Micro Controladores Grupo 1 1. 2 Introdução As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas...

14
Micro Controladores Micro Controladores Gr Gr 1

Transcript of Micro Controladores Grupo 1 1. 2 Introdução As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas...

Page 1: Micro Controladores Grupo 1 1. 2 Introdução As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas através da aplicação de impulsos eléctricos. Este tipo de dispositivos.

Micro Controladores Micro Controladores Grupo 1 Grupo 1

11

Page 2: Micro Controladores Grupo 1 1. 2 Introdução As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas através da aplicação de impulsos eléctricos. Este tipo de dispositivos.

Micro Controladores Micro Controladores Grupo 1 Grupo 1

22

IntroduçãoIntroduçãoAs EEPROM’s podem ser apagadas e programadas através da aplicação de As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas através da aplicação de impulsos eléctricos. Este tipo de dispositivos também é designado por EAROM impulsos eléctricos. Este tipo de dispositivos também é designado por EAROM ( Electrically Alterable ROM). Dado que podem ser programadas e apagadas ( Electrically Alterable ROM). Dado que podem ser programadas e apagadas electricamente, as EEPROM’s podem ser rapidamente apagadas e electricamente, as EEPROM’s podem ser rapidamente apagadas e reprogramadas no próprio circuito onde inseridos.reprogramadas no próprio circuito onde inseridos.

Existem dois tipos de EEPROM’s: Existem dois tipos de EEPROM’s: 1.1. As MOS de porta flutuante;As MOS de porta flutuante;2.2. As MNON (metal-nitride-oxide-silicon).As MNON (metal-nitride-oxide-silicon).

Neste tipo de memória podemos escrever e ler mas para isso precisamos mas Neste tipo de memória podemos escrever e ler mas para isso precisamos mas para isso precisamos de quatro funções especiais – Special Function Registers para isso precisamos de quatro funções especiais – Special Function Registers (SFR).(SFR).

Mas a característica mais importante desta memória é que não perde o seu Mas a característica mais importante desta memória é que não perde o seu conteúdo quando há uma quebra de energia. Na prática significa que o que foi conteúdo quando há uma quebra de energia. Na prática significa que o que foi escrito lá permanecerá.escrito lá permanecerá.

Os dados permanecerão na EEPROM sem qualquer energia durante 40 anos Os dados permanecerão na EEPROM sem qualquer energia durante 40 anos (dependendo do fabrico do micro controlador). (dependendo do fabrico do micro controlador).

Page 3: Micro Controladores Grupo 1 1. 2 Introdução As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas através da aplicação de impulsos eléctricos. Este tipo de dispositivos.

Micro Controladores Micro Controladores Grupo 1 Grupo 1

33

Estrutura de uma célula de memória UV EEPROM

Estrutura de uma EEPROM

Page 4: Micro Controladores Grupo 1 1. 2 Introdução As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas através da aplicação de impulsos eléctricos. Este tipo de dispositivos.

Micro Controladores Micro Controladores Grupo 1 Grupo 1

44

ConclusãoConclusão

Um exemplo de um parâmetro, é uma dada Um exemplo de um parâmetro, é uma dada temperatura, fornecida a quando da programação, temperatura, fornecida a quando da programação, de um regulador de temperatura, para alguns de um regulador de temperatura, para alguns processos.processos.

Se os dados não fossem retidos seria necessário Se os dados não fossem retidos seria necessário ajustar a dada temperatura depois de cada corte ajustar a dada temperatura depois de cada corte de energia.de energia.

Visto que tal acção é impraticável (e até perigosa), Visto que tal acção é impraticável (e até perigosa), os fabricantes de micro controladores começaram os fabricantes de micro controladores começaram a instalar pequenos tipos de memória EEPROM.a instalar pequenos tipos de memória EEPROM.

Page 5: Micro Controladores Grupo 1 1. 2 Introdução As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas através da aplicação de impulsos eléctricos. Este tipo de dispositivos.

Micro Controladores Micro Controladores Grupo 1 Grupo 1

55

PIC16F84PIC16F84

No PIC16F78 a memória No PIC16F78 a memória EEPROM tem 64 bytes e EEPROM tem 64 bytes e localiza-se nos endereços localiza-se nos endereços de 00h até 63h.de 00h até 63h.

Apresente aqui uma lista Apresente aqui uma lista dos locais ou contactos dos locais ou contactos para análise competitiva (ou para análise competitiva (ou outros documentos outros documentos relacionados)relacionados)

PARA MAIS INFORMAÇÕES...

