Metropolitana Informa - Ano 1 - Ed. 02 - Julho 2003

4
Ano 1 – Nº 02 – Informativo de divulgação interna da Faculdade Metropolitana da Grande Recife Julho/2003 Inscrições para o FIES começam este mês O s estudantes interessados no Fies devem inscrever-se pela internet entre os dias 21 de julho e 22 de agosto. O Fies cobre até 70% da mensalidade do curso. O candidato deve se cadastrar e ter conceito positivo nos processos de avaliação realizados pelo MEC. As informações prestadas devem ser comprovadas no enca- minhamento da documentação à Comissão Interna da Faculdade. Sem esta documentação, o alu- no será excluído do processo. A Comissão é composta por repre- sentantes da direção, professores e alunos. Quem preenche os requisitos iniciais passa por um processo seletivo, desenvolvido e operado pela Caixa Econômica Federal. Basicamente, são analisadas as condições financeiras do candi- dato ao empréstimo e de sua fa- mília. O Fies procura contemplar os estudantes mais carentes. Alunos que já tenham sido atendidos pelo Programa de Cré- dito Educativo (Creduc), ou que já tenham sido beneficiados pelo próprio Fies não podem concorrer. Pagamento - Segundo a As- sessoria de Imprensa do MEC, os contratos do Fies prevêem que o financiamento seja quitado pelo estudante em três etapas: A primeira ocorre ainda duran- te o curso, quando o aluno deve pagar trimestralmente até R$ 50,00, que serão depois deduzidos do saldo devedor. A segunda começa logo após a conclusão do curso e dura um ano. Nesse período, o aluno gasta men- salmente o equivalente aos 30% não financiados da mensalidade escolar, ou seja, paga para o Fies o mesmo valor que vinha destinan- do à faculdade que cursava. Ao fim desse primeiro ano, é calculado o saldo devedor do es- tudante. O financiamento é feito com juros de 9% e o prazo de paga- mento vai até uma vez e meia o de utilização (o período em que o Fies desembolsou os pagamentos para a instituição de ensino). Mais informações nos sites www.mec.gov.br ou www.caixa.gov.br O curso de Turismo movimentou a Metropolitana homenageando São João. Com muita criatividade, os alunos organizaram brincadeiras e uma mesa de comidas típicas. Para completar o clima muitos vestiram-se de caipiras. Em clima de São João Professor imortal O professor Alexandre Santos foi eleito para a Aca- demia de Letras e Artes do Nordes- te. Santos já es- creveu mais de 20 livros técnicos na área de Economia e Administração, porém os livros que o levaram a ser um imortal da Aca- demia foram dois romances: “O moinho” e O attache”. Até o final do ano, Alexandre estará publicando um livro de poemas. De acordo com o professor, a eleição foi uma grata surpresa, “este resultado me deixou ainda mais entusiasmado para pro- duzir outras obras literárias”. A Academia de Letras e Artes do Nordeste, com sede em Recife, é composta por 60 membros, e neste ano comemora o Jubileu de Prata.

description

Informativo Metropolitana

Transcript of Metropolitana Informa - Ano 1 - Ed. 02 - Julho 2003

Ano 1 – Nº 02 – Informativo de divulgação interna da Faculdade Metropolitana da Grande Recife – Julho/2003

Inscrições para o FIES começam este mês

O s estudantes interessados no Fies devem inscrever-se pela internet entre os dias 21 de

julho e 22 de agosto. O Fies cobre até 70% da mensalidade do curso. O candidato deve se cadastrar e ter conceito positivo nos processos de avaliação realizados pelo MEC.

As informações prestadas devem ser comprovadas no enca-minhamento da documentação à Comissão Interna da Faculdade. Sem esta documentação, o alu-no será excluído do processo. A Comissão é composta por repre-sentantes da direção, professores e alunos.

Quem preenche os requisitos iniciais passa por um processo seletivo, desenvolvido e operado pela Caixa Econômica Federal. Basicamente, são analisadas as condições financeiras do candi-dato ao empréstimo e de sua fa-mília. O Fies procura contemplar os estudantes mais carentes.

