Memórias de Bento XVI em Fátima - fatima.pt · ga da Igreja a Maria, na Capelinha das ......

8
Director: P. Virgílio Antunes * Santuário de N.ª Sr.ª do Rosário de Fátima * 2496-908 Fátima (Portugal) * Publicação Trimestral * Ano 7 * N.º 27 * 2010/11/13 Com a passagem do tempo, reavi- va-se a memória da peregrinação do Papa Bento XVI a Fátima. Recordamos o momento da entre- ga da Igreja a Maria, na Capelinha das Aparições: o Papa de pé, diante a ima- gem de Nossa Senhora, com o olhar carregado pelos sofrimentos do mundo e, ao mesmo tempo, pela alegria conante do lho junto à sua mãe. Recordamos o Papa, de joelhos, diante da imagem de Nossa Senhora, com o terço na mão, numa oração profun- da. Como os Pastorinhos, ouviu o convite para rezar o terço todos os dias pela paz, pela Igreja e pela conversão dos peca- dores, e obedeceu. Recordamos a consagração dos sacerdotes ao Coração Memórias de Bento XVI em Fátima Bento XVI: “Como Fátima não existe em toda a Igreja Católica no Mundo” “Como Fátima não existe em toda a Igreja Católica no Mundo” foram as palavras do Papa Bento XVI ao Bispo de Leiria-Fátima. Em declarações à Agência Ecclesia, para reportagem televisiva realizada seis meses após a visita do Papa a Por- tugal, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, recor- dou uma breve conversa que teve com o Sumo Pontíce, na noite de 12 Maio, em Fátima. “No nal da Procissão das Velas, quando se retirava no Papamóvel, eu naturalmente acompanhava-o, ele disse- me, muito espontaneamente, em Alemão, mas eu traduzo porque xei a frase, disse-me textualmente: «Como Fáti- ma não existe em toda a Igreja Católica no mundo»”. D. António Marto recorda a sua própria reacção a esta declaração do Santo Padre. “Fiquei surpreendido, boquia- berto, não sabia o que dizer, disse-lhe apenas: «O Santo Padre conhece a Igreja Católica melhor do que eu, sabe o que está a dizer»”. Imaculado de Maria, após a celebração de Vésperas e diante do Santíssimo Sacramento. No Papa batia um coração de pas- tor, que cuida do rebanho, mas tem particular desvelo pelos seus sacerdotes. Tão altos momentos da vida da Igreja, por meio do seu pastor universal, levarão a muitos frutos de conversão, por meio de Maria, a Mãe da Igreja. P. Virgílio Antunes, reitor

Transcript of Memórias de Bento XVI em Fátima - fatima.pt · ga da Igreja a Maria, na Capelinha das ......

Page 1: Memórias de Bento XVI em Fátima - fatima.pt · ga da Igreja a Maria, na Capelinha das ... televisiva realizada seis meses após a visita do Papa a Por-tugal, ... Em Carta Pastoral,

Director: P. Virgílio Antunes * Santuário de N.ª Sr.ª do Rosário de Fátima * 2496-908 Fátima (Portugal) * Publicação Trimestral * Ano 7 * N.º 27 * 2010/11/13

Com a passagem do tempo, reavi-va-se a memória da peregrinação do Papa Bento XVI a Fátima.

Recordamos o momento da entre-ga da Igreja a Maria, na Capelinha das Aparições: o Papa de pé, diante a ima-gem de Nossa Senhora, com o olhar carregado pelos sofrimentos do mundo e, ao mesmo tempo, pela alegria confi ante do fi lho junto à sua mãe.

Recordamos o Papa, de joelhos, diante da imagem de Nossa Senhora, com o terço na mão, numa oração profun-da. Como os Pastorinhos, ouviu o convite para rezar o terço todos os dias pela paz, pela Igreja e pela conversão dos peca-dores, e obedeceu.

Recordamos a consagração dos sacerdotes ao Coração

Memóriasde

Bento XVIem

Fátima

Bento XVI: “Como Fátima não existeem toda a Igreja Católica no Mundo”

“Como Fátima não existe em toda a Igreja Católica no Mundo” foram as palavras do Papa Bento XVI ao Bispo de Leiria-Fátima.

Em declarações à Agência Ecclesia, para reportagem televisiva realizada seis meses após a visita do Papa a Por-tugal, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, recor-dou uma breve conversa que teve com o Sumo Pontífi ce, na noite de 12 Maio, em Fátima.

“No fi nal da Procissão das Velas, quando se retirava no

Papamóvel, eu naturalmente acompanhava-o, ele disse-me, muito espontaneamente, em Alemão, mas eu traduzo porque fi xei a frase, disse-me textualmente: «Como Fáti-ma não existe em toda a Igreja Católica no mundo»”.

D. António Marto recorda a sua própria reacção a esta declaração do Santo Padre. “Fiquei surpreendido, boquia-berto, não sabia o que dizer, disse-lhe apenas: «O Santo Padre conhece a Igreja Católica melhor do que eu, sabe o que está a dizer»”.

