez ao ano. -------------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- floração - Janeiro a março. ---------------------------------- ------------------------------------------------------------- prodUção de seMentes - Junho a julho.---------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- coleta - É realizada quando os frutos iniciarem a queda espontâ-nea ou apresentarem coloração roxa. Estenda uma lona sob a copa da árvore e balance fortemente os galhos ou, caso isso não seja eficiente, colete com um podão. Geralmente é necessário utilizar equipamentos de escalada. Devido à irregularidade na maturação dos frutos, tam-bém se recomenda coletá-los diretamente do chão, selecionando os que não apresentam danos. A coleta é considerada de fácil realização. ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Deixe os frutos em balde com um pouco de água por um dia, macerando em seguida numa peneira metálica. Lave e retire o excesso de água com auxílio de um pano. Deixe secando em local semi-sombreado por dois dias. O beneficiamento é fácil. ----- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Superior a um ano. -------- ------------------------------------------------------------- oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 6,5 mil unidades. As mesmas possuem dormência, sendo recomen-dado um período de hidratação de um a dois dias em água fria, antes da semeadura. A germinação geralmente é baixa e o desenvolvimento das mudas em campo é considerado moderado. ------------------

Page 66: Manual de sementes

noMe popUlar -- Pinha-do-brejo

noMe cientÍfico -- Magnolia ovata (MAGNOLIACEAE)

Fruto

Page 67: Manual de sementes

65

inforMações gerais - Árvore de 20 a 25 metros de altura, en-contrada no interior de florestas primárias úmidas e raramente nas bordas dos fragmentos ou nas matas em início de regeneração. As sementes são apreciadas pelas aves. ----------------------------- ------------------------------------------------------------- floração - Novembro a dezembro. --------------------------- ------------------------------------------------------------- prodUção de seMentes - Agosto a outubro. ------------------ ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Corte os frutos com o auxílio de podão logo que iniciarem a abertura ou quando apresentarem pequenos espinhos na termina-ção das “escamas”. Geralmente é necessário equipamento de escalada na coleta. A coleta é considerada de difícil realização, pelo porte da árvore e pelo peso dos frutos. ---------------------------------- ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Exponha os frutos ao sol; à medida que se abrem, vá retirando as sementes. Deixe as sementes amontoadas em balde por um dia, para amolecer a polpa, e macere-as em seguida com o auxílio de água para a limpeza das sementes. Coloque as sementes em peneira para secagem em local semi-sombreado por 24 horas. O beneficiamento é considerado de difícil realização. --------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Inferior a dois meses. ------ ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- observações - Um quilo de sementes contém aproximadamente 4 mil unidades. A germinação é lenta e de baixo aproveitamento e o crescimento das mudas é igualmente lento. Há estudos que constata-ram que a retirada da polpa das sementes não promoveu nem preju-dicou a germinação das mesmas. As folhas da espécie são utilizadas popularmente como febrífuga e para controle de diabetes. ------

Page 68: Manual de sementes

noMe popUlar -- Roseteiro Agulheiro Espinho-de-judeu

noMe cientÍfico -- Xylosma glaberrima (SALICACEAE)

Fruto

Page 69: Manual de sementes

67

inforMações gerais - Árvore de 10 a 15 metros de altura. Quando jovem, possui grandes espinhos afiados em todo caule. Normalmente é encontrada nas bordas de florestas ou em matas em regeneração. Perde totalmente as folhas no inverno. Seus frutos são apreciados pelas aves. ----------------------------------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- floração - Julho a agosto. ----------------------------------- ------------------------------------------------------------- prodUção de seMentes - Outubro a novembro. --------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Estenda a lona sob a copa, colete os frutos manualmente ou com auxílio do podão logo que adquirirem coloração vermelha ou alaranjada. Para a coleta manual é recomendado o uso de luvas de couro para proteção contra os espinhos. A coleta é considerada de difícil realização. --------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Deixe os frutos por 24 horas dentro de um balde para amolecer a polpa, facilitando a limpeza. Macere em peneira fina e lave as sementes para a retirada dos resíduos. Coloque as sementes para secar em local semi-sombreado por um dia. O beneficiamento é de fácil realização. -------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Superior a três meses. ------ ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 100 mil unidades. O desenvolvimento das mudas é rápido. -------- ------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------

