Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO...

24
Cristiany Vasconcelos acatou argumento de que liberação dos suspeitos não compromete investigações. Promotor obteve 132 votos e terá nome enviado para apreciação da governadora Rosalba Ciarlini. SÁBADO R$ 1,50 Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 Página 2 (Cotidiano) Página 8 (Cotidiano) Página 2 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSE Começa recadastramento de agentes de endemias Página 3 (Cotidiano) Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores www.omossoroense.com.br Joaquim Barbosa trata sistema prisional do RN como um dos piores do Brasil Juíza concede liberdade para investigados Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu como "desesperadora" a situação dos presídios do Estado, após avaliar dados obtidos em reunião com membros do Mutirão Carcerário. Secretaria de Saúde terá cinco dias após notificação para assumir comando administrativo da unidade materno-infantil. “Máscara Negra” Resultado Página 4 Página 8 (Cotidiano) Homens matam inimigo em academia no bairro Lagoa do Mato Página 8 (Cotidiano) Policiais militares são presos por assassinato em Afonso Bezerra Rinaldo Reis encabeça lista tríplice para procurador-geral de justiça Página 3 (Cotidiano) Justiça determina que Estado assuma Hospital da Mulher Página 2 (Regional) Secretaria anuncia convocação de 1.200 professores Página 8 (Cotidiano) PF prende quadrilha especializada em assalto a Correios Motoristas reclamam de buracos na avenida Rio Branco Cacau

Transcript of Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO...

Page 1: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Cristiany Vasconcelos acatou argumento de que

liberação dos suspeitos não compromete investigações.

Promotor obteve 132 votos e terá nome

enviado para apreciaçãoda governadora

Rosalba Ciarlini.

SÁBADO R$ 1,50Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323

Página 2 (Cotidiano)

Página 8 (Cotidiano)

Página 2

(Cotidiano)

Página 3

O MOSSOROENSE

Começa recadastramento de agentes de endemiasPágina 3 (Cotidiano)

Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

www.omossoroense.com.br

Joaquim Barbosa trata sistema prisionaldo RN como um dos piores do Brasil

Juíza concedeliberdade parainvestigados

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu como "desesperadora" a situação dos presídios do Estado, após avaliar dados obtidos em reunião com membros do Mutirão Carcerário.

Secretaria de Saúde terá cinco dias após notificação para assumir comando administrativo da unidade materno-infantil.

“Máscara Negra” Resultado

Página 4

Página 8 (Cotidiano)

Homens mataminimigo em academia no

bairro Lagoa do Mato

Página 8 (Cotidiano)

Policiais militares sãopresos por assassinato

em Afonso Bezerra

Rinaldo Reis encabeçalista tríplice para

procurador-geral de justiça

Página 3 (Cotidiano)

Justiça determina que Estado assuma Hospital da Mulher

Página 2 (Regional)

Secretaria anuncia convocação de

1.200 professores

Página 8 (Cotidiano)

PF prende quadrilha especializada emassalto a Correios

Motoristas reclamam de buracos na avenida Rio Branco

Cacau

Page 2: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Opinião2 www.omossoroense.com.brSábado, 20 de abril de 2013

uito já foi dito sobre uma refor-ma política no Brasil. Para efei-to externo, todos a defendem,

mas poucos trabalham pela sua apro-vação. Há poucos dias, o presidente daCâmara dos Deputados, Henrique Al-ves, ousou colocar o projeto em votação.Não dá para explicar que os que estãocontra não votem em plenário essa po-sição, preferindo se ausentarem do ple-nário para que a sessão seja interrom-pida. Houve casos em que faltando a de-finição legislativa, tribunais superio-res regulamentaram alguns pontos, co-mo a verticalização dascoligações, a infidelida-de partidária e a parti-cipação de partidos na-nicos no horário eleitorale na verba do fundo par-tidário, matérias quenão interessavam aoscongressistas que modi-ficaram a Constituiçãoe impediram os fatos.

Nas últimas eleições,o Congresso autorizouque houvesse modifica-ções nas normas eleito-rais vigentes para queum novo partido, o PSD,fosse beneficiado. Os de-putados que se filiaramà nova legenda levaram com eles o tem-po do horário eleitoral gratuito e a quo-ta do fundo partidário. Quinta-feira pas-sada, entretanto, aconteceu exatamen-te o contrário. Os que votaram sim, aju-dando ao PSD, votaram a mesma maté-ria, mas em sentido contrário. A vota-ção foi concluída no mérito, exceção doPPS, PSDB, PSB e PV, que se mantive-ram coerentes. Pelas regras atuais, amaior parte do fundo e da propagandaeleitoral é distribuída de forma propor-cional ao tamanho das bancadas. Comas novas regras, os partidos em forma-ção serão atingidos e inviabilizados.

Um dos objetivos da aprovação dessenovo projeto de lei é inviabilizar o pro-jeto de Marina Silva, que trabalha naformação de um novo partido, Rede daSustentabilidade, para concorrer à Pre-sidência da República. O PPS, que es-tudava uma fusão com o PMN, preferiuqueimar etapas e executar o projeto a to-que de caixa, evitando as limitações donovo projeto eleitoral. Além de MarinaSilva, o governador Eduardo Campostambém será prejudicado, pois não ha-verá tempo suficiente para uma possí-vel fusão com outras legendas. O gover-

no saiu vitorioso por-que dificultou a com-posição de liderançasnacionais que possibi-litaria levar a suces-são presidencial a umsegundo turno. Mas éassim que funciona apolítica, sempre ten-dente ao casuísmo demomento.

Como porta-voz dogoverno, o ministroGilberto Carvalho de-fendeu a aprovação doPL, afirmando que fi-delidade partidárianão é oportunismonem é preciso ter pres-

sa em criar novos partidos. Na verdade,o projeto tira das legendas novas possi-bilidades de acesso ao fundo partidárioe ao tempo de televisão. O governadorEduardo Campos reagiu e considerou amanobra como antidemocrática, pois li-mita espaço de expressão de uma corren-te de opinião legitimamente reunida emtorno da liderança da ex-senadora Ma-rina Silva. O líder do PT na Câmara con-siderou não ser justo fundar partido deocasião para tirar tempo de partidos jáconsolidados. Essa não é uma questãode governo, afirmou, mas de partido e quediz respeito apenas à Câmara.

[email protected]

ALEJURNO presidente da Academia de Letras

Jurídicas do Rio Grande do Norte (Ale-jurn), Adalberto Targino, confirmou a so-lenidade de necrológio do seu pranteadosócio-fundador, dr. Luciano Alves Nó-brega, a ser proferido pelo acadêmico Ar-thúnio da Silva Maux, no dia 26 de abrilde 2013, às 10h, no auditório da Procura-doria-Geral do Estado, em Natal.

GRIPEAté o dia 26 deste mês vai funcionar,

nos postos de saúde do município de Mos-soró, a vacinação contra a gripe. Não es-queçam. Tomara que aqui não façam co-mo em Natal, onde um profissional da saú-de (dentista) foi tomar a vacina num pos-to e lá chegando foi informado que a va-cina só era para idosos e presos.

COMEMORAÇÃOO Dia do Agente de Viagem, que trans-

correrá neste dia 24 de abril, mereceráatenção especial do Hotel VillaOeste.Neste dia a Braavo Turismo vai promo-ver um ação de relacionamento com osagentes locais. O evento está previsto pa-ra as 19h, no Canacafé, onde os convida-dos serão recepcionados com um Café Ro-yal.

ROMARIANeste dia 1º de maio, uma quarta-feira,

feriado internacional, será realizada a Oi-tava Romaria dos Coroinhas e da Infân-cia e Adolescência Missionária. Preveemos seus organizadores que cerca de milpessoas participarão desse evento. To-dos deverão estar na Serra do Lima (Pa-tu), às 5h30.

AGNELOAgnelo Alves disse categórico: "o gover-

no está à deriva e esse governo de Rosal-ba Ciarlini está abaixo do sofrível". Quan-to à possibilidade de uma recuperação,Agnelo sentenciou: "Está muito em cimapara a recuperação. O prazo que ela temé este ano e deste ano já se passaram trêsmeses".

ZEROReproduzo ainda palavras de Agnelo

Alves: "coitada (de Rosalba), a seca émaior, e ela não tem um plano de gover-no, quanto mais contra a seca. A propa-ganda dela é muito bem feita. Mas o re-púdio ao nome dela é em todo canto, emqualquer conversa. Ela se movimenta,se mexe, vai de um lado para outro e vice-versa, mas o resultado do seu governo ézero".

DESASTREAgnelo Alves foi mais além: "A saúde,

como a segurança e a educação, é um de-sastre absoluto. Não tem como analisarsem ser cruel, e eu não quero ser cruel,mas o governo dela está abaixo do sofrí-vel. Agora, tem um detalhe: quem recla-ma dela é o povo. As lideranças políticasa poupam de críticas, e os que fazem opo-sição a ela não têm voz. Vejo a agonia to-da em todo o RN. E o RN está à deriva".(Declarações dadas ao Jornal de Hoje, Na-tal)

ZÉ LEZINDois shows do humorista Zé Lezin ho-

je, no Teatro Municipal Dix-huit Rosa-do. O primeiro show às 20h, e o segundoshow às 22h. Ingressos ao preço de 60reais, a inteira, e 30 reais, a meia-entra-da.

ESCOLADenúncia que nos chega diz que a Es-

cola Estadual Cônego Estevão Dantas es-tá caindo aos pedaços. Não há outra coi-sa a se dizer. Só essa.

OLISMARLupércio Luiz não esconde de ninguém

e, pelo contrário, faz questão de relatarque recebeu uma contribuição sobrema-neira importante do "meu patrão", Olis-mar Lima, na elaboração do seu livro "Pe-quenas Grandes Histórias do FutebolMossoroense".

MEU NOMELeio no meio das histórias narradas por

Lupércio que há um momento em que meunome é citado como um dos cronistas es-portivos da época. Deve ter sido no iníciode minha atividade radiofônica, quandoeu estava com todo gás.

SANDRA E LARISSAComo seria de esperar, também ficaram de fora das citações do boletim informa-

tivo da Prefeitura as deputadas Sandra e Larissa Rosado. E Sandra, principal-mente, que conseguiu naquela audiência que a presidente da Petrobras autorizas-se a doação de todos os poços que não estão produzindo petróleo e estão dando água.

COMPORTAMENTOEsse modelo de comportamento só contribui para apequenar a administração

municipal e tem, com a mais absoluta certeza, a reprovação da grande maioria dosmossoroenses de bem.

UNIÃOFaltou nos registros do boletim informativo oficial da Prefeitura o necessário

reconhecimento de que essa ação da classe política do Rio Grande do Norte e deoutras entidades foi resultado de uma união de todos, indistintamente. E não foitrabalho de uma pessoa só.

M

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207

[email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

atual gestão municipal de Mosso-ró, a despeito de ter propalado aosquatro ventos que era uma ad-

ministração que apregoava a moderni-dade e a renovação, está no seu princí-pio enveredando por caminhos escusose condenáveis, miúdos, do radicalismoe da pequenez. Uma prova disso se deuontem, quando foi expedido pelo gabine-te da prefeita Cláudia Regina um bole-

tim informativo partido de sua Asses-soria de Comunicação ignorando com-pletamente o vereador Genivan Vale,que teve a ideia inicial e articulou asbases da audiência que foi concedidapela presidente da Petrobras, Graça Fos-ter, aos representantes do Rio Grandedo Norte. Com o detalhe de que naque-la comitiva Genivan era uma autorida-de constituída.

AUma atitude pequena Casuísmos e mais casuísmos

laí[email protected]

LaíreEmery Costa Rosado

Jornal

Nas últimas eleições, oCongresso autorizou que

houvesse modificações nasnormas eleitorais vigentespara que um novo partido, o PSD, fosse beneficiado.

Page 3: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Declaração

Presidente do STF e do CNJ disse isso após visitar o Pavilhão II da Penitenciária de Alcaçuz

Joaquim Barbosa afirma que sistemaprisional do Estado é muito desumano

Líder afirma quesaiu de votação porestar em minoria

O presidente do Conse-lho Nacional de Justiça edo Supremo Tribunal Fe-deral, ministro JoaquimBarbosa, declarou que osistema carcerário do RioGrande do Norte está en-tre os piores do Brasil. "Émuito desumano ver o quenós vimos aqui hoje", ava-liou Joaquim Barbosaapós visitar o Pavilhão IIda Penitenciária Estadualde Alcaçuz, em Nísia Flo-resta, na tarde de ontem.Para o presidente do CNJ,o mais urgente é fazer umatentativa de humanizarminimamente as situa-ções vistas nas inspeçõesdo Mutirão Carcerário.

No local, Joaquim Bar-bosa constatou a situaçãodegradante a qual estãosubmetidos os mais de 160apenados daquele pavi-lhão. Ao todo, Alcaçuzabriga mais de mil conde-nados. No Pavilhão II, opresidente do CNJ se de-parou com um cenário"caótico e desumano". Ce-las sem ventilação ou ilu-minação, gambiarras nasfiações elétricas, urina es-correndo pelos corredores,estrutura física do pavi-lhão completamente de-gradada, forte cheiro deurina e fezes, além de pro-blemas com o sistema deesgoto, que está empoça-do ao lado do local. Estasforam algumas das cenasvistas pelo ministro Joa-quim Barbosa em sua ins-peção ao presídio.

Em conversa com o juizde Execuções Penais e cor-

O líder do governo,Manoel Bezerra de Ma-ria (DEM), afirmou queorientou a bancada a es-vaziar o plenário na úl-tima quarta-feira por-que estava em minoriano momento em que se-riam colocados para vo-tar requerimentos quepediam a prestação decontas relativas a 2012da ex-prefeita Fafá Ro-sado (DEM) e a lista decargos comissionadosacompanhados de jus-tificativas.

O demista explicouque os requerimentosseriam votados de sur-presa. "Você sabe queoposição é oposição enão vai votar pelo go-verno. A gente não po-dia votar um requeri-mento oral daquele jei-to", acrescentou.

Ele disse que perce-beu que estava em mi-noria no momento emque o vereador FlávioTácito (DEM) se ausen-tou do plenário para re-

solver questões de saú-de e o vice-líder do go-verno, Claudionor dosSantos (PMDB), tam-bém precisou sair.

Conforme ManoelBezerra, não há ne-nhum problema em vo-tar os requerimentossugeridos por TomazNeto (PDT) e Jório No-gueira (PSD). "Não ti-nha nenhum problema,mas era uma decisão debancada, e a gente pre-cisava mostrar união eforça", declarou.

CARGOSManoel Bezerra dis-

se ainda que não hou-ve a criação de novoscargos nos projetosaprovados às pressasna última terça-feira."O próprio Genivan Va-le (vereador da oposi-ção) reconheceu que oscargos foram regula-mentados. Não tem es-sa criação toda de car-gos", garantiu.

regedor do presídio, Hen-rique Baltazar, o presiden-te do CNJ quis saber de-talhes sobre a situação dospresos, se tinham banhode sol, acesso a a serviçosde saúde e visitas íntimas.Mas o que mais chamousua atenção foram as con-dições precárias da in-fraestrutura e a situaçãodos apenados.

"Muito pouco ou quasenada foi feito do último mu-tirão para cá. As coisas nãoevoluíram. As autoridadesdeste Estado precisam re-fletir seriamente sobre es-se problema. É um avan-

ço civilizacional que pre-cisa ser feito urgentemen-te porque as consequên-cias desse descaso, desseabandono, se refletem nodesassossego social", de-clarou o ministro em cole-tiva à imprensa.

Questionado sobre quemedidas devem ser toma-das para melhorar essa si-tuação, Joaquim Barbosarespondeu que "o Gover-no do Estado sabe muitobem o que precisa ser fei-to, já há dois anos. Nada foifeito, há reclamações deque há entraves adminis-trativos. Me prontifiquei a

conversar com a governa-dora do Estado e o minis-tro da Justiça para remo-ver esses entraves".

O presidente do CNJfrisou que a resolutivida-de dos problemas do sis-tema carcerário são de in-cumbência do Poder Exe-cutivo local. "A medida aser feita quem tem que fa-zer não somos nós, o Judi-ciário. O que falta aqui naverdade é a tomada de de-liberações concretas nosentido de pelo menos mi-nimizar uma situação queé caótica, que é desuma-na", encerrou.

Barbosa conheceu detalhes do sistema prisional no RN

Sandra destaca importância de pronunciamento para reuniãoA deputada federal

Sandra Rosado (PSB) ficousatisfeita com a reuniãoentre os políticos do RioGrande do Norte e sindica-lista com a presidente daPetrobras, Graça Foster.

Em entrevista ao “Ob-servador Político”, ela lem-brou que foi a primeira par-lamentar do Estado a tra-tar do assunto, quando fezum pronunciamento naTribuna da Câmara dosDeputados.

A socialista lembrouque, após sua fala, foidesencadeada uma sériede fatos que resultaramna garantia do retornodos 1.300 postos de tra-balhos perdidos. "Foi porcausa dessa voz que eu

levantei que todos se jun-taram. A classe políticafoi provocada a partir doeco daquele meu pronun-ciamento. O vereadorGenivan Vale convocoua audiência pública queresultou nessa audiên-cia", acrescentou.

Ela também destacou opapel do Sindicato dos Pe-troleiros: "O Sindicato te-ve um peso decisivo, sem-pre fornecendo as ações.Elaborou um documentobastante importante. Odocumento dos trabalha-dores foi entregue à Petro-bras. Queria agradecer aopresidente do Sindicatodos Petroleiros, JoséAraújo, pela elaboração dodocumento".

