Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

17
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO NACIONAL DE EXAMES, CERTIFICAÇÃO E EQUIVALÊNCIAS Matriz de Objectivos e Conteúdos do Exame Extraordinário de Biologia - 12ª classe – 2008 Objectivos Conteúdos O aluno deve ser capaz de: - Explicar as tendências na evolução de determinados sistemas e órgãos; - Conhecer os vários grupos taxonómicos e o seu relacionamento de parentesco; - Caracterizar os seres vivos dos cinco reinos (Monera, Protista, Fungos, Animais e Plantas); - Identificar os organismos vivos de acordo com a sua classificação; - Explicar as características dos vírus e das bactérias; - Conhecer as doenças de origem viral e bacteriana; - Conhecer os filos dos cinco reinos, suas classes e respectivas características. SISTEMÁTICA - Conhecer o ciclo celular; - Identificar e caracterizar as estruturas celulares, seus organelos e respectivas funções; - Reconhecer os diferentes tipos de transporte de substâncias nas células; - Conhecer as fases da respiração celular; - Distinguir células procariotas e eucariotas; - Conhecer o ciclo celular (mitose e meiose). CITOLOGIA - Descrever o processo fotossintético; - Explicar a condução da seiva bruta e elaborada na planta; - Relacionar as funções das mitocôndrias e dos cloroplastos. FISIOLOGIA VEGETAL - Descrever o processo da digestão; - Conhecer a estutura da célula nervosa; - Conhecer o sistema circulatório dos vertebrados; - Identificar as fases da embriogénese; - Conhecer o destino dos folhetos; - Conhecer a função das hormonas. FISIOLOGIA ANIMAL

Transcript of Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

Page 1: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA

CONSELHO NACIONAL DE EXAMES, CERTIFICAÇÃO E EQUIVALÊNCIAS

Matriz de Objectivos e Conteúdos do Exame Extraordinário de Biologia - 12ª classe – 2008

Objectivos Conteúdos O aluno deve ser capaz de: - Explicar as tendências na evolução de determinados sistemas e órgãos; - Conhecer os vários grupos taxonómicos e o seu relacionamento de parentesco; - Caracterizar os seres vivos dos cinco reinos (Monera, Protista, Fungos, Animais e Plantas); - Identificar os organismos vivos de acordo com a sua classificação; - Explicar as características dos vírus e das bactérias; - Conhecer as doenças de origem viral e bacteriana; - Conhecer os filos dos cinco reinos, suas classes e respectivas características.

• SISTEMÁTICA

- Conhecer o ciclo celular; - Identificar e caracterizar as estruturas celulares, seus organelos e respectivas funções; - Reconhecer os diferentes tipos de transporte de substâncias nas células; - Conhecer as fases da respiração celular; - Distinguir células procariotas e eucariotas; - Conhecer o ciclo celular (mitose e meiose).

• CITOLOGIA

- Descrever o processo fotossintético; - Explicar a condução da seiva bruta e elaborada na planta; - Relacionar as funções das mitocôndrias e dos cloroplastos.

• FISIOLOGIA VEGETAL

- Descrever o processo da digestão; - Conhecer a estutura da célula nervosa; - Conhecer o sistema circulatório dos vertebrados; - Identificar as fases da embriogénese; - Conhecer o destino dos folhetos; - Conhecer a função das hormonas.

• FISIOLOGIA ANIMAL

Page 2: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO NACIONAL DE EXAMES, CERTIFICAÇÃO E EQUIVALÊNCIAS

Matriz de Objectivos e Conteúdos do Exame Extraordinário de Desenho -12ª Classe -2008

Objectivos Conteúdos O aluno deve ser capaz de:

- Representar correctamente as projecções da recta e seus traços nos planos de projecção e nos planos bissectores

• Intersecção da Recta com os Planos de Projecção

- Representar formas tridimensionais pelas suas projecções (poliedros ou sólidos de revolução )

• Projecções de Sólidos

- Determinar os pontos de entrada e saída da recta num Sólido; - Pontos comuns da recta e do sólido

• Intersecção de Rectas com Sólidos

- Determinar as sombras própria e projectada dum sólido

• Sombras Própria e Projectada duma Figura

Page 3: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

1/2

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO NACIONAL DE EXAMES, CERTIFICAÇÃO E EQUIVALÊNCIAS

Matriz de Objectivos e Conteúdos do Exame Extraordinário de Física - 12ª Classe – 2008

