Manual Soldagem Cobre

11
7/23/2019 Manual Soldagem Cobre http://slidepdf.com/reader/full/manual-soldagem-cobre 1/11  Cobre e Ligas de Cobre Cobre e suas ligas são o terceiro metal mais utilizado no mundo, atrás apenas dos aços e alumínio e suas ligas. Suas principais características são: Elevada condutividade elétrica (depois da prata, é o metal ue mel!or conduz eletricidade". Elevada condutividade térmica. #oa resist$ncia % corrosão. Elevada resist$ncia mec&nica e % 'adiga. ensidade de ),*+ gcm- (um pouco acima da do aço" emperatura de 'usão de apro/imadamente 01)23C. 4 também maleável e d5ctil, pois pode ser estirado sem uebrar. 6or meio de tratamentos metálicos, como a laminação e o c!apeamento, pode7se aumentar sua dureza.  8s ligas de cobre apresentam e/celente ductilidade a uente e a 'rio, ainda ue um pouco in'eriores %s do metal puro. 9 Cobre e suas ligas são escol!idos principalmente pela sua resist$ncia % corrosão e condutividade térmica e elétrica. Cobre e suas ligas podem ser brasadas, ou, soldadas por vários processos como ;<, ;<, o/i7combustível e resist$ncia elétrica. Em termos de soldabilidade, as ligas de cobre t$m características um pouco di'erentes. 9 cobre puro pela sua alta condutividade térmica, necessita de um substancial pré7auecimento, no entanto algumas ligas de cobre possuem condutividade similar ao bai/o aço carbono, como as ligas cobre7níuel, e podem ser normalmente soldadas sem pré7 auecimento. E/istem vários tipos de liga de cobre. 9s elementos de liga são adicionados ao cobre com o intuito de mel!orar a resist$ncia, a ductilidade e a estabilidade térmica, sem causar pre=uízos as suas propriedades. 8s grandes ligas de cobre são divididas nos grupos listados abai/o: Cobre comercialmente puro. >igas de alto teor de cobre. 1

Transcript of Manual Soldagem Cobre

Page 1: Manual Soldagem Cobre

7/23/2019 Manual Soldagem Cobre

http://slidepdf.com/reader/full/manual-soldagem-cobre 1/11

 

Cobre e Ligas de Cobre

Cobre e suas ligas são o terceiro metal mais utilizado no mundo, atrásapenas dos aços e alumínio e suas ligas. Suas principaiscaracterísticas são:

Elevada condutividade elétrica (depois da prata, é o metal uemel!or conduz eletricidade".

Elevada condutividade térmica. #oa resist$ncia % corrosão. Elevada resist$ncia mec&nica e % 'adiga. ensidade de ),*+ gcm- (um pouco acima da do aço"

emperatura de 'usão de apro/imadamente 01)23C.4 também maleável e d5ctil, pois pode ser estirado sem uebrar. 6ormeio de tratamentos metálicos, como a laminação e o c!apeamento,pode7se aumentar sua dureza. 8s ligas de cobre apresentam e/celenteductilidade a uente e a 'rio, ainda ue um pouco in'eriores %s do metalpuro.

9 Cobre e suas ligas são escol!idos principalmente pela sua resist$ncia% corrosão e condutividade térmica e elétrica.

Cobre e suas ligas podem ser brasadas, ou, soldadas por váriosprocessos como ;<, ;<, o/i7combustível e resist$ncia elétrica.

Em termos de soldabilidade, as ligas de cobre t$m características umpouco di'erentes. 9 cobre puro pela sua alta condutividade térmica,necessita de um substancial pré7auecimento, no entanto algumas ligasde cobre possuem condutividade similar ao bai/o aço carbono, como asligas cobre7níuel, e podem ser normalmente soldadas sem pré7auecimento.

E/istem vários tipos de liga de cobre. 9s elementos de liga sãoadicionados ao cobre com o intuito de mel!orar a resist$ncia, aductilidade e a estabilidade térmica, sem causar pre=uízos as suaspropriedades. 8s grandes ligas de cobre são divididas nos gruposlistados abai/o:

Cobre comercialmente puro. >igas de alto teor de cobre.