Sobre a união da banca-da do Rio Grande do Nor-te, Sandra destacou que émais comum do que seimagina um grande núme-ro de parlamentares poti-guares em torno de uma lu-ta. "Nós tivemos a grata sa-tisfação. Isso é normal. Écomum o prefeito solicitara audiência, por exemplo,e toda a bancada se fazerpresente", citou.

Sobre a audiência, San-dra elogiou a postura deGraça Foster e disse ter fi-cado otimista porque fo-ram apresentadas dataspara a solução do proble-ma. "A audiência foi extre-mamente positiva. A pre-sidente Graça Foster é umamulher extremamente ob-

jetiva, trouxe cinco asses-sores e disse que o proble-ma tem dia e hora para serresolvido. Até o dia 30 deabril todas as licitações se-rões concluídas. Até o fi-nal de maio todos os empre-gos perdidos serão recupe-rados. Cada diretor fezuma exposição de sua áreae ela disse que a Petrobrascontinua a investir no RioGrande do Norte. Lembrouque uma empresa que in-veste em estudos e pesqui-sas não queria sair do Es-tado", frisou.

Ela disse também terficado satisfeita com a ra-pidez com que Graça Fos-ter tratou da disponibi-lização dos 100 poçostamponados. "Quando fiz

esse pedido, as outras pes-soas aplaudiram essa ini-ciativa. A presidente Gra-ça Foster determinou deimediato, dizendo que es-se era um problema de ur-gência. Mossoró se utili-za de apenas dois poços.Minha sugestão é que ospoços sejam entreguesaos municípios e aos Es-tados", destacou.

Por fim a parlamentarlamentou a falta de trans-parência com que a Prefei-tura de Mossoró trata aquestão dos royalties. "Ogoverno do município nãoexplicita como é aplicadoo dinheiro da Petrobrasem Mossoró. Por muitotempo a gente achou quea construção do teatro foi

feita pela Prefeitura, masfoi com recursos da Petro-bras", destacou.

CAMPOSDurante a entrevista,

ainda houve tempo parase tratar de política. San-dra Rosado disse acredi-tar que Eduardo Camposseja candidato a presiden-te da República. "Tudo es-tá fazendo crer que o nos-so presidente EduardoCampos será candidato.Ele disse que só trata de2014 no próximo ano, masele tem feito um trabalhocom muita habilidade.Nós torcemos para que eleencontre o melhor cami-nho para o nosso PSB",concluiu.

Requerimentos

Entrevista

Política 3www.omossoroense.com.br Sábado, 20 de abril de 2013

Page 4: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

4 www.omossoroense.com.brSábado, 20 de abril de 2013

Cargo

Rinaldo Reis foi o mais votado e encabeça a lista tríplice

Rinaldo Reis deve ser o novo procurador-geral de justiça

Promotores indicam listapara procurador-geral

Reunião

João Maia discute emendas com prefeitos

O promotor do Patri-mônio Público RinaldoReis encabeça a lista pa-ra procurador-geral dejustiça do Estado do RioGrande do Norte que se-rá encaminhada à gover-nadora Rosalba Ciarlini(DEM).

Na votação que transcor-reu ontem, ele obteve 132votos contra 82 votos da-dos ao colega Oscar Hugo de

Souza Ramos, diretor-ger-al do Ministério Público.

A banca apuradora doMP ainda registrou 4 vo-tos em branco e 19 absten-ções de um colégio de 213promotores e 21 procura-dores.

A última palavra a res-peito de quem será o no-vo procurador-geral dejustiça do Estado do RioGrande do Norte será da-

da pela governadora Ro-salba Ciarlini. Tradicio-nalmente, o chefe doEexecutivo respeita a de-cisão dos promotores e no-meia o primeiro colocado.

A posse do novo procu-rador-geral está marcadapara junho. Rinaldo Reisdeverá substituir o procu-rador Manoel Onofre Ne-to. O mandato vai até2015.

Uma manhã dedicada àdiscussão com prefeitos evice-prefeitos do partido esuas prioridades para osmunicípios, além da des-tinação de emendas par-lamentares. Assim foi oEncontro do PR realizadoontem, na Fazenda Sam-burá, em São Gonçalo doAmarante.

Na ocasião, o prefeito deSão Gonçalo do Amarante,Jaime Calado, anfitrião doevento, abriu o encontroapresentando um vídeo so-bre as ações realizadas nomunicípio, além de desta-car como tem feito para fa-zer uma boa administra-ção pública, mesmo com aqueda de receita e a seca,fatores que mais preocu-pam os prefeitos. JaimeCalado também distribuiuexemplares de livros edita-dos pela prefeitura sobre osaspectos socioeconômicose cultural do município.

Presente ao encontro, opresidente da Federaçãoda Agricultura do Estadodo Rio Grande do Norte -Faern, José Vieira, desta-cou a problemática da se-ca e a necessidade derever a situação do Nordes-te em relação às contrapar-tidas do Pacto Fede-rativo. "Precisamos colocaro Nordeste de acordo comos serviços oferecidos e

suas prioridades. Não po-demos perder oportunida-des em relação aos esta-dos do Sudeste", disse. Naoportunidade, José Vieiraagradeceu ao deputadoJoão Maia pelo empenhode todas as solicitações fei-tas pela federação junto aoCongresso Nacional.

O presidente estadualdo PR, deputado federalJoão Maia destacou a ne-cessidade de eleger as prio-ridades para destinar asemendas e apresentar osprojetos aos ministérios.Na segunda-feira, o depu-tado deverá fazer a apre-sentação das prioridadese chamou a atenção dosprefeitos para priorizar oenvio dos projetos.

A seca foi um dos prin-cipais assuntos abordadospelo deputado João Maia."Precisamos de soluçõesdefinitivas, mas precisa-mos de ações de emergên-cia", disse. A relação doagricultor com o Banco doNordeste também foi cri-ticada pelo deputado. "Obanco sabe que o créditonão presta e o agricultorsabe que não pode pagar.O banco obriga o agricultorregistrar a confissão de dí-vida e isso precisa mudar.O agricultor não sabe on-de buscar para pagar a dí-vida", defende o deputado.

João Maia tambémcitou exemplos de proje-tos, como o Programa deApoio e Desenvolvimen-to da Aquicultura, do Mi-nistério da Pesca, ondequem participa recebe umtrator de esteira e uma es-cavadeira. "Temos que terobras estruturantes pa-ra ajudar a conviver coma seca. A gente tem queaprender a gerir água. Fa-zer as interligações dasbacias. Se tivermos umsistema que se possa in-terligar e administrarquando faltar. Eu acredi-to em parcerias. Precisa-mos procurar ajuda", ar-gumentou João Maia.

A mesa do encontro foicomposta pelo deputadoJoão Maia, o deputado es-tadual George Soares, oprefeito Jaime Calado, opresidente da Câmara deS. Gonçalo, Geraldo Verís-simo, o vice-prefeito de Jar-dim de Angicos, Victor Tei-xeira e o presidente daFaern (Federação da Agri-cultura do Estado do RioGrande do Norte), JoséVieira.

Logo após o encontro,o prefeito Jaime Cala-do levou os participantespara uma visita às obrasde construção do Aero-porto de São Gonçalo doAmarante.

Política

[email protected]

Barreto

EspertezaComo todo mundo sabe, os petroleiros e o vereador Genivan Vale (PR) elabo-

raram dois documentos que juntos receberam o nome de “Carta de Mossoró” paraser entregue a presidente da Petrobras, Graça Foster. O que quase ninguém sabeé que durante a audiência de quinta-feira, a prefeita Cláudia Regina (DEM) pediuao vereador Genivan Vale para dar uma “olhadinha” no documento. Segundos de-pois ela se levantou e entregou o material a Graça Foster. O republicano, claro, fi-cou bastante constrangido. Pegou mal.

DesculpaA Prefeitura de Mossoró tem usado a desculpa que não houve a criação de car-

gos comissionados na votação de terça-feira. Uma meia verdade. Após alguns diasanalisando o documento percebi que há alguns criados e outros regulamentados.Se está tudo tão perfeitinho por que danado a prefeitura não explicou isso desde ocomeço e demorou tanto para enviar o projeto?

ProfissionalizaçãoSe por um lado a prefeitura falha nesse tipo de comunicação, por outro acerta

na forma profissional como a assessoria de imprensa atua. Ontem fiquei admira-do com a estrutura montada para a coletiva da prefeita Cláudia Regina. Modelode organização com a cara do século XXI.

A hora da águasta semana ficará na história do Rio Grande do Norte pela rara demonstraçãode maturidade política dada por nossos representantes. Ficou claro que quan-

do os políticos querem e se unem as coisas acontecem. Essa união estadual impõerespeito em Brasília, ou no caso específico no Rio de Janeiro. Agora é aguardar alicitação do dia 30. Que tal termos essa mesma união em torno do abastecimento deágua. Esta semana o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) trouxe a infor-mação, pouco comentada na mídia, que o Rio Grande do Norte está à beira de co-lapso no abastecimento de água. Isso é muito grave. Não adianta falar em raciona-mento. Quem mora em Mossoró está em racionamento permanente há anos. Quan-do não falta o precioso líquido, ele chega dia sim, dia não. Só este último aspecto jácaracteriza um racionamento embora não fale disso abertamente. Chegou a horade se fazer uma cruzada para atrair os recursos federais para resolver essa questão.Garibaldi disse que foi o governador das águas. Wilma pondera que ela fez maisobras nesse setor que o hoje ministro. Tenhamos agora a bancada da água.

SaúdePor dever de justiça a coluna registra que o

vereador Flávio Tácito (DEM) saiu do plenáriono dia em que a bancada governista escafedeu-se para não participar da votação de requeri-mentos que pediam transparência na Prefeitu-ra de Mossoró. Flávio está fazendo tratamen-to de saúde e precisou ir ao médico. Foi a saí-da dele que levou o líder do governo ManoelBezerra (DEM) esvaziar o plenário porquenaquele momento o governo era minoria.

SilêncioPresidente da Assembleia Leg-

islativa, Ricardo Motta (PMN) é umdos políticos mais discretos que já vi.Talvez por isso a insatisfação dele como deputado estadual Antonio Jácome(PMN) só esteja sendo exposta ago-ra depois que foi criada a MobilizaçãoDemocrática.

PresidênciaQuando eleito presidente da As-

sembleia Legislativa em 2011, Mot-ta foi obrigado a ouvir duras críticasde Jácome que na condição dedeputado mais votado em 2010 acha-va-se no direito de ocupar o cargo.

PMNQuando os que iam para o PSD

ficaram no PMN, Motta esperava as-sumir a presidência do partido pelacondição de presidente da Assem-bleia, mas Antonio Jácome não cedeu.A briga apareceu de novo.

ArgumentosO argumento de Ricardo Motta para

assumir a MD é forte. Ele afirma quecomo presidente da Assembleia Leg-islativa teria mais força para atrair out-ros parlamentares para o novo par-tido.Jácome rebate lembrando que temtambém essa mesma capacidade. E as-sim vai nos bastidores.

ParadaOs professores da rede municipal de

ensino estão em pé de greve. Eles cobramo pagamento do retroativo relativo aomês de janeiro, entre outras reivindi-cações. Por parada de advertência nosdias 23, 24 e 25 de abril.

EleitoO promotor Rinaldo Reis foi o mais

votado na eleição para procurador-ger-al de Justiça. Ele teve 132 votos contra82 de Oscar Hugo. Agora será encam-inhada uma lista para a governadoraRosalba Ciarlini fará a nomeação.

E

JórioO vereador Jório Nogueira (PSD) tem ganhado muitos pontos com o vice-

governador Robinson Faria. Quando este vem a Mossoró é ele quem tem dadomais atenção entre os membros do PSD local. Um líder político de verdade costu-ma reconhecer isso. Enquanto isso, Francisco José Júnior, presidente da CâmaraMunicipal, segue cada vez mais distante do líder. Flerta com uma dobradinhacom Henrique Alves em 2014 e tem uma aliança com a governadora Rosalba Cia-rlini em Mossoró via Cláudia Regina.

Page 5: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Opinião 5www.omossoroense.com.br Sábado, 20 de abril de 2013

Notas da Redação

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

AVALIAÇÃO - O presi-dente do STF e do CNJ,ministro Joaquim Bar-bosa, disse que "a situa-ção carcerária no Esta-do é desesperadora". Eleclassificou o sistema pri-sional do RN como umdos piores do Brasil.

SUJEIRA - Após as chu-vas de Mossoró, anteon-tem, houve muito traba-lho para o serviço de co-leta da Prefeitura. Váriosbairros com lixo nas ruas.Culpa também de mora-dores. Alguns não fazemsua parte na limpeza.

VISITAO ministro da Pesca, Marcelo Crivella, visitará ho-

je, 20, a Colônia de Pescadores e Aquicultores de NísiaFloresta. Na ocasião, será assinada um decreto deocupação e licenciamento ambiental e um protocolode intenções de repovoamento de espécies nativas.

IMPOSTO A Prefeitura de Mossoró prorrogou pagamento da

cota única do IPTU 2013. As novas datas de vencimentoforam fixadas nos dias 10 de maio, 10 de junho, 10 dejulho, 9 agosto, 10 de setembro e 10 de outubro.

COMPETIÇÃOO projeto Maratona Fotográfica chega à sua fase

final de competição. As atividades que retratam orio Apodi-Mossoró serão realizadas hoje, 20, emAreia Branca. A premiação ocorrerá no dia 9 demaio, em Mossoró.

Sábado (20/4)

Alberto pede para Guiomar ir embora de sua casa. Ester tenta conter Alberto, que de-monstra a revolta que sente pela mãe. Guiomar decide oferecer um jantar para os pais deEster. Samuel aceita o convite de Guiomar, prevendo uma oportunidade de descobrir ossegredos de Dionísio. Lino se interessa por Carol. Taís conta para Hélio sobre a intençãode Cassiano em denunciar Dom Rafael e Alberto. Ciro pede Mila em namoro. Alberto sur-preende Samuel na suíte de Dionísio procurando por uma pista que o incrimine.

Flor do CaribeVânia conta para Roberta que Juliana brigou com

Nando por sua causa. Nando conta para Ulisses quetambém gosta de Roberta. Juliana encontra a bonecarussa em sua casa. Kiko resolve doar todas as roupasque comprou para conquistar Frô. A boneca russa caida bolsa de Juliana, e Felipe e Nando disputam parapegá-la. Otávio avisa a Veruska sobre os diamantes.Carolina foge de casa. Olívia e Juliana seguem Nandoe Felipe. Veruska invade o apartamento de Roberta,rouba os diamantes e foge com Nenê. Veruska e Nenêse encaminham ao balcão da companhia aérea.

Guerra dos Sexos

Morena e Théo têm uma conversa decisiva. Berna mar-ca um encontro com Wanda. Aisha pede para o pai nãofazer nada contra sua mãe. Sheila avisa a Lucimar queviu Wanda. Lívia manda Wanda trazer Rosângela aoseu encontro. Lucimar espera Wanda na frente do hotel.Théo e Morena terminam. Nunes sugere que Érica vá comThéo para a Turquia. Neuma não deixa Lucimar se apro-ximar de Wanda. Rosângela fica apreensiva ao saberque a chefe quer falar com ela. Jô fala para Russo queMorena voltou para a Turquia. Amanda revela que Car-los não é filho de Gustavo. Berna se encontra com Wan-da.

Salve Jorge

os últimos anos um tema vemganhando espaço nos círcu-los midiáticos do Brasil: a in-

clusão social. Apesar das campa-nhas, ainda existe resistêcia porparte das escolas e dos empregado-res em acolher os portadores de ne-cessidades especiais. O grande de-safio está em romper com os precon-ceitos que perpassam a sociedade.A maioria prejulga uma pessoa comnecessidades especiais como um in-divíduo inválido que só traz encar-gos às vidas das pessoas "normais".As propostas lançadas pelas políti-cas públicas em relação a essa ques-tão não suportam o efeito real dasituação. Isso ocorre porque a cons-cientização de igualdade de direitose a inclusão social são discutidasde forma muito precária. A falta deinteresse da população surge comoagravante, pois quem não sofre comas barreiras impostas pela falta deadaptação não consegue compreen-der o sofrimento que isso causa aquem necessita. Observa-se que aempatia com essas necessidadesnormalmente vem de pessoas quevivenciam essas experiências.

A política nacional para a edu-cação inclusiva propõe o acesso decrianças portadoras de necessida-des especiais nas escolas, porémnão disponibiliza aos educadores asinstruções necessárias. Alguns pro-fessores procuram se especializare relatam as dificuldades encontra-das por eles para educar de formacorreta esses alunos. Entende-seque a escola deve ter como priori-dade a inclusão dessas crianças,proporcionando a elas a aprendiza-gem de tudo aquilo que é necessá-rio para suas vidas. Todavia, os edu-cadores devem estar preparadospara dar assistência e saber lidarcom as suas dificuldades e limita-ções. Sendo assim, poderão ava-liar de forma coerente o desempe-nho desses alunos, sem sobrecar-regá-los ou forçá-los além de suasrestrinções. Instrução e treinamen-to são fundamentais para tal. Nãoé dever das crianças especiais seadaptarem à escola, mas, sim, daescola a elas. Infelizmente, não éisso que acontece.