Imaculado de Maria, após a celebração de Vésperas e diante do Santíssimo Sacramento. No Papa batia um coração de pas-tor, que cuida do rebanho, mas tem particular desvelo pelos seus sacerdotes.

Tão altos momentos da vida da Igreja, por meio do seu pastor universal, levarão a muitos frutos de conversão, por meio de Maria, a Mãe da Igreja.

P. Virgílio Antunes, reitor

Page 2: Memórias de Bento XVI em Fátima - fatima.pt · ga da Igreja a Maria, na Capelinha das ... televisiva realizada seis meses após a visita do Papa a Por-tugal, ... Em Carta Pastoral,

2 2010/11/13

Em Carta Pastoral, D. António Marto, bispo da Diocese de Leiria-Fátima, dioce-se a que pertence o Santuário de Nossa Se-nhora do Rosário de Fátima, em Portugal, propõe três grandes objectivos para o Ano

Bento XVI Há já algum tempo que o Santuário de

Fátima se encontrava a preparar o Cente-nário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, todavia, a peregrinação do Santo Padre Bento XVI a este santuário trouxe novo ânimo a esta iniciativa.

Em conferência de imprensa realizada a 12 de Agosto no Santuário de Fátima, o bispo de Leiria-Fátima destacou esse impulso dado pela viagem pontifícia de Maio de 2010.

“A preparação do Centenário das Apa-rições era algo que já estava a ser pen-sado, mas recebeu um incentivo muito grande e estimulante da parte do Santo Padre na sua recente e histórica visita ao Santuário de Fátima. É uma preparação que vai durar um septenário, sete anos, inspirado na simbólica bíblica do número 7, que é um número de totalidade, de per-feição, de plenitude e, ao mesmo tempo, símbolo também dos sete dias da semana, símbolo dos dias do homem, quer dizer da história humana e da história da salva-ção, desta história que tem a sua origem em Deus, que caminha com Ele e para Ele”, afi rmou D. António Marto.

Recorde-se que, a 13 de Maio, mesmo no fi nal da homilia da missa celebrada no Recinto de Oração, o Papa teceu um voto muito especial para o centenário: “Possam os sete anos que nos separam do centená-rio das Aparições apressar o anunciado

Seis meses depois da peregrinação de Bento XVI ao Santuário de Fátima, em Maio último, recordamos nesta edição as palavras do padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, alguns dias antes desta histórica viagem apostólica.

Na Rádio Vaticano, da qual também é director, o sacerdote sublinhou a impor-tância e a actualidade da mensagem de Fá-tima para o mundo contemporâneo.

“Precisamos de olhos límpidos e ino-centes para ler o caminho do novo milénio e compreender onde se encontram os seus riscos e as suas mais autênticas esperan-ças. A mensagem de Fátima mantém toda a sua seriedade perante a história”, disse, na conclusão do seu editorial “Octava dies”.

“João Paulo II quis que o terceiro se-gredo de Fátima fosse revelado por oca-sião da beatifi cação dos dois pastorinhos, Francisco e Jacinta, durante o Jubileu do Ano 2000, na passagem do segundo ao

Fátima, escola de caridade

A seriedade da mensagem de Fátima

Pastoral que se inicia este mês de Novem-bro: “redescobrir a caridade como forma (estilo) de ser da existência cristã, pessoal e comunitária; desenvolver a espirituali-dade da gratuidade, da disponibilidade, da

partilha e do serviço aos irmãos; repen-sar e reorganizar os serviços sócio-cari-tativos nas comunidades cristãs”.

“Assim, a primeira preocupação de cada comunidade deverá ser a de sen-sibilizar, educar e formar todos os seus membros para a vivência e o testemu-nho da caridade”, considera este bispo.

A fi nalizar, D. António Marto lembra que neste Advento se inicia o período de sete anos de preparação para o Centená-rio das Aparições de Fátima e sublinha Fátima como “escola de caridade e de serviço aos irmãos”, uma terra que re-cebeu a visita de Nossa Senhora “com uma mensagem de amor e de paz a uma humanidade dividida por ódios e guer-ras fratricidas”.

Neste mesmo documento que pre-tende traçar o percurso das acções a que todos são chamados, D. António Marto recorda vários “dons de consolação” do ano pastoral que em breve termina.

De entre eles, recorda a visita do Santo Padre Bento XVI ao Santuário de Fátima, em Maio de 2010. “Como momento culminante lembro a inesque-cível peregrinação do Santo Padre a Fá-tima que nos trouxe um novo ânimo à fé e nos fez sentir Igreja viva, alegre e missionária”.

terceiro milénio. Concluía-se um século caracterizado por grandes tormentos, pre-cisamente sobre os quais as visões de Fá-tima davam uma leitura espiritual ao mes-mo tempo dramática e luminosa: tempo de guerras e de martírio, em que a Igreja e o próprio Papa participavam profundamente nos sofrimentos e na sede de salvação da humanidade inteira”, recordou também o Padre Lombardi.