OBJECTIVOS CONTEÚDOS O aluno deve ser capaz de: - Interpretar os gráficos da elongação, da velocidade e da aceleração em função do tempo; - Aplicar as equações da elongação, da velocidade e da aceleração em função do tempo na resolução de exercícios concretos; - Explicar fenómenos naturais com base na ressonância. - Aplicar as equações de Tomphson na resolução de exercícios concretos; - Aplicar a equação fundamental das ondas mecânicas na resolução de exercícios concretos; - Aplicar a equação da onda em função da posição e do tempo na resolução de exercícios concretos; - Interpretar os gráficos da elongação em função do tempo e da elongação em função da posição.

= Oscilações e Ondas Mecânicas

- Aplicar as forma de electrização dos corpos na resolução de exercícios concretos; - Aplicar a Lei de Coulomb na resolução de exercícios concretos; - Aplicar as equações da Intensidade do Campo Eléctrico, do Potencial Eléctrico e do trabalho electrostático na resolução de exercícios concretos.

= Electrostática

- Representar um campo magnético originado por magnetes; - Representar um campo magnético originado por uma corrente rectilínea, circular e helicoidal; - Calcular o campo magnético originado por correntes rectilíneas; - Representar e calcular a força magnética sobre um condutor atravessado por uma corrente eléctrica e mergulhado num campo magnético; - Representar e calcular a força magnética sobre uma carga eléctrica em movimento no seio de um campo magnético. - Aplicar as Leis de Faraday para explicar o fenómeno de indução magnética; - Determinar o sentido da corrente induzida num condutor.

= Campo Magnético e Electromagnetismo

- Aplicar as propriedades gerais das ondas electromagnéticas na explicação de fenómenos do dia a dia; - Comparar o comprimento de onda e a frequência das ondas electromagnéticas com base no seu espectro; - Aplicar a equação fundamental das ondas na resolução de exercícios concretos.

= Onda Electromagnéticas

Page 4: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

2/2

OBJECTIVOS CONTEÚDOS - Aplicar as Leis de Wien e de Stefan-Boltzman na resolução de exercícios concretos; - Interpretar os gráficos da emissividade em função do comprimento de onda e da emissividade em função da frequência.

= Radiação do corpo Negro

- Aplicar os postulados de Planck na resolução de exercícios concretos; - Interpretar o espectro do átomo de hidrogénio; - Aplicar os diferentes tipos de espectros na explicação de fenómenos do dia a dia; - Aplicar a Lei do Fenómeno Fotoeléctrico na resolução de exercícios concretos; - Interpretar o espectro de raios-x na resolução de exercícios. - Aplicar o método da produção de raios – x na resolução de exercícios concretos.

= Física Atómica

- Explicar o fenómeno da radioactividade; - Interpretar as reacções de nuclear de desintegração, fissão ou cissão e fusão nucleares; - Aplicar a Lei da Desintegração radioactiva na resolução de exercícios concretos; - Interpretar uma reacção em cadeia; - Calcular o defeito de massa e a energia libertada nas reacções nucleares.

= Física Nuclear

- Aplicar as Leis dos Movimentos Rectilíneo Uniforme (MRU) e Uniformemente Variado(MRUV) na resolução e exercícios concretos; - Interpretar os gráficos e as equações da velocidade e da posição em função do tempo de um MRU; - Interpretar os gráficos e as equações da aceleração, da velocidade e da posição em função do tempo de um MRUV. - Aplicar as equações da queda livre dos corpos na resolução de exercícios concretos; - Aplicar as condições de equilíbrio de translação e de rotação na resolução de exercícios concretos; - Aplicar as Leis de Newton na resolução de exercícios concretos; - Aplicar as equações do trabalho e das formas de energia mecânica resolução de exercícios concretos; - Aplicar a Lei de Conservação de Energia na resolução de exercícios concretos; - Distinguir uma colisão elástica de uma inelástica; - Aplicar as Leis de Conservação de Energia e da Quantidade de Movimento na resolução de exercícios concretos.