Uma preocupação dos psicólogosem relação à inclusão são as condi-ções que muitas crianças portado-ras de necessidades especiais en-

contram dentro e fora da sala de au-la: a falta de preparação dos pais eprofessores para lidar com esse te-ma, e falta de esforço para com-preender o outro e suas diferenças.Muitos portadores de necessidadesespeciais convivem com situaçõesde bullying, agressões, isolamentoe, a mais grave de todas, que é apunição pelo simples fato de nãocorresponderem àquilo que se es-pera delas, por falta de empatia dequem convive. A maneira como es-sas pessoas são tratadas reflete di-retamente em seu comportamento.Se elas têm boas condições em ca-sa e na escola, são tratadas com ca-rinho e paciência, consequente-mente serão mais sociáveis. Toda-via, se forem vítimas de impaciên-cia ou maus-tratos, poderão se tor-nar agressivas. Algumas passampor um quadro de depressão pro-funda e acabam no isolamento, de-sistindo de vez de tentar aprender,pois não encontram suporte parasuas necessidades. Se os cuidadose respeito com o outro existirem, es-sa realidade pode passar por umatransformação. Se a escola estiveraberta para a inclusão e ofereceras condições de adaptação, certa-mente conseguiremos proporcionaraprendizagem e a sociedade se tor-nará, de fato, mais justa.

A inclusão no mercado de traba-lho é outro tópico delicado presen-te nesta temática. A vontade de tra-balhar existe, bem como a capaci-dade para exercer funções, porémo preconceito consegue dificultar acontratação de pessoas portadorasde necessidades especiais. De acor-do com o art. 93 da Lei 8.213/1991,empresas com cem ou mais empre-gados estão obrigadas a preencherde dois a cinco por cento dos seuscargos com beneficiários reabilita-dos ou pessoas portadoras de neces-sidades especiais. Infelizmente, nãovemos isso acontecer na prática.

Um dos fatores que impedem osportadores de necessidades espe-ciais de entrarem no mercado de tra-balho é o obstáculo que as famíliasimpõem na tentativa de protegê-loscontra o preconceito e eventuais di-ficuldades que eles possam vir a so-frer dentro do ambiente de traba-lho. Muitos pais preferem que osfilhos se aposentem, em vez de tra-balharem. Falta o discernimento

para avaliar a vontade de inclusãoque o portador de necessidades es-peciais sente. É possível levar umavida normal e saudável, mesmo comlimitações. A capacidade de traba-lhar dessas pessoas é a mesma dequalquer um. Da mesma forma queo trabalhador sem necessidades es-peciais, elas só precisam desenvol-ver as aptidões necessárias para de-sempenharem a função a qual fo-rem designadas e garantir seu es-paço dentro do emprego. O maisimportante é o respeito às diferen-ças. O portador de necessidades es-peciais deve ser estimulado a desen-volver suas aptidões e dessa formaagregar valores à sua condição detrabalhador. A missão é trazer oindivíduo excluído socialmente aomercado de trabalho para que pos-sa exercer o seu direito de cidadão,participando dos aspectos da vidano sentido econômico e, dessa for-ma, inseri-lo totalmente na socie-dade. Entretanto, o cuidado comcargos incompatíveis com o desem-penho do portador de necessidadesespeciais deve ser tomado, para evi-tar traumas que possam vir a im-possibilitar o indivíduo de trabalharpor sofrimento psicológico.

Apesar de acontecer de formamuito lenta, estamos evoluindo emrelação à inclusão social. A tendên-cia mundial é que, cada vez mais, pes-soas com necessidades especiais pas-sem a ser vistas pela sociedade co-mo cidadãos e não como "deficientes".Chegará o dia em que essas pessoasserão conhecidas por seus nomes, en-dereços, identidades e não aponta-das como aquelas que "não podemandar, ouvir, enxergar etc". Não sepode limitar um ser humano a umacaracterística apenas, somos par-tes de um todo. Não são as limitaçõesfísicas e/ou mentais que determinamo potencial e o desenvolvimento dealguém como aluno e, futuramente,profissional. Dentro de um ambien-te favorável, é possível aprender, de-senvolver aptidões e habilidades,contanto que haja adaptação. As pes-soas especiais, quando recebem umaeducação adequada, são capazes dese mostrarem produtivas e indepen-dentes. Basta ter o incentivo neces-sário e condições apropriadas, paraque qualquer ser humano possa de-senvolver seus pontenciais, e viverde maneira saudável e feliz.

N

Inclusão social e atualidadeTALITA AZEVEDO

Estudante de Psicologia

ATRASADO - Ontem, oinício da solenidade deentrega das obras de am-pliação da Justiça Fede-ral foi atrasado em maisde meia hora por causada prefeita Cláudia Re-gina. Juízes federais eimprensa esperaramlongos minutos a chefedo Executivo chegar pa-ra dar início à cerimônia.

DESTAQUE - Com maisde oito mil matrículasrealizadas entre janeiroe fevereiro, o Senai/RNé o segundo no Nordes-te em Educação a Dis-tância, ficando atrásapenas da Bahia. Em to-do o Brasil, no primeirobimestre de 2013, o Se-nai realizou mais de 112mil matrículas.

Page 6: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Economia6 www.omossoroense.com.brSábado, 20 de abril de 2013

MARIANA BRANCORepórter da Agência Brasil

BRASÍLIA - O Conse-lho Monetário Nacional(CMN) oficializou a pror-rogação por dez anos dasdívidas de agricultoresafetados pela seca. A de-cisão vale para as parce-las com vencimento em2012, 2013 e 2014. O pa-gamento do valor refinan-ciado começa em 2015 pa-ra produtores em geral eem 2016 para agriculto-res familiares.

A flexibilização foianunciada pela presiden-ta Dilma Rousseff. Se-gundo o secretário-ad-junto de Política Econô-mica do Ministério da Fa-zenda, o custo para o Te-souro será R$ 2,1 bilhões.

Além do direito de re-negociarem as parcelasreferentes aos três anos,os agricultores familiaresterão um desconto de80%, caso quitem em diaas prestações do refinan-

ciamento. De acordo comJoão Rabelo, o alocamen-to do início da quitação pa-ra os anos de 2015 e 2016visa a dar tempo aos pro-dutores rurais para re-comporem as perdas coma estiagem que os preju-dicou em 2012 e 2013.

O CMN publicou ain-da uma terceira resoluçãoautorizando agricultoresda Região Nordeste a re-negociar dívidas contrata-das até 2006, utilizandorecursos do Fundo Cons-titucional do Nordeste(FNE) e do Fundo Cons-titucional do Norte (FNO).A taxa de juros do refinan-ciamento será 4,12% aoano, mas pode cair para3,5% graças a um bônusde adimplência de 15%.Além disso, foi retirada aobrigatoriedade de entra-da para os financiamen-tos. A resolução concedeuainda outro bônus deadimplência de 15% sobrea parcela, além do conce-dido sobre os juros.

Decisão

Conselho Monetário Nacional prorroga por dezanos dívidas de agricultores afetados pela secaO pagamento do valor refinanciado começa em 2015 para produtores em geral e em 2016 para agricultores familiares

A flexibilização foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff

Page 7: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Policiais militares só usaram armas letais em ocupação do Carandiru, diz réu

Julgamento

GIRO PELO MUNDO

Comandante afirma que, assim que pelotão entrou, foram ouvidos estampidos e clarões, que foram interpretados como tiros, que foram revidados

Na posse, Maduro acena à unidade nacional:"estou disposto a conversar até com o diabo"

Na Venezuela

O tenente-coronel dareserva Ronaldo Ribeirodos Santos, capitão à épo-ca do massacre do Caran-diru, admitiu em interro-gatório na tarde dessasexta-feira (19) no júri po-pular que acontece no Fó-rum da Barra Funda (zo-na oeste de SP) que os po-liciais só possuíam armasletais ao entrarem no pre-sídio supostamente pa-ra conter uma rebelião.Ele afirmou ainda que,assim que seu pelotão en-trou no local, foram ou-vidos estampidos e cla-rões, que se foram inter-pretados como tiros, queforam revidados pela PM.

A resposta do policial,aposentado há quase oi-to anos, foi em perguntafeita pelos jurados. Elesquiseram saber se os po-liciais entraram no segun-do pavimento – onde ocor-reram as 15 mortes pelasquais são julgados os 26PMs– com armas letais enão-letais e se os escudosusados pelas tropas eramà prova de bala, o que eletambém confirmou.

Por outro lado, indaga-do pelos jurados se haviabombas entre os PMs,Santos disse: "Que eu sai-ba, não".

O depoimento do réudurou duas horas e meia.Ele foi apresentado peladefesa ainda como pres-bítero de igreja, ex-pas-tor, professor e escritor.

Santos afirmou que aentrada no Carandirufoi "legal e necessária","haja vista a gravidadeda situação". "Não ha-via outra alternativa",

Brasil/Mundo 7www.omossoroense.com.br Sábado, 20 de abril de 2013

Vizinho de suspeito, brasileiro dizque fugitivo é "quieto e tranquilo"

O brasileiro AntônioGomes tem um café narua Cambridge, ondemorava um dos dois sus-peitos de terem coloca-do bombas na Maratonade Boston, nos EstadosUnidos. Ele definiuDzhokhar Tsarnaev co-mo um jovem “de boaaparência, quieto, tran-quilo e sossegado”.

Em entrevista àBandNews FM, Gomesreconheceu o rapaz, quejá tinha ido algumas ve-zes a seu café, após a úl-tima foto divulgada pe-lo FBI e disse ter um sen-timento de “estar dor-mindo com o inimigo”.

Ele também contouque a polícia pratica-mente lacrou a cidade.“O sistema de transpor-te não está funcionando,pediram às pessoas paranão saírem de casa e aoscomércios para não abri-rem”, concluiu.

IMAGENSNa quinta-feira, o FBI

divulgou imagens dosdois suspeitos do atenta-do em Boston, que apa-recem caminhando pelaBoylston Street, no meioda multidão que assistiaà maratona.

Ambos carregavammochilas grandes, e se-gundo o FBI, o homem deboné branco colocouuma das duas bombas dolado de fora de um res-taurante na rua, minu-tos antes da primeira ex-plosão.

Depois da divulgaçãodas fotos, as autoridadesintensificaram os contro-les na fronteira com o Ca-nadá. O efeito provocadopelas imagens foi tãogrande que, minutos de-pois da publicação no si-te do FBI, o portal entrouem colapso.

Horas antes, o presi-dente Barack Obama ha-via prometido encontraros autores do atentado,ao participar em uma ce-rimônia ecumênica nacatedral de Santa Cruzde Boston.

De acordo com a in-vestigação do FBI, os au-tores do atentado utili-zaram bombas de fabri-cação caseira, dentro depanelas de pressão compregos e pedaços de fer-ro, o que deixou muitosamputados, além dostrês mortos.

OPERAÇÃO POLICIALUm dos suspeitos do

atentado em Boston mor-reu no hospital, após sercapturado na madrugadadessa sexta-feira duran-te uma vasta operação po-licial, que prosseguia noencalço do segundo ho-mem envolvido no ataquedurante a maratona.

O suspeito foi captu-rado em Watertown, naregião de Boston, duran-te a caçada ao assassinode um policial no campusdo MIT (Instituto Tecno-lógico de Massachu-setts), segundo o jornalBoston Globe.

Em uma cerimôniacarregada de emoção, Ni-colás Maduro foi jura-mentado como presiden-te constitucional da Vene-zuela nessa sexta-feira(19/4). Maduro se postu-lou ao cargo após a mortede Hugo Chávez em 5 demarço e a posterior con-vocação de eleições peloCNE (Conselho NacionalEleitoral), marcadas pa-ra domingo (14/4). No dia,o presidente saiu vence-dor com pouco mais de50% dos votos sobre o can-didato derrotado Henri-que Capriles. Ele, por sua

vez, questiona o resulta-do. O poder eleitoral ve-nezuelano aceitou nessaquinta-feira (18/4) audi-tar 46% dos votos restan-tes, processo que deve de-morar um mês.

A filha de Chávez, Ma-ria Gabriela, entregou afaixa presidencial a Ma-duro, ajudada pelo presi-dente da assembleia,Diosdado Cabello

“Venezuelanos e vene-zuelanas, me dirijo semexclusões. Falo a uma pá-tria inclusiva, de todos etodas”, disse Maduro noinício do discurso de pos-

se, já com a faixa presiden-cial, entregue pela filha deChávez, Maria Gabriela.Ele em seguida agradeceua presença das mais de 60delegações internacionaisà cerimônia. “Agradeço oesforço, dadas as circuns-tâncias especiais que es-tamos vivendo”, afirmou,se referindo aos dias detensão vividos na Vene-zuela desde a eleição. Pou-co depois, um homem in-terrompeu o discurso. Elelogo foi retirado do localpor seguranças.

Maduro lembrou asoito pessoas que morre-

ram durante onda de vio-lência na segunda-feira(15/4), desatada após Ca-priles rechaçar a procla-mação de Maduro comopresidente no CNE, umprocedimento obrigató-rio após o anúncio do re-sultado. Na ocasião elepediu que seus simpati-zantes descarregassema "arrechera" (indigna-ção) nas panelas, mas al-guns setores promove-ram incêndios e vandali-zação. “Não vai existirimpunidade com os cri-mes contra os humildes”,ressaltou.

afirmou o policial.Segundo Santos, antes

de o pelotão que ele con-trolava, da Rota, tropa deelite da PM paulistana, oBatalhão de Choque daPM havia tentado uma in-tervenção. "A reação [dospresos à entrada do Bata-lhão de Choque] foi vio-lenta", disse.

O PM aposentado afir-mou ainda que portava,na hora da invasão, umametralhadora e um revól-

ver calibre 38. Santos dis-se que fez três disparoscom seu revólver e que ne-nhum deles atingiu pre-sos. Ele afirmou que nãousou sua metralhadora.

"TUDO MUITO RÁPIDO"O PM aposentado afir-

mou que a ação dentro dopavilhão 9 do Carandirufoi rápida --durou cerca de20min. "Tudo foi muitorápido. Assim que chega-

mos ao pavilhão, a coisaaconteceu", afirmou.

Santos disse tambémque após a ação teria vis-to "quatro ou cinco corpos"--ele disse que não pode-ria informar se os deten-tos estavam mortos. APromotoria o indagou so-bre o fato de ter dito, noinquérito militar, que ha-via três corpos. O PM apo-sentado afirmou que nãohavia passado essa infor-mação na ocasião.

Pilha com volumes do processo é colocada no plenário momentos antes do início do primeiro dia de julgamento

O suspeito Dzhokhar Tsarnaev ainda não foi encontrado

Page 8: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Social8 www.omossoroense.com.brSábado, 20 de abril de 2013

Cur

ta-M

etra

gem

SocialLUXO SÓ

Casa lotada de gente bacana queatendeu ao convite de Fábio Porci-no/Késia e de Ângela Santos para co-memorar aniversário, lançamentose a "ordem na casa" dada por Chrys-tian de Saboya e sua Casa de Ideias.Cada um no seu quadrado foi a pala-vra de ordem de Chrystian para rein-ventar os mais de 20 mil produtos decama, mesa, banha, utilidades e de-coração na sessão "de luxo" no se-gundo piso da Porcino Design. Dá gos-to de ver. Passe por lá e confira!

ANIMARAM A FESTANa lista de convidados da festa do

aniversário da Porcino Design/Ân-gela Santos Visual estavam VeraDiógenes Rosado, Elizenir Jales Ro-sado, Carol e Ceição Fernandes, Edi-te Souto, Maria Zélia Fernandes,Afrânio e Cláudia Pedrosa, JoãoMarques Neto e Fátima, Eider Me-deiros e Luana, Vasconcelos Neto eZuíla, Vânia Azevedo, Rose Cantí-dio, Márcia Rejane e Evelane Maia,Vaninha Vale, Regina Duarte Va-le, Rafaela Costa com Disraelli Mou-ra, Marilene Paiva, Sérgio Chaves,Careca e Lucinha, ex-prefeita FafáRosado, Aninha Borges Soares, Del-vai Valdes, Christiane Barreto, Fá-tima Carlos, Melina Carlos Pinto eNey Morais.

@ Hoje é dia de enviar parabénspara Singrid Marcelino Rosado,Adriana Morais,Kaline Alves Castro,Glênio Alves Diniz e José Maria Via-na, que aniversariam. Parabéns!

@ O Hotel Thermas realiza todasas segundas e quintas-feiras, das 19hàs 20h30, uma partida de futebol entrefuncionários do hotel, hóspedes e clien-tes com cartão-passaporte. A ideia, se-gundo o gerente-geral Washington Sou-za, é parte de uma estratégia que visaaproximar e desenvolver o bom rela-cionamento entre funcionários,hóspedese frequentadores do hotel.

@ Amanhã traremos a coberturacompleta do lançamento do livro “Fu-tebol de Mossoró - Pequenas Gran-des Histórias”, de Lupércio Luiz deAzevedo,com fotos da arquiteta Pau-la Duarte, filha do escritor.

@ Frank Soares e Fernanda sem-pre arrumam um jeitinho para esta-rem juntos. Em casa, no trabalho e como grupo evangelizador em torno da me-sa. Quinta-feira, o casal bacana esco-lheu o restaurante Trattoria para o en-contro com os amigos de fé.

@ As deputadas Sandra e Laris-sa Rosado vieram direto, sem para-da, da reunião com a presidenta daPetrobras,Graça Foster,para o lança-mento do livro de Lupércio Luiz.

@ Aninha Borges Soares foi a pre-sença do coração que encontramos nafesta do aniversário da Porcino Design.O tempo e o vento se encarregaramde promover o encontro que começoulogo cedo no estacionamento do BB.Fezbem ao coração.

@ Liana Suassuna circulou na fes-ta do aniversário da Porcino Designexibindo um visual arrojado. Lourae vestindo verde, a bacana espalhouluzes e cores no ambiente.

