Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

27
MÉTODO PARA IDENTIFICAR AS VARIÁVEIS DA VIDA ÚTIL DE UM PRODUTO OU PROCESSO E ENTENDER SUAS APLICAÇOES E IMPLICAÇÕES.

Transcript of Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

Page 1: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

MÉTODO PARA IDENTIFICAR AS VARIÁVEIS DA VIDA ÚTIL DE UM

PRODUTO OU PROCESSO E ENTENDER SUAS APLICAÇOES E

IMPLICAÇÕES.

Page 2: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

Estrutura do métodoRadiação Solar Circulação de Poeira Umidade do Ar

Atrito com o Solo Temperatura Ambiente Água da chuva

VARIÁVEIS AMBIENTAIS

Permeabilidade

Elasticidade

Condutibilidade

Plasticidade

Transmissibilidade

IMAGEM Cores

Custo/ produção

Preço de Venda

Peso

Design

Temperatura do Corpo Ações Involuntárias Transpiração do Corpo

Velocidade do Corpo Ações Voluntárias Peso do CorpoAnatomia do Corpo Materiais Adicionais Fisiologia do

Corpo

VARIÁVEISHUMANAS

Page 3: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

PARA MELHOR ENTENDIMENTO DA ANALISE, É IMPORTANTE COMPREENDER ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DAS

VARIÁVEIS PERTINENTES QUE COMPÕEM A ESTRUTURA DO

MÉTODO.

Page 4: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS AMBIENTAIS

Radiação solar é a designação dada à energia radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação electromagnética. Cerca de metade desta energia é emitida como luz visivel na parte de frequência mais alta do espectro electromagnético e o restante na do infravermelho próximo e como radiação ultravioleta. A radiação solar fornece anualmente para a atmosfera terrestre 1,5 x 1018 kWh de energia, a qual, para além de suportar a vasta maioria das cadeias tróficas, sendo assim o verdadeiro sustentáculo da vida na Terra, é a principal responsável pela dinâmica da atmosfera terrestre e pelas características climáticas do planeta.

Page 5: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS AMBIENTAIS

• Poeira ou pó são uma quantidade de pequenas partículas de variadas origens, estruturas e composições, que se depositam a partir da suspensão pelo ar, causando sujeira em diversos objetos.

• Alguns tipos:

• Pó da casa, muitas vezes uma mistura de microfibras, pele morta, pequenas partículas e excremento de ácaros.

• Pólen das plantas• Poeira de farinha em padarias• Poeira de carvão e de pedra em minas• Poeira das construções, que surge na construção de casas ou na sua

demolição.

Page 6: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS AMBIENTAIS

Umidade) é a quantidade de vapor de água na atmosfera. Fisicamente, a umidade relativa é definida como a razão da quantidade de vapor de água presente numa porção da atmosfera (pressão parcial de vapor) com a quantidade máxima de vapor de água que a atmosfera pode suportar a uma determinada temperatura (pressão de vapor).

Page 7: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS AMBIENTAIS

Em física, o atrito é a componente horizontal da força de contato que atua sempre que dois corpos entram em choque e há tendência ao movimento. É gerada pela aspericidade dos corpos. A força de atrito é sempre paralela às superfícies em interação e contrária ao movimento relativo entre eles.

Page 8: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS AMBIENTAIS

Temperatura ambiente, em termos laboratoriais, é a temperatura situada entre 21–23 graus Celsius (69-73 graus Fahrenheit ou 294–296 kelvin).

Também pode ser considerada como a temperatura do ar de um determinado local, medida por um termômetro de bulbo seco.

Page 9: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS AMBIENTAIS• A chuva ácida, ou com mais propriedade deposição ácida, é a

designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante da dissociação do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada. A principal causa daquela acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e azoto reactivo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes.

Page 10: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS ESPECIFICAS DO PRODUTO

• Na geologia, a permeabilidade é a medida da capacidade de um material (tipicamente uma rocha) para transmitir fluídos. É de grande importância na determinação das características de fluxo dos hidrocarbonetos em reservatórios de petróleo e gás e da água nos aquíferos. A unidade de permeabilidade é o Darcy ou, mais habitualmente, o mili-Darcy ou mD (1 Darcy = 1 x 10-12.m2). A permeabilidade é usada para calcular taxas de fluxo através da lei de Darcy.

Page 11: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS ESPECIFICAS DO PRODUTO

• Elasticidade é o ramo da física que estuda o comportamento de corpos materiais que se deformam ao serem submetidos a ações externas (forças devidas ao contato com outros corpos, ação gravitacional agindo sobre sua massa, etc.), retornando à sua forma original quando a ação externa é removida.

