ME DÁ UM TEMPO DO SEU TEMPO? (Adaptação)... · soninha estava adorando aquela situaÇÃo....

8
Secretaria Municipal de Educação EMEB “________________________________________________________________________________________” ATIVIDADE 1 – O TEMPO - REFERENTE À SEMANA DE 27/07 A 31/07/2020 – CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O EU O OUTRO E O NÓS (EON) ALUNO (A) _____________________________________________________________________ETAPA II_________ Orientação para a realização das atividades: Caro responsável, escreva no caderno do aluno o nome da atividade e a data. Considerando que na pré-escola os alunos não realizam ainda a leitura, leia para ele os enunciados das atividades e oriente que o aluno responda em um caderno específico, caso o aluno não consiga fazer o registro, faça por ele (anote exatamente o que ele respondeu). Considerando a prorrogação da suspensão de aulas estamos introduzindo o trabalho com conteúdos novos. Estes são apresentados com explicações que favoreçam a resolução das atividades. (CARO RESPONSÁVEL VEJA AS RECOMENDAÇÕES DE COMO CONDUZIR CADA UMA DAS ETAPAS DESTA ATIVIDADE AO FINAL DESTA LIÇÃO). 1- ACOMPANHE A LEITURA QUE SEU FAMILIAR FARÁ PARA VOCÊ DE UMA HISTORINHA QUE FALA DO TEMPO QUE TEMOS PARA AS COISAS IMPORTANTES NA NOSSA VIDA. ME DÁ UM TEMPO DO SEU TEMPO? (Adaptação) SEMPRE QUE OS PAIS DA SONINHA CHEGAVAM EM CASA, DO TRABALHO, ERA ELES ABRIREM A PORTA, QUE ELA VINHA CORRENDO, PULAVA NO COLO DELES E PEDIA: — PAIÊ, BRINCA COMIGO, BRINCA? MÃE, LÊ UMA HISTÓRIA PARA MIM? — SONINHA, MINHA FILHA, O PAPAI ESTÁ CANSADO. ACABEI DE CHEGAR DO TRABALHO, DÁ SOSSEGO, QUERIDA! DEPOIS O PAPAI BRINCA, DEPOIS, TÁ? — FILHINHA, AGORA NÃO. A MAMÃE ESTÁ EXAUSTA, E AINDA TENHO QUE ARRUMAR A COZINHA. DEPOIS, FILHA, DEPOIS. MAS O PROBLEMA É QUE O DEPOIS NUNCA CHEGAVA. ELA ESPERAVA, ESPERAVA, ESPERAVA E NADA! SONINHA FICAVA TRISTE. MAS, É CLARO QUE A MENINA NÃO DESISTIA. NO DIA SEGUINTE, BASTAVA OS PAIS ABRIREM A PORTA, QUE SONINHA CORRIA E DEPENDURAVA NO PESCOÇO DELES: — PAIÊ, HOJE VOCÊ BRINCA COMIGO? Ô PAIÊ, POR FAVOR, BRINCA, VAI? — MÃEZINHA, LINDA DO MEU CORAÇÃO, HOJE VOCÊ CONTA HISTÓRIAS, POR FAVOR? — SONINHA, QUANTAS VEZES O PAPAI E A MAMÃE VÃO TER QUE TE FALAR QUE CHEGAMOS CANSADOS DO TRABALHO, DÁ UM TEMPO! VAMOS ASSISTIR AO JORNAL, DEPOIS BRINCAMOS. AI, AI… ERA SEMPRE ASSIM! OS PAIS NUNCA TINHAM TEMPO PARA A FILHA, COM TANTA COISA PARA FAZER: VARRER, LAVAR, PASSAR, LER JORNAL, VER REVISTA, ARRUMAR A CAMA, TOMAR BANHO… A FILHA, BEM QUE PODIA ESPERAR UM POUQUINHO. MAS EM UMA NOITE, QUANDO OS PAIS CHEGARAM DO TRABALHO, VIRAM SONINHA ESTRANHA, DEITADA NO SOFÁ, TÃO QUIETINHA. OS PAIS ACHARAM AQUILO MUITO ESQUISITO;

Transcript of ME DÁ UM TEMPO DO SEU TEMPO? (Adaptação)... · soninha estava adorando aquela situaÇÃo....

