Módulo 3 b redes sociais

23
Redes Sociais Pontão Ganesha

Transcript of Módulo 3 b redes sociais

Page 1: Módulo 3 b   redes sociais

 Redes Sociais

Pontão Ganesha

Page 2: Módulo 3 b   redes sociais

Esclarecer.....• A disseminação dos muitos espaços destinados ao simples

contato, ou à troca e compartilhamento de informações, saberes e opiniões através da internet, popularizou a expressão REDE SOCIAL. Passamos então a definir como “Redes Sociais” o que na verdade são os serviços de networking social, como Facebook, Orkut, etc.... Essas seriam, na verdade, REDES DIGITAIS.Mas para simplificar o processo e evitar confusão entre conceitos,

vamos continuar a tratar como Redes Sociais os espaços e ferramentas que existem e possibilitam relacionamentos

interpessoais através da internet.

Page 3: Módulo 3 b   redes sociais

Mas vale o registro:Na sociologia moderna, o conceito de rede social começou a ser usado há cerca de um século, para designar uma serie de relações entre membros de um sistema social em diferentes dimensões, desde a interpessoal à internacional. Desde então, esses conceitos vêm sendo aplicados e desenvolvidos em disciplinas diversas, como a antropologia, a biologia, a economia, a geografia, a psicologia social e, recentemente

e de forma destacada, nas ciências da informação e estudos de comunicação.Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Redes_sociais

Page 4: Módulo 3 b   redes sociais

Essa colocação ajuda a entendero alcance e importância

do conceito atrelado à expressãoREDE SOCIAL.

Page 5: Módulo 3 b   redes sociais

Em qualquer uma das duas aplicações, existem dois conceitos fundamentais para que se entenda a importância e a dinâmica de funcionamento da “rede social”:

Os “nós” expressão que denomina os indivíduos que formam as redes;

e os “laços”que se refere às relações ou interesses que unem os indivíduos.

Page 6: Módulo 3 b   redes sociais

Todos temos laços com outras pessoas

Mas um “detalhe” muitas vezes limita o incremento dos relacionamentos que podem ser estabelecidos

a partir desses laços:

Os laços sociais que TODOS possuímosmuitas vezes permanecem ocultos.

As redes sociais on-line tornam possível visualizar a toda essa rede de contatos, que tem início em uma pessoa.

Page 7: Módulo 3 b   redes sociais

Uma mesma pessoa pode ter interesses diferentes, e com propósitos variados

estabelecer laços com outros indivíduos.

Assim, podemos dizer que as pessoas e suas relações– ou os nós e seus laços – é que definem a dimensão

e o direcionamento que uma rede pode assumir.

Page 8: Módulo 3 b   redes sociais

Uma rede se faz….

Podemos demonstrar graficamente as redes sociais construindo um diagrama no qual os nós são representados por pontos e os laços por linhas. A complexidade dos diagramas – e consequentemente a densidade da rede - varia em função da densidade que une nós e laços.

Page 9: Módulo 3 b   redes sociais

Definindo de forma simplificadae segundo o que nos interessa:

Rede social é uma estrutura composta por pessoas ou organizações conectadas por um ou vários tipos de relações (de amizade, familiares, profissionais, políticas, etc.), ou que partilham conhecimento ou prestígio.

Page 10: Módulo 3 b   redes sociais

Há uma série de possibilidades,e as escolhas dependem da utilidade

que se procura no uso das redes.

Além disso, é possível – e necessário – que se estabeleça a otimização do processo de uso.

Page 11: Módulo 3 b   redes sociais

Um “passeio” por algumas redes…Criada em 2003, é a maior rede social dos Estados Unidos e a segunda maior do mundo, com mais de 110 milhões de usuários. Disponibiliza a comunicação online através de uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de usuário, e inclui um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos. MySpace é um site muito ativo, com novos membros entrando no serviço diariamente e novos recursos adicionados com freqüência. A crescente popularidade do site e sua habilidade de hospedar arquivos no formato MP3s fez com que muitas bandas e músicos se registrassem, utilizando suas páginas de perfil como um site oficial.(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/MySpace

