Memorial descritivo

4
1 MEMORIAL DESCRITIVO Objeto: Ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor Francisco Ferreira de Moraes. Local: Rua Dom Bosco Bairro Populares Pereiros – Ipu-Ce Objetivo: O presente memorial tem por finalidade estabelecer as condições técnicas e especificações para ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor Francisco Ferreira de Moraes, no bairro dos Pereiros no Município de Ipu-Ce. A ampliação será executada em um terreno murado pertencente a própria escola de formato retangular com dimensões de 36,00m de frente por 40,00m medidos da frente aos fundos totalizando uma área de 1440,00m², a área construída do prédio existente é de 350,00m², será executado a ampliação do anexo contendo os seguintes ambientes: Ambiente Área (m²) Pátio Coberto de Acesso as Salas Novas (01) 105,39 Salas de Aula (02) 103,63 Total 209,02 01 - Serviços Preliminares: Colocação da Placa indicativa da obra, locação da obra com cavaletes contínuos, formados por estacas e tabuas de 10 cm de topo e na horizontal sobre a qual se fixará a marcação. 02 – Fundações: O alicerce com alvenaria de pedra argamassada terá, no mínimo, 0,30 m de largura por 0,40 m de profundidade e será executado em alvenaria de pedra poliédrica, rejuntada com argamassa de areia, traço 1:4. A profundidade da alvenaria de pedra será sempre igual a do alicerce escavado, devendo a face superior da mesma, ser bem nivelada com o terreno. Os baldrames serão executados em alvenaria de tijolos cerâmicos na espessura de uma vez, assentados com argamassa de cimento e areia, no traço 1:6. Terá altura mínima de 0,20 m em relação ao ponto mais alto do terreno e a sua face superior deverá ser plana e de nível constante. No perímetro de todas as alvenarias na altura de piso deverá ser construída uma cinta de impermeabilização nas dimensões de (25x12) cm em concreto Fck=13,5 Mpa (cimento, areia grossa e brita n. º 1), utilizando 04 ferros na bitola 8,0 mm estribados a cada 15 cm em formato retangular, amarrados com arame recozido n°18, O concreto aplicado deverá recobrir totalmente os ferros numa espessura de 2 cm.

Transcript of Memorial descritivo

Page 1: Memorial descritivo

1

MEMORIAL DESCRITIVO

Objeto: Ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor Francisco Ferreira de Moraes. Local: Rua Dom Bosco Bairro Populares Pereiros – Ipu-Ce Objetivo: O presente memorial tem por finalidade estabelecer as condições técnicas e especificações para ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor Francisco Ferreira de Moraes, no bairro dos Pereiros no Município de Ipu-Ce. A ampliação será executada em um terreno murado pertencente a própria escola de formato retangular com dimensões de 36,00m de frente por 40,00m medidos da frente aos fundos totalizando uma área de 1440,00m², a área construída do prédio existente é de 350,00m², será executado a ampliação do anexo contendo os seguintes ambientes:

Ambiente Área (m²) Pátio Coberto de Acesso as Salas Novas (01) 105,39 Salas de Aula (02) 103,63 Total 209,02

01 - Serviços Preliminares:

Colocação da Placa indicativa da obra, locação da obra com cavaletes contínuos, formados por estacas e tabuas de 10 cm de topo e na horizontal sobre a qual se fixará a marcação.

02 – Fundações:

O alicerce com alvenaria de pedra argamassada terá, no mínimo, 0,30 m de largura por 0,40 m de profundidade e será executado em alvenaria de pedra poliédrica, rejuntada com argamassa de areia, traço 1:4. A profundidade da alvenaria de pedra será sempre igual a do alicerce escavado, devendo a face superior da mesma, ser bem nivelada com o terreno.

Os baldrames serão executados em alvenaria de tijolos cerâmicos na espessura de uma vez,

assentados com argamassa de cimento e areia, no traço 1:6. Terá altura mínima de 0,20 m em relação ao ponto mais alto do terreno e a sua face superior deverá ser plana e de nível constante.

No perímetro de todas as alvenarias na altura de piso deverá ser construída uma cinta de

impermeabilização nas dimensões de (25x12) cm em concreto Fck=13,5 Mpa (cimento, areia grossa e brita n. º 1), utilizando 04 ferros na bitola 8,0 mm estribados a cada 15 cm em formato retangular, amarrados com arame recozido n°18, O concreto aplicado deverá recobrir totalmente os ferros numa espessura de 2 cm.

