Modulo1 1

87
Módulo I: Módulo I: Introdução às Introdução às Redes de Redes de Computadores Computadores INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA Átila Pires dos Santos Átila Pires dos Santos

Transcript of Modulo1 1

Page 1: Modulo1 1

Módulo I: Introdução Módulo I: Introdução às Redes de às Redes de

ComputadoresComputadores

INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIAINSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

Átila Pires dos SantosÁtila Pires dos Santos

Page 2: Modulo1 1

Plano de EnsinoPlano de Ensino

Ano:Ano: 2013 (1º Semestre) 2013 (1º Semestre)

Período:Período: 02/04/2013 a 26/04/2013 02/04/2013 a 26/04/2013

Carga Horária: Carga Horária: 10 encontros (40 horas)10 encontros (40 horas)

Avaliações:Avaliações: 28/02/2013 e 15/03/2013 28/02/2013 e 15/03/2013

Page 3: Modulo1 1

Redes de ComunicaçãoRedes de Comunicação

Comunicação:Comunicação: é o intercâmbio de é o intercâmbio de informação entre sujeitos.informação entre sujeitos.

Rede:Rede: sistema que interconecta N nós sistema que interconecta N nós entre si.entre si.

Page 4: Modulo1 1

Rede de ComputadoresRede de Computadores

Rede de Computadores:Rede de Computadores: “Um conjunto “Um conjunto de computadores autônomos de computadores autônomos interconectados por uma única interconectados por uma única tecnologia.” (Tanembaum)tecnologia.” (Tanembaum)

Page 5: Modulo1 1

Rede de ComputadoresRede de Computadores

O sistema de transporte público é O sistema de transporte público é semelhante a uma rede de dados. Os semelhante a uma rede de dados. Os carros, caminhões e outros veículos são carros, caminhões e outros veículos são como as mensagens que viajam dentro da como as mensagens que viajam dentro da rede. Cada motorista define um ponto de rede. Cada motorista define um ponto de partida (origem) e um ponto final (destino). partida (origem) e um ponto final (destino). Dentro desse sistema, existem regras, Dentro desse sistema, existem regras, como placas de parar e semáforos que como placas de parar e semáforos que controlam o fluxo da origem para o destino.controlam o fluxo da origem para o destino.

Page 6: Modulo1 1

Rede de ComputadoresRede de Computadores

Page 7: Modulo1 1

Rede de ComputadoresRede de Computadores

Page 8: Modulo1 1

Histórico - ARPANETHistórico - ARPANET

Page 9: Modulo1 1
Page 10: Modulo1 1

Uma porção da Internet atualUma porção da Internet atual

Page 11: Modulo1 1

LAN - Local Area NetworkLAN - Local Area Network

Uma LAN refere-se a um grupo de Uma LAN refere-se a um grupo de dispositivos interconectados que estão dispositivos interconectados que estão sob o mesmo controle administrativo.sob o mesmo controle administrativo.

No passado, as LANs eram consideradas No passado, as LANs eram consideradas pequenas redes que existiam em um pequenas redes que existiam em um único local físico.único local físico.

Page 12: Modulo1 1

LAN - Local Area NetworkLAN - Local Area Network

Embora as LANs possam ser tão Embora as LANs possam ser tão pequenas quanto uma única rede local pequenas quanto uma única rede local instalada em uma residência ou um instalada em uma residência ou um pequeno escritório, com o tempo, a pequeno escritório, com o tempo, a definição de LAN evoluiu para incluir redes definição de LAN evoluiu para incluir redes locais interconectadas que consistem de locais interconectadas que consistem de várias centenas de dispositivos, instalados várias centenas de dispositivos, instalados em vários edifícios e locais.em vários edifícios e locais.

Page 13: Modulo1 1

LAN - Local Area NetworkLAN - Local Area Network

Neste contexto, a palavra “Local” em rede Neste contexto, a palavra “Local” em rede de área local se refere ao controle de de área local se refere ao controle de consistência local e não ao fato de se consistência local e não ao fato de se estar fisicamente próximo um ao outro. Os estar fisicamente próximo um ao outro. Os dispositivos de uma LAN podem estar dispositivos de uma LAN podem estar fisicamente próximos, mas isso não é um fisicamente próximos, mas isso não é um requisito.requisito.