• Até um certo limite, dependente do material e temperatura, as tensões aplicadas são aproximadamente proporcionais às deformações. A constante de proporcionalidade entre elas é chamada módulo de elasticidade ou módulo de Young. Quanto maior esse módulo, maior a tensão necessária para o mesmo grau de deformação, e portanto mais rígido é o material. A relação linear entre essas grandezas é conhecida como lei de Hooke.

• A elasticidade linear entretanto, é uma aproximação; os materiais reais exibem algum grau de comportamento não-linear.

• A teoria da elasticidade estuda de forma rigorosa a determinação das tensões, deformações e da relação entre elas para um sólido tridimensional.

Page 12: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS ESPECIFICAS DO PRODUTO

A condutividade térmica quantifica a habilidade dos materiais

de conduzir energia térmica, ou seja, de propiciar calor. Estruturas feitas com materiais de alta condutividade térmica conduzem energia térmica de forma mais rápida e eficiente que estruturas análogas feitas contudo de materiais com baixa condutividade térmica. Desta maneira, materiais com alta condutividade térmica são utilizados em dissipadores térmicos e materiais de baixa condutividade térmica são utilizados na confecção de objetos que visam a prover isolamentos térmicos, a exemplo, em cobertores. Esta propriedade, que é uma propriedade do material e não do objeto, guarda íntima relação com a equação de transporte de Boltzmann.

Page 13: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS ESPECIFICAS DO PRODUTO

• Plasticidade é a propriedade de um corpo mudar de forma de modo irreversível, ao ser submetido a uma tensão. Exemplos de materiais plásticos são as argilas.

• Plasticidade é o ramo da física que estuda o comportamento de Corpos materiais que se deformam ao serem submetidos a ações externas e não retornam mais ao estágio inicial. Em outras palavras, plasticidade é quando o material se deforma e fica deformado, não volta ao normal.

• Exemplos de plasticidade: Alumínio, Chumbo.

Page 14: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS ESPECIFICAS DO PRODUTO

• Em Física, relaciona-se à transmissão a parcela da energia incidente que não é absorvida nem refletida.

• O meio de transmissão de dados serve para oferecer suporte ao fluxo de dados entre dois pontos. Usamos o termo linha para designar o meio de transmissão usado entre esses pontos. Essa linha pode ser de um par de fios, um cabo coaxial, fibras ópticas, comunicação por radiofrequência ou até mesmo por satélites. Desta forma, podemos afirmar que o ar é também um meio de transmissão.

• Transmissões podem ser do tipo digital e analógica.• Deve-se diferenciar transmissão digital de sinal digital, da

mesma forma como transmissão analógica e sinal analógico.

Page 15: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS ESPECIFICAS DO PRODUTO

• A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

• A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.

• Assim, um objeto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho.

Page 16: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS ESPECIFICAS DO PRODUTO

• Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a utilização de um produto ou serviço qualquer, utilizados na obtenção de outros bens ou serviços. A Contabilidad gerencial incorpora esses e outros conceitos econômicos para fins de elaborar Relatórios de Custos de uso da Gestão Empresarial.

Page 17: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS ESPECIFICAS DO PRODUTO• Em economia, contabilidade, finanças e negócios, preço é o valor

monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, serviço ou patrimônio. O conceito de preço é central para a microeconomia, onde é uma das variáveis mais importantes na teoria de alocação de recursos (também chamada de teoria dos preços).

• Em Marketing, preço é uma das quatro variáveis no Composto Mercadológico, ou marketing mix que os mercadólogos usam para desenvolver um plano de marketing. Segundo Jay Conrad Levinson, 14% dos consumidores decidem suas compras baseando-se exclusivamente no preço. Computa-se no preço, não apenas o valor monetário de um produto, mas tudo aquilo que o consumidor tem que sacrificar ao adquirir um bem.

• O verdadeiro preço de alguma coisa é o trabalho e a dificuldade para adquirí-la. Por isso, os mercadólogos incluem em suas considerações os custos indiretos, custos de manutenção, a necessidade de recompra, e mesmo a energia física, o tempo e o custo emocional de se adquirir uma oferta.

Page 18: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS ESPECIFICAS DO PRODUTO

• O peso de um objeto é a força gravitacional sofrida por este objeto em virtude da atração gravitacional nele exercida por um outro corpo massivo.

• Em senso comum o peso é associado à força sobre um objeto de massa muito pequena se comparada à massa ordens de grandeza maior do corpo responsável pela atração gravitacional, contudo em termos científicos a definição é simétrica: o corpo massivo também está solicitado por uma força peso associada à atração nele exercida pelo objeto pouco massivo, sendo em verdade este peso exatamente igual em módulo ao peso do próprio objeto pouco massivo em virtude da terceira lei de newton.