Page 2: Memorial descritivo

2

No arranque dos pilares serão executadas sapatas em concreto armado conforme especificado no projeto estrutural. 03 - Alvenarias:

Paredes internas e externas de tijolo cerâmico TF8 na espessura de 10 cm, material de 1ª qualidade, argamassa traço 1:6, cimento e areia, com vergas e contravergas retangulares com concreto e ferragens de 8.00mm nas aberturas de portas e janelas. 04 –Piso:

Piso Industrial O piso da ampliação será industrial seguindo o mesmo padrão do piso do prédio principal

existente executado com argamassa composta de agregados de alta dureza, grande resistência a abrasão e a compreensão, com no mínimo 8mm de espessura e na cor cinza. A primeira etapa da aplicação será a base de piso morto em concreto simples com espessura mínima de 5cm em seguida o assentamento das juntas plásticas, nas dimensões de 27x3mm, conforme padrão recomendada pelo fabricante, e com argamassa de cimento e areia grossa no traço 1:3. Em seguida, deverá ser executada a base com argamassa cimento e areia grossa, traço 1:3, aplica-se então a camada final, constituída pela mistura dos agregados e cimento com uma espessura de 3,0cm. O polimento da superfície será executado com máquinas polimetrizes equipadas com esmeril.

Calçadas Os pisos externos, calçadas e acessos serão cimentados com argamassa de cimento e areia

sem peneirar traço 1:3, e = 3 cm sobre piso morto de concreto com espessura 6,00cm. Serão executadas juntas de dilatação em PVC a cada 1m de piso cimentado. 05 - Estrutura:

A estrutura da ampliação será constituída de pilares sobre sapatas de concreto armado e vigas em concreto armado com aço CA50 (grossos) e CA60 (estribos), conforme especificado no projeto estrutural. . 06 - Revestimento: 06.1-Da Argamassa: 06.1.1 Condições gerais:

Os revestimentos deverão apresentar parâmetros perfeitamente desempenados, alinhados e nivelados e deverão ser executados nos traços definidos a seguir:

Page 3: Memorial descritivo

3

06.1.2 Chapiscos: Todas as superfícies lisas de concreto, tais como, vergas, vigas, pilares, todas as alvenarias de

tijolo cerâmico e trechos de laje serão chapiscadas, com argamassa de cimento e areia, traço 1:3. 06.1.3 Emboço interno:

A espessura máxima do emboço será de 25 mm e será usada argamassa de cimento, cal e areia, traço 1:2:9 revestimento único e será aplicado nas paredes internas e tetos. 06.1.4 Emboço externo:

Nas paredes externas serão executados os rebocos na espessura máxima de 25mm. Será usada argamassa de cimento, cal e areia, traço 1:2:9 tipo revestimento único. 07 - Instalações Elétricas: Deverá ser realizada uma revisão completa em de toda a rede de energia elétrica do prédio existente, sendo colocado na parte nova um quadro de distribuição com seis divisões de circuito com barramento de neutro e terra. Os circuitos deverão ser distribuídos atendendo os requisitos na Norma Técnica 5410 da ABNT. A parte a ser ampliada será executada conforme o projeto elétrico, com o devido cálculo do aumento da carga a ser instalada. 08 – Esquadrias: 09.1 Esquadrias:

Na parte nova da edificação as portas internas serão de madeira compensada tipo paraná e de 1ª qualidade, as dobradiças e fechaduras deverão ser cromadas e de 1ª qualidade.

As janelas dos consultórios novos deverão ser de madeira tipo veneziana obedecendo o

mesmo padrão do prédio existente e nas dimensões indicadas em projeto. Serão sumariamente recusadas todas as peças que apresentarem sinais de empenamento,

descolamento, rachaduras, desigualdade de madeiras e outros defeitos. As portas e janelas deverão ser executadas conforme especificação de projeto arquitetônico.

09 - Cobertura: A estrutura do telhado deverá ser executada com tesouras de madeira maçaranduba. A estrutura da cobertura das novas salas e do pátio será de madeira, com peças colocadas de acordo com a melhor técnica, cobertas com telhas cerâmica de 1ª qualidade, com inclinação mínima de 25%.

Page 4: Memorial descritivo

4

10 - Pintura:

Todas as superfícies de paredes, novas, internas ou externas, receberão pelo menos duas demãos, ou quantas forem necessárias para obter uma superfície uniforme, de tinta a base látex. As portas de madeira receberão pintura com tinta esmalte. As esquadrias de ferro deverão ser pintadas com tinta esmalte.

11 – Limpeza e verificação final:

A obra deverá ser limpa e lavada, livre de entulho e tudo em perfeito estado defuncionamento para o seu recebimento pela fiscalização da contratante. Ipu, 26 de fevereiro de 2012.