n o e n f r e n t a m e n t o a o c o v i d - 1 9 a o u s ...

12
Lesões de pele relacionada ao uso de dispositivos médicos no enfrentamento ao covid-19 Medidas de prevenção e tratamento SANTA CRUZ - RN 2020 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE O NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI

Transcript of n o e n f r e n t a m e n t o a o c o v i d - 1 9 a o u s ...

Page 1: n o e n f r e n t a m e n t o a o c o v i d - 1 9 a o u s ...

Lesões de pele relacionadaao uso de dispositivos médicosno enfrentamento ao covid-19

Medidas de prevenção e tratamento

SANTA CRUZ - RN2020

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE O NORTEFACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI

Page 2: n o e n f r e n t a m e n t o a o c o v i d - 1 9 a o u s ...

AUTORES:Jéssica Isabelle dos Santos DutraVictor Medeiros de Araújo Xavier

SANTA CRUZ - RN2020

1

2

¹Enfermeira, Mestre em saúde Coletiva pela UFRN, vinculada ao laboratório desemiologia e semiotécnica de Enfermagem da FACISA/UFRN.

Email: [email protected]

²Enfermeiro, Especialista em Urgência e Emergência e Unidade de Terapia Intensiva pelaFIP, vinculado à Clínica Escola de Enfermagem da FACISA/UFRN.

Clínica Escola

de Enfermagem

Page 3: n o e n f r e n t a m e n t o a o c o v i d - 1 9 a o u s ...

INTRODUÇÃO .................................................................................03LESÕES DE PELE .............................................................................04CLASSIFICAÇÃO DAS LESÕES ......................................................06MEDIDAS DE PREVENÇÃO ...........................................................07MATERIAIS INDICADOS ................................................................08PASSO A PASSO PARA A UTILIZAÇÃO DE CURATIVOSPREVENTIVOS ..................................................................................09TRATAMENTO DAS LESÕES ........................................................10REFERÊNCIAS ..................................................................................11

sumário

Page 4: n o e n f r e n t a m e n t o a o c o v i d - 1 9 a o u s ...

A OMS declarou pandemia pelo novo coronavírus(SARS-coV-2) no dia 11 de março de 2020, desde entãoprofissionais de saúde no mundo inteiro trabalhamdiariamente em regime de trabalho exaustivos, usandovários equipamentos de proteção individual (EPI’s)como: máscaras, óculos, protetores faciais e luvas. Esseuso prolongado de EPI’s, assim como a higienizaçãofrequente das mãos tem provocado lesões na pele eaumentando ainda mais o risco de infecção para estesprofissionais.

1,2

INTRODUÇÃO3

Page 5: n o e n f r e n t a m e n t o a o c o v i d - 1 9 a o u s ...

Os principais fatores relacionados ao surgimento dessaslesões são a pressão e fricção em áreas pontuais da pele, ouem áreas maiores por tempo prolongado, a umidadecausada pela sudorese  que altera o microclima da peletornando-a mais alcalina, e o tempo de uso  dessesequipamentos >4h.

Os EPI’s propiciam um ambiente hermético aumentando a transpiração ediminuindo sua evaporação. A transpiração estimula a pele e pode causarcoceira e vermelhidão, depois que a pele é estimulada pela umidade, a fracaacidez da superfície da pele é destruída, enfraquecendo a barreira cutânea etornando-a mais susceptível a atuação de forças externas como a pressão e oatrito.  A pressão, fricção e umidade excessiva associada ao longo tempo de uso dosdispositivos provocam lesões por pressão, pois esses fatores alteram acirculação sanguínea local provocando isquemia e hipóxia tecidual, resultandoem danos aos tecidos .

É definido como um dano localizado na pele e/ou tecidosmoles subjacentes, provocado pela pressão dos dispositivossobre a pele. Essas lesões ocorrem principalmente em áreascom menos tecido adiposo, como em proeminências ósseas.

O que são lesões por pressão relacionada aouso de dispositivos médicos?

LESÕES DE PELE

Como elas ocorrem?

4

3,5

2,3,5

3,5

4

Page 6: n o e n f r e n t a m e n t o a o c o v i d - 1 9 a o u s ...