• Leigos sobre o assunto geralmente confundem os conceitos de peso e massa. Contudo ressalva-se que peso e massa são grandezas completamente distintas, apesar de relacionadas. A passo que massa é uma grandeza escalar, peso é uma grandeza vetorial.

Page 19: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS ESPECIFICAS DO PRODUTO

• Design ou desenho industrial é a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de algo direcionado para o uso. Essa é uma atividade estratégica, técnica e criativa, normalmente orientada por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.

• Exemplos de coisas que se podem projetar incluem muitos tipos de objetos, como utensílios domésticos, vestimentas, máquinas, ambientes, serviços, marcas e também imagens, como em peças gráficas, famílias de letras (tipografia), livros e interfaces digitais de softwares ou de páginas da Internet, entre outros.

• O design é também uma profissão, cujo profissional é o designer. Os designers normalmente se especializam em projetar um determinado tipo de coisa. Atualmente as especializações mais comuns são o design de produto, design visual, design de moda e o design de interiores.

Page 20: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS HUMANAS

• A temperatura corporal basal (TCB) é a temperatura do corpo medida imediatamente após a pessoa acordar, antes de que qualquer atividade física no dia seja feita. Nas mulheres, a ovulação causa um aumento de 0,25 a 0,5 graus Celsius na TCB.

• Velocidade do corpo: é a capacidade que o corpo tem de se deslocar.

Page 21: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS HUMANAS

• Anatomia do corpo estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano, deixando o estudo de tecidos para a histologia e das células para a citologia. O corpo humano, como no corpo de todos os animais, consiste de sistemas, que são formados de órgãos, que são constituídos de tecidos, que por sua vez são formados de células.

• Os princípios de pesquisa podem ser a anatomia descritiva, quando analisa-se e descreve-se os órgãos baseado nos tecidos biológicos que o compõem ou pode ainda ser adotado o critério da anatomia topográfica, quando analisa-se e descreve-se os órgãos com base em sua localização no corpo (região corporal).

Page 22: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS HUMANAS

• Ações involuntárias: são atitudes incocientementes tomadas pelos usuários dos produtos.

Ações voluntarias: são as atitudes concientes tomadas pelos usuários dos produtos.

Page 23: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS HUMANAS

• Materiais adicionais: se refere aos acessórios do produto principal.

• Transpiração do corpo: Transpiração é o processo pelo qual a água contida em um corpo é eliminada devido a uma elevação de temperatura externa ou interna que a permita fluir para a superfície do mesmo corpo. Apesar de qualquer corpo contendo água em sua composição estar sujeito à transpiração sob temperaturas elevadas, é nos seres vivos que a transpiração adquire importância vital.

Page 24: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

VARIÁVEIS HUMANAS

• Peso do corpo: se refere ao peso (massa) do usuário do produto.

• Fisiologia é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos.

Page 25: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

PRODUTO: CAMERA DIGITALRadiação Solar Circulação de Poeira Umidade do Ar

Atrito com o Solo Temperatura Ambiente Água da chuva

VARIÁVEIS AMBIENTAIS

Permeabilidade

Elasticidade

Condutibilidade

Plasticidade

Transmissibilidade

Cores

Custo/ produção

Preço de Venda

Peso

Design

Temperatura do Corpo Ações Involuntárias Transpiração do Corpo

Velocidade do Corpo Ações Voluntárias Peso do CorpoAnatomia do Corpo Materiais Adicionais Fisiologia do

Corpo

VARIÁVEISHUMANAS

Page 26: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

EFEITOS DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS

• Radiação solar: Devido a função da câmera digital é provável que este produto fique exposto aos raios solares e consequentemente a radiação solar. Os efeitos podem ser estéticos ou de funcionamento.

• A circulação de poeira pode afetar o seu funcionamento e levar ao fim de sua vida útil.

• A umidade do ar varia todo dia, portanto este produto deve suportar a essa margem de variação, já que é composto de partes eletrônicas.

Page 27: Método de análise das variáveis de um produto ou processo.

• O atrito com o solo deste produto pode ser muito prejudicial, já que funciona a partir de pilhas.

• A temperatura ambiente não impacta em seu funcionamento, mas pode haver um diferença de temperatura com relação a parte interna e externa, já que o aparelho trabalha com certa energia.

• A água da chuva pode levar ao fim da vida útil do produto, pois este aparelho é permeável a água, portanto a mesma compromete o funcionamento das partes eletrônicas, sem falar que a água da chuva é ácida.