O sacerdote lembrou ainda o contexto das aparições de 1917 e a força da mensa-gem de Fátima.

“A crianças simples, numa localidade insignifi cante – como é característico dos grandes acontecimentos marianos – tinha sido confi ada uma mensagem que, na sua simplicidade, continha uma força espiritu-al capaz de ultrapassar fronteiras e de ser transmitida através das mais graves per-turbações da história da humanidade”.

LeopolDina Simões

Apresentação do Neste centenário comemoramos um

acontecimento marcante para a vida da fé dos católicos. Os objectivos desta come-moração têm, por isso, um carácter reli-gioso, nas suas diversas dimensões: ce-lebrativa, pastoral, espiritual, teológica, catequética, comunitária e social.

A Mensagem de Fátima está dotada de um dinamismo que a projecta para o presente e para o futuro, que tem algo a dizer sobre o modo como se pode viver a fé cristã. Neste sentido, também as come-morações deste centenário devem ser um contributo qualifi cado para aprofundar e actualizar esta Mensagem, devem consti-tuir um impulso na renovação e fortaleci-mento da fé, devem ser um auxílio para o crescimento espiritual do povo de Deus.

A peregrinação do Papa Bento XVI, em Maio de 2010, na sequência das vi-sitas dos seus predecessores, mostra-nos, de algum modo, que, na Mensagem de Fátima, há um conjunto de elementos que a podem tornar veículo de evangelização e caminho para a conversão e o encontro com Cristo.

Page 3: Memórias de Bento XVI em Fátima - fatima.pt · ga da Igreja a Maria, na Capelinha das ... televisiva realizada seis meses após a visita do Papa a Por-tugal, ... Em Carta Pastoral,

2010/11/13 3

trouxe novo impulso para o centenário

triunfo do Coração Imaculado de Maria para glória da Santíssima Trindade.”

Na mesma homilia, Bento XVI refe-riu-se em outro momento ao Centenário das Aparições: “Mais sete anos e volta-reis aqui para celebrar o centenário da primeira visita feita pela Senhora «vinda do Céu», como Mestra que introduz os pequenos videntes no conhecimento ínti-mo do Amor Trinitário e os leva a sabo-rear o próprio Deus como o mais belo da existência humana”.

1 de Dezembro de 2010O início ofi cial dos sete anos de ca-

minhada até 2017 está marcado para 1de Dezembro, feriado nacional em Por-tugal. A ocasião será momento de apre-sentação daqueles que são os objectivos e o itinerário proposto para esta inicia-tiva.

No editorial do jornal ofi cial do San-tuário em língua Portuguesa – Voz da Fátima –, na edição de 13 de Agosto, o

Reitor da instituição escreveu sobre o principal propósito da celebração dos 100 anos das apa-rições:

“O objectivo desta celebração deverá ter uma dimensão emi-nentemente pastoral. Como ce-lebração de um acontecimento marcante para a vida da fé dos cristãos, deverá seguir um progra-ma que leve os mesmos cristãos a renovarem a sua fé, pelo que não se fi cará pelo assinalar de uma efeméride histórica, cujas reper-cussões se reduzem a um momen-to histórico passado”.

No mesmo editorial, o Padre Virgílio Antunes sublinhou tam-bém a riqueza que representa Fá-tima para o tão esperado dinamis-mo da evangelização:

“Quando o Papa Bento XVI, no seu discurso aos bispos portugueses, falou de Fátima como escola da fé e lugar onde Maria estabeleceu a sua cátedra, estava a fazer à Igreja portuguesa uma impor-tantíssima proposta: aproveitai a enorme riqueza que tendes dentro da vossa casa e todo o seu potencial em ordem à evan-gelização”.

LeopolDina Simões

Centenário das Aparições de Fátima2. Divulgar a Mensagem de Fátima, a ní-

vel nacional e internacional.3. Aprofundar os núcleos temáticos fun-

damentais da Mensagem de Fátima, explicitando as suas implicações para a vida cristã deste tempo, assim como a sua dimensão profética.

4. Contribuir para o aprofundamento teo-lógico da Mensagem de Fátima.

5. Desenvolver propostas pastorais à luz da Mensagem de Fátima, para o San-tuário e outros organismos eclesiais, proporcionando apoios à acção pasto-ral da Igreja em Portugal.

6. Divulgar formas concretas de vivência da espiritualidade de Fátima, ajudan-do a dinamizar espiritualmente todos os devotos e peregrinos.

7. Envolver em parceria os diversos agentes ligados a Fátima.

8. Propor um conjunto de eventos cele-brativos em diversos âmbitos: devo-cional, litúrgico, cultural e social.

9. Realçar as fi guras dos Pastorinhos de Fátima, enquanto potenciadores de di-namismos catequéticos.

Não se trata, portanto, de assinalar simplesmente uma efeméride histórica, cujas repercussões se reduzem a um mo-mento do passado. Os acontecimentos de Fátima são um apelo que pode falar a todo o homem do nosso tempo. A come-moração do centenário deve ser mais um instrumento deste apelo, sendo, por isso, antes de mais e sobretudo, um projecto pastoral, espiritual, teológico. Os aspec-tos de âmbito cultural ou social também têm lugar nestas comemorações, mas sempre em função da dimensão religiosa: como meio privilegiado para chegar aos que se situam afectivamente distantes da Igreja, como expressão da realidade de fé que se celebra, como concretização cristã das realidades humanas.

