Mês de Agosto Oxumaré

51
Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br J o r n a l m ê s 0 8 d e 2 0 1 3 S a l v e O x u m a r é . [email protected] 1 Novidades, textos, eventos, matérias, tudo que você Umbandista procura.

description

venha ter mais conhecimento

Transcript of Mês de Agosto Oxumaré

Page 1: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

J o r n a l m ê s 0 8 d e 2 0 1 3 S a l v e O x u m a r é .

[email protected] 1

Novidades, textos, eventos, matérias, tudo que você Umbandista procura.

Page 2: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

[email protected] 2

EditorialOlá amigos e irmãos meu saravá fraterno, felicidade em estar mais um mês levando a todos as informações da mídia Umbandista, mais um mês especial falando sobre a nossa Umbanda com destaques para novas vagas de empregos, novos colaboradores, Nossa capa falando sobre Oxumaré senhor da renovação transformação dos arco ires!!!, esse mês que passara muitos fatos e ocorridos na religião ocorreram, muitas pessoas que ofenderam trabalho de mestres justos pagaram e assim vai seguindo nossa vida, fica a lição que não si deve falar de mais o que não si sabe!!!!Deus já passou a mensagem, " Na terra só si pode julgar ao homem ele próprio" e que eu saiba Deus não esta aqui de corpo presente metendo o dedo na cara de ninguém muito menos ofendendo o trabalho alheio.Oque deixo de reflexão para esse mês´e que o Umbandista tem que si unir mais prestar mais atenção no que si fala no que si pensa, nas mensagens dos guias pois elas estão sendo passadas e ninguém escuta, parem de viver a vida do outro e cuide da sua !!!!!! axé satisfação e sucesso a todos.Ass: Caio Augusto Presidente do Jornal.

NOTA:

Comunicamos que o Jornal de Umbanda Sagrada Portal Caminhos de Ogum é um espaço livre que altores enviam seus textos e trabalhos e é comunicado a mídia Umbandista, cada um tem total responsabilidade por seu texto, então o jornal em geral só si responsabiliza pela montagem e divulgação!!!!! boa leitura.

Page 3: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

(Caio Augusto)

O r i x á O x u m a r é

Quer renovação o procure a mudança a energia de um novo!!!(24/08 – Oxumarê e São Bartolomeu)

É o orixá que rege sobre a sexualidade e seu campo preferencial de atuação é o da renovação dos seres, em todos os aspectos.

Oxumaré é um dos orixás mais conhecidos, e no entanto é o mais desconhecido dos orixás dentro da Umbanda, pois os médiuns só cultuam a orixá Oxum, que na linha do Amor ou da Concepção forma com ele a segunda linha de Umbanda. O

[email protected] 3

Page 4: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

aspecto positivo de Oxumaré, que nos chega através das lendas dos orixás, é que ele simboliza a renovação. Isto é verdadeiro. E o aspecto mais negativo é que ele é andrógino, ou parte macho e parte fêmea. Mas isto não é verdade. É inadmissível que uma divindade planetária tenha essas qualidades bissexuais, que só acontecem em seres com disfunções genéticas que provocam má formação, ou dupla formação, dos órgãos sexuais, e em seres com desequilíbrios emocionais ou conscienciais que fazem com que, psiquicamente, eles troquem seus sinais mentais e invertam sua sexualidade.

Portanto, não tem sustentação alguns médiuns, com seus sinais sexuais trocados, alegarem que são homossexuais porque são filhos de Oxumaré e que ele é um orixá que por seis meses é macho e por seis meses é fêmea.

Seres humanos com má-formações emocionais, mentais, genéticas ou conscienciais, no afã de se justificarem, passam às divindades suas vicissitudes humanas e não atentam para um detalhe fundamental: com seus desequilíbrios, estão desfigurando divindades planetárias que existem no mundo desde que Deus o criou, que são imutáveis em sua natureza, seja ela masculina ou feminina, e que regem alguns sentidos dos seres humanos, mas também regem outras dimensões planetárias paralelas à dimensão humana da vida.

Logo, desumanizaram uma divindade que humanizou algumas de suas qualidades, atributos e atribuições somente para acelerar nossa evolução e nos conduzir pelo caminho reto. Bastará um pouco de bom senso para detectar, nesta caracterização negativa de Oxumaré, uma justificativa de seres com desequilíbrios emocionais, mentais, conscienciais ou genéticos, já que uma divindade é de natureza positiva ou negativa, ativa ou passiva e masculina ou feminina, mas nunca possui as duas em si mesma.

Logo, que cultue um Oxumaré andrógino aquele que é desprovido do bom senso, certo? “Quem não souber valorizar a religiosidade que o libertará da terra, então que pague caro pela religiosidade que o aprisionará num diletantismo materialista!” Saibam que é isto que tem feito, e muito bem,

[email protected] 4

Page 5: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

este nosso irmão cósmico encarnado que, após ser afastado da Umbanda, criou todo um culto cuja doutrina, ao invés de pregar os valores maiores de Jesus Cristo, tem pregado, religiosamente, os seus próprios valores da “mais valia”. E também tem cobrado de seus fiéis seguidores o justo preço que ele estipulou: tudo o que puder tirar deles para usar em seu próprio benefício, ou de sua “igreja. Que pague para cultuar Deus quem não aprendeu a amá-Lo e adorá-Lo de graça! Certo?

Oxumaré, tal como revela a lenda dos orixás , e a renovação continua, mas em todos os aspectos e em todos os sentidos da vida de um ser. Sua identificação com Dá, a Serpente do Arco-íris, não aconteceu por acaso, pois Oxumaré irradia as sete cores que caracterizam as sete irradiações divinas que dão origem às Sete Linhas de Umbanda. E ele atua nas sete irradiações como elemento renovador. Oxumaré é a renovação do amor na vida dos seres. E onde o amor cedeu lugar à paixão, ou foi substituído pelo ciúme, então cessa a irradiação de Oxum e inicia-se a dele, que é diluidora tanto da paixão como do ciúme.

Ele dilui a religiosidade já estabelecida na mente de um ser e o conduz, emocionalmente, a outra religião, cuja doutrina o auxiliará a evoluir no caminho reto. Ou não é comum os testemunhos dados pelos neo-convictos no púlpito dos pastores mercantilistas, que dizem quase todos isto:

“Irmãos, quando eu freqüentava a Umbanda, eu fornicava, traia minha esposa e irmãos, gastava meu ordenado no jogo e nas bebidas, mentia, mas desde que me converti e me entreguei a Jesus, tudo em minha vida mudou. Hoje vivo para minha esposa e filhos, e para Jesus!”. Sem dúvida, concordamos nós. Mas... porque o mesmo irmão não ouviu os conselhos recebidos nos centros de Umbanda, que, se seguidos corretamente, o teriam conduzido pelo caminho reto? Não, ele não só não deu ouvidos às orientações dos guias e dos pais e mães espirituais, como deu vazão ao seu emocional e deu inicio ao mau uso do que aprendia dentro de uma religião magística por excelência, quando solicitava aos exus que fechassem os caminhos de seus desafetos em todos os campos da vida, além de pedir outras coisas, tais como: mulher,

[email protected] 5

Page 6: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

dinheiro, posses, etc. E ele não diz que nasceu numa família católica e cristã, mas porque era um relapso para as coisas da fé, foi até a Umbanda para ver se nela se emendava. Como não conseguiu, logo acabou retomando ao reformatório religioso de Jesus Cristo.

Pois é isto o que são as igrejas evangélicas: reformatórios religiosos onde nosso amado mestre Jesus recolhe os que nasceram sob sua irradiação luminosa mas não souberam captá-la da forma passiva como ela é passada pela Igreja Católica. Ele, que é bondade, amor e misericórdia, os conduz às divindades naturais (que são os orixás), os conduz ao espiritismo e a muitas outras doutrinas para ver se encontram uma onde suas naturezas ativas absorvam irradiações luminosas.

Mas, quando vê que eles não se adaptam em nenhuma delas, ativa seu pólo cósmico, e um de seus aspectos negativos logo os arrasta para um de seus reformatórios religiosos, para que eles voltem a trilhar o caminho reto. E se o aspecto negativo ativado não conseguir reconduzi-los ainda na carne, não desistirá, mesmo depois de desencarnar.

