Museus e museologia II - O conceito de Museologia

17
MUSEUS E MUSEOLOGIA: MUSEUS E MUSEOLOGIA: FORMAS ANTIGAS E NOVAS AÇÕES FORMAS ANTIGAS E NOVAS AÇÕES Parte II Parte II O conceito de Museologia O conceito de Museologia

description

describes the first part of the open classes taught in different institutions in order to promote the specialized public, new concepts, authors, ideas, definitions, and current museological truths, disseminated in this way, ie, before the days of the Internet.

Transcript of Museus e museologia II - O conceito de Museologia

Page 1: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

MUSEUS E MUSEOLOGIA:MUSEUS E MUSEOLOGIA:FORMAS ANTIGAS E NOVAS FORMAS ANTIGAS E NOVAS

AÇÕESAÇÕES

Parte IIParte II

O conceito de MuseologiaO conceito de Museologia

Page 2: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

AULA ABERTAAULA ABERTA

Relação das leituras e aulas abertasRelação das leituras e aulas abertas

ENCRYM-1982; Facultad de Filosofia (UCM) 1987; ENCRYM-1982; Facultad de Filosofia (UCM) 1987; IMSP(1991) in Textos IMSP (2001) Centro de Artes de IMSP(1991) in Textos IMSP (2001) Centro de Artes de São Paulo (1998); Le Jardin (Genève) 2010....São Paulo (1998); Le Jardin (Genève) 2010....

Page 3: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

Museologia: uma disciplina científicaMuseologia: uma disciplina científica

O caráter moderno da ciência museológica foi O caráter moderno da ciência museológica foi motivado pelo esclarecimento nos últimos anos motivado pelo esclarecimento nos últimos anos de certos erros conceituais e pelo fato de que se de certos erros conceituais e pelo fato de que se estabeleceu a precisão metodológica que orienta estabeleceu a precisão metodológica que orienta o sentido dessa disciplina.o sentido dessa disciplina.

Trata-se de um conjunto de técnicas referentes Trata-se de um conjunto de técnicas referentes ao “qué hacer” museal. (Aurora Leon)ao “qué hacer” museal. (Aurora Leon)

Page 4: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

musealização-museal.......musealização-museal.......

A museologia a partir do anos 1950; A museologia a partir do anos 1950; estabeleceu uma linguagem teórica, uma estabeleceu uma linguagem teórica, uma nomenclatura própria e uma terminologia nomenclatura própria e uma terminologia análoga e descendente das ciências análoga e descendente das ciências interdisciplinares que a conforma. interdisciplinares que a conforma.

Page 5: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

a prática da teoria a prática da teoria

A museologia atualmente consiste na A museologia atualmente consiste na prática sistematizada da organização de prática sistematizada da organização de museus, na setoração e na fatoração de museus, na setoração e na fatoração de dados; dados;

““no desenvolvimento paralelo da no desenvolvimento paralelo da museografia, como disciplina da práxis museografia, como disciplina da práxis museológica ou parte visível dessa museológica ou parte visível dessa organização”. (Lehne-Ragghianti)organização”. (Lehne-Ragghianti)

Page 6: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

aprendendo os protocolosaprendendo os protocolos

Na prática refere-se à formação profissional Na prática refere-se à formação profissional adequada para o labor no âmbito adequada para o labor no âmbito museológico, e na teoria, requer dos museológico, e na teoria, requer dos profissionais umaprofissionais uma

formação científica específica. formação científica específica.

O museólogo deve ser capacitado nos O museólogo deve ser capacitado nos diferentes níveis do estudo museológico: ter diferentes níveis do estudo museológico: ter a capacidade abstração para identificar uma a capacidade abstração para identificar uma série de conteúdos mais ou menos série de conteúdos mais ou menos complexos, e, para atuar inclusive na complexos, e, para atuar inclusive na formação da ciência museológica.formação da ciência museológica.

Page 7: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

Interação das disciplinasInteração das disciplinas

Embora a museografia e a museologia ainda Embora a museografia e a museologia ainda integram um eixo comum, comportam em integram um eixo comum, comportam em suas respectivas raízes etimológicas suas respectivas raízes etimológicas significados e funções diferentes.significados e funções diferentes.

De início, assinalamos que a análise De início, assinalamos que a análise científica que a museologia oferece, forma a científica que a museologia oferece, forma a base do fenômeno museográfico como base do fenômeno museográfico como evolução da teoria para a prática.evolução da teoria para a prática.

Page 8: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

Museografia e arquitetura de Museografia e arquitetura de museusmuseus

Considera-se também que, em muitos casos, a Considera-se também que, em muitos casos, a aplicação (museografia) diverge da normativa aplicação (museografia) diverge da normativa museológica.museológica.

A museografia hoje em dia, também estuda o A museografia hoje em dia, também estuda o museu em si, sua estrutura física - como objeto museu em si, sua estrutura física - como objeto dessa disciplina, que ampliada na museologia, dessa disciplina, que ampliada na museologia, não se limita a problemas arquitetônicos, não se limita a problemas arquitetônicos, estruturais ou expositivos, mas contempla estruturais ou expositivos, mas contempla interesses mais amplos, como a extensão da vida interesses mais amplos, como a extensão da vida do museu, seu funcionamento e sua finalidade.do museu, seu funcionamento e sua finalidade.

