Mario montessor icomp.

19
EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO Mario M. Montessori Jr. ENELMA MADES; EUNAILDES; IZA MARIA AMORIM; TILMA MARQUES.

Transcript of Mario montessor icomp.

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Mario M. Montessori Jr.

ENELMA MADES;EUNAILDES; IZA MARIA AMORIM;TILMA MARQUES.

PARA ENTENDER MONTESSORI

Montessori revolucionou toda a perspectiva da sociedade de sua época em relação ao desenvolvimento do homem e a Educação.

I - CONTRIBUIÇÃO DE MARIA MONTESSORI

• Maria Montessori não era pedagoga, mas possuía grandes conhecimentos das ciências medicas.

• Com relação ao método Montessori preocupava-se em ser bastante rígida com aqueles que desejassem seguir suas diretrizes e aplicá-las em seu nome, para não deturpar seu trabalho.

II - O MATERIAL MONTESSORI: SUA FUNÇÃO NO TRABALHO, NOS BRINQUEDOS E NA VIDA SOCIAL DA CRIANÇA.

• Ela projetou seu material visando auxiliar as crianças a atingirem a maturidade e independência.

• Três fatores determinam o curso desta construção:a) A própria “psique” da criança com as necessidades, potencialidades que lhe são característicos. b) No contexto cultural, com seus modelos, hábitos e padrões de comportamento, ideologias e religiões e vários outros aspectos da civilização.c)O mundo material com todas suas características, a qual o homem precisa se adaptar para poder utilizar livremente.

• O material não transmite o conhecimento pronto, ele dá oportunidade de organizarem o seu conhecimento.

• O material é usado individualmente na sala de aula. Montessori preferia dizer que a função do adulto na sala é guiar e não ensinar.

III - EDUCAÇÃO MONTESSORI E A MODERNA PSICOLOGIA

• A Psicologia Moderna surge da convicção de que o comportamento humano não é puro mente acidental, e sim determinado por alguma coisa.

• Para Montessori o homem apareceu no cenário evolutivo como um novo ser, ele é muito flexível, seus instintos não são determinantes dos padrões de comportamento, ele constrói seus próprios padrões.

IV - O VALOR PSICOLÓGICO DO TRABALHO NA ESCOLA.

• Segundo os doutores: Montessori, Freud,Walter e Neff: acreditavam que uma falha na educação não apenas limitaria nossas capacidades como adultos,mas se muito grande,anularia a possibilidade de nos tornarmos seres humanos.Eles definem a essência do trabalho como fenômeno humano.

• A tarefa dos educadores é ajudar os seres humanos a se desenvolverem. Essa ajuda torna-se possível oferecendo as crianças um ambiente que estimule as potencialidades características em cada etapa do desenvolvimento.

• “Todo trabalho é nobre”!

V- MONTESSORI E O PROCESSO DE EDUCAÇÃO.

• A educação tem seu inicio como o nascimento, e, portanto, compete aos pais,tanto quanto os outros adultos que cuida das crianças em diversas ,educá-las e orientá-las.

• A técnica utilizada na educação de crianças deve ser a do amor.

VI - EDUCAÇÃO NUM MUNDO EM MUDANÇAS.

• Tomando-se a humanidade como um todo, parece evidente que ela não adapta facilmente as mudanças, mesmo aquelas efetuadas pelo próprio homem, o qual orgulha-se de seu arbítrio de sua liberdade e de sua independência.

• O homem inteligente o que habilita a prender através da experiência.

VII - MONTESSORI E A REVOLUÇÃO DE VALORES.

• Crio-se um abismo entre o homem e o meio, do qual o homem precisa sair através do fortalecimento de seus valores e da tomada de consciência de sua própria força.

• A conduta humana está cada vez mais sujeita a uma programação deliberada, ao controle químico da metade da mente e a perda do individualismo.

“ “ Deus criou o homem a Sua Deus criou o homem a Sua imagem, e o homem criou as imagem, e o homem criou as máquinas à sua imagem”. As máquinas à sua imagem”. As máquinas agora estão máquinas agora estão reformulando o homem e reformulando o homem e Deus declarado morto.Deus declarado morto.

• Uma das medidas mais urgentes a ser tomada em favor da reconstrução da sociedade é a reestruturação do ensino para aqueles poderes maravilhosos que hoje permanecem ocultos sejam despertados na criança.

VIII - A EDUCAÇÃO CÓSMICA.

• Montessori ligava o passado ao presente através do pensamento imaginativo. A visão imaginativa é totalmente diferente da mera percepção de um objeto, porque não tem limites, a imaginação pode viajar através do tempo.

• A criança só terá compreendido o mundo quando for capaz de imaginá-lo em sua mente,indo mais além do nível do simples entendimento.

Educação Cósmica, três aspectos:• Concepção subjacente do homem e seu

desenvolvimento entre 6 e 14 anos de idade.• É o papel do Educador na procura de uma

maneira apropriada para ajudar as crianças desta faixa etária a desenvolverem-se.

• As técnicas a ser usadas nas escolas, istoé, o aspecto didático.

Quando a criança atinge um estágio de maturidade avançado,ou seja,o segundo estágio, deve ser-lhe dada uma visão abrangente do mundo,isto é, uma visão de todo o universo.

O homem precisa de bases para o seu desenvolvimento e sua cultura.

Sendo um ser social, ele necessita, logo ao nascer, de atenções e cuidados de sua mãe,seu pai e sua família.

Sendo um ser biológico, ele necessita estar próximo ao natural, ao intuitivo, ao simples, ao humano.

O psico-ser será decorrente de uma interação do corpo com o ambiente, da mente com as ofertas do meio, das trocas de energia

(positivas ou não) que ele estabelece com as pessoas,com aqueles que lhe “levam” a vida.

São simples relações afetivas que constroem o homem e lhe dão segurança. Segurança para andar, falar, correr, sorrir, cair, conquistar, ler, escrever, construir, trabalhar, amar viver, lutar.

E estas relações são estabelecidas no ambiente da casa, da escola, da comunidade restrita.

A base da reforma educativa e social, necessária aos nossos dias, deve ser construída sobre o estudo cientifico do homem desconhecido.

Maria Montessori