Renovação, eis a palavra chave que bem define o divino Oxumaré que, em seu aspecto negativo, tem um mistério escuro chamado por nós de “Sete Cobras” ou “Sete Caminhos Tortuosos”, que é por onde transitam todos os seres que saíram do caminho reto e entraram nos desvios da vida, que sempre conduzem aos caminhos da morte. Bem, já falamos sobre vários aspectos do nosso pai Oxumaré e de nossa amada mãe Oxum, que formam um par energético, magnético, vibratório que dá formação à segunda linha de Umbanda, que é a linha do Amor ou da Concepção.

Como dissemos, se nos estendêssemos daria um volumoso livro. Por isso encerramos aqui nosso comentário e vamos ensinar como se deve proceder para oferendar o divino Oxumaré.

[email protected] 6

Page 7: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

São Bartolomeu foi um dos 12 primeiros apóstolos de Cristo.

Nascido em Caná, a 14 quilômetros de Nazaré, na Galileia, foi apresentado a Jesus pelo apóstolo e seu maior amigo Filipe, sob uma figueira. Filho de Tholmai e também conhecido como Natanael, assim como Tomé, era um viajante e atuou em áreas como Índia, Armênia, Irã, Síria e por algum tempo na Grécia, com Filipe, especialmente na Frígia. Além dos evangelhos de João, Mateus, Marcos e Lucas, os Atos referem-se a ele como um dos Doze. Porém de suas atividades apostólicas não há notícias certas.

Uma tradição diz que ele trazia consigo o Evangelho Herético de Matias, escrito em hebraico, e o perdeu. As poucas anotações que restaram da era sub-apostólica indicam que este evangelho judeu era bastante diferente dos evangelhos gregos gentis de Mateus, Marcos, Lucas e João, assim como eram os tão chamados evangelhos judaico-cristãos heréticos dos Nazarenos, Ebionitas e Hebreus, dos quais só restaram fragmentos. Diferentemente dos evangelhos gentis, estas tradições consideravam o Espírito Santo como a Divina Mãe de Cristo e não adoravam Jesus como uma divindade, mas como um irmão mais velho e líder da comunidade dos santos de Deus.

Muitas de suas obras são conhecidas através de traduções, como O Evangelho de Bartolomeu, Pregação de São Bartolomeu no Oásis e a Pregação de Santo André e São Bartolomeu. Uma antiga tradição armênia afirma que ele foi para a Índia e lá pregou àquele povo a verdade do Senhor Jesus segundo o Evangelho de São Mateus. Depois que naquela região converteu muitos a Cristo, superando extremas dificuldades, passou para a Armênia Maior, onde converteu o

[email protected] 7

Page 8: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

rei Polímio, sua esposa e muitos outros homens, em mais de doze cidades.

Essas conversões, no entanto, provocaram uma enorme inveja dos sacerdotes locais, que, por meio do irmão do rei Polímio, conseguiram a ordem de tirar a sua pele e depois decapitá-lo. Sua festa é comemorada em 24 de agosto.

LENDA

Nana Buruju desejava ter um filho com Oxalá. Conseguiu o primeiro (OBALUAIÊ) ela o rejeitou e se livrou – se do mesmo.

O Deus do destino disse que ela teria um outro filho belíssimo, mas jamais ficaria junto dela, e viveria percorrendo o mundo sem parar, e seria tão lindo como o Arco Íris.

[email protected] 8

Page 9: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

Durante seis meses Oxumaré transformava – se em

um monstro a cobra, os outros seis meses era uma

belíssima moça (Bessém)

Bessém ficou com raiva de Nanã, porque, quando namorava os seis meses que era a moça estava tudo bem o problema era os outros seis meses que se transformava em uma cobra. O namorado sempre desistia do namoro e saia correndo.

Oxumaré era pobre, pois o rei Oni nunca se mostrou particularmente generoso.

Mas Oxumaré queria ter mais riquezas. Não sabia porém como ampliar seus rendimentos então Ifá trousse uma resposta: Tudo faria por ele se Oxumaré lhe fizesse uma oferenda. E assim ele fez a obrigação composta de uma faca de bronze, 4 sacos de búzios, 4 pombos. Mas o rei exigia exatamente neste momento a presença de Oxumaré no palácio, não podendo larga a cerimônia no meio, Oxumaré mandou dizer que logo após a oferenda iria. O rei não satisfeito mandou que cortasse os vencimentos, jogando Oxumaré na miséria. Mas Olokum, a rainha de um reino vizinho, mandou chamar Oxumaré, pois queria seus serviços, por que tinha um filho doente. Oxumaré novamente serviu de ponte entre os humanos e a divindade de Ifá. Procurou saber o que era necessário para o garoto fica bom, logo que descobriu cumpriu os ritos necessários e curou o garoto. A gratidão de Olokum foi tamanha que encheu de presentes, servos, roupas caras, enfim simbolizando a riqueza. O rei de Oni ficou surpreso e invejoso, mandou mais presentes a Oxumaré, só que ainda mais valiosos.Ifá cumpriu o prometido: Fez de Oxumaré uma pessoa muito rica e respeitada.

(fonte, livros rituais como do Rubens Sarraceni, escritos catolicos e pessoais)

[email protected] 9

Page 10: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

História de Preta Velha

Leni W.Saviscki

Negra esbelta, de sorriso sorrateiro e conquistador, de requebrado insinuante, andava pelo casarão deixando no ar o cheiro do manjericão. Cantarolando, sempre faceira atiçava o desejo, nos negros e também nos brancos. Não passou despercebida do olhar do patrão, sinhozinho cujos dotes de beleza também assanhavam aquela negrinha. E assim, depois de uma primeira vez, foi inevitável que todas as noites ele a procurasse na senzala. Não era só um desejo, mas além do corpo que ardia ao vê-la, seu coração estava emaranhado num sentimento ao qual ele negava.

Foram anos de encontros furtivos, aos quais a sinhazinha fingia não ver. E muitos abortos, num dos quais a negrinha desencarnou.

Haveria de renascer em muito pouco tempo no mesmo lugar. Negrinha doente, que sobreviveu à morte da mãe no parto. Muito cedo aprendeu a benzer e ali estava uma negra curandeira. Parteira requisitada, não tinha hora para atender, até o dia em que, para salvar uma escrava das mãos do feitor, levou uma paulada nas costas e aleijou. Andou o resto de sua vida agachada e com fortes dores, mas nem por isso deixava de salvar vidas. Desencarnou cega e arqueada, porém feliz.

Mas havia muito a ressarcir na contabilidade do céu. Por isso, juntou-se às bandas de Aruanda e como preta velha desce à crosta para ajudar a curar e aconselhar. Precisou de um aparelho cujo

[email protected] 10

Page 11: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

comprometimento fosse adequado às suas energias, para que juntas possam aprender que é curando as feridas alheias, que as nossas cicatrizam.De galho verde na mão e muito amor no coração, Vovó Benta visita seu aparelhinho, baixando-lhe as costas e transferindo um pouco da dor que sentiu na carne para que este saiba que a humildade se faz necessária. Seu alvo avental, ao final do trabalho está sempre cheio de nós, que ela faz, para desfazer aqueles que os filhos de fé trazem até ali. No final da noite, junta-se aos irmãos e volta para Aruanda, até que a próxima lua a traga novamente cantando:Vem chegando Vovó BentaBenzedeira de AruandaCom seu galinho de arrudaVem benzer filho de Umbanda Ditado por Vovó Benta

[email protected] 11

Page 12: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

(Flavia Cavallini)

CAMINHO DE EVOLUÇÃO COM AS CARTAS CIGANAS

As cartas ciganas não ditam o seu destino, mas esclarecem os pontos a serem trabalhados e assimilados, nos trazem o caminho de evolução que muitas vezes está dentro de nós mesmos e não conseguimos enxergar com clareza. Através das mensagens, nos ensinam a ver o caminho de uma forma diferente, nos auxiliam a enxergamos os nossos bloqueios e se seguirmos as mensagens com certeza veremos a beleza das cartas ciganas e o nosso novo caminho.

