Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos...

26
Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo

Transcript of Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos...

Page 1: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.

Materiais Compósitos

Profª Janaína Araújo

Page 2: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.

O que é um material compósito?

Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que:– Não sejam miscíveis– Compativeis quimicamente– Propriedades mecânicas complementares – Propriedades finais do composito função (mais ou

menos linear) das propriedades dos constituintes

Page 3: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.
Page 4: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.

Definição e contexto

Page 5: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.
Page 6: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.

Fibras

RAZÃO L/d DAS FIBRAS

Quanto maior for este valor, maior será a resistência da fibra e consequentemente do compósito onde se insere

Page 7: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.

Fibras

Produção de fibras de carbono

Apresentação das fibras de vidro e carbono

Page 8: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.
Page 9: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.
Page 10: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.
Page 11: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.
Page 12: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.
Page 13: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.
Page 14: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.
Page 15: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.
Page 16: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.

Métodos de produção de laminados

Page 17: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.

Hand and spray lay-up

Page 18: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.

Vacuum bagging

Page 19: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.

Enrolamento filamentar

Page 20: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.

Pultrusão

Page 21: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.

Pré-impregnados

Fibras pré-impregnadas de resina– Armazenamento a -18ºC (max 6 meses), devido à presença

de resina+catalisador– Dificuldade de manuseamento– Ideal para produtos planos, sem formas curvas

Ausência de fibras na direcção Z Equipamentos pesados de produção (autoclaves,

prensas) Custos elevados

Page 22: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.

Autoclave para produção de compósitos

Fabrico com pré-impregnados, com vácuo e em autoclave

Page 23: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.

Tecidos Multiaxiais

Page 24: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.

Fabrico de CRF contínuas, com redução de custos à volta de 30% relativamente a tecnologia “clássica” baseada em pré-impregnados

Fases do processo

Pré-forma de fibras

coloca-se dentro da

cavidade do molde

Fecha-se o molde

Utilizando uma bomba move-se a resina e o

catalisador até o misturador

Fim da fase de injecção

Início da fase de cura

Demoldação

A resina mistura-se

com o catalizador e começa a fase

de injecção

Processo de fabrico RTM

Page 25: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.

Equipamento de injecção de resina

Page 26: Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo. O que é um material compósito? Materiais compostos de 2 ou mais materiais, matriz e reforço(s), que: – Não.

Vantagem da tecnologia RTM em relação à utilização de pré-impregnados

• Maior complexidade da forma

• Dimensões mais precisas

• Melhor acabamento de superfície

• Fibras na direcção da espessura

• Volume de fibras alto, até 65%

• Incorporação directa dos insertos

• Redução dos custos de fabrico

• Possibilidade da automação do processo