Memorial Justificativo Aluno Pptx(1)

16
Memorial justificativo do projeto Aspectos conceituais do tema O conceito do projeto se da ao tema, que neste caso é capela. Uma capela é um pequeno templo incorporado ou não a uma construção maior, um local destinado a busca espiritual, comunhão e adoração, São edifícios utilizados por cristãos ou membros de outras religiões, e às vezes abriga comunidades inter-religiosas obtendo-se assim capelas ecumênicas. Apesar de seu porte reduzido em relação às grandes catedrais e dioceses a capela pode abrigar vários cultos religiosos, pois é um local destinado ao uso de uma determinada comunidade em busca da espiritualidade no dia a dia da vida de atribulações da terra. Como a capela visa atender um número reduzido de fiéis e principalmente destinada aos moradores do bairro Santa Rosa, foi realizada uma pesquisa indo ao bairro, onde o terreno em questão se localiza, constatou-se por meio de questionário aos residentes quais suas preferências e religião para a edificação da capela. Foi relatada pela maioria dos residentes a falta de uma instituição religiosa nas proximidades, e que seria ótima a construção de uma no local citado. Quanto à religião a maioria dos moradores é de religião católica, Então visando abranger a maioria da clientela é preferível a construção de uma capela que atende as necessidades do catolicismo. Também foi conferido com os entrevistados que todos possuem um carro e dentro da família mais de um carro. As igrejas possuem um número mais amplo de elementos arquitetônicos por sua clientela ser maior do que de uma capela, e sua gama de atividades mais ampla de igual forma. Então o programa arquitetônico de uma capela para servir todas as necessidades da clientela de cem pessoas, necessitará de um hall de entrada, uma nave, um altar, uma sacristia com banheiro, quatro banheiros públicos dois masculinos e dois femininos que atendam as pessoas portadoras de necessidades especiais, também é necessário um depósito para que sirva de apoio a capela, Assim como um estacionamento com vinte e cinco vagas. As relações do programa giram em torno do ambiente principal dessa solução arquitetônica, que é a nave da capela onde as pessoas se acomodaram para cerimônias e meditação, esta nave tem uma relação direta com o altar já que estão totalmente ligados e apenas possuem uma separação por desnível, a sacristia possui uma relação direta com a nave e com o seu banheiro, mas possui uma ligação indireta com os demais ambientes, os banheiros que serviram os fiéis possuem uma ligação direta com a nave, temos também no programa o hall de entrada e por ele se dará o acesso principal ao edifício aquele por sua vez possui

description

Memorial Justificativo Aluno Pptx(1)

Transcript of Memorial Justificativo Aluno Pptx(1)

Memorial justificativo do projeto

Aspectos conceituais do tema

O conceito do projeto se da ao tema, que neste caso é capela. Uma capela é umpequeno templo incorporado ou não a uma construção maior, um local destinado abusca espiritual, comunhão e adoração, São edifícios utilizados por cristãos oumembros de outras religiões, e às vezes abriga comunidades inter-religiosasobtendo-se assim capelas ecumênicas. Apesar de seu porte reduzido em relaçãoàs grandes catedrais e dioceses a capela pode abrigar vários cultos religiosos, poisé um local destinado ao uso de uma determinada comunidade em busca daespiritualidade no dia a dia da vida de atribulações da terra.

Como a capela visa atender um número reduzido de fiéis e principalmentedestinada aos moradores do bairro Santa Rosa, foi realizada uma pesquisa indo aobairro, onde o terreno em questão se localiza, constatou-se por meio de

questionário aos residentes quais suas preferências e religião para a edificação dacapela. Foi relatada pela maioria dos residentes a falta de uma instituição religiosa

nas proximidades, e que seria ótima a construção de uma no local citado. Quanto à

religião a maioria dos moradores é de religião católica, Então visando abranger a

maioria da clientela é preferível a construção de uma capela que atende as

necessidades do catolicismo. Também foi conferido com os entrevistados que todospossuem um carro e dentro da família mais de um carro.

As igrejas possuem um número mais amplo de elementos arquitetônicos por suaclientela ser maior do que de uma capela, e sua gama de atividades mais ampla deigual forma. Então o programa arquitetônico de uma capela para servir todas asnecessidades da clientela de cem pessoas, necessitará de um hall de entrada, umanave, um altar, uma sacristia com banheiro, quatro banheiros públicos doismasculinos e dois femininos que atendam as pessoas portadoras de necessidadesespeciais, também é necessário um depósito para que sirva de apoio a capela,Assim como um estacionamento com vinte e cinco vagas.

