Manual do Intercambista - Colômbia

19

description

Manual elaborado pela Aiesec Belo Horizonte para intercambistas do programa Cidadão Global.

Transcript of Manual do Intercambista - Colômbia

Page 1: Manual do Intercambista - Colômbia
Page 2: Manual do Intercambista - Colômbia

This is the AIESEC Way!A partir de agora, você está prestes a mergulhar em um universo do qual temos uma certeza inabalável: você nunca mais será o mesmo!

Esse manual foi desenvolvido para ser uma ajuda expressa quando você precisar de uma informação mais pontual. Isso mostra que pensamos em você desde o primeiro momento em que você começa a fazer parte do universo AIESEC. Afinal, somos um todo, único e coeso, com o mesmo propósito: this is the AIESEC Way!

Estamos aqui para te apresentar um pouco do muito que fazemos, do que somos, do que visamos e como impactamos positivamente a sociedade. que é a razão principal da existência da AIESEC que você vai conhecer daqui pra frente.

Page 3: Manual do Intercambista - Colômbia

Afinal: o que é a AIESEC?A AIESEC tem orgulho em ser reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens do planeta. Somos uma rede de cerca de 86 mil membros espalhados em mais de 110 países e territórios que, por meio dos intercâmbios sociais e corporativos, desenvolve lideres com responsabilidade global

E é por isso que convidamos você a fazer parte da AIESEC antes, durante ou após seu intercâmbio, trabalhando como um membro da nossa Organização e contribuindo para o desenvolvimento de muitos outros jovens, da mesma maneira que muitos deles estão neste momento trabalhando voluntariamente para o seu desenvolvimento

Page 4: Manual do Intercambista - Colômbia

Dicas para ter a melhor experiência

• O que é XPP?

A XPP (Exchange Program Policies) é o documento que contém as políticas internas internacionais da AIESEC relacionadas ao intercâmbio, como também os papéis e responsabilidades do participante e da AIESEC. Neste documento, você encontra todas as definições e os procedimentos referentes ao intercâmbio.

A AIESEC acompanha você durante todo o seu intercâmbio. Periodicamente você receberá o nosso contato para solicitar feedbacks e verificar a satisfação com o nosso programa. Não deixe de participar e responder!

Ou acesse pelo My Aiesec.net

Page 5: Manual do Intercambista - Colômbia

Dicas para ter a melhor experiência

• Como proceder em caso de imprevistos?

A primeira ação a ser tomada é conversar com o membro da AIESEC Belo Horizonte responsável pela sua experiência e explicar a situação. Fique tranquilo, pois saiba que os escritórios da AIESEC, tanto no país de origem como no de destino, também conversam entre si para resolver qualquer imprevisto, sempre visando o melhor para ambas as partes.

Mas, algumas vezes, é preciso paciência e uma boa dose de compreensão, pois lembre-se que nosso objetivo com seu intercâmbio é poder propiciar a melhor experiência possível.

Sendo assim, ajude-nos: aponte sugestões que possam levar a solução do seu problema caso ele ocorra.

Page 6: Manual do Intercambista - Colômbia

Antes de tudo...Futuro trainee AIESECo,

Parabéns pela sua iniciativa de sair da sua zona de conforto e ir se aventurar no desconhecido! Você já deu um importante passo para ajudar a melhorar nosso futuro. A experiência proporcionada por um intercâmbio é muito enriquecedora, desde que se saiba como aproveitá-la.

Se até mesmo dentro do nosso próprio país existem estereótipos e preconceitos, lá fora não será diferente! Você vai enfrentar situações distintas e a maneira que você reagir diante delas é que vai moldar o seu aprendizado.

Ou assista ao vídeo no Youtube:Chimamanda Adichie

: o perigo de uma única história

Page 7: Manual do Intercambista - Colômbia

Colômbia

Nome oficial: República da Colômbia

Capital: Santa Fé de Bogotá

População: 46,93 milhões (

Idioma: Espanhol

Religião: Católicos (93%), Protestantes (4%), Outras religiões 1%, Sem religião 2%

Fuso Horário: -2 horas (horário de Brasília)

Temperatura e clima: O clima na Colômbia é quente, e se estende ao longo de ambas as costas e as planícies orientais. No interior, especialmente nas zonas de alta montanha, é mais gelada. A temperatura média anual na Colômbia é de cerca de 14 ou 15 graus Celsius, sendo o clima do interior muito diferente do clima da costa.

Page 8: Manual do Intercambista - Colômbia

Moeda: Peso Colombiano

Câmbio: A taxa oficial de câmbio é R$1,00 = $808,41 (Agosto/2013)

Cartão de crédito: American Express, Visa e Mastercard são aceitos em grandes lojas e shoppings.

Eletricidade: A Colombia utiliza do sistema de 110/240 Volts, sendo que as tomadas são de 2 (tipo A) ou 3 pinos (tipo B).

Tomada tipo A Tomada tipo B

Colômbia

Page 9: Manual do Intercambista - Colômbia

ColômbiaRefeições

O povo colombiano dá importância especial ao almoço, que costuma ser entre 13 e 14 horas. Consiste, em geral, de uma sopa, um prato principal e sobremesa, acompanhado de suco. Muitas frutas, totalmente desconhecidas do ocidente europeu e até das Américas fazem parte do cardápio colombiano.