1

Page 2: Manual Soldagem Cobre

7/23/2019 Manual Soldagem Cobre

http://slidepdf.com/reader/full/manual-soldagem-cobre 2/11

  >at?es. #ronzes. >igas de Cobre7níuel. >igas de Cobre7níuel7zinco.

Propriedades Físicas e Químicas

@ão é atacado pelo ar seco, mas em ar 5mido, na presença de diA/idode carbono, 'orma7se uma camada protetora esverdeada de carbonatobásico (azin!avre". issolve7se bem no ácido nítrico, mas não é atacadoa 'rio pelos ácidos clorídrico e sul'5rico. 8 uente, produz com essesácidos, respectivamente: cloreto cuproso e sul'ato de cobre. 9 cobre'orma dois A/idos: A/ido cuproso (CuB9", e A/ido c5prico (Cu9". @ãomagnético. Sua super'ície pode ser polida para atender %s diversas

necessidades de te/tura e bril!o.

Aplicações

9 Cobre e suas ligas encontram aplicaç?es nos mais diversos setores:construção civil, elétrica, automobilística, aruitetura, sistemas deauecimento, painéis para absorção de energia solar, trocadores decalor, contatos elétricos, canos, válvulas, eletro7eletrnica, mec&nica,ob=etos decorativos, bélica, mineração, construção naval e e/ploraçãopetrolí'era, entre outras.

Emprega7se cobre principalmente na transmissão elétrica e na tele'onia.Suas propriedades elétricas são mel!or aproveitadas uando éempregado em estado puro, mas as propriedades mec&nicas e aresist$ncia % corrosão são mel!ores nas ligas com zinco, estan!o,c!umbo, níuel, etc.

8s numerosas ligas de cobre são utilizadas na maioria das ind5strias,em conseD$ncia da variedade de suas propriedades: os latões (ligas decobre e zinco", uma das principais ligas de cobre, são moldados etrabal!ados 'acilmente (barras, per'ilados, laminados os bronzes (ligas

de cobre e estan!o" t$m boas ualidades de 'undição, associadas a suascaracterísticas mec&nicas de atrito ('undiç?es, peças mec&nicas" oscuproalumínios assim como os cuproníqueis resistem bem % o/idação ea certos agentes corrosivos. Fuando considerado a soldabilidade, o latão pode ser convenientementeseparado em dois grupos: os de bai/o teor de zinco (abai/o de B1G Hn"e alto teor de zinco (de 21 a +1G Hn".

2

Page 3: Manual Soldagem Cobre

7/23/2019 Manual Soldagem Cobre

http://slidepdf.com/reader/full/manual-soldagem-cobre 3/11

 

CUPRO 98 AWS A!" #RCu

ESCI;JK9 8 >;<8

9 metal de adição EICu é 'eito de cobre deso/idado, e pode conter umou mais dos seguintes elementos: 'As'oro, silicone, tit&nio, magnésio, eprata. 9 'As'oro e o silício são adicionados como deso/idantes, enuantoos outros elementos são adicionados para mel!orar a soldabilidade ouas propriedades 'inais do cordão de solda.

9 pré7auecimento é dese=ável na maioria dos trabal!os. Em metaisbase espessos o pré7auecimento é essencial. emperaturas de pré7auecimento de B1L a L+1oC são adeuadas.

6ara metais base espessos, a soldagem a arco elétrico é pre'erencial.Mma 'onte e/terna de pré7auecimento geralmente não é necessária seo metal base tem até N,+ mm de espessura. 8cima disto é essencialauecer previamente uando se reuer uma solda de boa ualidade.

CM6I9 *) é uma liga de cobre especialmente utilizada para soldagemde cobre e suas ligas com abrangente aplicação. 6roporciona uma soldacompacta e com boa resist$ncia mec&nica. <arante também boasoldabilidade vertical.

C8I8CEIOS;C8S O6;C8S 8 >;<8 Iesist$ncia mec&nica. #oa condutividade elétrica. #oa soldabilidade vertical. 6onto de 'usão: 01PL°C.

