Missões Populares -...

8
“Eu sou a videira; vós os ramos.” (João 15, 5) Ano 01 01/10/2015 1°Edição Missões Populares Sacramento da Crisma Nos dias 26, 27 e 28 de junho ocorreu, em nossa Diocese, o 1º Retiro Diocesano das Santas Missões Populares (SMP), e nossa paróquia marcou presença nesse grande evento. Pág. 04 Veja as fotos da celebração de 2015. Pág. 03 Jornal Outubro 2015.indd 1 24/09/2015 23:17:22

Transcript of Missões Populares -...

“Eu sou a videira; vós os ramos.” (João 15, 5) Ano 01 01/10/2015 1°Edição

Missões PopularesSacramento da Crisma

Nos dias 26, 27 e 28 de junho ocorreu, em nossa Diocese, o 1º Retiro Diocesano das Santas Missões Populares (SMP), e nossa paróquia marcou presença nesse grande evento. Pág. 04

Veja as fotos da celebração de 2015. Pág. 03

Jornal Outubro 2015.indd 1 24/09/2015 23:17:22

Palavra do Padre

Carta do LeitorQuem faz esse espaço é você

Expediente

Espaço Pastoral

Queridos paroquianos, neste mês dedicado às missões, refletindo sobre a vocação de todo batizado, a Igreja nos dá como modelo Santa Teresinha, a tendo como Padroeira das Missões nos ensina que há dois modos de sermos missionários na Igreja, e que podem colaborar juntos ou separados: missionário por presença física nas terras de missão, os homens ou mulheres cristãos a quem Deus concedeu tal carisma, e missionário da oração e da partil-

Padre Lupércio Martinsha, que pela oração e pela partilha se doam de modo que a graça de Deus atue na vida e na ação dos Missionários e na vida do povo que evangeliza. Estas duas formas de ser missionário na Igreja são necessárias e se completam.

Queremos por esse informativo também colabor nessa Obra missionária e principalmente na Ação Evangelizadora da Igreja. Como padre estou muito feliz por este trabalho. Nossa Paróquia neste

Caros irmãos e queridas irmãs, foi com muita alegria que, neste ano, acolhemos e iniciamos em nossa paróquia a proposta para uma catequese com inspiração catecumenal, orientada pela Diocese de Jundiaí.

Essa proposta se baseia em um processo catequético que perpassa do batismo ao sacramento da Crisma, introduzir os catequizandos nos mistérios

da fé, fazendo-os entrar num novo jeito de ser e viver a vida.

Neste processo o catequista tem papel fundamental, o de convidar e motivar os catequizandos a uma verdadeira conversão de vida, através do anúncio e do seguimento a Jesus Cristo.

Nesta perspectiva, assumimos o compromisso e temos pela frente o emocionante desafio de promover uma catequese

Queridos irmãos em Cristo, é com grande alegria que, junto ao Pe. Lupércio, a Pascom retoma o projeto de uma publicação impressa para a comunidade.

“A Videira” busca a catequese e a integração entre os paroquianos por meio de um conteúdo interativo! A partir do próximo mês, queremos receber seus

Tiragem: 2000Periodicidade: mensalCoordenação:Pe. Lupércio MartinsColaboração:Teles Aparecido ManoelLizandra Mattiuzzo C. ManoelAmanda FontaniniGiovanna BertonhaKaren RibeiroMarizilda Siqueira LansaRenata da Silva VenceslauLarissa Batista Silva

A Videira é uma publicação de distribuição gratuita que circula nas comunidades Santa Teresinha do Menino Jesus, Nossa Senhora das Graças e Santo Expedito que pertencem a Diocese de Jundiaí.

Cláudia Serrano - Coordenadora da Catequese Primeira Etapa

Larissa Batista Silva

Outubro/2015OPINIÃO

2

comentários e sugestões sobre o nosso jornal bem como sobre os eventos de nossa comunidade para serem publicados neste espaço! As cartinhas devem ser enviadas para nosso email [email protected] ou entregues na secretaria da Paróquia Santa Teresinha, até o dia 15 de cada mês.

mais evangelizadora, celebrativa, orante e vivencial, sem deixar de lado a dimensão doutrinal.

Que Maria, nossa mãe e primeira catequista, possa nos conduzir!

ano em que completa 63 anos de criação merece reviver toda memória missionária construída e aplicada. Que tenhamos um coração agradecido a Deus por Santa Teresinha, por esta Paróquia, pelas famílias que colaboram e já colaboraram sendo Missionários do Pai.

No dia 18 de outubro, na liturgia da 29º Domingo do Tempo Comum, será realizada a coleta do dia Mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária. Colabore! Ajude a nossa Igreja dar continuidade aos projetos missionários.

Jornal Outubro 2015.indd 2 24/09/2015 23:17:22

Videira em Foco

Arquivo PascomCelebração Sacramento da Crisma 2015

Arquivo PascomCelebração Sacramento da Crisma 2015

Arquivo PascomCelebração Sacramento da Crisma 2015

Arquivo PascomCelebração Sacramento da Crisma 2015

Outubro/2015

3

Curta nossa página no Facebookfacebook.com/paroquiasantateresinhajundiaisp

Jornal Outubro 2015.indd 3 24/09/2015 23:17:42

Missões Populares“Onde há amor, há missão; a missão é um caso de amor!”

