Materiais alternativos para confecção de concretos e argamassas

2
Materiais alternativos para confecção de concretos e argamassas Natureza: Pesquisa Descrição: A utilização de agregados alternativos na construção civil, que tem como função promover estabilidade dimensional aos elementos do concreto, vem aumentando com o objetivo de melhorar as propriedades deste ou reduzir os recursos financeiros gastos com o material na construção. Os depósitos de lixo, em geral, recebem em grande quantidade materiais plásticos provenientes de instalações domésticas ou industriais, estes diminuem a compactação e prejudicam a decomposição de materiais biodegradáveis, pois criam camadas na qual afetam as trocas de líquidos e gases gerados no processo de biodegradação da matéria orgânica. Os plásticos são divididos em: termofixos, os que uma vez moldados, não podem sofrer novos ciclos de processamento, pois não fundem novamente, impedindo a nova moldagem. E em termoplásticos, que são os mais consumidos pela população, estes podem ser reaproveitados, pois ao serem submetidos a aquecimento em temperaturas adequadas, amolecem e fundem, podendo ser novamente moldados. Após serem recolhidos nos depósitos de lixo, estes materiais termoplásticos são separados e enviados para microempresas de reciclagem, que após dar-lhes o devido tratamento os revende para que possam ser reutilizados. Nos últimos tempos há estudos para reutilização de materiais plásticos na indústria têxtil, na fabricação de garrafas, fracos e potes e painéis para a construção civil. Anteriormente estudos utilizaram como agregados alternativos rejeitos de borrachas, vidros e rejeitos da própria construção civil . O objetivo do presente estudo é encontrar uma nova aplicação desse material na indústria da construção civil, visando uma queda no custo da construção e, principalmente, uma menor degradação do meio ambiente, pois aumentaria o percentual de plásticos reciclados, que atualmente é de 15% no Brasil. Alem do plastico, outros rejeitos industriais podem ser investigados para utilização adequada na Construção Civil.

Transcript of Materiais alternativos para confecção de concretos e argamassas

Page 1: Materiais alternativos para confecção de concretos e argamassas

Materiais alternativos para confecção de concretos e argamassas

Natureza: Pesquisa

Descrição: A utilização de agregados alternativos na construção civil, que tem como função promover estabilidade dimensional aos elementos do concreto, vem aumentando com o objetivo de melhorar as propriedades deste ou reduzir os recursos financeiros gastos com o material na construção.

Os depósitos de lixo, em geral, recebem em grande quantidade materiais plásticos provenientes de instalações domésticas ou industriais, estes diminuem a compactação e prejudicam a decomposição de materiais biodegradáveis, pois criam camadas na qual afetam as trocas de líquidos e gases gerados no processo de biodegradação da matéria orgânica.

Os plásticos são divididos em: termofixos, os que uma vez moldados, não podem sofrer novos ciclos de processamento, pois não fundem novamente, impedindo a nova moldagem. E em termoplásticos, que são os mais consumidos pela população, estes podem ser reaproveitados, pois ao serem submetidos a aquecimento em temperaturas adequadas, amolecem e fundem, podendo ser novamente moldados.

Após serem recolhidos nos depósitos de lixo, estes materiais termoplásticos são separados e enviados para microempresas de reciclagem, que após dar-lhes o devido tratamento os revende para que possam ser reutilizados. Nos últimos tempos há estudos para reutilização de materiais plásticos na indústria têxtil, na fabricação de garrafas, fracos e potes e painéis para a construção civil.

Anteriormente estudos utilizaram como agregados alternativos rejeitos de borrachas, vidros e rejeitos da própria construção civil . O objetivo do presente estudo é encontrar uma nova aplicação desse material na indústria da construção civil, visando uma queda no custo da construção e, principalmente, uma menor degradação do meio ambiente, pois aumentaria o percentual de plásticos reciclados, que atualmente é de 15% no Brasil. Alem do plastico, outros rejeitos industriais podem ser investigados para utilização adequada na Construção Civil.