Meios de Comunicação - Perigos na falta de Orientação.

10
Meios de Comunicação Celular / Smartfone / Computador / Tablet Perigos na falta de Orientação Psicólogo Alexandre Rivero www.oconsultorio.com [email protected]

Transcript of Meios de Comunicação - Perigos na falta de Orientação.

Page 1: Meios de Comunicação - Perigos na falta de Orientação.

Meios de Comunicação

Celular / Smartfone / Computador / TabletPerigos na falta de Orientação

Psicólogo Alexandre Rivero www.oconsultorio.com

[email protected]

Page 2: Meios de Comunicação - Perigos na falta de Orientação.

“Grandes Conquistas precisam ser Administradas”• Pense em sua Vida! Emprego - Namoro - Casamento - Casa • Esta Tecnologia da Comunicação e Informação é maravilhosa, mas

também precisa ser administrada• Levante alguns aspectos positivos• Levante alguns aspectos negativos (perigos)

Page 3: Meios de Comunicação - Perigos na falta de Orientação.

Problemas devido ao uso da Tecnologia: O que causa é a Tecnologia ou da Falta de Orientação?Muitos pais oferecem celular, computador ao filho sem se preocupar em ensinar uma maneira segura de usar a tecnologia. A Culpa pelos problemas que irão surgir não é da tecnologia, mas sim da falta de orientação. Imagine dar uma bicicleta para os filhos e não explicar como usar.

Exemplo de Perigo: Caminhar Digitando

Page 4: Meios de Comunicação - Perigos na falta de Orientação.

Dependência Celular

Revista Isto É Independente

Page 5: Meios de Comunicação - Perigos na falta de Orientação.

Nomofobia• O que é Nomofobia?• A nomofobia é uma compulsão caracterizada pelo medo irracional de permanecer isolado e desconectado do mundo

virtual. Manifesta-se na abstinência do celular ou tablet (comorbidades secundarias de outros transtornos, principalmente os transtornos de ansiedade, tais como fobia social, síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo).

• Quais são os sintomas de um nomofóbico?• Os principais sintomas da abstinência do celular são: angústia, vazio (a vida parece não ter mais sentido), desespero,

estresse, irritabilidade, náuseas, taquicardia, sudorese, tensão muscular, pânico, dentre outras manifestações.• Dopamina e internet:• Dopamina, a molécula do prazer, pois ela está diretamente relacionada com o nosso circuito de recompensa.

Smartphones e tablets oferecem prazer e recompensa. Através desta lógica, se algo nos proporciona prazer (ou dopamina no cérebro) a estratégia ou recurso mais eficaz, é substituir o prazer ocasionado pelo uso do celular, por outros reforçadores: um amor real, atividades esportivas e interativas, a companhia de amigos em uma festa, tentar resgatar hábitos positivos e mantenedores de relacionamentos reais com amigos e principalmente com a família, e assim resgatar o afeto, o carinho, o toque e o “olho no olho”.

• Uso exagerado destes aparelhos podem produzir: problemas de coluna, torcicolo, tendinites, insônia, estresse, ressecamento da retina, perdas auditivas, dentre outros.

Page 6: Meios de Comunicação - Perigos na falta de Orientação.

Prejuízos• Já foi comprovado que o estímulo à um cérebro em desenvolvimento causado por superexposição a

tecnologias (celulares, internet, iPad, TV) é associado ao déficit de funcionamento executivo e atenção, atrasos cognitivos, prejuízo da aprendizagem, aumento da impulsividade e diminuição da capacidade de se autorregular, por exemplo, acessos de raiva (Small 2008, Pagini 2010).

• Existe uma correlação entre o uso de televisão e videogames com o aumento da obesidade (Tremblay 2005).

• 75% das crianças de 9 e 10 anos têm déficit de sono em grau tão alto que suas notas escolares sofrem impacto negativo (Boston College 2012).

• Criação de dependênciaÀ medida que os pais se apegam mais e mais à tecnologia, eles se desapegam de seus filhos. Na ausência de apego parental, as crianças podem apegar-se aos aparelhos digitais, e isso pode resultar em dependência (Rowan 2010).

Page 7: Meios de Comunicação - Perigos na falta de Orientação.

Desorganiza a Vida

Os pais nem sempre percebem essas mudanças que podem ir ainda mais longe. Existem casos que a pessoa não quer mais comer e tomar banho, falta aula, se afasta dos colegas e fantasia um ambiente só dele, isso tudo pode ser causado em parte pelo jogo, quanto mais tempo para jogar melhor. Os amigos passam a ser virtuais e a criança fica vidrada naquilo, se vai sair de casa tem que levar o celular. Passa a esquecer de tudo e atropela a rotina diária.

