Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

31
Memória de Aula 03: Sistemas de Informação Prof. Paulo Rangel, MSc.

Transcript of Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Page 1: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Memória de Aula 03: Sistemas de Informação

Prof. Paulo Rangel, MSc.

Page 2: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃODISCIPLINA: SISTEMAS DA INFORMAÇÃOTUTOR:PROF. PAULO SÉRGIO RANGEL GARCIA, MSc.

CONTEUDO:A empresa vista como um sistema aberto, pensamento sistêmico.

Prof. Paulo Rangel, MSc.

Page 3: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Prof. Paulo Rangel, MSc

Conceito de Sistemas:

Conjunto de elementos interdependentes e inter agentes que formam um todo organizado

Berthalanfy

Exemplos:

Sistema Físico do Sol e seus Planetas

Sistema biológico do corpo humano

Page 4: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Sistemas Abertos e Sistemas Fechados

Embora seja pressuposto básico do sistema a sua relação das partes do sistema (seus subsistemas e supersistemas), o grau de interação e interdependência entre essas partes varia. Alguns sistemas são mais sensíveis à influência do meio que os cerca, porque necessitam de elementos que se encontram fora dele para sobreviver. Outros, são mais invulneráveis, ou seja, menos sensíveis, menos afetados pelo meio externo. A isso chamamos sistemas abertos e sistemas fechados. Sistemas fechados -> são considerados fechados os sistemas cujo resultado final do seu processamento é determinado pelo estado inicial. Se as condições iniciais ou o processo forem alterados, o resultado final será igualmente alterado; caso contrário, nada acontecerá. Isto significa que eles são mais invulneráveis, menos influenciados pela ação externa; sobrevivem independentemente das condições externas. São exemplos de sistemas fechados os físicos e os mecânicos (máquinas e motores).

Fonte: MICHEL, 2004

Page 5: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Fonte: MICHEL, 2004

Sistemas Abertos e Sistemas Fechados

Sistemas abertos -> são considerados sistemas abertos todos os sistemas vivos, definidos como um sistema de troca de matéria com seu ambiente, representando possibilidade de aumentar, diminuir, alterar e anular os elementos que o compõem. Sua sobrevivência está diretamente relacionada com o meio que os cerca. Trocam energia, material com o meio; estão em constante interação com o ambiente. Esse modelo é fundamentalmente não mecanicista, e seus melhores exemplos são os organismos vivos (corpo humano, por exemplo) e as organizações.

Page 6: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

A empresa vista como um sistema aberto:

A empresa é o maior exemplo de sistemas abertos, na medida em que sua sobrevivência está diretamente dependente das relações de troca que estabelece com o meio ambiente.

Sua energia, seus insumos vêm do ambiente e para ele, ela retorna seus produtos. É altamente influenciada pelos fatores pertencentes ao seu ambiente, assim como pode influenciar significativamente esse ambiente.

A visão sistêmica aplicada à organização permite que se enxergue de forma integrada, comparativa a organização. Ela é composta de vários segmentos, subsistemas, como: humano, físico, tecnológico, econômico ou financeiro.

Sob outra ótica, pode-se considerar, como subsistemas da empresas, seus setores, departamentos, etc.

Assim, a empresa pode ser conceituada como um conglomerado de organismos separados, porém, interdependentes, que influenciam e são influenciados pelo ambiente e estão em constante busca de maior equilíbrio, que é o que mantém a sobrevivência e a eficácia da organização.Fonte: MICHEL, 2004

Page 7: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Entendendo-se a empresa como um sistema, podemos identificar os diferentes fatores que compõem seu universo, tornando-se importante conhecer e identificar esses fatores para conviver com eles, e/ou dominá-los. São eles:

Fatores internos (componentes) -> controláveis pela empresa; são os elementos que estão dentro do sistema; fazem parte do seu ambiente interno, como seus recursos e as variáveis que compõem a empresa.

Fatores externos (ambiente) -> não controláveis pela empresa; são os elementos que estão fora do sistema; pertencem ao seu ambiente externo; interferem nela, mas não podem ser controlados por ela.

A interação entre os elementos de dentro e de fora, somada às interações entre os elementos de dentro, produz a energia necessária para a manutenção do sistema vivo, e a qualidade dessa interação mantém o seu equilíbrio.

Fonte: MICHEL, 2004

Page 8: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Fatores Internos e Externos:

Fonte: MICHEL, 20040

EMPREGADOS

ACIONISTAS E O BOARD

COMPETIDORES CLIENTES

FORNECEDORES

INSTITUIÇÕESFINANCEIRAS

SINDICATOS

MÍDIA

GRUPOS DE INTERESSESESPECIAIS

GOVERNOS

Organização

Page 9: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Areas FuncionaisA seguir, encontra-se um modelo de divisão da empresa em áreas funcionais básicas e sua respectiva reordenação em funções. A cada função, correspondem grupos de atividades específicas e inter-relacionadas que compõem sua estruturação para uma empresa. Esse modelo contempla todas as funções macro da empresa, podendo ser aplicado em empresa de qualquer ramo, tamanho e natureza.