= Mecânica dos Sólidos • Cinemática • Estática • Dinâmica • Trabalho e Energia • Choques e Colisões

Page 5: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA

CONSELHO NACIONAL DE EXAMES, CERTIFICAÇÃO E EQUIVALÊNCIAS Matriz de Objectivos e Conteúdos do Exame Extraordinário de Francês - 12ª Classe – 2008

OBJECTIFS CONTENUS

L’élève doit être capable de : - Comprendre un texte simple; - Retirer l’idée globale d’un texte ; - Trouver dans le texte les réponses aux questions

Posées;

- Donner des réponses complètes en reprenant des éléments textuels;

• Textes informatifs, narratifs, descriptifs, dialogues, contes

• Le questionement

- Utiliser un lexique approprié à la situation; - Identifier les différents domaines lexicaux;

• La famille, maison, école, le corps, l’heure, les moments de la journée, les professions

-Identifier les éléments grammaticaux; -Élaborer des transformations grammaticales;

● Les déterminants ● Le groupe nominal ● Les prépositions ● Les expressions de la cause/conséquence,

de la possession, l’ordre, l’interdiction ● Les pronoms ● Les verbes: indicatif/impératif;

présent /passé/futur ● Les adverbes ● Les différents types de phrases

- Restructurer un texte; - Identifier la cohérence et l’ordre d’un texte.

● Organisation d’un texte ● Chronologie des événements

Page 6: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

1/2

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO NACIONAL DE EXAMES, CERTIFICAÇÃO E EQUIVALÊNCIAS

Matriz de Objectivos e Conteúdos do Exame Extraordinário de Matemática - 12ª Classe – 2008

OBJECTIVOS CONTEÚDOS

O aluno deve ser capaz de : - Efectuar operações sobre vectores e aplicar as suas;

propriedades na resolução de exercícios; - Determinar equações de rectas; - Aplicar as condições de posição relativa de rectas na resolução

de exercícios.

Geometria Analítica

- Utilizar correctamente os símbolos; - Identificar, representar e relacionar conjuntos; - Efectuar operações sobre conjuntos; - Aplicar a teoria de conjuntos na resolução de problemas Quotodianos.

Teoria de Conjuntos

- Classificar e efectuar operações com expressões algébricas; - Aplicar os casos notáveis na resolução de exercícios; - Resolver equações que se reduzem a quadráticas; cúbicas, irracionais, exponenciais e logarítmicas; - Resolver inequações: quadráticas, exponenciais e logarítmicas; - Resolver sistemas de duas ou três equações lineares a duas ou três incógnitas e não lineares simples.

Álgebra

- Interpretar dados estatísticos e determinar as medidas de tendência central e de dispersão.

Estatística

- Aplicar as fórmulas trigonométricas na resolução de exercícios; - Representar graficamente e fazer o estudo completo das funções senx, cosx, tgx e cotgx; - Resolver equações trigonométricas.

Trigonometria

- Interpretar e aplicar o conceito de módulo de um número real e suas propriedades na resolução de equações e inequações modulares

Módulo de um Número Real

- Representar graficamente as funções elementares; - Fazer o estudo completo da função e efectuar operações de composição e transformações lineares.

Funções Reais de Variável Real

- Aplicar as noções básicas sobre sucessões na resolução de Exercícios; - Identificar as progressões aritmética e geométrica e determiar o termo geral, as somas finita e infinita;

- Aplicar sucessões na resolução de problemas.

Sucessões

Page 7: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

2/2

- Determinar limites de funções; - Estudar analiticamente e graficamente a continuidade de uma função.

Limites e Continuidade de

Funções

- Aplicar oconceito da derivada de uma função e fazer a sua interpretação física e geométrica na resolução de exercícios; - Aplicar as regras de derivação no cálculo da 1ª derivada; - Aplicar a derivada no estudo da variação de uma função e na resolução de problemas.

Derivadas

- Identificar e aplicar correctamente os símbolos lógicos; - Aplicar as propriedades da negação, conjunção e disjunção na resolução de exercícios; - Aplicar os conceitos de implicação e equivalência.

Lógica Matemática

- Efectuar simplificação de factoriais; - Resolver problemas aplicando os conceitos de arranjos, permutações e combinações.

