Megafone - edição zero - abril 2013

6
megafone editorial megafone Instrumento organizativo de longo alcance! Este é o nome deste jornal, que tem como primeiro objetivo servir de uma ferramenta para a troca de informações, articulação e debate entre os estudantes de diversas unidades da USP. O desejo e a disposição de lançar esse canal de comu- nicação, o jornal Megafone, surgiram a partir de uma luta comum de estudantes de diferentes cursos. Ao longo dos últimos anos, assistimos a um agravamen- to das restrições e perdas sucessivas dos espaços que pertecem aos estudantes, aos nossos espaços de livre produção! Essas seguidas perdas dos espaços estudantis fizeram com que nós, estudantes de realidades distintas, perce- bessemos a proximidade que existe entre nossos problemas e a necessidade de nossa união para enfrentá-los. Nesse sentido, algumas atividades já foram tocadas antes mesmo deste jornal: estudantes da ECA, FAU, RI e FEA se envolveram na construção de eventos como o Festival do Cão, onde foram expostos à comunidade universitária a necessidade de defesa dos espaços e o potencial da livre produção estudantil para além das salas de aula. Realizamos conjuntamen- te a festa da matrícula em 2013, pautada pela defesa da reconstrução do CANIL_, espaço demolido nas férias de 2012, e pelo repúdio à criminalização do 72 (vânda- los, terroristas) estudantes e trabalhadores que ocuparam a reitoria em 2011. Na semana da calourada, fizemos um material unificado e uma atividade, tradicional há anos na FAU, o Corredor da Humanas, em que amplifi- camos as pautas específicas de cada curso e partir de uma perspectiva geral de união. Consideramos necessário continuar a expandir nossa capacidade de intervenção e luta. A partir de agora, pretendemos alcançar outros estudantes e dar a eles a oportunidade de se expres- sarem livremente através do jornal. Para isso, o jornal Mega- fone (versão impressa e vir- tual) será pautado e discutido nas reuniões abertas e pre- tende dar voz aos estudantes para além das entidades que os representam. Cada edição vai refletir os estudantes que nela se envolveram. Convi- damos a se juntarem a nós todos os que desejam discutir, denunciar e informar! As reuniões acontecerão todas as terças, 12h30, na Vivência da ECA. edição zero - abril 2013 foto: Rafael Shinnok

description

Jornal de estudantes de diversas unidades da USP

Transcript of Megafone - edição zero - abril 2013

Page 1: Megafone - edição zero - abril 2013

megafone

editorial megafoneInstrumento organizativo de

longo alcance! Este é o nome deste jornal, que tem como primeiro objetivo servir de uma ferramenta para a troca de informações, articulação e debate entre os estudantes de diversas unidades da USP.

O desejo e a disposição de

lançar esse canal de comu-nicação, o jornal Megafone, surgiram a partir de uma luta comum de estudantes de diferentes cursos.

Ao longo dos últimos anos, assistimos a um agravamen-to das restrições e perdas sucessivas dos espaços que pertecem aos estudantes, aos nossos espaços de livre produção!

Essas seguidas perdas dos espaços estudantis fizeram com que nós, estudantes de realidades distintas, perce-bessemos a proximidade que existe entre nossos problemas e a necessidade de nossa união para enfrentá-los.

Nesse sentido, algumas atividades já foram tocadas antes mesmo deste jornal: estudantes da ECA, FAU, RI e FEA se envolveram na construção de eventos como o Festival do Cão, onde foram expostos à comunidade universitária a necessidade de defesa dos espaços e o potencial da livre produção estudantil para além das salas de aula.

Realizamos conjuntamen-te a festa da matrícula em 2013, pautada pela defesa da reconstrução do CANIL_, espaço demolido nas férias de 2012, e pelo repúdio à criminalização do 72 (vânda-los, terroristas) estudantes e trabalhadores que ocuparam a reitoria em 2011.