Maria Zélia Fernandes e Edite Souto festejando o aniversário da loja de Fábio e Késia

Carol e Ceição Fernandes com Guia Benavides no aniversário da Porcino Design

Jimena Vasconcelos e Isabele Vale na festa do aniversário da Porcino Design

Casal anfitrião Fábio Porcino e Késia

[email protected]

PintoCréditos -Célio Duarte

Page 9: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

MOSSORÓ-RN - SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2013 DECISÃO

Justiça determina que Estado assuma o Hospital da Mulher

PÁGINA 3

Órgão conta com sala de treinamento, posto de atendimento bancário e novos espaços para perícia

Judiciário possui 3,5 mil processos em andamento

Subseção Mossoró da Justiça Federal do RN amplia sua estrutura física em 40%

Atualmente, a Subse-ção de Mossoró da JF/RN,que atende 12 cidades daregião (Tibau, Grossos,Areia Branca, Porto doMangue, Serra do Mel,Baraúna, GovernadorDix-sept Rosado, FelipeGuerra, Apodi, Caraú-bas, Upanema e Jan-duís), possui mais de 3,5

processos em tramitação.Segundo a diretora Cín-tia Brunetta, a maior par-te, 1,3 mil, se refere aoJuizado Especial, quecompete, entre outrasatribuições, julgar cau-sas de competência daJustiça Federal com o va-lor de até 60 salários mí-nimos. "Todos esses pro-

cessos já são virtuais. Te-mos ainda, em cada vara,entre 800 e 900 execuçõespenais", explicou.

Questionada se exis-te uma demanda repri-mida de processos emMossoró, a juíza federalCíntia Brunetta diz quenão. "Nós temos conse-guido julgar por mês

mais processos do querecebemos. Por dia, nósatendemos cerca de 100pessoas", detalhou.

Para atender a de-manda crescente daJF/RN em Mossoró, no-vos servidores foramcontratados, e há previ-são de que dois novos juí-zes sejam convocados

para a subseção da ci-dade. "Esta semana, járecebemos dois novosservidores, e na próximasemana três novos fun-cionários serão integra-dos à equipe. Hoje con-tamos com quatro juí-zes, e com essa amplia-ção foram construídosgabinetes para mais

dois. Como temos umconcurso em andamen-to para a 5ª Região daJustiça Federal, quecontempla o RN, a ex-pectativa é que essesmagistrados possam serchamados até o final davalidade do certame, ouseja, o final deste ano",conclui Cíntia Brunetta.

O diretor do Foro daJustiça Federal do RioGrande do Norte, juiz fe-deral Janilson BezerraSiqueira, entregou, namanhã de ontem, 19, a no-va estrutura física daSubseção Mossoró do ór-gão judiciário, que agoraestá ampliada em cercade 40%, dispondo de espa-ço para a instalação deum miniauditório, sala detreinamento, posto deatendimento bancário,três novas salas de au-diência, e duas para pe-rícia.

"É um imenso prazerreceber essa ampliaçãoda construtora responsá-vel pelas obras e entregá-la aos servidores, magis-trados, população em ge-ral. Fico feliz em fazê-loenquanto diretor, eu quefui presidente da Comis-são de Construção desseprédio que hoje abrigatrês varas federais", des-tacou Janilson Bezerra.

Em coletiva dada à im-prensa mossoroense, o di-retor do Foro da JF/RNdestacou que com a am-pliação o órgão poderá darmais celeridade aos pro-cessos em tramitação,além de oferecer maisconforto e comodidadeaos que buscam os servi-

ços realizados pelo órgão.Janilson Bezerra tam-bém revelou que a virtua-lização dos processos emtramitação nas três varasfederais (8ª, 10ª e 13ª) ins-taladas na cidade estásendo efetivada dentro doprazo.

"O Rio Grande do Nor-te foi pioneiro nesse pro-cesso de virtualização noâmbito da Justiça Fede-ral, incluindo Mossoró,mas essa modernizaçãoleva tempo, é algo vaga-roso, porque precisamosconcluir os processos an-tigos, em papel, ainda emtramitação, para poder-mos dar sequência a es-se trabalho", explicou.

Presente na cerimôniade entrega da ampliação,a diretora da SubseçãoMossoró da JF/RN, juízafederal Cíntia Brunetta,revelou dados que dimen-sionam a importância doórgão para a cidade. "Aolongo desses oito anos emque a Justiça Federal es-tá inserida em Mossoró, jáforam solucionados maisde 50 mil processos, rea-lizadas mais de 10 mil pe-rícias e seis mil audiên-cias. Minha participaçãonesse processo de amplia-ção da estrutura foi míni-ma, nada teria sido feito

COTIDIANOAvanços

Diretor do Foro da JF/RN, Janilson Bezerra, visitou ontem as novas instalações do prédio

Cacau

sem o apoio dos servidorese magistrados", pontuou.

Ainda de acordo comCíntia Brunetta, a nova

estrutura já está em fun-cionamento, apontandoque foram realizadas 30audiências e 40 perícias

no novo espaço. "A JF/RNestá de portas abertas pa-ra todos, até mesmo parareceber eventuais recla-

mações. Para nós, é umaalegria muito grande vera subseção crescer dessaforma", frisou a juíza.

Page 10: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Ministério Público e Prefeitura recadastram agentes de endemias

Controle

Aflam promove segunda edição de Sarau com convidadas especiais

Evento

Transeuntes dizem que grande número de crateras tem dificultado o fluxo de automóveis na região

Aflam promove segunda edição de Sarau na quinta-feira

Cacau

Gerais2 www.omossoroense.com.brSábado, 20 de abril de 2013

A primeira etapa de re-cadastramento dos agen-tes de endemias de Mos-soró começou a ser reali-zada na sede das Promo-torias de Justiça da Co-marca. O processo foi con-duzido pela 1ª Promoto-ria de Justiça de Saúde ea Prefeitura Municipalde Mossoró (PMM), pormeio das secretarias deSaúde e de Administra-ção.

Para o primeiro dia derecadastramento foramconvocados 100 agentes.A atualização dos dados,de acordo com o promotorde Justiça Flávio Côrte,tem o propósito de com-

provar a forma de ingres-so nos quadros da Prefei-tura.

"Queremos verificar asituação de cada agente.Essa ação, na verdade,deveria ser uma rotina,pois precisamos saber seos agentes estão no cam-po, quantos são, quantosestão trabalhando ou apo-sentados", acrescentou.

O trabalho está sendorealizado por uma comis-são composta por servi-dores do Ministério Pú-blico do Rio Grande doNorte (MP/RN) e por ser-vidores da Vigilância Sa-nitária e da Secretaria deSaúde do Município. Ca-

da agente foi entrevista-do individualmente.

O recadastramento foidividido em duas etapas,para agilizar a execuçãodos trabalhos e o melhoratendimento dos agentesde endemia. A segundafase está marcada paraa próxima quinta-feira,25, também na sede dasPromotorias de Justiçade Mossoró.

Com base nos dados aserem analisados poste-riormente, serão toma-das providências em re-lação aos aprovados noúltimo concurso públicopara agentes de endemiade Mossoró.

A Academia Femininade Letras e Artes de Mos-soró (Aflam) promove, nopróximo dia 25, o seu II Sa-rau. O evento literárioocorre na área de lazer doCondomínio ResidênciaChamps-Élysées, locali-zado no conjunto AboliçãoII, a partir das 18h30, sen-do aberto ao público. Naocasião haverá exposiçãode livros e participação deconvidadas especiais.

"O nosso principal ob-jetivo é integrar a Acade-mia com a comunidade ecom outras instituiçõesculturais, que serão repre-sentadas por convidadasvindas de Natal. Quere-mos que a Aflam saia dosseus muros e vá até as pes-soas, que entre em conta-to com o povo, nosso dese-jo é transformar nossaAcademia em uma entida-de moderna, aberta", des-taca a presidente daAflam, Conceição Maciel.

Entre as convidadaspara o II Sarau, estão ascontadoras de história Da-luzinha Avlis e SilvanaAmália, que farão uma de-

monstração de seus traba-lhos. "São as maiores con-tadores de história do RioGrande do Norte. O Sarautambém será uma opor-tunidade para apresentar-mos a nossa produção", dizConceição Maciel.

A programação do Sa-rau inclui ainda a parti-cipação das acadêmicasMaria de Fátima e Fran-cimar Moura, das poeti-sas Ângela Gurgel e Mar-tha Cristina, e das atrizesLenilda da Silva e Joria-na Pontes.

As atividades serãoabertas pela presidenteConceição Maciel e pelaacadêmica anfitriã Mariade Fátima. Na sequência,às 18h30, haverá um mo-mento artístico-cultural,com declamação de poe-sia, apresentação da can-tora Francimar Moura.Em seguida, será realiza-da declamação de cordel,pela poetisa FlausineideMachado, e contação dehistórias. O evento seráencerrado às 20h30, comcoquetel.

A Companhia deÁguas e Esgotos do RioGrande do Norte (Caern)iniciou na segunda quin-zena deste mês, na aveni-da Rio Branco, obras deinstalação de rede deágua. Finalizada a pri-meira etapa do serviço nodia 17 de abril, a rua quefoi interditada por algunsdias foi aberta novamen-te para a circulação de veí-culos. No entanto, o gran-de número de buracos nolocal tem dificultado o flu-xo de automóveis na re-gião.

Segundo a estudanteCíntia Maria, a grandequantidade de buracos navia, inclusive alguns de

grandes proporções, po-dem gerar acidentes naárea. "A gente sabe que avia passou recentemen-te por obras, mas comopermitir que a área voltea ser utilizada pela popu-lação se não existe as con-dições mínimas para isso.A circulação de carros emotos, bem como veículosde grande porte, podempiorar ainda mais a situa-ção desse trecho".

Outro motorista, Dio-go Silva comenta que pa-ra poder se movimentarpela via os carros e mo-tos precisam desviar a to-do momento dos buracos."Ainda bem que não acon-teceu nenhum acidente,

mas estes podem aconte-cer a qualquer momento.Com a chuva, muitas des-sas crateras ficaram co-bertas, quem não sabe dasituação da avenida, cor-ria risco de cair em um dosburacos", contou Diogo.

A Assessoria da Caerninformou que a previsãoé que até a próxima quar-ta-feira (24) devem serrealizados reparos naavenida, fechando bura-cos que surgiram após asobras de instalação da re-de de água. Uma partedos consertos devem serrealizados pela Compa-nhia e outra pela empre-sa responsável pelasobras, isto é, a Ecocil.

Motoristas reclamam de buracos da avenidaRio Branco causado por obras da Caern

Problema

Condutores temem que crateras ocasionem incidentes no trânsito

Page 11: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Palácio Maçônico está sendo construído para reunir estrutura das Lojas de Mossoró, Governador Dix-sept Rosado e Baraúna

Sessão reuniu autoridades da Maçonaria

Unidade deverá ser administrada pela Sesap

Academia Maçônica de Letras do RN realiza sessãoextraordinária para homenagear benfeitores

Solenidade

TJ revoga decisão de intervenção no Hospital da Mulher e o Governo do Estado deverá assumir direção

Secretaria diz não ter condiçõesde assumir unidade hospitalar

Judiciário

Gerais 3www.omossoroense.com.br Sábado, 20 de abril de 2013

A Academia Maçônicade Letras do Estado do RioGrande do Norte (AM-LERN) realizou, na noitede ontem, uma sessão ex-traordinária para home-nagear os benfeitores doPalácio Maçônico Adonhi-ramita.

Segundo o delegado fe-deral da Loja MaçônicaJosé Augusto de Azevedo,Judas Tadeu de Azevedo,três lojas localizadas emMossoró, GovernadorDix-sept Rosado e Baraú-na, a sociedade filantrópi-ca e Academia integram

o Palácio."Estamos há dois anos

construindo o Palácio Ma-çônico, localizado no con-junto Vingt Rosado. São674 metros quadrados deárea construída. O terre-no foi doado pela prefeitu-ra, mas toda a estruturaestá sendo feita através dedoações espontâneas. Éuma inovação para a re-gião Nordeste. Só conhe-ço uma estrutura pareci-da no município de SãoCaetano do Sul (SP)", afir-ma o deputado federal.

No total, oito benfeito-

res foram homenageadosna sessão extraordináriarealizada na Câmara Mu-nicipal de Mossoró(CMM). De Mossoró, fo-ram: Genivan Josué Ba-tista, Aluísio Félix da Sil-va, João Marques Neto eTúlio César Fernandes deSouza.

Ainda foram homena-geados Dauri dos SantosXimenes, grão-mestre;Gillermo Insfrãn, deputa-do federal pernambucanoe cônsul do Paraguai; La-martine Hollanda Júnior,deputado federal pernam-

bucano e cônsul da Albâ-nia no Brasil; e Josias Ino-josa de Oliveira Filho, in-dustrial pernambucano.

Segundo Judas Tadeu,a homenagem é uma ati-tude de agradecimento aesses benfeitores. "Esta-mos construindo o Paláciosomente com doações e so-mos gratos pela ajuda",destaca. Além da home-nagem, a sessão aindacontou com a Tese de Sá-vio Ximenes de Aragão, ti-tular da cadeira 5, sobreo abolicionista Almino Al-vares Afonso Tavares.

O Tribunal de Justiçado Rio Grande do Norte(TJ/RN) revogou a decisãoque havia decretado a in-tervenção judicial no con-trato firmado entre a Se-cretaria de Estado da Saú-de Pública (Sesap) e o Ins-tituto Nacional de Assis-tência à Saúde e à Educa-ção (Inase), referente ao ge-renciamento e à execuçãodos serviços e das ativida-des de saúde no Hospitalda Mulher Parteira Ma-ria Correia. A decisão foi dojuiz Luiz Alberto DantasFilho, da 5ª Vara da Fazen-da Pública de Natal.

A decisão do magistra-do, que determina a sus-pensão do contrato até ojulgamento do mérito daação civil pública ou outradecisão judicial em contrá-rio, isenta provisoriamen-te o Inase de cumprir asobrigações inerentes aocontrato com a Sesap. OEstado deve assumir, atra-vés da Sesap, as atividadese os serviços do Hospital daMulher, no prazo de cincodias, a contar da notifica-ção. Da mesma forma, osvalores depositados emJuízo, cerca de R$ 2 mi-lhões, devem ser devolvi-dos ao Estado.

O magistrado explicaque ao decretar a interven-ção no contrato, atendeu àspeculiaridades da situa-ção, atendendo ao clamorda Procuradoria Geral doEstado, do secretário es-tadual de Saúde Pública edo Ministério Público, deforma a restabelecer deimediato o pleno funciona-mento do Hospital da Mu-

lher. O novo posicionamen-to do juiz foi adotado devi-do alguns acontecimentos.

Entre os motivos paraa decisão do magistrado es-tá o inconformismo, porparte do Inase, que propug-nou que as contas não se-jam em nome do Institutopara o interventor admi-nistrar, já que não poderáassumir a responsabilida-de por ato praticado porterceiro estranho aos seusquadros, ainda que um co-laborador do Poder Judi-ciário.

Outro motivo é que, lo-go após a publicação da in-tervenção, o Inase peticio-nou requerendo, a partirdaquele momento, sua de-sobrigação com a execuçãodo contrato de gestão,transferindo essa respon-sabilidade para o Estado,através do interventor no-meado. O Inase tambémdenunciou a rescisão docontrato perante o secretá-rio estadual da Saúde Pú-blica, sob o fundamento deatraso no pagamento dasparcelas mensais por maisde 90 dias, inviabilizandosua atuação na execuçãodos serviços.

"Portanto, ao meu com-preender, como já o expres-sei na decisão anterior,tornou-se impraticável,inexequível e inapropria-da a permanência do Ins-tituto Inase para continuardesempenhando as ativi-dades administrativas degerenciamento dos servi-ços de saúde desenvolvidasno Hospital de Referênciae Atenção à Mulher deMossoró; assim recomen-

da o bom senso e a razoa-bilidade em prol de todos.Não tem sentido manter onome da instituição priva-da nos negócios maior dacoletividade. Por conse-guinte, a solução momen-tânea é autorizar o afas-tamento do Inase do con-trato, como de fato alme-jam os demais interessa-dos e transferir a respon-sabilidade pela efetivaçãodos serviços de saúde à po-pulação ao ente Estado doRio Grande do Norte", des-taca o juiz, em sua decisão.

A administração doHospital da Mulher não fi-cou a cargo do interventornomeado pelo Judiciárioporque a unidade materno-infantil não existe comopessoa jurídica, portanto,não pode ao menos ter umaconta bancária para movi-mentação financeira comoo recebimento de créditos

e pagamento de débitos.Em sua decisão, o ma-

gistrado também levantouum aspecto que poderiamotivar o fechamento doHospital da Mulher, já quefoi constatada, pela Comis-são de Controle Interno daSesap, que não existe ounão foi localizado AlvaráSanitário para o funciona-mento da unidade.

"Assim sendo, a únicaalternativa desembaraça-da no momento é o Estadodo Rio Grande do Norte,por intermédio da Secreta-ria da Saúde Pública, reas-sumir imediatamente osserviços de prestação à po-pulação pelo Hospital daMulher Parteira MariaCorreia, em Mossoró, aliás,por imposição legal, assun-to este já discorrido no con-texto da decisão anteriorpor mim proferida", deter-minou o juiz.

Em nota, a Secretariade Estado da Saúde Pú-blica (Sesap) diz estar cien-te das suas responsabili-dades no que se refere àpreservação do direito dousuário aos serviços desaúde pública e reitera seucompromisso com a conti-nuidade dos serviços pres-tados pelo Hospital da Mu-lher Parteira Maria Cor-rea.