Análise Combinatória

- Resolver problemas de determinação da probabilidade de um acontecimento quando os acontecimentos elementares são equiprováveis.

Probabilidades

Page 8: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO NACIONAL DE EXAMES, CERTIFICAÇÃO E EQUIVALÊNCIA

Matriz de Objectivos e Conteúdos do Exame Extraordinário de Química -12ª Classe – 2008

OBJECTIVOS CONTEÚDOS O aluno deve ser capaz de: - Resolver exercícios de estequiometria em reacções químicas; - Distribuir os electrões por níveis e sub-níveis de energia; - Relacionar a distribuição electrónica com a posição do elemento na tabela periódica; - Caracterizar os diferentes tipos de ligação química; - Identificar as propriedades dos óxidos, ácidos, bases e sais; - Interpretar diagramas de entalpia; - Resolver problemas de entalpia e Lei de Hess.

• Cálculo Estequiométrico • Distribuição Electrónica • Variação das Propriedades ao longo da Tabela Periódica • Ligação Química • Propriedades dos óxidos, ácidos, bases e sais • Equações Termoquímicas • Diagramas de Entalpia. Lei de Hess

- Interpretar e determinar a lei da velocidade da reacção; - Conhecer a teoria das colisões e o significado da energia de activação.

• Factores que Afectam a Velocidade de uma Reacção Química • A Lei da Velocidade, Mecanismo de uma Reacção Química

- Aplicar a lei de equilíbrio nas reacções químicas; - Calcular as concentrações iniciais e de equilíbrio da reacção; - Calcular a constante de equilíbrio da reacção.

• As Reacções Reversíveis. O Estado de Equilíbrio • A Lei de Equilíbrio e a Constante de Equilíbrio • A Posição de Equilíbrio e o Valor da Constante de Equilíbrio • Os Factores que Afectam o Estado de Equilíbrio, Princípio de Le Chatelier

- Calcular o pH e pOH de soluções ácidas e básicas, de soluções tampão e de soluções salinas; - Determinar o carácter ( ácido, básico ou neutro) das soluções salinas.

• Reacção Protolítica, Pares Conjugados de Ácido/ Base • Soluções Ácidas e Básicas • Cálculos de pH e pOH • Hidrólise Salina. Solução Tampão

- Identificar reacções redox; - Interpretar as células galvânicas; - Escrever as equações das reacções parciais que ocorrem numa pilha.

• As Reacçõe Redox: oxidação, redução, redutor e oxidante • Electroquímica: Célula Galvânica Previsão de reacções

- Escrever fórmulas moleculares, de estrutura e racionais; - Identificar e nomear compostos orgânicos segundo nomenclatura de IUPAC e usual; - Representar isómeros; - Escrever as principais equações que representam diferentes transformações dos compostos orgânicos.

• Fórmulas Moleculares, de Estrutura e Racionais • Isomeria, Nomenclatura IUPAC e Usual • Funções Orgânicas

Page 9: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

1/2

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA

CONSELHO NACIONAL DE EXAMES, CERTIFICAÇÃO E EQUIVALÊNCIAS

Matriz de Objectivos e Conteúdos do Exame Extraordinário de Filosofia - 12ª Classe - 2008

OBJECTIVOS CONTEÚDOS O aluno deve ser capaz de: - Tomar consciência da pluralidade do conceito de

filosofia; - Conhecer o objecto e o método da Filosofia; - Compreender a radicalidade das questões

filosóficas; - Identificar os aspectos teóricos e práticos da

Filosofia; - Discriminar as tarefas e disciplinas da Filosofia; - Compreender as atitudes filosóficas; - Conhecer o lugar e as tarefas da Filosofia no

universo das ciências particulares.

• A Emergência do Filosofar - Tentativa de definição de Filosofia - Funções, método e objecto da Filosofia - Natureza das questões filosóficas - Disciplinas de Filosofia - A escola de Mileto como exemplo da

aplicação do método racional

- Conhecer as notas características da definição de pessoa;

- Distinguir a pessoa dos outros animais; - Saber que cada Homem é uma pessoa; - Reconhecer-se como pessoa singular com dignidade

e autonomia própria; - Ter consciência sobre as diferentes formas de

relacionamento com as outras pessoas e com o meio ambiente, assim como reconhecer as suas implicações éticas;

- Conhecer, dominar e articular os conceitos de liberdade, responsabilidade, mérito, justiça e sanção;

- Descrever os vínculos essenciais entre pessoa e sociedade, destacando as questões de amor, indiferença e ódio.

