Download - Metodologia da Investigação

Transcript
Page 1: Metodologia da Investigação

Ficha de Unidade Curricular

1

Unidade Curricular: Metodologia da Investigação Educacional Ano Sem ECTSCurso: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do

Ensino Básico 1.º 1.º 3

Docente responsável: Rita Leal Área CientíficaOutros docentes: - Ciências da Educação

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) - até 1000 caracteresNo final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:- Mobilizar conhecimentos e capacidades inerentes à aplicação de um conjunto de metodologias de pesquisa einvestigação, selecionando e adequando as mesmas aos vários ensaios investigativos a realizar nos Seminários deInvestigação Educacional de Apoio ao Relatório Final I e II;- Refletir sobre a sua prática pedagógica no sentido de reconhecer a pertinência do desenvolvimento de umaconsciência profissional apoiada na construção de um sentido pedagógico para a compreensão e desenvolvimentode práticas educativas sustentadas e fundamentadas na investigação;- Convocar saberes e atitudes inerentes à construção de uma investigação em Educação, desenhandoprojetos/ensaios de investigação onde reconhece que o seu processo de construção se inicia com a identificação deum problema relevante e se finaliza com a comunicação da mesma.

Conteúdos programáticos - até 1000 caracteres1. A investigação na formação de professores

A investigação sobre a prática educativa enquanto estratégia de formação do professor reflexivoProfessor reflexivo e investigador

2. A Investigação em EducaçãoParadigmas de InvestigaçãoMétodos QuantitativosMétodos Qualitativos

3. Tipos de InvestigaçãoInvestigação DescritivaInvestigação ExperimentalInvestigação-AçãoInvestigação sobre a Própria PráticaEstudo de Caso

4. Fases do Processo de InvestigaçãoEscolha do assunto e sua delimitaçãoDefinição do problemaFormulação de hipóteses / Definição de ObjetivosDelimitação da população em estudoRecolha de informaçãoPesquisa documentalTécnicas de recolha de dados

5. Análise, tratamento e interpretação de ResultadosTécnicas de tratamento de dadosRelatório de investigação

6. Trabalhos CientíficoArtigos científicosRecensão críticaMetodologia do poster

Page 2: Metodologia da Investigação

Ficha de Unidade Curricular

2

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidadecurricular - até 3000 caracteresOs conteúdos programáticos inerentes aos métodos, técnicas e tipologias de investigação (pontos 2, 3, 4, 5 e 6)concorrem para que os estudantes adquiram o conhecimento de metodologias de pesquisa e investigação que lhespermitem desenvolver projetos de investigação e pequenos ensaios investigativos sobre a própria prática emarticulação com a PES e os Seminários de Investigação Educacional de Apoio ao Relatório Final I e II (objetivo 1 e 3). Areflexão crítica sobre a prática pedagógica no sentido de tomar consciência da relevância da investigação parafundamentar a mesma (objetivo 3) é conseguida com a exploração pedagógica dos recursos inerentes aos conteúdosapresentados no ponto 1.

Metodologias de ensino (avaliação incluída) - até 1000 caracteresNuma perspetiva sistémica de aprender a aprender e aprender fazendo, a pesquisa/reflexão colaborativa eautónoma, acompanhada e partilhada, ganha relevância, na medida que os estudantes terão um papel ativo naprocura, discussão/reflexão e apropriação do significado de conceitos centrais inerentes à construção edesenvolvimento de uma investigação, conceitos esses que serão reapropriados nas UC de Seminários deInvestigação Educacional de Apoio ao Relatório Final I e II durante a realização de ensaios investigativos a partir daPES.

Quanto à avaliação, serão atribuídos 20% a um teste/reflexão crítica sobre os conteúdos programáticos e 80% àconstrução de um projeto de investigação (60% - componente escrita e 20% componente oral).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular -até 3000 caracteresA opção pela realização de tarefas inerentes à pesquisa/reflexão colaborativa e autónoma, acompanhada epartilhada, também com recurso à utilização de meios tecnológicos, contribui, por um lado, para a mobilização eseleção adequada e fundamentada de conhecimentos metodológicos (objetivo 1) e, por outro, para a reflexão sobrea relevância de desenvolver a prática pedagógica sustentada na investigação (objetivo 2). Por fim, a construção deum projeto de investigação relaciona-se diretamente com o objetivo 3, reconhecendo-se, na pratica, as diversasetapas inerentes ao processo de construção de uma investigação implementada a partir dos contextos de PES.

Bibliografia principal - até 1000 caracteresAlarcão. I. (2001). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora.Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora.Carmo, H. & Freire, M. M. (2008). Metodologia da investigação: guia para autoaprendizagem. Lisboa: Universidade

Aberta.Coutinho, C. P., Sousa, A., Dias, A., Bessa, F., Ferreira, M. J. R. C. & Vieira, S. R. (2009). Investigação-acção:

metodologia preferencial nas práticas educativas. Psicologia Educação e Cultura, XIII (2), 455-479.Denzin, N. & Lincoln, Y. (2011). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications.Flick, U. (2005).Métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa: Monitor.Moreira, M. A. (2010). Narrativas dialogadas na investigação, formação e supervisão de professores. Mangualde:

Edições Pedago.Gee, J. (2011). How to do discourse analysis: a loolkit. New York: Routledge.Ponte, J. P. (2004). Investigar a nossa própria prática: uma estratégia de formação e de construção do conhecimento

profissional. In E. Castro & E. Torre (Eds.), Investigación en educación matematica (pp. 61-84). Coruña:Universidad da Coruña.

Lessard-Hébert, M., Goryette, G. & Boutin, G. (2008). Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. Lisboa:Instituto Piaget.

Lüdke, M. & André, M. E. (2005). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica eUniversitária.

Rosa, M. V. & Arnoldi, M. A. (2008). A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para validação dos resultados.Belo Horizonte: Autêntica.

Page 3: Metodologia da Investigação

Ficha de Unidade Curricular

3

Walsh, D. J., Tobin, J. J. & Graue, M. E. (2002). A voz interpretativa: investigação qualitativa em educação de infância.In B. Spodek (org.), Manual de investigação em educação de infância (pp. 1037-1066). Lisboa: FundaçãoCalouste Gulbenkian.

Yin, R. K. (2003). Case study research: design and methods. Thousand Oaks: Sage Publications.

Distribuição do número de horas (horas de contacto, horas de trabalho)Horas de contacto Horas de

trabalhoTeórico-Práticas PráticasLaboratoriais

OrientaçãoTutorial Seminário Estágio

23 - 1,5 - - 67,5