M&E 225 Suplemento Aviestur

8
1 Junho de 2013 - 1ª quinzena Junho/2013 - 1ª quinzena - Ano IX - Nº 225 - Tiragem: 16.400 exemplares FOLHA DO TURISMO Turismo na cidade das ores cidade das ores Aviestur recebe público acima do esperado em Holambra e busca ser a maior feira do interior do Estado

description

M&E 225 Suplemento Aviestur

Transcript of M&E 225 Suplemento Aviestur

Page 1: M&E 225 Suplemento Aviestur

1

Junho de 2013 - 1ª quinzena

Junho/2013 - 1ª quinzena - Ano IX - Nº 225 - Tiragem: 16.400 exemplares

FOLHA DO TURISMO

Turismo na cidade das fl orescidade das fl ores

Aviestur recebe público acima do esperado em Holambra e busca ser a maior feira do interior do Estado

Page 2: M&E 225 Suplemento Aviestur

2

Junh

o de

201

3 - 1

ª qu

inze

na

Luciano Palumbo e Anderson Masetto

A 36ª edição da Aviestur parece ter mes-mo superado as expectativas. A organiza-ção do evento – antes ainda do término da feira - divulgou os resultados, que fo-ram 15% superiores em relação ao ano passado. O evento contou com a presença de 4,2 mil pessoas, de aproximadamente 300 localidades brasileiras. Do total, 2,7 mil corresponderam aos agentes de viagens.“Estamos muito satisfeitos com o resulta-do desta edição. Tivemos grande aceita-ção e aprovação dos expositores. Empresas significativas do mercado afirmaram que importantes negociações foram realizadas durante o evento. Diante deste cenário, já recebemos a confirmação de muitos ex-positores para a 37ª Aviestur, em 2014”, afirma Marcelo Matera, presidente da Aviesp.Além do público, as capacitações foram destaque. A feira proporcionou uma grade com mais de 30 palestras, com foco em apri-morar, profissionalizar e otimizar sistemas de atendimento e venda de produtos e serviços, por meio dos agentes de viagens.

Aviestur supera expectativa e cresce 15% em 2013

Matera, ficou satisfeito com a opção de levar a Aviestur para a cidade de Holambra, na região metropolitana de Campinas. Segundo ele as prefeituras das duas cidades apoiaram o evento desde o começo e destacou o convênio firmado com a Secretaria de Turismo de Campinas que contemplará outras ações além da feira.

“Estávamos muito otimistas com o resultado desta primeira edição em Holambra”, disse. “Antes de tomar esta decisão conversamos com expositores e agentes de viagens, que acreditaram nesta mudança”, complementou. Segundo ele foram quase 2,2 mil agentes de viagens inscritos de forma antecipada, o recorde de todas as edições, o que mostra a aceitação dos profissionais. “Visitei quase todos os es-tandes durante este segundo dia e 90% dos

“Campinas e Holambra adotaram a Aviestur”

No discurso de abertura da 36ª Aviestur, o presidente da Aviesp, Marcelo Matera, enfatizou que as entidades de classe do Turismo devem se unir e ter objetivos comuns para ganhar força nas negociações com o governo, como a desoneração da folha para o setor e, na luta em prol dos agentes de viagens de todo o País.

Segundo ele, a inovação para os agentes é crucial. “Hoje as empresas do segmento sofrem com a mudança constante da tec-nologia, crises internacionais, falta de mão de obra capacitada e com a mudança de

comportamento do consumidor. Temos que capacitar os agentes e acompanhar as mudanças”, disse.

Matera ressaltou ainda que o papel do agente de viagens nunca acabará, mas terá que passar por mudanças. “O agentes preci-sam transformar a informação em conheci-mento. Este é o nosso papel. Existe mercado para todo mundo”, comentou o dirigente, referindo-se a busca por novos modelos de negócios no segmento. “O agente tem que ter competência e profissionalismo”, emendou.