Page 1: ME DÁ UM TEMPO DO SEU TEMPO? (Adaptação)... · soninha estava adorando aquela situaÇÃo. afinal, os pais arrumaram tempo para ficar com ela, e isso era o que ela mais queria.

Secretaria Municipal de Educação

EMEB “________________________________________________________________________________________”

ATIVIDADE 1 – O TEMPO - REFERENTE À SEMANA DE 27/07 A 31/07/2020 – CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O EU O OUTRO

E O NÓS (EON)

ALUNO (A) _____________________________________________________________________ETAPA II_________

Orientação para a realização das atividades: Caro responsável, escreva no caderno do aluno o nome da atividade e a

data. Considerando que na pré-escola os alunos não realizam ainda a leitura, leia para ele os enunciados das atividades

e oriente que o aluno responda em um caderno específico, caso o aluno não consiga fazer o registro, faça por ele

(anote exatamente o que ele respondeu).

Considerando a prorrogação da suspensão de aulas estamos introduzindo o trabalho com conteúdos novos. Estes são

apresentados com explicações que favoreçam a resolução das atividades.

(CARO RESPONSÁVEL VEJA AS RECOMENDAÇÕES DE COMO CONDUZIR CADA UMA DAS ETAPAS DESTA ATIVIDADE AO FINAL DESTA LIÇÃO).

1- ACOMPANHE A LEITURA QUE SEU FAMILIAR FARÁ PARA VOCÊ DE UMA HISTORINHA QUE

FALA DO TEMPO QUE TEMOS PARA AS COISAS IMPORTANTES NA NOSSA VIDA.

ME DÁ UM TEMPO DO SEU TEMPO? (Adaptação)

SEMPRE QUE OS PAIS DA SONINHA CHEGAVAM EM CASA, DO TRABALHO, ERA ELES ABRIREM A PORTA, QUE ELA VINHA CORRENDO, PULAVA NO COLO DELES E PEDIA:

— PAIÊ, BRINCA COMIGO, BRINCA? MÃE, LÊ UMA HISTÓRIA PARA MIM?

— SONINHA, MINHA FILHA, O PAPAI ESTÁ CANSADO. ACABEI DE CHEGAR DO TRABALHO, DÁ SOSSEGO, QUERIDA! DEPOIS O PAPAI BRINCA, DEPOIS, TÁ?

— FILHINHA, AGORA NÃO. A MAMÃE ESTÁ EXAUSTA, E AINDA TENHO QUE ARRUMAR A COZINHA. DEPOIS, FILHA, DEPOIS.

MAS O PROBLEMA É QUE O DEPOIS NUNCA CHEGAVA. ELA ESPERAVA, ESPERAVA, ESPERAVA E NADA! SONINHA FICAVA TRISTE.

MAS, É CLARO QUE A MENINA NÃO DESISTIA. NO DIA SEGUINTE, BASTAVA OS PAIS ABRIREM A PORTA, QUE SONINHA CORRIA E DEPENDURAVA NO PESCOÇO DELES:

— PAIÊ, HOJE VOCÊ BRINCA COMIGO? Ô PAIÊ, POR FAVOR, BRINCA, VAI? — MÃEZINHA, LINDA DO MEU CORAÇÃO, HOJE VOCÊ CONTA HISTÓRIAS, POR FAVOR? — SONINHA, QUANTAS VEZES O PAPAI E A MAMÃE VÃO TER QUE TE FALAR QUE CHEGAMOS

CANSADOS DO TRABALHO, DÁ UM TEMPO! VAMOS ASSISTIR AO JORNAL, DEPOIS BRINCAMOS. AI, AI… ERA SEMPRE ASSIM! OS PAIS NUNCA TINHAM TEMPO PARA A FILHA, COM TANTA

COISA PARA FAZER: VARRER, LAVAR, PASSAR, LER JORNAL, VER REVISTA, ARRUMAR A CAMA, TOMAR BANHO… A FILHA, BEM QUE PODIA ESPERAR UM POUQUINHO.