Page 14: Modulo1 1

LAN - Local Area NetworkLAN - Local Area Network

Page 15: Modulo1 1

WAN - Wide Area NetworkWAN - Wide Area Network

As WANs são redes que conectam LANs As WANs são redes que conectam LANs em locais geograficamente separados. O em locais geograficamente separados. O exemplo mais comum de WAN é a exemplo mais comum de WAN é a Internet. A Internet é uma grande WAN Internet. A Internet é uma grande WAN composta de milhões de LANs composta de milhões de LANs interconectadas.interconectadas.

Page 16: Modulo1 1

WAN - Wide Area NetworkWAN - Wide Area Network

Page 17: Modulo1 1

Modelo OSIModelo OSI

ISOISO foi uma das primeiras organizações para foi uma das primeiras organizações para definir formalmente uma forma comum de definir formalmente uma forma comum de conectar computadores. Sua arquitetura é conectar computadores. Sua arquitetura é chamada chamada OSIOSI ( (OOpen pen SSystems ystems IInterconnectionnterconnection).).

Esta arquitetura é um modelo que divide as Esta arquitetura é um modelo que divide as redes de computadores em sete camadas, de redes de computadores em sete camadas, de forma a se obter camadas de abstração. Cada forma a se obter camadas de abstração. Cada protocolo implementa uma funcionalidade protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.assinalada a uma determinada camada.

Page 18: Modulo1 1

Camadas do Modelo OSICamadas do Modelo OSI

Este modelo é dividido em camadas Este modelo é dividido em camadas hierárquicas, ou seja, cada camada usa hierárquicas, ou seja, cada camada usa as funções da própria camada ou da as funções da própria camada ou da camada anterior, para esconder a camada anterior, para esconder a complexidade e transparecer as complexidade e transparecer as operações para o usuário, seja ele um operações para o usuário, seja ele um programa ou uma outra camada. programa ou uma outra camada.

Page 19: Modulo1 1

Camadas do Modelo OSICamadas do Modelo OSI

Page 20: Modulo1 1

Camadas do Modelo OSICamadas do Modelo OSI

Page 21: Modulo1 1

Camadas do Modelo OSICamadas do Modelo OSI

Page 22: Modulo1 1

Camadas do Modelo OSICamadas do Modelo OSI

Page 23: Modulo1 1

Camada de AplicaçãoCamada de Aplicação

A camada de aplicação A camada de aplicação faz a interface entre as faz a interface entre as tecnologias de redes os tecnologias de redes os aplicativos que pediram aplicativos que pediram ou receberão a ou receberão a informação através da informação através da rede. Tudo nesta camada rede. Tudo nesta camada é direcionado aos é direcionado aos aplicativos e, por aplicativos e, por consequência, os consequência, os usuários.usuários.

Page 24: Modulo1 1

Camada de ApresentaçãoCamada de Apresentação

A camada de A camada de Apresentação, também Apresentação, também chamada camada de chamada camada de Tradução, converte o Tradução, converte o formato do dado formato do dado recebido pela camada de recebido pela camada de Aplicação em um Aplicação em um formato comum a ser formato comum a ser usado na transmissão usado na transmissão desse dado, ou seja, um desse dado, ou seja, um formato entendido pelo formato entendido pelo protocolo usado. protocolo usado.

Page 25: Modulo1 1

Camada de ApresentaçãoCamada de Apresentação

Um exemplo comum é a Um exemplo comum é a conversão do padrão de conversão do padrão de caracteres (código de caracteres (código de página) quando, por página) quando, por exemplo, o dispositivo exemplo, o dispositivo transmissor usa um transmissor usa um padrão diferente do padrão diferente do ASCII, por exemplo. ASCII, por exemplo. Pode ter outros usos, Pode ter outros usos, como compressão de como compressão de dados e criptografia.dados e criptografia.

Page 26: Modulo1 1

Camada de SessãoCamada de Sessão

A camada de Sessão A camada de Sessão permite que duas aplicações permite que duas aplicações em computadores diferentes em computadores diferentes estabeleçam uma sessão de estabeleçam uma sessão de comunicação. Esta camada comunicação. Esta camada está preocupada apenas está preocupada apenas com a Origem e Destino, com a Origem e Destino, abstraindo o que existem abstraindo o que existem entre eles (tratado entre eles (tratado meramente como o “canal” meramente como o “canal” por onde a Sessão ocorre).por onde a Sessão ocorre).

Page 27: Modulo1 1

Camada de TransporteCamada de Transporte Apesar do nome, a Apesar do nome, a

Camada de Transporte Camada de Transporte não realiza nenhum tipo não realiza nenhum tipo de transporte de dados.de transporte de dados.