Alunos que já tenham sido atendidos pelo Programa de Cré-dito Educativo (Creduc), ou que já tenham sido beneficiados pelo

próprio Fies não podem concorrer. Pagamento - Segundo a As-

sessoria de Imprensa do MEC, os contratos do Fies prevêem que o financiamento seja quitado pelo estudante em três etapas:

A primeira ocorre ainda duran-te o curso, quando o aluno deve pagar trimestralmente até R$ 50,00, que serão depois deduzidos do saldo devedor.

A segunda começa logo após a conclusão do curso e dura um ano. Nesse período, o aluno gasta men-salmente o equivalente aos 30% não financiados da mensalidade escolar, ou seja, paga para o Fies o mesmo valor que vinha destinan-do à faculdade que cursava.

Ao fim desse primeiro ano, é calculado o saldo devedor do es-tudante. O financiamento é feito com juros de 9% e o prazo de paga-mento vai até uma vez e meia o de utilização (o período em que o Fies desembolsou os pagamentos para a instituição de ensino).

Mais informações nos sites www.mec.gov.br ou www.caixa.gov.br

O curso de Turismo movimentou a Metropolitana homenageando São João. Com muita criatividade, os

alunos organizaram brincadeiras e uma mesa de comidas típicas. Para completar o clima muitos vestiram-se de caipiras.

Em clima de São João

Professor imortal

O p r ofe s s or Alexandre Santos foi

eleito para a Aca-demia de Letras e Artes do Nordes-te. Santos já es-creveu mais de 20 livros técnicos na área de Economia e Administração, porém os livros que o levaram a ser um imortal da Aca-demia foram dois romances: “O moinho” e “O attache”. Até o final do ano, Alexandre estará publicando um livro de poemas.

De acordo com o professor, a eleição foi uma grata surpresa, “este resultado me deixou ainda mais entusiasmado para pro-duzir outras obras literárias”. A Academia de Letras e Artes do Nordeste, com sede em Recife, é composta por 60 membros, e neste ano comemora o Jubileu de Prata.

EXPE

DIE

NTE

2

Calendário Acadêmico 2º Semestre - 2003

Metropolitana Informa é produzido pelaFaculdade Metropolitana da Grande Recife

Jornalista responsável: Regina Campos –MTB 23.365Reportagens e textos: Geraldo Ferreira e Regina Campos Projeto Gráfico e Diagramação: Gráfica Valkart - fone (49) 563 0718 Contatos podem ser mantidos pelo fone (81) 3361 0620ou pelo e.mail [email protected]

Distribuição interna e gratuita

Lançamento de Livro

O lançamento do livro “Cidadão do Mundo” dos professores Erinaldo Ferreira do Carmo e Mário Queiroz

de Andrade Neto, no dia 11 de junho, contou com a presença da comunidade acadêmica da Metropolitana e de personalidades da socie-dade, como o professor Michel Zaidan Filho, que prefaciou a obra e o secretário munici-pal de Educação, Paulo Roberto Mendes de Lima.

Novo laboratório de informática

No segundo semestre, o novo laborató-rio de informática estará disponível aos alunos. O laboratório recebeu 30

microcomputadores Duron 1.3GHz com 128 Mb RAM, 20 Gb de disco, monitores de 15 polegadas, com Windows XP e OFFICE. Segundo o diretor acadêmico, Geraldo Fer-reira, no início das aulas será divulgado o regulamento de utilização do laboratório.