Nos dias 26, 27 e 28 de junho ocorreu, em nossa Diocese, o 1º Retiro Diocesano das Santas Missões Populares (SMP), e contou com cerca de 2.500 fieis de todas as paróquias de nossa região diocesana. O evento teve por objetivo formar os agentes que serão responsáveis pela multiplicação e instrução de novos missionários em suas paróquias, tendo como eixo principal a ação evangelizadora das Santas Missões.

Sendo parte do Triênio Preparatório do Jubileu de Ouro da Diocese de Jundiaí, 2016 foi

dado com o Ano da Missão. Isso significa que os esforços da Igreja estarão voltados à resposta ao chamado de Deus: “Ide fazer discípulos meus” (Mt 8, 19), assumindo a vocação missionária que todo católico recebe no Batismo de pregar o Evangelho à toda criatura.

Em entrevista exclusiva à nossa Redação, Luiz Henrique Arantes, coordenador das SMP em nossas comunidades, relatou que a realidade da sociedade atual vetou o vínculo das paróquias situadas, principalmente, em perímetro urbano, com suas

raízes, em especial as religiosas. “Fomos levados a viver de maneira a não abrir espaço para que o Senhor Jesus seja o proprietário daquilo que somos e temos”, reflexionou.

A partir dessa necessidade de reinvenção da Igreja Católica, tanto apontada no trabalho de Nossa Santidade, o Papa Francisco, as Santas Missões Populares recebem o tratamento de um novo jeito de levar a Palavra a todos os irmãos e de colocar a Igreja em missão manente. Seu objetivo é de anunciar o “querigma”,

Giovana Bertonha

Outubro/2015CAPA

4

Jornal Outubro 2015.indd 4 24/09/2015 23:17:49

aumentando a fé e conversão dos fieis, levando todos os batizados a serem verdadeiros discípulos de Jesus Cristo e propagadores de Sua Santa Missão.

Trazendo isso para a vida das paróquias Santa Teresinha do Menino Jesus, Nossa Senhora das Graças e Santo Expedito, nas palavras do próprio coordenador paroquial das SMP, “elas (Santas Missões Populares) na comunidade querem sacudir, acordar os batizados, todos, para uma nova realidade que surge no horizonte e pelas raízes que temos e queremos resgatar”, acrescentando que dar aos filhos (as) de Deus as oportunidades para que se vejam como tais “são o principal alvo da Ação Evangelizadora no sentido da promoção da vida e da esperança”.

Nas palavras do Pe. Luís Mosconi, que já conduziu diversos

projetos de implantações das SMP em diversas dioceses do Brasil e de fora do país, “onde há amor, há missão; a missão é um caso de amor!”. Assim, podemos concluir que a vida de Santa Teresinha do Menino Jesus foi uma verdadeira missão de amor a Deus em toda a sua pequenez. Não existe missão sem oração, e toda a vida de Terezinha de Lisieux foi uma oração sincera e pura. E por isso, mesmo nunca tendo saído do Carmelo, mesmo tendo essa vontade em seu coração, ela é hoje considerada Padroeira das Missões, sempre intercedendo por aqueles que propagam a vida que vem de Cristo!

“Quisera percorrer a terra, apregoar teu nome […] Quisera ser missionário não só por alguns anos, mas quisera sê-lo desde a criação do mundo e até a consumação dos séculos” (MB 251).

Ó São João Paulo, da janela do céu, dá-nos a tua bênção!

Abençoa a Igreja, que tu amaste, serviste e guiaste, incentivando-a a caminhar corajosamente pelos caminhos do mundo, para levar Jesus a todos e todos a Jesus!

Abençoa os jovens, que também foram tua grande paixão. Ajuda-os a voltar a sonhar, voltar a dirigir o olhar ao alto para encontrar a luz que ilumina os caminhos da vida na terra.

Abençoa as famílias, abençoa cada família! Tu percebeste a ação de Satanás contra esta preciosa e indispensável faísca do céu que Deus acendeu sobre a terra.

São João Paulo, com a tua intercessão, protege as famílias e cada vida que nasce dentro da família.

Roga pelo mundo inteiro, ainda marcado por tensões, guerras e injustiças. Tu te opuseste à guerra, invocando o diálogo e semeando o amor; roga por nós, para que sejamos incansáveis semeadores de paz.

Ó São João Paulo, da janela do céu, onde te vemos junto a Maria, faz descer sobre todos nós a bênção de Deus! Amém.