A camada de transporte é A camada de transporte é responsável por usar os responsável por usar os dados enviados pela dados enviados pela camada acima e dividi-los camada acima e dividi-los em pequenas frações, em pequenas frações, chamadas Segmentos, chamadas Segmentos, que serão transmitidos que serão transmitidos para a camada de Rede.para a camada de Rede.

Page 28: Modulo1 1

Camada de TransporteCamada de Transporte No receptor, a camada de No receptor, a camada de

Transporte é responsável por Transporte é responsável por pegar os Segmentos pegar os Segmentos recebidos da camada de recebidos da camada de Rede, remontar o dado original Rede, remontar o dado original e assim enviá-lo à camada de e assim enviá-lo à camada de Sessão.Sessão.

Esta camada trata todos os Esta camada trata todos os dados vindos de camadas dados vindos de camadas superiores da mesma maneira, superiores da mesma maneira, mas os identifica de acordo mas os identifica de acordo com os seus conteúdos, com os seus conteúdos, através das Portas. Desta através das Portas. Desta maneira, ele multiplexa o maneira, ele multiplexa o conteúdo das camadas conteúdo das camadas superiores.superiores.

Page 29: Modulo1 1

Camada de RedeCamada de Rede

A camada de Rede é A camada de Rede é responsável pela formação responsável pela formação dos Pacotes, acrescentando dos Pacotes, acrescentando endereços lógicos (ou IP) endereços lógicos (ou IP) nos Segmentos enviados nos Segmentos enviados pela camada acima.pela camada acima.

Essa camada também Essa camada também determina a rota que os determina a rota que os pacotes irão seguir para pacotes irão seguir para atingir o destino, baseada atingir o destino, baseada em fatores como condições em fatores como condições de tráfego da rede e de tráfego da rede e prioridades.prioridades.

Page 30: Modulo1 1

Camada de EnlaceCamada de Enlace

A Camada de Enlace é uma A Camada de Enlace é uma “visualização lógica” da “visualização lógica” da Camada Física.Camada Física.

Esta camada é responsável Esta camada é responsável pela formação dos Quadros, a pela formação dos Quadros, a partir dos Pacotes entregues partir dos Pacotes entregues pela camada acima, pela camada acima, acrescentando a eles o acrescentando a eles o endereçamento físico (MAC) endereçamento físico (MAC) correspondente.correspondente.

Ela também é responsável Ela também é responsável pela transmissão e recepção pela transmissão e recepção destes Quadros e pela destes Quadros e pela detecção de erros nestes detecção de erros nestes mesmos Quadros.mesmos Quadros.

Page 31: Modulo1 1

Camada FísicaCamada Física

A camada física define as A camada física define as características técnicas dos características técnicas dos dispositivos elétricos dispositivos elétricos (físicos) do sistema. Ela (físicos) do sistema. Ela contém os equipamentos de contém os equipamentos de cabeamento ou outros cabeamento ou outros canais de comunicação que canais de comunicação que se comunicam diretamente se comunicam diretamente com o controlador da com o controlador da interface de rede.interface de rede.

Page 32: Modulo1 1

Camada FísicaCamada Física

Analógico vs Digital:Analógico vs Digital: Sinal Analógico: estados infinitos;Sinal Analógico: estados infinitos; Sinal Digital: estados finitos.Sinal Digital: estados finitos.

Page 33: Modulo1 1

Formas da TransmissãoFormas da Transmissão

Simplex (uma única direção)Simplex (uma única direção)

Half-Duplex (duas direções, não Half-Duplex (duas direções, não simultâneo)simultâneo)

Full-Duplex (duas direções, simultâneo)Full-Duplex (duas direções, simultâneo)

Page 34: Modulo1 1

Formas da TransmissãoFormas da Transmissão

Page 35: Modulo1 1

Formas da TransmissãoFormas da Transmissão

Page 36: Modulo1 1

Formas da TransmissãoFormas da Transmissão

Page 37: Modulo1 1

Concentrador (Concentrador (hubhub))

Equipamento que Equipamento que interliga diversos interliga diversos computadorescomputadores

Compartilha o meio Compartilha o meio entre todos os entre todos os computadores nele computadores nele ligadosligados

Page 38: Modulo1 1

Comutador (Comutador (switchswitch))

Equipamento que Equipamento que interliga diversos interliga diversos computadorescomputadores

NãoNão compartilha compartilha o meioo meio

Segmenta Segmenta internamente a redeinternamente a rede

Page 39: Modulo1 1

Comutador (Comutador (switchswitch))

Funcionamento: Funcionamento: “telefonista”“telefonista”

Page 40: Modulo1 1

Camadas do Modelo OSICamadas do Modelo OSI

Page 41: Modulo1 1

Domínio de ColisãoDomínio de Colisão

Onde pode acontecer uma colisão.Onde pode acontecer uma colisão.