Nesta base, foram defi nidos os objec-tivos gerais para a comemoração do cen-tenário das aparições de Fátima:

1. Salientar a importância das aparições de Fátima para a Igreja e para o mun-do.

10. Desenvolver a dimensão mariana da expressão cristã da fé.

A Comissão de Coordenaçãodo Centenário das Aparições

13.05.2010

Page 4: Memórias de Bento XVI em Fátima - fatima.pt · ga da Igreja a Maria, na Capelinha das ... televisiva realizada seis meses após a visita do Papa a Por-tugal, ... Em Carta Pastoral,

4 2010/11/13

O Cardeal Peter Kodwo Appiah Turk-son presidiu em Fátima, Portugal, à Pere-grinação Aniversária de Setembro.

Natural do Gana, arcebispo de Cape

Temos de confi ar em Deus

O Cardeal Arcebispo de São Salva-dor da Bahia, Brasil, D. Geraldo Ma-jella Agnelo, presidiu à Peregrinação In-ternacional Aniversária de Outubro de2010, no Santuário de Fátima, que teve como tema “Afeiçoai-vos às coisas do alto”(CI 3,2).

Na eucaristia do dia 13, o Cardeal de-dicou grande parte da homilia às expres-sões de devoção mariana, existentes um pouco por todo o mundo.

“Maria, Mãe de Jesus Cristo e de seus discípulos, tem estado muito perto de nós, tem-nos acolhido, tem cuidado de nós, sob sua maternal protecção. Temos pedido a ela, como mãe, perfeita discípula e cate-quista da evangelização, que nos ensine a ser fi lhos em seu Filho e a fazer o que Ele nos disser. A Virgem Maria é a imagem esplêndida da conformidade do projecto da Santíssima Trindade que se cumpre em Cristo. Desde a sua Concepção Imaculada até sua Assunção, recorda-nos que a bele-za do ser humano está toda no vínculo do amor com a Trindade, e que a plenitude de nossa liberdade está na resposta posi-tiva que lhe damos”, afi rmou D. Geraldo Agnelo durante a homilia.

“Ajude-nos a companhia sempre pró-xima, cheia de compreensão e ternura, de Maria Santíssima. Que nos mostre o Fruto bendito de seu ventre e nos ensine a responder como fez ela no Mistério da Anunciação e Encarnação. Que nos ensi-ne a sair de nós mesmos no caminho do sacrifício, de amor e serviço, como fez na visita a sua prima Isabel, para que, pere-grinos a caminho, cantemos as maravilhas que Deus tem feito em nós, conforme a sua promessa”, concluiu, a rezar, D. Ge-raldo Agnelo.

Peregrinação de Outubro lembrou Mariacomo estrela da Evangelização

Coast, D. Peter Turkson é o presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, orga-nismo da Cúria Romana que tem como missão fazer com que no mundo sejam promovidas a justiça e a paz, segundo o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja.

A partir deste santuário português co-nhecido como “Altar do Mundo”, D. Pe-ter Turkson falou à humanidade, a quem lançou um apelo à confi ança no Deus pro-vidente, aquele “que pode e providencia para as necessidades dos seus fi lhos”.

Durante a homilia da missa de 13 de Setembro, D. Peter Turkson destacou que “a ilusão e as preocupações da vida podem tornar-se verdadeiros obstáculos

à nossa fé em Deus e podem maliciosa-mente comprometer a nossa relação com Deus, a nossa vida religiosa e a nossa vida de fé”.

“Signifi cativamente, não é só para nós mas também para os cristãos individual-mente e para as comunidades cristãs que as ilusões e as preocupações da vida e das coisas de que nossas vidas dependem constituem obstáculos para a fé em Deus providente. Elas também constituem ver-dadeiros problemas e obstáculos para os governos nacionais e para as organizações mundiais, incluindo as Nações Unidas, na crença em Deus e na Sua orientação à criação e à Humanidade” disse.

Bento XVI recordou aparição de Nossa Senhora de FátimaNa manhã de 13 de Outubro, em Roma, na audiência geral, o Papa Bento XVI,

lembrou as aparições de Nossa Senhora em Fátima.O Santo Padre, que dedicou a sua catequese à mística italiana Ângela de Fo-

ligno e que alertou para o perigo de se viver como se Deus não existisse, lembrou Fátima no fi nal da audiência, na Praça de S. Pedro.

