Morfologia - Artigo

16
ARTIGO ARTIGO

Transcript of Morfologia - Artigo

Page 1: Morfologia - Artigo

ARTIGOARTIGO

Page 2: Morfologia - Artigo

DEFINIÇÃO GRAMATICALDEFINIÇÃO GRAMATICAL

Artigo é palavra que acompanha o Artigo é palavra que acompanha o substantivo, servindo basicamente para substantivo, servindo basicamente para generalizar ou particularizar o sentido generalizar ou particularizar o sentido desse substantivo. É o que se nota no desse substantivo. É o que se nota no contraste entre:contraste entre:

umum cidadão / cidadão / oo cidadão cidadão

umum animal/ animal/oo animal animal

Page 3: Morfologia - Artigo

Em função da sua capacidade de generalizar Em função da sua capacidade de generalizar ou particularizar o sentido do substantivo ou particularizar o sentido do substantivo com que se relaciona, o artigo é classificado com que se relaciona, o artigo é classificado em em definidodefinido e e indefinidoindefinido..

Gosto muito de animais: queria ter Gosto muito de animais: queria ter umum cachorro, cachorro, umauma gata, gata, unsuns tucanos e tucanos e umasumas araras.araras.

Meu vizinho gosta muito de animais: você Meu vizinho gosta muito de animais: você precisa ver precisa ver oo cachorro, cachorro, a a gata,gata, os os tucanos e tucanos e as as araras que ele tem em casa.araras que ele tem em casa.

Page 4: Morfologia - Artigo

Caçador é atacado por onçaCaçador é atacado por onçaO lavrador Emílio C. M., 54 anos, que mora O lavrador Emílio C. M., 54 anos, que mora no município de Jacundá, por muita sorte não no município de Jacundá, por muita sorte não foi morto por uma onça. A fera, com cerca de foi morto por uma onça. A fera, com cerca de um metro e oitenta centímetros de um metro e oitenta centímetros de comprimento, atacou-o quando ele estava comprimento, atacou-o quando ele estava fazendo uma caçada na mata. Emílio, que fazendo uma caçada na mata. Emílio, que realizava a caçada acompanhado do seu realizava a caçada acompanhado do seu cão, conseguiu matar a onça, porém está na cão, conseguiu matar a onça, porém está na iminência de ficar cego do olho esquerdo. Ele iminência de ficar cego do olho esquerdo. Ele também teve as duas mãos dilaceradas pelo também teve as duas mãos dilaceradas pelo animal.animal.

(O Liberal, Belém)(O Liberal, Belém)

Page 5: Morfologia - Artigo

Observe que as palavras Observe que as palavras onçaonça e e caçada caçada aparecem aparecem mais de uma vez no texto, ambas acompanhadas mais de uma vez no texto, ambas acompanhadas de artigos diferentes:de artigos diferentes:

  

... por muita sorte não foi morto por ... por muita sorte não foi morto por uma onçauma onça..

..., conseguiu matar ..., conseguiu matar a onçaa onça, porém está na , porém está na iminência...iminência...

  

..., atacou-o quando ele estava fazendo ..., atacou-o quando ele estava fazendo uma uma caçadacaçada na mata. na mata.

Emílio, que realizava Emílio, que realizava a caçadaa caçada acompanhado do acompanhado do seu cão,...seu cão,...

Page 6: Morfologia - Artigo

ARTIGO INDEFINIDO: um, uma, uns e ARTIGO INDEFINIDO: um, uma, uns e umasumas

GENERALIZA – INFORMAÇÃO NOVAGENERALIZA – INFORMAÇÃO NOVA

Eu vi um homem correndo da polícia.Eu vi um homem correndo da polícia.

ARTIGO DEFINIDO: a, o, as e osARTIGO DEFINIDO: a, o, as e os

PARTICULARIZA – INFORMAÇÃO VELHAPARTICULARIZA – INFORMAÇÃO VELHA

O homem que vi era um bandido.O homem que vi era um bandido.

Page 7: Morfologia - Artigo

A anteposição de artigo definido a A anteposição de artigo definido a míopesmíopes e e carecascarecas não não alteraria o significado original dessas palavras no período a alteraria o significado original dessas palavras no período a seguir: “Desde que os primeiros hominídeos se juntaram seguir: “Desde que os primeiros hominídeos se juntaram numa tribo e decretaram que míopes e carecas não numa tribo e decretaram que míopes e carecas não entravam, a diferença é tudo aquilo (...).entravam, a diferença é tudo aquilo (...).

   Leia as frases abaixo e analise se a presença de artigo Leia as frases abaixo e analise se a presença de artigo

definido em definido em O diferenciadoO diferenciado indica que se faz referência a indica que se faz referência a todos os iguais: “Contradição insolúvel? É aí que entra o todos os iguais: “Contradição insolúvel? É aí que entra o diferenciado. O diferenciado é o melhor dos iguais, o diferenciado. O diferenciado é o melhor dos iguais, o diferente que deu certo — o diferente que, sendo um de nós, diferente que deu certo — o diferente que, sendo um de nós, ganha mais dinheiro do que nós.ganha mais dinheiro do que nós.