Por ocasião da impetra-ção de Ação Civil Públicapelo Ministério PúblicoEstadual, o Governo doRN concordou com a alter-nativa de intervençãona unidade hospitalar comvistas à manutenção e ga-rantia dos serviços presta-dos à população e ao pa-gamento dos profissionais,prestadores de serviços efornecedores. O Hospitalda Mulher se encontra empleno funcionamento des-de a intervenção, que te-ve início há quatro dias.Nesse período foram rea-lizadas treze cirurgias, dasquais, oito de urgên-cia/emergência, estandosete pacientes internadosna UTI neonatal e cinco naUTI adulto, neste momen-to.

Informada sobre a deci-são judicial que isenta oInstituto Nacional de As-sistência à Saúde e à Edu-cação (Inase) das obriga-ções contratuais com oHospital da Mulher e es-tabelece o prazo de cincodias para que o Governo do

Estado assuma a gestãodireta da unidade hospita-lar, a Sesap diz que confiaque a Justiça entenderá atotal impossibilidade doExecutivo assumir de for-ma imediata os serviçosprestados pelo Hospital daMulher, haja vista que to-dos os funcionários e for-necedores mantêm con-trato com o Inase.

Além das necessáriastramitações burocráticaspara aquisição de insumose contratação de serviços,impossíveis de seremexecutadas em cinco dias,o Governo do Estado nãodispõe em seus quadros deprofissionais suficientespara dar cobertura a essaunidade hospitalar, nasespecialidades demanda-das, nomeadamente, neo-natologia, pediatria, anes-tesiologia e obstetrícia dealto risco.

Ao finalizar a nota, a Se-cretaria de Saúde do RioGrande do Norte ratificaseu compromisso com a se-riedade e a transparênciana gestão pública e reafir-ma sua inequívoca dispo-sição para encontrar, jun-tamente com o Ministé-rio Público Estadual e oJudiciário, a alternativamais responsável e ade-quada à preservação do in-teresse público e à garan-tia da prestação de servi-ços de qualidade à popu-lação, que não pode, em hi-pótese alguma, ficar de-sassistida.

Luciano Lellys

Page 12: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Social4 www.omossoroense.com.brSábado, 20 de abril de 2013

DIREITO 2012.2 UERNConcluintes da turma 2012.2 do curso de Direito da Uern participam de baile

hoje à noite, no Requinte Buffet. Sob o comando da Master Produções e Eventos,a festa está preparada para receber um grande número de convidados a partirdas 22h. Toda a equipe de Socorro Paiva assumirá o serviço de buffet da ocasião,reafirmando o compromisso de servir bem mais uma formatura em Mossoró. Orepertório da banda Radiola Club invade o dance, e, em seguida, os requebros fi-carão por conta de André Luvi. Edmar Eduardo de Moura Vieira é o nome da tur-ma. Um ciclo se fecha, e novas conquistas se aproximam. Votos de sucesso.

Comissão de formatura do curso de Direito (Uern) que comanda baile hoje, no Requinte Buffet: LuizLira, Magna Kelly, Cristiano Morais,Cléoman Freitas, Leôncio Filho e Kamila Nascimento. Sucesso

Animadas, circularam nos corredores da Casa Porcino, durante

coquetel, Sandra Raíssa e Íris Menezes

A ex-prefeita Fafá Rosado foi prestigiar a família Porcino com a nora

Glenda Lira e a sobrinha Mariana Rosado

Nilton Júnior e o colunista Sérgio Chaves também prestigiaram

Késia Porcino nos dois anos da sua loja

Glorinha Santos entre suas noras Danielle Andrade e Agda Yanne no

concorrido coquetel da Porcino Design

Fashionistas da família Praxedes:Karen, Luma e Carol, de olho nas

novidades do Salão Ângela Santos Visual

O médico Vasconcelos Neto no coquetel da Porcino Design com a

esposa Zuíla Ramalho e a filha Jimena

Empresária Késia Porcino recebe as bacanas da Tressê, Rivana e

Sandra Rolim, na sua loja Porcino Design

Quarteto querido: Stella Maris, Zilene Marques, Fátima Carlos e Melina Carlos

no coquetel da Porcino Design

(84) 3316-8442

[email protected]

Lima

Page 13: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Gerais 5www.omossoroense.com.br Sábado, 20 de abril de 2013

População diz que interrupção tem prejudicado setores como escolas e postos de saúde

Cosern informa que um defeito na rede de alta tensão provocou a pane

Domésticas têm seus direitos ampliados

Moradores do Walfredo Gurgel relatamproblemas devido às quedas de energia

Transtornos

Está virando rotina.A cada precipitação plu-viométrica que ocorreem Mossoró parte da po-pulação sofre com asquedas constantes deenergia. Após a chuvaocorrida na última quin-ta-feira, 18, moradoresdo conjunto WalfredoGurgel ficaram semenergia durante boaparte da noite. O proble-ma também afetou a po-pulação ao longo da ma-nhã de ontem, 19.

"A energia cai, volta.Minha vizinha mesmo te-ve problemas com sua ge-ladeira devido a essasquedas constantes. Hoje(ontem) pela manhã fi-quei impossibilitado detrabalhar e, mesmoquando a energia voltou,continuei com medo de li-gar meu computador,pois essa inconstância po-de afetar meus aparelhos

Luciano Lellys

Cacau

Possíveis mudanças na PEC das domésticasnão devem alterar rotina de profissionais

Avaliação

Após a aprovação daProposta de Emenda àConstituição (PEC) queestende aos empregadosdomésticos todos os direi-tos dos demais trabalha-dores regidos pela Conso-lidação das Leis do Tra-balho (CLT), o relator damedida agora propõe al-terações, tais como a re-dução do horário de almo-ço e a criação do banco dehoras. O Sindicato dasEmpregadas Domésticasde Mossoró disse que asugestão de mudança nãodeve alterar muito a si-tuação dos trabalhadoresna região.

A presidente do Sin-dicato, Ana Maria, expli-cou que a redução do in-tervalo para o almoço nãodeve alterar a rotina dasprofissionais que atuamnas residências, princi-palmente daquelas quemoram nos ambientes detrabalho.

"A PEC trouxe muitasdúvidas, principalmentepara as empregadas quemoram nas residências.Em relação ao horário dealmoço, estas, em vez deterem que se deslocar pa-ra as suas residências pa-ra almoçar, fazem a refei-ção no próprio ambientede trabalho, então a re-

eletrônicos", afirma o fo-tógrafo e morador da rua

Ralf Socorro, HabnerWeiner.

Ainda segundo o profis-sional, com a interrupção

no fornecimento de ener-gia, escola, creche e atémesmo o posto de saúdedo bairro precisam para-lisar o funcionamento. "Éum absurdo. Não pode-mos ficar nessa situação,em que a energia chega evai embora frequente-mente", diz o fotógrafo.

A chuva que caiu emMossoró na quarta-feiratambém evidenciou que aestrutura da cidade nãoestá preparada para for-tes precipitações pluvio-métricas. Algumas dasruas do município fica-ram alagadas, dificultan-do a circulação dos condu-tores e prejudicando o trá-fego. Segundo o subsecre-tário de Desenvolvimen-to Territorial, JailsonFreire, o problema podeter ocorrido em decorrên-cia da obstrução de al-guns bueiros, dessa for-ma o órgão se comprome-

teu a realizar a manuten-ção dos que apresenta-ram problemas e analisara situação dos demais, pa-ra evitar que transtornoscomo esses não voltem aacontecer.

Em nota, a Cosern in-forma que um defeito nasinstalações elétricas in-ternas de uma unidadeconsumidora conectadaem alta tensão, localiza-da na rua Vicente Leite,próximo ao Clube da Cai-xa, ocorrido às 7h42 afe-tou o fornecimento deenergia elétrica em par-te do conjunto WalfredoGurgel. Para que a redefosse restabelecida, equi-pes de plantão da Coserndesconectaram as insta-lações da unidade consu-midora, tendo sido amaior parte do forneci-mento restabelecido às9h11 e a outra parte às12h45.

dução no horário não fazmuita diferença. Acredi-to que o horário de des-canso deve ser combina-do com o empregador", es-clareceu Ana Maria.

Ela ainda destaca queé importante que o em-pregador mantenha umlivro de ponto, pois esseserve como comprovantedas horas de trabalhoexercidas pelo funcioná-rio. "O livro de ponto é aúnica forma que o empre-gador tem de comprovaro cumprimento dos horá-rios estabelecidos pelalei", falou a presidente.

Com a aprovação daPEC, a doméstica passoua ter o direito ao intervalopara almoço, que deve ser,obrigatoriamente, de umaa duas horas. O relator da

PEC, Romero Jucá, pre-tende, no entanto, que es-se intervalo seja de, no mí-nimo, 30 minutos. "A rea-lidade da doméstica é dife-rente da dos demais traba-lhadores. Com essa redu-ção, ela vai poder sair maiscedo do serviço", disse, aodefender a nova regra.

A outra proposta é obanco de horas. Por meiode uma lei, Jucá quer re-gulamentar esse sistemapara compensar os perío-dos em que a domésticatrabalha mais do que as44 horas semanais. Aideia é permitir que a em-pregada e o patrão pos-sam firmar um contratoindividual prevendo obanco, mesmo sem exis-tir convenção coletiva dacategoria.

Page 14: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Os três gols marcadospor Hernane na vitóriasobre o Remo, na últimaquarta-feira, fizeram oatacante chegar aos 13gols nesta temporada coma camisa do Flamengo. Eos números são aindamais representativos nacontabilidade de toda acarreira do "brocador", co-mo vem sendo chamado.O problema é que o joga-dor perdeu as contas e ga-rante não saber quantasvezes já balançou as re-des.

"Confesso que nuncaparei para contar. Achoque me perdi nesses nú-meros. Mas gostaria desaber, tenho uma curiosi-dade sobre isso. Vou pas-sar a ver agora, e tomaraque sempre aumentandoos números", comentou ocamisa 9, decisivo notriunfo por 3 a 0, em Vol-ta Redonda.

E Hernane ainda nãoestá satisfeito com os trêsgols marcados na quarta-feira e a artilharia no Fla-mengo em 2013. O joga-dor se disse preparado pa-ra assumir o posto de cen-troavante titular para orestante da temporada edisse que os 13 gols mar-cados até o momento sãoapenas o começo.

"A torcida pode saberque isso foi só o começo.Podem esperar muitomais de mim, tenhomuito a fazer com a ca-

Esporte6 w w w.omossoroense.com.br

Artilheiro

Hernane perde as contas de gols epromete mais no Fla: ''é só o começo''

Mercado

Pai de Neymar dá início a nova faseda relação do atleta com o Santos

O jogador perdeu as contas e garante não saber quantas vezes já balançou as redes

Sábado, 20 de abril de 2013

O atacante Hernane marcou 13 gols no ano e é o artilheiro do Flamengo na temporada

misa do Flamengo. Mesinto pronto para vestira camisa 9, independen-te de falarem que vãocontratar outro atacan-te", disse o confianteHernane.

"Marcar três gols é maisfácil para quem joga lá nafrente, como os atacantes,mas com a camisa do Fla-mengo é muito difícil. Con-segui isso com muito tra-

balho. Acho que foi a pri-meira vez que alcancei es-sa marca. Não me lembrobem", disse o atacante "per-dido" nas contas.

Se as contas não são oponto forte de Hernane,o mesmo não se pode dizerda sua presença na área.Apesar dos problemascom o técnico Jorginho, oatacante caiu nas graçasda torcida, que chegou a

pedir o "brocador" na se-leção e preparou músicasfestivas para o goleador.

"Eu gosto dessa festada torcida, mas levo nabrincadeira. Sei que ain-da falta muito. Tenhosempre que melhorar.Músicas eles também fa-zem para Rafinha, Ga-briel, Renato Abreu. Fazparte do papel deles", en-cerrou.

A declaração do pai deNeymar de que o ciclo dofilho no Brasil se encer-ra em 2014 inaugurauma nova fase no relacio-namento entre jogadore Santos. A partir de ago-ra, a direção santista ea torcida do clube sabemque convivem com umatleta disposto a cumprirseu compromisso até o fi-nal, mas também inte-ressado em lucrar sozi-nho com sua transferên-cia.

Pelo próximo um anoe três meses, Neymar te-rá de decidir onde joga-rá a partir de julho de2014, suportar a pressãodos inúmeros clubes in-teressados no seu fute-bol, agradar torcedores edriblar o time alvinegro

com suas propostas derenovação de contrato.Tudo isso com a respon-sabilidade de entrar emcampo pelo Peixe e tam-bém pela seleção brasi-leira.

Mas admitir que Ney-mar “terá cumprido umaetapa no Brasil” após otérmino de seu contratocom o Santos, no dia 13de julho de 2014, não foiuma declaração impen-sada do pai do jogador.Neymar da Silva Santosatuou cirurgicamente.Aliviou a pressão sobreo filho e aumentou as co-branças em cima da di-retoria santista.

O UOL Esporte apu-rou que um dos objetivosda declaração foi tentarfrear as notícias quase

diárias sobre a saída dojogador após a Copa dasConfederações, deixan-do claro para a torcidaque esse não é o desejodo atacante.

O estafe de Neymar eo próprio jogador têm seincomodado cada vezmais com as publicaçõessobre um possível acer-to já existente entre oatacante e o Barcelona.

Mas, se por um lado adeclaração dada porNeymar pai tira um pou-co o filho do foco, por ou-tro deixa o Santos emuma situação ainda maisdelicada.

A oposição santistareagiu voltando a recla-mar que a diretoria con-duziu mal a relação comNeymar. A queixa é de que

o pai do jogador não dei-xou dúvidas de que o San-tos vai perder o atleta semreceber um centavo.

"Faz tempo que faleique o Neymar iria virarum mico na mão do San-tos. Essa declaraçãomostra que é isso mesmoque vai acontecer", afir-mou o conselheiro CelsoLeite, um dos principaisopositores.

A diretoria santistapreferiu manter o discur-so otimista sobre uma re-novação de contrato.“Nunca ouvimos isso di-retamente do pai do Ney-mar (fim do ciclo em2014). Então nossa po-sição é de continuar ne-gociando a renovação”,declarou o vice Odílio Ro-drigue

Page 15: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Coríntians de Caicó confirma licenciamento daFNF e deverá disputar o estadual da Paraíba

Revolta

O registro da semana,após a rodada da quarta-feira, continua como des-taque a atuação da arbitra-gem do Rio Grande do Nor-te nos jogos do Campeo-nato Estadual. O mesmoárbitro que apitou em Mos-soró no domingo e deixouo alvirrubro desfalcado detrês jogadores para a par-tida contra o América,também foi alvo de durascríticas e até perseguiçãoem campo quando apitouo jogo Coríntians e ABC.

O presidente do timede Caicó, Lobão Filho, res-ponsabilizou a arbitra-gem por favorecimento aotime do ABC, que, de acor-do com Lobão, não reúnea menor condição de sercampeão estadual, masmesmo assim estariamconspirando para colocaro alvinegro na decisão. Odirigente caicoense nãodescartava a possibilida-de de abandonar o cam-peonato. "Coloco o time nocampeonato porque gos-

to, não temos muitas pre-tensões, queremos ape-nas participar, mas nãopodemos ser roubados",desabafou Lobão em en-trevista à Rádio GloboNatal.

PARAÍBAEm Caicó já é dado co-

mo certo o pedido de li-cenciamento do Corí-tians. Tanto é verdadeque a diretoria do clubejá negocia sua transfe-rência para o vizinho es-

tado da Paraíba, no qualpretende disputar a se-gunda divisão em 2014.Ao blog do Niltinho Fer-reira, Lobão Filho dis-se que não aguenta maisser prejudicado em seuestado e agora irá pro-curar espaço no futebolda Paraíba, com as ne-gociações já em anda-mento tanto para se li-cenciar do futebol poti-guar, como assegurarsua filiação na Federa-ção Paraibana.

Técnico Samuel conhece a qualidade doadversário e diz que será um clássico difícil

Dificuldades

Vivendo um am-biente de motivação di-ferente depois de con-seguir voltar a vencerapós dois meses per-dendo ou empatando,o elenco do Baraúnasfoca suas atenções ago-ra em um passo de ca-da vez para buscar oque parecia impossível,a classificação. Comcinco pontos, o tricolorterá que vencer todos osseus jogos e torcer poralgumas combinações

de resultados."Nós temos que fo-

car um adversário decada vez, o Alecrim jáé passado, agora é o Po-tiguar, time que eu co-nheço, é qualificado epor isso será um jogodifícil", avaliou o trei-nador Samuel Cândi-do. Na avaliação dotécnico, não adianta fi-car pensando quem se-rá o adversário da úl-tima rodada e em quesituação o Baraúnas

vai chegar, o impor-tante é fazer sua par-te a cada jogo.

Para a partida deamanhã, Samuel játem como certo um des-falque, que é jogadorRobson, suspenso peloterceiro cartão amare-lo. No mais, se não tivernenhum problema deordem médica, ele acre-dita que o restante doreduzido grupo estaráà disposição para o clás-sico diante do Potiguar.

Presidente do Potiguar diz que Baraúnasé favorito por ser time de Série C

Opinião

Atenções voltadas pa-ra o clássico, o Potiguarretomou sua rotina de tra-balho com uma demoradareunião entre diretoria,comissão técnica e jogado-res. Após o encontro, já noclima de mais um confron-to com o rival, o presiden-te do alvirrubro BenjaminMachado deu declaraçõesdeixando com o Baraúnasa maior responsabilidadede vencer.