“O meu pensamento vai para Nossa Senhora de Fátima, de quem hoje recorda-mos a última aparição. À Celeste Mãe de Deus vos confi o, caros jovens, para que possais generosamente responder à chamada do Senhor. Que Maria seja para vós, caros doentes, conforto nas vossas penas; que vos acompanhe, caros noivos, no vosso incipiente caminho familiar”, disse, em Italiano.

Oração pelos mineiros do ChileA 13 de Outubro, no dia em que come-

çaram a ser resgatados, os 33 mineiros da Mina de São José, no Chile, foram lem-brados em Fátima, onde, no dia anterior, tinham sido confi ados a Nossa Senhora de Fátima.

“O nosso pensamento neste momento vai com alegria para o Chile, onde estão a ser resgatados os mineiros que estavam soterrados”, disse o bispo de Leiria-Fáti-ma, D. António Marto, no momento fi nal da missa da peregrinação, numa altura em que decorria o processo de salvamento.

“Demos graças a Deus e a Nossa Se-nhora e mandamos votos de felicitações para os nossos irmãos do Chile”, disse também.

Os peregrinos presentes no Santuário de Fátima responderam às palavras do bispo com uma salva de palmas.

Anunciaram-se como participantes nesta peregrinação internacional 136 gru-pos de peregrinos, oriundos de 29 países.

Presidida por D. Geraldo Agnelo, a mis-sa de 13 de Outubro foi concebrada por 12 bispos e por 343 padres e diáconos.

LeopolDina Simões

Page 5: Memórias de Bento XVI em Fátima - fatima.pt · ga da Igreja a Maria, na Capelinha das ... televisiva realizada seis meses após a visita do Papa a Por-tugal, ... Em Carta Pastoral,

2010/11/13 5

Fátima recebeu visita de delegação de TimorEncabeçada por Duarte Nunes, presi-

dente da Comissão de Negócios Estran-geiros e Defesa do Parlamento Nacional de Timor-Leste, uma delegação deste or-ganismo timorense esteve em Fátima a 14 de Outubro, numa visita acompanha-da por representantes da Guarda Nacio-nal Republicana Portuguesa.

À chegada, o grupo foi recebido, na Reitoria, pelo Reitor do Santuário, se-guindo-se uma visita-guiada aos espaços do Santuário.

Na Capelinha das Aparições alguns deputados realizaram um momento indi-vidual de oração. No acendedor de velas colocaram velas a arder.

Nas suas palavras aos visitantes, o Reitor do Santuário lembrou a “excep-

A mensagem enviada por correio elec-trónico pelo reitor do Santuário de Nossa Senhora da Paz de Fátima em Kinshasa, no Congo, foi recebida com muita alegria no Santuário de Nossa Fátima em Portu-gal. Nela o reitor Pa-dre Christian Ngazain confi rma e agradece o envio da publicação “Fátima Luz e Paz” e anexa um desdobrável informativo sobre a his-tória e sobre o projecto deste santuário para os anos de 2010-2011.

Nesse desdobrável, que revela que o tema geral proposto aos pe-regrinos nestes dois anos é “Quando Maria intercede por nós”, são lembradas as palavras proferidas pelo Santo Padre Bento XVI em Fátima, por ocasião da viagem apostólica a Portugal (Maio 2010). Estão também impressas orações, horá-rios das principais celebrações e algumas indicações pastorais para os peregrinos. De forma resumida, é apresentada a his-tória deste lugar de Nossa Senhora de Fá-tima no Congo.

Santuário de Nossa Senhora da Pazde Fátima em Kinshasa, no Congo

“O Santuário de Nossa Senhora da Paz de Fátima na Arquidiocese de Kinshasa, inaugurado a 13 de Julho de 2001, foi construído pela iniciativa do Cardeal Fré-déric Etsou, então Arcebispo de Kinshasa

e Presidente da Conferência Episcopal do Congo. Este Santuário foi uma respos-ta pastoral ao desafi o que nos lançam a guerra e as preocupantes perspectivas do regresso da paz ao país.

O Cardeal Etsou quis assim que este

cional e extraordinária ligação” entre o povo português e Timor Leste.

Lembrou tam-bém o apoio mo-netário dado pelo Santuário de Fáti-ma, através da Fun-dação Mater Timor, para a construção da Maternidade-Escola de Nossa Senhora de Fátima em Timor Leste.

“Através de vós, cumprimento o povo de Timor, que tem nas suas mãos o seu presente e

santuário fosse um lugar de recolhimento, meditação, escuta da Palavra de Deus, ce-lebração dos sacramentos, especialmente o sacramento da penitência, num ambien-te de intensa oração pela paz no mundo

em geral e pela paz na República Democráti-ca do Congo em par-ticular.

Essa nobre missão foi atribuída ao san-tuário pelo Cardeal Etsou e aprovada pelo seu sucessor, o nosso actual Arcebispo Dom Lawrence Monsengwo Pasinya, que quer que acreditemos que a paz é um dom de Deus, que envolve a conversão dos corações e a aber-tura para as virtudes evangélicas, incluindo o amor, a verdade, a humildade, o perdão mútuo, a reconcilia-ção, entre outras.

