Maria Macia Boletim 12-02 · do pelo Médico Veterinário Renato dos Santos. O curso tem como...

5
BOLETIM INFORMATIVO Publicação Trimestral - Fevereiro 2016 / Ano 03 / N° 08 'Você está falando grego?' Não é assim que dizemos quando não entende- mos nada do que o outro nos falou? Pois, a palavra 'crise' é grega. E podemos entendê-la em seu sentido preciso, mesmo sendo coisa de grego. Ela vem de um verbo (Krínō), que signi ca separar, decidir, julgar. Na medicina, também no sentido grego, é o momento que de ne a evolução de uma doença para a cura ou para a morte. Ou seja, a 'crise' é um momento de decisão. Dela podem vir coisas ruins ou coisas muito boas. A palavra crise, quando ouvida, assusta a todos nós. E ela está por toda parte. Acordamos ouvindo e lendo, nos notici- ários, os cenários mais catastrócos para o futuro do Brasil. A crise seria da economia, gerada pela crise da política - encabeçada por gente que só pensa em seus próprios interesses -, a qual teria ligação com a crise scal do Estado, que ... . Há números que embasam as análises dos economistas, sem dúvida. Há, igualmente, números e fatos que mostram que o Estado está muito grande, com gastos demais, assim como a política não vai bem. Tudo isso é incontestável. Pre ro, entretanto, analisar a crise naquele sentido original e dele tirar lições. Tem quem aposte no lado ruim da crise. Eu pre ro apostar no lado bom, na ideia de que a partir desse momento agudo, se julgarmos bem e decidirmos com clareza, coisas melhores virão. O futuro é construção nossa. Não é fatalidade e não está dado de antemão. Luiz Carlos Braga PALAVRAS DO PRESIDENTE Da esquerda para a direita: Willian Alessi e Paulo Emílio Prohmann. ÚLTIMAS NOTÍCIAS Os médicos veterinários Paulo Emílio F. Prohmann e Willian Alessi representaram a Cooperativa Maria Macia na 3ª Edição do BeefSummit Brasil, realizado pelo portal Beefpoint nos dias 20 a 22 de novembro em Ribeirão Preto – SP. Mais de 900 inscritos, entre eles grandes nomes da pecuária nacional e internacional, participaram do evento, onde foram abordados temas relacionados a comercialização de touros, pecuária de cria, engorda a pasto, integra- ção lavoura-pecuária, produção e mercado de carnes especiais, além da sucessão familiar na pecuária. BEEF SUMMIT BRASIL 2015

Transcript of Maria Macia Boletim 12-02 · do pelo Médico Veterinário Renato dos Santos. O curso tem como...

B O L E T I M I N F O R M A T I V OPublicação Trimestral - Fevereiro 2016 / Ano 03 / N° 08

'Você está falando grego?' Não é assim que dizemos quando não entende-mos nada do que o outro nos falou? Pois, a palavra 'crise' é grega. E podemos entendê-la em seu sentido preciso, mesmo sendo coisa de grego. Ela vem de um verbo (Krínō), que significa separar, decidir, julgar. Na medicina, também no sentido grego, é o momento que define a evolução de uma doença para a cura ou para a morte. Ou seja, a 'crise' é um momento de decisão. Dela podem vir coisas ruins ou coisas muito boas. A palavra crise, quando ouvida, assusta a todos nós. E ela está por toda parte. Acordamos ouvindo e lendo, nos notici-ários, os cenários mais catastróficos para o futuro do Brasil. A crise seria da economia, gerada pela crise da política - encabeçada por gente que só pensa em seus próprios interesses -, a qual teria ligação com a crise fiscal do Estado, que... . Há números que embasam as análises dos economistas, sem dúvida. Há, igualmente, números e fatos que mostram que o Estado está muito grande, com gastos demais, assim como a política não vai bem. Tudo isso é incontestável. Prefiro, entretanto, analisar a crise naquele sentido original e dele tirar lições. Tem quem aposte no lado ruim da crise. Eu prefiro apostar no lado bom, na ideia de que a partir desse momento agudo, se julgarmos bem e decidirmos com clareza, coisas melhores virão. O futuro é construção nossa. Não é fatalidade e não está dado de antemão.