* A primeira carta do Cavaleiro nos traz sempre a mensagem que devemos agir para que o que desejamos venha para nossa vida. Mas para ser um cavaleiro, há um caminho a ser percorrido; uma preparação. Nós temos que nos preparar na nossa vida, buscarmos o conhecimento e através deste mesmo conhecimento que iremos agir na nossa vida com segurança e sermos ímã para atrairmos o que desejamos. Se não buscarmos o conhecimento nesta preparação...

* Vamos nos deparar com a carta das Pedras. Esta carta traz a seguinte mensagem: que há pedras no nosso caminho que podem nos

[email protected] 12

Page 13: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

atrapalhar, mas são de fácil superação. E estas pedras que tem no nosso caminho são as pedras das inseguranças e medos que temos. Muitas vezes somos nós que colocamos e se buscarmos o conhecimento iremos superar estas dificuldades passageiras. Mas não podemos esquecer que estamos em uma jornada da vida.

* E entramos na carta do Navio, que traz a mensagem que o que desejamos está sendo gerado e que por este motivo demora um pouco mais para chegar às nossas vidas. Não podemos esquecer que dos meios de transporte que temos o navio é o mais lento e o que transporta a maior quantidade de coisas, mas para o navio ir de um porto a outro, atravessar o oceano precisa-se de um planejamento. Aprendemos a seguinte lição que sempre na nossa vida precisamos de planejamento para nos preparar e superarmos as dificuldades para assim irmos de um porto a outro na nossa vida. O que faz a diferença é a nossa base e estrutura,

* E esta nos leva a carta da Árvore. Esta carta traz a mensagem que temos bases e raízes (conhecimento) para prosperarmos. Mas muitas vezes nos deparamos com as pedras e não conseguimos gerar o que desejamos. Isso se deve ao fato de não estarmos usando dos conhecimentos adquiridos nas nossas bases e origens e se fizermos as podas e correções, iremos prosperar. Então temos que fazer as correções, porque muitas vezes não estamos vendo o caminho com clareza.

* E isso nos leva a carta das Nuvens e esta é a mensagem da carta. Não estamos vendo o caminho com clareza e precisamos refletir. Às vezes é melhor fazermos uma pausa, fazermos as podas que precisamos para gerar o que desejamos e planejarmos melhor, porque com o melhor planejamento e novamente usando dos conhecimentos iremos ver a direção certa a seguir. Mas antes de seguir a jornada material, as cartas também nos aconselham a corrigir o nosso emocional,

* E a carta da Cobra nos traz a mensagem que devemos ser flexíveis e nos adaptarmos às situações que ocorrem em nossas vidas. Estes fatos ocorridos em nossas vidas podem deixar mágoas e tristezas mais é preciso diluir. Permitirmos a renovação. A cobra troca de pele e precisamos aprender a pensarmos antes falar, para que possamos evitar magoas e problemas de comunicação e se agirmos com cautela vamos sim findar um ciclo e iniciarmos outro.

* Começamos a vivenciar a carta do Caixão que é uma carta que traz esta mensagem. Fim de um ciclo e início de outro. Mas este novo início

[email protected] 13

Page 14: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

deve conter mudanças nossas também de atitudes e comportamentos, pois mudanças podem ser resumidas em transformação, afinal de contas se a vida está se transformando a nosso favor, mesmo que não aparente, devemos corresponder mudando nosso comportamento também.

* Com este conjunto de mudanças nossas e da vida, começaremos a vivenciar a carta do Ramalhete, que nos traz a mensagem que busquemos a renovação interna para encontrarmos a felicidade externa, mas se escolhermos ou ficarmos na inércia a vida faz os cortes necessários, sempre de forma mais bruta e muitas vezes dolorosa. É a cura pela dor.

* Onde vivenciaremos a carta da Foice, que traz esta mensagem dura. Faça neste momento os cortes necessários em sua vida. Você tem a escolha e caso você não faça a vida fará, sem lhe perguntar o que você deseja que seja cortado. Ela faz os cortes que muitas vezes são bem dolorosos mais ainda tem um consolo. Esta carta te diz que estes cortes te trarão curas e sabemos que muitas vezes o remédio é amargo e justamente por isso não tente ludibriar a vida, mas haja com jeito.

* Esta é a mensagem da carta do Chicote. Haja com jeito nas suas atitudes e na sua vida, não imponha as coisas, esta carta não cabe o tem que ser do meu jeito e sim gostaria e o poderia ser desta forma para que sempre tenha conciliação e liberdade.

* Assim como a carta dos Pássaros traz esta mensagem, podemos estar lado a lado, mas sem amarras, sem compromissos, mas com liberdade e por isso agir com jeito e sabedoria na sua vida ter cuidado com o que fala para não gerar mágoas e tristezas. Estes aconselhamentos anteriores nos preparam para evitarmos atitudes imaturas,

* Iniciamos a carta das Crianças, esta carta nos mostra também o lado inocente das crianças, com certeza pede para que sejamos sempre alegres em nossas vidas e que não esqueçamos que temos a nossa criança interior, mas como pessoas temos que nos lembrar e pensar em nossas atitudes porque toda a ação gera uma reação e atitudes imaturas podem levar a ciladas que geramos.

* Daí, começamos a vivenciar a carta da Raposa, que nos ensina a sermos astutos, espertos e gerarmos o que desejamos, ao invés de esperarmos por milagres. Pois a raposa observa e espera o momento certo para conseguir o objetivo dela, por isso temos que usar de toda a nossa força de realização.

[email protected] 14

Page 15: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

* Desta forma, entramos na carta do Urso, o urso não significa apenas amigos falsos. É muito mais que isso, estamos na carta 15. Observe a quantidade de conhecimentos que temos de usar junto com nossa força de realização. É usar de todos os conhecimentos até aqui adquiridos nesta jornada,

* Para assim começarmos a vivenciar a carta das Estrelas. Se colocarmos em prática os conhecimentos até aqui adquiridos nossa estrela brilha e é claro que virão as novidades na nossa vida.

* A carta da Cegonha, boas novidades geram esperanças e expectativas de melhorias, além de pessoas fiéis...

* Começamos assim a vivenciar a carta do Cão, onde nos mostra que temos pessoas fiéis ao nosso lado, porém, apenas compreenderemos isso se formos fiéis conosco. Fiéis com a nossa verdade, por que se precisarmos é melhor começar o caminho novamente...

* Do que entrarmos na vivência da carta da Torre, que diz que devemos reconstruir as nossas bases, não podemos ficar fechados dentro de nós, com medo de encarar as situações da vida e pessoas, devemos nos abrir também para a nossa espiritualidade, porque o que plantarmos iremos colher.

* Esta é a vivência da carta do Jardim, somos responsáveis pelo que plantamos em nossas vidas, por que colheita será obrigatória.

* E a próxima carta nos ensina a mantermos o equilíbrio. A carta da Montanha, a mensagem desta é que devemos manter os equilíbrios físicos, emocionais, financeiros e espirituais. Lembre-se que já estamos na carta 21, já temos uma bagagem de conhecimentos que se colocados em prática,

caminharemos.

* Afinal, a mensagem da próxima carta Caminhos, nos diz que todos os nossos caminhos estão abertos, então porque não vamos para frente de uma vez? Por que não caminhamos? Então vivencie as cartas anteriores, mantenha os equilíbrios, faça as escolhas do que você deseja para que possa colher o que quer. Não se feche, busque a companhia dos seus amigos fiéis, veja as novidades e possibilidades, deixe a sua estrela brilhar, mas utilize toda a sua força de realização, para assim superar a próxima carta...

[email protected] 15

Page 16: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

* O Rato, que nos mostra a seguinte mensagem: evite stress, desgastes e perdas, mas para se evitar é preciso manter os equilíbrios. Fazer as escolhas e usar de todos os seus conhecimentos para isso. E novamente as cartas perguntam como está o seu emocional porque na carta da Cobra, deveria ter diluído mágoas e tristezas e permitir a renovação, pois as cartas te cobram isso e muitas vezes o desgaste atual vem como consequências por interiorizar mágoas e reviver cicatrizes que há muito deveriam ser fechadas. Se já tiver aprendido a diluir e decantar (purificar) o seu interior, está pronto para...