• A Pessoa como Sujeito Moral - Conceito de pessoa segundo Boécio, S.

Tomas de Aquino, Martin Buber, Descartes e Kant

- Donde vem a ideia do bem seu para o meu íntimo (Socrátes)

- Aspectos da ética individual: amor, ódio e indiferença

- Aspectos da ética social: liberdade, responsabilidade e justiça

- Aspectos da ética ambiental (relação com o meio ambiente)

- Descrever o processo do conhecimento nas perspectivas ontogénica, filogenética e fenomenológica;

- Interpretar o conhecimento como correlação sujeito-objecto de conhecimento;

- Distinguir os níveis do conhecimento (senso comum, científico e filosófico);

- Distinguir o racionalismo do empirismo; - Conhecer os valores e limites do conhecimento:

realismo e idealismo.

• A Relatividade do Conhecimento - O acto de conhecer - Origem do conhecimento: racionalismo

e empirismo - A possibilidade e a essência do

conhecimento - As correntes filosóficas da Idade

Moderna: criticismo kantiano - Natureza do conhecimento

Page 10: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

2/2

- Diferenciar as ideias políticas de Platão e de

Aristóteles; - Explicar as teorias contratualistas dos filósofos

modernos; - Dominar as correntes político filosóficas da idade

contemporânea; - Identificar os princípios da ética política; - Conhecer a origem e a fundamentação dos direitos

humanos;

• A Convivência Política entre os Homens - A filosofia política na antiguidade (Platão e

Aristóteles) - Idade média (Stº Agostinho) - A filosofia política na idade moderna

(Hobbes, Locke, Maquiavel, Rousseau e Montesquieu)

- A filosofia política na idade contemporânea.

- A ética política - Os direitos humanos: sua divisão e

classificação - Distinguir a validade formal da verdade ou validade

material de um raciocínio ou argumento; - Compreender a relação entre extensão e compreensão

dos conceitos; - Saber classificar os conceitos e os juízos, segundo os

vários critérios; - Dominar as regras para uma definição logicamente

correcta; - Saber inferir proposições por oposição e por

conversão de proposições; - Conhecer a estrutura de um juízo (ou proposições); - Distinguir os raciocínios por analogia, dedução e

indução; - Dominar as regras, modos e as figuras do silogismo.

• Introdução à Lógica - Validade formal e validade material - Os princípios da razão - Lógica do conceito - Lógica do juízo - Lógica do raciocínio

- Dominar os contornos do debate actual sobre a Filosofia africana; - Conhecer os principais percursores dos movimentos

político-culturais em África ( Negritude, Panafricanismo, Movimentos de Libertação Nacional etc.

• Filosofia Africana - Os debates sobre a Filosofia africana na

actualidade ( principais intervenientes) - Posição de diferentes pensadores quanto à

africanidade da Filosofia africana - O Uso e aproveitamento da Filosofia no

desenvolvimento em África - Os movimentos culturais em busca da

identidade africana ( Negritude, Panafricanismo e movimentos de Libertação Nacional e seus percursores)

- Compreender a efectiva necessidade da paz em Moçambique e no mundo para a plena realização dos direitos do homem e para o seu desenvolvimento; - Conhecer e tomar consciência das causas e efeitos das guerras mundiais, coloniais, civís e étnicas para justificarem a imperiosidade da paz.

• A paz como um Valor Moral - Significado e a dimensão da paz - Uma vista histórica das guerras e suas

consequências - O sentido da paz - A construção da paz em Moçambique. - A Necessidade da mudança de mentalidade

para a questão da paz e a criação de novas atitudes

Page 11: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

1/2

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA

CONSELHO NACIONAL DE EXAMES, CERTIFICAÇÃO E EQUIVALÊNCIAS

Matriz de Objectivos e Conteúdos do Exame Extraordinário de Geografia - 12ª Classe - 2008

OBJECTIVOS CONTEÚDOS O aluno deve ser capaz de: - Descrever a evolução do pensamento geográfico; - Distinguir as grandes correntes geográficas; - Caracterizar as correntes geográficas;

