Matemática e suas Tecnologias Atividades de Quarentena T-Med... · 2020. 9. 25. · 2020 - TURMAS...

12
PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM TURMAS DE MEDICINA 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias Atividades Quarentena de 8ª SEMANA Dia: 25 de setembr de 2020

Transcript of Matemática e suas Tecnologias Atividades de Quarentena T-Med... · 2020. 9. 25. · 2020 - TURMAS...

Page 1: Matemática e suas Tecnologias Atividades de Quarentena T-Med... · 2020. 9. 25. · 2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS – ENEM – SEMANA 08 1 LINGUAGENS,

PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEMTURMAS DE MEDICINA3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCiências Humanas e suas TecnologiasCiências da Natureza e suas TecnologiasMatemática e suas Tecnologias

AtividadesQuarentena

de

8ª SEMANADia: 25 de setembro de 2020

Page 2: Matemática e suas Tecnologias Atividades de Quarentena T-Med... · 2020. 9. 25. · 2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS – ENEM – SEMANA 08 1 LINGUAGENS,
Page 3: Matemática e suas Tecnologias Atividades de Quarentena T-Med... · 2020. 9. 25. · 2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS – ENEM – SEMANA 08 1 LINGUAGENS,

2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS – ENEM – SEMANA 08

1

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 1

O exercício da crônica Escrever prosa é uma arte ingrata. Eu digo prosa como se faz um cronista; não a prosa de um ficcionista, na qual este é levado meio a tapas pelas personagens e situações que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador do cotidiano, a coisa fia mais fino. Senta-se ele diante de sua máquina, olha através da janela e busca fundo em sua imaginação um fato qualquer, de preferência colhido no noticiário matutino, ou da véspera, em que, com as suas artimanhas peculiares, possa injetar um sangue novo. Se nada houver, resta-lhe o recurso de olhar em torno e esperar que, através de um processo associativo, surja-lhe de repente a crônica, provinda dos fatos e feitos de sua vida emocionalmente despertados pela concentração. Ou então, em última instância, recorrer ao assunto da falta de assunto, já bastante gasto, mas do qual, no ato de escrever, pode surgir o inesperado.

MORAES, V. Para viver um grande amor: crônicas e poemas. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.

Nesse trecho, Vinicius de Moraes exercita a crônica para pensá-la como gênero e prática. Do ponto de vista dele, cabe ao cronista a) criar fatos com a imaginação. b) reproduzir as notícias dos jornais. c) escrever em linguagem coloquial. d) construir personagens verossímeis. e) resinificar o cotidiano pela escrita. QUESTÃO 2

A tirinha remete ao Eufemismo, (Etm. do grego euphemismós), figura de retórica pela qual se suavizam expressões tristes ou desagradáveis, empregando outras mais suaves e delicadas. Verifica-se o mesmo recurso de se amenizar o contexto em: a) “É tão bonita que mete medo.” b) “Já lhe disse isso um milhão de vezes!” c) “O Sol, preguiçoso, dormia nas nuvens.” d) “Ela está vivendo no Reino da Glória.” e) “Eu vi tudo com esses olhos que um dia a terra há

de comer”.

QUESTÃO 3

Os recursos não verbais do quadro abaixo:

a) demonstram que a condutora trata as normas de

segurança para condutores de motocicletas e ciclomotores com condescendência.

b) ratificam a linguagem verbal empregada no quadro, uma vez que a condutora está com o capacete – equipamento de proteção essencial a quem anda de moto – virado para trás.

c) denunciam a ultrapassagem da condutora pela direita – atitude que caracteriza a direção defensiva, preventiva.

d) permitem inferir que há velocidade compatível com as condições da via utilizada.

e) orientam o leitor a respeito dos modos de usar conscientemente os veículos motorizados de duas rodas para transportar passageiro.

QUESTÃO 4

“FOTO” é a forma reduzida da palavra “fotografia”. Esse processo se manifesta quando uma palavra é muito longa. Cria-se nova palavra a partir da eliminação de parte da já existente. Destaca-se como representante desse processo a palavra

a) extra, redução da palavra “extrato”. b) Floripa, redução das palavras “flor do ipê”. c) micro, redução do substantivo “micróbio”. d) metrô, redução do nome “metrópole”. e) pornô, redução da palavra “pornográfico”.