As relações do programa giram em torno do ambiente principal dessa soluçãoarquitetônica, que é a nave da capela onde as pessoas se acomodaram paracerimônias e meditação, esta nave tem uma relação direta com o altar já que estãototalmente ligados e apenas possuem uma separação por desnível, a sacristiapossui uma relação direta com a nave e com o seu banheiro, mas possui umaligação indireta com os demais ambientes, os banheiros que serviram os fiéispossuem uma ligação direta com a nave, temos também no programa o hall deentrada e por ele se dará o acesso principal ao edifício aquele por sua vez possui

uma relação direta com a nave e indireta com os demais ambientes. Dentro doprograma também possui um deposito que servirá de apoio a capela possuindo

uma relação direta com a nave.

Em relação ao pré-dimensionamento obtemos uma medida previa da capela diantedos ambientes necessários citados anteriormente, em relação à capela obtemos adimensão 242,92 m2, mais o estacionamento de 287,50 m2, somando chegamos auma medida final de 530,42 m2 de área construída.

Aspectos físicos do terreno

As variáveis forma e dimensão são muito importantes, pois estas variáveisexercem grande influencia na solução arquitetõnica e a forma em que o edifícioserá posicionado no terreno. O terreno escolhido para a implantação do projetopossui uma forma irregular, possuem porções mais arredondadas e partes maisretas. O terreno possui uma área de 3027,00 m2. As informações e medidasforam obtidas com a planta do terreno cedida pela prefeitura, onde conseguimosas informações do terreno

eImagem do terreno de uma vista superior fornecida pelo Google Earth

Existem três vias que dão acesso ao terreno escolhido. A principal via é AvenidaAntártica que da acesso não só a residentes do bairro Santa Rosa mas tambémde outros bairros. Há também duas vias de menor porte a Rua França e a RuaPolônia que dão acesso privilegiado para clientela, que são os residentes dobairro Santa Rosa. Próximo ao terreno do outro lado da Avenida Antártica há umponto de ônibus, mas foi identificado no estuda da clientela que as famílias queserão usuárias do edifício possuem um ou mais automóveis, para acessar aedificação.

Avenida Antártica.

Esquina Rua Polônia com a Rua França.

Sabendo que devemos posicionar preferencialmente as principais fachadas parao leste já que a insolação mais intensa se da no período entre as 13h e 14h, ou

seja, devemos posicionar se possível a fachada do edifício para o leste evitando

também grandes fachadas para o norte já que em nossa região possui intensainsolação o ano todo

Quanto aos ventos foi realizado um estudo preliminar da velocidade e direçãodos ventos, em Cuiabá, pela Revista Brasileira de Agrometeorologia Através dasanálises estatísticas das séries observadas, pode-se concluir que a primavera é

a estação com ventos mais intensos e, em oposição, na estação do outono,registraram-se as menores velocidades. A direção predominante do vento variacom o horário, durante o dia os ventos predominantes vêm da direção noroestee durante a noite os ventos predominantes vêm do sudeste.

Podemos constatar na visita ao terreno que o bairro possui em sua maioriaedificações horizontalizadas, sendo poucas as construções verticais, como ospoucos condomínios verticais, estes se localizam em sua maioria na AvenidaAntártica, podemos também verificar que no entorno próximo ao terreno existemapenas edificações horizontais, assim como terrenos não ocupados em suasproximidades.

Um dos terrenos não ocupados nas proximidades possui uma cobertura vegetalconsiderável, com espécimes típicos do cerrado. Há também uma pequenapracinha situada próxima ao terreno com arborização e mobiliário urbano.

Os usos das edificações do bairro são em sua maioria de residências unifamiliares, mas há construções comercias com a predominância de escritóriosde advocacia, clinicas, e escritórios de arquitetura.

Há predominância de uma vegetação rasteira já que há evidencias e uma placade prefeitura que indica que o terreno é limpo e roçado para preservação dacidade, na vegetação que existe no terreno se destaca a gramíneas, maisprecisamente o capim do cerrado.

Definição das diretrizes de projeto - idéias dominantes

As diretrizes do meu projeto baseiam-se em quatro idéias predominantes, Serenidade,Fé, Perdão e Força.

Serenidade tem seu papel reservado na minha solução arquitetônica, pois creio queuma capela que tem como seu objetivo abrigar os fies e os proporcionar um sensaçãoagradável e serena para que possam buscar a espiritualidade e adorar a Deus, semserenidade seria uma capela incompleta. Acredito que atrelado a serenidade estão ostons claros como branco cinza e bege. Associa-se a esta idéia uma textura delicada euma iluminação indireta.

Fé e Perdão são diretrizes atreladas a tons quentes, já que imprimem muito do calorhumano, simbolizados pela cruz, abraço, bíblia. Relacionados com fogo, madeira, tonsdo alaranjado ao vermelho. Assim sendo trazem uma sensação de mais aconchego eproximidade com Deus, ligados a uma iluminação amarela.