Neste esforço comum de busca da paz contamos com a intercessão maternal da Virgem Maria, Mãe de Deus e Rainha da Paz”.

LeopolDina Simões

o seu futuro”, afi rmou o Padre Virgílio Antunes.

Page 6: Memórias de Bento XVI em Fátima - fatima.pt · ga da Igreja a Maria, na Capelinha das ... televisiva realizada seis meses após a visita do Papa a Por-tugal, ... Em Carta Pastoral,

6 2010/11/13

República Checa acolheu Congresso sobre a Mensagem de Fátima

e a Nova Evangelização da EuropaDe 14 a 21 de Outubro, D. Sebastian

Shaw, Bispo Auxiliar de Lahore, Paquis-tão, esteve em Portugal, a convite da Fun-dação Ajuda à Igreja que Sofre.

No dia 20 de Outubro, D. Sebastian Shaw peregrinou ao Santuário de Fátima, ocasião em que confi ou o seu país a Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O Bispo, que presidiu à Missa celebrada em Inglês na Igreja da Santíssima Trinda-de, lembrou que a sua passagem por Por-tugal pretendeu dar relevo ao extremismo e ao aumento da violência contra a Igreja Católica no Paquistão, a que se somam os dramas do terrorismo e da crise humanitá-ria provocada pelas recentes cheias.

A República Checa aco-lheu de 24 a 28 de Setem-bro o primeiro Congresso Internacional do Apostolado Mundial de Fátima (WAF) para o continente europeu.

Sob o tema “A Nova Evangelização da Europa e a Mensagem de Fátima”, reuniram-se representantes de 13 países, para refl ectir, rezar e partilhar, à luz do Evangelho e da Mensagem de Nossa Senhora de Fáti-ma, novos dinamismos de evangelização para o velho continente.

O encontro, presidido pelo presidente internacional do Apostolado Mundial de Fátima, contou ainda com a presença de vários bispos e sacerdotes, entre eles o chefe de Gabinete do Conselho Pontifício para os Leigos e o Reitor do Santuário de Fátima.

Simbólico foi a realização deste con-gresso num país de Leste, outrora marca-do pelo comunismo ateu que condicionava qualquer manifestação pública da fé cris-tã. Actualmente, os cristãos, embora em minoria, dão um testemunho verdadeiro da sua fé, entregando-se com amor fi lial à Virgem Mãe, Aquela que nunca abandona os seus fi lhos, como foi possível observar nas várias celebrações religiosas e na re-citação do Rosário.

Ponto alto do congresso foi a procissão que se realizou com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, seguida da consagra-ção da Europa ao Imaculado Coração de Maria, presidida pelo arcebispo de Praga e acompanhada por uma numerosa multi-dão de fi éis e devotos de Nossa Senhora.

Entre as várias conclusões do encontro destacam-se a necessidade de se apostar sempre mais na formação cristã, na ora-ção diária, na pastoral juvenil, nomeada-mente através dos programas de Adora-ção Eucarística, na prática e difusão dos Cinco Primeiros Sábados, no serviço da caridade para com os mais necessitados e em especial para com os doentes.

Nuno PrazeresSecretariado Internacional do WAF

Bispo do Paquistãoconfi ou o país

a Nossa Senhora

De 6 a 11 de Outubro, membros do Apostolado Mundial de Fátima da Nigéria, Tanzânia, Botswana, Gana, Gabão, Costa do Marfi m e Camarões reuniram-se em Abuja, capital da Nigéria, para o II con-gresso regional em África.

O encontro serviu para fazer uma leitura da mensagem de Fáti-ma à luz dos desafi os apresentados pelo último Sínodo dos Bispos para África, permitindo assim delinear a acção pastoral da associação para os próximos anos neste continente.

Dado o número elevado de par-ticipantes, o congresso realizou-se ao ar livre, no espaço utilizado pelo

Mensagem de Fátima reforçada em ÁfricaPapa João Paulo II durante a sua úl-tima visita à Nigéria, em 1998.

Durante o encontro foram abor-dados vários temas relacionados com a mensagem de Fátima, entre os quais se destacam o Rosário, a Consagração ao Imaculado Cora-ção de Maria, a Penitência, a Repa-ração e a Adoração ao Santíssimo Sacramento, o respeito pela Vida humana e a defesa da Família.

Estes elementos, quando postos em prática, podem tornar-se instru-mentos efi cazes de evangelização e de construção de paz entre as co-munidades africanas.

Nuno Prazereswww.worldfatima.com

Page 7: Memórias de Bento XVI em Fátima - fatima.pt · ga da Igreja a Maria, na Capelinha das ... televisiva realizada seis meses após a visita do Papa a Por-tugal, ... Em Carta Pastoral,

2010/11/13 7

pedagógico, a sua óptima forma de comu-nicar, o seu saber despertar e manter a atenção, convertendo a conferência numa festa, em oração e em refl exão.