* Vivenciar a carta do Coração, por isso que nesta carta não vemos o amor o verdadeiro, só podemos compartilhar os sentimentos quando temos 1º por nós mesmos, para depois compartilhar com o outro senão diluirmos mágoas e tristezas anteriores nós teremos problemas em mantermos o equilíbrio emocional. Podemos cometer erros de posse e trazer desequilíbrio para a outra parte.

* Por isso a correção é tão importante, para que possamos vivenciar a carta das Alianças, e esta carta traz a mensagem que as alianças são séria, duradouras. Por isso se fizermos as vivências será muito fácil compartilhar as alianças sérias, porque teremos equilíbrio para fazermos constantemente a manutenção destas mesmas alianças e seguimos em frente em busca de novos conhecimentos e novos segredos.

* A carta do Livro, esta carta traz esta a mensagem de que segredos, contratos e novos papéis virão para nossa vida e será muito bom porque somarão na nossa jornada.

* Desta forma, teremos noticias rápidas chegando para nós com a carta das Noticias que nos diz que noticias chegam muito rápido em nossas vidas,

* Mas na verdade quem esta chegando trazendo as suas vivências e os seus conhecimentos para somar na nossa vida são o Companheiro (Cigano) ou a Companheira (Cigana), estes amigos verdadeiros que trazem os seus conhecimentos as suas vivências para termos paz e conciliação.

* A carta dos Lirios, nos mostra que é neste ponto que vivenciamos o amor verdadeiro porque dentro de nós já há paz e conciliação. Já percorremos ¾ da jornada, estamos quase no final,

[email protected] 16

Page 17: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

* E vamos ao encontro da carta do Sol, sempre desejamos que o sol brilhe nas nossas vidas para crescermos. Já sabemos fazer as escolhas para plantarmos o que desejamos e colhermos o que queremos, sabemos usar da nossa força de realização, a vida pulsa dentro de nós.

* Agora é a hora de vivenciarmos o oculto, o misterioso, a carta da Lua que nos ensina a ouvirmos a nossa intuição, a termos a certeza que tudo na nossa vida é passageiro como uma fase e que nada é para sempre.

* Continuando a jornada a carta nos mostra Chave, que muitas vezes está em sua própria mão e você nem mesmo consegue enxerga-la diante das portas que deve fechar e abrir. É sempre você que abrirá ou fechará as suas portas, mas com quase todo o caminho percorrido e claro que você abrirá a sua porta porque merecemos a abundância na nossa vida...

* A carta dos Peixes traz o prêmio merecido pelo caminho percorrido, mas espere ainda tem 2 cartas que te trazem a seguinte mensagem:

* Busque a segurança nos seus caminhos, mas jamais fique estagnado. Esta é a mensagem da Âncora e

* Continue persistindo nos seus objetivos, se precisar, volte refaça o caminho e veja aonde errou e acerte, o importante é continuar, pois você encontrará a carta da Cruz que te dá a vitória no final, lhe mostrando que todo o caminho percorrido e tudo o que passou, em momento algum estava sozinho. A espiritualidade estava com você, e assim como no final do arco íris tem um pote de ouro, no final da vivência, sempre existe um tesouro muito maior que qualquer ouro ou diamante: Você evoluído, brilhante e capaz.

Um grande beijo no coração de todos vocês, meu e de Sarita!

(Douglas Elias)

[email protected] 17

Page 18: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

RUA DA FÉVovô Florentino de Agodô inspirado a Douglas O EliasUm homem sofrendo e perdido no emaranhado de problemas que se tornou sua vida, cansado de suas teimosias,buscando amparo e ajuda Divina, chegou na Rua da Fé.Lá se entusiasmou pois havia tantas organizações que prometiam ajuda, amparo, esclarecimento e salvações que eram anunciadas pelos seus dirigentes e adeptos , ocorrendo às vezes certas disputas da posse do que consideravam serem as Verdades Divinas que o homem ficou indeciso, mas feliz pois em meio a tantas promessas, com certeza encontraria as soluções que necessitava.Um pouco temeroso, refletiu que deveria escolher a melhor pois tinha tantos problemas! Mas qual delas seria a melhor? Resolveu antes de optar, olhar detidamente para que não houvesse erro.Assim, percebeu algumas à direita da rua e outras a Esquerda dela, e assim, ficou mais indeciso.Como suas dores aumentavam, apavorado, resolveu entrar em cada uma daquelas e a que lhe trouxesse os benefícios, escolheria e encerraria sua busca.Assim determinado, foi à direita e logo na primeira, saudado por todos, comungou, jejuou, orou e sentiu-se curado. Agradeceu com o que podia e logo que saiu, sentiu as dores retornarem e um peso ainda maior em seu ser.Concluiu que aquela era falsa e fraca pois a cura não fora completa e permanente.Retornou pensativo e viu que não havia melhoras e assim, decidiu ir à próxima.Também saudado, reverenciou Aquele Sagrado e depois da reprovação por ter ido na anterior, aprendeu as orientações , comungando também e vendo feliz que as dores cessavam e se felicitava mais ainda. Agradeceu cortesmente prometendo retornar, mas logo que saiu daquele templo, sentiu novamente as dores e um pesar maior, concluindo novamente que aquela também era fraca.Foi a terceira , ouvindo também a reprimenda de que as outras eram falsas e experimentou a mesma melhora e até estava com receio de sair pois temia retornar as dores e o sofrimento , o que foi confirmado quando resolveu retornar

[email protected] 18

Page 19: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

a seus afazeres normais.Insistente e com mais dores e sofrimentos, foi de uma a uma até o final daquela rua e retornou impaciente àquelas à esquerda da rua , experimentando semelhantes resultados .De volta, triste e mais pesaroso, parou na esquina da Rua da Fé e viu que formava uma encruzilhada.Permitiu-se a olhar o nome das Ruas que se cruzavam a ela; E lia , “Rua da Humildade” ,” Rua do Amor”, depois, a” Rua da Fraternidade”.Surpreendido, viu que estava em plena Praça da Verdade que ajuntava o centro das ruas, formando uma Encruzilhada e admirou-se de não ter percebido antes.Sentou-se pesaroso e choroso, com mais dores acreditando não ter solução,mas ouviu de um transeunte humilde que também não havia percebido antes a sua presença que lhe ofereceu um copo com água e foi-lhe falando :- Aceite esta água,meu irmão, pois parece estar com sede...parece estar perdido também,he,he,he, ?!O homem bebeu a água com gratidão àquele senhor de pele escura e viu que a cada gole, se sentia melhor. Logo recuperou o equilíbrio e pode falar.- Já melhoro, meu senhor e agradeço.Estou muito cansado pois andei muito na Rua da Fé buscando ajuda Divina mas não adiantou. Acho que não mereço que Deus me ajude pois fui em todas as instituições e se me curei, não consegui manter a felicidade da cura.- Eu conheço esta Rua . E Todas as Casas que lá prosperam,proporcionam a ajuda Divina.- Mas não é assim,senhor,pelo menos comigo não foi pois se fui curado, logo que sai delas para retornar ao cotidiano da minha vida, o mal retornou em mim e mais dolorido.- Sim, meu amigo, eu o vi quando inicialmente chegou e até tentei lhe aconselhar, mas não me viu, talvez, devido ao cansaço de ter vindo de tão intensa busca.- Realmente deve ter ocorrido, apesar de ter ficado algum tempo aqui refletindo .Nem sequer percebi esta bela Praça da Verdade e que havia outras ruas formando esta encruzilhada!- Pois!- Engraçado, senhor, eu me sinto bem aqui. O que é afinal esta Praça da Verdade e estas outras ruas?O senhor que