Força uma idéia atrelada tanto a figura do homem quanto a figura de Deus. Pois temosa força do homem que com fé dificilmente desiste das coisas, assim como sua forçafísica, como temos a força de Deus que é o todo poderoso onipotente, e que olha portodos nos e nos protege. Traz uma sensação de segurança e poder. Creio que estaidéia esta ligada a pedra solida e poderosa, aos tons de cinza e preto.

Desenvolvimento da idéia

Minha idéia preliminar para solução arquitetônica era de uma capela com linhas retas,mas cheguei à resolução de que uma capela em forma circular seria mais fiel a minhadiretriz preliminar de serenidade, pois creio que a forma circular traz uma sensaçãomais aconchegante e serena para o indivíduo que estiver dentro do edifício. Partindodesta idéia de capela circular, não tinha a intenção de construir um só volume, pois istodeixaria a capela pobre de volumetria e signos, então a decisão foi de definir umvolume maior para nave o qual seria o centro de toda a edificação em cor branca paraacentuar a idéia de serenidade, por segundo defini um volume também circular atreladoà nave para ser o altar este mais elevado na fachada e no interior para que traga asensação se grandiosidade e proximidade com Deus. Neste altar vêm impresso asidéias de fé e perdão por isto definiu-se em tons e matérias quentes principalmente amadeira, e então por ultimo mais não menos importante vem um terceiro volumedividido em dois que abraça a nave um pouco mais reduzido em altura em relação aesta já que sua intenção não é se sobrepor a nave e sim lhe dar a sensação de forçapoder e segurança, apoiando-se na idéia de força este volume será revestido de pedra.Neste volume se encontram os elementos de apóio a capela.

Partindo deste ponto em que se encontrava a idéia preliminar do projeto, houvealterações de organização da planta, mas não houve mais alterações quanto àvolumetria da capela, houve também a definição de iluminação e ventilação

Projetos de referência

A Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília

Fachada da igrejinha,vista lateral, e seu interior retratam a simplicidade e objetividade

A Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, conhecida como Igrejinha, foi oprimeiro templo construído em alvenaria na nova capital. Com projeto de OscarNiemeyer, sua arquitetura faz referência a um chapéu de freiras. Em seu interior e nafachada encontram-se azulejos de Athos Bulcão. Originalmente a parede ao fundo doaltar comportava afrescos com bandeirolas e anjos de Alfredo Volpi, mas eles foramcobertos por tinta em uma reforma ocorrida na década de 60. Atualmente a Igrejinharecebeu uma nova pintura, feita por Francisco Galeno. A santa no centro do altar éNossa Senhora de Fátima, sem rosto. Pipas e flores foram criadas para representar aalegria das crianças que teriam avistado a Virgem Maria em Fátima, Portugal. AIgrejinha, que comporta apenas 60 pessoas, foi tombada pela UNESCO comopatrimônio cultural.

A Capela Santo Inácio , Seattle EUA.

Fachada da capela de Santo Inácio

0 estilo pop moderna tem o potencial para florescer igualmente na arquitetura dosagrado e do secular. Uma das mais belas igrejas contemporâneas nos EstadosUnidos já se tornou um ícone não só instante em sua manifestação física, mas tambémem fotografias. Imagens da Capela de Santo Inácio, em Seattle têm uma qualidademoderna se subjugada, além da beleza gritante da capela própria. Desenhado porSteven Holl, a Capela de Santo Inácio na Universidade de Seattle foi concebido como"sete garrafas de luz em uma caixa de pedra." Cada fluxo de luz corresponde adiferentes cores simbólicas e espaços físicos dentro da pequena capela.

Durante o dia, cada parte da capela brilha com luzes de cores diferentes, alguns nãomuito diferente das cores vivas e brilho moderado das esculturas de néon de DanFlavin. A luz refletida campos de cores que são pintadas em painéis suspensos,criando um efeito de ralo de luz sobre as paredes interiores. À noite, as mesmas luzesrefletem para fora, criando um farol colorido para urbana Seattle.

A capela, um produto estritamente modernista, favorece a sua materiais industriaispara os elementos comuns de representação encontrados na maioria das igrejas.

Arquiteto Duncan McRoberts escreve: "Ele abandona todos os dialética religiosa

arquitetônico que suportou o fluxo e refluxo de costume e uso, ou que tocam as

camadas mais profundas do domínio da história da memória. Para um transeunte, que

parece ser nada mais do que uma caixa com luz nominal colheres que, no passado,

mesas iluminadas de fabricantes, técnicos, objetos de arte, costureiras, ou até mesmo

dançarinos do disco. "Embora somatório McRoberts é concebido como um tratado defalha St. Inácio como um espaço espiritual, ela também lê como um elogio para osucesso da igreja como pop architecture.a

Croqui da capela

Interior da capela.

A Capela da reconciliação , berlim.

