Metodologia da Investigação

3
Ficha de Unidade Curricular 1 Unidade Curricular: Metodologia da Investigação Educacional Ano Sem ECTS Curso: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico 1.º 1.º 3 Docente responsável: Rita Leal Área Científica Outros docentes: - Ciências da Educação Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) - até 1000 caracteres No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de: - Mobilizar conhecimentos e capacidades inerentes à aplicação de um conjunto de metodologias de pesquisa e investigação, selecionando e adequando as mesmas aos vários ensaios investigativos a realizar nos Seminários de Investigação Educacional de Apoio ao Relatório Final I e II; - Refletir sobre a sua prática pedagógica no sentido de reconhecer a pertinência do desenvolvimento de uma consciência profissional apoiada na construção de um sentido pedagógico para a compreensão e desenvolvimento de práticas educativas sustentadas e fundamentadas na investigação; - Convocar saberes e atitudes inerentes à construção de uma investigação em Educação, desenhando projetos/ensaios de investigação onde reconhece que o seu processo de construção se inicia com a identificação de um problema relevante e se finaliza com a comunicação da mesma. Conteúdos programáticos - até 1000 caracteres 1. A investigação na formação de professores A investigação sobre a prática educativa enquanto estratégia de formação do professor reflexivo Professor reflexivo e investigador 2. A Investigação em Educação Paradigmas de Investigação Métodos Quantitativos Métodos Qualitativos 3. Tipos de Investigação Investigação Descritiva Investigação Experimental Investigação-Ação Investigação sobre a Própria Prática Estudo de Caso 4. Fases do Processo de Investigação Escolha do assunto e sua delimitação Definição do problema Formulação de hipóteses / Definição de Objetivos Delimitação da população em estudo Recolha de informação Pesquisa documental Técnicas de recolha de dados 5. Análise, tratamento e interpretação de Resultados Técnicas de tratamento de dados Relatório de investigação 6. Trabalhos Científico Artigos científicos Recensão crítica Metodologia do poster

description

Metodologia da Investigação

Transcript of Metodologia da Investigação

Page 1: Metodologia da Investigação

Ficha de Unidade Curricular

1

Unidade Curricular: Metodologia da Investigação Educacional Ano Sem ECTSCurso: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do

Ensino Básico 1.º 1.º 3

Docente responsável: Rita Leal Área CientíficaOutros docentes: - Ciências da Educação

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) - até 1000 caracteresNo final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:- Mobilizar conhecimentos e capacidades inerentes à aplicação de um conjunto de metodologias de pesquisa einvestigação, selecionando e adequando as mesmas aos vários ensaios investigativos a realizar nos Seminários deInvestigação Educacional de Apoio ao Relatório Final I e II;- Refletir sobre a sua prática pedagógica no sentido de reconhecer a pertinência do desenvolvimento de umaconsciência profissional apoiada na construção de um sentido pedagógico para a compreensão e desenvolvimentode práticas educativas sustentadas e fundamentadas na investigação;- Convocar saberes e atitudes inerentes à construção de uma investigação em Educação, desenhandoprojetos/ensaios de investigação onde reconhece que o seu processo de construção se inicia com a identificação deum problema relevante e se finaliza com a comunicação da mesma.

Conteúdos programáticos - até 1000 caracteres1. A investigação na formação de professores

A investigação sobre a prática educativa enquanto estratégia de formação do professor reflexivoProfessor reflexivo e investigador

2. A Investigação em EducaçãoParadigmas de InvestigaçãoMétodos QuantitativosMétodos Qualitativos

3. Tipos de InvestigaçãoInvestigação DescritivaInvestigação ExperimentalInvestigação-AçãoInvestigação sobre a Própria PráticaEstudo de Caso

4. Fases do Processo de InvestigaçãoEscolha do assunto e sua delimitaçãoDefinição do problemaFormulação de hipóteses / Definição de ObjetivosDelimitação da população em estudoRecolha de informaçãoPesquisa documentalTécnicas de recolha de dados