Page 8: Meios de Comunicação - Perigos na falta de Orientação.

... tão perto e tão longe!• O psicólogo Bruno Mader, do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, conta que

já tratou alguns casos que envolviam o uso de tecnologia sem permissão dos pais.

• "Uma mãe encontrou o filho de manhã na cama todo vomitado, inconsciente, e trouxe ao hospital achando que tinha sido convulsão. Depois o garoto contou que tinha combinado de tomar um porre no seu quarto junto com um amigo que conheceu online. A família nem sabia disso."

• Mader diz que o problema está quando se torna conveniente para os pais. "É confortável porque a criança não dá trabalho, fica num canto quietinha", diz. A dica é estabelecer qual o horário de usar o celular, não deixar usá-lo na mesa, na hora de dormir, deixando o celular na sala antes de ir para o quarto. Mas proibir o uso do aparelho não ajuda.

Page 9: Meios de Comunicação - Perigos na falta de Orientação.

Hoje em dia sua criança ou adolescente usando tablet ou celular entre quatro paredes não está seguro!

• Perigos:1º Navegar em sites adultos: Na internet e no telefone as crianças podem navegar em sites de conteúdo adulto.

2º Usar aplicativos de rede social para adultos: Adolescentes e crianças estão usando aplicativos destinados para paquera de adultos como o Tinder ou fazendo mal uso de aplicativos como o Snapchat (enviando fotos sensuais),

3º Cyberbulling: Em outra pesquisa sobre hábitos de segurança na internet, foi constatado que 38% dos jovens já foram vítimas de ciberbullying e 44% disseram que os amigos já foram vítimas de humilhações, piadas agressivas e ofensas (ciberbullying) ao menos uma vez.

4º Sexting: (palavra originada de sex, que em inglês significa sexo, e texting, texto enviado por celular), modalidade entre os adolescentes de se fotografarem em poses sensuais, nus ou seminus, postando depois as imagens na internet ou enviando-as pelo celular.

5º Competência Técnica e não Maturidade: A prática é mais comum entre os adolescentes, que apesar de entender muito e ter acesso às mais diversas tecnologias, não têm maturidade para medir as consequências de atos como estes.

Page 10: Meios de Comunicação - Perigos na falta de Orientação.

Como proteger seus filhos: Esteja alerta as novidades da internet. Pesquise na internet, converse com seu filho e descubra qual aplicativo ele esta usando e peça para ele mostrar como ele usa. 

Educação online: Deve fazer sua parte na educação da criança e do adolescente para redução dos riscos dele no espaço online. 

Mantenha o uso do computador ou celular que as crianças usam em áreas comuns: como a sala de estar, e com o som aberto (sem fones de ouvido). 

Navegue junto com os pequenos: navegue junto nos primeiros anos de contato deles com a internet para ensinar como se proteger. 

Não proíba os adolescentes de entrar em redes sociais. Se fizer isso, eles entrarão escondidos. Melhor conversar sobre os riscos e convencê-los a nunca adicionar estranhos. 

Numero de amigos nas redes sociais: Atenção: crianças não têm 300 amigos! Oriente para os perigos de adicionar estranhos. 

Jogar online: Se seu filho joga pela internet com desconhecidos, oriente a criar um apelido e nunca abrir informações pessoais. Aborde noções de privacidade e o valor disso com crianças e adolescentes. 

Senhas: Explique a importância de nunca repassar a senha a amigos. 

Informações pessoais: Oriente os pequenos a não publicar informações sobre os locais que frequentam, fotos de família, fotos inapropriadas, como nome, endereço, telefone, fotografias, escola e endereço eletrônico (e-mail) em locais públicos da internet. 

Privacidade nos aplicativos e redes sociais: Ensine seu filho a configurar as redes sociais para privadas (apenas pessoas conhecidas podem ver o que esta postado). 

Converse sobre Cyberbulling: Explique sobre o assunto para seu filho e deixe uma porta aberta para diálogos. Converse com seu filho a respeito das consequências : 

•Postar qualquer coisa rude, ofensiva, ou ameaçadora. •Enviar ou imagens e informações que possam constranger, ferir, ou molestar alguém. •Usar informações pessoais de alguém e usá-la para danificar sua reputação. 

Converse sobre sexting: Uma das saídas para evitar este tipo de exposição é explicar ao adolescente que, não só o namorado, mas outras pessoas podem ter acesso a estas fotos. 

As imagens podem cair nas mãos de outras pessoas, que podem tirar proveitos das fotos ou utilizá-las em sites pornográficos. 

Depois de mandar uma foto pelo celular, você não tem mais controle sobre como ela poderá ser usada ou sobre como afetará sua reputação.