MATEMÁTICA - RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS - AULA 1

3
. MATEMÁTICA . RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS AULA 1 Página 1 de 3 Seno, Coseno e Tangente IMPORTANTE Esse material de apoio complementa a aula: RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS – AULA 1 Disponível em www.alexmayer.com.br Razões trigonométricas: Dado um triângulo retângulo, o lado oposto ao ângulo reto será o maior lado. Esse lado é chamado de hipotenusa. Os outros dois lados menores formarão o ângulo reto e são chamados de catetos. Para estudarmos as razões trigonométricas devemos diferenciar os catetos, utilizando um ângulo interno como referência. Dado um triângulo com lados a, b e c e um ângulo a como referência. O maior lado, ou o lado a é a hipotenusa. Os lados b e c são os chamados catetos. O lado b, distante, longe do ângulo a será o cateto oposto. E o lado c formador do ângulo a é o cateto adjacente. A razão seno será dada pela divisão do cateto oposto pela hipotenusa. A razão coseno será dada pela divisão do cateto adjacente pela hipotenusa. A razão tangente será dada pela divisão do cateto oposto pela hipotenusa. Então para um triângulo a, b e c e um ângulo a como referência, teremos as seguintes razões trigonométricas: Considerando um triângulo com lados 3, 4, e 5 temos:

Transcript of MATEMÁTICA - RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS - AULA 1

Page 1: MATEMÁTICA - RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS - AULA 1

.

MATEMÁTICA

.

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS AULA 1 Página 1 de 3

Seno, Coseno e Tangente

IMPORTANTE Esse material de apoio complementa a aula:

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS – AULA 1 Disponível em www.alexmayer.com.br

Razões trigonométricas: Dado um triângulo retângulo, o lado oposto ao ângulo reto será o maior lado. Esse lado é chamado de hipotenusa. Os outros dois lados menores formarão o ângulo reto e são chamados de catetos. Para estudarmos as razões trigonométricas devemos diferenciar os catetos, utilizando um ângulo interno como referência.

Dado um triângulo com lados a, b e c e um ângulo a como referência. O maior lado, ou o lado a é a hipotenusa. Os lados b e c são os chamados catetos. O lado b, distante, longe do ângulo a será o cateto oposto. E o lado c formador do ângulo a é o cateto adjacente. A razão seno será dada pela divisão do cateto oposto pela hipotenusa. A razão coseno será dada pela divisão do cateto adjacente pela hipotenusa. A razão tangente será dada pela divisão do cateto oposto pela hipotenusa.

Então para um triângulo a, b e c e um ângulo a como referência, teremos as seguintes razões trigonométricas: Considerando um triângulo com lados 3, 4, e 5 temos:

Page 2: MATEMÁTICA - RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS - AULA 1

.

MATEMÁTICA

.

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS AULA 1 Página 2 de 3

Seno, Coseno e Tangente

IMPORTANTE Esse material de apoio complementa a aula:

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS – AULA 1 Disponível em www.alexmayer.com.br

EXERCÍCIOS:

1. Considere o triângulo abaixo:

a) Qual é a hipotenusa? b) Qual é o cateto oposto a a? c) Qual é o cateto adjacente a a? d) Qual é o cateto oposto a β? e) Qual é o cateto adjacente a β? 2. Examine o triângulo retângulo da figura abaixo e calcule o valor das seguintes razões:

a) sena b) cosa c) tga d) senβ e) cosβ f) tgβ

3. Em relação ao ∆CDE e ao ∆ABD, determine senÊ, cosÊ, tgÊ, senÂ, cos e tgÂ

Page 3: MATEMÁTICA - RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS - AULA 1

.

MATEMÁTICA

.

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS AULA 1 Página 3 de 3

Seno, Coseno e Tangente

IMPORTANTE Esse material de apoio complementa a aula:

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS – AULA 1 Disponível em www.alexmayer.com.br

GABARITO 1.

a) a b) b

c) c

d) c

e) b

2.

a) sena = 5

3

15

9

b) cosa = 5

4

15

12

c) tga = 4

3

12

9

d) senβ = 5

4

15

12

e) cosβ = 5

3

15

9

f) tgβ = 3

4

9

12

3.

senÊ = 3

3

cosÊ = 5

3

3

81

,

tgÊ = 9

35

81

3

,

sen = 2

3

cos = 2

1

tg = 3