Page 4: Matemática e suas Tecnologias Atividades de Quarentena T-Med... · 2020. 9. 25. · 2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS – ENEM – SEMANA 08 1 LINGUAGENS,

2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM – SEMANA 08

2

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 5

Em 1935, Luiz Carlos Prestes, líder da Aliança Nacional Libertadora (ANL), publica o manifesto abaixo.

“A todo povo do Brasil! Aos aliancistas de todo o Brasil! 5 de julho de

1922 e 5 de julho de 1924. Troam os canhões de Copacabana. Tombam os heróis companheiros de Siqueira Campos! Levantam-se, com Joaquim Távora, os soldados de São Paulo e, durante 20 dias é a cidade operária barbaramente bombardeada pelos generais a serviço de Bernardes! Depois… a retirada. A luta heroica nos sertões do Paraná! Os levantes do Rio Grande do Sul! A marcha da coluna pelo interior de todo o país, despertando a população dos mais ínvios sertões, para a luta contra os tiranos, que vão vendendo o Brasil ao capital estrangeiro.

Quanta energia! Quanta bravura! Mas as lutas continuam, porque a vitória ainda

não foi alcançada e o lutador heroico é incapaz de ficar a meio do caminho, porque o objetivo a atingir é a libertação nacional do Brasil, a sua unificação nacional e o seu progresso e o bem-estar e a liberdade de seu povo e o lutador persistente e heroico é esse mesmo povo, que do Amazonas ao Rio Grande do Sul, que do litoral às fronteiras da Bolívia, está unificado mais pelo sofrimento, pela miséria e pela humilhação em que vegeta do que uma unidade nacional impossível nas condições semicoloniais e semifeudal de hoje! (...). Somos herdeiros das melhores tradições revolucionárias de nosso povo e é, recordando a memória de nossos heróis, que marchamos para a luta e para a vitória!”

www.marxists.org/portugues/prestes/1935/07/05.htm – acessado em 11/04/2019

É correto afirmar que o manifesto acima a) está inserido nas lutas políticas dos anos de 1930,

herdeiras dos movimentos tenentistas, de forte tendência comunista, como a Coluna Prestes e a Intentona Comunista de 1935, que tinha como objetivo a tomada violenta do poder.

b) conclama o povo brasileiro a uma revolução de caráter socialista. Para isso recorre à história do movimento tenentista, do qual Luiz Carlos Prestes foi o maior expoente, e à evidente tradição revolucionária dos tenentes brasileiros.

c) exalta os movimentos tenentistas dos anos de 1920 (Revolta do Forte de Copacabana, Revolução Paulista e Coluna Prestes-Miguel Costa) buscando um passado revolucionário para os movimentos que se opunham ao Estado Novo.

d) foi um chamado à população brasileira para, junto a aliancistas, derrubarem o governo de Artur Bernardes e apoiarem, tal qual o movimento tenentista, uma transformação da política brasileira, que seria liderada por Getúlio Vargas.

e) retoma os 3 grandes movimentos tenentistas (Revolta dos 18 do Forte, Revolta Paulista e Coluna Prestes), identificando-os como revolucionários e predecessores de um movimento ainda maior que estaria por vir, liderado pela ANL.

QUESTÃO 6

Por que só o homem é suscetível de tornar-se imbecil? [...] O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. Lourdes

Santos Machado, 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. pp. 243; 259. Com base nos conhecimentos sobre sociedade civil, propriedade e natureza humana no pensamento de Rousseau, assinale a alternativa correta. a) A instauração da propriedade decorre de um ato

legítimo da sociedade civil, na medida em que busca atender às necessidades do homem em estado de natureza.

b) A instauração da propriedade e da sociedade civil cria uma ruptura radical do homem consigo mesmo e de distanciamento da natureza.

c) A fundação da sociedade civil é legitimada pela racionalidade e pela universalidade do ato de instauração da propriedade privada.

d) O sentimento mais primitivo do homem, que o leva a instituir a propriedade, é o reconhecimento da necessidade da propriedade para garantir a subsistência.

e) A sociedade civil e a propriedade são expressões da perfectibilidade humana, ou seja, da sua capacidade de aperfeiçoamento.