"Nosso adversário é ofavorito, afinal é time deSérie C, mas se o Potiguarconseguir manter a mes-ma postura dos três pri-meiros jogos, nós vamos

dar trabalho", analisou opresidente. Benjamim serefere ao fato do Potiguarainda correr atrás da va-ga na Série D e o tricolorjá haver assegurado suavaga no Campeonato Bra-sileiro da Série C.

O TIMEEm relação ao time, o

treinador Celso Teixeiradisse que na partida con-tra o América o Potiguarsó jogou cinco minutos noinício do segundo tempoe no restante da partidanão conseguiu reeditar asboas exibições dos jogosanteriores. Mas, por con-

Inconformado com erros de arbitragem, presidente vai levar Coríntians para outro Estado

Esporte 7www.omossoroense.com.br Sábado, 20 de abril de 2013

Lobão Filho, presidente do Coríntians

Celso alivia nas cobranças porconta dos desfalques

Agora, quem combate a violência na arquibancada tem que repudiar com veemên-cia quando essa violência parte do campo de jogo. O péssimo exemplo dos treinadoresJorge Pellicer, do Huachipato do Chile, e Vanderlei Luxemburgo, do Grêmio, quesaíram na porrada após um jogo da Libertadores, tem que acabar em puniçãoexemplar. Aguardemos.

SÉRGIO OLIVEIRA

Por que o clássico ABC e América não será apitado por árbitros do Rio Grande doNorte? Bom, alguns dizem que é pelo fato de não poder utilizar um de cada lado do

campo, mas eu prefiro acreditar que a decisão é por segurança, garantia mesmo. Umárbitro de fora passa mais tranquilidade já que se trata de um clássico, e os

dirigentes dos dois times estão certos. É preciso evitar a influência e pressão localem um jogo tão importante. Por isso, o apito fica com Herbert Roberto Lopes. Agora,se em Mossoró a opção é por arbitragem local, fica toda a responsabilidade para osdirigentes que depois nada poderão reclamar, porém, terão que se explicar com a

torcida se algo sair errado. Como sempre, quero torcer pela seriedade daqueles quese respeitam e respeitam sua profissão, embora no momento em terras potiguares,

nossa arbitragem não esteja vivendo seus melhores momentos.

De um lado o presidente do Potiguar dizque o Baraúnas é o favorito por ser time deSérie C, tem suas razões, e do outro otreinador do Baraúnas diz que conhece o ad-versário e sua qualificação para afirmar queserá um jogo difícil. Cada um faz seu jogo.

Esse é o clima do dérbi mais famoso dointerior do Rio Grande do Norte que sobre-vive ao tempo e aos maus tempos também.Hoje não, a condição é amplamente fa-vorável com o Baraúnas prestes a disputara Série C do Campeonato Brasileiro, o Po-tiguar classificado para a Copa do Brasil,enfim, ingredientes que deixam as duas tor-cidas felizes e prontas para lotar o espaçoliberado do Nogueirão. O ponto negativocontinua sendo o estádio, parcialmente in-terditado e sem previsão de solução.

DEDÉ deixou o Vasco criticando o setor de marketing. Disse que não soube explorar sua im-agem para atrair receita. GILBERTO Gaúcho não é mais treinador do Santa Cruz(RN).Foi substituído por Roni Araújo.

SILÊNCIOO presidente da Federação Norte-rio-

grandense de Futebol (FNF), José Vanildo,mantém o silêncio contra as queixas apre-sentadas em relação à arbitragem. Vai dei-xando, e isso é pouco, por conta da Comis-são de Arbitragem que só puniu aquele as-sistente que teria prejudicado o ABC. O cer-to é que a reclamação é geral contra a arbi-tragem potiguar e a FNF tem a obrigaçãode agir.

CORTEOs advogados dos doze torcedores do Co-

rinthians presos na Bolívia, depois de ten-tarem sem sucesso uma ação diplomática enão encontrarem respaldo do governo boli-viano, recorreram à Corte Internacional. Emdez dias eles esperam ter uma resposta pa-ra o caso, que seria a liberação de todos elespara que possam retornar ao Brasil.

EXEMPLOA dificuldade vivida pelos doze brasi-

leiros em território boliviano boa seria seservisse como exemplo para aquelas pes-soas que insistem em levar violência pa-ra os estádios de futebol. Espero que to-dos eles possam voltar para suas famí-lias, mas nesse momento eles só colhemaquilo que plantaram.

TREINADORESLOBÃO

Em Caicó, o presidente Lobão Filho, doCoríntians, ficou uma fera com a arbitragemda partida contra o ABC. Disse ele que maisparecia Alibabá e os seus dois coleguinhas.Se depender da decisão do presidente, quedisse respeitará a posição dos demais diri-gentes e colaboradores, o Coríntians não dis-putará sequer a rodada deste domingo, deixao Estadual. Lobão disse que não entra nocampeonato para ser roubado. O time deCaicó já negocia com a Federação Paraibanade Futebol sua inclusão no estadual de 2014.

CADA UM FAZ SEU JOGO

[email protected]

Esportivo

ta dos desfalques, ele nãofez tanta cobrança. Emrelação aos jogadores queficaram de fora por con-ta do terceiro cartão ama-relo, estarão à disposiçãopara o clássico os zaguei-ros Anselmo e Ivison,além do volante Lima.

Page 16: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Polícia8 www.omossoroense.com.brSábado, 20 de abril de 2013

Leandro Barbosa de Melo foi surpreendido por uma dupla que atirou à queima-roupa

Leandro Barbosa (quando criança), executado a tiros ... ... dentro de academia.

Envolvidos na operação estão em liberdade.

Homem executado a tiros dentro de academiaHomicídio

"Operação Carta-Resposta"prende quadrilha especializadaem assaltos a Correios

A Polícia Federal noRio Grande do Norte de-flagrou ontem (19) a"Operação Carta-Re-sposta" com o objetivo dedesarticular uma qua-drilha especializada emassalto aos Correios. Naação, foram presos trêspotiguares e uma paulis-ta.

De acordo com a PF,as investigações inicia-ram em fevereiro, pelaDelegacia de Repressãoaos Crimes contra o Pa-trimônio e Tráfico de Ar-mas (Delepat), após oroubo à agência dos Cor-reios no município deBento Fernandes (RN).Na ocasião um dos auto-res do crime foi preso emflagrante pela PolíciaMilitar.

Após interrogatóriodo acusado na PF, sur-giram pistas que resul-taram na identificaçãode outros membros daquadrilha, que também

é suspeita de assaltar osCorreios nos municípiosde Francisco Dantas eRiacho da Cruz, no Oes-te potiguar, em março eabril deste ano, respec-tivamente.

A Operação envolveu20 policiais federais econtou com o apoio depoliciais do Bope. Fo-ram cumpridos quatromandados de prisãopreventiva e quatro debusca e apreensão nosmunicípios de Parnami-rim, São José do Mipi-bu e Patu. Os mandadosforam expedidos pela14ª Vara Federal emNatal/RN.

Indiciados pelos cri-mes de roubo e formaçãode quadrilha, os presosestão custodiados na Su-perintendência da Polí-cia Federal e serãotransferidos nas próxi-mas horas para um dosCentros de DetençãoProvisória.

Polícia Federal

Justiça concede liberdade a envolvidosna "Operação Máscara Negra"

Ontem, a juíza da co-marca de Macau, Cris-tiany Vasconcelos, con-cedeu liberdade aos 12presos envolvidos na"Operação Máscara Ne-gra", deflagrada pelo Mi-nistério Público, na se-mana passada, com o in-tuito de desmantelar es-quema de superfatura-mento de show nos mu-nicípios de Macau e Gua-maré.

Segundo informações,os detidos ganharam li-berdade quando venceuo segundo prazo das pri-sões temporárias, soli-citada pelo MP Estaduale deferida pela magistra-da. O Ministério Públi-co entende que não hánecessidade de manteros suspeitos presos, poisnão existe mais a possi-bilidade de eles atrapa-lharem as investigações.

A Operação foi defla-grada no último dia 9, emvárias cidades do RioGrande do Norte, presi-dida pelo MP que inves-tiga desvios de R$ 3 mi-lhões em contrataçõesfraudulentas de showsmusicais, estrutura depalco, som, trios elétri-cos e decoração paraeventos realizados entreos anos de 2008 e 2012em Guamaré e Macau.

Livres

Presos dois policiais acusados dematarem homem em Afonso Bezerra

Operação realizadapela Polícia Militar eagentes da Divisão Es-pecializada em Investi-gação e Combate ao Cri-me Organizado (Deicor),deflagrada ontem (19),cumpriu mandados deprisão na zona Norte deNatal, onde dois poli-ciais militares forampresos suspeitos de par-ticipação em crimes dehomicídio. Os policiaisWendell Fagner Corteze Rosivaldo Azevedo fo-ram presos na ação.

Em entrevista à im-prensa da capital, o co-mandante-geral da PM,coronel Francisco Araú-jo Silva, explicou que osmandados foram expedi-dos em razão de um ho-micídio ocorrido no mu-nicípio de Afonso Bezer-ra, mas os dois também

são investigados pelaprática de outros crimesem Natal e região metro-politana.

Os dois militares pre-sos haviam se aposenta-do por questões de saúdehá poucos meses. O Bo-pe deu apoio ao cumpri-mento dos mandados. Ospoliciais foram presosem casa.

ENTENDAO homicídio atribuí-

dos aos policiais aconte-ceu na noite de 23 demarço, na zona rural domunicípio de Afonso Be-zerra. Na ocasião, trêshomens chegaram ao as-sentamento Floresta Iem um carro Corsa ouCelta de cor prata. Tes-temunhas relataramque eles procuravam poruma pessoa identificada

como Jackson Michaelda Silva Soares, 24. Aodescobrir o endereço dojovem, o trio arromboua porta da casa, mas nãoo encontrou. Há relatosde que Jackson, o pai de-le e a filha, uma meninade 4 anos, estavam emum assentamento vizi-nho, o Floresta II. Emuma carroça, Jackson eo pai perceberam a pre-sença dos três homensdesconhecidos, vestidosde preto, que caminha-vam em sua direção. Ostrês mandaram queJackson descesse da car-roça e o derrubaram. Opai de Jackson foi obri-gado a voltar pra casacom a criança. Depoislevaram Jackson até asaída do assentamento,onde ele foi executado atiros.

Em Natal

A Polícia Militar re-gistrou na última quin-ta-feira o assassinato atiros de um homem den-tro de uma academia, nobairro Lagoa do Mato. Olutador Leandro Barbo-sa de Melo, 24, que resi-dia na avenida Rio Bran-co, sofreu três tiros àqueima-roupa que o

atingiram na cabeça ecostas.

Segundo informaçõesda PM, por volta das 22hLeandro Barbosa estavana academia quando foisurpreendido por doiselementos, que chega-ram em uma moto Fan,de cor escura e placa ig-norada. Os homens, ar-

mados de revólver inva-diram o local e atiraram.Outras pessoas que es-tavam no local presen-ciaram o crime.

Populares disseram àpolícia que Leandro te-ve seu nome envolvidoem assalto quando eramenor de idade. A infor-mação foi confirmada à

imprensa pelo pai da ví-tima.

O corpo de LeandroBarbosa foi necropsia-do por peritos do Insti-tuto Técnico e Científi-co de Polícia (Itep). Ocrime será investigadopela Delegacia Especia-lizada em Homicídios(Dehom).

Passando na HoraPassando na Hora

Arquivo

Page 17: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

RN contabiliza cerca de 350 milpessoas aptas ao procedimento

Conforme o ProgramaNacional de Imunização(PNI), a população-alvoestimada por grupo ele-gível no RN é de 72.135crianças de 6 meses a me-nores de 2 anos de ida-

de, 51.516 trabalhadoresde saúde, 36.068 gestan-tes, 5.929 puérperas,348.688 idosos, além de64.980 pessoas que apre-sentam comorbidades e6.120 de pessoas referen-

tes à população privadade liberdade.

O trabalhador desaúde eleito para a vaci-nação é aquele que exer-ce atividades de promo-ção e assistência à saú-

de, atuando na recep-ção, no atendimento, nainvestigação de casos deinfecções respiratórias,nos serviços públicos eprivados, nos diferentesníveis de complexidade.

Além disso, serãoimunizados os trabalha-dores da EstratégiaSaúde da Família, agen-tes de endemias, dopronto atendimento, deambulatórios e leitos em

clínica médica, pediátri-ca, obstetrícia, pneumo-logia de hospitais deemergência e de refe-rência para a influenzae de Unidades de Tera-pia Intensiva (UTI).

REGIONALMOSSORÓ-RN - SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2013 AARREEIIAA BBRRAANNCCAA

Artesã premiadanacionalmente faz balançode atuação à frente deentidade em Ponta do Mel

RN realiza dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

PÁGINA 7

Será neste sábado, 20 de abril,o dia "D" da Campanha Nacionalde Vacinação contra a Influenza.Em todo o Rio Grande do Norte, são1.746 postos fixos e volantes de va-cinação.

A Secretaria de Estado da Saú-de Pública (Sesap) irá dispor de umtotal de 641.060 doses para umpúblico-alvo de 585.436 pessoas.A Campanha foi lançada pelo Mi-nistério da Saúde no último dia 15e prosseguirá até o dia 26.

A população-alvo é composta porindivíduos com 60 anos ou mais deidade, trabalhadores de saúde queatuam em unidades com atendi-mento para a influenza, crianças nafaixa etária de seis meses até me-nores de dois anos, gestantes, puér-peras (até 45 dias após o parto), gru-pos portadores de doenças crôni-cas não-transmissíveis e outras con-dições clínicas especiais, além dapopulação privada de liberdade.

Já para as pessoas portadorasde doenças crônicas e outras cate-gorias de risco clínico, será avalia-do o número de doses aplicadas noperíodo da campanha.

Segundo a coordenadora esta-dual do Programa de Imunização,Helena Gomes Santana, "esse pú-blico foi definido devido à maior pro-babilidade de apresentar compli-cações em decorrência de um even-tual acometimento pela gripe".

População-alvo é composta por pessoas situadas em situação de risco para contração da doença

Vacinação ocorrerá em postos de saúde de todo o Estado

Imunização

Divulgação

Page 18: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Cidades2 www.omossoroense.com.brSábado, 20 de abril de 2013

PalestraO Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promove, na

próxima quinta-feira, 25, às 15h, em Natal, a palestra O BNDES Mais Perto de Você,que divulga as formas de atuação do Banco junto aos micro, pequenos e médios em-presários.

Linhas Durante o evento, que acontece no auditório da Federação das Indústrias do Es-

tado do Rio Grande do Norte (Fiern), uma equipe do Banco apresenta os produtos elinhas de crédito desenvolvidos para atender às micro, pequenas e médias empresas.

Opções Ao final, os técnicos esclarecem dúvidas e orientam sobre a opção mais adequada

à necessidade de cada empreendimento. As palestras da série O BNDES Mais Pertode Você já passaram por dezenas de cidades de todas as regiões do País, atingindo umpúblico de mais 23 mil pessoas.

á meses chamo a atenção para a necessidade de medidas energéticas para garan-tir água para a maioria dos nossos municípios. Até o momento, nada foi feito deconcreto para evitar o colapso no sistema de abastecimento hídrico do Rio Grande

do Norte. As obras que estão em andamento pouco ajudarão. Para se ter uma ideiamais sólida, a única etapa concluída da adutora do Alto Oeste depende de um reser-vatório que mantém apenas 16% da sua capacidade. Ou seja, ao ser inaugurada, aadutora não terá nenhuma serventia. Diferente do que vimos aqui, na Bahia a posiçãoadotada pelas autoridades é outra. Por lá, já são 96 municípios que adotaram oracionamento de água no estado em decorrência da seca. Esperadas para o fim de março,as chuvas ainda não chegaram à maior parte dos municípios baianos, de acordo coma Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa). Segundo a Embasa, em todo oestado ocorre redução do nível de água em reservatórios. O lago formado pela Barragemda Tapera encontra-se com 16% da sua capacidade total. A redução provocará nospróximos três meses um corte de 50% no abastecimento de água proveniente do reser-vatório. Assim, a população deve fazer o consumo racional da água, evitando desperdícioe usos menos importantes como irrigação de jardins, lavagem de carros, calçadas,áreas externas, entre outros espaços. Sem ações como esta, não resta dúvida: vai fal-tar água no RN.

HCaos em andamento

Márcio Costa

Giro pelo [email protected]

Confirmado

Profissionais serão distribuídos em cinco polos regionais

Governo do Rio Grande doNorte anuncia convocaçãode 1.200 professores

Em uma coletiva deimprensa realizada nes-sa sexta-feira (19), o go-verno anunciou a convo-cação de 1.200 professo-res para a rede pública deensino do Rio Grande doNorte.

A princípio, 600 profis-sionais terão os nomespublicados no Diário Ofi-cial do Estado (DOE) atéo dia 27 de abril.

Os demais serão con-vocados em até 60 dias,o que garante mais agili-dade ao processo de ad-missão e direciona os pro-fessores para suprir a ne-cessidade das escolas emtodas as regiões do Esta-do.

A primeira metade dos

educadores será distri-buída para todos os cin-co polos do RN, entretan-to os aprovados para o Po-lo 1 serão encaminhadosprioritariamente para asescolas da Zona Norte dacapital potiguar e os con-vocados para o Polo 4 se-rão direcionados para aregião de Angicos, da 8ªDiretoria Regional deEducação (Dired).