• Introdução ao Pensamento

Geográfico

- Definir conceitos ligados a climatogeografia; - Distinguir as camadas da atmosfera; - Explicar os principais processos de aquecimento da atmosfera; - Caracterizar os diversos tipos de chuva; - Explicar a classificação de Koppen; - Identificar os principais problemas resultantes das actividades

humanas na atmosfera; - Explicar a importância da conservação e defesa da atmosfera;

• Climatogeografia

- Distinguir os principais tipos de rochas; - Identificar as camadas que compõem a estrutura interna da

Terra; - Referir os argumentos apontados por Wegener para justificar a

teoria da deriva dos continentes; - Explicar a teoria da tectónica das placas; - Localizar as principais áreas sísmicas do globo terrestre;

• Geomorfologia

- Caracterizar os rios, os lagos e os oceanos; - Explicar a importância da conservação e gestão das águas;

• Hidrogeografia

- Caracterizar a composição, textura e estrutura do solo; - Explicar a acção dos principais poluentes do solo;

• Pedogeografia

- Identificar as variáveis demográficas e sua interacção; - Explicar a evolução da população mundial; - Explicar os movimentos populacionais; - Interpretar as diferentes doutrinas demográficas; - Analisar mapas, gráficos, pirâmides e outro tipo de dados

relacionados com a matéria da população; - Relacionar o desenvolvimento da sociedade com o

comportamento dos fenómenos populacionais;

• População

Page 12: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

2/2

- Caracterizar os diferentes tipos de agricultura; - Explicar o papel desempenhado pelos factores naturais e sócio-

económicos na actividade agrária; - Explicar as diferenças do desenvolvimento da agricultura ao

nível mundial; - Explicar a necessidade de um aproveitamento racional dos

recursos agrários; - Analisar o impacto ambiental da actividade agrícola;

• Agricultura

- Definir conceitos relacionados com a actividade industrial; - Explicar a evolução da actividade industrial a nível mundial; - Identificar as etapas de desenvolvimento industrial; - Explicar a influência dos principais factores naturais e sócio-

económicos na localização da produção industrial;

• Indústria

- Descrever a evolução dos transportes e comunicações no mundo;

- Explicar as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de transporte e comunicações;

- Interpretar gráficos, mapas, tabelas relacionados com os transportes e comunicações;

• Transportes e Comunicações

- Identificar as características das grandes cidades; - Explicar a origem e evolução das cidades no mundo; - Explicar os principais problemas ambientais urbanos; - Explicar as relações que se estabelecem entre o campo e a

cidade.

• Urbanismo

Page 13: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

1/2

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO NACIONAL DE EXAMES, CERTIFICAÇÃO E EQUIVALÊNCIAS

Matriz de Objectivos e Conteúdos do Exame Extraordinário de História - 12ª Classe – 2008

OBJECTIVOS CONTEÚDOS O aluno deve ser capaz de: - Identificar os passos dados pela História desde o seu

surgimento até ao século XX quanto aos pressupostos filosóficos, as transformações sócio-políticas e técnico-científicas;

- Caracterizar as diversas tendências historiográficas até ao século XX;

- Caracterizar as correntes historiográficas; - Caracterizar as correntes da Historiografia Africana e seus

representantes.

• A História da História

- Explicar a relatividade do conhecimento e os factores subjacentes à relatividade do conhecimento histórico;

- Aplicar os métodos da História; - Explicar a inesgotabilidade e a relatividade do conhecimento

histórico; - Explicar a relação entre a História e as outras ciências; - Identificar os tipos de fontes históricas.

• Noções sobre Metodologia e Epistemologia da História

- Identificar as razões da penetração dos europeus para o interior do continente;

- Explicar a reacção dos povos africanos perante a ocupação efectiva;

- Identificar os líderes de resistência em África; - Explicar as causas da derrota dos povos africanos.

• A Invasão, Partilha e Ocupação Efectiva de África

- Descrever o sistema colonial nos aspectos económico,

político, social e ideológico; - Explicar as causas do surgimento do Nacionalismo em África; - Caracterizar o nacionalismo africano; - Descrever o papel da Organização da Unidade Africana

(OUA) no processo das independências.