Hub:Hub: Amplia o domínio de colisão;Amplia o domínio de colisão; Switch:Switch: Divide o domínio de colisão;Divide o domínio de colisão; Router:Router: Divide o domínio de colisão.Divide o domínio de colisão.

Page 42: Modulo1 1

Domínio de BroadcastDomínio de Broadcast

Onde um Broadcast pode ser propagado.Onde um Broadcast pode ser propagado.

Hub:Hub: Amplia o domínio de broadcast;Amplia o domínio de broadcast; Switch:Switch: Amplia o domínio de broadcast;Amplia o domínio de broadcast; Router:Router: Divide o domínio de broadcast.Divide o domínio de broadcast.

Page 43: Modulo1 1

Domínio de Colisão e de Domínio de Colisão e de BroadcastBroadcast

Page 44: Modulo1 1

Unidades do Modelo OSI Unidades do Modelo OSI ((PDU: Protocol Data UnitPDU: Protocol Data Unit))

DadoDado -- -- SegmentoSegmento PacotePacote QuadroQuadro BitBit

Page 45: Modulo1 1

EncapsulamentoEncapsulamento

Page 46: Modulo1 1

Modelo TCP/IPModelo TCP/IP

O Modelo TCP/IP é o que podemos O Modelo TCP/IP é o que podemos chamar de uma "solução prática para chamar de uma "solução prática para problemas de transmissão de dados". problemas de transmissão de dados". Existe alguma discussão sobre como Existe alguma discussão sobre como mapear o modelo TCP/IP dentro do mapear o modelo TCP/IP dentro do modelo OSI. Uma vez que os modelos modelo OSI. Uma vez que os modelos TCP/IP e OSI não combinam exatamente, TCP/IP e OSI não combinam exatamente, não existe uma resposta correta para esta não existe uma resposta correta para esta questão.questão.

Page 47: Modulo1 1

Modelo OSI e Modelo TCP/IPModelo OSI e Modelo TCP/IP

Page 48: Modulo1 1

Modelo TCP/IPModelo TCP/IP

Geralmente, as três camadas mais acima do Geralmente, as três camadas mais acima do modelo OSI (Aplicação, Apresentação e modelo OSI (Aplicação, Apresentação e Sessão) são consideradas como uma única Sessão) são consideradas como uma única camada (Aplicação) no modelo TCP/IP. No camada (Aplicação) no modelo TCP/IP. No entanto, é possível detectar as funções das entanto, é possível detectar as funções das Camadas de Apresentação e Sessão em outras Camadas de Apresentação e Sessão em outras camadas do Modelo TCP/IP.camadas do Modelo TCP/IP.

Sessão: Camada de Transporte (quando Sessão: Camada de Transporte (quando Orientada a Conexão).Orientada a Conexão).

Apresentação: Criptografia pode ser Apresentação: Criptografia pode ser implementada também nas Camadas de implementada também nas Camadas de Transporte (SSL/TLS) e Rede (IPSec).Transporte (SSL/TLS) e Rede (IPSec).

Page 49: Modulo1 1

Modelo TCP/IPModelo TCP/IP

O O conjunto de protocolos TCP/IPconjunto de protocolos TCP/IP é um é um conjunto de protocolos de comunicação conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Seu nome entre computadores em rede. Seu nome vem dos dois protocolos mais importantes vem dos dois protocolos mais importantes do conjunto: o do conjunto: o TCPTCP (Transmission Control (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o Transmissão) e o IPIP (Internet Protocol - (Internet Protocol - Protocolo de Interconexão). Protocolo de Interconexão).

Page 50: Modulo1 1

ProtocoloProtocolo

O que é: padronização de leis e procedimentos O que é: padronização de leis e procedimentos que são dispostos a execução de uma que são dispostos a execução de uma determinada tarefa.determinada tarefa.