   Na frase “Ninguém seria louco de dizer que a bicha do quinto Na frase “Ninguém seria louco de dizer que a bicha do quinto

andar é um cara diferenciado”, o artigo definido na expressão andar é um cara diferenciado”, o artigo definido na expressão a bichaa bicha poderia ser substituído por um indefinido sem poderia ser substituído por um indefinido sem alteração do significado.alteração do significado.

Page 8: Morfologia - Artigo

- A notícia saiu no "The Wall Street Journal": a - A notícia saiu no "The Wall Street Journal": a

"ansiedade superou a depressão como "ansiedade superou a depressão como problema de saúde mental predominante nos problema de saúde mental predominante nos EUA". Para justificar o absurdo, o autor da EUA". Para justificar o absurdo, o autor da matéria recorre a um psicoterapeuta e a um matéria recorre a um psicoterapeuta e a um sociólogo. O primeiro descreve "ansiedade sociólogo. O primeiro descreve "ansiedade como condição dos privilegiados“como condição dos privilegiados“

- Caso tivéssemos - Caso tivéssemos uma condiçãouma condição em vez de em vez de condiçãocondição (l. 03) haveria alteração no sentido global (l. 03) haveria alteração no sentido global da frase.da frase.

Page 9: Morfologia - Artigo

Sem meias palavras, os peritos dizem Sem meias palavras, os peritos dizem algo mais ou menos assim: os algo mais ou menos assim: os americanos estão nadando em riqueza americanos estão nadando em riqueza e, como não têm do que se queixar, e, como não têm do que se queixar, adquiriram o costume neurótico de adquiriram o costume neurótico de desentocar medos irracionais para projetá-desentocar medos irracionais para projetá-los no admirável mundo novo ao redor.los no admirável mundo novo ao redor.

II - O artigo indefinido II - O artigo indefinido unsuns poderia substituir o poderia substituir o definido definido os os na linha 07, sem que houvesse na linha 07, sem que houvesse alteração no sentido da frase em questão. alteração no sentido da frase em questão.

Page 10: Morfologia - Artigo

- Os candidatos à ansiedade são, assim, Os candidatos à ansiedade são, assim, bem mais numerosos e bem menos bem mais numerosos e bem menos ociosos do que pensam o ociosos do que pensam o psicoterapeuta e o sociólogo.psicoterapeuta e o sociólogo.

III -III - As duas ocorrências do artigo As duas ocorrências do artigo definido definido oo anteposto às palavras anteposto às palavras psicoterapeutapsicoterapeuta e e sociólogosociólogo (l. 21) (l. 21) poderiam ser substituídas por um poderiam ser substituídas por um indefinido sem mudar o sentido da indefinido sem mudar o sentido da frase.frase.

Page 11: Morfologia - Artigo

PREPOSIÇÃOPREPOSIÇÃO

PREPOSIÇÃO x ARTIGOPREPOSIÇÃO x ARTIGO

Page 12: Morfologia - Artigo

Preposição é a palavra invariável que Preposição é a palavra invariável que atua como conectivo entre palavras ou atua como conectivo entre palavras ou orações, estabelecendo sempre uma orações, estabelecendo sempre uma relação de subordinação.relação de subordinação.

casa casa dede alvenaria alvenaria

Saul Saul comcom Vanderlei Vanderlei

Page 13: Morfologia - Artigo

O artigo sempre acompanha um O artigo sempre acompanha um substantivo. O artigo feminino substantivo. O artigo feminino AA só pode só pode existir, portanto, existir, portanto, antes de um antes de um substantivo feminino singularsubstantivo feminino singular. Portanto, . Portanto, nos demais casos, o nos demais casos, o AA será preposição. será preposição.

  

Emprestei Emprestei aa folha folha aa ela, que se pôs ela, que se pôs a a ler.ler.

artigo preposição preposiçãoartigo preposição preposição

Page 14: Morfologia - Artigo

IMPORTANTE : O IMPORTANTE : O aa pode ser pronome pode ser pronome oblíquooblíquo

  

Eu Eu aa vi. vi.

Eu Eu a a encontrei ontem.encontrei ontem.

Nós Nós a a compramos com dificuldade.compramos com dificuldade.

Page 15: Morfologia - Artigo

  a)a)      A casa está localizada a três milhas A casa está localizada a três milhas

daqui.daqui.b)b)    Eles devem entregar a mercadoria a Eles devem entregar a mercadoria a

qualquer um.qualquer um.c)c)      Entreguei a ela a capa e a bota.Entreguei a ela a capa e a bota.d)d)    Dei um presente a esta senhora Dei um presente a esta senhora

carente.carente.e)e)      A menina começou a gritar e a mãe A menina começou a gritar e a mãe

nada fez.nada fez.f)f)        Eu comprei um carro a álcool.Eu comprei um carro a álcool.

Page 16: Morfologia - Artigo

Quais são as seis preposições Quais são as seis preposições exigidas pelos verbos da exigidas pelos verbos da língua portuguesa:língua portuguesa:

PARA – DE – COM – POR – EM – PARA – DE – COM – POR – EM – A A