QUESTÃO 7

A partir da década de 1980, é observado no Brasil um maior crescimento das metrópoles regionais e das cidades médias, predominando uma migração urbana-urbana. Esse processo a) resulta da crescente integração dos espaços, o que

possibilita a dispersão das atividades econômicas. b) atende às políticas de incentivo a frentes pioneiras,

o que qualifica o território com infraestruturas intensivas em tecnologia.

c) valoriza a função social das terras devolutas, o que justifica a unidade territorial do país ao longo do tempo.

d) responde à tardia desconcentração industrial, o que distribui de maneira equitativa os centros estratégicos das empresas.

e) deriva de projetos público-privados de integração nacional, o que compartilha os riscos de investimentos em áreas distantes.

QUESTÃO 8

A concentração fundiária, a mecanização do campo e a facilidade de acesso aos serviços sociais nas cidades brasileiras explicam a) a desmetropolização. b) o êxodo urbano. c) a transição demográfica. d) o êxodo rural. e) a conurbação.

Page 5: Matemática e suas Tecnologias Atividades de Quarentena T-Med... · 2020. 9. 25. · 2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS – ENEM – SEMANA 08 1 LINGUAGENS,

2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS – ENEM – SEMANA 08

3

QUESTÃO 9

As misteriosas cidades e edificações da civilização maia que resistiram ao tempo incluem obras reconhecidas como patrimônio mundial. Tais achados vêm intrigando pesquisadores até a atualidade, já que pouco se sabe sobre as origens, a organização social e as causas do fim dessa civilização, no século X. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais características da civilização maia. a) Desenvolveu-se na floresta Amazônica (atuais

Peru, Bolívia e Suriname) e sua economia se baseava na coleta de tributos provenientes do comércio com os incas e os astecas.

b) Ocupava a região das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (Sul do México), e desenvolveu saberes matemáticos, astronômicos e arquitetura sofisticados para a época.

c) O poder era centralizado nas mãos do Imperador, cuja origem era considerada divina, e a capital, Machu Picchu, foi construída no topo de uma grande montanha para evitar ataques de povos inimigos.

d) Habitava a região do Rio da Prata, atuais Uruguai e Argentina, onde desenvolveu a cultura de algodão, com o qual fabricava tecidos para exportação, e projetou um sistema de vigilância eficaz para se proteger de ataques inimigos.

e) A organização social igualitária favorecia a distribuição equilibrada dos recursos naturais provenientes do comércio marítimo, realizado no Caribe, e os grandes templos e pirâmides honravam as divindades do Sol (Rá) e da Lua (Anúbis).

QUESTÃO 10

“A Revolução conquistou o mundo. Apesar das santas alianças e dos sistemas de intervenção, os despotismos pereceram um após outro, as Constituições multiplicaram-se, as servidões esfumaram-se, os povos oprimidos libertaram-se, unificados em nações. Que país se poderá gabar de nada dever ao espírito desta revolução? O próprio centro da Revolução é vítima de uma curiosa reação quando, em 1813, aquele que lhe arrebata a liberdade e quer dar ordens à Europa encontra pela frente os povos conduzidos ao combate em nome da liberdade. Obra da burguesia, a Revolução redundou em proveito da burguesia. Na direção da administração pública, ela substitui-se à aristocracia, classe vencida. Instruída, exercitada na prática dos negócios, a burguesia, em face da massa ignorante, é a única que pode fornecer quadros à nova ordem. Com isto ganha estipêndios elevados, prestígio e um gosto real pelas funções públicas. Em vão o Terror limita o seu concurso: o Termidor devolve-lhe os lugares perdidos; e, de fato, sob os regimes ulteriores, conservá-los-á. Por outro lado, é ela a grande beneficiária de bens nacionalizados; e, favorecida pela desvalorização do papel-moeda, realiza um bom negócio. [...]Esta Revolução tem o seu quinhão de horrores; mergulha na guerra, outro horror; os princípios são menosprezados, renegados até. Por fim volta a trazer à cena política o

despotismo a maior desgraça para a liberdade; e, prometendo a igualdade, consente que uma classe se substitua a outra, deixando que a nova privilegiada regateie a emancipação da que continua subordinada.”