5. Análise, tratamento e interpretação de ResultadosTécnicas de tratamento de dadosRelatório de investigação

6. Trabalhos CientíficoArtigos científicosRecensão críticaMetodologia do poster

Page 2: Metodologia da Investigação

Ficha de Unidade Curricular

2

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidadecurricular - até 3000 caracteresOs conteúdos programáticos inerentes aos métodos, técnicas e tipologias de investigação (pontos 2, 3, 4, 5 e 6)concorrem para que os estudantes adquiram o conhecimento de metodologias de pesquisa e investigação que lhespermitem desenvolver projetos de investigação e pequenos ensaios investigativos sobre a própria prática emarticulação com a PES e os Seminários de Investigação Educacional de Apoio ao Relatório Final I e II (objetivo 1 e 3). Areflexão crítica sobre a prática pedagógica no sentido de tomar consciência da relevância da investigação parafundamentar a mesma (objetivo 3) é conseguida com a exploração pedagógica dos recursos inerentes aos conteúdosapresentados no ponto 1.

Metodologias de ensino (avaliação incluída) - até 1000 caracteresNuma perspetiva sistémica de aprender a aprender e aprender fazendo, a pesquisa/reflexão colaborativa eautónoma, acompanhada e partilhada, ganha relevância, na medida que os estudantes terão um papel ativo naprocura, discussão/reflexão e apropriação do significado de conceitos centrais inerentes à construção edesenvolvimento de uma investigação, conceitos esses que serão reapropriados nas UC de Seminários deInvestigação Educacional de Apoio ao Relatório Final I e II durante a realização de ensaios investigativos a partir daPES.

Quanto à avaliação, serão atribuídos 20% a um teste/reflexão crítica sobre os conteúdos programáticos e 80% àconstrução de um projeto de investigação (60% - componente escrita e 20% componente oral).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular -até 3000 caracteresA opção pela realização de tarefas inerentes à pesquisa/reflexão colaborativa e autónoma, acompanhada epartilhada, também com recurso à utilização de meios tecnológicos, contribui, por um lado, para a mobilização eseleção adequada e fundamentada de conhecimentos metodológicos (objetivo 1) e, por outro, para a reflexão sobrea relevância de desenvolver a prática pedagógica sustentada na investigação (objetivo 2). Por fim, a construção deum projeto de investigação relaciona-se diretamente com o objetivo 3, reconhecendo-se, na pratica, as diversasetapas inerentes ao processo de construção de uma investigação implementada a partir dos contextos de PES.

Bibliografia principal - até 1000 caracteresAlarcão. I. (2001). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora.Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora.Carmo, H. & Freire, M. M. (2008). Metodologia da investigação: guia para autoaprendizagem. Lisboa: Universidade

Aberta.Coutinho, C. P., Sousa, A., Dias, A., Bessa, F., Ferreira, M. J. R. C. & Vieira, S. R. (2009). Investigação-acção:

metodologia preferencial nas práticas educativas. Psicologia Educação e Cultura, XIII (2), 455-479.Denzin, N. & Lincoln, Y. (2011). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications.Flick, U. (2005).Métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa: Monitor.Moreira, M. A. (2010). Narrativas dialogadas na investigação, formação e supervisão de professores. Mangualde:

Edições Pedago.Gee, J. (2011). How to do discourse analysis: a loolkit. New York: Routledge.Ponte, J. P. (2004). Investigar a nossa própria prática: uma estratégia de formação e de construção do conhecimento

profissional. In E. Castro & E. Torre (Eds.), Investigación en educación matematica (pp. 61-84). Coruña:Universidad da Coruña.

Lessard-Hébert, M., Goryette, G. & Boutin, G. (2008). Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. Lisboa:Instituto Piaget.

Lüdke, M. & André, M. E. (2005). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica eUniversitária.

Rosa, M. V. & Arnoldi, M. A. (2008). A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para validação dos resultados.Belo Horizonte: Autêntica.

Page 3: Metodologia da Investigação

Ficha de Unidade Curricular

3

Walsh, D. J., Tobin, J. J. & Graue, M. E. (2002). A voz interpretativa: investigação qualitativa em educação de infância.In B. Spodek (org.), Manual de investigação em educação de infância (pp. 1037-1066). Lisboa: FundaçãoCalouste Gulbenkian.

Yin, R. K. (2003). Case study research: design and methods. Thousand Oaks: Sage Publications.

Distribuição do número de horas (horas de contacto, horas de trabalho)Horas de contacto Horas de

trabalhoTeórico-Práticas PráticasLaboratoriais

OrientaçãoTutorial Seminário Estágio

23 - 1,5 - - 67,5