Feira – Matera destacou as parcerias entre Abracorp, Abav e Sindetur para que a feira possa acontecer de forma profissional. “Juntos vamos crescer nas atividades e capacitar cada vez mais agentes”, enfatizou. Com relação a volta para as proximidades de Campinas, onde nasceu a entidade, Matera foi enfático: “Estamos voltando às raízes, as origens”.

Na abertura foi destacada a presença de auto-ridades locais representadas pela diretora de Tu-rismo de Capinas, Alexandra Caprioli e pelo repre-sentante e vereador por Holambra, Dennis Peters.

Matera destaca união de entidades na abertura da Aviestur

expositores já confirmaram presença na nossa edição de 2014 aqui em Holambra”, emendou.

Destaque - Matera destacou ainda a vantagem de ter um piso único, diferente de Campos do Jordão e da proximidade de cidades da região metropolitana de Campinas, o que aumenta o número de agentes que podem participar da feira. “O contrato com o Espaço Ype é de opção para os próximos dois anos. Ele nos permite fazer mais ações e até ampliar a feira.”, comentou o presidente da Aviesp, deixando clara a preferência por Campinas. “Tivemos reclamações referente ao preço do estacionamento e à alimentação. Mas vamos rever isso para 2014”, completou..

Força econômica – O vice-presidente da Aviesp, Fernando Santos, lembrou que

dados do IBGE apontam que 23% de todas as viagens emitidas no Brasil têm como origem agências de viagens do interior do Estado de São Paulo. “Isso mostra a força econômica desta região”, afirmou.

Marcelo Matera e Fernando Santos, presidente e vice da Aviesp

Autoridades durante o corte da fi ta

Diretoria Executiva da AviespEquipe da Aviesp

Page 3: M&E 225 Suplemento Aviestur

3

Junho de 2013 - 1ª quinzena

Samuel Rossilho e Alexandra Caprioli, secretário e diretora de Turismo de Campinas

Com o Turismo focado nos segmentos de negócios, rural, lazer e grandes eventos, a Secre-taria de Turismo de Campinas espera ampliar a atuação do setor – que hoje corresponde a 3% do PIB - com a inauguração do novo aeroporto, em 14 de maio de 2014. “Teremos um prédio [em construção] que abrigará toda a estrutura do novo aeroporto. No velho terminal, um estudo indicará a viabilidade de termos um centro de convenções em Campinas”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Ribeiro Rossilho.

Segundo ele, a inauguração do novo prédio que abrigará toda infraestrutura para embarques e desembarques, lojas e duty free será um grande

As opiniões não foram unânimes. A primeira edição da Aviestur realizada na cidade de Holambra gerou diversas percepções entre os expositores da feira. No entanto, todos eles afirmam que a feira, embora tenha voltado às suas origens – que é a região de Campinas –, perdeu um pouco da sua característica. Outra reclamação foi a distância de Cam-pinas – onde a maioria ficou hospedado.

Cleiton Feijó, da Nascimento Turismo, lembrou das edições realizadas em Águas de Lindoia e Campos do Jordão. “As ci-dades eram pequenas e o trade tomava conta de tudo. Isso fazia com que a gente respirasse a feira 24 horas, porque em to-dos os hotéis e todos os lugares encon-trávamos pessoas. E também eram opor-tunidades para se fazer negócios”, disse.

A mesma opinião foi compartilhada por Adrian Ursilli, da MSC. Para ele, o fato da feira realmente não acabar no pavilhão e os negócios e contatos continuarem nos bares, restaurantes e hotéis das cidades era o grande atrativo da Aviestur. “Vimos que a estrutura do centro de convenções de Holambra é boa. Mas a hotelaria da cidade não tem ainda capacidade para

Expositores comentam mudança de local da Aviestur

um evento deste tamanho”, afirmou.Feijó, da Nascimento, no entanto, elogiou a

ideia das arenas de capacitação, que funcio-naram durante a manhã. Para ele, o fato das caravanas chegarem direto no local dos trei-namentos fez com que a procura fosse maior. “Antes a gente competia com a feira e fazíamos apresentações para poucas pessoas”, lembrou.