Luiz Carlos Braga

P A L A V R A S D O P R E S I D E N T E

Da esquerda para a direita: Willian Alessi e Paulo Emílio Prohmann.

Ú L T I M A S N O T Í C I A S

Os médicos veterinários Paulo Emílio F. Prohmann e Willian Alessi representaram a Cooperativa Maria Macia na 3ª Edição do BeefSummit Brasil, realizado pelo portal Beefpoint nos dias 20 a 22 de novembro em Ribeirão Preto – SP.

Mais de 900 inscritos, entre eles grandes nomes da pecuária nacional e internacional, participaram do evento, onde foram abordados temas relacionados a comercialização de touros, pecuária de cria, engorda a pasto, integra-ção lavoura-pecuária, produção e mercado de carnes especiais, além da sucessão familiar na pecuária.

BEEF SUMMIT BRASIL 2015

Dr. Manuel Cláudio Motta Macedo. Dr. Ademir Hugo Zimmer.

Fechando o calendário de encontros técnicos 2015, aconteceu em 26 de novembro a 18° Reunião Técnica Maria Macia.Além de serem abordados assuntos relacionados à cooperativa, esta edição contou com duas palestras: “Adubação de

Pastagens”, ministrada pelo pesquisador Dr. Manuel Cláudio Motta Macedo e “Utilização de Pastagens na Integração Lavou-ra-Pecuária”, ministrada pelo Pesquisador Dr. Ademir Hugo Zimmer, ambos da Embrapa.

Na oportunidade, houve ainda a entrega de atestados do programa BPA para as propriedades cooperadas da MM já adequadas às exigên-cias necessárias. Assunto em destaque neste boletim.

18ª REUNIÃO TÉCNICA MARIA MACIA

“As confraternizações de final de ano são sempre boas oportunidades para celebrar resultados, conhecer melhor os colegas e se divertir”.

E assim foi no dia 14 de novembro, quando aconteceu mais uma confraterniza-ção da Maria Macia, onde diretores, colabo-radores e familiares puderam desfrutar de uma programação intensa em período integral.

Pela manhã os funcionários disputaram uma partida de futebol, depois foi servido o almoço que contou com um regado cardá-pio com direito a sobremesa, bolo gelado e picolé. Após o almoço o Sr. Presidente discursou e deu início ao sorteio de brindes. Houve ainda animação com karaokê e as crianças puderam se divertir na piscina por toda tarde.

Mais uma vez o clima foi de muita descon-tração!

CONFRATERNIZAÇÃO 2015

Parte da equipe Maria Macia.

Vice-Presidente Carlos Chagas entregando presente à colaboradora Dieine Barco.

Presidente Luiz Carlos Braga.

Consideramo-nos afortunados por fazer parte da Cooperativa Maria Macia.

Há cerca de quatro anos, associamo-nos à cooperativa e, desde então, a Fazenda Genko vem apresentando resultados surpreendentes.

Acompanhamos as declarações dos associados nas edições anteriores deste boletim e concordamos ipsis litteris com tudo o que foi relatado, acres-centando ainda, o que nos foi essencial: a sinergia existente entre os coopera-dos.

No seio da cooperativa, encontramos notáveis agricultores e pecuaristas, campeões de produtividade em suas respectivas áreas, que não hesitam em repassar aos mais novos suas experiências e sabedoria, guiando-nos através do caminho das pedras, poupando-nos tempo, trabalho e dinheiro.

Só temos a agradecer à Cooperativa Maria Macia todo o apoio e ajuda.

Eurico Ikuta

PAINEL DO COOPERADO

EM FOCO

Foram entregues pela primeira vez no Estado do Paraná, os atestados de adequação para cinco propriedades que se encontram em conformidade com o Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA) para gado de corte, fomentado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A entrega dos atestados aconteceu durante a 18ª Reunião Técnica da cooperativa em 26 de novembro.

