MÓDULO 10 - anglosaomanuel.com.br · cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair...

14
MÓDULO 10 O RELATO : UMA CRÔNICA DE JORNAL P. 94 A 100

Transcript of MÓDULO 10 - anglosaomanuel.com.br · cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair...

Page 1: MÓDULO 10 - anglosaomanuel.com.br · cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair correndo e deixar para trás aquele perigo untuoso(8) e cascudo. (2) (Frase elíptica):

MÓDULO 10

O RELATO : UMA CRÔNICA DE JORNAL P. 94 A 100

Page 2: MÓDULO 10 - anglosaomanuel.com.br · cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair correndo e deixar para trás aquele perigo untuoso(8) e cascudo. (2) (Frase elíptica):

OBJETIVOS DO MÓDULO

• Ler e interpretar narrativas não ficcionais( relato

em forma de crônica);

• Diferenciar narrativas não ficcionais de

narrativas ficcionais;

• Praticar leitura individual;

• Identificar os temas dos segmentos de um relato.

Page 3: MÓDULO 10 - anglosaomanuel.com.br · cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair correndo e deixar para trás aquele perigo untuoso(8) e cascudo. (2) (Frase elíptica):

NOÇÕES BÁSICAS

• A narrativa ficcional conta com acontecimentos imaginários, inventados

pelo autor. O leitor sabe que se trata de invenção, subordinada à

verossimilhança;

• O relato conta fatos realmente acontecidos; o leitor espera que o autor

esteja dizendo a verdade;

• RELATO GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSOS: relato pessoal ,

relato de viagem, diário, certas crônicas de jornal, notícia, reportagem,

relatórios, relato histórico, etc.)

Page 4: MÓDULO 10 - anglosaomanuel.com.br · cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair correndo e deixar para trás aquele perigo untuoso(8) e cascudo. (2) (Frase elíptica):

IMAGEM DE ABERTURA DO MÓDULO P. 94

Page 5: MÓDULO 10 - anglosaomanuel.com.br · cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair correndo e deixar para trás aquele perigo untuoso(8) e cascudo. (2) (Frase elíptica):

LEITURA DO TEXTO p. 95 (individual e silenciosa)

Page 6: MÓDULO 10 - anglosaomanuel.com.br · cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair correndo e deixar para trás aquele perigo untuoso(8) e cascudo. (2) (Frase elíptica):

Inapetência

Page 7: MÓDULO 10 - anglosaomanuel.com.br · cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair correndo e deixar para trás aquele perigo untuoso(8) e cascudo. (2) (Frase elíptica):

1 De repente eram três netos. Um que dividia o mundo em coisas comíveis e coisas incomíveis. Lembro do Pedro pequenininho, andando de mão dada com o pai (1) na praia e apontando umas cracas nas pedras. “É de comer ou não, Papi?”. E se o Papi dissesse que sim, goela abaixo(2). Quando o coelho de Páscoa vivo que ganhou(3) fazia artes além das permitidas, segurava pelas orelhas, levava até a boca do forno e dizia: “olha só o que te espera se não ficar quieto”. O coelho em questão, de manhã bem cedo, vinha bater no vidro da sala pedindo pressa no café da manhã. Úrsula, a neta de cinco anos, simplesmente não comia. Lembro que uma vez quis(4) conquistá-la(5) pela boca (6) e levei(7) ao shopping para comer uma batata assada. Na mesma hora percebi o erro, com a cara desolada dela frente àquela imensa batata, imensamente cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair correndo e deixar para trás aquele perigo untuoso(8) e cascudo.

(2) (Frase elíptica): Como podemos completar essa frase? (E se o pai dissesse que sim, então a coisa comível descia goela abaixo.)

(3) (elipse) Quem ganhou o coelho?

(1) Quem era o pai em relação à autora?

(4) Quem quis conquistá-la?

(5) A quem se refere o pronome -la?

(6) Qual o significado de “conquistar pela boca”?

(7) Levou o quê, ou quem, ao shopping? Que pronome pode ser

usado aqui? (Úrsula ñ -a). (8) Qual era o “perigo”? (a batata) –

Qual o significado de untuoso? (gorduroso)

Page 8: MÓDULO 10 - anglosaomanuel.com.br · cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair correndo e deixar para trás aquele perigo untuoso(8) e cascudo. (2) (Frase elíptica):

2 Uma vez encheu-se(9) de coragem e resolveu ir a Paraty com o avô e a avó, fazendo de tudo que quiséssemos(10). Paramos na orgânica(11) Fazenda Santa Bárbara, que não tinha refrigerantes, só sucos e todo o resto verde que costuma acontecer em lugares vegetarianos. A certa altura da escolha, pendurou(12) os olhos em nós e suplicou. “Mas, aqui só tem coisa saudável?” Tinha puxado(13) a avó no gosto por um monte de tranqueira. Mas, obediente, comeu de tudo e mal conseguiu chegar ao sítio para vomitar de jorro aquela saúde toda(14) .