MÊS DIAS ATIVIDADES

JULHO 28 Início do 2º Semestre Letivo/2003Dias Letivos: 04

AGOSTO 915

25

26

Reunião do Conselho de Administração SuperiorÚltimo prazo para transferência de outras IES para o semestre vigenteÚltimo prazo para entrega dos Planos de EnsinoÚltimo prazo para requerimento de dispensa de disciplinas

Dias Letivos: 21

SETEMBRO ------513

22 a 26

1ª Avaliação em data definida pelo docenteÚltimo prazo para trancamento de matrículaReunião Ordinária dos Colegiados de CursosDivulgação dos resultados da 1ª Avaliação

Dias Letivos: 22

OUTUBRO 6 a 10

10

18

Verificação dos Diários de Classe pelos coordenadores de cursosÚltimo prazo para requerimento de provas supletivas da 1ª avaliaçãoReunião do Conselho de Administração Superior

Dias Letivos: 23

NOVEMBRO -------2929

2ª Avaliação em data definida pelo docenteReunião Ordinária dos Colegiados de Cursos1ª Reunião de planejamento do 1º Semestre/2004

Dias Letivos: 20

DEZEMBRO 1 a 51 a 5

5

8 a 1112

1212

15 a 1922

22a definir

Divulgação dos resultados da 2ª AvaliaçãoVerificação dos Diários de Classe pelos coordenadores de cursosÚltimo prazo para requerimento de provas supletivas da 2ª AvaliaçãoProvas Supletivas da 1ª e 2ª AvaliaçõesÚltimo prazo para publicação das médias semestraisElaboração das Atas de Exame FinalÚltimo dia letivo do 2º Semestre/2003Exame FinalÚltimo prazo para entrega dos Diários de ClasseDivulgação dos resultados do Exame FinalVestibular 2004

Dias Letivos: 10

JANEIRO/2004

5 a 9a definir

Matrículas dos Veteranos para o 1º Semestre de 2004Matrículas dos Calouros para o 1º Semestre de 2004

TOTAL DE DIAS LETIVOS NO 2º SEMESTRE/2003 = 100

3

Congresso da UNE 23º Congresso Brasileiro de Turismo

“N o Congresso, percebe-mos a importância de sermos politizados”.

“Descobrimos a força do movi-mento estudantil e o quanto os estudantes podem contribuir para melhorar a sociedade.” Essas fo-ram algumas das conclusões do grupo de alunos da Metropolitana que participou do 48º Congresso da UNE, realiza-do em Goiânia, entre os dias 18 e 22 de junho, e que contou com 15 mil universi-tários de todo o País.

De acordo com o grupo, o que prevaleceu durante os quatro dias do encontro foram debates sobre as propostas das chapas que concorreram à presidência da UNE. O eleito foi Gustavo Petta da chapa Para Conquistar o Novo Tempo (PUC-SP).

Durante o Congresso foi co-municado aos estudantes que eles serão representados no Conselho Nacional de Desenvolvimento, pelo presidente eleito da UNE. “Isto significa que os estudantes participarão, com direito a voto,

A coordenadora Adriana Grani e os alunos do Curso de Turismo partici-param, em maio, do 23º Congresso

Brasileiro de Turismo. O evento aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco.

Segundo a coordenadora, o congresso já se consagrou como uma das ações de estudos e debates mais respeitados no país, refletindo a postura e a perspectiva do Turismo.

O tema central deste ano foi o “Turis-mo com responsabilidade social”. Paralelo ao CBTUR 2003, realizou-se o seminário de professores de Turismo e Hotelaria, fó-rum de turismólogos, fórum de estudantes de Turismo e Hotelaria, apresentação de trabalhos técnicos e científicos e a Feira Nacional de Turismo.

de decisões importantíssimas para a sociedade brasileira”, relata Oberdan Cardoso, acadê-mico de Administração.

Além do aprendizado político que tiveram em Goiânia, o gru-po teve oportunidade de trocar experiências com alunos de todo o Brasil e de falar sobre a Me-

tropolitana. “ Q u a n d o comentamos que o nosso diretor acadê-mico abriu as portas para a UNE e está

incentivando a criação do DCE, eles ficaram surpresos, pois essa não é uma realidade na maioria das faculdades. Ficamos orgu-lhosos.”