De acordo com a gover-nadora Rosalba Ciarlini,a convocação dos profes-sores "atende uma de-manda urgente porquetodos os 1.200 educado-res estão substituindo osprofissionais que se apo-sentaram ou que não seapresentaram na última

convocação feita", falou agovernadora, lembrandoo aumento de 76,7% con-cedido ao setor, que játem 3.500 professoresconvocados por concursopúblico desde 2011.

A secretária de Estadoda Educação e da Cultu-ra, Betânia Ramalho,lembrou o esforço do Go-verno do RN para reali-zar o primeiro concursodesde 2005.

"Tivemos a responsa-bilidade e um grande pe-so para reordenar tudo is-so. Então, estamos fazen-do a convocação e diag-nosticando onde está amaior demanda de pro-fessores para direciona-mento imediato", disse.

Professores serão integrados a escolas em todo o Estado

Articulação De forma paralela ao risco de falta

d'água no Rio Grande do Norte, algunsmunicípios são alvo de ações destinadasa orientar agricultores para amenizaros efeitos da estiagem em diversos seto-res do agronegócio. As ações buscam ame-nizar o quadro de dificuldades que tendea se agravar.

Exemplo Como exemplo, podemos citar o Pro-

jeto de Apoio à Gestão e Convivência como Semiárido e o Projeto de Melhoramen-to Apícola, desenvolvidos pelo Sebrae noRio Grande do Norte, que promovemuma série de clínicas tecnológicas queprevê a capacitação de centenas de pro-dutores em todo o Estado.

Vale do AçuNa comunidade rural de Canafístula,

em Alto do Rodrigues, um total de 85 agri-cultores foram beneficiados na últimaquinta-feira (18) com as capacitações pro-movidas durante o "Dia de Campo". Ou-tros municípios receberão a programa-ção. Caso de Assú, onde as ações serãodesenvolvidas na segunda quinzena demaio.

Mudança A Prefeitura de Mossoró prorrogou o

prazo do pagamento da cota única do Im-posto Predial Territorial Urbano (IPTU)2013. As novas datas de vencimento dostítulos, conforme estabelecido pela Por-taria nº 005/2007, que trata da prorro-gação do prazo, foram fixadas para dosdias 10/5, 10/6, 10/7, 9/8, 10/9 e 10/10.

DificuldadesO secretário da Fazenda, Hélio Araú-

jo, informou que a prorrogação conside-ra algumas dificuldades internas que con-tribuíram para o atraso na impressão edistribuição dos carnês do Imposto. Osvencimentos, inicialmente, foram fixa-dos para os dias 28/3, 30/4, 31/5, 28/6, 31/7e 30/8, sendo estes prazos desconsidera-

dos.

Boleto O boleto do Imposto está acessível no

site da Prefeitura (www.prefeiturade-mossoro.com.br), através do link AcessoRápido, no canto superior direito do site.Para a emissão do boleto, o contribuintenecessitará apenas do número da inscri-ção e do sequencial do seu imóvel, quepode ser encontrado no carnê de exercí-cios anteriores.

Ministro A governadora Rosalba Ciarlini rece-

berá, às 9h30 de hoje, na Colônia de Pes-cadores e Aquicultores de Nísia Flores-ta, o ministro da Pesca, Marcelo Crivel-la. Na ocasião, a governadora assinaráum decreto de ocupação e licenciamentoambiental e um protocolo de intençõesde repovoamento de espécies nativas.

Nas prisões Uma outra importante visita voltou as

atenções para a Grande Natal no dia deontem. Foco das atenções, o presidente doSupremo Tribunal Federal (STF), JoaquimBarbosa, visitou o presídio de Alcaçuz e,após ver o caos e analisar dados, tratou osistema prisional do Rio Grande do Nortecomo um dos piores do país. Nenhuma no-vidade.

Vazamento Um vazamento de água na rua Santo

Elias, em Pajuçara, zona Norte da capi-tal potiguar, provocou intermitências noabastecimento d'água nos conjuntos No-va República, Dunas V e VI e Vista Ver-de, além do bairro Potengi.

Correção De acordo com o chefe da Unidade de

Água da Caern regional Natal Norte, ManCheng, a manutenção na rede encontra-va-se em andamento com expectativa pa-ra finalização no fim da tarde de ontem.O abastecimento voltará ao normal numprazo de até 72 horas.

Page 19: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Cidades 3www.omossoroense.com.br Sábado, 20 de abril de 2013

O ministro da Pesca eAquicultura, MarceloCrivella, e a governado-ra do Rio Grande do Nor-te, Rosalba Ciarlini, par-ticipam hoje de dois atospúblicos importantes pa-ra o desenvolvimento dapesca e aquicultura no Es-tado.

Em solenidade no mu-nicípio de Nísia Floresta,

a 40 quilômetros de Na-tal, a governadora assina-rá um decreto que sim-plificará o licenciamentoambiental para projetosde aquicultura em reser-vatórios de até 40 hecta-res e para a implantaçãode viveiros escavados comaté 0,5ha de lâminad'água em propriedadesrurais.

A medida incentivaráa piscicultura em aproxi-madamente mil açudes epequenos reservatóriosem todas as regiões do Es-tado. Outra importanteiniciativa será a assina-tura de um Protocolo deIntenções entre o Gover-no Federal e o Estadualpara o desenvolvimentoda pesca artesanal no Rio

Grande do Norte, que con-ta com mais de 30 mil pro-fissionais.

Entre os projetos a se-rem implantados, está orepovoamento do litoralcom a espécie Beijupirá(Rachycentroncanadum)e os açudes e reservatóriosdo Estado com pós - larvade camarão Pitu (Macro-brachiumcarcinus).

A Capitania dosPortos do Rio Grandedo Norte (CPRN) pu-blicou edital do Proces-so Seletivo ao Curso deFormação de Aquaviá-rios CFAQ-IC - Moçode Convés. As inscri-ções, que foram aber-tas no dia 12 de abril,seguem até 12 de maiode 2013. O edital estádisponível no sitewww.cprn.mar.mil.bre nos murais de avisosda CPRN e Agência emAreia Branca. Ao todo,serão 60 vagas.

Este processo sele-tivo não tem caráterde concurso públicopara ingresso na Ma-rinha Mercante ou naMarinha do Brasil. Vi-sa definir a classifica-ção do candidato à luzdo número de vagasestabelecidas para oCurso CFAQ-IC queserão destinadas ape-nas aos candidatos in-dicados por empresasde navegação que con-tribuam com o Fundo

de Desenvolvimentodo Ensino Profissio-nal Marítimo e que ga-rantam proporcionaro estágio supervisio-nado a bordo de em-barcações mercantesclassificadas para anavegação em maraberto, com arquea-ção bruta igual ou su-perior a 50.

A Capitania dosPortos do Rio Grandedo Norte e a Agênciada Capitania dos Por-tos em Areia Brancasão os Órgãos de Exe-cução do Processo Se-letivo de Admissão aoCFAQIC 2013, no âm-bito do estado do RioGrande do Norte, de-signados pela Direto-ria de Portos e Costasda Marinha do Brasil.

Informações adicio-nais: Capitania dosPortos do Rio Grandedo Norte - (84) 3201-9630 ou Agência daCapitania dos Portosem Areia Branca - (84)3332-2211.

SERRA DO MEL - Omunicípio de Serra do Melacaba de ser contempladocom o Programa MaisEducação. A informação éda secretária de Educa-ção, Milane de OliveiraAzevedo, adiantando queo benefício chegará às 17escolas localizadas nas zo-nas urbana e rural, aten-dendo aproximadamente1.500 alunos.

Com a iniciativa, osalunos da rede municipalde ensino serão beneficia-dos e passarão a ter umajornada estudantil inte-gral, permitindo que oaluno, além do ensino re-gular, participe de ativi-dades complementares esocioeducativas.

De acordo com a secre-tária Milane Azevedo, pa-ra funcionamento inte-gral do programa o prefei-to Fábio Bezerra de Oli-veira, "Fabinho" (PMDB),já garantiu que dará to-tal apoio aos profissionaisque vão trabalhar no pro-grama e aos estudantes.

O Mais Educação é umprograma voltado para apromoção da educação in-tegral nas escolas públi-cas. Com a ampliação dajornada escolar, além doperíodo em que aconte-cem as aulas, o aluno con-tinua mais um turno naescola, participando deoficinas nas áreas de es-porte e lazer, cultura e ar-tes, meio ambiente, inclu-

Serra do Mel

Programa chegará a 17 escolas com expectativade atender aproximadamente 1.500 alunos

Facilidade

Rio Grande do Norte simplificalicenciamento ambiental para odesenvolvimento da aquicultura

Oportunidade

Capitania dos Portospublica edital doprocesso seletivopara moço de convés

Alunos da rede municipal de ensino serão beneficiados e passarão a ter uma jornada estudantil integral

Milane Azevedo anuncia novas conquistas na educação municipal

são digital e educomuni-cação, entre outras.

Outra boa notícia da-da pela secretária de Edu-cação do município, Mila-ne Azevedo, é relaciona-da ao Pacto Nacional pe-la Alfabetização na IdadeCerta (PNAIC), que serálançado em Serra do Melno próximo dia 26.

Segundo Milane Azeve-do, o primeiro momento se-rá voltado para a apresen-tação do PNAIC e, poste-riormente, à formação dos

educadores. "A formaçãocontinuada dos professo-res que atuam no 1º, 2º e3º anos do Ensino Funda-mental garantirá as ferra-mentas para alfabetizarcom planejamento", diz.

O pacto tem como obje-tivo a alfabetização emLíngua Portuguesa e Ma-temática até os oito anosde idade de todos os estu-dantes das escolas muni-cipais e estaduais do país."Se nos unirmos, consegui-remos atingir a meta do go-

verno federal, que é a al-fabetização até os oito anosde idade. Temos que pen-sar global e agir local", sa-lientou a secretária Mila-ne Azevedo, destacando aimportância do pacto.

O PNAIC é um compro-misso assumido pelo Go-verno Federal, estados emunicípios e objetiva as-segurar que todas as crian-ças estejam alfabetizadasaté os oito anos de idade,ao final do terceiro ano doEnsino Fundamental.

Page 20: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Novos membros do Conselho foram empossados na quarta-feira no auditório de secretaria areia-branquense

Novos membros do Conselho Municipal de Educação já foram empossados

AREIA BRANCA -Os novos membros doConselho Municipal deEducação foram empos-sados na quarta-feira,17, às 9h, no auditórioda Secretaria Municipalde Educação. A reuniãoteve caráter especial ena oportunidade houvea escolha da diretoria edos representantes dascâmaras setoriais parao biênio 2013-2015. Osecretário de Educaçãodo município, professorVicente Faustino Filho,conduziu o ato.

O conselho foi criadopela Lei Municipal nº1.140/2009, de 14 de de-zembro. A representan-te do Magistério Públi-co Municipal com atua-ção no Ensino Funda-mental, Marta PereiraSoares de Aquino, é anova presidente do Con-

selho. A vice é a repre-sentante dos dirigentesde escolas da rede mu-nicipal de Ensino, Te-rezinha Paixão de Oli-veira.

O secretário de Edu-cação, Vicente Fausti-no, destacou a impor-tância do conselho nodesenvolvimento daeducação no município."O Conselho tem a fina-lidade de colaborar coma Secretaria Municipalde Educação. Os conse-lheiros são pessoas quedeixam de lado seus afa-zeres em prol da educa-ção e merecem todo onosso respeito", ressal-tou.

O secretário falouainda que o órgão con-templa múltiplos pon-tos de vista sobre a edu-cação, já que é compos-to por representantes

de diferentes segmen-tos do poder público e dasociedade civil. "São di-ferentes olhares sobre aárea, que nos ajudam nagestão do município, su-pervisionando as açõese dando diretrizes paraestas ações", reforça Vi-cente Faustino.

A nova presidente doConselho Municipal deEducação, professoraMarta Pereira Soares, éda cidade de Grossos,com atuação nas diver-sas áreas educacionaisnaquele município. Elaé licenciada em Pedago-gia pela Universidadedo Estado do Rio Gran-de do Norte (Uern).

A professora MartaSoares é concursada daPrefeitura Municipal deAreia Branca, atuandojunto às escolas do cam-po do 4º ao 9º anos.

Transição

Cidades4 www.omossoroense.com.brSábado, 20 de abril de 2013

Pedagoga com atuação junto às escolas do campotoma posse como presidente do Conselho de Educação

Page 21: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Cidades 5www.omossoroense.com.br Sábado, 20 de abril de 2013

PENDÊNCIAS - Foitransformada em inqué-rito civil a investigaçãoconstituída no âmbitoda representação do Mi-nistério Público Esta-dual (MPE), da comarcajudicial instalada nomunicípio de Pendên-cias, região do Vale doAçu, sobre eventual ir-regularidade na estru-

tura de funcionamentodo Conselho Tutelar dosDireitos da Criança e doAdolescente, no municí-pio de Alto do Rodrigues.

A investigação foi ini-ciada na instância doMPE pendenciense atra-vés do ProcedimentoPreparatório nº 18/2012.Agora, conforme o teorda Portaria nº 01/2013,

assinada pelo promotorde Justiça da comarca,Marcos Adair Nunes,tornou-se o Inquérito Ci-vil nº 01/2013. Cópia daportaria foi publicadapor meio do Diário Ofi-cial do Estado (DOE).

Entre as providên-cias determinadas pelofiscal da lei para sequen-ciar o trabalho de apu-

ração dos fatos, constouo encaminhamento deexpediente ao colegiadotutelar alto-rodriguensepara comunicar oficial-mente à Promotoria deJustiça quais os princi-pais problemas enfren-tados pelo organismocom relação a móveis, te-lefone, uso de veículo,entre outros. A deficiên-

cia de tais equipamen-tos criaria dificuldadepara a prestação de ser-viços do Conselho.

EXCLUSIVIDADEO representante do

MPE da comarca emPendências mandou en-viar outro ofício, destafeita destinado ao pre-feito Abelardo Rodri-

gues Filho (DEM), pe-dindo que este informese existe a viabilidadede o Conselho Tutelarinstalar-se fisicamenteem algum prédio públi-co exclusivo, sob respon-sabilidade da adminis-tração municipal, em ra-zão da alegada necessi-dade de privacidade desua tarefa.

AREIA BRANCA -Foi dada a largada aoplano de ação com o quala prefeita Luana Bruno(PMDB) pretende levarbenefícios a todos os se-tores pelos próximosquatro anos. De imedia-to, a gestora está autori-zando a pavimentaçãoasfáltica de ruas estraté-gicas que registramgrande fluxo de veículose pessoas, além de pos-suírem inúmeros estabe-lecimentos comerciais.

As obras serão execu-tadas com recursos pró-prios da prefeitura, pormeio da Secretaria Mu-nicipal de Serviços Públi-cos, Obras e Urbanismo.Em algumas vias, os tra-balhos vão iniciar aindanesta semana, como é ocaso da rua Eduardo Be-zerra de Queiroz, no con-junto Cohab e extensãodo bairro projeto Crescer,que será asfaltada emsua totalidade.

Outra rua contempla-da com recapeamento é aMestre Silvério Barreto,no Centro, cujos trechosainda em paralelepípedoserão asfaltados de pon-ta a ponta.

Sobre a rua EduardoBezerra de Queiroz, aprefeita Luana Brunodisse que a pavimenta-ção da artéria constituium sonho antigo dos mo-radores daquela área.

No último dia 17 aprefeita Luana Brunofez a entrega de um no-vo veículo à SecretariaMunicipal de Saúde.Trata-se de uma Vancom capacidade para 15passageiros que será uti-lizada no transporte depacientes de Areia Bran-ca que precisam de tra-tamento em Natal.

Ao receber as chavesdo veículo das mãos daprefeita, o secretáriomunicipal de Saúde, Ri-cardo Calazans, disseque o veículo ora entre-gue era o primeiro deuma série que a gestoravai adquirir para refor-çar a frota motorizada domunicípio, inclusive comuma nova ambulância.

No seu discurso, Lua-na Bruno lembrou que

tanto na compra da van,como da ambulância quevai adquirir para refor-çar o atendimento às pes-soas que necessitam doapoio da prefeitura, estãosendo usados recursospróprios do município.

"Como havíamos pro-metido, os recursos queseriam destinados aoCarnaval, estão sendorevertidos em benefíciodo povo. Não é dinheirode nenhuma emendaparlamentar, é dinhei-ro oriundo dos cofres domunicípio", afirmou.

A solenidade aconte-ceu em frente à Secreta-ria de Saúde, contandoainda com as presençasde secretários, gerentesda administração muni-cipal e representantes doLegislativo municipal.

Infraestrutura

Prefeitura de Areia Branca autoriza pavimentação de ruas

Executivo entregaveículo paraapoio à saúde

Sob suspeita

Funcionamento de colegiado tutelar é investigado pelo MPE

Obras serão executadas por equipes de duas secretarias com aplicação de recursos próprios

Prefeita Luana Bruno entrega veículo à Saúde e anuncia pavimentação de ruas

São milhares de pessoas,além de vários estabele-cimentos comerciais queserão beneficiados com asobras, cujos serviços es-tão previstos para inicia-rem neste fim de semana.

Segundo a prefeitaLuana Bruno, as pavi-mentações visam melho-rar a infraestrutura ur-bana da cidade, benefi-

ciando, por consequência,os moradores e trazendouma melhor qualidade devida à população. "Outrasimportantes obras e açõesde grande alcance serãoanunciadas pela nossagestão nos próximosdias", reforça.

