Materiais e Processos Gráficos

16
Materiais e Processos Gráficos

Transcript of Materiais e Processos Gráficos

1

Materiais e Processos Gráficos

32

Índice

1 Fluxograma de Projeto Gráfico ..................................................... 1.1 Etapas para desenvolvimento do Projeto ..................... 1.2 Método de trabalho? ........................................................ 1.3 Pré-impressão - Fluxo da imagem digital ......................2 Meio Tom e Retícula ........................................................................ 2.1 Imagem Digital ................................................................. 2.2 Original ............................................................................. 2.2.1 Originais a Bitmap ............................................ 2.2.2 Originais Vetoriais ............................................. 2.2.3 Originais a Traço ................................................ 2.3 Resolução da Imagem ......................................... 2. Retícula ............................................................................. 2.3.1 Retícula de Meio-Tom Convencional ............... 2.3.2 Lineatura ............................................................ 2.3.3 Retícula de Meio Tom e Benday ....................... 2.3.4 Inclinação de Retículas ..................................... 2.3.5 Retícula de Meio Tom Estocástica ....................3 Ordem de Serviço ........................................................................... 3.1 Itens de uma Ordem de Serviço ..................................... 3.2 Overprint .......................................................................... 3.3 Trapping ............................................................................ 3.4 Dicas

5 5 9 9171718181919202020212223242727282930

54

Fluxograma de Projeto Gráfico1

Design Gráfico deve levar em consideração para um projeto:

Necessidade do clienteObjetivos de comunicaçãoPúblico alvoFormaFunçãoProdução

1.1 Etapas para desenvolvimento do Projeto

Briefing

Um documento com informações necessárias para se desenvolver um projeto gráfico.

76

Pesquisa

- Linguagem do público alvo- Código visual da concorrência- Painel semântico

Rough

Desenhos ou esboços, elaborados com traços rápidos e precisos. Tem como finalidade o desenvolvimento de idéias para elaboração de um projeto.

Hábitos de Consumo

Público AlvoZero-Cal se destaca entre opúblico feminino (39%), mais jovens (44%) e mais escolarizados (42%).Também é utilizado por diabéticos, crianças com obesidade e pessoas que desejam perder peso.

A forma majoritária de utilização é no famoso cafezinho, em sucos e chá.

Referências Gráficas

Painel com Hábitos de Consumo, Público Alvo e Referências Gráficas

Rough

Estudos

Nesta fase é executado o estudo das cores do projeto. Procura-se definir formatos e tipografia para facilitar a execução do layout.

Painel Semântico - Conceitual

Amanda A. Moreira - Renata Valentini 4C1

Painel com Estudos

Produção de Imagens

Nesta fase é executada, caso seja necessário, a criação de origi-nais fotográficos e ilustrações para serem utilizados no projeto gráfico.

Ensaio Fotográfico: produção de imagens

98

Layout

Representa como o projeto ficará depois de impresso e é enviado ao cliente para aprovação.

Arte-final Produto que dará origem ao fotolito ou a mesma servirá de matriz quando utilizada a impressão digital.

Layout para aprovação do cliente

Arquivo fechado com as mar-cas de corte, registro escala de cinzas e de cor

1.2 Método de trabalho?

Layout em baixa resolução x Arte Final

Briefing >Pesquisa > Rafe > Estudos > Produção de imagens >

Layout em alta (Aprovação) - arte final

Briefing >Pesquisa > Rafe > Estudos > Produção de imagens >

Layout em baixa (Aprovação) > Captura da imagem em alta >

remontar o layout > arte final

Processo de Digitalização

1.3 Pré-impressão - Fluxo da imagem digital

Captura da imagem: o original é capturado através de dispositivos de captura de imagem (câmera, scanner)Manipulação digitalDispositivo de saída (impressoras ou imagesetter)

1110

Tratamento da Imagem

Nesta fase é feita a limpeza, correção e acerto das cores das ima-gens escaneadas.

Recorte de Imagens

As imagens obtidas podem ser recortadas para posteriormente serem colocadas sobre outro fundo.

Com tratamento Sem tratamento

Aplicação de outro fundo

Colorização de Imagens

As imagens obtidas nesta fase podem ser coloridas ou podem ter sua cor alterada.