Para Celso Guelfi, da GTA, a mudança foi corajosa e merece ser elogiada. “O fato de trocar de local entendendo que a logís-tica em Holambra é melhor foi muito boa

porque, na minha opinião, realmente é”, comentou. “Aqui é mais fácil para agen-tes de locais como Presidente Prudente e Maringá, por exemplo, chegasserem de uma forma mais fácil. A estrutura neste ano é a melhor do que qualquer uma Aviestur até hoje”, complementou.

Ricardo Domingues, da Resorts Brasil e Jeferson Munhoz, do Bourbon, também gostaram da localização. Para eles, estar na região metropolitana de Campinas pode trazer mais agentes de viagens para a feira.

Novo aeroporto pode ser alternativa para Aviestur em 2015Movimentação intensa no segundo dia da Aviestur

Reunião com os expositores

propulsor do Turismo na região, que hoje conta com uma ocupação hoteleira acima dos 95% de segunda a sexta-feira. “Em 2012 captamos mais de seis mil eventos em Campinas”, disse.

A diretora de Turismo de Campinas, Alexandra Capriolli, ressaltou que a cidade – mesmo sem ter um centro de convenções – está em 9º lugar no ranking da ICCA. “Temos focado em grandes eventos, como campeonatos de Vôlei, Hipismo e até a negociação para uma etapa da Stock Car em 2014”, comentou. Para a diretoria da Aviesp que quer “resgatar as origens” a viabilização de um centro de convenções no aeroporto de Viracopos seria um marco para que a Feira em 2015 fosse realizada na cidade de Campinas.

Page 4: M&E 225 Suplemento Aviestur

4

Junh

o de

201

3 - 1

ª qu

inze

naGA

LERI

A DE

FOT

OS

Karina Rodrigues, Luciana Fernandes e Danielly Aguiar, da Empetur

João Victor Chaves, diretor de Turismo de Ipojuca, e Daniel Jacarandá, da AHPG

Tania Sanches, Raul Monteiroe Carla Reis, do Iberostar

Edições do M&E sendo distribuídas durante a feira

Juarez Cintra, da Ancoradouro, entre Cleiton Feijó e Plínio Nascimento,

da Nascimento TurismoValter Patriani, da CVC com Michael Barkoczy, da Flytour

Ilya Hirsch, Lizberth Rada e João Gonçalves, da Qualitours

Daniella Muniz e Marisa Guilger, do Meliã

Clayton Armelin, da Flytour Viagens, e Vitor Bauab, do Beto Carrero

Alex Bonareti e Wagner Fernandes,do Blue Tree

Frankin Gomes e Cássio Lucas, da SAA

Alexandre e Michel Tuma Nessno estande de São Paulo

Aristides Cury, da Aprecesp, e Fernando Vernier, do Campinas CVB

Rosa Masgrau, do M&E, e Eduardo Gachido, da Atlantica Hotels

Carolina Mezzalira, da Freeport, e Daniel Biancareli, da Monde

Sandra Souza e Marcia Marigheti, da Avirrp

Raquel Gomes e Renata Di Bernardo, da Tap

Kleber Rego, do Porto Suítes, com Daniel Santos, da Trend

Michael Barkoczy e Cristiano Placeres, da Flytour Viagens

Sylvia Franco e Francine Fernandes, de Poços de Caldas

Carlos Tribín, do Intercontinental, e Maurício Viana,

da República Dominicana

Rosilene Bastos e Carlos Figueira, da Paratur

César Turlão e Renato Carone, da Turnet

Page 5: M&E 225 Suplemento Aviestur

5

Junho de 2013 - 1ª quinzenaGALERIA DE FOTOS

Rosa Masgrau, do M&E, conversando com Luciana Fernandes, André Correia e Alberto Feitosa, de Pernambuco Equipe da RCA