Segundo o coordenador nacional do programa, o pesquisador Dr. Ezequiel Rodrigues do Valle, as Boas Práticas Agropecuárias referem-se a um conjunto de normas e de procedimentos a serem observados pelos produtores rurais, que além de tornar os sistemas de produção mais rentáveis e competitivos, asseguram também a oferta de alimentos seguros, oriundos de sistemas de produção sustentáveis. Nesse sentido o BPA trata-se de uma ferramenta que auxilia na gestão das propriedades, nos planejamentos e controle de ativida-des.

Os primeiros atestados foram entregues para as seguintes propriedades cooperadas da Maria Macia:

Fazenda Dona Eliza (Luiziana) – Emílio ProhmannFazenda Genko (Umuarama) – Hélio ShimabukuroFazenda São Francisco (Mamborê) – Carlos e Claudio Chagas FerreiraFazenda Rio Sem Passo (Luiziana) – Agropecuária IpêFazenda Araucária (Luiziana) – Maria da Graça Montans Braga.

FAZENDAS COOPERADAS MARIA MACIA RECEBEM OS PRIMEIROS ATESTADOS DE BOAS PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS NO PARANÁ

Em 1979, Dirceu Caldi, com espírito empreendedor e vislumbrando uma boa oportunidade de negócio, fundou a Rio Grande Comércio de Carnes.

Hoje, comandada por seu filho Luiz Gustavo Caldi, a empresa familiar é tradição e referência no mercado de carnes nobres em Curitiba.

A parceria com a Maria Macia foi iniciada em 2013, quando o proprietário buscava um fornecedor que oferecesse carne bovina de qualidade o ano todo. “Encontramos na cooperativa o que necessitávamos, ou seja, carnes de novi-lhos precoces, provenientes de cruzamento com raças britânicas e com padrão de peso e acabamento de gordura ideais. Além disso, fomos surpreendidos pelo excelente serviço! A entrega ocorre de acordo com nossas necessida-des e é realizada em caminhões extremamente limpos e higienizados.” comenta Luiz Gustavo.

Localizada em região nobre de Curitiba, a Rio Grande oferece, além de cortes de carnes bovinas, carnes exóticas e ainda contempla um empório com vasto leque de produtos diferenciados. O espaço é ideal para atender e conquistar os clientes mais exigentes.

Rio Grande Comércio de CarnesRua: São Sebastião, 291 – Ahú – CuritibaTel: 44 3254-7366

E-mail: [email protected]: www.acougueriogrande.com.brFacebook: Açougue & Churrasco Rio Grande

RIO GRANDE E MARIA MACIA

No próximo dia 18 de março será realizada, no auditório da Associação dos Agrônomos de Campo Mourão, a 9ª Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Maria Macia. Durante a assembleia, além de serem expostos os resulta-dos do exercício 2015 e o plano de trabalho para o exercício 2016, haverá ainda eleição de nova diretoria.

Após a Assembleia, acontecerá a 19ª Reunião Técnica Maria Macia, que contará com a palestra: “Perspectivas para o Mercado de Corte e Gestão da Atividade” a ser ministrada pelo Pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA/Esalq/USP - Thiago Bernardino de Carvalho.

Na sequência, o Diretor Secretário Paulo Emílio Prohmann fará o lançamento da Campanha de Minerais e Medi-camentos 2016.

Os convites com a programação completa serão enviados nos próximos dias.

9ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E 19ª REUNIÃO TÉCNICA

Dr. Ezequiel Rodrigues do Valle. Primeira fileira: Euriko Ikuta (Faz. Genko), Luiz Carlos Braga (Faz. Araucária), Carlos Chagas (Faz. São Francisco), Dr. Ezequiel Rodrigues do Valle (Embrapa), Dr. Ademir Hugo Zimmer (Embrapa), Dr. Manuel Cláudio Motta Macedo (Embrapa).Segunda fileira: Ossimar Belentani (Faz. Rio Sem Passo), Paulo Emílio Prohmann (Faz. Dona Elisa), Willian Alessi (Médico Veterinário Coop. Maria Macia).