As áreas funcionais se classificam em áreas FIM e áreas MEIO. Por áreas FIM, entendem-se as áreas responsáveis pelas atividades fins da empresa, diretamente ligadas ao ambiente externo, e que constituem a razão de ser da empresa, quais sejam: produzir e vender o produto. Por áreas MEIO, entendem-se todas as demais atividades ligadas à administração dos recursos da empresa. São responsáveis pelo fornecimento das condições de viabilização dos fins da empresa, fornecem os meios, os instrumentos, o suporte para a realização das atividades fins.

Fonte: MICHEL, 2004

Page 10: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Áreas Funcionais Básicas de uma organização:

Fonte: MICHEL, 20040

Page 11: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

A empresa como um sistema

Observe que um sistema não existe em um vácuo; na verdade, ele existe e funciona em um ambiente que contém outros sistemas.

Se um sistema for um dos componentes de um sistema maior, ele é um subsistema e o sistema maior é seu ambiente. Além disso, a fronteira de um sistema o separa de seu ambiente e de outros sistemas.

Vários sistemas podem compartilhar o mesmo ambiente. Alguns deles podem ser conectados entre si por meio de uma fronteira compartilhada, ou interface.

Fonte: O’BRIEN, 2010

Page 12: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

A empresa como um sistema

Organizações como empresas e órgãos governamentais são bons exemplos dos sistemas na sociedade, que é seu ambiente. A sociedade contém uma multiplicidade de tais sistemas, incluindo os indivíduos e suas funções sociais, políticas e econômicas.

As próprias organizações consistem em muitos subsistemas, tais como departamentos, divisões, equipes de processo e outros grupos de trabalho.

As organizações são exemplos de sistemas abertos porque fazem interface e interagem com outros sistemas em seu ambiente.

Finalmente, as organizações são exemplos de sistemas adaptativos, já que podem se modificar para atender às demandas de um ambiente em transformação.

Fonte: O’BRIEN, 2010

Page 13: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

A empresa como um sistema

A próxima figura ilustra o conceito de uma empresa como um sistema aberto descrito acima, ou seja, capaz de interagir com outros sistemas em seu ambiente.

Neste diagrama, o sistema troca entradas (insumos) e saídas (produtos)com seu ambiente. Portanto, podemos dizer que ele está conectado com seu ambiente por interfaces de entrada e saída.

Finalmente, um sistema que tem a capacidade de transformar a si mesmo ou seu ambiente a fim de sobreviver é denominado adaptável.

Fonte: O’BRIEN, 2010

Page 14: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

A empresa como um sistema

Fonte: O’BRIEN, 2010

Page 15: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Sistemas de InformaçãoSistema de Informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de telecomunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização. (O´Brien)

Um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle em uma organização. (Laudon)

Prof. Paulo Rangel, MSc.

Page 16: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Prof. Paulo Rangel, MSc.

Atividades de um sistema de informação :

Matérias-primasEnergiaDadosEsforço humano

Processo industrialProcesso de respiraçãoCálculo matemático

Produto acabadoServiço humanoInformação gerencial

Page 17: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Prof. Paulo Rangel, MSc.

ENTRADA(dados)

PROCESSA-MENTO

SAÍDA(informação)

CONTROLE DE DESEMPENHO DO

SISTEMAUsuários e especialistas

Software: programas

Hardware: máquinas

Comunicação e redes

Bancos de dados

COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Page 18: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Qual é o papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios competitivo existente hoje?

O papel dos sistemas de informação basicamente é agilizar o processo e negócio da empresa. Uma Empresa procura sistemas de informação que tenham segurança, agilidade, automatização de processos, flexibilidade e interações com outras áreas. Por isso, para um sistema ser considerado bem sucedido é fundamental conhecer muito bem o negócio da empresa, os processos, para saber exatamente as necessidades, bem como um bom planejamento para sua implantação.

Prof. Paulo Rangel, MSc.

Page 19: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Qual é o papel dos sistemas de informação em uma empresa? •Temos três razões básicas para todas as aplicações de TI nas organizações. Sendo percebidos três papéis vitais que os SI´s podem desempenhar para uma companhia.

– Suporte de seus processos e operações;– Suporte na tomada de decisões de seus funcionários e gerentes; e– Suporte em suas estratégias em busca de vantagem competitiva.

Este papeis podem ser percebidos conforme mostra próximo slide.

Prof. Paulo Rangel, MSc.

Page 20: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Atingir a excelência operacional (Produtividade, eficiência e agilidade); Desenvolver novos produtos e serviços; Estreitar o relacionamento com cliente e atendê-lo melhor; Promover a vantagem competitiva; Assegurar a sobrevivência

Prof. Paulo Rangel, MSc.

Page 21: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Prof. Paulo Rangel, MSc.

Fonte: O’Brien, 2010

Page 22: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Prof. Paulo Rangel, MSc.

Os três principais papéis dos sistemas de informação:Os sistemas de informação fornecem a uma organização apoio às operações, à tomada de decisão gerencial e à obtenção de vantagem estratégica. Fonte: O’Brien, 2010

Page 23: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Prof. Paulo Rangel, MSc.