[email protected] 19

Page 20: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

conhece por aqui,pode me orientar?- Sim, meu irmão. Seu sentido o guiou para a direção certa, para a rua certa, e para as casas de Fé Certas, porém, não conseguiu manter os benefícios trazidos de Cada Casa de Deus que se permitiu a adentrar, não por elas em si, mas por você mesmo.- Ah.Então estou certo! Realmente não mereço a cura.-Como não, irmão, se está curado agora?- Mas como?- É assim, irmão, antes de se dirigir à Rua da Fé que salva, deveria passar pelas ruas do Amor, pela Rua da Humildade e pela Rua da Fraternidade e retornar à Praça da Verdade que lhe revelaria qual a casa certa para lhe amparar e ajudar e assim, dirigi-lo para Grande Avenida da Luz Divina, compondo todo o Seu Ser dos Benefícios de Deus Pai Criador.- Oh! Meu senhor, eu não imaginaria que deveria ser assim.- Pois saiba, irmão que para acessar a Fé que salva, mesmo sofrendo, o ser precisa assimilar mais do amor, para perdoar quem lhe ofendeu. Deve fazer da humildade sua primeira diretriz para receber o perdão de suas ofensas e deve refletir. Então, percorrerá a Fraternidade aprendendo com irmãos a caridade e,na volta à Verdade, para que não se engane e aí sim estará apto a conquistar o benefício para tudo o que o faz sofrer. E se ele se dedicar mais nestes caminhos que formam o caminho de todos os seres humanos para sua necessária evolução Junto ao Criador das Vidas, verá que todas as Casas da Rua da Fé o indicam o caminho da Verdade.-Então, eu não mantive a cura das casas que adentrei porque me faltava Amor,Humildade, Fraternidade e mais da Verdade?- Sim,foi assim!- Mas, senhor, me diga então se Todas as Casas da Rua da Fé são Divinas, porque que tantos se digladiam querendo provar que suas Casas são as Verdades Exclusivas?- Todas as Casas Daquela Rua São Divinas e Existem Graças à Misericórdia Divina. Estas disputas ocorrem nos homens que ficaram teimosos mediante o beneficio que lhes trouxeram quando necessitavam, as casas que defendem. Porém, não perceberam que precisam retornar à Praça da

[email protected] 20

Page 21: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

Verdade. Se percebessem, veriam que Cada Casa Remete em direção à Praça da Verdade por ser a Verdade Única, e que liberta todos de qualquer mal. Se assim fizessem, saberiam que todas as Casas são Semelhantes, porém diferentes pois os homens são assim, semelhantes e diferentes, quando os unem na caminhada Divina e Feliz, à Avenida da Verdade Divina.- Entendo, meu senhor. Mas e aqueles que brigam, provocando guerras e outras coisas entre as Casas da Rua da Fé. Vi muitos lá jogando pragas uns para outras e outras coisas mais feias.- Veja, irmão que quando ocorrerem estas coisas, estes serão “convidados” pelos Guardiões desta encruzilhada que formam a Rua da Fé, do Amor,da Humildade, da Fraternidade e da Grande Praça da Verdade, para o mesmo nível das Verdades que estes promulgam, e assim, são retirados, indo para outro nível de aprendizado,numa frequência espiritual semelhante à Fé desequilibrada a que se permitiram.- Oh! E como seria esta outra encruzilhada ?- Da mesma forma, porém a Praça da Verdade lá possuem outros Tipos de guardiões que muitas vezes ao invés de dar-lhes um copo de água, como a que lhe ofereci, lhe dá um copo com o fel da própria teimosia em falsear as coisas Divinas para si e para seus semelhantes, pensando que experimentando o mesmo veneno, permitam a se modificarem.-Gratidão, meu senhor ! Mas quem é o senhor?Nem me disse seu nome?- Sou apenas um preto velho aprendiz da Verdadeira Humildade e na Verdade Divina, proclamo meu amor de irmão...vá agora, filho da Fé, do Amor, da Humildade e da Fraternidade e espalhe a verdade a tantos que estiverem em seu caminho...faça do mundo a grande Paz que estará trilhando tua vida, pela Avenida da Verdade Divina doravante, “fio”.- Abenção, meu Pai!- Oxalá lhe abençoa, “fio”, he, he, he!

[email protected] 21

Page 22: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

(Felipe Campos)

A palavra chakra vem do sânscrito e significa “roda” ou “disco”. Chakras são rodas de energias que ficam em pontos no nosso corpo, possuem a função de distribuir a energia prana através do corpo físico nutrindo os órgãos através da metabolização das energias e envio aos devidos órgãos.

Estudos mostram que os Vedas (5.000 a.C) já tinham descrições quanto a centros de energias no corpo, porém, a apresentação dos chakras nos veio a ser apresentada com maior abertura na divulgação da cultura e filosofia yogui, com a abertura espiritual da Índia ao mundo. Não se sabe exatamente quem fez a descoberta dos chakras ou de que forma, mas entendemos que provavelmente isso ocorreu durante um evento mediúnico de clarividência, pois nos relatos yoguis já descrevem como é formada a estrutura dos chakras.

[email protected] 22

Page 23: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

Hoje sabemos que os chakras são de vital importância para o correto funcionamento do corpo humano, pois a energia prana que é absorvida por ele é vital para o corpo físico e áurico, uma vez que os órgãos de nosso corpo dependem desta energia para funcionarem, e caso um dos nossos chakras não estiverem funcionando corretamente e seus órgãos respectivos não receberem a energia prana necessária, certamente este órgão não funcionará de forma devida e logo a pessoa adoecerá e terá seu sistema imunológico enfraquecido.

O corpo humano possui diversos chakras, porém, são 7 os principais distribuídos em linha no corpo humano. Estudos nos mostram que os chakras possuem cerca de 15 centímetros de diâmetro por 2,5 centímetro de corpo.

O Chakra possui duas bocas, uma localizada na parte frontal do corpo e outra na parte posterior do corpo, e todas suas “bocas” são centros de captação de energia e cada chakra está voltado a uma atividade determinada. Os chakras frontais são voltados as atividades exteriores, para o mundo e os chakras posteriores são voltadas ao interior, ao espiritual.

Os chakras possuem uma co-relação com os 7 corpos espirituais, os 4 primeiros chakras são chakras ligados ao sentido material, os frontais ligados aos sentimentos e os dorsais ligados a vontade, já os 3 chakras superiores estão ligados ao mental e espiritual.

[email protected] 23

Cursos WEB:Tradição e Baralho Cigano (02 meses)Benzimento e sua Arte (01 mês)Meditação e os Mistérios da mente (01 mês gratuito)

mais informações:

https://www.facebook.com/PortalCaminhosdeOgumWEB

Page 24: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

(Caio Augusto)

O problema da inveja.(Caio Augusto)

Um belo dia, em um dia qualquer dessa vida que nos passa como se foce um raio a bradar, que não espera a gente nem respirar muito menos pensar no que faremos no minuto seguinte que nos segue, almejando o melhor para o crescimento, passei e cai numa armadilha do destino, sim o humano invejoso isso é a pior coisa que acontece em nossas vidas, pessoas que vêm você crescer mais não podem perder oque é delas a muitos anos pessoas que tratam as pessoas como objetos e não podem ver eles sendo levados por uma pessoa de fora da sua matilha.Sim cai na infeliz inveja, e sofre por inveja é uma coisa que não só doí como fere nosso ego que profundamento fica com uma pequena cicatriz mais que mesmo que passe anos e anos ela nunca some, as pessoas não aprendem a não ser egoístas, elas querem tudo para elas, pode ser um humano, um animal, um carro, casa, dinheiro religião não importa a inveja suga a pessoa e faz o poder bom passar ao negativo.Mais pensando bem a inveja não é tão mal assim..... pense bem se você não sofrer com a inveja e traição alheia, quem garante que amanha você não sera o invejoso? Quem garante que amanha você não será o traidor ?Quem garante...... sim o aprendizado garante, você só aprende a domar a inveja quando sofre com ela, quando é ferido por ela...... e vem um ditado que levo para minha vida inteira."A males que vem para o bem"

[email protected] 24

Page 25: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

(Orlando Garcia)

OBALUAYÊ E OMULU

Muitos confundem Obaluayê e Omulu Obaluayê: no sincretismo religioso é Saõ Lázaro Omulu: é São Roque Obaluayê cuida do campo santo para cima e Omulu do campo santo para baixo A Obaluayê pedimos que leve nossas doenças e a Omulu pedimos que paralize tudo que atenta contra a vida (Ex: Vícios). Omulu Orixá que rege a morte e o instante da passagem do plano material para o espiritual (desencarne). Obaluayê é o polo magnético massculino da linha da evolução que surge do trono da evolução. Que Evolução? Quando juntamos Obaluayê e Yemanjá, que é o trono feminino da geração e seu campo preferencial de atuação é o amparo à maternidade. Temos ai a fecundação a vida no ventre da mãe. O que é oposto a vida? A morte, ai sim encontramos Nanã Buruquê e Omulu, que atua decantando os seres emocionados e preparando-os para uma nova “vida” já mais equilibrada. Mas ainda é com tristeza que temos visto o temor dos irmãos umbandistas quando mencionado o nome do nosso amado Pai Omulu. E no entanto descobrimos que este medo é um dos frutos amargos que nos foram legados pelos ancestrais semeadores dos orixás em solo brasileiro, pois difundiram só os dois extremos do mais caridoso dos orixás, já que Omulu guarda para Olorum todos os espíritos que fraquejaram durante sua jornada carnal e entregaram-se à vivenciação de seus vícios emocionais. Eu costumo usar a vela bicolor Branca e Preta para Obaluayê ou branca. Para Omulu a vela bicolor Amarela e Preta. Acendo as segunda-feiras na Calunga menor no Cruzeiro das Almas para Obaluayê e numa campa abandonada para Omulu....