MAS EM UMA NOITE, QUANDO OS PAIS CHEGARAM DO TRABALHO, VIRAM SONINHA ESTRANHA, DEITADA NO SOFÁ, TÃO QUIETINHA. OS PAIS ACHARAM AQUILO MUITO ESQUISITO;

Page 2: ME DÁ UM TEMPO DO SEU TEMPO? (Adaptação)... · soninha estava adorando aquela situaÇÃo. afinal, os pais arrumaram tempo para ficar com ela, e isso era o que ela mais queria.

Secretaria Municipal de Educação

AFINAL, A FILHA OS ESPERAVA SEMPRE PULANDO, SORRINDO, GRITANDO. ALGUMA COISA ESTAVA ERRADA.

A MÃE, AO LHE DAR UM BEIJO, NOTOU SONINHA UM TANTO QUENTE. ACHOU MELHOR MEDIR A TEMPERATURA. E ACERTOU EM CHEIO, A MENINA ESTAVA COM FEBRE.

O PAI PREOCUPADO SAIU PARA COMPRAR UM REMÉDIO ENQUANTO A MÃE FAZIA UMA SOPA PARA A FILHA. PASSARAM A NOITE INTEIRA AO LADO DE SONINHA. ESTAVAM REALMENTE PREOCUPADOS COM ELA. NO DIA SEGUINTE, A MÃE NÃO FOI TRABALHAR, FICOU TODO O TEMPO ENCHENDO DE CUIDADOS A MENINA.

SONINHA ESTAVA ADORANDO AQUELA SITUAÇÃO. AFINAL, OS PAIS ARRUMARAM TEMPO PARA FICAR COM ELA, E ISSO ERA O QUE ELA MAIS QUERIA. À NOITE, QUANDO O PAI CHEGOU, ENCHEU A MENINA DE BEIJOS, SENTOU DO LADO DE SUA CAMA E FICARAM CONVERSANDO UM BOM TEMPO.

OS DIAS PASSARAM E SONINHA ESTAVA CADA VEZ MELHOR, QUANDO ENTÃO COMEÇOU A FICAR COM MEDO. PENSOU QUE, SE ELA MELHORASSE, SEUS PAIS NÃO IRIAM TER TEMPO PARA ELA, TUDO VOLTARIA A SER COMO ANTES.

DAÍ TEVE UMA IDÉIA: RESOLVEU INVENTAR TODOS OS DIAS UMA DOENÇA DIFERENTE; SÓ ASSIM OS PAIS

ARRUMARIAM TEMPO PARA FICAR COM ELA. ASSIM FOI FEITO. ERA SÓ OS PAIS CHEGAREM DO TRABALHO, QUE UMA DOR COMEÇAVA: — AI, AI, AI, PAPAI. MINHA CABEÇA TÁ DOENDO MUITO! NÃO ESTOU NEM AGUENTANDO! O PAI, PREOCUPADO, SENTOU-SE AO LADO DA FILHA E COMEÇOU A MASSAGEAR SUA

CABECINHA: — NÃO SE PREOCUPE, MEU AMOR, LOGO, LOGO, SUA CABEÇA VAI MELHORAR. VOU FICAR

AQUI PERTINHO, ATÉ QUE VOCÊ SE SINTA BEM, COMBINADO? QUE ENGRAÇADO, NÃO É QUE A CABEÇA COMEÇOU A MELHORAR RAPIDINHO? CARINHO DE

PAI, REALMENTE É UM REMÉDIO INFALÍVEL, PENSOU SONINHA. NA NOITE SEGUINTE, QUANDO OS PAIS CHEGARAM DO TRABALHO, PERCEBERAM A MENINA

TRANCADA NO BANHEIRO. QUANDO A MÃE LHE PERGUNTOU O QUE ESTAVA ACONTECENDO, SONINHA LHE EXPLICOU QUE A BARRIGA DOÍA MUITO.