Mas, afinal, o que é um protocolo de rede? Um Mas, afinal, o que é um protocolo de rede? Um protocolo é uma linguagem usada para permitir protocolo é uma linguagem usada para permitir que dois ou mais computadores se que dois ou mais computadores se comuniquem. Assim como acontece no mundo comuniquem. Assim como acontece no mundo real, se eles não falarem a mesma língua eles real, se eles não falarem a mesma língua eles não podem se comunicar. não podem se comunicar.

Page 51: Modulo1 1

Pilha de ProtocolosPilha de Protocolos

Todos os softwares de redes são Todos os softwares de redes são baseados em alguma arquitetura de baseados em alguma arquitetura de camadas, e normalmente nos referimos a camadas, e normalmente nos referimos a um grupo de protocolos criado para um grupo de protocolos criado para funcionar em conjunto como uma pilha de funcionar em conjunto como uma pilha de protocolos. O termo "pilha" é utilizado protocolos. O termo "pilha" é utilizado porque os protocolos de uma dada porque os protocolos de uma dada camada normalmente interagem somente camada normalmente interagem somente com os protocolos das camadas com os protocolos das camadas imediatamente superior e inferior.imediatamente superior e inferior.

Page 52: Modulo1 1

Pilha de ProtocolosPilha de Protocolos

O modelo de pilha traz a vantagem de O modelo de pilha traz a vantagem de modularizar naturalmente o software de modularizar naturalmente o software de redes, permitindo a sua expansão com redes, permitindo a sua expansão com novos recursos, novas tecnologias ou novos recursos, novas tecnologias ou aperfeiçoamentos sobre a estrutura aperfeiçoamentos sobre a estrutura existente, de forma gradual.existente, de forma gradual.

Page 53: Modulo1 1

Protocolos da Camada de Protocolos da Camada de AplicaçãoAplicação

Protocolo HTTP: usado para a Protocolo HTTP: usado para a comunicação de Sites, comunicando na comunicação de Sites, comunicando na linguagem HTML.linguagem HTML.

Protocolo DNS: usado para resolver Protocolo DNS: usado para resolver nomes de domínios em endereços de nomes de domínios em endereços de rede (IPs).rede (IPs).

Protocolo DHCP: usado para configuração Protocolo DHCP: usado para configuração dinâmica de terminais, com concessão de dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede.de configuração para clientes de rede.

Page 54: Modulo1 1

Protocolos da Camada de Protocolos da Camada de TransporteTransporte

Protocolo UDP: Realiza a função prevista Protocolo UDP: Realiza a função prevista para a Camada de Transporte, criando para a Camada de Transporte, criando Datagramas, multiplexando dados.Datagramas, multiplexando dados.

Protocolo TCP: Também realiza a função Protocolo TCP: Também realiza a função desta camada, mas também se preocupa desta camada, mas também se preocupa com o estabelecimento de uma Conexão com o estabelecimento de uma Conexão Lógica entre a origem e destino, para Lógica entre a origem e destino, para garantir a chegada de cada segmento no garantir a chegada de cada segmento no destino, através de confirmação (ACK).destino, através de confirmação (ACK).

Page 55: Modulo1 1

Protocolos da Camada de RedeProtocolos da Camada de Rede

Protocolos Roteados: Responsáveis pelo Protocolos Roteados: Responsáveis pelo endereçamento lógico. Também responsáveis endereçamento lógico. Também responsáveis pela formação dos Pacotes e pela inclusão do pela formação dos Pacotes e pela inclusão do endereçamento lógico nestes. Ex: Protocolo IP.endereçamento lógico nestes. Ex: Protocolo IP.

Protocolos de Roteamento: Responsáveis pelo Protocolos de Roteamento: Responsáveis pelo aprendizado das rotas existentes em uma WAN aprendizado das rotas existentes em uma WAN e pela escolha da melhor rota para que pacotes e pela escolha da melhor rota para que pacotes sejam encaminhados por ela. Esta escolha, sejam encaminhados por ela. Esta escolha, “subjetiva”, é feita a partir da Métrica que cada “subjetiva”, é feita a partir da Métrica que cada protocolo de roteamento possui. Ex: RIP, OSPF.protocolo de roteamento possui. Ex: RIP, OSPF.

Outros: ICMP, ARP, RARP, InverseARP, MPLS.Outros: ICMP, ARP, RARP, InverseARP, MPLS.

Page 56: Modulo1 1

Portas TCP e UDPPortas TCP e UDP

Utilizadas para multiplexação lógica na Utilizadas para multiplexação lógica na Camada de Transporte.Camada de Transporte.