[email protected] 25

Page 26: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

Empregos

O Portal Caminhos de Ogum vem ajudar os irmãos que estão precisando de emprego e trabalho como todos precisamos de um modo de viver,para as pessoas que tiverem vagas(que são reais) podem mandar para nos via e-mail [email protected] vamos nos unir e ajudarmos a quem precisa

[email protected] 26

Page 27: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

URGENTE

SUPERVISOR DE VENDAS

MASCULINO E FEMININO

VAGA EFETIVA

SALÁRIO: $8.000.00 MAIS BENEFICIOS

PARA INDÚSTRIA EM SANTO ANDRÉ (EMBALAGENS)

EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO A SUPERMERCADOS E REDES VAREJISTAS

BOA CAPACIDADE COMUNICAÇÃO.EXPERIENCIA EM IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS ÁREAS DE ATUAÇÃO.IMPLEMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE NOVO TLMKT

INTERESSADOS (A) ENCAMINHAR CV NO:

[email protected] Com ÚLTIMO SALÁRIO AOS CUIDADOS DE FABIANA

BOA SORTE!!

Vaga de Emprego na CCAA DIADEMA

VAGA PARA AUXILIAR DE ATENDIMENTO E VENDAS

Interessados favor enviar curriculum para

[email protected]

com titulo Indicação Empregos Informa ABC

[email protected] 27

Page 28: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

Vaga de Emprego no Grupo All Net

Supervisor de Telemarketing Ativo

Local: São Bernardo do Campo – SP.Benefícios: VT, cartão alimentação e cursos gratuitos.Horário de trabalho: de segunda a sexta-feira (44hrs. Semanais).

Descrição da vaga:Responsável por supervisionar e liderar equipe de telemarketing, motivá-los a alcançar metas, realizar treinamentos, fazer o acompanhamento de resultado e dos serviços e demais rotinas da área.

Conhecimentos:Experiência na área voltada para o telemarketing ativo com foco em vendas, acompanhamento de metas e resultados.Ensino médio completo ou superior completo ou cursando;Domínio em informática;

Interessados enviar currículo para:[email protected]

[email protected] 28

Vaga de Emprego na Fini Guloseimas

OPERADORAS DE CAIXA - SHOPPING ABC

- NÃO PRECISA TER EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO

Salário: R$ 922,00 + VT + VR R$14,00dia + VA R$ 65,00mês

Atividades: Atendimento ao cliente e op. de caixa em uma loja de guloseimas no Shopping ABC.

Opções de Horário:Escala 6x1 : 9h30 às 17h50 - 12h00 às 20h20 ou das 14h00 às 22h20

Entrevista: 24/07 às 14H00

Local: Elithe RHRua da Consolação. 247, Centro de SP -Próximo ao Metrô AnhangabaúCom currículo em mãos procurar por Iago.

Page 29: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

[email protected] 29

Page 30: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

(Adriano Camargo)

Salve turminha da natureza! Salve a todos os que amam e respeitam nossas irmãs ervas! Quero falar um pouco com os médiuns atuantes na religião de Umbanda.

Tenho falado, ou melhor, escrito, aqui todos os meses um pouquinho sobre as ervas, seu uso ritualístico, magístico e religioso. Todos os meses também é veiculado aqui nessa página o anúncio dos cursos que ministramos, chamado de “Manipula-ção Ritualística de Ervas”, (mesmo porque não queremos conflitar com nenhum outro curso que acontece nos meios religiosos e esotéricos). Enfim, não há apenas esse espaço falando sobre ervas, e não há apenas O Erveiro dando cursos de ervas. A informação é viva, ativa e mesmo assim ainda encontro irmãos que insistem em acreditar que apenas os seus guias sabem tudo, fazem tudo e não precisam se preocupar em aprender.

Dia desses, numa das muitas palestrar que ministro, encontrei um irmão de Fé que me

[email protected] 30

Page 31: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

questionou:“O que posso aprender com você? O que você poderia me ensinar que MEU guia já não saiba?” A minha resposta foi imediata: “Nada!” “Como assim nada?” –retrucou o irmão.

E eu disse: “Se você fechar seu coração, não permitir ao seu espírito vivenciar a experiência que eu posso dividir com você, com certeza eu não posso te ensinar nada. No entanto, se você permitir ao seu espírito vivenciar essa experiência vegetal, trazer ao seu intimo um grãozinho desse conhecimento, descer do seu orgulho e acreditar que há muito ainda para ser descoberto, e aprendido, com certeza comigo você aprenderá TUDO. TUDO o que eu posso dividir com você!

Somos revolucionários quando acreditamos que algo pode ser modificado e trabalhamos para isso. Que adianta criticar o trabalho do outro quando na verdade não se faz nada. Aquele que investe seu precioso tempo para criticar o trabalho alheio devia ter a dignidade de tirar seu traseiro da cadeira do comodismo e fazer algo de bom, senão pelo seu próximo,mas pelo menos para si mesmo.

Melhorar seu próprio íntimo, praticando a caridade do silêncio.Se não há nada de bom pra falar, cale. Digo que o conhecimento guardado numa caixa, escondido em algum lugar, não serve para nada. É a mesma coisa que a mediunidade. O dia que minha mediunidade servir apenas para mim, não serve para nada. Deve servir para mim e para meu próximo, sempre.

[email protected] 31

Page 32: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

Admiro aqueles que têm coragem para dividir o pouquinho que sabem, e assim melhorar a

si próprio trazendo um pouco mais de qualidade para nossa amada religião de Umbanda. Orgulho Umbandista. Orgulho e vontade de aprender, de ensinar, de trocar idéias e experiências.

Bastante apropriado para falarmos sobre ervas de Pai Oxumaré, a própria Renovação Divina. Ervas com capacidade renovadora, regeneradora, desagregadoras de acúmulos e fatores energéticos negativos, são atribuídas a esse amado Pai Orixá.

E esses fatores renovadores estão diretamente ligados à vibração religiosa de Cosme e Damião. Podemos usar tanto para banhos como para defumações a Graviola, cujo poder renovador se revela também no uso curativo sendo comprovado até para o tratamento de tumores; Folhas de Abacate, que também são de Pai Oxóssi; Cavalinha, uma poderosa erva que também é de nosso Pai Ogum;

Damiana, uma poderosa condensadora de energias e Artemísia, uma erva de características femininas, renovadora da Fé e ativadora da sensibilidade. Resumindo, podemos nos preparar para nossos trabalhos e festas de Cosme e Damião com banhos e defumações de Folhas de Graviola, Folhas de Abacate, Cavalinha, Damiana, Artemísia e um pouquinho de Açúcar Mascavo.

[email protected] 32

Page 33: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

Tudo preparado com muito Amor e Bom Senso, consagrado ao nosso Amado Pai Criador, Nossos Sagrados Pais e Mães Orixás, e às queridíssimas Crianças, nessa vibração maravilhosa de Cosme e Damião, pedindo Paz, Saúde, Prosperidade, Renovação e muito sucesso em

nossa caminhada evolutiva.

É isso, turminha, resta lembrar a necessidade de comprar ervas de muito boa procedência, com garantia de origem e de qualidade para que nossos preparos sejam realmente adequados.