Paulo Renato, da Semtur-Vitória

Willian Périco, da Abav-SP

Luciana Canto,da SPTuris

Luiz Paulo Luppa, da Trend

Paula Souza, do Palladium

Silvio Luiz, da Pullmantur, com Marcelo Paolilo, da Flytour Viagens

Ricardo Domingues, da Resorts Brasil, e Jeferson Munhoz, do Bourbon

Toni Sando, do SPCVB, e Orlando Souza, da Tur.SP

José Roberto Trinca, da American Airlines e Marcelo Matera, da Aviesp

Cleide Martins e Fernanda Toledo, da New Line

Equipe da Accor

Plínio Fernandes servindo o seu café no Espaço Ancoradouro

Aroldo Schultz,da Schultz

Dilson Fonseca, do Catussaba e Resorts Brasil

Claudio Gebenlian e Flavia Furtado, da Schultz

Afonso Louro, da Visual

Luis Fernandes, da Bedsonline

Felipe Timerman e Renato Gonçalves, do Seaworld

Fábio Mader, da CVC, e Paulo Kugelmas, da Setur AL

Cooperados no estande da Bahia

Page 6: M&E 225 Suplemento Aviestur

6

Junh

o de

201

3 - 1

ª qu

inze

na

Nos dois dias da Aviestur 2013 as arenas multitemáticas de capacitação estiveram lotadas. As três salas, que foram patrocinadas pelo Beto Carrero World, receberam treinamentos de empresas como Nascimento Turismo, Pernambuco, Flytour, Club Med, Egípcia Tours, GTA e Confidence Cambio Além disso, os agentes puderam saber das novidades de destinos como Turquia, Jordânia, Dubai e Catar. Outro destaque foi a apresentação de Gervásio Tanabe da Abracorp, que falou sobre precificação.

Beto Carrero mostra atrativos para agentes do interior de SP

O Beto Carrero World patrocinou as capacitações que acontecem na Aviestur 2013 e também apresentou os seus atrativos aos agentes que visitaram o evento. A coor-denadora de Vendas do parque, Rafaela Marques, destacou o novo momento vivido pelo empreendimento e a maior proximidade com o trade. “Fizemos um estudo da nossa marca, lançamos um departamento de eventos e colocamos os personagens da DreamWorks no parque”, lembrou. Para os agentes de viagens, ela sugeriu que recomendem aos seus clientes dois dias de visita ao parque. Segundo ela são 14 milhões de m² – sendo que só 15% disso é de área construída – e muitos atrativos. “Temos diversos shows que valem a pena serem assistidos e para isso é necessário um dia inteiro”, afirmou. Entre os destaques estão o Scalibur, o Extreme (que em breve será Velozes e Furiosos) e o Aqua.

Em capacitação, Pernambuco destaca pluralidade do destino

O estado de Pernambuco foi o assunto de uma das capacitações que acontecem durante o primeiro dia do evento. A executiva de marketing da Empetur, Danielly Aguiar, destacou a pluralidade do estado, que conta com diversos destinos próximos a capital, Recife. “O turista pode se hospedar em Recife que está próximo a Porto de Galinhas e do nosso Agreste, por exemplo. É possível fazer tudo isso em apenas um dia”, contou. Ela também falou sobre os atrativos de Recife. Embora seja um destino muito vendido para viagens de negócios, Danielly lembrou dos atrativos de lazer do destino. “Temos o centro antigo com muita cultura. Aos finais de semana a cidade conta com ciclofaixas e com palcos de apresentações culturais”, afirmou.