Endereçamento para Serviços com Endereçamento para Serviços com tamanho de 16 bits (0 - 65.535).tamanho de 16 bits (0 - 65.535).

Por ser endereçamento, possui dois Por ser endereçamento, possui dois campos: origem e destino.campos: origem e destino.

Os protocolos TCP e UDP possuem, cada Os protocolos TCP e UDP possuem, cada um, suas próprias portas (65.536 para cada um, suas próprias portas (65.536 para cada um).um).

Page 57: Modulo1 1

Portas TCP e UDPPortas TCP e UDP

Portas bem-Conhecidas (0 até 1023):Portas bem-Conhecidas (0 até 1023): Portas que vão designar o serviço (servidor);Portas que vão designar o serviço (servidor); Pré-estabelecidas pela Iana;Pré-estabelecidas pela Iana; Exemplos TCP: 20/21 (FTP), 22 (SSH), 23 (TELNET), Exemplos TCP: 20/21 (FTP), 22 (SSH), 23 (TELNET),

25 (SMTP), 80 (HTTP), 110 (POP3), 443 (HTTPS).25 (SMTP), 80 (HTTP), 110 (POP3), 443 (HTTPS). Exemplos UDP: 53 (DNS), 67/68 (DHCP), 69 (TFTP).Exemplos UDP: 53 (DNS), 67/68 (DHCP), 69 (TFTP).

Portas Altas (1024 até 65.535):Portas Altas (1024 até 65.535): Portas que vão designar o cliente;Portas que vão designar o cliente; Decidida aleatoriamente quando a sessão for Decidida aleatoriamente quando a sessão for

estabelecida;estabelecida;

Page 58: Modulo1 1

Transmission Control Transmission Control Protocol (TCP)Protocol (TCP)

Protocolo da Camada de Transporte, que Protocolo da Camada de Transporte, que realiza aquilo que é previsto para esta realiza aquilo que é previsto para esta Camada (segmentação e multiplexação Camada (segmentação e multiplexação lógica do dado) e também para Camada lógica do dado) e também para Camada de Sessão.de Sessão.

Page 59: Modulo1 1

User Datagram Protocol User Datagram Protocol (UDP)(UDP)

É um protocolo simples da Camada de É um protocolo simples da Camada de Transporte, que realiza apenas a Transporte, que realiza apenas a multiplexação lógica do dado.multiplexação lógica do dado.

Não há qualquer tipo de garantia que o Não há qualquer tipo de garantia que o pacote irá chegar ou não (O protocolo pacote irá chegar ou não (O protocolo UDP não é confiável).UDP não é confiável).

Page 60: Modulo1 1

Topologias de Rede (Físicas)Topologias de Rede (Físicas)

Page 61: Modulo1 1

Topologias de Rede (Físicas)Topologias de Rede (Físicas)

Uma Uma topologia em barramento (topologia em barramento (busbus)) usa um usa um único cabo backbone que é terminado em único cabo backbone que é terminado em ambas as extremidades. Todos os hosts são ambas as extremidades. Todos os hosts são diretamente conectados a este backbone.diretamente conectados a este backbone.

Uma Uma topologia em anel (topologia em anel (ringring)) conecta um host conecta um host ao próximo e o último host ao primeiro. Isto cria ao próximo e o último host ao primeiro. Isto cria um anel físico utilizando o cabo.um anel físico utilizando o cabo.

Uma Uma topologia em estrela (topologia em estrela (starstar)) conecta todos conecta todos os cabos a um ponto central de concentração.os cabos a um ponto central de concentração.

Page 62: Modulo1 1

Topologias de Rede (Lógicas)Topologias de Rede (Lógicas)

Representa o modo como um meio Representa o modo como um meio compartilhado é dividido por seus compartilhado é dividido por seus membros.membros.

Os dois tipos mais comuns de topologias Os dois tipos mais comuns de topologias lógicas são lógicas são BroadcastBroadcast e e Passagem de Passagem de TokenToken..

Page 63: Modulo1 1

Passagem de TokenPassagem de Token

Controla o acesso à rede, passando um token Controla o acesso à rede, passando um token eletrônico seqüencialmente para cada host.eletrônico seqüencialmente para cada host.

Quando um host recebe o token, significa que Quando um host recebe o token, significa que esse host pode enviar dados na rede. Se o host esse host pode enviar dados na rede. Se o host não tiver dados a serem enviados, ele vai não tiver dados a serem enviados, ele vai passar o token para o próximo host e o passar o token para o próximo host e o processo será repetido.processo será repetido.