Page 9: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

A especialização profissionalA especialização profissional

A museografia consiste na descrição dos A museografia consiste na descrição dos elementos que tocam diretamente ao elementos que tocam diretamente ao museu, com sua estrutura arquitetônica, museu, com sua estrutura arquitetônica, problemas de localização, apresentação e problemas de localização, apresentação e conservação das coleções.conservação das coleções.

A museologia, por sua vez, é a disciplina A museologia, por sua vez, é a disciplina científica que trabalha no nível teórico, científica que trabalha no nível teórico, ratificando, transformando e renovando ratificando, transformando e renovando estes dados. estes dados.

Page 10: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

museologia e museografia: museologia e museografia: interação disciplinarinteração disciplinar

A elaboração museológica apresenta-se A elaboração museológica apresenta-se dessa maneira, como um fenômeno dessa maneira, como um fenômeno conseqüente, trabalhando sobre fatos reais conseqüente, trabalhando sobre fatos reais que foram subministrados pela museografia, que foram subministrados pela museografia, a fim de conseguir um planejamento teórico a fim de conseguir um planejamento teórico que defina os postulados mais convenientes que defina os postulados mais convenientes que podem ser aplicados no futuro. que podem ser aplicados no futuro.

Page 11: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

Bazin,Boylan,Stránsky,Rivière, Collier,VanMensch,Bohan,Fabri, Sola, Kircher,Bazin,Boylan,Stránsky,Rivière, Collier,VanMensch,Bohan,Fabri, Sola, Kircher,

Dana, Burcaw, Alonso,Hooper, Herreman, Waagen, Lorente,YoungLee,RivardDana, Burcaw, Alonso,Hooper, Herreman, Waagen, Lorente,YoungLee,Rivard.............. O museólogo deve aprender a construir O museólogo deve aprender a construir

argumentos mediante a interpretação do seu argumentos mediante a interpretação do seu objeto de estudo sob os termos marcados pela objeto de estudo sob os termos marcados pela teoria.teoria.

No que diz a teoria museológica, é que existem No que diz a teoria museológica, é que existem parâmetros marcados pela museologia; estes parâmetros marcados pela museologia; estes parâmetros são os protocolos e as normas de parâmetros são os protocolos e as normas de ação cotidiana no âmbito museológico, ação cotidiana no âmbito museológico,

Estes protocolos foram estabelecidos numa Estes protocolos foram estabelecidos numa constante interação entre a prática e a teoria constante interação entre a prática e a teoria estruturada através das diferentes formações estruturada através das diferentes formações disciplinares que os museus foram absorvendo e disciplinares que os museus foram absorvendo e consolidando especialmente no século XX, de consolidando especialmente no século XX, de forma sistemática.forma sistemática.

Page 12: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

A nomenclatura A nomenclatura internacionalinternacional

A meta linguagem museológica exprime conteúdos A meta linguagem museológica exprime conteúdos exatos, por exemplo, o termo musealização, que exprime exatos, por exemplo, o termo musealização, que exprime o momento no qual um objeto ingressa no sistema o momento no qual um objeto ingressa no sistema museológico, integrando-se a um “processo”, ou a uma museológico, integrando-se a um “processo”, ou a uma série de procedimentos e ações integradas.série de procedimentos e ações integradas.

Atualmente o termo se refere também aos processos Atualmente o termo se refere também aos processos similares extra-muros que “musealizam” o patrimônio similares extra-muros que “musealizam” o patrimônio histórico imóvel, no sentido da integração, transformação, histórico imóvel, no sentido da integração, transformação, adaptação de um conjunto material ou imaterial agrupado adaptação de um conjunto material ou imaterial agrupado sob um campo conceitual similar a um museu.sob um campo conceitual similar a um museu.

Museal pode ser aplicado para exprimir as ações no Museal pode ser aplicado para exprimir as ações no ambiente dos museus; porém a museologia que expressa ambiente dos museus; porém a museologia que expressa as ações relacionadas aos museus, utiliza os termos as ações relacionadas aos museus, utiliza os termos advindos da conservação, da arquitetura, da advindos da conservação, da arquitetura, da administração e assim por diante. administração e assim por diante.

Page 13: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

Serraller, Balerdi, Papadakis, Grenberg, Ferguson, Serraller, Balerdi, Papadakis, Grenberg, Ferguson, Nairne,Isabel Fernandez, Allwood, Ambrose, Paine, Nairne,Isabel Fernandez, Allwood, Ambrose, Paine,

Bachmann, Batorm, Belcher, Bonilauri,Maugeri, Brawnw, Brill, Bachmann, Batorm, Belcher, Bonilauri,Maugeri, Brawnw, Brill, Zoreda, Valeiras Casal, Davallon....Zoreda, Valeiras Casal, Davallon....