Na semana da calourada, fizemos um material unificado e uma atividade, tradicional há anos na FAU, o Corredor da Humanas, em que amplifi-camos as pautas específicas de cada curso e partir de uma perspectiva geral de união.

Consideramos necessário

continuar a expandir nossa capacidade de intervenção

e luta. A partir de agora, pretendemos alcançar outros estudantes e dar a eles a oportunidade de se expres-sarem livremente através do jornal.

Para isso, o jornal Mega-fone (versão impressa e vir-tual) será pautado e discutido nas reuniões abertas e pre-tende dar voz aos estudantes para além das entidades que os representam. Cada edição vai refletir os estudantes que nela se envolveram. Convi-damos a se juntarem a nós todos os que desejam discutir, denunciar e informar!

As reuniões acontecerão

todas as terças, 12h30, na Vivência da ECA.

edição zero - abril 2013

foto: Rafael Shinnok

Page 2: Megafone - edição zero - abril 2013

foto: Guilherme Minoti

Os estudantes da FAU possuem um espaço cotidiano de discussão: as reuniões abertas. Nelas, os estudantes se auto-representam com igual poder de fala, de voto e de inserção de pautas, conversam e se posicionam coletivamente quanto às questões colocadas. As reuniões acontecem no Piso do Museu, que é gerido pelo GFAU. Essa gestão foi historicamente disputada pelos estudantes e, por meio de votação no Fórum de 2011 do Plano Diretor Participativo da FAU, foi institucionalizada a gestão do Piso do Museu.

Mas não só as reuniões

abertas são feitas no piso, como repiauers, assembleias, exposições, festas e outras atividades. Assim, enquanto espaço de encontro e convivência, o Piso se constitui como espaço de formação, permitindo aos estudantes de uma universidade pública exercerem o seu devir: pensar criticamente a Universidade e a sociedade na qual ela se insere.

Na Escola de comunicações e Artes, começamos o ano fazendo um pedido simples aos calouros: olhem ao seu redor. Hoje está visível que nossa unidade está sob ataque.

Com um projeto obscuro de mudança de espaço físico e possível divisão da unidade, nossa diretoria e reitoria nos impõe o projeto da Nova ECA.

Nosso mais famoso espaço estudantil, o CANiL_, foi demolido sem maiores explicações durante as férias, para dar lugar às obras na nova reitoria.

Espaço circular e aberto, lá organizávamos

de tudo. Pintura, show, teatro, poesia, festa e, principalmente, política.

No lugar disso, hoje encontramos câmeras instaladas a pedido do ex-coronel da PM e atual chefe da guarda universitária. Como se não fosse suficiente, um carro da guarda agora vigia a prainha 24 horas por dia. Não houve nenhuma tentativa de diálogo com os alunos ou com a própria diretoria da escola.

Diante de tudo isso, é nosso dever lutar pelo mínimo: nossa liberdade de organização. O que será do futuro se nos calarmos?

faueca

A relação entre alunos e diretoria foi conflitante no ano passado. No final de 2012, após a perda da Vivência, o CAVC e o Cursinho da FEA perderam também a maior parte de seus espaços no FEA 1 e foram movidos para o FEA 5 (prédio anexo da FEA), onde ficam todas as entidades estudantis

FEAnas. Ainda em 2012, iniciativas dos alunos, como a mesinha de doces e o debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo, foram proibidas.

No entanto, no início deste ano um grupo de estudantes se movimentou para recuperar a mesinha, e ações contrárias da

diretoria não surtiram efeito, por enquanto. Além disso, a administração do CAVC voltará para o prédio principal da FEA.

Projetos em andamento abertos a todos: O projeto de educação, que debaterá em agosto questões relativas a ensino, aprendizagem e modelos de educação, está sendo

organizado em encontros semanais na FEA; O Clube de Cinema CAVC/GUIMA também está de volta com exibições às terças e sextas. Não menos importante é o projeto de ampliação do espaço externo de convivência entre os alunos, no espaço entre a FEA e o Restaurante Sweden.

fea

Page 3: Megafone - edição zero - abril 2013

A Letras é o maior curso da Universidade, com cerca de 6 mil alunos. Todos os anos, mais de 800 candidatos entram na graduação. Esses números já demandam uma infraestrutura do prédio que não temos, a começar pelo espaço de vivência estudantil.