A Irmã Ângela, sempre ocupada com mil tarefas, tanto na comunidade contem-plativa a que pertence, a Aliança de San-ta Maria, como professora num instituto teológico e no seu trabalho como médica num hospital, desenvolve todas as quali-dades como conferencista.

Na grande peregrinação anual a Fáti-ma apresentou uma conferência sobre a Eucaristia em Paulo VI; recentemente fez uma brilhantíssima conferência em Tole-do e em início de Dezembro regressa a Espanha para dirigir um curso de retiro, onde apresentará uma conferência para centenas de pessoas.

Todo este trabalho impele-nos a inten-sifi car a nossa oração pedindo a canoniza-ção de Francisco e Jacinta Marto, apoian-do desta forma o trabalho que a Irmã realiza. Tudo para glória de Deus.

Jorge Lence, Espanha

Fátima – Luz e PazDirector: Padre Virgílio AntunesPropriedade, Edição e Redacção: Santuário de Nossa Senhora do Rosário de FátimaContribuinte n.º 500 746 699Morada: Santuário de Fátima – Apartado 31– 2496-908 FÁTIMA (Portugal) * Telf.: +351.249.539.600 * Fax: +351.249.539.668 * E.mail: [email protected] – www.fatima.ptImpressão: Gráfi ca AlmondinaMorada: Torres NovasDepósito Legal: 210 650/04Registo: ICS 124521ISSN: 1647-2438

FÁTIMA LUZ E PAZ SUBSCRIÇÃO GRATUITA ANUAL = 4 NÚMEROS

Envie o seu pedido de subscrição para: [email protected] o idioma em que pretende receber a edição:

Alemão , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Polaco , Português , Envio de donativos para apoiar esta publicação:

Transferência Bancária Nacional (Millennium BCP) NIB: 0033 0000 50032983248 05Transferência Bancária Internacional IBAN: PT50 0033 0000 5003 2983 2480 5

BIC/SWIFT: BCOMPTPL / Cheque ou Vale Postal: Santuário de Nossa Senhora de Fáti-ma, Apartado 31, 2496 908 Fátima Portugal

Ajude-nos a divulgar a Mensagem de Nossa Senhora através da “Fátima Luz e Paz”!

Vice-postuladora para a canonizaçãode Francisco e Jacinta em Espanha

“Fátima Luz e Paz”, de subscrição gratuita, agradece todos os donativos enviados para apoio à redacção, paginação, impressão, envio e distribuição desta publicação que pretende unir todos os devotos de Nossa Senhora de Fátima no mundo. Que Nossa Senhora de Fátima vos abençoe a todos.

No Outono de 2009, participando, como ouvintes, num dos congressos reali-zados em Fátima, Portugal, sobre a Beata Jacinta e em outro organizado pela Asso-ciação de Organizadores de Peregrinações “APOAP” (que já não existe), tivemos a sorte de ouvir as conferências sobre a canonização dos dois videntes, proferidas pela Vice-postuladora para a canoniza-ção de Francisco e Jacinta Marto, a Irmã Ângela de Fátima Coelho, sucessora do falecido Padre Kondor. Pareceu-nos tão extraordinário o tema e a forma como foi exposto, que a Irmã foi convidada a apre-sentar conferências em Espanha.

A organização da Peregrinação da Adoración Nocturna a Fátima, a maior peregrinação anual estrangeira a Fátima, vinda de Espanha, que se realiza desde 1987, convidou-a para apresentar uma conferência em Vigo.

Apoteótico! É certo que se fez uma ampla divulgação do evento, mas a ver-dade é que a iniciativa superou as expec-tativas. E também a Irmã as superou com o seu conhecimento teológico, o seu estilo

Há menos de um ano, em mais uma inicia-tiva dos organizadores da peregrinação anual da Adoração Nocturna ao Santuário de Fáti-ma, promovida pela Associação da Adoração Nocturna de Espanha, foi benzida e enviada uma bela imagem da Virgem de Fátima para a República de Benim, em África.

A bênção e envio realizam-se no fi nal do mês de Julho, durante a celebração da mis-sa vespertina em Espanhol na Capelinha das Aparições em Fátima, Portugal.

A missa foi presidida por um recém-orde-nado sacerdote de Múrcia, Espanha. Um dos concelebrantes, o muito amigo admirador e defensor de Fátima e da sua mensagem, o Padre Eugenio Amorós, pároco de Xixona, Alicante, benzeu uma imagem de 125 centí-metros de altura, cujo destino foi o Hospital Notre Dame de Fátima, das Religiosas Cla-rissas da Comunidade de Yles de Vignon, em Benim, que tem a seu cargo este centro hospitar.

Há como que uma certa universalidade nesta oferta para terras de missão. Um antigo missionário hoje a viver no Peru, Monsenhor Galiana, conselheiro do bispo de Tui-Vigo, em Espanha, pediu aos peregrinos da Ado-ración Nocturna nesse dia em Fátima, que esta imagem fosse enviada para África. Um sacerdote espanhol abençoa-a. E o lugar de procedência evoca esta universalidade: desde o Altar del Mundo, como João Paulo II cha-mou a Fátima, para África.