A MÃE FICOU DO LADO DELA, FEZ MASSAGEM NA BARRIGA, E NÃO É QUE A DOR SUMIU? TAMBÉM NÃO EXISTE MELHOR RECEITA PARA A DOR DO QUE CUIDADOS DE MÃE!

DESDE ENTÃO, TODA NOITE, QUANDO O CASAL CHEGAVA EM CASA, SONINHA SENTIA ALGUMA DOR: ERA DOR DE BARRIGA, DOR NO DENTE, DOR DE CABEÇA, DOR NO PÉ, DOR DE OUVIDO, DOR, DOR, DOR, DOR… QUANTA DOR SONINHA ARRANJOU.

ENTÃO OS PAIS, PREOCUPADOS COM A MENINA, DISSERAM QUE IAM LEVÁ-LA AO MÉDICO. SÓ DE PENSAR NESTA PALAVRA, SONINHA GELOU. O QUE ELA IA FALAR PARA ELE? ELA NÃO TINHA DOENÇA NENHUMA.

POR ISSO, ACHOU MELHOR ABRIR O JOGO E CONTAR TODA A VERDADE: — MÃE, PAI, EU QUERIA CONTAR PARA VOCÊS UMA COISA. SABE O QUE É… AQUELAS DORES

QUE EU SENTIA, NA VERDADE EU NÃO SENTIA DOR NENHUMA, ERA TUDO INVENÇÃO DA MINHA CABEÇA.

OS PAIS ARREGALARAM OS OLHOS SEM ENTENDER, E A MENINA CONTINUOU:

https://www.vectorstock.com/royalty-free-vector/little-sick-girl-

sleep-in-bed-vector-15075005, acesso 17/07/2020

Page 3: ME DÁ UM TEMPO DO SEU TEMPO? (Adaptação)... · soninha estava adorando aquela situaÇÃo. afinal, os pais arrumaram tempo para ficar com ela, e isso era o que ela mais queria.

Secretaria Municipal de Educação

— A PRIMEIRA VEZ QUE EU FIQUEI COM FEBRE ERA DE VERDADE MESMO, E VIVI OS

MELHORES DIAS AO LADO DE VOCÊS. VOCÊS TINHAM TEMPO PARA CONVERSAR COMIGO, PARA FAZER COMIDA QUE EU GOSTAVA, TEMPO PARA BRINCAR, VOCÊS ATÉ ARRUMAVAM TEMPO PARA CONTAR HISTÓRIAS. ENTÃO, ACHEI QUE, SE EU MELHORASSE, VOCÊS NÃO IAM ARRUMAR MAIS TEMPO PARA FICAR COMIGO, TUDO VOLTARIA A SER COMO ANTES. POR ISSO, INVENTEI TUDO AQUILO.

COM O CORAÇÃO APERTADO, SÓ AGORA ELES PERCEBERAM QUE REALMENTE ARRUMAVAM TEMPO PARA TANTA COISA E TINHAM SE ESQUECIDO DE TER TEMPO PARA A PESSOA MAIS IMPORTANTE DO MUNDO: A SONINHA.

DESSE DIA EM DIANTE, QUANDO OS PAIS DE SONINHA CHEGAVAM EM CASA, POR MAIS CANSADOS QUE ESTIVESSEM, SEMPRE ARRUMAVAM UM TEMPINHO PARA BEIJAR, ABRAÇAR, BRINCAR, PULAR, CONTAR UMA HISTÓRIA PARA A FILHA.

ELES PERCEBERAM QUE A VIDA PASSA TÃO RÁPIDO! EM POUCO TEMPO SONINHA IRIA CRESCER, MAS OS BONS MOMENTOS, OS BONS TEMPOS, SEM DÚVIDA, PERMANECERIAM PARA SEMPRE!

Texto original: MESQUITA, Rúbia. Me dá um tempo do seu tempo? 1,2,3 Contos de

uma vez. Belo Horizonte, MG; Umi Duni Editora, 2009. Texto e ilustrações

disponíveis em: https://historiasparaosmaispequeninos.wordpress.com/2016/10/16/me-da-um-tempo-do-seu-tempo/

2- VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR COMO O TEMPO FAZ PARTE DA VIDA DE TODOS NÓS!