Salve Cosme e Damião, salve as nossas Crianças!!! Renovação e revolução já! Muita saúde, sucesso e

[email protected] 33

Page 34: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

sorrisos a todos!

(Dani Batista)

Essa semana o Brasil recebe um líder espiritual de uma religião que tem milhões de fieis ,somos considerados o maior pais católico do mundo ...O

[email protected] 34

Page 35: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

Papa Francisco está entre nos em visita em decorrência da JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE .

Bom mesmo não sendo católica a um tempo minha família toda é tenho uma avó que e católica fervorosa ,já eu optei por seguir minha fé longe da igreja católica tem um tempo não entrarei em detalhes para não me estender muito no sentido do texto .

Acho que independente de religiões a Fé em algo maior e importante ,seja lá o nome que você de para Deus ,seja ele : Ala,Krishnna ,Olorum ....

O importante e você saber que tem algo maior cuidando e dando força no nosso caso mandando axé .

Na minha humilde visão vejo que a mensagem que Papa Francisco trás nessa sua visita ao Brasil cabe a todas e todos nos independente de religião é que somos todos filhos de Deus e que esse Deus não e algo que pune ,que Ele não e triste ...Que sua energia e viva !

E a maior lição que essa visita deixa e da humildade ,que existem coisas mais importantes do que bens materiais ,que a caridade e o melhor caminho sempre ...Caridade que poucos sabem o que é que nada mais é que se doar ao teu próximo e se doar ao caminho com sinceridade e sempre abnegado de tudo o que você possa a encontrar de riqueza no caminho ...

não estou dizendo que ser prospero não e bom ,não é isso o que eu digo é mesmo que você tenha uma vida abastada e coberta de ouro e muito prospera você não pode deixar que isso mude quem você é ,isso e ser humilde .

Uma outra coisa que eu adoraria comentar com vocês e que estou vendo a cerimonia da acolhida na tv e vi algumas pessoas que são da religião afro na cerimonia na maior perfeita harmonia e respeito ,acho isso de uma beleza tão grande que me deixa emocionada ...gostaria muito que todos nos pudessemos conviver em paz e em harmonia sempre assim !

[email protected] 35

quer receber todo o mês, o nosso jornal? mande um e-mail para [email protected] para receber sempre o jornal.

Page 36: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

[email protected] 36

Page 37: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

[email protected] 37

Page 38: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

[email protected] 38

Page 39: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

[email protected] 39

Page 40: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

[email protected] 40

Page 41: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

(Lara Orlow)

Quando nos deparamos com todas as possibilidades que se abrem freneticamente diante de nossos caminhos, inevitavelmente somos obrigados a definir prioridades.

Quantas e quais são as áreas que queremos resolver em nossas vidas? Temos a afetividade, relacionamento, família, saúde, dinheiro, profissão, lazer, isso tudo sem contar com os objetos “sonhos de consumo”.

Assim qual o melhor caminho para sabermos exatamente o que queremos e quando queremos? Como alinhar mentalmente nossas prioridades e definir em que ordem devemos projetar nossa mente na meta de alcançar nossos objetivos?

Claro que tudo o que está a nossa volta possui seu próprio grau individual de importância, e nós mesmos sabemos mensurar o tamanho da necessidade que possuímos. Mas diante de determinadas situações vivemos verdadeiros dilemas, onde nos colocamos de maneira passiva, deixando a vida acontecer desenfreadamente.

Mas se estamos em um estágio evolutivo onde nos reconhecemos enquanto formadores do mundo, e mais que isso, construtores do universo como ele é nesse momento, então qual a verdadeira atitude que devemos assumir? A de meros expectadores, a de coadjuvantes ou a de atores principais? Considerando o mundo como nossa obra prima, por direito de herança divina, e, em possuindo interna e externamente todas as ferramentas cabíveis para sua transformação e sua criação, então, muito mais que atores, deveríamos nos colocar na posição de produtores de nossas vidas.

[email protected] 41

Page 42: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

Mas, ainda assim persiste a questão! Apesar de estar claro em nossas mentes que transformamos e criamos o mundo em que vivemos, devemos focar nossos esforços em definir por onde começar, quais etapas vamos seguir, o que começar primeiro e qual de todas as possibilidades de nossa vida será a primeira a ser resolvida, ou o último desejo a ser alavancado.

Por onde começar?

Quando temos claro o plano de nossas vidas e nossas metas finais estão elaboradas mentalmente, então já temos condições de partir do principio que a definição de metas deve começar por dentro. Não se pode criar ou mudar algo partindo do vazio. Então se começa a busca pelo conhecimento. Nossa alma é lavada por um contingente monstruoso de informações, somos bombardeados por novos conceitos e a mudança interna começa. Esse trilhar pode ser longo ou curto, depende da capacidade de absorver conhecimento que nossa mente possua. Depende de como cada individuo consegue absorver e elaborar certas informações, de acordo com seu histórico de vida.

Quando nosso interior está devidamente embasado com toda a sabedoria e inflado com os mais puros pensamentos e sentimentos, estamos então prontos para dar seqüência à formação de nossos mundos individuais. Somente com a mente clara e o coração limpo, livre de quaisquer mágoas, perdoando nossos erros e os erros alheios é que temos condições plenas de determinar as prioridades para a concretização de sonhos e desejos.

Claro que sempre se pode recorrer à simplificação de desejar tudo ao mesmo tempo, mas diante da dedicação necessária para que suas metas aconteçam exatamente como se desejou, ou em uma visão ainda mais complexa, para que aconteça ainda melhor do que se planejou, é de suma importância que se invista uma atenção especial e verdadeira a cada meta, transmitindo-lhes seu verdadeiro significado.

Seja a compra de uma residência ou de um automóvel, seja a conquista do amor verdadeiro ou a conclusão de algum projeto, ou quem sabe ainda uma viagem, todo e qualquer sonho deve receber igual atenção e dedicação.

À partir daí o Universo terá todas as armas significativas para começar a atuar em nosso favor, na verdade nós fornecemos à mente divina, através de nossa fé (troquem essa palavra por Lei da Atração),

[email protected] 42

Page 43: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

as condições necessárias para que nosso mundo se manifeste da maneira que desejamos, e mais que isso, que se manifeste de maneira perfeita, o que condiz com nossa natureza ambígua, divina e humana, considerando que somos feitos à imagem e semelhança de nosso Criador.

Nossa vida terá sua trilha definida, com as etapas de realizações estabelecidas e nós saberemos exatamente o que queremos e por que queremos.

(Maria Aparecida Linares)

26 de julho - DIA DAS AVÓS

No dia da comemoração de Nanã (Sant'Ana) - a carinhosa avó de Jesus - passou-se a comemorar também o dia das avós. Sim das vovós! Elas sempre tão amáveis com os netinhos são também consideradas mães duas vezes. A elas vamos fazer nossa homenagem no dia de hoje:

Perguntaram a uma menina de nove anos o que ela gostaria de ser quando crescesse:

Ela respondeu:

- Eu gostaria de ser avó!

Ao ser interrogada sobre o por quê dessa ideia, ela completou:

- Por que as avós escutam, compreendem. E além do mais, a família se reúne inteirinha da casa delas.

A menina continuou:

- Uma avó é uma mulher velhinha que não tem filhos. Mas, ela gosta dos filhos dos outros. Um avô leva os meninos para passear e conversa com eles sobre pescaria e outros assuntos parecidos.

[email protected] 43

Page 44: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

- As avós não fazem nada e por isso podem ficar mais tempo com a gente. Como são mais velhas não conseguem rolar pelo chão ou correr. Mas não faz mal.

- Nos levam ao shopping e nos deixam olhar as vitrines até cansar.

- Na casa da vovó sempre tem um vidro com balas e uma lata cheia de suspiros. Ela conta história de nossa mãe ou nosso pai quando eram pequenos, contam histórias da bíblia e histórias de uns livros bem velhos com umas figuras lindas.

- Passeiam conosco mostrando as flores, ensinando seus nomes, fazendo-nos sentir seu perfume.

- Avós nunca dizem: “Depressa, já pra cama!” Ou “Se não fizer logo vai ficar de castigo!”.