Fusão digital de imagens

Nesta fase é feita a união de imagens diferentes, com o objetivo de ao final existir apenas uma ou em alguns casos retirar partes da imagem indesejados .

Colorização

Fusão de Imagens

1312

Editoração

As imagens nesta etapa são transferidas para um software de editoração onde elas são montadas no layout junto com o texto (união de elementos textuais e não textuais)

Prova digital contratual

É a prova que será enviada ao cliente para ele aprovar e verificar como ficará o trabalho depois de impresso. Geralmente as impres-soras utilizadas são alta qualidade.

Fechamento de Arquivo

É a conversão do arquivo em linguagem PostScript, utilizada pela maior parte das impressoras profissionais.

Imposição do arquivo

É feito o cálculo de aproveitamento de papel, para que se saiba quantos trabalhos irão ser impressos na folha.

Imposição do Arquivo

Prova digital de Imposição

É a prova gerada a partir do arquivo montado, para que seja veri-ficado possíveis erros na montagem. As impressoras utilizadas neste tipo de prova são as Plotters.

Saída de filme e/ou gravação de matrizes

Nesta fase é confeccionada a matriz, que pode ser o fotolito ou a chapa, de acordo com o fluxo de trabalho implantado pela em-presa.

Impressão > Acabamento > Distribuição

Impressão de Prova

1514

1716

Meio Tom e Retícula2

2.1 Imagem Digital

É aquela mediada através dos sistemas da computação.É visualizada, produzida, processada através dos dados binários, equações matemáticas e circuitos integrados e segundo regras pré determinadas traz a visualização da imagem ou de um conjunto de imagens.É simulação da representação- Renovam a criação plástica visual- Apresentam novos discursos icônicos, de contexto- Associam as imagens de todos os tempos e culturas- Determinam outra e nova relação de autoria

Produto gráfico

Original -> Dispositivo de entrada e Manipulaçãp -> Dispositivo de Saída

1918

2.2 Original

É tudo aquilo que se pretende reproduzir em artes gráficas.

2.2.1 Originais a Bitmap

Qualquer imagem, desenho ou pintura, que após scaneado pode ser trabalhado em software de tratamento de imagem. Ex: Photo-shop. A imagem é formada na tela do computador por um mapa de bits, uma grade de pontos luminosos que forma a imagem. Este tipo de imagem deve ser trabalhada no tamanho original no qual foi scaneado pois perde qualidade se ampliado Resolução da ImagemQuantidade de pixels na imagem digitalQuantidade de informação que o pixel traz para compor a imagemMedida por dpi (dots per inch).

2.2.2 Originais Vetoriais

Qualquer imagem gerada em programas vetoriais como o Corel Draw, Ilustrator... é chamada de Vetor. Ao contrário do bitmap, esta imagem é formada por linha, lida pelo software como linha e não como mapa de bits. Geralmente são imagens à traço que também ao contrário do bitmap, podem ser ampliadas sem a perda de sua qualidade. De acordo com a natureza dos grafismos.

2.2.3 Originais a Traço

Qualquer imagem em cor absoluta, sem gradação de tom.Ex: linhas, traços, texto, pontos, fios e massas compactas, etc.

Imagem Bitmap

Imagem Vetorial

Imagem à traço

2120

Imagem Tom Contínuo

Áreas de Máximas Áreas de Mínimas

2.2.4 Tom contínuo

Qualquer imagem que tenha gama de tons (variação tonal) mistur-ando-se uma dentro da outra, sem interrupções (degradê).Ex: fotografias, cromos, pinturas, desenhos a grafite, lápis de cor ou carvão.

2.3 Retícula

O que é?Reticulas são pontos que constituem a imagem.A reticulagem é necessária para que se possa reproduzir tons con-tínuos através dos diversos processos de impressão.

2.3.1 Retícula de Meio-Tom Convencional (AM – Amplitude Modulada)

Quando um original tom contínuo é reticulado diz-se que ele foi transformado em meio-tom. A quantidade de pontos por unidade de medida é chamada de linhagem, linhatura ou lineatura. (linhas de pontos por centímetro ou por polegada quadrada).Os pontos estão dispostos de maneira organizada, regular, como numa grelha ou rede (por isso retícula), à mesma distância um dos outros.