Ver pág. 7 do Data Sheet…

Page 6: Micro Controladores Grupo 1 1. 2 Introdução As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas através da aplicação de impulsos eléctricos. Este tipo de dispositivos.

Micro Controladores Micro Controladores Grupo 1 Grupo 1

66

Page 7: Micro Controladores Grupo 1 1. 2 Introdução As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas através da aplicação de impulsos eléctricos. Este tipo de dispositivos.

Micro Controladores Micro Controladores Grupo 1 Grupo 1

77

PIC16F84 (Continuação)PIC16F84 (Continuação)Na memoria EEPROM as STR encontram-se localizadas um Na memoria EEPROM as STR encontram-se localizadas um espaço especial de memória e podem ter acesso através de espaço especial de memória e podem ter acesso através de um registo especial. Esses registos são:um registo especial. Esses registos são:

1.1. EEDATA – no endereço 08h, os dados contidos aqui podem ser EEDATA – no endereço 08h, os dados contidos aqui podem ser lidos e escritos.lidos e escritos.

1.1. EEADR – no endereço 09h, que contêm os endereços da EEADR – no endereço 09h, que contêm os endereços da localização da EEPROM.localização da EEPROM.

1.1. EECON1 – no endereço 88h, que contêm o controlo dos bits.EECON1 – no endereço 88h, que contêm o controlo dos bits.

1.1. EECON2 – no endereço 89h. Este registo não existe fisicamente EECON2 – no endereço 89h. Este registo não existe fisicamente e serve para proteger a EEPROM de escritas acidentais.e serve para proteger a EEPROM de escritas acidentais.

Page 8: Micro Controladores Grupo 1 1. 2 Introdução As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas através da aplicação de impulsos eléctricos. Este tipo de dispositivos.

Micro Controladores Micro Controladores Grupo 1 Grupo 1

88

EECON1 RegisterEECON1 RegisterO registo EECON1 do endereço 88h é um registo controlo com 5 bits O registo EECON1 do endereço 88h é um registo controlo com 5 bits implementados.implementados.

Os bits 5, 6 e 7 não são usados e o 0 é o único de ler.Os bits 5, 6 e 7 não são usados e o 0 é o único de ler.

Page 9: Micro Controladores Grupo 1 1. 2 Introdução As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas através da aplicação de impulsos eléctricos. Este tipo de dispositivos.

Micro Controladores Micro Controladores Grupo 1 Grupo 1

99

EECON1 (continuação)EECON1 (continuação)O bit 0 RD (Read Control Bit)O bit 0 RD (Read Control Bit)

Permite a transferência de dados do endereço definido no EEADR para Permite a transferência de dados do endereço definido no EEADR para EEDATA.EEDATA.Mas o processo de leitura não é tão básico quanto o de escrita de Mas o processo de leitura não é tão básico quanto o de escrita de dados para o EEDATA, logo utilizam-se as seguintes instruções:dados para o EEDATA, logo utilizam-se as seguintes instruções:1 = Inicia a leitura1 = Inicia a leitura0 = Não inicia a leitura0 = Não inicia a leitura

O bit 1 WR (Write Control Bit)O bit 1 WR (Write Control Bit)Permite a escrita de dados de EEDATA para o endereço definido pelo Permite a escrita de dados de EEDATA para o endereço definido pelo EEADR.EEADR.1 = Inicia a escrita1 = Inicia a escrita0 = Não inicia a escrita0 = Não inicia a escrita

Page 10: Micro Controladores Grupo 1 1. 2 Introdução As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas através da aplicação de impulsos eléctricos. Este tipo de dispositivos.

Micro Controladores Micro Controladores Grupo 1 Grupo 1

1010

EECON1 (continuação 2)EECON1 (continuação 2)O bit 2 WREN (EEPROM Write Enable Bit)O bit 2 WREN (EEPROM Write Enable Bit)Caso este bit não existisse o micro controlador não permitiria a escrita no Caso este bit não existisse o micro controlador não permitiria a escrita no EEPROM.EEPROM.1 = Autoriza a escrita1 = Autoriza a escrita0 = Não autoriza a escrita0 = Não autoriza a escrita