O CAELL, como alguns outros CAs, aluga seu

espaço a uma lanchonete e a um xerox, serviços indispensáveis aos estudantes. Contudo, os responsáveis pela administração do prédio entendem que é uma escolha dos alunos ceder seu espaço a esses serviços, de modo que não temos direito a mais nada que uma salinha utilizada como depósito e o corredor

onde se formam as filas para comer ou xerocar textos.

As nossas atividades são realizadas do lado de fora do prédio , atrapalhando muitas vezes as aulas e a biblioteca Florestan Fernandes e, quando chove, nos esprememos entre os corredores e os jardins de inverno.

Os estudantes não tem espaço de vivência e muitos, por não o conhecerem, não sabem seu valor e a diferença que eles têm em sua formação. A USP deve ser mais que um diploma na parede e uma posição no mercado: deve ser um espaço de troca e crescimento interpessoal.

letras

O Centro Acadêmico Guimarães Rosa é o espaço de organização, representação, e especialmente, de formação política dos estudantes de Relações Internacionais da USP. No modelo de gestão atual, todas as decisões são tomadas através de assembleias semanais, consensual e

horizontalmente. Mudamos para o novo

prédio no ano passado e, pela primeira vez, tivemos acesso a um real espaço de convivência estudantil. No entanto, poucos meses após essa conquista, a diretoria impôs um regulamento para a sua utilização que proíbe, dentre outros, a venda e o armazenamento

de bebidas e restringe os horários de uso do espaço.

Atualmente, os estudantes estamos organizando um evento para discutir as influências e as polêmicas acerca do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. Construiremos também o Maio Cultural, evento que reúne mesas, debates, apresentações de filmes,

eventos culturais, saraus, entre outros, durante um mês a fim de discutir o tema de Cultura Negra a partir de recortes diversos.

Ademais, estamos construindo a Frente LGBT da USP e o Festival em defesa dos espaços estudantis que reconstruirá o Canil.

irifoto: Daniel Avelar

Page 4: Megafone - edição zero - abril 2013

calendárioABRIL

MAIO

JUNH

Ofaujunina

festival em defesa

dos espaçosestudantis

evento sobre H

ugo Chávez

início do Maio

Cultural sobre

Cultura N

egra

assembleia geral

dos estudantesdia 11, 18hs, hist/geo

sarau de RI

dia 26

clube de cinema

CAV

C+G

UIM

A,

Mostra Alm

odóvardias 9 a 26programação em goo.gl/RcDiX

Page 5: Megafone - edição zero - abril 2013

6F2F 3F 4F 5F

reunião de reconstrução do canil18hs, prainha

reunião ordinária do DCE18hs, DCE

reunião do núcleo de mídias independentes12hs, CALC

encontro do projeto de Educação15hs, no vão entre o corredor E e G do FEA1

reunião do jornal MEGAFONE12hs, CALC

reunião aberta do gfau18hs, piso do museu

núcleo de ocupação e intervenção da prainha18hs, CALC

Page 6: Megafone - edição zero - abril 2013

espaços de ocupaçãoespaços estudantis

Muita coisa tem mudado na universidade nos últimos tempos. Por isso nós, estudantes de diferentes cursos, resolvemos nos juntar, com a necessidade de trocar informações entre as unidades, e escrever um jornal. Sentimos que as questões que nos atingem, em cada um de nossos cursos, são cada vez mais parecidas. Por isso, decidimos co-meçar a editar este MEGAFONE.

Seja na USP, no Pinheirinho, na UFMT ou na PUC, a liberdade de pensar, produzir e agir politi-camente parece estar em xeque. Trabalhadores, estudantes e pro-fessores que ousam se organizar politicamente têm de lidar com proibições, processos, repressão policial e até prisões.

