Módulo 11 Setor 171 - colegiorodin.com.br de materias/arquivos/Lucas/3ano... · Zona de...

15
Módulo 11 – Setor 171 Blocos econômicos I Prof. Lucas Guide 3º ano EM

Transcript of Módulo 11 Setor 171 - colegiorodin.com.br de materias/arquivos/Lucas/3ano... · Zona de...

Módulo 11 – Setor 171

Blocos econômicos I

Prof. Lucas Guide

3º ano EM

O que são Blocos Econômicos?

Os blocos econômicos são grupos de países que se unem com interesses mútuos e com objetivo de garantir o crescimento econômico e/ou o desenvolvimento nas esferas política e social.

O processo de globalização acirrou a competitividade no mercado internacional por meio da integração dos mercados, forçando os países a se unirem para alcançar ou ampliar sua participação nas trocas comerciais mundiais.

Por que integrar um Bloco Econômico?

Zona de preferência tarifária: é o mais simples processo de integração em que os países pertencentes ao bloco usufruem tarifas mais baixas do que os outros países.

Zona de livre comércio: os países-membros desse tipo de organização comercializam entre si sem barreiras alfandegárias ou com índices tarifários reduzidos.

União aduaneira: os países-membros comercializam entre si com uma taxa única de comércio (TEC – tarifa externa comum) – política comercial uniformizada.

Mercado comum: nesse tipo de bloco, encontramos pessoas, bens e capitais circulando livremente.

União econômica e monetária: os membros usam uma mesma moeda, além de ter as características de todos os tipos de bloco. Sob esse prisma, ocorre a integração total dos membros em relação às questões políticas, econômicas, sociais, ambientais etc.

Estágios de integração de um Bloco Econômico

A União Europeia (UE) é o principal bloco econômico da Europa e concentra algumas das nações mais ricas e poderosas do planeta. Trata-se de uma união econômica e política, composta por Estados-membros independentes e que têm moeda unificada.

O que é a União Europeia?

• Contexto geopolítico

– Reconstrução e busca pela paz (pós-guerra)

– Frear influência norte-americana (Guerra Fria)

• Principais tratados

– Roma (1957)

– Maastricht (1992)

– Lisboa (2009)

União Europeia

Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo)

Coop. Econ. do Carvão e do Aço (Ceca) (Alemanha Ocidental, França e Itália)

Entre 1957 e 1958, por meio do Tratado de Roma, seis Estados (Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Alemanha Ocidental, França e Itália), chamados "Europa dos Seis", fundaram a Comunidade Econômica Europeia (CEE), com a finalidade de eliminar obstáculos ao livre comércio.

Início do bloco...

A abertura das fronteiras...

O Acordo de Schengen, de 1985, é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários.

Ser detentor de um passaporte europeu te garante o direito de transitar mais facilmente por diversos países, além de poder morar em qualquer país do continente.

Fundação da União Europeia

Através do Tratado de Maastricht, de 1992, mudou-se o nome de CEE para União Europeia (UE). Foram estabelecidos fundamentos da futura integração política, onde se destacam a segurança e a política exterior, assim como a consagração de uma Constituição política e a integração monetária (Euro).

O Euro (€) é a moeda oficial de 15 dos 27 países-membros da União Europeia.

A lógica é que uma vez que produtos, serviços, pessoas e capitais são livres para circular dentro do bloco, o trabalho de efetuar o câmbio cada vez que uma fronteira é atravessada seria um impedimento para que o mercado único funcionasse da melhor forma possível, além de ser um processo custoso. O euro acaba com esse problema.

Zona do Euro

O Tratado de Lisboa, de 2009, é um pretende reformar ou alterar determinadas características legislativas do bloco conceder um maior poder ao bloco em detrimento da soberania dos Estados Nacionais.

Rumo à maior integração...

A formação ocorreu de forma lenta e gradativa para atingir o nível que se encontra atualmente. Por ser o bloco mais antigo, com mais de 50 anos, e que influenciou no surgimento de outros blocos econômicos como NAFTA, MERCOSUL e APEC. A União Europeia se apresenta em um estágio avançado.

• Questões atuais

– Novos membros (Turquia e ex-Iugoslávia)

– Manutenção do euro

– Terrorismo

– Crise migratória

– Separatismo (partidos “anti-integração”)

União Europeia

Brexit (Britain Exit) é um movimento político que defende a saída do Reino Unido da União Europeia. Este movimento é liderado, principalmente, por políticos nacionalistas britânicos, que alegam que a saída do Reino Unido da União Europeia será vantajosa para os britânicos.

Brexit

Mo

vim

en

to c

on

trár

io a

en

trad

a d

a Tu

rqu

ia:

htt

p:/

/ww

w.c

ausa

nac

ion

al.n

et/i

nd

ex.p

hp

?ite

mid

=7