• O Sistema Colonial em África

• O Desenvolvimento do Nacionalismo e os Movimentos de Libertação em África

- Descrever o processo de luta pela independência nos diferentes territórios;

- Avaliar o impacto do movimento nacionalista nos diferentes territórios;

- Explicar os factores da descolonização; - Identificar os movimentos nacionalistas nos respectivos

territórios; - Identificar os líderes nacionalistas.

• Os Países Africanos

Rumo à Independência (Descolonização de África)

- Caracterizar a economia dos povos Khoisan; - Localizar no tempo e no espaço a expansão Bantu; - Explicar as causas da expansão Bantu; - Caracterizar a economia dos povos de língua Bantu; - Explicar o impacto da fixação dos povos de língua Bantu em

Moçambique.

• Moçambique: a Terra e os

Povos

Page 14: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

2/2

- Periodizar a História de Moçambique; - Caracterizar as fases da penetração mercantil em Moçambique; - Explicar o processo de formação dos Estados Moçambicanos; - Caracterizar os diferentes Estados ao nível económico, político,

social e ideológico; - Explicar o impacto da penetração mercantil asiática nos aspectos

político, económico e social; - Explicar o impacto da penetração mercantil europeia nas suas

diferentes etapas (ciclo do ouro, do marfim, dos escravos e oleaginosas).

• Os Primeiros Estados

em Moçambique e a Penetração Mercantil Estrangeira

- Caracterizar a estrutura sócio-política e económica dos povos de Moçambique nas vésperas da partilha de África;

- Explicar os objectivos e funções do Estado colonial em Moçambique;

- Descrever o processo de conquista colonial e das resistências nas diferentes regiões (Norte, Centro e Sul);

- Descrever a economia colonial portuguesa em Moçambique. - Explicar a natureza do duplo poder Estado

Colonial / Companhias até 1930; - Localizar no espaço as Companhias monopolistas e arrendatárias; - Identificar as diferentes formas de actuação do capital internacional

em Moçambique; - Descrever o sistema dos prazos do vale do Zambeze; - Explicar o conteúdo dos principais acordos sobre o trabalho

migratório entre Moçambique e a África do Sul; - Explicar as origens do Nacionalismo moçambicano; - Explicar o papel desempenhado pelos intelectuais moçambicanos.

• O Período de

Dominação Colonial em Moçambique

- Explicar o conteúdo dos instrumentos legais que permitiram a implantação do colonial-fascismo em Moçambique;

- Caracterizar o Estado Novo de Salazar a nível económico, político, social e ideológico;

- Analisar as relações Moçambique / África do Sul, no contexto do nacionalismo económico;

- Explicar a promoção da Burguesia pelo fascismo português e o incremento da exploração dos recursos naturais nas colónias, em particular, em Moçambique;

- Explicar as condições criadas para o desenvolvimento da luta clandestina e a formação dos primeiros movimentos políticos;

- Caracterizar o papel de Eduardo Mondlane na luta pela unidade Nacional;

- Caracterizar a crise e restruturação do capital (1964 – 1973).

• O Colonial Fascismo/

O Movimento de Libertação e a Independência Nacional de Moçambique

- Explicar a situação político, económico e social de Moçambique nos primeiros anos de independência;

- Descrever as relações políticas, económicas e sociais com os países vizinhos;

- Explicar os processos que conduziram a paz e democracia em Moçambique.

• Moçambique da

independência aos nossos dias

Page 15: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA

CONSELHO NACIONAL DE EXAMES, CERTIFICAÇÃO E EQUIVALÊNCIAS

Matriz de Objectivos e Conteúdos do Exame Extraordinário de Inglês - 12ª Classe – 2008

Objectives Contents

Reading skill Performance/Pedagogic Objectives The candidate should be able to:

- Read texts of approximately 210 words - Read quickly for explicit and implicit meaning - Read quickly for gist / overall idea - Read quickly for main idea / ideas - Read quickly for specific information

General information about:

• Prevention of Crime • The Environment • The Media • Tourism

Grammar Performance/Pedagogic Objectives The candidate should have grammatical knowledge which will derive from the needs of topics taught in grades 11 and 12