Page 70: Manual de sementes

noMe popUlar -- Saraguaji Saraguaji-vermelho Sobrasil

noMe cientÍfico -- Colubrina glandulosa (RHAMNACEAE)

Fruto

Page 71: Manual de sementes

69

inforMações gerais - Árvore de 10 a 20 metros de altura, mais encontrada em matas secundárias ou capoeirões de solos úmidos do quem em matas primárias. A floração é irregular no decorrer do ano. Produz anualmente grande quantidade de frutos, não apreciados pela fauna.--------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- floração - Novembro a maio. ------------------------------- ------------------------------------------------------------- prodUção de seMentes - Junho a novembro. ----------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Estenda uma lona sob a copa e colete os frutos com o au-xílio de podão, quando os mesmos iniciarem a mudança de coloração de verde para o marrom. A coleta é considerada de fácil realização. --- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Deixe os frutos expostos ao sol recobertos por uma tela fina até que completem a abertura e a dispersão das semen-tes. Lave as sementes em balde com água e deixe-as imersas por cin-co minutos, descartando aquelas que flutuarem. Deixe as restantes secando ao sol por um dia. O beneficiamento é considerado de fácil realização. --------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Superior a dois anos. -------------------------------------------------------------------- oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 51 mil unidades. As sementes possuem dormência e necessitam serem escarificadas com lixa ou imersão em ácido sulfúrico por duas horas. A germinação freqüentemente é baixa e lenta. O desenvolvimento das mudas é considerado rápido. ----------------------------------- -------------------------------------------------------------

Page 72: Manual de sementes

noMe popUlar -- Tarumã Tarumã-miúdo

noMe cientÍfico -- Vitex montevidensis (VERBENACEAE)

Fruto

Page 73: Manual de sementes

71

inforMações gerais - Árvore de 8 a 15 metros de altura. Ocorre em matas secas ou úmidas, tanto nas bordas como no interior de fragmentos. Os frutos são apreciados e dispersos pela fauna. ------ ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- floração - Setembro a novembro. ---------------------------- ------------------------------------------------------------- prodUção de seMentes - Fevereiro a abril. ------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Estenda uma lona sob a copa e colete os frutos que apre-sentarem coloração roxa brilhante, usando podão. Geralmente é necessário o uso de equipamento de escalada na coleta. A coleta é considerada de fácil realização. --------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Deixe os frutos em balde por quatro dias até que amoleçam para facilitar a retirada da polpa. Coloque-os em saco de estopa com areia e palha e pisoteie sobre o mesmo. Lave em pe-neira metálica grossa para total limpeza das sementes. Finalmente, espalhe-as em local semi-sombreado por dois dias até a secagem to-tal. O beneficiamento é de difícil realização. ---------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Superior a seis meses. ------ ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 3 mil unidades. A taxa de germinação é baixa e lenta e o desenvolvi-mento das mudas é rápido em viveiro e moderado em campo. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Page 74: Manual de sementes

noMe popUlar -- Umbu Cebolão

noMe cientÍfico -- Phytolacca dioica (PHYTOLACCACEAE)

