Maravilhas do mundo antigo

15
7 MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO Professora: Cristiane Seibt

description

7 - Maravilhas do mundo antigo

Transcript of Maravilhas do mundo antigo

Page 1: Maravilhas do mundo antigo

7 MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO

Professora: Cristiane Seibt

Page 2: Maravilhas do mundo antigo

1 – Jardins Suspensos da Babilônia É talvez uma das maravilhas relatadas sobre a qual menos se

sabe. 

Seis montes de terra artificiais, com terraços arborizados, apoiados em colunas de 25 a 100 metros de altura, construídos pelo rei Nabucodonosor II, para agradar e consolar sua esposa preferida Amitis, que nascera na Média, um reino vizinho, e vivia com saudades dos campos e florestas de sua terra. Chegava-se a eles por uma escada de mármore. foram construídos no século VI a.C., no sul da Mesopotâmia, na Babilônia. Os terraços foram construídos um em cima do outro e eram irrigados pela água bombeada do rio Eufrates. Nesses terraços estavam plantadas árvores e flores tropicais e alamedas de altas palmeiras. Não se sabe quando foram destruídos.

Page 3: Maravilhas do mundo antigo
Page 4: Maravilhas do mundo antigo

2 - Pirâmides de Gizé

Estas três majestosas pirâmides foram construídas como tumbas reais para os reis Quéops, Quéfren, e Miquerinos - pai, filho e neto.

 Porque os egípcios acreditavam que o defunto-rei navegaria pelo céu junto ao Rei-Sol. 

Apesar das complicadas medidas de segurança, como sistemas de bloqueio com pedregulhos e grades de granito, todas as pirâmides do Antigo Império foram profanadas e roubadas possivelmente antes de 2000 a.C.

Page 5: Maravilhas do mundo antigo
Page 6: Maravilhas do mundo antigo

3 - Estátua de Zeus

Na cidade grega de Olímpia, estava a estátua de Zeus, esculpida pelo célebre ateniense Fídias, no século V a.C., Essa é considerada sua obra-prima. Supõe-se que a construção da estátua tenha levado cerca de oito anos. Zeus (Júpiter, para os romanos) era o senhor do Olimpo, a morada das divindades.A estátua media de 12 a 15 metros de altura, e era toda de marfim e ébano. Seus olhos eram pedras preciosas. Fídias esculpiu Zeus sentado num trono.Na mão direita levava a estatueta de Nike, deusa da Vitória; na esquerda, uma esfera sob a qual se debruçava uma águia. A lenda dizia que quando Zeus franzia a fronte o Olimpo todo tremia. A estátua de Zeus desapareceu sem deixar vestígios em Constantinopla no século V d.C., local para onde a colossal estátua tinha sido transladada, quando quase todo seu material precioso de ouro, marfim e pedras preciosas já tinha sido retirado.

Page 7: Maravilhas do mundo antigo
Page 8: Maravilhas do mundo antigo

4 - Templo de Ártemis

O templo de Ártemis (ou templo de Diana) Foi o

maior templo do mundo antigo, construído para a deusa grega Ártemis, da caça e dosanimais selvagens. Foi construído no 

século VI a.C. Era composto por 127 colunas de mármore, com 20

metros de altura cada uma. Duzentos anos mais tarde foi

destruído por um grande incêndio, e reerguido por 

Alexandre III Atualmente, apenas uma solitária coluna do templo se mantém, após sucessivos

terremotos e saques.

Media 138 metros de comprimento por 71,5 metros de

largura com colunas de 19,5 metros de altura e era famoso

pelas obras de arte, entre elas a escultura da deusa em ébano, 

ouro,prata e pedra  

Page 9: Maravilhas do mundo antigo
Page 10: Maravilhas do mundo antigo

5 - Mausoléu de Halicarnasso

O mausoléu de Halicarnasso foi uma tumba construída entre 353 e 350 a.C. em Halicarnasso (Turquia) para Mausolo , sua irmã e esposa. A estrutura foi desenhada pelos arquitetos gregos Sátiro e Pítis. Ela tinha aproximadamente 45 metros de altura.Em 353 a.C. Mausolo morreu, deixando Artemísia de coração partido. Como um tributo a ele, ela decidiu construir-lhe a mais esplêndida tumba do mundo então conhecido. Artemísia decidiu não poupar na edificação da tumba.A tumba foi erigida em uma colina tendo uma vista panorâmica da cidade. A estrutura ficava em um pátio fechado, em cujo centro estava uma plataforma com a tumba. Artemísia viveu dois anos após a morte de seu marido. Sua cinzas foram colocadas junto ao túmulo de seu marido. Então uma série de terremotos destruiu as colunas e derrubou a biga de pedra. 

Page 11: Maravilhas do mundo antigo
Page 12: Maravilhas do mundo antigo

6- Colosso de RodesO Colosso de Rodes foi uma estátua de Hélio (deus do sol ) construída entre 292 a.C. e 280 a.C. pelo escultor Carés de Lindos. A estátua tinha trinta metros de altura, 70 toneladas e era feita de bronze. Cada pé estava apoiado em uma margem do canal que dava acesso ao porto, de modo que toda embarcação que chegasse à ilha grega de Rodes, noEgeu por volta de 280 a.C. passaria obrigatoriamente sob as pernas da estátua de Hélio, protetor do lugar. Na mão direita da estátua havia um farol que orientava as embarcações à noite.

A estátua ficou em pé por apenas 55 anos. Em 226 a.C. um terremoto atirou-a no fundo da baía de Rodes, e os habitantes de Rodes não a reconstruíram (por recomendação de um oráculo). No século VII, os árabes venderam os restos como sucata: para ter-se uma ideia do volume do material, foram necessários novecentos camelos para transportá-lo. A estátua, uma obra maravilhosa, levou Carés a suicidar-se logo após tê-la terminado, desgostoso com o pouco reconhecimento público.

Page 13: Maravilhas do mundo antigo
Page 14: Maravilhas do mundo antigo

7 - Farol de Alexandria

O farol de  Alexandria  era uma torre construída em 280 A.C. na ilha de Faros ,para servir como um marco de entrada para o porto e posteriormente, como um farol.Considerada uma das maiores produções da técnica da Antigüidade, foi construído pelo arquiteto e engenheiro grego Sóstrato de Cnido a mando de Ptolomeu.Sobre uma base quadrada erguia-se a esbelta torre octogonal de mármore, com uma altura que variava entre 115 e 150 metros de altura, que pormais de cinco séculos manteve-se entre as mais altas estruturas feitas pelo homem. Em seu interior ardia uma chama que, através de espelhos, iluminava a uma distância de até 50 quilômetros.

Page 15: Maravilhas do mundo antigo