Aqui no Campus, o atual cená-rio de naturalização da presença da PM e de crescente cercea-mento às nossas liberdades tem se tornado ainda pior. Depois dos processos administrativos de motivação política tornarem-se rotina, 72 estudantes presos na desocupação da reitoria no fim de 2011 foram denunciados pelo Ministério Público Estadual por formação de quadrilha e outros quatro crimes.

Para piorar, a reitoria tem ultimamente avançado de forma cada vez mais resoluta contra os espaços estudantis autônomos, que sempre existiram enquanto pólo de produção cultural e resis-

tência política. Há alguns anos, um espaço estudantil (o porão) foi concretado na FFLCH, no prédio de Ciências Sociais. Recente-mente, as vicências da Veterinária e da FEA foram demolidas. Nas últimas férias, aproveitando-se do esvaziamento da universidade, a reitoria demoliu o Canil, espaço estudantil da ECA conhecido por abrigar fortes atividades culturais, sem consultar nem a própria diretoria da unidade.

A ocupação cultural e política dos espaços pelos estudantes na USP existiu até mesmo durante a ditadura militar -- época em que muitos dissidentes políticos do regime abrigavam-se na USP, porque na universidade a polícia não entrava para prendê-los. Nesse período, esses espaços serviram para a reorganização política do movimento estudantil e, também, possibilitaram uma criação artística e cultural que estrapolava as proibições oficiais. Perguntamo-nos: se até mesmo o regime militar não conseguiu acabar com os espaços estudan-tis autônomos, porque a reitoria quer tanto destruí-los?

Diante da existência de um número cada vez menor de espaços públicos que possam ser livremente utilizados na cidade, qual o sentido da reitoria demolir um espaço que abrigava música, teatro e festa? Qual o sentido da reitoria destruir, para dar lugar a um “jardim”, um espaço que, no

mês anterior à demolição, serviu para abrir à cidade os tão fecha-dos portões da USP, num festival com mais de 30 bandas?

O espaço estudantil dos estu-dantes de Relações Internacio-nais está sujeito a um regulamen-to que cerceia a autonomia dos estudantes. O CAELL, centro aca-dêmico do curso de Letras, está também ameaçado de perder seu espaço: o departamento de Lín-guas Modernas quer “regulamen-tar” o espaço e tirar sua gestão da mão dos estudantes.

Neste cenário, acreditamos, é preciso que tenhamos unidade. Unidade para resistir e defender nossos espaços, unidade para lu-tar contra os processos, unidade para exigir e garantir a liberdade necessária para que uma univer-sidade possa existir.

Por isso, iniciamos a constru-

ção deste jornal, que serve como um espaço para estudantes dos mais diversos cursos trocarem ideias e denunciarem os ataques e problemas que sofrem em suas unidades. Esperamos que ele possa servir para nos aproximar-mos e entendermos que nossos problemas são comuns e, por isso, exigem discussão e ação conjuntas.

Por fim, reproduzimos aqui uma Carta da Congregação da ECA, com a qual temos completo acordo:

Carta da Congregação da ECA em relação à demolição do CANiL_.

São Paulo, 27 de março de 2013.

“Prezados Senhores

A Congregação da ECA vem, por meio desta, manifestar repúdio em relação ao enca-minhamento dado pela reitoria à questão dos espaços de convivência dos estudantes no Campus Butantã da USP.

Como se sabe, a demolição do “Canil” no primeiro dia de recesso de fim de ano, um sábado, sur-preendeu alunos, professores e direção da ECA.

Acreditamos que a universida-de precisa garantir espaços que sinalizem o modo dos estudantes vivenciarem sua experiência universitária para além das salas de aulas. A formação de jovens gerações pressupõe um ambiente de camaradagem que deve soli-darizar os espaços de atividades acadêmicas com os espaços de confraternização estudantil.

Aguardamos uma resposta da reitoria sobre a reconstrução de um espaço de convívio para os estudantes.

Atenciosamente,Congregação da ECA”

foto: Guilherme Minoti