Flytour Viagens destaca vendas online

A Flytour Viagens destacou a venda de pacotes online para os agentes de viagens. O gerente de Vendas da operadora, Cristiano Placeres, ressaltou que com as ferra-mentas corretas as agências podem ter competitividade ante as OTAs. “É possível ganhar vendas das online. É importante entender que não se trata apenas de tirar pedidos, mas de vender uma viagem assistida aos clientes”, afirmou. Neste contexto ele destacou um novo produto do portal da Flytour. Os “Pacotes Terrestres Pron-tinhos” (PTP) são, segundo ele, uma ótima ferramenta para que os agentes não percam vendas. Principalmente daqueles clientes que possuem milhas. Esses pacotes já estão disponíveis no portal da operadora com saídas até 24 fevereiro de 2014.

Capacitações ofereceram profi ssionalização em produtos e destinos

Page 7: M&E 225 Suplemento Aviestur

7

Junho de 2013 - 1ª quinzena

Nascimento lança nova campanha de vendas para agentes

Em substituição a campanha “Uma dose de exclusividade” lançada em 2012, a Nasci-mento Turismo apresenta o novo mote para as vendas em 2013. Trata-se da campanha “Experimente um mundo diferente”, que vai oferecer roteiros diferenciados para quem já viajou ou mesmo experiências inovadoras em

destinos domésticos e internacionais. “Estamos dando foco em alguns novos destinos nacionais e internacionais. Outros com experiências diferenciadas para quem já viajou a lugares como Nova York, Orlando, Las Lenhas, Caribe, Paris e outros locais dentro e fora do país”, disse Cleiton Feijó, diretor Comercial da operadora. O novo conceito – que traz também a exclusividade – é para oferecer diferenciais como um café da manhã em um bistrô francês, pilotar uma Ferrari em Dubai ou até andar de patins em Venice Beach, na Califórnia. A Campanha será lançada nacionalmente no dia 20 de maio.Novo site - O novo site da Nascimento Turismo agora oferece confirmações de reservas online para os agentes de viagens. “Com esta nova opção o profissional poderá receber do seu cliente na hora da venda dentro da agencia”, disse Feijó. De acordo com ele, a nova ferramenta de busca – pacotes Nascimento – vai oferecer agilidade ao agente no mento da venda. A nova opção faz parte da área de Reservas Online, onde é possível comprar aéreo, cruzeiros, pacotes, carro, e circuitos. O novo site, segundo Feijó, está mais clean, ágil e estruturado. “Temos que passar aos nossos clientes e distribuidores mais habilidade na utilização faz nossas ferramentas online”, disse.

Guarujá terá bases no interior de SP para promoção turística

O secretário de Turismo do Guarujá, José Car-los Rodriguez, contou em entrevista ao M&E que a cidade do litoral paulista vai estabelecer bases de promoção no interior do Estado em busca do incremento no receptivo. “Temos recebido uma série de Turistas do interior. Hoje, um dos focos do Guarujá é ampliar os

visitantes destas cidades”, comentou. Rodriguez disse ainda que as bases estão previstas para as cidades de Ribeirão Preto, Campinas, São José do Rio Preto e Bauru. “Nossa proposta é capacitar pessoas para que possam ampliar a capacitação e promoção dos agentes de viagens nestes destinos”, disse. Segundo o secretário, Guarujá está com estudos e investimentos previstos para toda infraestrutura das 27 praias e dos 12 roteiros diferenciados que hoje existem como atração na região.

GTA lança produtos e mostra diferenciais de produtos

A GTA está lançando dois novos produtos durante a Aviestur 2013. O primeiro deles é o seguro que cobre gestantes em viagens. Segundo o presidente da empresa, Celso Guelfi, não existe nenhuma outra assistência que tenha este tipo de cobertura no mercado. Além disso, o seguro de cancelamento de

viagem ganhou um reforço e agora tem coberturas entre US$ 3 e U$ 5 mil. O diretor Comercial da Global Travel Assistance (GTA), Gelson Popazoglo, palestrou s obre a “A importância da assistência para viagens”. Popazoglo apresentou a diferença entre seguro e as-sistência de viagem e os benefícios desta aquisição para os agentes. “Queremos mostrar a importância da inclusão do cartão de assistência no pacote de viagens”, comentou.