Page 75: Manual de sementes

73

inforMações gerais - Árvore de 10 a 20 metros de altura, en-contrada em populações esparsas, tanto em solos secos como úmidos e mais freqüente nas bordas de matas. Produz anualmente grande quantidade de frutos que são apreciados e dispersos pela fauna. ---- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- floração - Novembro a dezembro. --------------------------- ------------------------------------------------------------- perÍodo de prodUção de seMentes - Abril a maio. ---------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- coleta - Colete os frutos com podão quando apresentarem colo-ração amarelo-acastanhada e iniciarem a dispersão. Geralmente é necessário o uso de equipamento de escalada na coleta. A coleta é considerada de fácil realização. --------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- beneficiaMento - Macere os frutos em peneira fina e água. Lave as sementes e deixe-as secando em local semi-sombreado por dois dias. O beneficiamento é considerado de fácil realização. ---------- ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- viabilidade eM arMazenaMento - Superior a cinco meses. ------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------- oUtros dados - Um quilo de sementes contém aproximadamente 285.700 sementes. A taxa de germinação é elevada e o desenvolvimento das mudas em viveiro e no campo é considerado rápido. ----------- ------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------

Page 76: Manual de sementes
Page 77: Manual de sementes
Page 78: Manual de sementes
Page 79: Manual de sementes

77

bibliografia

Crestana, M. de S. M. 2006. Florestas – sistemas de recuperação com essências nativas, produção de mudas e legislação (atualizada). Campinas, SP: CATI, 2: 248p.

Figliolia, M. B.; Pinã-Rodrigues, F. C. M. 1995. Manejo de sementes de espécies arbóreas (Série Registros). São Paulo, SP: Instituto Florestal, 15: 56.

Fowler, J. A. P.; Bianchetti, A. 2000. Dormência em sementes florestais (Documentos 40). Colombo, PR: Embrapa Florestas, 27.

Lorenzi, H. 1992. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa, SP: Editora Plantarum.

Ramalho, P. E. Espécies arbóreas brasileiras. 2003. Colombo, PR: Embrapa florestas (Coleção Espécies arbóreas brasileiras, v.1), 1039p.

Rosa, S.G.T. & Alfredo, G.I. 2001. Germinação de sementes de plantas medicinais lenhosas (Acta Botanica Brasilica, v. 15, n° 2), p. 147-154.

Sousa-Silva, J.C., Ribeiro, J.F., Fonseca, C.E.L. da.2001. Germinação de sementes e emergência de plântulas de espécies arbóreas e arbustivas que ocorrem em matas de galeria. In: Ribeiro, J.F.; Fonseca, C.E.L. da; Sousa-Silva, J.C. Cerrado: caracterização e recuperação de matas de galeria. Planaltina, DF: Embrapa-Cerrados, p. 379-422.

http://www.ipef.br/identificacao/nativas/ . Acesso em 26/ 03/ 2008http://www.rededesementesdocerrado.com.br . Acesso em 26/ 03/ 2008

Page 80: Manual de sementes
Page 81: Manual de sementes
Page 82: Manual de sementes

rede coMUnitÁria de prodUção de seMentes nativas

Coordenação -- Christianne Godoy e Roberto Bretzel

grUpo seMente nativa (fUndadores)

Claudete Neves FerreiraJoão Marcos da CruzJose Ferreira de LimaMarcilio Souto de QueirozMaria de Lourdes FerreiraMaximina Aparecida de Queiroz

pUblicação

Projeto editorial e edição -- Marcelo DelduqueProjeto gráfico e design -- Mariana Bernd Fotos -- Gabriela Bernd, Marcelo Delduque e Paulo José Alves de SantanPesquisa técnica - - Paulo José Alves de SantanaRevisão -- João Carlos Seiki NagamuraImpressão -- Corprint

agradeciMentos

A todos que fizeram parte da equipe do projeto:Carolina Maria Miller AzevedoEduardo GelbHélio PorangabaLila dos SantosRenata Maria ThanA todos que contribuíram com o projeto:Andrea Chizzotti CusatisAurélio PadoveziFlaviana Maluf de SouzaJemima Rodrigues de SiqueiraJúlio César Braz da SilvaPaulo Henrique Marostegan Carneiro Renato LorzaRonaldo Henrique Uliano Silvério

Para compras de sementes nativas: [email protected]

Janeiro de 2012