Oração São João Paulo II

Outubro/2015

5

Jornal Outubro 2015.indd 5 24/09/2015 23:17:53

VideirinhaEspecial para Crianças

Receita

#FICAaDICA

Bolo de Fubá CremosoIngredientes:Massa4 xícaras (chá) de leite4 ovos2 colheres (sopa) de manteiga2 xícaras (chá) de açúcar1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado1 ½ xícara (chá) de fubá2 colheres (sopa) de farinha de trigo

TÍTULO: Só o amor nos salvaráAUTOR: Papa FranciscoEDITORA: Lucerna / Libreria Editrice Vaticana

Onde adquirir: Editora Canção Nova (R$ 34,90)

Nesta reunião de textos, cartas, homílias e mensagens escritas por Nossa Santidade, o Papa Francisco, enquanto ainda era Arcebispo de Buenos Aires, temas como o serviço aos pobres, vocação e outras polêmicas recorrentes da vida cristã nos dias atuais, são abordados de modo simples e humilde, à exemplo de seu sacerdócio, sempre amparados na Sagrada Escritura.

1 colher (sopa) de fermento em póPara decorarAçúcar e canela, à gosto.Modo de Preparo:

Em um liquidificador, coloque o leite, os ovos, a manteiga e o açúcar e bata até obter uma massa homogênea. Em uma travessa, coloque o queijo parmesão, o fubá e a farinha de trigo. Adicione o conteúdo do liquidificador e misture bem. Acrescente o fermento em pó e termine de misturar. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com fubá.

Asse em forno pré-aquecido a 150°C por aproximadamente 30 minutos. Depois de assado, desenforme e polvilhe a mistura do açúcar com a canela.

Outubro/2015ENTRETENIMENTO

6

Preç

os c

onsu

ltado

s em

22/

09/2

015,

por

mei

o el

etrô

nico

. Suj

eito

a m

udan

ças.

Jornal Outubro 2015.indd 6 24/09/2015 23:17:54

A Dimensão Missionária do Dízimo

Outubro é o mês missionário, o que nos leva a pensar, como cristãos, o que podemos fazer para ajudar na missão.

É a dimensão missionária do dízimo que nos deve servir de reflexão neste mês missionário, que consiste em investir na evangelização de pessoas que estão no nosso convívio, como também as que estão fora da área geográfica de nossa comunidade e de nossa paróquia. Vejamos o que diz o Catecismo da Igreja Católica: “O mandato missionário do Senhor tem a sua fonte última no amor eterno da Santíssima Trindade: A Igreja peregrina é por sua natureza missionária, pois ela se origina da missão do Filho e da missão do

Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai. E o fim último de missão não é outro, senão fazer os homens e as mulheres participarem da comunhão que existe entre o Pai e o Filho no seu Espírito de amor” (Catecismo da Igreja Católica 850).

Portanto, a comunidade como um todo deve sair de si mesma para ir ao encontro do outro e anunciar-lhe o Evangelho. É missão interna da Paróquia, isto é, aquela que fazemos em nossas próprias comunidades, como as Santas Missões Populares, grande marco na comemoração do Jubileu de Ouro de nossa querida Diocese, que é a evangelização dos batizados não catequizados, a formação dos cristãos que, por um ou outro motivo, não têm um participação ativa na comunidade,

tornando a Igreja: Casa de Iniciação à Vida Cristã (Plano Diocesano da Ação Evangelizadora). Roguemos a Deus para que tenhamos sempre mais missionários e missionárias que se coloquem a disposição do reino de Deus.

Deus não se deixa vencer em generosidade. Ele não precisa de nosso dízimo, mas deseja que como filhos, sejamos generosos como Ele. É muito prazeroso poder dar do melhor que temos. A confiança e a partilha são o segredo da abundância e da alegria de todos. “Não te iludas com o modo como vês, porque o homem só vê as aparências, mas Deus vê o coração…” (1Sm 16, 7) A máxima manifestação da generosidade não é doar, mas doar-se!

Obrigado, por acreditar!

Outubro/2015 DÍZIMO

7

Jornal Outubro 2015.indd 7 24/09/2015 23:17:55

Santa Teresinha

Nossa Senhora das Graças

Santo Expedito

Falecimentos

Terço dos Homens:02, 16 e 30/10, das 20h às 21h30, no Salão de FestasDevoção ao Sagrado Coração de Jesus:02/10, terço das 06h45 às 07h20Santa Missa às 07h30 e Hora Santa às 15hApostolado da Divina Misericórdia:todas as Terças-feiras e na 1ª do mês (06/10) às 15h Santa MissaEncontro da Mãe Rainha:10/10 das 15h30 às 18h. Encerramento com a missa às 18h30Preparação do Batismo:17/10 das 17 às 20h, dia 18/10 das 8h30 às 11h Apresentação e Batismo:24/10 - 18h30, 25/10 - 11h

Horários das missas:Segunda à sexta-feira: 07h30Terça e sexta-feira: 19hSábado: 18h30Domingo: 07h30, 09h30 e 19h

Terço de Jesus Agonizante:Todas as quintas-feiras, às 20hMissa Votiva de Nossa Senhora das Graças:27/10 às 19h

Horários das missas:Quinta-feira: 19hSábado: 18h30Domingo: 11h

Horários das missas:Sábado: 17h

Comunicar falecimentos até dia 15 desse mês para próxima edição

Outubro/2015AVISOS

8

Jornal Outubro 2015.indd 8 24/09/2015 23:17:57