Adjectives, conditional, conjunctions, modal verbs, present perfect, past perfect, future perfect, future perfect continuous, prepositions, pronouns, phrasal verbs, relative clauses

Knowledge of vocabulary Performance/Pedagogic Objectives The candidate should be able to complete a text of approximately 160 to 180 words by using vocabulary provided in a form of multiple choice questions

Vocabulary generated by general information reading passages Vocabulary generated by the topics taught in grades 11 and 12 syllabi

Page 16: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

1/2

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA

CONSELHO NACIONAL DE EXAMES, CERTIFICAÇÃO E EQUIVALÊNCIAS

Matriz de Objectivos e Conteúdos dos Exames Extraordinários de Português - 12ª Classe - 2008

OBJECTIVOS CONTEÚDOS

O aluno deve ser capaz de: - Ler o texto silenciosamente; - Compreender a mensagem de um texto; - Explicar o sentido das expressões.

• Leitura • Descodificação da mensagem

- Identificar o tipo de texto pelo assunto; - Reconhecer a organização do texto; - Identificar o tipo de linguagem usada nos textos; - Identificar tipos de discurso argumentativo; - Justificar o uso dos tipos de discurso argumentativo; - Redigir textos Expositivo-Explicativos; - Redigir textos Expositivo-Argumentativos;. - Analisar as crónicas segundo a organização do texto; - Caracterizar o tipo de linguagem das crónicas.

• Texto Expositivo-Explicativo • Texto Expositivo-Argumentativo • Crónica - Apresentação do texto - Organização do texto - Actos de fala - Tipo de linguagem

- Referir as circunstâncias em que surgiram as correntes literárias;

- Identificar as características linguísticas, estilísticas e temáticas de textos literários nas várias correntes literárias;

- Interpretar textos da Literatura Africana em Língua Portuguesa do período entre 1945 – 1975 e de 1975 até a actualidade;

- Identificar as características temáticas e linguísticas dos textos das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, nos diferentes períodos;

- Emitir opiniões sobre comportamentos, valores, convicções e condutas sociais;

- Identificar os valores intrínsecos de uma determinada sociedade;

- Identificar textos da oratura moçambicana.

• Correntes literárias: - Características linguísticas - Características estilísticas

Características temáticas - Literaturas Africanas Contemporâneas

em Língua Portuguesa - Nomes de escritores /nacionalidade - Obras literárias / autores

- Interpretar textos narrativos; - Identificar personagens como representação de grupos

sociais; - Caracterizar personagens; - Identificar e justificar os modos de expressão; - Produzir textos narrativos; - Identificar recursos estilísticos.

• Textos narrativos (Narrativa Literária)

- Caracterização temática - Acções - Personagens - Processos narrativos - Modos de expressão - Caracterização linguística

Page 17: Matriz de Todas Discip[Linas 12 Classe

2/2

- Identificar os elementos constituintes de uma ficha

bibliográfica; - Elaborar uma ficha bibliográfica. - Caracteriza a organização e o tipo de linguagemde um

texto; - Identifica as unidades de significação parágrafo por

parágrafo; - Elabora o resumo; - Aplica as regras básicas do resumo.

• Textos orais ou escritos de organização de dados

• Ficha bibliográfica

• Resumo - Levantamento de unidades de

significação - Compreensão do texo - Elaboração de resumos - Regras de resumo

- Identificar constituintes da frase simples; - Conhecer as funções sintácticas dos constituintes; - Analisar frases complexas, identificando: ü relações de coordenação; ü relações de subordinação;

- Reconhecer o tipo de discurso; - Relacionar a intencionalidade da frase com o tipo e

as formas adequadas.

- Reconhecer as classes de palavras; - Aplicar regras de concordância entre classes de

palavras; - Reconhecer a flexão verbal e suas regras; - Reconhecer a flexão do pronome e suas regras; - Reconhecer as palavras quanto ao processo de

formação. - Construir palavras da mesma família; - Usar sinónimos; - Usar antónimos.

• Funcionamento da língua Sintaxe

- A frase e sua constituição - A oração e seus termos essenciais - Coordenação e subordinação - Discurso directo e indirecto - Tipos e formas de frase

Morfologia - Classes de palavras - Formação de palavras - Famílias de palavras

Semântica - Sinonímia - Antonímia