A Cooperativa Maria Macia inicia uma campanha para que cooperados e seus colaboradores acompanhem os abates.

O objetivo deste projeto é propiciar que os envolvidos na classificação dos animais na propriedade possam conhecer e aperfeiçoar a forma de avaliar o momento ideal de enviar os animais ao frigorífico, principalmente no quesito acabamento de carcaça (gordura).

Além disso, poderão avaliar também os eventuais hematomas e reações vacinais nas carcaças, para que os manejos das vacinações e embarque sejam sempre aprimorados.

A equipe da Maria Macia estará pronta para recepcionar aqueles que tenham interesse em visitar o frigorífi-co e acompanhar os processos, bastando apenas entrar em contato com um dos técnicos responsáveis e agendar a visita. Este é mais um compromisso da Cooperativa Maria Macia com o cooperado, demonstrando transparên-cia e promovendo maior integração entre os elos da cadeia.

CAMPANHA: “ACOMPANHE O ABATE”

A Cooperativa Maria Macia espera que essas conquistas sirvam como inspiração e motiva-ção para que mais propriedades cooperadas venham a ingressar no programa BPA, pois parafrasean-do Dr. Ezequiel, o futuro da pecuá-ria está na sustentabilidade e o BPA é o caminho.

Rua Santa Cruz, 923 - Campo Mourão - PR - 44. 3017 [email protected]

Para facilitar a organização dos cooperados, a Cooperativa Maria Macia estabelece anualmente um calendário permanente, trazendo as atividades a serem realizadas durante os meses.

Além dos eventos técnicos, este calendário contempla também as épocas das compras, permitindo assim a anteci-pação no planejamento das propriedades.

Segue abaixo a programação para os primeiros meses de 2016:

C A L E N D Á R I O P E R M A N E N T E

ANO 2016

MÊS

MARÇO

ABRIL

ATIVIDADE

MAIO

JULHO Compras em Conjunto (Medicamentos e Sais Minerais)

Compras em Conjunto (Medicamentos e Sais Minerais)

Dia 18 - 9ª Assembleia Geral OrdináriaDia 18 - 19ª Reunião Técnica Palestra: “Perspectivas para o Mercado de Corte e Gestão da Atividadeˮ

Dias 12, 13 e 14 - Curso de Manejo Racional

Minicurso de ConfinamentoCompra de Sêmen

Será realizado entre os dias 12 e 14 de abril o tradicional curso de Manejo Racional de Bovinos de Corte, ministra-do pelo Médico Veterinário Renato dos Santos.

O curso tem como objetivo principal, treinar e aperfeiçoar profissionais em práticas de manejo, a fim de propor-cionar melhoria do bem-estar dos animais, melhores condições de trabalho, diminuição de perdas e maior produti-vidade.

Cooperados e colaboradores interessados devem entrar em contato com o escritório da cooperativa para reserva de vagas, pois são limitadas.

CURSO DE MANEJO RACIONAL

Será realizado no mês de maio o primeiro minicurso sobre confinamento de bovinos de corte, promovido exclusi-vamente para os cooperados Maria Macia e seus colaboradores.

Assuntos diversos sobre o tema, incluindo o manejo geral, nutricional e sanitário, serão abordados pelo Diretor Secretário, Paulo Emílio F. Prohmann, Doutor em Produção de Gado de Corte.

Segundo ele, será uma excelente oportunidade para rever conceitos e atualizar-se nas práticas mais avançadas para confinar bovinos de corte, buscando sempre a eficiência do sistema, principalmente em tempos de crise.

A carga horária será de 8 horas (manhã e tarde), sendo as vagas limitadas. Mais informações serão divulgadas nas próximas semanas.

MINICURSO SOBRE CONFINAMENTO