NESTA HISTÓRIA POR EXEMPLO, TANTO OS PAIS COMO A SONINHA PRECISARAM

REPENSAR OS FAZERES DO DIA PARA TEREM TEMPO PARA O MAIS IMPORTANTE!

VOCÊ SABIA QUE PODEMOS USAR O TEMPO

COMO UM AMIGO PARA NOS AJUDAR A

ORGANIZAR TODAS AS COISAS.

MAS PARA ISSO PRECISAMOS PENSAR NAS

HORAS QUE O NOSSO DIA TEM E TUDO QUE

QUEREMOS FAZER CABER NELE!

NESSA LIÇÃO, VOCÊ COM A AJUDA DO SEU FAMILIAR, FARÁ ISSO! VAMOS COMEÇAR?

COM O AFASTAMENTO DA ESCOLA AS COISAS DO SEU DIA DEVEM ESTAR DE OUTRO JEITO.

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR COMO TEM FEITO?

https://pt.vecteezy.com/arte-vetorial/694847-criancas-em-torno-do-

relogio, acesso em 17/07/2020

Page 4: ME DÁ UM TEMPO DO SEU TEMPO? (Adaptação)... · soninha estava adorando aquela situaÇÃo. afinal, os pais arrumaram tempo para ficar com ela, e isso era o que ela mais queria.

Secretaria Municipal de Educação

A- QUANDO ESTAVA EM AULA VOCÊ COSTUMAVA ACORDAR NUM CERTO HORÁRIO. E HOJE

SEM IR PARA ESCOLA QUE HORAS VOCÊ COSTUMA LEVANTAR?

_________________________________________________________________________

B- E DORMIR, QUE HORAS VOCÊ COSTUMA IR?

_________________________________________________________________________

C- TEM HORA TAMBÉM PARA ALMOÇAR E JANTAR?

_________________________________________________________________________

D- E HORA PARA ESTUDAR E CONTINUAR A APRENDER TEM TAMBÉM?

_________________________________________________________________________

E- NUMA CASA TEM MUITO SERVIÇO A REALIZAR. COM PEQUENAS COISAS VOCÊ PODE

COLABORAR. VOCÊ TEM ENCONTRADO HORA PARA AJUDAR?

_________________________________________________________________________

F- DEPOIS DE TUDO ISSO VOCÊ PRECISA SE DIVERTIR. NO SEU DIA TEM HORA PARA BRINCAR

E SORRIR?

_________________________________________________________________________

3- COM TANTA COISA QUE SE FAZ É PRECISO PLANEJAR, SE NÃO O DIA FICARÁ CURTO OU

LONGO DEMAIS.

COM O SEU FAMILIAR VOCÊ IRÁ FAZER AGORA UMA AGENDA COM TUDO QUE SEU DIA

PODE TER. SABENDO APROVEITAR O TEMPO, CABERÁ OBRIGAÇÃO E TAMBÉM

DIVERSÃO!

http://maesbrasileiras.com.br/a-importancia-de-

organizar-rotina-da-crianca/ acesso 17/07/2020

Page 5: ME DÁ UM TEMPO DO SEU TEMPO? (Adaptação)... · soninha estava adorando aquela situaÇÃo. afinal, os pais arrumaram tempo para ficar com ela, e isso era o que ela mais queria.

Secretaria Municipal de Educação

AGENDA DE

ATIVIDADES

DURANTE A

SEMANA

FINAL DE SEMANA

https://br.pinterest.com/gabrieli_r_pinto/desenho-ingles/

MANHÃ

https://br.freepik.com/vetores-premium/personagem-de-desenho-animado-sol-usando-oculos-de-sol_2565479.htm

TARDE

https://www.canstockphoto.com.br/sorrindo-personagem-

caricatura-lua-16918709.html

NOITE

Page 6: ME DÁ UM TEMPO DO SEU TEMPO? (Adaptação)... · soninha estava adorando aquela situaÇÃo. afinal, os pais arrumaram tempo para ficar com ela, e isso era o que ela mais queria.