A museologia apresenta-se como a análise reflexiva do A museologia apresenta-se como a análise reflexiva do fenômeno museográfico. A relação intrínseca dessas fenômeno museográfico. A relação intrínseca dessas matérias forma um dos pilares da museologia. matérias forma um dos pilares da museologia.

Afirmamos que a prática expositiva revela a face oculta Afirmamos que a prática expositiva revela a face oculta dos museus, porque recontextualiza os objetos e os dos museus, porque recontextualiza os objetos e os expõe conforme o protocolo museográfico.expõe conforme o protocolo museográfico.

Um conceito que se aplica no âmbito dos museus, isto Um conceito que se aplica no âmbito dos museus, isto é, a museografia. Diferente das exposições em galerias é, a museografia. Diferente das exposições em galerias ou nos circuitos comerciais (porque tem o propósito de ou nos circuitos comerciais (porque tem o propósito de exibir o resultado da pesquisa científica, com a exibir o resultado da pesquisa científica, com a finalidade de educar informalmente, acompanhada das finalidade de educar informalmente, acompanhada das informações textuais que conformam uma narrativa informações textuais que conformam uma narrativa expositiva)expositiva)

Page 14: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

Reppeto,Dreyfuss, Dudley.......Reppeto,Dreyfuss, Dudley....... Wilkinson (AAM-1958), Hernández F., Lukchurst, Konikow, Wilkinson (AAM-1958), Hernández F., Lukchurst, Konikow,

Tillotson, Shelley, Pearce S., Susan Vogel,Baztán, Barrientos, Tillotson, Shelley, Pearce S., Susan Vogel,Baztán, Barrientos, Zoreda, Deloche....Zoreda, Deloche....

Outro exemplo é o termo documentação, que Outro exemplo é o termo documentação, que evoluiu da arquivologia e da biblioteconomia para evoluiu da arquivologia e da biblioteconomia para o mundo museológico, nesse sentido atualmente o mundo museológico, nesse sentido atualmente utilizamos o termo documentaçao museológica utilizamos o termo documentaçao museológica em referencia a toda documentação pertinente em referencia a toda documentação pertinente ao museu, exceto a documentação produzida ao museu, exceto a documentação produzida pelo setor administrativo.pelo setor administrativo.

Nesse sentido integramos as novas áreas de ação Nesse sentido integramos as novas áreas de ação museológica, como a Gestão de Museus, que museológica, como a Gestão de Museus, que diferencia os dois setores organizativos: o diferencia os dois setores organizativos: o museológico e o administrativo.museológico e o administrativo.

Page 15: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

Museums at 60ths...Museums at 60ths...

A orientação acadêmica diferenciando a A orientação acadêmica diferenciando a museografia e a museologia como museografia e a museologia como disciplinas autônomas, estava definida nos disciplinas autônomas, estava definida nos anos 80, especialmente nos centros de anos 80, especialmente nos centros de estudos criados sob a égide das iniciativas estudos criados sob a égide das iniciativas da UNESCO, como o Centro Paul da UNESCO, como o Centro Paul Coremans, no México, atual Escuela Coremans, no México, atual Escuela Nacional de Conservación, Restauración y Nacional de Conservación, Restauración y Museografia “Manuel del Castillo Negrete”.Museografia “Manuel del Castillo Negrete”.

Page 16: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

memória museológicamemória museológica

A museografia diverge da museologia nesse momento A museografia diverge da museologia nesse momento metodológico da delimitação do campo conceitual de metodológico da delimitação do campo conceitual de ambas disciplinas, a partir da prática sistematizada a partir ambas disciplinas, a partir da prática sistematizada a partir da metade do século XIX, iniciado pela formação dos da metade do século XIX, iniciado pela formação dos conservadores, dos documentalistas e do fenômeno conservadores, dos documentalistas e do fenômeno cultural experimental das exposições. cultural experimental das exposições.

Esse conceito advém dos estudos de conservação Esse conceito advém dos estudos de conservação preventiva, seguindo o pensamento de Varine Bohan, preventiva, seguindo o pensamento de Varine Bohan,

e foi incorporado aos estudos de museologia e da formação e foi incorporado aos estudos de museologia e da formação do museólogo, através do conceito de continente (edifício) do museólogo, através do conceito de continente (edifício) e conteúdo (coleções). e conteúdo (coleções).

Page 17: Museus e museologia II - O conceito de Museologia

ISBN 978-85-914169-1-2ISBN 978-85-914169-1-2

Profa. Dra. Teresa Cristina de Andrade Bock, Coordenadora do Profa. Dra. Teresa Cristina de Andrade Bock, Coordenadora do Curso de Especialização em Museologia do Instituto de Curso de Especialização em Museologia do Instituto de Museologia de São Paulo (1991-1993) e colaboradora do Museologia de São Paulo (1991-1993) e colaboradora do IMSP em 2001, para a criação no Brasil da formação IMSP em 2001, para a criação no Brasil da formação profissional e acadêmica em Museografia, Documentalista profissional e acadêmica em Museografia, Documentalista museológico e em Museopedagogia.museológico e em Museopedagogia.