(Fonte: NICOLLE, Paul. Coleção Europa-América. Lisboa: Ed. Europa-América, 1975. p. 120-121. Adaptado).

Qual é a revolução tratada pelo fragmento de texto? a) Revolução Industrial. b) Revolução Bolchevique. c) Revolução Gloriosa. d) Revolução Americana. e) Revolução Francesa.

QUESTÃO 11

“Todos sabem que a Primeira Revolução Verde ocorreu a partir de 1960 quando os geneticistas Norman Borlaug, norte-americano que recebeu o Prêmio Nobel trabalhando com trigo, e M. S. Swaminathan, indiano, trabalhando com arroz, conseguiram obter variedades de plantas de alta produtividade comparadas com outras da época. (…)

Agora, um importante artigo publicado pelo The Economist informa que uma Segunda Revolução Verde está em andamento diante da queda da produtividade, principalmente do arroz, que ocorre em países asiáticos por diversos motivos. Novas variedades foram e estão sendo desenvolvidas pelo IRRI – International Rice Research Institute nas Filipinas com diferentes finalidades. Algumas delas são resistentes às inundações, outras às secas, às salinidades ou aos calores extremos, problemas enfrentados pelos pequenos e pobres produtores asiáticos cuja renda procuram elevar. Além de melhorar seus nutrientes.

YOKOTA, P. Carta Capital, 19 maio de 2014. Adaptado.

No âmbito da produção agropecuária, o texto pode ser considerado como um indicativo do principal entre os objetivos da revolução verde, que é: a) a geração de lucro para institutos de

pesquisas agrícolas. b) o incremento da mão de obra no campo com o

aumento da produtividade. c) produzir mais alimentos para combater a fome

no mundo. d) garantir a variabilidade das espécies cultivadas

no campo. e) incentivar a prática da agricultura

orgânica alternativa. QUESTÃO 12

As cidades da região Sudeste do Brasil foram as que mais receberam migrantes oriundos do campo (êxodo rural) e também de outras regiões do país (migrações regionais), fato que se deu de forma mais acentuada na década de 1970 e nos anos posteriores. Assim, o Sudeste consolidou-se como a região mais urbanizada do país. Tal ocorrência pode explicar-se: a) pelas preferências culturais dos migrantes. b) pela maior presença de indústrias e empregos. c) pela maior receptividade da população local. d) pelo processo de marcha para o litoral do país. e) pela alto preço do solo nas demais regiões.

Page 6: Matemática e suas Tecnologias Atividades de Quarentena T-Med... · 2020. 9. 25. · 2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS – ENEM – SEMANA 08 1 LINGUAGENS,

2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM – SEMANA 08

4

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 13

O axônio é a parte da célula nervosa responsável pela condução do impulso nervoso, que transmite informações para outras células.

Várias propriedades elétricas dos axônios são regidas por canais iônicos, que são moléculas de proteínas que se estendem ao longo de sua membrana celular. Quando aberto, um canal iônico possui um poro preenchido por um fluido de baixa resistividade. Pode-se modelar cada canal iônico como um cilindro de comprimento L 12 nm= com raio da base medindo r 0,3 nm.=

Adotando 3,π = sabendo que 91nm 10 m−= e que a

resistência elétrica de um canal iônico típico é 1110 ,Ω a resistividade do fluido que o preenche é a) 2,25 m.Ω ⋅ b) 0,56 m.Ω ⋅ c) 4,50 m.Ω ⋅ d) 9,00 m.Ω ⋅ e) 1,12 m.Ω ⋅