Secretaria Municipal de Educação

Respostas: 1- A criança deverá acompanhar a história que o familiar lerá para ela. 2- A criança deverá pensar e responder as perguntas que correspondem a sua rotina diária. O familiar poderá anotar

as respostas da criança. 3- A criança com o apoio do familiar construirá o seu quadro de rotina com as atividades principais que precisam fazer

parte do dia. O familiar deverá anotar as respostas da criança e também ajudá-la a recuperar todos os afazeres do dia que são importantes. Os horários de brincar e descansar deverão também constar da agenda, não só as obrigações.

COMENTÁRIOS PARA OS PAIS OU RESPONSÁVEIS:

Seu filho(a) está participando do Projeto Emoções e Sentimentos presente no Currículo Escolar. O objetivo deste

projeto é contribuir para a saúde emocional da infância e sugerir propostas lúdicas que ajudem pais e professores a

entrar no universo íntimo das crianças ajudando-as a se fortalecerem.

A proposta de atividade desta semana aborda a organização da rotina diária que é importante não só para saúde

emocional mas também para saúde física.

Desde o início do isolamento social, por conta da pandemia do novo Corona Vírus, muitas famílias têm relatado muita

dificuldade em manter as crianças ativas em um espaço limitado. Para as crianças com alguma deficiência essa

dificuldade é ainda maior. A atual situação tem exigido de todos nós uma nova ordem para tudo que estamos vivendo.

Nossos hábitos, práticas, afazeres tiveram que ser reorganizados. Estamos exercitando nossos recursos para lidar com

este imprevisto e não tem sido fácil. Imagine a criança que tem menos recursos que o adulto e teve que também

mudar toda sua rotina habitual: sem escola, sem amigos, sem familiares, sem sair de casa. É comum notarmos as

crianças reagindo a tudo isso com mais agitação, mais agressividade, mais irritabilidade, ficando menos atentas, mais

desinteressadas nas tarefas que exigem maior responsabilidade.

Tanto adultos como crianças, necessitam de rotina. A rotina ajuda não só a organizar os nossos afazeres do dia a dia

como também organiza o nosso universo íntimo, traz segurança. Equilibrando um pouco de tudo – obrigações,

responsabilidades, diversão, lazer, descanso, satisfação pelas nossas realizações conseguimos minimizar sentimentos

como ansiedade, tédio, vazio, medo, insegurança.

“Tanto os hábitos quanto as rotinas são de vital importância para a vida das crianças. Graças a eles, além do ambiente pacífico e estável (...) a criança se sente segura, também é possível oferecer regularidade, constância e perseverança (...) algo que será muito útil no seu desenvolvimento (...) Além disso, encontramos benefícios importantes ao adquirirmos hábitos e seguirmos uma certa rotina. Por exemplo, a segurança da criança. Fazer o que ela sabe realizar perfeitamente e colocar isso em prática cria um estado de tranquilidade, pois desenvolve sua consciência de saber ser capaz. (...) É necessário organizar um ambiente estável com horários, rotinas, hábitos e atividades que se repitam até que a criança interiorize as habilidades para realizá-las de forma segura e de forma quase inconsciente. (...) A rotina é fundamental para a própria formação física e psicológica da criança. Os horários de alimentação, sono, higiene e todos os hábitos relacionados com essas circunstâncias básicas são indispensáveis para que a criança se eduque e aprenda em um ambiente adequado com todas as suas necessidades supridas.”