(9) Quem se encheu de coragem? (Úrsula)

(10) Quem quisesse? (nós = avô + avó ñ a autora)

(11) Qual o significado do adjetivo? (no contexto,

estabelecimento cujos produtos são cultivados sem insumos

químicos)

(12) Observar a

expressividade. (13) Significado (herdar – a

frase seria “tinha puxado” o gosto da avó)

(14) Observar a

ironia

Page 9: MÓDULO 10 - anglosaomanuel.com.br · cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair correndo e deixar para trás aquele perigo untuoso(8) e cascudo. (2) (Frase elíptica):

3 Laura era a caçula. Magra, loirinha, parecia frágil, e absolutamente não comia. Nada. Não tinha fome(15). Eu fazia um café da manhã em minixícaras de boneca, minicálices e inventava sanduíches do tamanho de uma unha feitos com ervas do jardim. Era o máximo que ela aguentava. 4 Em que deram essas enjoadas netas?( 16) 5 Gente saudabilíssima, que come de tudo. A Úrsula passou as férias numa ilha de pescadores e mandou fotos de lagostas quase vivas, de moquecas, de peixes jamais vistos. (17) 6 Pedro, que nunca vacilou no caminho de comer bem, vocifera contra os restaurantes de grife, odeia comida ruim, odeia comida cara, e até é um especialista em carnes e cozinha bem. [...] (18)

(15) Qual o efeito expressivo dessas frases

tão curtas? (realce, reiteração de

“absolutamente”)

(16) Observar a força expressiva

da frase isolada em um parágrafo.

(17) Que relação se estabelece entre este e o parágrafo anterior?

(relação de resposta a uma pergunta)

(18) Observar que continua aqui a relação de resposta ao penúltimo

parágrafo

Page 10: MÓDULO 10 - anglosaomanuel.com.br · cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair correndo e deixar para trás aquele perigo untuoso(8) e cascudo. (2) (Frase elíptica):

7 E a Laura, a magrela irritante? De presente de aniversário pediu um jantar no D.O.M, foi lá vestida para matar, graças à importância da farra. Nessa semana, de mochila nas costas, de férias do seu sabático inglês, marcou hora no Noma, e vai comer lá. Espero que o cozinheiro tenha mudado o menu porque não aguento mais ouvir falar em camarões vivos mordendo a ponta da língua dos clientes e no caso a ponta da língua da minha neta! 8 E o que vocês (19) todos têm a ver com isso? É só um consolo para pais aflitos(20). Esqueçam! Calma. É assim mesmo. As crianças enjoadas estão só pensando no que vão comer um dia até fartar. Vão aprender. E gostar muito daquelas coisas que nós enfiávamos nas goelas deles em colheres-aviõezinhos. Juro.

HORTA, Nina. Inapetência. Leitura

D.O.M. e Noma: restaurantes de alta gastronomia. vestida para matar: referência ao filme Vestida para matar, de 1980. sabático: relativo ao período de interrupção de certas atividades regulares.

(19) A quem se refere o pronome vocês? (Aos leitores – observar o

tom de conversa do final da

crônica)

(20) Quem seriam os “pais aflitos”? (os leitores da crônica

Page 11: MÓDULO 10 - anglosaomanuel.com.br · cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair correndo e deixar para trás aquele perigo untuoso(8) e cascudo. (2) (Frase elíptica):

Relato e narrativa ficcional

Narrativa ficcional: acontecimentos imaginários, inventados pelo autor.

cria personagens, ações, lugares, fenômenos muito

semelhantes aos da vida real ou pode também inventar um mundo

fantástico, extraordinário, feérico.

realiza-se em vários gêneros, como a anedota, a fábula, o

conto, a novela, o romance. feérico: mágico; pertencente ao

mundo da fantasia,

das fadas.

Page 12: MÓDULO 10 - anglosaomanuel.com.br · cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair correndo e deixar para trás aquele perigo untuoso(8) e cascudo. (2) (Frase elíptica):

Relato: narrativa não ficcional

o autor apresenta os fatos como tendo realmente acontecido.

subordina-se à noção de verdade e não apenas às convenções de verossimilhança.

tem as características próprias do gênero narrativo:

- evolução de acontecimentos no tempo,

- narrador,

- personagens,

- espaço, etc.

O tempo verbal utilizado é, geralmente, o passado.

Realiza-se em diferentes gêneros textuais, como o relato pessoal, o relato de viagem, o diário, certas crônicas de jornal, a notícia, a reportagem, o relatório, o relato histórico, etc.

Page 13: MÓDULO 10 - anglosaomanuel.com.br · cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair correndo e deixar para trás aquele perigo untuoso(8) e cascudo. (2) (Frase elíptica):

Atividades Tempo previsto : 30 min

P. 96 A 98 ( 1 A 5) P. 98 - TESTES 1 E 2

EM CASA P. 99- 100

Page 14: MÓDULO 10 - anglosaomanuel.com.br · cheia de queijos. Só faltou chorar, impossibilitada de sair correndo e deixar para trás aquele perigo untuoso(8) e cascudo. (2) (Frase elíptica):

E-mail: [email protected] celular/ whatzap: 997083098