Entre as bebidas alcoólicas, são populares a aguardente e o rum. O café é apreciado na forma de “tinto” (forte); em Bogotá o chocolate faz sucesso, servido com queijo e pão.

Page 10: Manual do Intercambista - Colômbia

Detalhes

A Colômbia é o segundo maior produtor mundial de café. O café colombiano é conhecido em todo o planeta por sua excelente qualidade.

A FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) age desde 1995. É o movimento guerrilheiro mais importante e mais antigo da América Latina ainda em atividade.

Com exceção do Natal e do Ano Novo, todos os feriados colombianos são remanejados para a segunda ou sexta-feira. Ou seja, lá não existe feriado no meio da semana.

Colômbia

Page 11: Manual do Intercambista - Colômbia

Transporte

Recomenda-se o uso das empresas de rádio táxi, pedindo-se por telefone, no ato da chamada, identificação do carro a ser enviado (placa e código de registro). Táxis de rua devem ser evitados, principalmente à noite.

Em Bogotá, capital da Colômbia, os moradores estão adotando um novo meio de transporte: o bicitáxi. Junto com o incentivo à utilização de ônibus, a cidade é exemplo de uso responsável de transportes.

Colômbia

Page 12: Manual do Intercambista - Colômbia

Seguro de Viagem

As grandes cidades colombianas contam com bom número de clínicas e hospitais modernos. Entretanto, ao contrário do Brasil, não há atendimento médico de emergência gratuito a estrangeiros, não cobertos por plano ou seguro de saúde particular de vigência internacional. É recomendável, portanto, que os cidadãos brasileiros em viagem à Colômbia contratem seguro com cobertura internacional, que cubram despesas em casos de acidentes e enfermidades.

Colômbia

Page 13: Manual do Intercambista - Colômbia

ColômbiaDocumentos para viagem

Não é exigido visto ou sequer passaporte brasileiro, bastando apresentar como documento válido o RG (Cédula de Identidade brasileira) para o ingresso de turista brasileiro na Colômbia.

Não são aceitas carteiras de identidade funcionais ou de categorias profissionais (OAB, CREA, etc).

Devem-se guardar os documentos originais, como passaporte e cédula de identidade, em lugar seguro e circular apenas com cópia. Em razão do grande número de passaportes roubados, a emissão de novo documento não é imediata e está sujeita a procedimentos de segurança e verificação.

Page 14: Manual do Intercambista - Colômbia

Recomendações

Viagens por via rodoviária devem ser avaliadas com cuidado, especialmente, à noite. Redobre a atenção. Ocasionalmente, há o fechamento de estradas e parques naturais, por determinação das autoridades colombianas, para detectar atividades dos grupos armados que atuam à margem da lei (por exemplo: guerrilha e paramilitares). Tenha em conta que a Colômbia dispõe de excelente conexão aérea entre as principais cidades, a custo moderado.

Recomenda-se manter discrição, por exemplo, evitando o uso ostensivo de jóias, relógios caros, máquinas fotográficas ou filmadoras. Muito embora o policiamento tenda a ser intenso e eficaz, em algumas áreas de Bogotá, principalmente na zona Norte (onde estão situados bons hotéis, escritórios, residências e restaurantes), deve-se ter cuidado no contato com estranhos. Deve ser evitada a aceitação de bebidas, alimentos ou objetos oferecidos por desconhecidos, sobretudo em casas noturnas.

Colômbia

Page 15: Manual do Intercambista - Colômbia

Ligações Telefônicas

Para ligar para o Brasil a cobrar ligue 01 800 955 00 10.

Você pode optar por comprar um cartão local para chamadas internacionais e ligar diretamente. Neste caso, o custo da ligação é o custo do cartão que pode ser comprado de vários valores de acordo com a duração do mesmo.

Para ligar com o cartão para o Brasil disque: código do Brasil (55) + código da cidade + número desejado.

Exemplo: para ligar para a AIESEC Belo Horizonte seria 55 31 2512-1019.

Colômbia

Page 16: Manual do Intercambista - Colômbia

ColômbiaEndereços Úteis

Embaixada do Brasil em Bogotá Telefone: (00xx571) 218-0800 Endereço: Calle 93, 14-20, Piso 8. Apartado Aéreo 90540. Bogotá, D.C. – Colombia

Telefones Úteis

Ambulância - 123Bombeiros – 123Policia Nacional – 123

Page 17: Manual do Intercambista - Colômbia

Tudo Pronto?Agora que você tem todas as informações, já poderá viajar tranquilamente e viver uma experiência incrível!

Não esqueça de nos contar tudo sobre a sua viagem e registrar com muitas fotos os momentos especiais.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco:

Gabriela Resende – Preparação [email protected]/biihresende

Sheila Jussara – Preparação [email protected]/allsheilaj

Julia Faria – Diretora de Intercâmbios [email protected]/joullita

Page 18: Manual do Intercambista - Colômbia

BOA VIAGEM!

Page 19: Manual do Intercambista - Colômbia