(Trecho adaptado de https://amenteemaravilhosa.com.br/importancia-rotina-para-criancas/ acesso em 17/07/2020)

Falar de rotina implica em cuidar também das atividades fundamentais que regulam as questões biológicas, é uma questão de saúde:

“O sono é outro ponto que tem ligação direta com a rotina. As crianças precisam dormir a quantidade certa, e não

só isso: dormir e acordar cedo faz toda a diferença. A criança tem que brincar ao ar livre para aproveitar os benefícios

do Sol, fundamental no processo de absorção de vitamina D dos alimentos. (...). O sono é importante também por

questões hormonais. O cortisol, conhecido por ser responsável pela sensação de prazer e de bem-estar, tem o ritmo

de liberação mais alto pela manhã e depois vai caindo durante o dia. Além disso, quando as crianças dormem pouco,

elas ficam mais cansadas durante o dia, o que prejudica nas brincadeiras e até no aprendizado. (Dicas da pediatra

Natasha Slhessarenko, presentes em artigo publicado em: https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/saiba-porque-a-

rotina-e-importante-para-o-desenvolvimento-do-seu-filho/, acesso em 17/07/2020)

É sempre bom considerar que uma certa flexibilidade é necessária:

Page 7: ME DÁ UM TEMPO DO SEU TEMPO? (Adaptação)... · soninha estava adorando aquela situaÇÃo. afinal, os pais arrumaram tempo para ficar com ela, e isso era o que ela mais queria.

Secretaria Municipal de Educação

“É importante lembrar que o excesso nunca é bom e, portanto, não vale transformar a casa em um quartel! É preciso saber a hora de ser flexível para que a rotina não se torne algo imposto e negativo. Nos finais de semana, por exemplo, é liberado dormir umas horinhas a mais ou almoçar mais tarde. O importante é estabelecer horários e criar hábitos saudáveis que tornem o ambiente mais organizado e confortável para todos!” (https://leiturinha.com.br/blog/rotina-para-crianca/ acesso em 17/07/2020)

No começo do estabelecimento da rotina os pais poderão ter um pouco de dificuldade em manter as regras com a criança, mas construindo a rotina com ela e mostrando-lhe a importância de cada coisa, tendo um recurso visual, no caso o próprio quadro da rotina fixado em local visível (ver atividade 3 desta lição), ela tenderá a receber melhor tais combinados. Atividade 1 Nesta atividade solicite que a criança se sente ao seu lado de forma confortável para poder acompanhar a leitura da história. Leia para a criança em tom envolvente e motivador. Aponte com o dedo a leitura. Explore as imagens para dar mais sentido ao texto. Ao final verifique o que a criança entendeu. Conversem se esta situação da história já aconteceu com vocês. Para encerrar concluam juntos que o tema principal desta história é o tempo e que é sobre esse assunto que o Minha Lição desta semana vai tratar. Atividade 2 Leia para a criança as comandas, explique com outras palavras caso ela não entenda algo. Os itens A ao F são perguntas de tomada de consciência para a criança se dar conta de situações importantes do seu

dia a dia. Para cada um desses itens você poderá refletir com a criança se tudo que está sendo perguntado está

acontecendo bem na prática rotineira dela. Observe que esta é uma oportunidade para se conversar sobre os afazeres

que não estão acontecendo ou que estão acontecendo em horas desregradas, observe que tem até questionamento

instigando a criança a ajudar nos afazeres domésticos. É óbvio que as crianças não podem se responsabilizar

pelas tarefas destinadas a adultos, mas há tarefas de pouca complexidade que a criança pode se engajar

como por exemplo: cuidar de um animalzinho, arrumar a própria cama, guardar seus objetos, regar as

plantas, ajudar a guardar as compras, tirar seu prato da mesa, isso tudo pode ser neste momento melhor

combinado. O familiar poderá anotar no caderno ou na folha de atividade as respostas da criança e outras

observações que julgar importante do diálogo que conseguiu realizar com a criança.

Atividade 3 Nesta atividade você ajudará a criança a realizar uma espécie de roteiro ou cronograma das atividades diárias dela. Para não estender demais o registro propusemos uma tabela em que fiquem registradas as principais ações diárias combinadas com a criança nos períodos da manhã, tarde e noite e dentro disso duas variações: uma rotina para os dia da semana (coluna 2 da tabela) e outra para os finais de semana (coluna 3 da tabela). Observe que esse cronograma de atividades precisará estar em sintonia com as demais rotinas da casa, pois as ações combinadas precisarão ser possíveis de acontecer. Antes de vocês começarem a montar a rotina é importante listarem em um papel, à parte, tudo que corresponde as

ações diárias importantes da criança antes de encaixá-las na tabela. Levante com a criança que horário acordam, quais

são as responsabilidades diárias (incluam também pequenas atividades domésticas), quais são os horários das

refeições. Não esqueçam de considerar que brincar, jogar, assistir filmes também devem fazer parte da lista de

atividades importantes.