- Quase todos usam óculos e já vi uns tirando os dentes e as gengivas. Quando a gente faz uma pergunta, as avós não dizem: “Menina, não vê que estou ocupada?”. Elas param, pensam e respondem de um jeito que a gente entende.

- As avós sabem um bocado de coisas. Elas não falam como a gente como se nós fossemos bobos. Nem se referem a nós com expressões tipo “que gracinha”, como fazem algumas visitas.

- O colo das avós é quente e fofinho, bom de a gente sentar quando está triste.

- Todo mundo deveria ter uma avó ou um avô por que são os únicos adultos que têm tempo para nós.

Este texto é de autoria desconhecida, mas, com certeza foi escrito por uma pessoa sábia e sensível.

Um FELIZ DIA DAS VOVÓS a todos e, principalmente, a elas, para que tenham um dia bem aquecido com os abraços dos netinhos que tanto amam.

[email protected] 44

Page 45: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

[email protected] 45

Page 46: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

[email protected] 46

Page 47: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

(Glauco Mariani)

Mediunidade na Umbanda

A grande maioria dos médiuns desconhece seu dom, em alguns casos a mediunidade é tratada como doença infelizmente.

Boa parte dos médiuns que trabalham hoje em terreiros, já tiveram dúvidas de sua condição mediúnica, ou seja, o não compreendi mento gerando medo, angustia,etc.

O que temos que saber é que a mediunidade não é doença, é um dom, um presente de Deus, para ser pouco a pouco compreendida.

Muitas pessoas quando começam a ter sinais da mediunidade recorrem a um terreiro, para saber o que está acontecendo e quando estão frente a frente com um guia ouvem a seguinte frase que com certeza muda sua vida: Você tem mediunidade e precisa desenvolvê-la. Mas como assim?desenvolver?

Hoje os médiuns que trabalham nos terreiros num passado próximo fizeram parte da assistência, frequentando as giras para se consultarem ou somente tomar um passe, dessa forma e pouco a pouco, compreendendo mais a Umbanda e aprendendo a gostar.

Se você tem mediunidade entenda que tem uma missão a cumprir, ou seja, trabalhar em um centro, tenda, terreiro, aprender mais sobre a religião Umbandista que tem como principais características;

A Fé, humildade, caridade, amor ao próximo e comprometimento.

Voltando a pergunta feita um pouco acima deste texto, como devem se desenvolver os médiuns?

Primeiro gostaria de dizer que não é obrigatório o desenvolvimento ou trabalho, erroneamente alguns acham que se não desenvolverem suas

[email protected] 47

Page 48: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

vidas param, seus caminhos fecham, etc. Esqueça esse pensamento, pois sendo a Umbanda uma religião jamais poderia fazer o mal, a quem quer que seja.

Agora se você decidiu trabalhar sua mediunidade, deve conhecer alguns terreiros, lembre-se que cada casa trabalha de uma forma e você não deve decidir trabalhar na mais bonita nem na mais isso ou aquilo e sim vá trabalhar no centro que seu coração sentir paz e conforto.

Existem vários tipos de mediunidade:

Mediunidade de Vidência;

Mediunidade de audição;

Mediunidade de Incorporação;

Mediunidade de Psicografia.... e muitas outras.

Trabalhe com comprometimento e amor e comece ajudando no que for necessário, depois você começará a cambonar ( ajudar os guias nos trabalhos) e finalmente no desenvolvimento com a incorporação dos seus guias, não tenha pressa, os médiuns que são vistos trabalhando em um terreiro não começaram incorporando, com certeza tiveram alguns anos de aprendizado, que deve sempre ser feito por um Pai ou Mãe de Santo e seu guia chefe, que é o guia responsável pelos trabalhos no terreiro, podendo ser um Caboclo, preto-velho,exu,etc.

Aprenda, estude e cumpra com o coração sua missão, pois como já falei neste texto sua mediunidade é um presente de Deus. A Umbanda é uma religião brasileira.

[email protected] 48

Page 49: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

( Tatiana Marcondes)

Ensina teus filhos o caminho da verdade e mesmo quando grande dele não se desviarão!

A juventude passa por uma valores generalizada. Bombardeados com informações constantes e sem o menor filtro de seus pais (que não acompanham mais a velocidade desse processo), hoje é comum vermos crianças cantando músicas com letras insinuativas e dançando ou se vestindo como adultos. O que na infância é visto por muitos pai como bonitinho, na adolescência se torna falta de respeito, excesso de liberdade e até mesmo a libertinagem que faz com que muitos jovens se percam nos caminhos das drogas e na falta de interesse pela vida. São aqueles filhos que escolhem viver a custa de seus pais, sem o menor compromisso por saberem que estão seguros sob as asas paternas. Pais é tempo de rever esses conceitos. Indiferente da realidade socioeconômica toda Casa de Axé oferece aos seus filhos o ensino necessário para uma evolução espiritual e um melhor desempenho na vida material também. Isso não evolve crescimento financeiro, mas sim e principalmente, um crescimento individual que nos fará melhores preparados para a vida. Porém muitos de nossos irmãos privam seus filhos desse aprendizado quando jovens por motivos inúmeros. Assim a criança vai crescendo sem essa direção e por consequência numa direção oposta a seus pais e quando percebe-se já existe um abismo enorme entre a realidade de um e outro. Enquanto em sua Casa de Axé prega-se a caridade e o respeito ao irmão, seus filhos em casa têm como instrutor a novela, quem ensina vingança, ódio e promiscuidade. Nossa fé não é composta por santos que buscam apenas a perfeição, mas pergunto como pode dar certo essa convivência com valores tão distintos? É tempo que começar a trazer as crianças para a Casa de Axé, ensiná-las de nova, pois assim quando

[email protected] 49

Page 50: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

crescerem saberão o caminho correto e não se perderão nele. Pense nisso! Na próxima falaremos sobre como é possível receber esses pequenos nas Casas de Axé! Yakekerê Tati d’ Iemanjá

(Caio Augusto)

A tronqueira é um recurso maravilhoso, colocado pelo astral em prol dos templos de Umbanda, que recebem os assistidos, na sua grande maioria, com seres trevosos à atormentá-los. Este recurso, é no templo, um ponto de força, onde está firmado (ativado) o poder dos guardiões que militam em dimensões à nossa esquerda.O ponto de força funciona como pára-raios, é um portal que impede as forças hostis se servirem do ambiente religioso de forma deturpada. No astral, os Exus e Pombo Giras, utilizam-se dos elementos dispostos na tronqueira para beneficiar os trabalhos que são realizados dentro do templo. Com estes elementos, estes abnegados servidores da Luz, anulam

[email protected] 50

Page 51: Mês de Agosto Oxumaré

Mês 08 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com.br

forças negativas,recolhem e encaminham seres trevosos, abrem caminhos, protegem, etc.

Dentro de uma tronqueira encontramos vários tipos de ferramentas (instrumentos mágicos), como tridentes, punhais, pedras, ervas, velas, bebidas, etc... cada instrumento com sua finalidade específica e tanto os Exus quanto as e Pombo Giras ativam seus mistérios nestes elementos com a finalidade de realizarem seus trabalhos espirituais. É importante que os médiuns e os assistidos saibam da importância de uma tronqueira e que todos saibam que este ponto de força está sobre as ordens da Lei Maior. Quando alguém deturpa este ponto de força, usando-o de forma negativa, este retorna um portal negativo. Este tipo de procedimento não é da Umbanda e sim de seitas que muitas vezes se utilizam do nome de nossa religião. Devemos saudá-los, de forma respeitosa quando adentramos nos templos. Eles estão a serviço do Bem, da Lei Maior.

[email protected] 51

SE VOCÊ DESEJA CONHECER MAIS A FUNDO A RELIGIÃO DE UMBANDA, TEM VONTADE DE CONHECER MAIS A RESPEITO DE DEUS E SUAS DIVINDADES, O TUC PENA ROXA ESTARÁ ABRINDO MAIS UMA TURMA DE DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO AOS SÁBADOS, ONDE HAVERÁ AULAS PRÁTICAS E TEÓRICAS.MAIS INFORMAÇÕES:web - www.tucpenaroxa.com.brfacebook - https://www.facebook.com/tucpenaroxa