Page 12: Módulo 3 b   redes sociais

A Ning foi fundada em outubro de 2005 por Marc Andreesen (criador do Netscape) e Gina Bianchini.Cada usuário pode criar a sua própria rede social e aderir a redes de usuários que partilhem os mesmos interesses. Ao contrário de redes chamadas generalistas, como o Hi5 ou Facebook, que condicionam a rede social à interacção pessoal, o Ning permite o compartilhamento de interesses específicos.O Ning é utilizado tipicamente por redes sociais de professores e educadores.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ning)

Page 13: Módulo 3 b   redes sociais

Uma rede de negócios comparável a redes de relacionamentos, utilizada, principalmente, por profissionais.Em Novembro de 2007, já contava com mais de 16 milhões de usuários registrados, abrangendo 150 indústrias e mais de 400 regiões econômicas. O principal propósito do site é permitir que usuários registrados possam manter uma lista detalhada de contatos de pessoas - chamadas de conexões. Os usuários podem convidar qualquer um (seja um usuário LinkedIn ou não) para tornar-se uma conexão.(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/LinkedIn)

Page 14: Módulo 3 b   redes sociais

• Rede de relacionamentos filiada ao Google, foi criada em 2004 com o objetivo possibilitar aos seus ususário conhecer pessoas e manter relacionamentos. Embora inicialmente o objetivo fosse atingir o público dos Estados Unidos, a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. Em 2009 foi lançada a nova versão, que traz atualização de notícias, um agrupamento de recados, atualizações do perfil e adição de amigos, tudo na página inicial.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orkut)

Page 15: Módulo 3 b   redes sociais

Lançado em 2004, por Mark Zuckerberg, um ex-estudante de Harvard, o Facebook era inicialmente restrito aos estudantes daquela universidade.No Facebook os ususários criam perfis que contêm fotos e listas de interesses pessoais, e trocam mensagens privadas e públicas entre si e participantes de grupos de amigos. A visualização de dados detalhados dos membros é restrita para membros de uma mesma rede ou amigos confirmados. Recursos: Mural, Gifts, Marketplace, Poke, Status, Eventos, Aplicativos e Vídeos.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orkut)

Page 16: Módulo 3 b   redes sociais

O Delicious entrou no ar no final de 2003. Sua utilidade principal supera a característica de um simples mecanismo de buscas na web: ele é uma ferramenta para que o usuário possa arquivar e catalogar seus sites preferidos e acessá-los de qualquer lugar. O usuário pode, também, compartilhar seus bookmarks (favoritos, marcadores) com os amigos e visualizar os favoritos públicos de vários membros da comunidade. (Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Delicious)

Page 17: Módulo 3 b   redes sociais

Desde sua criação em 2006 o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo, sendo descrito algumas vezes como o "SMS da Internet”.O Twitter permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. Essas atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários – os seguidores - que tenham assinado para recebê-las. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter)

Page 18: Módulo 3 b   redes sociais

A construção das relações pela internet

Atualmente, diversos estudos buscam explorar de que forma as relações se estabelecem no universo virtual.Para Senft (2008), o ato de acrescentar amigos em uma rede on-line é baseado na confiança, tanto quanto na vida off-line.

A diferença é que na vida off-line isso acontecede forma gradativa e condicional.

Page 19: Módulo 3 b   redes sociais

Tanto na construção de redes on-line quanto no processo off-line, o compartilhamento de

interesses e a popularidade acabam gerenciando as opções.

Page 20: Módulo 3 b   redes sociais

Nos dois casos, uma forma segura de se acrescentar amigos nas duas instâncias é

através do sistema de conhecer amigos que são amigos de seus amigos.

Assim, a história se repete…

Page 21: Módulo 3 b   redes sociais

Referência:

SENFT, Theresa. Camgirls: celebrity and Community in the age of social network. New York, Peter Lang Publishing, 2008.

Page 22: Módulo 3 b   redes sociais

Produção de Conteúdo

Fernanda Afonso e-mail: [email protected] Zuee-mail: [email protected] Skárnioe-mail: [email protected]

Pontão Ganesha de Cultura Digital www.ganesha.org.br

Page 23: Módulo 3 b   redes sociais

Apresentação

Thiago Skárnioe-mail: [email protected]: skarniogtalk: [email protected]: http://skarnio.tvtwitter: @skarnio

Tuxáua de Cultura Digital http://culturadigital.br/skarnio