2.3.2 Lineatura

É a quantidade de pontos de retícula por polegada ou centímetro linear.

Está diretamente relacionada com a definição da imagem.Existem 4 fatores que influenciam na escolha correta da lineatura para a reprodução de um projeto gráfico:• Tipodesuporte;• Sistemadeimpressão;• Tipodemáquina;• Tipodeprojeto.

inlcinação: 45º 1 polegada (2,54 cm) 12 linhas por polegada

Quanto mais alta a lineatura, mais linhas ou seja pontos por uni-dade de medida, logo mais precisa será a imagem.Quanto menos o número de linhas, maior o tamanho do ponto.

2322

Imagem reticuladaInclinação das Retículas

Efeito Moirê

Retículas sobrepostas

Benday

2.3.3 Retícula de Meio Tom e Benday

O Benday é também uma retícula que se aplica geralmente às áre-as de traço – chapadas – quando se quer compor uma nova cor a partir de duas ou mais já utilizadas, ou para rebaixar (clarear) uma cor existente. Nesse caso indicamos a porcentagem desejada.Por exemplo: 100% preto indica uma área de cor chapada, potanto sem benday. Preto 50% indica uma área semelhante a um cinza médio, confeccionado por uma retícula de pontos pretos.

Moirê

Efeito visual causado pela mistura de retículas sobrepostas em inclinações erradas ou quando se reticula pela segunda vez um material já reticulado.

2.3.4 Inclinação de Retículas

Quando imprimimos em cores, observamos que os pontos de retícula não se sobrepõem uns aos outros, mas ficam lado a lado com um mínimo de impressão sobreposta. A mistura óptica das cores é feita no olho humano. Na impressão em cores cada cor tem um determinado ângulo de retícula. Desse modo, na im-pressão em 4 cores, devemos manter as cores separadas em 30 graus para evitar o fenômeno do moirê.

2524

2.3.5 Retícula de Meio Tom Estocástica (FM – Frequência Modulada)

É também um tipo de retícula que forma imagens em um material impresso.Ao contrário da retícula de meio tom convencional a retícula estocástica não possui variação no tamanho, amplitude de seu ponto. Eles encontram-se de maneira desordenada em uma ima-gem sendo que em áreas mais claras são encontrados um número menor de pontos. Em áreas mais escuras um número maior.

Retícula Estocástica

Retícula Estocástica

Prós

Maiordefinição;Eliminaçãoderosetas;

Maiorfacilidadenoregistro;Menor variação de

entintagem.

Contras

Controlenacópiadechapas;Controlenaimpressão;Controlecommatériaprima;Dificuldades nas provas digitais.

2726

Ordem de Serviço33.1 Itens de uma Ordem de ServiçoArquivo:- aberto- fechado

Programas Utilizados:- PC- Mac

Mídia Magnética:- CD- outros

Fontes Utilizadas:- relacionar

Imagesseter:- avantra- linotronic

Formato de Página:- cm

Total de páginas:- todas- de ___ a ___.

Lineatura Setada pelo Programa:- lpi

Opções para arquivos abertos:- marcas de corte e registro- escala: ampliar __% reduzir __%

Separação de Cores:- cyan- magenta- amarelo- preto- overprint- traping- cores especiais- imposição de páginas- sangria

2928

3.2 Overprint 3.3 Trapping

O trapping é um procedimento que visa facilitar o encaixe de cores na medida que excede um pouco a área de cobertura da cor em relação ao seu “encaixe”, assim, uma área sobressalente é criada e o registro, mesmo que falho, não gera os famosos filetes brancos.

3130

Dica: Tamanho Mínimo

Fontes menores do que 4 pontos podem se encher de tinta quan-do impressas.

Utilização da LPI

Linhas de ponto por polegada de acordo com os processos de impressão – medidas aproximadas.

Dica: Registro

Não usar a combinação de mais de duas cores em tipografias lights de corpo pequeno.

Dica: Fonte Light

Não usar fonte light vazada em fundo chapado.

COLOURCOLOURCOLOURCOLOUR

3.4 Dicas