Para os moradores dasruas beneficiadas com es-sa ação de Luana Bruno,

a Prefeitura de AreiaBranca vai consolidandosua trajetória firme e se-gura rumo ao desenvolvi-mento e o progresso, do-tando os bairros de in-fraestrutura e melhoriasnecessárias para propor-cionar aos seus habitan-tes uma qualidade de vi-da à altura de suas expec-tativas.

Page 22: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Social6 www.omossoroense.com.brSábado, 20 de abril de 2013

@CONFERÊNCIA das Cidades édestaque nas cidades de Pendências e Car-naubais para o início de maio. Volto.

@O AMIGO desta coluna Ricardo Alvesassume a Secretaria Municipal de Desen-volvimento e Meio Ambiente em Pendências.Ao sucesso.

@BOAS-VINDAS da coluna ao gerente-geral do BB, agência Assú, Eduardo JoséGabriel Linhares, entrevistado do “Em diacom a sociedade” da última quinta-feira, 18,na Princesa AM.

SINFÔNICAS Na última quinta-feira, 18, no ga-

binete da reitora Ângela Maria Pai-va Cruz, da Universidade Federal doRio Grande do Norte (UFRN), o pre-sidente do Sistema Fecomércio, Mar-celo Fernandes Queiroz, e a diretoraregional do Sesc/RN, Jeane EliadAmaral, assinaram a renovação pormais um ano do convênio do projeto"Parcerias Sinfônicas", celebrado en-tre a instituição federal e o SistemaFecomércio, através do Sesc/RN.

AUXILIARESO prefeito Ivan Padilha (PMDB)

e a vice-prefeita, dra. Laís Helena Ca-bral (DEM), estiveram reunidos comseus auxiliares diretos e manifes-taram o desejo de aceleração nas açõeselaboradas para o desenvolvimentodo município de Pendências. O pre-feito firmou sua vontade e interessena busca por mais investimentos nasáreas de saúde, educação, ação social,obras e infraestrutura, inclusive comdiversas inaugurações para o primei-ro semestre de 2013.

PARABÉNS!Vivas com abraços de saúde e feli-

cidades na coluna de hoje para ElderAlessandro Macedo Mendonça, An-diere Luciana Rocha, Tuesda Miran-da Cavalcante Torres, Cleber Luiz deLima, Maurício Galhardo da Silva,cel. Francisco Canindé de Freitas. An-tecipamos para o prefeito mais que-rido Ivan Padilha, de Pendências, fes-tejando a data ao lado de sua herdei-ra Diana Padilha, que comemora namesma data. Axé!

“A autoconsciência é proteger aemoção e, consequentemente,administrar a ansiedade.”(Augusto Cury)

Presidente da Câmara Federal,Henrique Alves,

em noite deautógrafos

em Mossoró

GENTE, FATOS & EVENTOS

Prefeito dePendências, IvanPadilha, com a musa SocorroPadilha em festadupla pela idadenova com aherdeira DianaPadilha

CERÂMICA VERMELHAA 8ª Convenção da Região Nordeste

de Cerâmica Vermelha e o 18º Encontrodos Sindicatos do Nordeste, no PraiamarHotel, na Praia de Ponta Negra, encer-ram hoje, 20 de abril. Estes são os maioreseventos do segmento na região Nordestee têm como objetivo contribuir para o de-senvolvimento da indústria cerâmica eproporcionar a troca de informações en-tre os empresários e ampliação do conhe-cimento aos parceiros e representantesdo setor, destacando o segmento com umpapel importante para a economia da re-gião. O industrial Genival Batista, vice-prefeito Eurimar Nóbrega, entre outrosdo setor ceramista do Vale do Açu, parti-cipam do evento. Volto.

Page 23: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Cidades 7www.omossoroense.com.br Sábado, 20 de abril de 2013

Areia Branca

Artesã premiada nacionalmentefaz balanço de atuação à frentede entidade em Ponta do Mel

AREIA BRANCA - AAssociação de Artesãosde Ponta do Mel esco-lheu, no último dia 16,os membros da sua novadiretoria. Os novos diri-gentes são: Maria Adria-na da Silva, presidente;Maria Auxiliadora, vice-presidente; ClodoaldoAntônio do Nascimento,secretário; e José Sarai-va Filho, tesoureiro.

A gerente de Turismodo município, VivianeAraújo, representou aadministração da prefei-ta Luana Bruno (PMDB)no evento e ao fazer usoda palavra destacou aimportância da associa-ção para os profissionaisdo artesanato na vila-praia e disse que a Pre-feitura de Areia Branca,por meio da Gerência deTurismo, está à disposi-ção para ajuda à entida-de dentro das possibili-dades do município.

Na oportunidade, aex-presidente da associa-ção, Maria do Socorro dosSantos Saraiva, a popu-lar "Neném do Mel", fezum breve balanço da suapassagem pela direçãoda entidade, enfatizandoo trabalho realizado emprol do artesanato na vi-la-praia.

Uma das fundadorasda associação, a em-preendedora "Neném doMel" continua sendouma incentivadora daprática do artesanato no

Cronograma

Sinte define calendário de atividades para este mês

NATAL/INTERIOR- Uma série de ativida-des está programada pa-ra o decorrer de todo es-te mês de abril na instân-cia do Sindicato dos Tra-balhadores em EducaçãoPública do RN (Sinte).Informação provenienteda direção do órgão, nacapital potiguar, dá con-ta que, ao longo do mês,também será aplicadoem todo o Estado umquestionário sobre as di-versas situações de tra-balho e das escolas.

As informações serãoreunidas em um dossiêque será um dos instru-

mentos para a luta. Asatividades tiveram seuponto de partida já no dia1º do mês e se prolongamaté o dia 25.

No dia 23 de abril,terça-feira da próxima se-mana, às 14h30, será rea-lizada uma assembleiageral da rede estadual,nas dependências da Es-cola Estadual WinstonChurchill, em Natal. Tra-tará da campanha educa-cional e salarial 2013.

No dia seguinte, 24 deabril, quarta-feira, às14h, será vivenciada aMarcha Estadual em De-fesa da Educação Públi-

ca, com concentração naPraça Cívica, em Natal,ao lado do Palácio dos Es-portes.

No dia 25, quinta-feiravindoura, às 9h, na Es-cola Estadual WinstonChurchill, capital do Es-tado, assembleia dirigidaaos docentes da rede mu-nicipal de Natal sobre acampanha educacional esalarial de 2013. Às 14h,no Sinte, plenária de or-ganização dos novos con-cursados.

REGIONALEm Assú, alçada do

núcleo regional do sindi-

cato, dia 23 próximo ocor-rerá a etapa local da Mar-cha em Defesa da Edu-cação, segundo transmi-te a coordenadora do sin-dicato, professora InêsAlmeida.

A mobilização sairáda Escola Estadual Jus-celino Kubitschek até aárea defronte a 11ª Di-retoria Regional deEducação (Dired), cen-tro da cidade. A profes-sora e sindicalista expli-cou que tais atividadesestão inseridas na agen-da alusiva à 14ª Sema-na Nacional em Defesada Educação.

AJUDE A MUDARCom um trabalho voltado à educação e à assistência social, aLegião da Boa Vontade (LBV) vem transformando para melhora vida de milhares de crianças, adolescentes, jovens, adultos eidosos em todo o território nacional. Para manter esse trabalhoe aprimorá-lo cada vez mais, a Instituição sempre tem contadocom a ajuda de todos os que desejam viver em um país mais jus-to e solidário.

Por esse motivo, a LBV deu início à edição de 2013 da Campa-nha Eu ajudo a mudar!, que visa mobilizar a sociedade a ajudarna manutenção dos programas e campanhas socioeducacionaise, consequentemente, contribuir para que o Brasil vença seusgrandes desafios.

No ano passado, a Legião da Boa Vontade prestou mais de 10milhões de atendimentos e benefícios à população de baixa ren-da. O intuito da mobilização é ampliar e aprimorar as ações de-senvolvidas, a fim de que mais famílias possam ter resgatadassua cidadania e felicidade.

Com a ajuda de todos, mudamos o Brasil. Saiba mais emwww.lbv.org [1]. Informações: (84) 3613-1655 [2]. Siga a LBVpelo Twitter__(@LBVBrasil) e pelo Facebook (LBVBrasil)

Trabalho busca incentivar a atividade no município litorâneo

"Neném do Mel" colocou o artesanato areia-branquense em lugar de destaque

município, tendo parti-cipação premiada eminúmeros eventos no Es-tado e no país. No anopassado, ela foi uma dasvencedoras do prêmioTop 100 de Artesanatoinstituído pelo Serviço deBrasileiro Apoio à Microe Pequenas Empresas(Sebrae).

Para se ter ideia daabrangência desse prê-mio do Sebrae, "Nenémdo Mel" lembra que foiuma das selecionadas emum universo de 1,8 milgrupos inscritos, ficandoentre os cem melhores dopaís. No Estado, 50 gru-pos estavam concorrendo

ao prêmio, mas apenasquatro se classificarampara a fase final, que re-sultou na consagraçãodos três grupos produto-res, entre esses o artesa-nato de Ponta do Mel.

Comerciante do ramode bar e restaurante navila-praia, "Neném doMel" conta que resolveucolocar em prática o quesabia em termos de arte-sanato, depois que par-ticipou de capacitaçõesrealizadas pelo Sebrae hámais de seis anos. A par-tir daí, resolveu encararo desafio de transformaro paneiro (uma espécie defibra que recobre o cacho

do coco) em peças arte-sanais. E o resultado saiuà altura do desafio: belasbolsas e acessórios femi-ninos com excelente acei-tação no mercado.

Reconhecidos por suaqualidade e com valoragregado, os produtoscontribuíram para a ar-tesã "Neném do Mel" ven-cer o prêmio e se proje-tar como um dos grandesnomes do artesanato po-tiguar. "Fiquei feliz coma conquista, muito orgu-lhosa. Quando o Sebraeme sugeriu trabalharcom essa fibra, não espe-rava que fosse dar tão cer-to", comemorou.

Page 24: Mossoró - RN, 20 de abril de 2013 - Nº 16.323 SÁBADO ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_200… · Maçonaria realiza sessão para homenagear benfeitores

Cidades8 Sábado, 20 de abril de 2013 www.omossoroense.com.br

AREIA BRANCA - ASecretaria Municipal deSaúde está ampliando asações em torno do traba-lho antitabagismo volta-do para as pessoas quedesejam parar de fumar.O programa será desen-volvido no Centro de Saú-de José Nogueira de Me-lo ao longo de quatro ses-sões, confirme as orienta-ções do Ministério daSaúde, via terapias gru-pais e apoio medicamen-toso.

De acordo com infor-mações da Secretaria deSaúde do município, aprimeira sessão do pro-grama deverá acontecerno dia 22/4, às 15h, na re-ferida unidade de saúde.

Vale salientar que es-se trabalho é voltado ex-clusivamente para aspessoas que desejam pa-rar de fumar, que têmconsciência dos males douso do tabaco para os fu-mantes e para quem con-vive com eles.

Os interessados emparar de fumar devemprocurar o Centro de Saú-de nos períodos matutinoe vespertino para agen-dar a entrevista e obtermais informações rela-cionadas ao programa.

A campanha antitaba-gismo desencadeada nomunicípio conta com umaliado forte na esfera na-cional. É o deputado fede-ral Paulo Wagner (PV),que é areia-branquense.Esta semana, a Câmaracomeçou a analisar o Pro-jeto de Lei 5.292/13, de

Não ao fumo

Destaque

Secretaria de Saúde amplia ações de combate aotabagismo junto às pessoas que desejam parar de fumar

Infraestrutura

Manutenção de vias de acesso a comunidades incluireconstrução da estrada que liga Cristóvão a Ponta do Mel

Senai-RN é o 2º em educação a distânciano Nordeste

Primeira sessão da campanha antitabagista deverá acontecer na tarde da próxima segunda-feira

Centro de Saúde José Nogueira de Melo, local onde o programa será desenvolvido

sua autoria, que proíbe avenda de produtos deri-vados do tabaco nos esta-belecimentos comerciaisque não sejam específicospara esse fim.

De acordo com a propos-ta de Paulo Wagner, ape-nas estabelecimentos cu-ja finalidade exclusiva se-ja a venda de produtos de-rivados do tabaco, a exem-plo de tabacarias, estarão

aptos a comercializá-los. Oprojeto prevê ainda mul-ta e interdição do estabe-lecimento em caso de des-cumprimento da lei.

"Pretendo com essaproposição aprofundar asmedidas de controle con-tra o tabaco em nossopaís, que ainda enfrentagraves problemas de saú-de pública decorrentesdos malefícios do tabaco,

como o câncer de pulmãoe de laringe", justificaPaulo Wagner.

O deputado aindalembra que vários paísesestão adotando medidasmais restritivas em rela-ção ao consumo do taba-co, como Reino Unido,Austrália e Escócia, quepretende reduzir a popu-lação de fumantes a 5%até 2034.

AREIA BRANCA - Acomunidade de São Cris-tóvão, que possui uma dasmais belas praias do lito-ral areia-branquense, es-tá se beneficiando com asações implementadas pe-la prefeita Luana Bruno(PMDB), por meio da Se-cretaria Municipal de Ser-viços Públicos, Obras eUrbanismo. São obras queestão mudando a infraes-trutura da localidade emelhorando a qualidadede vidas das famílias.

Entre as ações em an-damento, está a recupera-ção da estrada que liga avila à orla marítima, quejá foi concluída. A via deacesso leva à principal e

à mais frequentada pra-ia de São Cristóvão, ondeestão instalados bares erestaurantes.

Além desses serviços, aprefeitura está recons-truindo a estrada que ligaSão Cristóvão a Ponta doMel, pelo litoral. A via car-roçável está com as obrasbastante avançadas e, embreve, os visitantes e osmoradores das duas vilas-praias poderão desfrutardas belezas naturais aolongo do percurso pela viacosteira.

Segundo informaçõesda Secretaria de ServiçosPúblicos, a nova estradajá está sendo utilizada pe-los turistas e moradores

da área beneficiada, mes-mo antes do término dosserviços. Além de propor-cionar uma viagem agra-dável e segura, o trechoencurta a distância entreas duas localidades bene-ficiadas.

Desde o início do ano,a prefeitura vem dandoandamento aos serviçosde recuperação das estra-das que dão acesso às pra-ias e comunidades ruraisdo município. Foram me-lhorados os acessos à co-munidade de São José,praia de São Cristóvão erecuperação da via que li-ga a praia de Baixa Gran-de à praia de Morro Pin-tado.

No caso de Morro Pin-tado, a recuperação doacesso àquela localida-de beneficiou também asfamílias que não esta-vam recebendo o abaste-cimento de água feito pe-los carros-pipas devidoà precariedade do trechoque impossibilitava achegada dos veículos àsresidências.

De acordo com a Secre-taria de Serviços Públicos,o melhoramento dos aces-sos às praias será umaação contínua, pois algunstrechos são muito trafega-dos devido às empresas efirmas que prestam servi-ços à Petrobras que atu-am no município.

Com mais de oito milmatrículas realizadasentre janeiro e feverei-ro, o Senai-RN é o se-gundo no Nordeste emEducação a Distância,ficando atrás apenas daBahia. Os dados foramdivulgados esta sema-na pelo Diretório Nacio-nal do Serviço de Apren-dizagem Industrial(Senai-DN).

Em todo o Brasil, noprimeiro bimestre de2013, o Senai realizou112.788 matrículas,sendo 30.808 em aper-feiçoamento profissio-nal, 299 em cursos téc-nicos, 79.242 em inicia-ção profissional, 544 empós-graduação e 1.895em qualificação.

A coordenadora daEducação a Distânciado Senai-RN, SocorroAlmeida, destaca a im-portância do método pa-ra ampliar a área deatendimento. "Atravésda EAD podemosabranger um númeromaior de alunos de to-do o Estado. Nossos cur-sos têm uma demandapresencial de apenas20% da carga horária,que é uma exigência doMEC, que pode ser rea-lizada em uma de nos-sas escolas, nas sextas-feiras à noite e durantetodo o sábado. Isso é de-finido no momento damatrícula", explicou.

As aulas presenciaisestão sendo realizadasem três polos: Natal,Mossoró e Caicó. Entrejaneiro e fevereiro, o di-retório regional doSenai no RN realizou8.100 matrículas nasseis áreas de competên-cia: aperfeiçoamento,

curso técnico, extensão,iniciação, pós-gradu-ação e qualificação.

Neste momento es-tão abertas as inscri-ções para os seguintescursos EAD. Na área dequalificação profissio-nal: Básica em Opera-dor de Computador,Montador e Reparadorde Microcomputadorese Instalador e Repara-dor de Redes de Compu-tadores. Os cursos téc-nicos de Automação In-dustrial e Segurança noTrabalho e o de compe-tências transversaisabrangem os seguintestemas: Educação Am-biental, Empreendedo-rismo, Legislação Tra-balhista, Segurança doTrabalho, Tecnologiada Informação e Comu-nicação e PropriedadeIntelectual.

O assessor técnico doNúcleo de Educação aDistância, Robson Wer-khauser, esclareceuque todas as informa-ções sobre a carga ho-rária do curso, crono-grama de aulas e espe-cificações técnicas sobrecomputador e velocida-de de internet estão dis-poníveis no portal daEAD. "No site há tudode forma detalhada,mas é importante o alu-no ter consciência da ne-cessidade de tempo pa-ra se dedicar às aulasvirtuais e também àspresenciais, sem elas ocertificado não é entre-gue", enfatizou.

O portal da Educa-ção a Distância doSenai-RN é www.ead.rn. senai.br. Al-guns cursos começamno próximo dia 30.

Cedida