Fachada da capela, evidenciando a taipa como elemento principal.

Ressuscitado literalmente do pó de uma Berlim dividida, a Capela da Reconciliação sedestaca como um dos exemplos mais convincentes da contemporânea taipa, dearquitetura que vimos há muito tempo. O edifício oval minimalista, concebido por RudolfBerlin arquitetos Reitermann e Sassenroth Peter, foi concluída em 2000 e consiste deuma estrutura central ladeado com uma fachada translúcida de persianas de madeira.

Enquanto a estética quente do edifício e seu uso sustentável dos métodos naturaisdevem ser o suficiente para agradar qualquer fã da arquitetura moderna verde, o que étalvez mais comovente seja a forma como esses aspectos têm sido usados para servira um propósito simbólico e espiritual para seus fiéis. Não é apenas a Capela situadasobre o fundamento do seu antecessor pré-guerra, mas também dentro de suasparedes grossas de barro estão embutidos os restos da antiga Igreja da Reconciliação,que foi demolido em 1985.

Em comparação com o vidro brilhando e neon comercial que caracteriza a maioria das

construção de Berlim desde a reunificação, a sua elevação para ver uma estrutura

como a Capela da Reconciliação homenagem silenciosamente como a sua história

sóbria ao mesmo tempo, apresentando uma face (verde) fresca para a frente para ofuturo.

Interior da capela.

Entrada da capela, e suas duas camadas.

Partido arquitetônico

Creio que o partido arquitetõnico se define no equilíbrio entre serenidade, aconchego,simetria e estética. Busquei acima de tudo a elaboração de uma capela que atendesseo desejo dos fieis que é de chegar a este pequeno templo em busca de um momentomais próximo de Deus, sereno, e de comunhão, de sair um pouco da atribulação do diaa dia da vida. Dentro deste pressuposto a nave deveria de certa forma estar isolada domundo, mas ainda assim ligada a ele. Neste ponto a principal preocupação foi de que anave não tivesse uma abertura que desse grande visão para o bairro ou vias de acessopor isto um hall de entrada como elemento de transição entre o mundo atribulado e aserenidade e espiritualidade do interior da capela.

Vista frontal da capela

Implantação

A implantação ficou definida com a capela ao centro deixando livre a porçãonorte do terreno mais próximo a Av. Antártica para o paisagismo dominado porespécimes arbóreas típicas do cerrado, e na porção sul do terreno com acessoa Rua França e a Rua Polônia ficou posicionado o estacionamento com acessodireto a Rua França. A capela ficou com sua entrada posicionada para a ruafrança facilitando o acesso da clientela que são principalmente os moradores dobairro Santa Rosa assim como os fies que utilizaram o estacionamento, afachada lateral será a vista a partir da Av. Antártica que considero uma dasfachadas mais privilegiadas da capela por deixar bem a vista à volumetria dacapela. Temos mais dois fatores que definiram o posicionamento da capeladentro do terreno, pois a principal abertura de luz e ventilação será os brisesmoveis ao fundo do altar por este motivo a capela foi posicionada de forma queos brises possam captar tanto o vento durante o dia que vem do noroestequanto o vento durante a noite que vêm do sudeste. Também temos o fator luzque poderá ser manipulado pelo movimento dos brises usufruindo ou não deuma iluminação natural como o sol nascente.

Foto aérea da maquete

Organização espacial

A organização espacial se da principalmente a partir da nave que é de onde todos osdemais ambientes se bifurcam, o acesso a capela se da por um hall de entrada quefunciona como elemento de transição entre o exterior da capela e a nave aconchegantee serena. A nave tem acesso direto com o altar separando-se apenas por um desnível.Temos os dois volumes que abraçam a nave onde se encontram o hall de entrada e osoutros ambientes de apoio que são: Sacristia; banheiro do sacristão; deposito; lavatório(que serve aos banheiros masculinos e femininos); banheiros públicos masculinos efemininos que atendam a PNE.

PLANTA BAIXA HUMANIZADA

Volumetria

A volumetria da solução arquitetõnica adotada definiu-se basicamente em três volumesprincipais, o mais elevado onde se instala o altar exatamente com a intenção de sedestacar em meio à construção, trazendo a sensação de proximidade com Deus estevolume por sua vez é revestido por brises de madeira com tom mais escuro eaconchegante. O segundo volume é circular assim como o primeiro e os dois seentrelaçam internamente dividem-se apenas por um degrau este volume abriga a naveonde os fies se acomodaram durante os cultos e demais eventos este volume é todobranco para trazer aos fieis a sensação de serenidade, pureza, e paz. O ultimo volumeé o mais reduzido em altura e este abraça o volume da nave imprimindo uma sensaçãode força, rigidez e proteção este se divide em dois para dar espaço a entrada dacapela.

Vistas laterais da capela deixando clara a volumetria