Na hora de pensar no horário de estudar é importante levar em consideração o período que a criança tem mais

disposição e se ela terá alguém para auxiliá-la. Caso seja possível poderiam manter o horário dos estudos no turno em

que a criança frequenta regularmente a escola. (Não sendo possível, não tem problema). É importante também

observar se, no horário estipulado para a criança estudar, há muitos estímulos no ambiente que poderão distraí-la. É

preciso cuidar de todas essas variáveis para se definir o melhor horário.

Após listar as atividades diárias junto com a criança e pensar com ela os melhores horários para cada coisa, vá

anotando na tabela da atividade em que período do dia e em que ordem as ações ficam melhor organizadas para

acontecer. Você poderá até anotar as horas mais ou menos fixas de algumas ações como por exemplo: horário de

acordar, almoçar, estudar e dormir.

Page 8: ME DÁ UM TEMPO DO SEU TEMPO? (Adaptação)... · soninha estava adorando aquela situaÇÃo. afinal, os pais arrumaram tempo para ficar com ela, e isso era o que ela mais queria.

Secretaria Municipal de Educação

Concluída a tabela a criança poderá colocar o seu nome na folha e juntos vocês pendurarem a folha em algum lugar

visível da casa para que o combinado possa sutilmente ser lembrado e conferido. Na execução dos combinados,

principalmente nos primeiros dias, ajude a criança a lembrar-se das ações e horários planejados. Quando for retomar

com a criança a rotina construída faça-o sempre valendo-se da tabela que lembrará a ela do compromisso que vocês

firmaram juntos. A própria criança poderá voltar na tabela sempre que precisar para retomar seu roteiro do dia.

Caros responsáveis, aproveitando a oportunidade, recordamos com vocês o quadro abaixo que faz parte da rotina

proposta pela Secretaria Municipal de Educação e orienta a quantidade de atividades do Minha Lição a serem feitas

dia a dia pela criança. Se notarem dificuldades da criança com a lição poderão buscar orientações na própria escola.

https://www.educmunicipal.indaiatuba.sp.gov.br/shared/upload/minhalicao_e1/870/1.%20Arquivo%20de%20Orienta%C3%A7%C3%B5es%20aos%20pais%202

0%2005%2020.pdf Acessado em 13/07/2020.

ATENÇÃO SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS: Se ao vivenciar com a criança esta lição, ou se na observação de

atividades diárias notar que a criança tem mostrado algum grau de sofrimento, mudança brusca de comportamento

do qual você está tendo muita dificuldade em ajudá-la a superar, você poderá aconselhar-se com a Psicologia Escolar

através do Portal da Educação no link https://www.educmunicipal.indaiatuba.sp.gov.br/noticias.php?id=3146. Ao

abrir essa página você encontrará os dizeres CLIQUE AQUI PARA SOLICITAR AJUDA. Clique nestas palavras, um

questionário será mostrado. Preencha-o e aguarde a ligação telefônica de algum psicólogo escolar para conversarem.

Referências:

https://amenteemaravilhosa.com.br/importancia-rotina-para-criancas/ acesso em 17/07/2020

https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/saiba-porque-a-rotina-e-importante-para-o-desenvolvimento-do-seu-filho/, acesso em 17/07/2020

https://leiturinha.com.br/blog/rotina-para-crianca/ acesso em 17/07/2020 https://g1.globo.com/fique-em-casa/aulas-e-atividades/noticia/2020/03/26/como-montar-um-plano-de-estudos-para-as-

criancas-que-seja-adequado-a-rotina-de-isolamento-por-causa-do-coronavirus.ghtml acessado em 15/07/2020