GALERIA DE FOTOS

Cleiton Feijó

José Carlos Rodriguez

Gelson Popazoglo

Adrian Ursilli e sua equipe da MSC

Boteco da Trend na Aviestur 2013

Equipe da Localiza

Equipe da MMT Gapnet

Roy Taylor e Rosa Masgrau do M&E, Michael Tuma Ness, da Fenactur, e Vitor Bauab, do Beto Carrero com os personagens do parque

Page 8: M&E 225 Suplemento Aviestur

8

Junh

o de

201

3 - 1

ª qu

inze

na

CVC e Alagoas anunciam fretes para alta temporada

A CVC e a Setur Alagoas patrocinaram o almoço do segundo dia da Aviestur 2013. Na ocisão foi apresentado aos agentes de viagens os novos fretamentos da operadora para o destino na alta temporada saindo do interior de São Paulo. Durante todo o ano a CVC conta com bloqueios – em parceria com a Azul – aos sábados domingos e segundas saindo de Viracopos. No caso de Ribeirão Preto, há lugares semanalmente nos voos da companhia. No entanto, para a alta temporada, a parceria é com a Tam. Com saídas semanais aos domingos e durante todo o mês de julho, serão operados charters de Campinas para Maceió. O voo será feito com aeronaves A320, que tem capacidade para 174 lugares. Já de Ribeirão Preto, o chrater será feito com aviões A319, que contam com 144 lugares. As saídas serão aos sábados também durante todo o mês de julho.

Festas marcam dias da Aviestur em HolambraOs eventos sociais também foram destaques na Aviestur 2013. Reunindo expositores, autoridades e agentes de viagens, as festas agitaram Campinas e Holambra – que recebeu a feira pelo primeira vez. No dia anterior à abertura, os expositores se reuniram em um happy hour promovido pela entidade no salão do hotel Vitória [Vitória Hall], em Campinas. O evento recebeu 165 pessoas e foi animado um show da banda Quatro Fatos. Depois vieram C lub Med, CVC e Flytou e Empetur juntas.

Destaque para a festa “pernambucana” de encerramento

“Luau em Porto de Galinhas” foi o tema da festa de encerramento da Aviestur 2013. Com o patrocínio da Flytour Viagens e da Empetur, ela foi ambientada com o tema Sol e Mar e a atração principal foi um show do cantor pernambucano Geraldinho Lins, com muito forró.O cardápio da festa foi desenvolvido pelo Chef Felipe Barreto e contou com muita comida típica de Pernambuco. Na ocasião, a Flytour Viagens, em parceria com a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, sorteou uma série de pacotes para os agentes que participaram da festa. A festa também foi mar-cada pela comemoração de um ano da operadora. O presidente da empresa, Michael Barkoczy, destacou também a força do interior do estado de São Paulo e já confirmou o patrocínio da festa da Aviestur 2014. “A região é muito importante para nós e já representa 30% do total das nossas vendas”, finalizou.Flytour Viagens e Empetur patrocinam festa de encerramento

Marco Oliva e a equipe do Club Med

Club Med fechou o primeiro dia

O Club Med patrocinou a festa de encerramento do primeiro dia da Aviestur 2013. Com muita MPB a festa foi realizada em um am-biente que lembra as festas dos villages da rede, com muita música e animação. Entre as novidades apresentadas na feira, estão os voos fretados para as férias de julho para a unidade de Trancoso saindo de Campinas. Além disso, o diretor Comercial do Club Med, Marco Oliva, falou dos pacotes formatados em parceria com as companhias American Airlines e Avianca para Cancun. Outra novidade apresentada aos agentes de viagens que visitam a feira é o desconto de até 20% em compras efetuadas até o dia 5 de junho para o resorts do Brasil.

CVC e Alagoas patrocinaram almoço no segundo dia