QUESTÃO 14

Em uma pequena ligação para árvore de Natal, composta de 2 pilhas e 2 lâmpadas, uma pessoa inseriu uma terceira pilha em paralelo a uma das lâmpadas, juntamente a um interruptor S, obtendo o circuito mostrado na figura. Considere que o brilho das lâmpadas seja proporcional à sua potência elétrica. Em comparação ao circuito com a chave aberta, quando fechamos a chave,

a) as lâmpadas L1 e L2 passam a brilhar mais. b) a lâmpada L1 brilha mais, e a lâmpada L2

se apaga. c) a lâmpada L1 brilha menos, e a lâmpada L2

se apaga. d) a lâmpada L1 brilha mais, e a L2 não muda

seu brilho. e) a lâmpada L1 não muda seu brilho, e a L2

brilha menos. QUESTÃO 15

O quadro apresenta alguns exemplos de combustíveis empregados em residências, indústrias e meios de transporte.

Combustíveis Temperatura

de fusão ( C)°

Temperatura de ebulição

( C)° Butano 135− 0,5− Etanol 112− 78 Metano 183− 162− Metanol 98− 65 Octano 57− 126

São combustíveis líquidos à temperatura ambiente de 25 C :° a) Butano, etanol e metano. b) Etanol, metanol e octano. c) Metano, metanol e octano. d) Metanol e metano. e) Octano e butano.

Page 7: Matemática e suas Tecnologias Atividades de Quarentena T-Med... · 2020. 9. 25. · 2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS – ENEM – SEMANA 08 1 LINGUAGENS,

2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS – ENEM – SEMANA 08

5

QUESTÃO 16

O soro fisiológico é uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaC ) comumente utilizada para higienização ocular, nasal, de ferimentos e de lentes de contato. Sua concentração é 0,90% em massa e densidade igual a 1,00 g mL. Qual massa de NaC , em grama, deverá ser adicionada à água para preparar 500 mL desse soro? a) 0,45 b) 0,90

c) 4,50 d) 9,00

e) 45,00

QUESTÃO 17

Um produtor de larvas aquáticas para alimentação de peixes ornamentais usou veneno para combater parasitas, mas suspendeu o uso do produto quando os custos se revelaram antieconômicos. O gráfico registra a evolução das populações de larvas e parasitas.

O aspecto biológico, ressaltado a partir da leitura do gráfico, que pode ser considerado o melhor argumento para que o produtor não retome o uso do veneno é: a) A densidade populacional das larvas e dos parasitas não é afetada pelo uso do veneno. b) A população de larvas não consegue se estabilizar durante o uso do veneno. c) As populações mudam o tipo de interação estabelecida ao longo do tempo. d) As populações associadas mantêm um comportamento estável durante todo o período. e) Os efeitos das interações negativas diminuem ao longo do tempo, estabilizando as populações. QUESTÃO 18

Numa região, originalmente ocupada por Mata Atlântica, havia, no passado, cinco espécies de pássaros de um mesmo gênero. Nos dias atuais, essa região se reduz a uma reserva de floresta primária, onde ainda ocorrem as cinco espécies, e a fragmentos de floresta degradada, onde só se encontram duas das cinco espécies. O desaparecimento das três espécies nas regiões degradadas pode ser explicado pelo fato de que, nessas regiões, ocorreu a) aumento do volume e da frequência das chuvas. b) diminuição do número e da diversidade de hábitats. c) diminuição da temperatura média anual. d) aumento dos níveis de gás carbônico e de oxigênio na atmosfera. e) aumento do grau de isolamento reprodutivo interespecífico. QUESTÃO 19

Conforme indica a figura ao lado, uma bolha de hélio sofre um deslocamento vertical na água, do ponto A até o ponto B, onde AB 10 m.= Sabendo que a razão B A(v v ) entre os volumes é o dobro da razão B A(T T ) entre as temperaturas. Qual a pressão, em pascal, no ponto B? Dado: massa específica da água 3 310 kg m e 2g 10 m s=

a) 31 10⋅ b) 42 10⋅

c) 41 10⋅ d) 52 10⋅

e) 51 10⋅

Page 8: Matemática e suas Tecnologias Atividades de Quarentena T-Med... · 2020. 9. 25. · 2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS – ENEM – SEMANA 08 1 LINGUAGENS,

