Modelo TCP-IP

5
MODELO TCP/IP Marco Martins Nº21 10ºH

Transcript of Modelo TCP-IP

Page 1: Modelo TCP-IP

MODELO TCP/IP

Marco Martins Nº21 10ºH

Page 2: Modelo TCP-IP

A importância do modelo

Este modelo de comunicação vai garantir que todas as informações sejam recebidas no formato e configuração em que foram enviadas pelo computador de origem.

Umas das suas grandes vantagens é pela capacidade dos dados seguirem caminhos distintos ate ao destinatário independentemente do tamanho da rede.

Page 3: Modelo TCP-IP

Descrição das camadas do modelo

Camada de Aplicação - Esta camada faz a comunicação entre os aplicativos e o protocolo de transporte.

Camada de Transporte - Esta camada é responsável por captar os dados enviados pela camada de aplicação e transformá-los em pacotes, a serem repassados para a camada de Internet.

Camada de Internet - Esta camada é responsável pelo roteamento de pacotes, isto é, adiciona ao data grama informações sobre o caminho que ele deverá percorrer.

Camada de Interface com a Rede - Esta camada é responsável por enviar o data grama recebido pela camada de Internet em forma de um quadro através da rede.

Estas são as camadas do modelo TCP/IP:

Page 4: Modelo TCP-IP

Protocolos TCP/IP

Na camada de aplicação: Telnet, FTP, DNS, RIP, SNMP, SMTP.

Na camada de transporte: TCP e UDP.

Na camada de Internet: ARP, IGMP, ICMP, IP.

Na camada de interface com rede: Ethernet, Token Ring, Frame Relay, ATM.

Page 5: Modelo TCP-IP

Comparação entre o modelo OSI e o modelo TCP/IP Ambos são baseados no conceito de pilha de protocolos independentes

e a funcionalidade das camadas é muito semelhante. Por exemplo, em ambos os modelos, camadas de transporte e as demais acima dela fornecem um serviço de transporte independente de rede de fim a fim, processando pedidos de comunicação, formando o provedor de transporte. Também as camadas acima da de transporte são voltadas para o processamento de pedidos de comunicação.

O modelo OSI faz uma explícita distinção entre estes conceitos básicos. As camadas inferiores fornecem alguns serviços para as superiores. Na definição de serviço, especifica-se o que cada camada faz, não diz como as camadas acima acessão e como ela trabalha.

O modelo TCP/IP originalmente não faz esta clara distinção entre serviço, interface e protocolo, embora muitos tenham tentado mudá-lo para torná-lo mais parecido com OSI. Por exemplo, os únicos serviços reais oferecidos pela camada de internet são ENVIAR PACOTE IP e RECEBER PACOTE IP.