Raquel Costas Nieto, Espanha

Imagem de N. Sra. oferecidaao Benim - África

Page 8: Memórias de Bento XVI em Fátima - fatima.pt · ga da Igreja a Maria, na Capelinha das ... televisiva realizada seis meses após a visita do Papa a Por-tugal, ... Em Carta Pastoral,

8 2010/11/13

Itália renovou consagraçãoao Imaculado Coração de Maria

A série documental “Fátima e o Mun-do”, produzida em estreita ligação e com a colaboração do Santuário de Fátima,

“Fátima e o Mundo”Um projecto audiovisual sobre a mensagem de Fátima

pretende mostrar o cariz universal da mensagem e a devoção a Nossa Senhora de Fátima.

O autor deste trabalho é Ma-nuel Arouca, português, escritor de livros, telenovelas, séries te-levisivas e documentários.

O desafi o é registar em fi lme o alcance universal da mensa-gem de Nossa Senhora de Fá-tima.

Referindo-se a este projecto, o Reitor do Santuário de Fá-tima, Padre Virgílio Antunes, sublinha: “pensamos que virá a

ser um importante contributo para o co-nhecimento do lugar de Fátima e da sua importância no nosso tempo”.

“Os grandes objectivos são fazer uma série documental dramatizada em que não se mostre só os locais de devoção mas a sua história e os seus testemu-nhos”, explica Manuel Arouca.

Pretende-se que toda a série esteja concluída em 2012, ao seguinte ritmo: dois episódios em Dezembro de 2010, dois em fi nal de 2011 e dois em fi nal de 2012.

Os dois primeiros episódios serão so-bre a Europa.

Durante o ano de 2009, a Itália fez memória do 50º aniversário da consa-gração do país ao Imaculado Coração de Maria.

Por este motivo, uma das Imagens Pe-regrinas de Nossa Senhora de Fátima foi levada do Santuário de Fátima em Por-tugal para Itália onde realizou uma pe-regrinação nacional, que decorreu entre os meses de Fevereiro e Novembro. A Imagem da Virgem Peregrina percorreu inúmeras comunidades, paróquias e dio-ceses italianas.

Enzo Sorrentino, coordenador nacio-nal do Movimento Mariano “Messagio di Fátima”, associação italiana que organi-zou esta peregrinação nacional, conclui com estas palavras o relato de nove me-ses de devoção e muita oração a Nossa Senhora: “Nossa Senhora não passou em vão por Itália: os bispos estabeleceram entre Ela e a Pátria uma aliança de amor fi lial que não será quebrada”.

“Estes meses que viram passar a Ima-gem de Nossa Senhora ao longo dos caminhos da nossa Itália permanecem esculpidos em muitos corações pelo maravilhoso movimento de oração, que tornou visível a unidade da Igreja e o po-der da fé, que une as pessoas de qualquer condição, idade e cultura”, recorda Enzo Sorrentino.

Com esta peregrinação as comunida-des de Itália recordaram uma outra rea-lizada no ano de 1959. Conhecida como a “Peregrinação das Maravilhas” foi durante esta peregrinação que, a 13 de Setembro, a Itália se consagrou ao Ima-culado Coração de Maria.

Cinquenta anos depois, em Fevereiro de 2009, à chegada a Itália, o terço ofe-recido pelo Papa João Paulo II no Ano do Rosário, com o pedido da oração pela paz no mundo e pela santidade das famí-lias, foi colocado nas mãos da Imagem de Nossa Senhora. Na ocasião, as ban-deiras da Europa e da Itália foram tam-bém oferecidas à Imagem.

Por todo o país, as jornadas marianas incluíram celebrações da Palavra, confi s-sões, eucaristias e a recitação do rosário.

Momentos muito signifi cativos acon-teceram quando a Imagem foi levada à Santa Casa de Loreto, para celebrar a 4ª Jornada Regional do Peregrino; a 12 de Maio, quando foi realizada uma vigília nocturna no Santuário de Nossa Senhora do Divino Amor, em Roma; e, a 13 de Maio, quando a Imagem foi levada à Ba-sílica Papal de S. Paulo fora dos Muros para a celebração da 5ª Jornada do Pe-regrino, em que foi lembrado o atentado contra João Paulo II, a 13 de Maio de 1981. Presidiu à Eucaristia solene o Car-deal D. Ivan Dias, Prefeito da Congrega-ção para a Evangelização dos Povos.

“Estamos gratos à Conferência Epis-copal Italiana por promover uma missa solene em São Pedro, no Vaticano, na Festa do Imaculado Coração de Maria, em 20 de Junho, um momento repetido em Santa Maria dos Anjos, em Assis, em Novembro, com a presença de todos os bispos italianos”, disse Enzo Sorrentino.

Entretanto, um idêntico itinerário foi realizado também durante o corrente ano de 2010, e de novo com a presença da Imagem Peregrina de Fátima.

LeopolDina Simões