Ex: Token Ring, FDDI, ARCNETEx: Token Ring, FDDI, ARCNET

Page 64: Modulo1 1

BroadcastBroadcast

Cada host envia seus dados a todos os Cada host envia seus dados a todos os outros hosts conectados ao meio físico da outros hosts conectados ao meio físico da rede.rede.

Não existe uma ordem que deve ser Não existe uma ordem que deve ser seguida pelas estações para usar a rede. seguida pelas estações para usar a rede. A ordem é: primeiro a chegar, primeiro a A ordem é: primeiro a chegar, primeiro a usar.usar.

Ex: Ethernet (Digital, Intel, Xerox)Ex: Ethernet (Digital, Intel, Xerox)

Page 65: Modulo1 1

CSMA/CDCSMA/CD

Como a Topologia Lógica de Broadcast é Como a Topologia Lógica de Broadcast é propensa a Colisões, é necessário um propensa a Colisões, é necessário um protocolo que gerencie o uso do meio.protocolo que gerencie o uso do meio.

CSMA/CD: CSMA/CD: Carrier Sense Multiple Access Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection. with Collision Detection. É descendente do É descendente do ALOHA e ALOHA Segmentado e o mais ALOHA e ALOHA Segmentado e o mais novo membro da família CSMA para o novo membro da família CSMA para o padrão IEEE 802.3 (Ethernet).padrão IEEE 802.3 (Ethernet).

Page 66: Modulo1 1

CSMA/CDCSMA/CD

CS (CS (Carrier SenseCarrier Sense): ): Capacidade de identificar se está Capacidade de identificar se está ocorrendo transmissão, ou seja, o primeiro passo na ocorrendo transmissão, ou seja, o primeiro passo na transmissão de dados em um rede Ethernet é verificar transmissão de dados em um rede Ethernet é verificar se o cabo está livre.se o cabo está livre.

MA (MA (Multiple AccessMultiple Access): ): Capacidade de múltiplos nós Capacidade de múltiplos nós concorrerem pelo utilização da mídia, ou seja o concorrerem pelo utilização da mídia, ou seja o protocolo CSMA/CD não gera nenhum tipo de protocolo CSMA/CD não gera nenhum tipo de prioridade. prioridade.

CD (CD (Collision DetectionCollision Detection): ): É responsável por identificar É responsável por identificar colisões na rede. Caso ocorra uma colisão, o algoritmo colisões na rede. Caso ocorra uma colisão, o algoritmo de de BackoffBackoff entra em ação: espera-se um tempo aleatório entra em ação: espera-se um tempo aleatório antes de ser realizada a retransmissão.antes de ser realizada a retransmissão.

Page 67: Modulo1 1

Topologias de RedeTopologias de Rede

Page 68: Modulo1 1

Especificação EthernetEspecificação Ethernet

Page 69: Modulo1 1

Cabo Coaxial - CaracterísticasCabo Coaxial - Características

Conector BNCConector BNC Dois tipos:Dois tipos:

Coaxial Grosso (Coaxial Grosso (ThicknetThicknet)) Coaxial Fino (Coaxial Fino (ThinnetThinnet))

Coaxial Grosso: 10BASE5Coaxial Grosso: 10BASE5 10Mbps (Milhões de bits por segundo)10Mbps (Milhões de bits por segundo) ““500 metros” (485 metros)500 metros” (485 metros)

Coaxial Fino: 10BASE2Coaxial Fino: 10BASE2 10Mbps (Milhões de bits por segundo)10Mbps (Milhões de bits por segundo) ““200 metros” (185 metros)200 metros” (185 metros)

Page 70: Modulo1 1

Cabo CoaxialCabo Coaxial

A: revestimento de plástico B: tela de cobreA: revestimento de plástico B: tela de cobreC: isolador dialétrico interno D: núcleo de cobre C: isolador dialétrico interno D: núcleo de cobre

Page 71: Modulo1 1

Par TrançadoPar Trançado

Conector RJ-45Conector RJ-45 Blindado (STP), Não-Blindado Blindado (STP), Não-Blindado

(UTP) ou Híbrido (ScTP)(UTP) ou Híbrido (ScTP) 10BASE-T, 100BASE-T (Fast 10BASE-T, 100BASE-T (Fast