2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM – SEMANA 08

6

QUESTÃO 20

As alternativas apresentam cinco gráficos da pressão em função do volume para um certo gás submetido a cinco processos cíclicos diferentes. Assinale a alternativa que representa o ciclo termodinâmico no qual o gás realiza a maior quantidade de trabalho possível. a)

b)

c)

d)

e)

QUESTÃO 21

O ferro metálico é obtido em altos-fornos pela mistura do minério hematita 2 3( Fe O )α − contendo impurezas, coque (C) e calcário 3(CaCO ), sendo estes mantidos sob um fluxo de ar quente que leva à queima do coque, com a temperatura no alto-forno chegando próximo a 2.000 C.° As etapas caracterizam o processo em função da temperatura.

Entre 200 C° e 700 C :°

2 3 3 4 23 Fe O CO 2 Fe O CO+ → +

3 2CaCO CaO CO→ +

3 4 2Fe O CO 3 FeO CO+ → + Entre 700 C° e 1.200 C :°

2C CO 2 CO+ →

2FeO CO Fe CO+ → + Em doses baixas, o bromazepam reduz seletivamente a tensão e a ansiedade; em doses elevadas, tem efeito sedativo e relaxante muscular. A ação do bromazepam começa cerca de 20 minutos depois da sua administração.

Entre 1.200 C° e 2.000 C :° Ferro impuro se funde Formação de escória fundida 3(CaSiO )

22 C O 2 CO+ → BROWN, T. L.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química: a

ciência central. São Paulo: Pearson Education, 2005 (adaptado).

No processo de redução desse metal, o agente redutor é o a) C. b) CO. c) 2CO . d) CaO. e) 3CaCO .

QUESTÃO 22

Adicionar quantidades de álcool à gasolina, diferentes daquelas determinadas pela legislação, é uma das formas de adulterá-la. Um teste simples para aferir a quantidade de álcool presente na mistura consiste em adicionar uma solução salina aquosa à amostra de gasolina sob análise. Essa metodologia de análise pode ser usada porque o(a) a) água da solução salina interage com a gasolina da

mistura, formando duas fases, uma delas de álcool ouro.

b) álcool contido na gasolina interage com a solução salina, formando duas fases, uma delas de gasolina pura.

c) gasolina da mistura sob análise interage com a solução salina, formando duas fases, uma delas de álcool puro.

d) água da solução salina interage com o álcool da mistura, formando duas fases, uma delas de gasolina com o sal.

e) álcool contido na gasolina interage com o sal da solução salina, formando duas fases, uma delas de gasolina mais água.

Page 9: Matemática e suas Tecnologias Atividades de Quarentena T-Med... · 2020. 9. 25. · 2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS – ENEM – SEMANA 08 1 LINGUAGENS,

2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS – ENEM – SEMANA 08

7

QUESTÃO 23

Várias estratégias estão sendo consideradas para a recuperação da diversidade biológica de um ambiente degradado, dentre elas, a criação de vertebrados em cativeiro. Com esse objetivo, a iniciativa mais adequada, dentre as alternativas abaixo, seria criar a) machos de umas espécies e fêmeas de outras,

para possibilitar o acasalamento entre elas e o surgimento de novas espécies.

b) muitos indivíduos da espécie mais representativa, de forma a manter a identidade e a diversidade do ecossistema.

c) muitos indivíduos de uma única espécie, para garantir uma população geneticamente heterogênea e mais resistente.

d) um número suficiente de indivíduos, do maior número de espécies, que garanta a diversidade genética de cada uma delas.

e) vários indivíduos de poucas espécies, de modo a garantir, para cada espécie, uma população geneticamente homogênea.

QUESTÃO 24

O esquema representa o ciclo do enxofre na natureza, sem considerar a intervenção humana.