C969S;JK9 8 >;<8

Cu rest Qe 1,1L má/

6b 1,10 má/ n 1,0 má/ Si 1,L1 má/ Sn 1,+ a 0,1

3

Page 4: Manual Soldagem Cobre

7/23/2019 Manual Soldagem Cobre

http://slidepdf.com/reader/full/manual-soldagem-cobre 4/11

 86>;C8JRES

Msada para solda de cobre e suas ligas. Solda de barramentos.

ubulaç?es. <anc!eiras. Sistemas de re'rigeração em cobre. Mtilizada para soldas o/i7acetil$nica, brasagem, ;<, ;<.

E#8>8<E@S

Qio em bobinas de 0N,Lg para solda ;<. Taretas em cai/as com 01g para solda ;<.

4

Page 5: Manual Soldagem Cobre

7/23/2019 Manual Soldagem Cobre

http://slidepdf.com/reader/full/manual-soldagem-cobre 5/11

 

$%&'RO ( )'RO*+# #S$A*,O- AWS A!" #RCu S. A/ 0%* 812 L S. '3 (

ESCI;JK9 8 >;<8

>iga de cobre usada principalmente para brasagem de 'erro e níuel.Mtilizada também para solda de cobre, bronze e latão.4 uma das ligas de cobre mais 'áceis de se soldar.

C8I8CEIOS;C8S O6;C8S 8 >;<8

>iga de bronze estan!o de média resist$ncia. 6onto de 'usão: 01+1°C.

C969S;JK9 8 >;<8

Cu *0,1 má/ Qe 1,01 má/ 6b 1,B1 má/ 6 1,+ má/ 8l 1,10 má/ Hn 1,10 má/ Sn L,1 a ),1

86>;C8JRES

Mtilizada para brasagem de 'erro e níuel. etais 'errosos e não 'errosos, e/ceto alumínio. 6ara solda de cobre, bronze e latão. Mtilizada para soldas brasagem, ;<, ;<.

E#8>8<E@S

Qio em bobinas de 00,1g para solda ;<. Taretas em cai/as com 01g para solda ;<.

5

Page 6: Manual Soldagem Cobre

7/23/2019 Manual Soldagem Cobre

http://slidepdf.com/reader/full/manual-soldagem-cobre 6/11

 

SOLACA 14 )Alpaca Re5es6ida- 0%* 812 L *SAWS A!8 R ' Cu +. 0/ AS$& ' 79 R ' Cu +. 0

ESCI;JK9 8 >;<8

;ndicado para os processos de brasagem e soldagem o/i7acetil$nica comeletrodo revestido em aços comuns e especiais (Tídia , ;no/", 'erromaleável, 'erro 'undido, níuel e suas ligas.Sua alta concentração de níuel resulta em Atimas características deresist$ncia ao desgaste por 'ricção e % corrosão, principalmente emágua salgada. 6roduz boa soldabilidade, sem desprendimento de 'umode zinco e sem a presença de poros.

C8I8CEIOS;C8S O6;C8S 8 >;<8

>iga de cobre e níuel. 6onto de 'usão *B1°C.

C969S;JK9 8 >;<8

Cu +N,1 a L1,1 @i ),11 a 00,11 6b 1,12 má/ 8l 1,11L má/ Si 1,01 a 1,21 6 1,BL má/ Hn rest

86>;C8JRES

Ieconstrução de dentes desgastados ou uebrados deengrenagens

C!assis tubulares 6astil!as de corte Qerramentas e gabaritos

6IE68I8JK9 9 E8>

8s peças a serem trabal!adas, assim como o material de adição, devemestar totalmente limpos de modo a eliminar uaisuer vestígios desu=eiras, resíduos de Aleo, gra/a, e outras impurezas.

6

Page 7: Manual Soldagem Cobre

7/23/2019 Manual Soldagem Cobre

http://slidepdf.com/reader/full/manual-soldagem-cobre 7/11

 

E#8>8<E@S

Taretas em cai/as com 01g para solda ;<.

7

Page 8: Manual Soldagem Cobre

7/23/2019 Manual Soldagem Cobre

http://slidepdf.com/reader/full/manual-soldagem-cobre 8/11

 

SOLA (4 )La6o Re5es6ido-AWS A!8 R ' Cu +. A/ 0%* 1"22 S &S (4

ESCI;JK9 8 >;<8;ndicado para os processos de brasagem e soldagem o/i7acetil$nica comeletrodo revestido em aço, 'erro maleável, 'erro 'undido, cobre e suasligas e níuel e suas ligas.

