Membros do GT - Arquitetura Paisagística Elementos de … · 2017. 4. 17. · Diretor de Ensino e...

2
Arquitetura Paisagística GT Membros do GT - Arquitetura Paisagística Membros Titulares: André Tostes Graziano Fernando Zambeli Juliana Ayres Montebelo Paulo Renato Mesquita Pellegrino Sergio Marin de Oliveira Membros Suplentes: Suzel Marcia Maciel Ana Maria Boverio Alves www.causp.gov.br /causpoficial Diretoria do CAU/SP Presidente: Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza Vice-presidente: Valdir Bergamini Diretor Administrativo: Luiz Fisberg Diretora Administrativa Adjunta: Violeta Saldanha Kubrusly Diretor Financeiro: José Borelli Neto Diretor Financeiro Adjunto: Roberto dos Santos Moreno Diretor Técnico: Altamir Clodoaldo Rodrigues da Fonseca Diretor Técnico Adjunto: Reginaldo Peronti Diretor de Relações Institucionais: Carlos Alberto Silveira Pupo Diretor de Relações Institucionais Adjunto: Pietro Mignozzetti Diretora de Ensino e Formação: Debora Pinheiro Frazatto Diretor de Ensino e Formação Adjunto: Paulo Canguçu Fraga Burgo Elementos de planejamento e projeto com a paisagem Apesar da Tabela de Honorários do CAU/BR discorrer de forma detalhada sobre os elementos e as necessidades relativas aos projetos de arquitetura paisagística, dada a sua ampla natureza de atuação, existem dificuldades em circunscrever os pontos significativos relacionados com cada um dos ambientes, das esferas e escalas de atuação com a Paisagem. Nesse sentido, o GT buscou definir formas de atuar junto ao CAU/SP para favorecer o reconhecimento e a valorização dos paisagistas. Diretório de arquitetos: reconhecimento e valorização A sugestão do Diretório de Arquitetos é permitir, a exemplo do que ocorre nos países alinhados com as diretrizes da IFLA, que os profissionais voluntariamente permitam que informações sobre sua atuação estejam disponíveis à sociedade. É o caso de Registros de Responsabilidade Técnica (RRT), Acervo Técnico, endereços e demais informações que sejam de interesse dos arquitetos e que possam servir a possíveis clientes, estudantes ou outros profissionais ligados ao mesmo ramo de atuação. Não seria, portanto, restrito à Arquitetura Paisagística, mas poderia utilizá-la como exemplo inicial.

Transcript of Membros do GT - Arquitetura Paisagística Elementos de … · 2017. 4. 17. · Diretor de Ensino e...

Page 1: Membros do GT - Arquitetura Paisagística Elementos de … · 2017. 4. 17. · Diretor de Ensino e Formação Adjunto: Paulo Canguçu Fraga Burgo Elementos de planejamento e projeto

Arq

uite

tura

Pai

sagí

stic

a

GT

Membros do GT - Arquitetura Paisagística

Membros Titulares:

André Tostes Graziano

Fernando Zambeli

Juliana Ayres Montebelo

Paulo Renato Mesquita Pellegrino

Sergio Marin de Oliveira

Membros Suplentes:

Suzel Marcia Maciel

Ana Maria Boverio Alves

www.causp.gov.br/causpoficial

Diretoria do CAU/SP

Presidente: Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza

Vice-presidente: Valdir Bergamini

Diretor Administrativo: Luiz Fisberg

Diretora Administrativa Adjunta: Violeta Saldanha Kubrusly

Diretor Financeiro: José Borelli Neto

Diretor Financeiro Adjunto: Roberto dos Santos Moreno

Diretor Técnico: Altamir Clodoaldo Rodrigues da Fonseca

Diretor Técnico Adjunto: Reginaldo Peronti

Diretor de Relações Institucionais: Carlos Alberto Silveira Pupo

Diretor de Relações Institucionais Adjunto: Pietro Mignozzetti

Diretora de Ensino e Formação: Debora Pinheiro Frazatto

Diretor de Ensino e Formação Adjunto: Paulo Canguçu Fraga Burgo

Elementos de planejamento e projeto com a paisagemApesar da Tabela de Honorários do CAU/BR discorrer de forma detalhada sobre os elementos e as necessidades relativas aos projetos de arquitetura paisagística, dada a sua ampla natureza de atuação, existem dificuldades em circunscrever os pontos significativos relacionados com cada um dos ambientes, das esferas e escalas de atuação com a Paisagem.