Os acadêmicos presentes em Goiânia foram Anderson Flexa Leite (Administração – Gestão de Negócios), Darlison Rubens Flexa (Administração Geral), Oberdan de Oliveira Cardoso (Administração Geral), Michel-le Marrie Barros (Turismo) e Ozeias Leôncio Ferreira e Aris-teu Jerônimo da Silva Filho (Ci-ências Contábeis).

Reconhecimento dos Cursos de Graduação

A Faculdade Metropolitana irá, nos próximos dias, protocolar no MEC o pedido de reconhecimento dos

cursos de Graduação autorizados. Para isto, os coordenadores de cursos, profes-sores Neilson Mendes (Administração), Diéliton Oliveira (Ciências Contábeis) e Adriana Grani (Turismo), em unidade com os Colegiados de Cursos estão dan-do encaminhamento aos procedimentos necessários.

É fundamental que todos, professo-res, alunos e demais servidores, dentro de seus limites de atuação e responsa-bilidade, coloquem-se à disposição dos coordenadores para este objetivo que é de todos.

4

Colóquio Internacional Poder Local

Em junho, o professor Fernando Chalegre participou do 9º Colóquio Internacional Sobre Poder Local, na

cidade de Salvador. Chalegre apresentou o artigo “Pluriatividade: Gestão Rural e Desenvolvimento Sustentável”.

O 9º Colóquio, um evento sobre or-ganizações e territórios articulados por estratégias de gestão orientadas ao de-senvolvimento, teve como tema central “Gestão 21, Gestão do Desenvolvimento, Gestão Social”.

Realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Colóquio reuniu pesquisadores brasileiros e de outros países, constituindo-se num evento internacional, apoiado pela Associação Nacional dos Programas de Pós-gradu-ação em Administração (ANPAD) e pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR).

P rofessores, alunos e funcionários entenderam a importância e par-ticiparam com muita seriedade da

Avaliação Institucional da Metropoli-tana. Os dados estão sendo tabulados e os resultados serão conhecidos no reinício das aulas. É consenso entre os coordenadores de cursos que a Avalia-ção é um excelente instrumento para que todos possam perceber os reflexos de suas atuações e projetar as melho-rias necessárias na busca constante da qualidade.

Ação Voluntária no Loreto

A partir da sugestão da acadêmica

Jeane Anisia da Silva, do 2º perí-odo de Ciências Contábeis, a Me-tropolitana de-senvolveu projeto e executou uma ação voluntária na Associação dos Moradores do Loreto, em Piedade.

“Para realizarmos esta ati-vidade, foi fundamental a cola-boração da professora Adriana Rosa, que aceitou o convite em participar voluntariamente”, declarou a coordenadora de Pesquisa e Extensão, Regina Campos, responsável pelos con-tatos com a Associação.

“Foi muito gratificante atu-ar junto à comunidade do Lore-

to. Senti que eles aproveitaram a oportunidade para solucionar várias dúvidas sobre redação comercial”, comentou a profes-sora Adriana.

Segundo o presidente da Asso-ciação dos Moradores do Loreto, Henrique Joaquim da Silva, foi a primeira vez que uma Faculdade atuou na comunidade. “Futura-mente, gostaríamos que outras atividades fossem desenvolvidas pela Metropolitana.”

O curso, realizado em junho, foi gra-tuito para os 20 participan-tes. “Em bre-ve, estaremos a n u n c i a n d o outras ações v o l u n t á r i a s agora envol-vendo alunos”, adianta a coor-denadora.

Reunião dos professores

O s docentes da Me-tropolitana reu-niram-se no dia

14 de junho. Durante a reunião foram defini-dos procedimentos para o final do semestre. O diretor acadêmico, Geraldo Ferreira, apro-veitou para destacar a importância do envol-vimento de toda a comunidade acadêmica nas ações necessárias para o reconhecimento dos cur-sos de graduação.

No próximo dia 19, a equipe acadêmica voltará a reunir-se para planejar o segundo semestre letivo que iniciará no dia 28 de julho.

Avaliação Institucional