Exemplos de onde se aplicam os SI’s:

Page 24: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Sistemas de apoio às operações: São os sistemas de informação necessários para processar dados gerados por — e utilizados em — operações das empresas.

a.) Sistemas de apoio de processamento de transações processam dados resultantes de transações empresariais, atualizam bancos de dados e produzem documentos empresariais. •Ex. processamento de vendas (online) e reabastecimento e sistemas de contabilidade (Lote).

b.) Sistemas de controle de processos monitoram e controlam processos industriais. (Ex. EGA – exibir slides)•Ex. controle de produção em indústria metalúrgica, refinamento de petróleo, geração de energia e sistema de produção de aço.

c.) Sistemas colaborativos apoiam equipes, grupos de trabalho, bem como comunicações e colaboração entre e nas empresas. •Exemplos: e-mail, chat e sistemas de videoconferência

Page 25: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Sistemas de apoio Gerencial: São aqueles que se concentram em fornecer informação e apoio aos gerentes em sua tomada de decisão eficaz. A tarefa desempenhada por esses sistemas é um tanto complexa. Em termos conceituais, vários tipos principais de sistemas de informação apoiam uma série de responsabilidades administrativas do usuário final:

(1) sistemas de informação gerencial,(2) sistemas de apoio à decisão e,(3) sistemas de informação executiva.

Page 26: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

• Sistemas de informações gerenciais, que fornecem informações na forma de relatórios e demonstrativos pré-estipulados para os gerentes. Ex. análises de vendas, realização de processos e relatórios das tendências de custos.

• Sistemas de apoio à decisão, que fornecem apoio interativo ad hoc para o processo de decisão dos gerentes. Ex. atribuição de preço aos produtos, previsão de lucros e sistemas de análise de riscos.

• Sistemas de informação executiva, que fornecem informações criticas elaboradas especificamente para as necessidades de informação dos executivos. Ex. sistemas de fácil acesso para análise de desempenho da empresa, ações dos concorrentes e desenvolvimento económico para apoiar o planejamento estratégico.

Page 27: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Outras categorias de sistemas de informaçãoa)Sistemas especialistas, são baseados no conhecimento e fornecem conselho especializado e funcionam para os usuários como consultores e especialistas. Ex. acesso à intranet.b)Sistemas de administração do conhecimento, são baseados no conhecimento e apoiam a criação, a organização e a disseminação de conhecimento empresarial dentro da empresa. Ex. acesso à intranet para melhores práticas de negócios, estratégias de propostas de vendas e sistemas de resolução de problemas do cliente.c)Sistemas de informação estratégica, fornecem a uma empresa produtos, serviços e perícias estratégicos para a vantagem competitiva.d)Sistemas de informação para as operações apoiam as aplicações operacionais e gerenciais das funções organizacionais básicas. Ex. sistemas de informação que apoiam aplicações em contabilidade, finanças, marketing, administração de operações e administração de recursos humanos.

Page 28: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

A função dos SI’s•Importante fonte de informação e apoio, necessários para promover a tomada de decisões eficaz pelos gerentes e profissionais da empresa;•Ingrediente vital no desenvolvimento de produtos e serviços competitivos que dão a uma organização uma vantagem estratégica no mercado global;•Oportunidade dinâmica de carreira desafiadora e compensadora para milhões de homens e mulheres; e•Componente-chave dos recursos, infraestrutura e capacidades das empresas da atualidade.

Page 29: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Prof. Paulo Rangel, MSc.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1 CORTES, Pedro Luiz. Administração de Sistemas de Informação. 1ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2008.

2 LAUDON, Jane P.; LAUDON, Kenneth C. Sistemas de Informação Gerenciais. 7ª Edição. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2007.

3 O’BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as Decisões Gerencias na era da Internet. 3ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1ABREU, Aline França; REZENDE, Denis Alcides. Tecnologia da Informação – Aplicação a Sistemas de Informação Empresariais. 6ª Edição, São Paulo: Atlas, 2009.

2BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de Informação: O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2009.

3 OLIVEIRA, Djalma de P. R de. Sistemas de Informações Gerenciais. 13ª Edição. São Paulo: Atlas, 2009.

4POTTER, Richard E.; TURBAN, Efraim; RAINER Jr, R. Kelly. Introdução a Sistemas de Informação. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

5STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princípios de Sistemas de Informação. Tradução da 9ª Edição americana. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

Page 30: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Prof. Paulo Rangel, MSc.

BIBLIOGRAFIA ADICIONAL

1MICHEL, Maria Helena; Organização, sistemas e métodos na era do conhecimento: administrando as organizações no século XXI; Unid 3, págs. 39-50, Apostila didática, Belo Horizonte, 2004

2

3

Page 31: Memória de Aula 03 - GTI - Sistemas de Informação - Introdução Ao Sistema de Informação

Prof. Paulo Rangel, MSc.

• Duvidas• As dúvidas devem ser encaminhadas, e serão respondidas

pelo Professor, através do MAIL disponível no TutorWeb.