Maternal e Grupo I Fev/Mar - themaeducando.com.br · Proposições para o Maternal e para o Grupo I...

16
VIVÊNCIA CORPO E ARTE I Boletim Informativo Maternal e Grupo I Fev/Mar “Movimento é vida. (...) A nossa própria existência depende das batidas de nosso coração, da inalação e exalação de nossos pulmões e de um conjunto de outros processos de movimentos voluntários, semiautomáticos e automáticos. Compreender como adquirimos o controle motor e a coordenação dos movimentos é fundamental para compreendermos como vivemos. ( GALLAHUE, OZMUN, GOODWAY, 2013, p.21) Introdução Proposições para o Maternal e para o Grupo I A Vivência Corpo e Arte propõe experimentações artístico-corporais no campo sensório-motor e estético. O movimento é a base para todas as experimentações, nesse processo dialogamos de forma transdisciplinar dança, teatro e música para construir nossas propostas e ampliar o repertório das crianças. A seguir, compartilhamos sucintamente as propostas realizadas nesse bimestre.

Transcript of Maternal e Grupo I Fev/Mar - themaeducando.com.br · Proposições para o Maternal e para o Grupo I...

VIVÊNCIA CORPO E ARTE I Boletim Informativo – Maternal e Grupo I

Fev/Mar

“Movimento é vida. (...) A nossa própria existência depende das batidas de nosso coração, da inalação e exalação de nossos pulmões e de um conjunto de outros processos de movimentos voluntários, semiautomáticos e automáticos. Compreender como adquirimos o controle motor e a coordenação dos movimentos é fundamental para compreendermos como vivemos.” ( GALLAHUE, OZMUN, GOODWAY, 2013, p.21)

Introdução Proposições para o Maternal e para o Grupo I A Vivência Corpo e Arte propõe experimentações artístico-corporais no campo sensório-motor e estético. O movimento é a base para todas as experimentações, nesse processo dialogamos de forma transdisciplinar dança, teatro e música para construir nossas propostas e ampliar o repertório das crianças. A seguir, compartilhamos sucintamente as propostas realizadas nesse bimestre.

Roda de Boas Vindas

O momento inicial da Vivência foi destinado à uma música de recepção do repertório das crianças que acompanha gestos expressivos, movimentos de alongamento e sensibilização corporal .

BORBOLETINHA .... OLHA O SAPO!!!!

ÔI ABRE A RODA TINDOLELÊ ÔI ABRE A RODA TINDOLALÁ ÔI ABRE A RODA TINDOLELÊ TINDOLELÊ TINDOLALÁ

Massagem Nesse momento, exploramos nosso corpo por meio da massagem com bolinha, com isso ampliamos a percepção corporal!

Espaço externo e o Espaço do meu corpo Exploração com espaguete para trabalhar o espaço do ambiente e o espaço que o meu corpo ocupa nesse ambiente. Nessa investigação dirigimos nosso carro e nos transformamos em alguns animais!!

Exploração corporal do dentro e do fora no espaço vazado do espaguete.

“LEÃO, LEÃO, LEÃO É O REI DA CRIAÇÃO!”

Explorações corporais individuais e coletivas. Espaço interno e externo com o espaguete.

Exploração dos Instrumentos Musicais Percepção sonora e rítmica

“BOM DIA, PINGUIM! ONDE VAI ASSIM COM AR APRESSADO?”

Tendo a música do Pinguim como base, marcamos o tempo dessa cantiga com a maraca.

Primeiros contatos com as Notas Musicais

Cada sino corresponde a uma nota musical, assim temos as sete cores do arco-íris e as sete notas da escala musical!

Aprendendo as Notas Musicais Estamos usando o manosolfa, que é uma associação de gestos manuais com a altura das notas. É uma atividade que se utiliza do corpo das crianças para a vivência musical!!!

Contação de História Momento em que passeamos por florestas imaginárias e encontramos alguns personagens!!

“ALECRIM, ALECRIM DOURADO QUE NASCEU NO CAMPO SEM SER SEMEADO.”

“PELA ESTRADA A FORA EU VOU BEM SOZINHA...”

Dança Dançar é uma das propostas mais presente nos nossos encontros, assim como cantar. Começamos com a dança individual e agora já nos organizamos em estruturas coletivas, como a roda .

Estação de Desenvolvimento Motor É através do movimento e dos desafios corporais que as crianças desenvolvem habilidades que permitem a exploração do corpo, bem como o reconhecimentos dos seus limites. A partir de trajetos elaborados com materiais diversificados, a criança tem a oportunidade de vivenciar e criar domínio das relações espaciais, das habilidades motoras, do conhecimento dos limites do próprio corpo, além de fortalecer a musculatura.

Exploração Corporal a partir de Diversos Materiais Pneus, bambolês, cordas, bolas, banquetas... Trabalhamos a senso-percepção partindo de brincadeiras com diversos materiais, cada um propõe uma exploração desafiadora e um universo de brincadeiras sejam elas individuais ou coletivas.

Exploração dos Materiais pelos Espaços da Escola

Exploração das Estações de Desenvolvimento Motor da Mostra Diálogos com o Externo A semana seguinte à mostra foi dedicada à exploração das estações montadas para o nosso encontro no sábado. Com isso, as crianças puderam brincar com mais propriedade nas estruturas e se aventurar nos desafios de cada material

Outras Brincadeiras Cantadas Nas Vivências circulamos pelos vários espaços da escola, descobrindo e recriando as inúmeras possibilidades de brincar em cada espaço. Nesses momentos, fazemos muitas brincadeiras cantadas e damos asas às criações coletivas.

Referências Projeto de Vivência Corpo e Arte Referencial Curricular de Vivência Corpo e Arte

Referências Bibliográficas GALLAHUE, David; OZMUN, John; GOODWA, Jaqueline. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Tradução: Denise Regina de Sales. Porto Alegre, Ed. AMGH, 2013. 7ed. SASSÉ, Margaret. Smart start: how exercise can transform your child’s life. National Library of Australia Catalogiong-in-Publication entry. 2009. 1st ed.