Modelo de Folder

2
Rede de Monitoramento Hidrológico da Amazônia The Amazon’s Hydrological Monitoring Network Monitoramento Hidrológico da Amazôniaé uma atividade desenvolvida com vista à demanda de segurança social e patrimonial relacionadas a eventos danosos de cheias e secas excepcionais. O processo é fundamentado no acompanhamento das variaçes de n!veis de "gua em v"rias estaçes fluviométricas consideradas estratégicas. O produto dessa atividade permite aos órg#os de defesa civil tomar as decises necess"rias para evitar ou minimizar os potenciais danos decorrentes de fenômenos hidrológicos extremos. O centro monitoramento permite cruzar informaçes e avaliar com anteced$ncia as regies onde podem ocorrer secas ou enchentes. %ara &ue o estado rece'a as informaçes necess"rias( h" plataformas de coleta de dados )%*+s, em funcionamento. Os aparelhos possuem sensores de chuva( n!vel da "gua(e transmitem automaticamente as informaçes via satélite para os computadores instalados no centro de monitoramento( &ue estar" conectado à -ala de -ituaç#o da A A em /ras!lia. Figura 1. Nível do Rio Negro bateu a cheia histórica em !!"# $%onte& g'(# Figura 2. Ma)a da situa*+o dos níveis atuais# $%onte& Ada)tado de ,-RM(# /acia do 0io egro1 no %orto de Manaus( o 0io egro segue em processo de enchente com 23cm acima da cota de inundaç#o. )45(62m,. /acia do -olimes1 estaçes monitoradas em pico de cheias com n!veis acima da cota de inundaç#o. 7m 8tapeu"( o 0io -olimes ultrapassou em 9:cm a marca hi cheia de 4;94. /acia do Amazonas1 estaçes monitor pico de cheia com n!veis acima da c inundaç#o. 7m %arintins( o 0io Ama apenas 4<cm a'aixo do m"ximo regist cheia histórica de 4;;6. Gráfico 1. ,otagrama das maiores cheias observad em Manaus# $%onte& Ada)tado de ,-RM ,. Obs.: Os dados o'tidos s#o referentes ao 'oletim n=. ;:>;<>4;9? fornecido pela *0%M em seu endereço elet Introdu ção Objetiv os Gerais Comport amento das estações monitora das Registro das maiores cheias em Manaus

description

folder

Transcript of Modelo de Folder

Rede de Monitoramento Hidrolgico da AmazniaThe Amazons Hydrological Monitoring Network

Monitoramento Hidrolgico da Amaznia uma atividade desenvolvida com vista demanda de segurana social e patrimonial relacionadas a eventos danosos de cheias e secas excepcionais. O processo fundamentado no acompanhamento das variaes de nveis de gua em vrias estaes fluviomtricas consideradas estratgicas. O produto dessa atividade permite aos rgos de defesa civil tomar as decises necessrias para evitar ou minimizar os potenciais danos decorrentes de fenmenos hidrolgicos extremos.

O centro monitoramento permite cruzar informaes e avaliar com antecedncia as regies onde podem ocorrer secas ou enchentes. Para que o estado receba as informaes necessrias, h plataformas de coleta de dados (PCDs) em funcionamento. Os aparelhos possuem sensores de chuva, nvel da gua, e transmitem automaticamente as informaes via satlite para os computadores instalados no centro de monitoramento, que estar conectado Sala de Situao da ANA em Braslia.

Figura 1. Nvel do Rio Negro bateu a cheia histrica em 2009. (Fonte: g1).

Figura 2. Mapa da situao dos nveis atuais. (Fonte: Adaptado de CPRM).

Bacia do Rio Negro: no Porto de Manaus, o Rio Negro segue em processo de enchente com 47cm acima da cota de inundao. (28,94m). Bacia do Solimes: estaes monitoradas em pico de cheias com nveis acima da cota de inundao. Em Itapeu, o Rio Solimes ultrapassou em 13cm a marca histrica da cheia de 2012. Bacia do Amazonas: estaes monitoradas em pico de cheia com nveis acima da cota de inundao. Em Parintins, o Rio Amazonas est apenas 26cm abaixo do mximo registrado na cheia histrica de 2009.

Grfico 1. Cotagrama das maiores cheias observadas em Manaus. (Fonte: Adaptado de CPRM).

Obs.: Os dados obtidos so referentes ao boletim n. 22 do dia 03/06/2015 fornecido pela CRPM em seu endereo eletrnico.

Figura 3. Influncia da Amaznia nos demais estados brasileiros. (Fonte: Amrica do Sul: diviso poltica).

Equipe:

Anne Karollynne MonteiroArtur MadeiroCaroline Yuri AokiMarcos Andr PereiraYthana sis Aflitos

Rede de Monitoramento Hidrolgico da Amaznia

Manaus - 2015