Nesse sentido, o GT buscou definir formas de atuar junto ao CAU/SP para favorecer o reconhecimento e a valorização dos paisagistas.

Diretório de arquitetos: reconhecimento e valorizaçãoA sugestão do Diretório de Arquitetos é permitir, a exemplo do que ocorre nos países alinhados com as diretrizes da IFLA, que os profissionais voluntariamente permitam que informações sobre sua atuação estejam disponíveis à sociedade. É o caso de Registros de Responsabilidade Técnica (RRT), Acervo Técnico, endereços e demais informações que sejam de interesse dos arquitetos e que possam servir a possíveis clientes, estudantes ou outros profissionais ligados ao mesmo ramo de atuação. Não seria, portanto, restrito à Arquitetura Paisagística, mas poderia utilizá-la como exemplo inicial.

Page 2: Membros do GT - Arquitetura Paisagística Elementos de … · 2017. 4. 17. · Diretor de Ensino e Formação Adjunto: Paulo Canguçu Fraga Burgo Elementos de planejamento e projeto

O GT é um espaço de encontro e deliberação técnica, aberto pelo CAU/SP para a sociedade, representado por arquitetos paisagistas atuantes e interessados em debater a agenda socioambiental no sentido da valorização do profissional que lida regularmente com a Paisagem ou que venha a ser especialista neste campo de pesquisa e de trabalho.

Entre suas principais ações ao longo de 2015/2016, destacam-se:

• Discussão da atuação profissional dos arquitetos paisagistas no Brasil e de sua contextualização internacional;

• Discussão sobre planejamento da Paisagem e suas relações com os demais campos de atuação pertinentes à Arquitetura e ao Urbanismo;

• Componentes e diretrizes relativos aos Projetos de Arquitetura Paisagística, pela esfera de representação do CAU/SP;

• Proposição de ações ao CAU/SP com o objetivo de auxiliar na valorização profissional;

• Produção e divulgação de textos referenciais relativos à atuação dos paisagistas em âmbito nacional.

Sobre a atuação profissionalA atuação dos paisagistas brasileiros está alinhada com os principais países europeus, norte-americanos e asiáticos. Existem, obviamente, dadas as distinções culturais e históricas, diferenças de formação, de fiscalização e de organização da carreira profissional. Oficialmente, o Brasil é representado pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) junto à Associação Internacional de Arquitetos Paisagistas (IFLA).

O Estado de São Paulo possui a maior quantidade de arquitetos com atuação profissional ligada à Paisagem, entretanto, ainda em número insuficiente para dar resposta aos inúmeros desafios socioambientais impostos pela sociedade. Ao sair de São Paulo, os desafios são ainda maiores e tendem a aumentar.

O que é o GT e o que ele tem feito

Arquitetos Paisagistas São os profissionais especializados no trabalho com a Paisagem, portanto, capazes de estabelecer conexões entre o natural e o construído, elaborando diagnósticos, projetos e soluções para diversas situações, desde os pequenos ambientes às grandes áreas livres urbanas ou rurais, para proporcionar a melhor qualidade de vida a todos.

Textos produzidos pelo GTO GT elaborou 9 textos que prestam informações abrangentes sobre as principais áreas de atuação profissional dos arquitetos paisagistas. Também trazem referências que permitem aos interessados aprofundarem-se nos assuntos tratados. Estão disponíveis no website do CAU/SP, na página do GT. São eles:

• POR QUE UM ARQUITETO PAISAGISTA?

• EXISTE SUSTENTABILIDADE PAISAGÍSTICA?

• PATRIMÔNIO E PAISAGEM

• PLANO DIRETOR DE PAISAGEM E PLANEJAMENTO REGIONAL

• ÁREAS VERDES PÚBLICAS

• INTERVENÇÃO E RECUPERAÇÃO AMBIENTAL URBANA

• PAISAGISMO E DECORAÇÃO PAISAGÍSTICA

• PAISAGISMO E SUA IMPORTÂNCIA URBANA

• ARQUITETO NO PROJETO DA INFRAESTRUTURA VERDE

Largo da Memória

Shut

ters

tock

Shut

ters

tock