O bit 3 WRERR (Write EEPROM Error Flag) – Erros durante a escrita do O bit 3 WRERR (Write EEPROM Error Flag) – Erros durante a escrita do EEPROMEEPROMEste bit só é utilizado caso, na escrita do EEPROM hajam quebras de sinal ou Este bit só é utilizado caso, na escrita do EEPROM hajam quebras de sinal ou por ter corrido antes do tempo no “watchdog timer” (se activado).por ter corrido antes do tempo no “watchdog timer” (se activado).1 = Se ocorrer um erro1 = Se ocorrer um erro0 = Se não ocorrer um erro0 = Se não ocorrer um erro

O bit 4 EEIF (EEPROM Write Operation Interrupt Flag Bit)O bit 4 EEIF (EEPROM Write Operation Interrupt Flag Bit)Bit usado para informar se a escrita do EEPROM já terminou.Bit usado para informar se a escrita do EEPROM já terminou.Quando a escrita estiver terminada, este bit será automaticamente activado.Quando a escrita estiver terminada, este bit será automaticamente activado.Após a programação dever-se-á limpar/apagar o EEIF bit, em caso de uma Após a programação dever-se-á limpar/apagar o EEIF bit, em caso de uma possível futura programação.possível futura programação.1 = Escrita terminada1 = Escrita terminada0 = Escrita não terminada ou não iniciada0 = Escrita não terminada ou não iniciada

Page 11: Micro Controladores Grupo 1 1. 2 Introdução As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas através da aplicação de impulsos eléctricos. Este tipo de dispositivos.

Micro Controladores Micro Controladores Grupo 1 Grupo 1

1111

Reading from EEPROM Reading from EEPROM MemoryMemory

Para iniciar o RD bit transfere-se os dados dos endereços do Para iniciar o RD bit transfere-se os dados dos endereços do EEADR para o EDATA.EEADR para o EDATA.

Nos dados de leitura nós não necessitamos de muito tempo para Nos dados de leitura nós não necessitamos de muito tempo para os escrever, os dados retirados da EEDATA podem ser usados os escrever, os dados retirados da EEDATA podem ser usados nas seguintes instruções:nas seguintes instruções:

Page 12: Micro Controladores Grupo 1 1. 2 Introdução As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas através da aplicação de impulsos eléctricos. Este tipo de dispositivos.

Micro Controladores Micro Controladores Grupo 1 Grupo 1

1212

Writing to EEPROM Writing to EEPROM MemoryMemory

Para escrever dados na EEPROM, o programador tem que Para escrever dados na EEPROM, o programador tem que primeiro escrever os endereços na EEADR registos e dados primeiro escrever os endereços na EEADR registos e dados na EEDATA registos. Só depois é necessário activar o bit na EEDATA registos. Só depois é necessário activar o bit WR que activará todas as acções.WR que activará todas as acções.

Se o bit WR for interrompido o bit EEIF continua a escrever. Se o bit WR for interrompido o bit EEIF continua a escrever. Isto pode ser usado em processos que foram interrompidos.Isto pode ser usado em processos que foram interrompidos.

Os endereços 55h e AAh são a1ª e 2ª chave para que não Os endereços 55h e AAh são a1ª e 2ª chave para que não ocorram acidentes enquanto se escreve na EEPROM. Estes ocorram acidentes enquanto se escreve na EEPROM. Estes dois valores são escritos na EECON2 que serve o único dois valores são escritos na EECON2 que serve o único propósito de receber estes dois valores e prevenir qualquer propósito de receber estes dois valores e prevenir qualquer acidente durante o processo de escrita na memoria da acidente durante o processo de escrita na memoria da EEPROM.EEPROM.

Page 13: Micro Controladores Grupo 1 1. 2 Introdução As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas através da aplicação de impulsos eléctricos. Este tipo de dispositivos.

Micro Controladores Micro Controladores Grupo 1 Grupo 1

1313

(continuação)…(continuação)…

As linhas 1, 2, 3 e 4 devem ser executadas nesta ordem e no As linhas 1, 2, 3 e 4 devem ser executadas nesta ordem e no mesmo intervalo de tempo.mesmo intervalo de tempo.Daí que, é muito importante desligar os interruptores que possam Daí que, é muito importante desligar os interruptores que possam modificar os tempos necessários para executar as inscrições. modificar os tempos necessários para executar as inscrições. Depois de escrever podem-se voltar a ligar os interruptores.Depois de escrever podem-se voltar a ligar os interruptores.

Page 14: Micro Controladores Grupo 1 1. 2 Introdução As EEPROM’s podem ser apagadas e programadas através da aplicação de impulsos eléctricos. Este tipo de dispositivos.

Trabalho realizado por:

Grupo 1

David Joana Luís Sergio

MicroProcessadores 20/03/03