Contém silício como agente deso/idante e estan!o para uma maiorresist$ncia % o/idação ue proporcionam uma boa resist$ncia %corrosão. 6roduz boa soldabilidade, sem desprendimento de 'umo dezinco e sem a presença de poros.

8 adição de estan!o 'ornece resist$ncia ao material e resist$ncia %corrosão durante a deposição da solda.

9s processos ;<, ;< são utilizados com argnio ou uma mistura deargnio com !élio mas não com nitrog$nio. C!ama neutra ou levementeo/idante pode ser utilizada. ;ndicada para uni?es com vão de 1,1L mm a1,02 mm de largura. 6ara minimizar porosidade, utilizar uma velocidadede soldagem maior.

9 pré7auecimento não é necessário para as ligas com alto teor de Hn(de 21 a +1G Hn". Mm res'riamento lento diminui a possibilidade de'issuras.

C8I8CEIOS;C8S O6;C8S 8 >;<8

>atão revestido. 6onto de 'usão: )*1°C.

C969S;JK9 8 >;<8

Cu LP,1 a N2,1 6b 1,12 má/ 8l 1,10 má/ Si 1,B1 a 1,L1 Sn 1,L1 má/ Qe 1,L1 má/ Hn rest

8

Page 9: Manual Soldagem Cobre

7/23/2019 Manual Soldagem Cobre

http://slidepdf.com/reader/full/manual-soldagem-cobre 9/11

 86>;C8JRES

Soldagem de latão e suas ligas com ponto de 'usão acima de*L1°C.

6ara brasagem de aço, 'erro maleável e 'undido, níuel e ligas deníuel. Mso geral em ind5stria e serviços de manutenção. Mtilizada para brasagem, soldagem o/i7acetil$nica com eletrodo

revestido. Carrocerias, tubulaç?es, estruturas metálicas, carcaças em 'erro

'undido, 'abricação e reparação de euipamentos !idráulicos.

6IE68I8JK9 9 E8>

8s peças a serem trabal!adas, assim como o material de adição, devemestar totalmente limpos de modo a eliminar uaisuer vestígios desu=eiras, resíduos de Aleo, gra/a, e outras impurezas.

E#8>8<E@S

Taretas em cai/as com 01g para solda ;<.

9

Page 10: Manual Soldagem Cobre

7/23/2019 Manual Soldagem Cobre

http://slidepdf.com/reader/full/manual-soldagem-cobre 10/11

 

S%L'RO 2 )'ro.3e Silício: Cobre ; Silício-AWS A!" #RCuSi A

ESCI;JK9 8 >;<88 liga S;#I9 2 é um metal de preenc!imento com base de cobre e 2Gde silício e peuenas uantidades de magnésio, estan!o e zinco.<eralmente utilizada para ;<, ;< e soldagem o/i7acetil$nica de cobre,cobre7silício, cobre7zinco e também para aço. E/celente para aço comume galvanizado assim como outros aços revestidos. 8 c!ama o/i7acetil$nica pode ser levemente o/idante. 9 6ré7auecimento não érecomendado.

C8I8CEIOS;C8S O6;C8S 8 >;<8

6onto de 'usão: 01BL °C.

C969S;JK9 8 >;<8

Cu rest Qe 1,L1 má/ 6b 1,1B má/ n 0,L má/ Si B,)U+,1 Sn 0,1 má/ Hn 0,1 má/ 8l 1,10 má/

86>;C8JRES

6ara ;<, ;< e soldagem o/i7acetil$nica de cobre, cobre7silício, metaiscom base cobre zinco e para aço. 6ara super'ícies su=eitas %corrosão.

6IE68I8JK9 9 E8>8s peças a serem trabal!adas, assim como o material de adição, devemestar totalmente limpos de modo a eliminar uaisuer vestígios desu=eiras, resíduos de Aleo, gra/a, e outras impurezas.

E#8>8<E@S

10

Page 11: Manual Soldagem Cobre

7/23/2019 Manual Soldagem Cobre

http://slidepdf.com/reader/full/manual-soldagem-cobre 11/11

 Sob consulta.

11