Algumas atividades humanas interferiram significativamente no ciclo natural do enxofre, alterando as quantidades das substâncias indicadas no esquema. Ainda hoje isso ocorre, apesar do grande controle por legislação. Pode-se afirmar que duas dessas interferências são resultantes da a) queima de combustíveis em veículos pesados e da

produção de metais a partir de sulfetos metálicos. b) produção de metais a partir de óxidos metálicos e

da vulcanização da borracha. c) queima de combustíveis em veículos leves e da

produção de metais a partir de óxidos metálicos. d) queima de combustíveis em indústria e da

obtenção de matérias-primas a partir da água do mar.

e) vulcanização da borracha e da obtenção de matérias-primas a partir da água do mar.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 25

Adriano ganhou um pote de bombons. Ele quer separá-los em sacos com a mesma quantidade de bombons em cada um. Se Adriano colocar quatro bombons em cada saco, ele usará uma certa quantidade de sacos e sobrará um bombom. Se Adriano colocar cinco bombons em cada saco, ele usará quatro sacos a menos e sobrarão três bombons. O pote que Adriano ganhou tem, exatamente, a seguinte quantidade de bombons: a) 73. b) 13. c) 53.

d) 33. e) 93.

QUESTÃO 26

A maior variação de maré do Brasil ocorre na baía de São Marcos, no estado do Maranhão. A diferença entre o nível mais alto e o nível mais baixo atingidos pela maré pode chegar a 8 metros em algumas épocas do ano. Suponha que em determinado dia do ano o nível da maré da baía de São Marcos possa ser descrito pela expressão

n(t) 3sen((t 5) 6) 4,π= − + com t [0, 24]∈

sendo t o tempo (medido em horas) e n(t) o nível da maré no instante t (dado em metros). Com base nessas informações, considere as seguintes afirmativas: 1. O nível mais alto é atingido duas vezes durante o dia. 2. Às 11h é atingido o nível mais baixo da maré. 3. Às 5 h é atingido o nível mais alto da maré. 4. A diferença entre o nível mais alto e o nível mais baixo é de 3 metros.

Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. QUESTÃO 27

Para se ganhar 20% sobre o preço de venda de um objeto comprado por R$ 4.000,00, ele deve ser vendido por: a) 4.800,00. b) 5.000,00. c) 4.600,00.

d) 4.400,00. e) 4.200,00.

QUESTÃO 28

O Sargento encarregado de organizar as escalas de missão de certa organização militar deve escalar uma comitiva composta por um capitão, dois tenentes e dois sargentos. Estão aptos para serem escalados três capitães, cinco tenentes e sete sargentos. O número de comitivas distintas que se pode obter com esses militares é igual a a) 630. b) 570. c) 315.

d) 285. e) 210.

Page 10: Matemática e suas Tecnologias Atividades de Quarentena T-Med... · 2020. 9. 25. · 2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS – ENEM – SEMANA 08 1 LINGUAGENS,
Page 11: Matemática e suas Tecnologias Atividades de Quarentena T-Med... · 2020. 9. 25. · 2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS – ENEM – SEMANA 08 1 LINGUAGENS,

www.upvix.com.br

Talentos: o faz em casa!

Davi Barcellos

Ele escolheu a USP.

UFES 2019: ENEM 2018:

(aluno UP desde o 7º ano do EF II)

Káryus Duailibe

maior notado ES.

UFES 2019: ENEM 2018:

(aluno UP desde o 6º ano do EF II)

Pedro HenriqueBarbosa

APROVADO EM MEDICINA:

(aluno UP desde o 6º ano do EF II)

a maior nota do ES.Em Ciências da Natureza,a maior nota do Brasil.

UNICAMP 2020 e USP 2020.

GERAL

GERAL

QUALIDADECOMPROVADA!

Page 12: Matemática e suas Tecnologias Atividades de Quarentena T-Med... · 2020. 9. 25. · 2020 - TURMAS DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS – ENEM – SEMANA 08 1 LINGUAGENS,

CENTRO EDUCACIONAL

JARDIM DA PENHA

(27) 3025 9150

JARDIM CAMBURI

(27) 3317 4832

PRAIA DO CANTO

(27) 3024-7201

VILA VELHA

(27) 3325 1001