Ethernet) e 1000BASE-T (Giga Ethernet) e 1000BASE-T (Giga Ethernet)Ethernet) 10Mbps, 100Mbps ou 1000Mbps10Mbps, 100Mbps ou 1000Mbps 100 Metros100 Metros

Page 72: Modulo1 1

Shielded Twisted Pair (STP)Shielded Twisted Pair (STP)

Page 73: Modulo1 1

Shielded Twisted Pair (STP)Shielded Twisted Pair (STP)

Page 74: Modulo1 1

Screened Unshield TP (ScTP)Screened Unshield TP (ScTP)

Page 75: Modulo1 1

Screened Unshield TP (ScTP)Screened Unshield TP (ScTP)

Page 76: Modulo1 1

Par TrançadoPar Trançado

““Revolução” nas redes de computadores Revolução” nas redes de computadores nos anos 90:nos anos 90: Maior flexibilidade (do cabo e da topologia);Maior flexibilidade (do cabo e da topologia); Maior facilidade para troubleshooting;Maior facilidade para troubleshooting; Menor custo.Menor custo.

Page 77: Modulo1 1

Direto e CruzadoDireto e Cruzado

Page 78: Modulo1 1

Direto e CruzadoDireto e Cruzado

Page 79: Modulo1 1

Direto e CruzadoDireto e Cruzado

Obtemos um cabo Par Trançado Direto Obtemos um cabo Par Trançado Direto quando crimpamos as duas pontas do quando crimpamos as duas pontas do cabo com um mesmo padrão (T-568A nas cabo com um mesmo padrão (T-568A nas duas pontas ou T-568B nas duas pontas).duas pontas ou T-568B nas duas pontas).

Obtemos um cabo Par Trançado Cruzado Obtemos um cabo Par Trançado Cruzado (Crossover) quando crimpamos uma ponta (Crossover) quando crimpamos uma ponta com o padrão T-568A e a outra com o com o padrão T-568A e a outra com o padrão T-568B.padrão T-568B.

Page 80: Modulo1 1

Direto e CruzadoDireto e Cruzado

Page 81: Modulo1 1

Direto e CruzadoDireto e Cruzado

A decisão entre o padrão Direto ou A decisão entre o padrão Direto ou Cruzado depende do par de interfaces Cruzado depende do par de interfaces Ethernet que serão interligadas.Ethernet que serão interligadas.

Interfaces são do tipo Interfaces são do tipo MDIMDI (Medium (Medium Dependent Interface) ou Dependent Interface) ou MDIXMDIX (Medium (Medium Dependent Interface Crossover).Dependent Interface Crossover).

Page 82: Modulo1 1

Direto e CruzadoDireto e Cruzado

A decisão entre quais equipamentos A decisão entre quais equipamentos possuem interfaces MDI e MDIX possuem interfaces MDI e MDIX acompanha a Topologia de Estrela; ou acompanha a Topologia de Estrela; ou seja, para ligar uma ponta de uma Estrela seja, para ligar uma ponta de uma Estrela (computador ou roteador) ao seu centro (computador ou roteador) ao seu centro (hub ou switch), usa-se o padrão Direto. (hub ou switch), usa-se o padrão Direto. Quando desejamos escapar à topologia, Quando desejamos escapar à topologia, utiliza-se o Crossover.utiliza-se o Crossover.

Page 83: Modulo1 1

Direto e CruzadoDireto e Cruzado

Page 84: Modulo1 1

Direto e CruzadoDireto e Cruzado

Page 85: Modulo1 1

Direto e CruzadoDireto e Cruzado

Page 86: Modulo1 1

Direto e CruzadoDireto e Cruzado

Caso tenhamos um equipamento cuja Caso tenhamos um equipamento cuja interface é de um tipo diferente do interface é de um tipo diferente do esperado (por exemplo, um Switch MDI), esperado (por exemplo, um Switch MDI), devemos utilizar um cabo diferente do devemos utilizar um cabo diferente do esperado (Par Trançado Direto para ligá-lo esperado (Par Trançado Direto para ligá-lo a um Switch MDIX, por exemplo).a um Switch MDIX, por exemplo).

Interfaces Auto-MDI conseguem alternar Interfaces Auto-MDI conseguem alternar seu padrão, de acordo com a necessidade, seu padrão, de acordo com a necessidade, dispensando cabos Crossover.dispensando cabos Crossover.

Page 87: Modulo1 1

Fibra ÓpticaFibra Óptica