museu-do-brinquedo

2
Museus Em pleno Centro Histórico temos o Museu do Brinquedo, que explora e expõe a colecção de brinquedos da Fundação Arbués Moreira. Esta fundação que tutela o Museu pretende contar a “História do Homem através do Brinquedo”. De variada temática e de diversas proveniências, com destaque para a evolução do brinquedo no mundo, ao longo do século XX e com um conjunto significativo de peças portuguesas, este museu possui cerca de quarenta mil brinquedos expostos e resulta de uma recolha do coleccionador João Arbués Moreira ao longo de toda a sua vida. A História do Museu A colecção começou a ser constituída quando tinha 14 anos de idade com os brinquedos que lhe iam sendo oferecidos e outros, pertença de pais e avós. Com a idade o poder de escolha e de compra aumentou ao mesmo tempo que crescia a vontade de saber mais acerca das peças que ia encontrando, o seu fabrico, a sua origem, a sua história. Assim nasceu a pesquisa e aquisição de peças mais antigas e o interesse pela História da Humanidade que os brinquedos tão bem documentam. Com o passar do tempo, a colecção foi aumentando e tinha já mais de 40.000 brinquedos diferentes. Havia que preservar e expor este património permitindo ao público tomar contacto com a maior colecção do género em todo o país. Em 1987 foi criada a Fundação Arbués Moreira à qual foi legada toda a colecção, dois anos mais tarde um acordo com a Câmara Municipal de Sintra para cedência de um espaço permitiu a criação do Museu do Brinquedo de Sintra. A colecção continuou sempre a crescer, o espaço tornou-se exíguo para as peças entretanto adquiridas e doadas. Era indispensável a criação de um novo local de exposição que permitisse albergar toda a colecção e enriquecer a comunicação entre o público visitante e o Museu. 1 / 2

Transcript of museu-do-brinquedo

Page 1: museu-do-brinquedo

Museus

Em pleno Centro Histórico temos o Museu do Brinquedo, que explora e expõe a colecção debrinquedos da Fundação Arbués Moreira. Esta fundação que tutela o Museu pretende contar a“História do Homem através do Brinquedo”. De variada temática e de diversas proveniências,com destaque para a evolução do brinquedo no mundo, ao longo do século XX e com umconjunto significativo de peças portuguesas, este museu possui cerca de quarenta milbrinquedos expostos e resulta de uma recolha do coleccionador João Arbués Moreira ao longode toda a sua vida.

A História do Museu

A colecção começou a ser constituída quando tinha 14 anos de idade com os brinquedos quelhe iam sendo oferecidos e outros, pertença de pais e avós.

Com a idade o poder de escolha e de compra aumentou ao mesmo tempo que crescia avontade de saber mais acerca das peças que ia encontrando, o seu fabrico, a sua origem, asua história.

Assim nasceu a pesquisa e aquisição de peças mais antigas e o interesse pela História daHumanidade que os brinquedos tão bem documentam. Com o passar do tempo, a colecção foiaumentando e tinha já mais de 40.000 brinquedos diferentes.

Havia que preservar e expor este património permitindo ao público tomar contacto com a maiorcolecção do género em todo o país.

Em 1987 foi criada a Fundação Arbués Moreira à qual foi legada toda a colecção, dois anosmais tarde um acordo com a Câmara Municipal de Sintra para cedência de um espaço permitiua criação do Museu do Brinquedo de Sintra.

A colecção continuou sempre a crescer, o espaço tornou-se exíguo para as peças entretantoadquiridas e doadas. Era indispensável a criação de um novo local de exposição quepermitisse albergar toda a colecção e enriquecer a comunicação entre o público visitante e oMuseu.

1 / 2

Page 2: museu-do-brinquedo

Museus

Este novo espaço, antigo Quartel dos Bombeiros de Sintra, inclui instalações apropriadas parao visionamento de vídeos temáticos, espaço lúdico multimédia, uma sala destinada àmontagem de exposições temporárias e uma oficina de restauro.

 

Morada:

Contacto: Museu do BrinquedoRua Visconde de Monserrate,n.º 28 2710-591 Sintra, PortugalTel: + 351 21 242 171Fax: + 351 21 923 00 59Email:  [email protected] Site:  www.museu-do-brinquedo.pt

2 / 2