As principais lesões ocasionadas por esses equipamentos sãoressecamento da pele e dermatites, pela intensa higiene dasmãos e uso de luvas, e as lesões por pressão relacionadas aouso de máscaras e protetores faciais.2,3

Mãos Testa

Osso do nariz ebochechasOrelhas

A literatura recente relata que os principais locais afetados sãoosso nasal, bochechas, testa, orelhas e mãos, em virtude do usode máscaras, face shield, óculos e luvas, causando LPP e eczemasem muitos profissionais, pelo uso prolongado dessesequipamentos. Também podem ocorrer nas têmporas e na partede trás da cabeça.2,3

Fonte: fotos disponíveis no googleimages

5

Page 7: n o e n f r e n t a m e n t o a o c o v i d - 1 9 a o u s ...

classificação daslesões

Estágio 2

Estágio 3

Estágio 4

São classificadas como as demais LPP:

 Pele Íntegra com eritema que não

embranqueceEstágio 1

Perda da pele em sua espessura parcialcom exposicão da derme

Perda da pele em sua espessura total

Perda da pele em sua espessura total eperda tissular

Lesão por pressão não classificável

Lesão por pressão tissular profunda

Podem ser classificados ainda como:  

5

5

5

5

5

5

6

Page 8: n o e n f r e n t a m e n t o a o c o v i d - 1 9 a o u s ...

medidas de prevenção

2,3

2,3

3

2,3

3

A principal hidratação da pele deve ser com a ingestade líquidos e alimentos adequados.

Manter a pele limpa e hidratada, principalmente dasmãos e do rosto.

Usar sabonete com o pH levemente ácido que sejacompatível com a pele.

Evitar esfregar fortemente a pele que está em risco delesões por pressão.

Fornecer períodos de alivío da pressão, idealmente acada 2 horas, mas deve ocorrer pelo menos a cada 4h.

Atentar para os sintomas como dor, hiperemia, prurido,ressecamento e lesões após a retirada dos EPI's.

Em caso de lesões instaladas, o profissional deve sertratado e usar os EPI's novamente após normalizaçãoda integridade da pele.

Promover alívio da pressão protegendo as áreas decontato:

Utilize cobertura preventiva nas áreas de contatocom os EPI’S, principalmente nos pontos de pressãoque o equipamento exerce sobre a pele.Utilize acessório para proteger as orelhas do elásticoda máscara.

2,3,6

2,3,6

2,3,6

6

7

3

Page 9: n o e n f r e n t a m e n t o a o c o v i d - 1 9 a o u s ...

O curativo indicado como mais eficaz na prevenção de lesões por pressão relacionado ao usode EPI’S é o curativo de espuma de poliuretano, seguido do hidrocoloide extra fino, ambos são autoadesivos, finos, macios, resistentes, tem bom efeito descompressivo, porém aespuma de poliuretano tem maior capacidade de gerenciamento de fluidos que ohidrocoloide. Ambos evitam o deslocamento, ao mesmo tempo em que reduzem a pressão e oatrito local. Outro fator recomendado para proteção são os cremes e protetores barreira, pois formamuma película protetora oclusiva e por isso podem desacelerar a transpiração e,simultaneamente, reduzir o coeficiente de fricção na pele devido à sua natureza gordurosa. Porém, como não há evidência científica segura que o uso desses produtos não promovamfixação do vírus na pele, deve ser utilizado com cautela, e uma solução apontada seria usaresses cremes e/ou hidratantes nas regiões de maior contato com os EPI's.

materiais indicados

Espuma de poliuretano

Hidrocolóideextra fino

curativo de silicone

Filmetransparente

Protetor deorelha

Creme barreira

2,3,6

2,6

6

Fonte: fotos disponíveis no googleimages

8

Page 10: n o e n f r e n t a m e n t o a o c o v i d - 1 9 a o u s ...

passo a passo parautilização de curativos

preventivos

Higienizar a pele, principalmente os locais de maior contatocom os EPI's. Utilize creme barreira na pele, pelo menos 1h antes do uso deEPI's. Corte o curativo de acordo com o contorno do rosto. Aplique o curativo com cuidado para que não forme áreas comrugas, dobras ou tensão na pele. Em seguida, coloque os EPI's conforme protocolo. Confirme a correta aplicação do EPI sobre o curativo e verifiquea vedação da máscara (N95 OU PFF2). Em seguida, promova a suspensão de contato do elástico damáscara com a pele. Quando estiver no domicílio, mantenha a hidratação da pele anível sistêmico e local.

9

2,6

Curativo cortado paraaplicação na pele

Aplicação correta dos curativos parainterface entre a pele e o EPI

Fonte: Zhou.Fonte: Alves.26

Page 11: n o e n f r e n t a m e n t o a o c o v i d - 1 9 a o u s ...

tratamento das lesões

O tratamento indicado vai depender do tipo e grau dalesão. No caso das dermatites, geralmente são utilizadospomadas de corticóides e anti-histamínicos em algunscasos. Para as lesões, deve promover o alívio da pressão eutilizar coberturas indicadas de acordo com o grau dalesão e tecidos afetados. Em ambos os casos, procure um profissionalcapacitado para indicar o tratamento mais adequado.

10

2

3,4

Page 12: n o e n f r e n t a m e n t o a o c o v i d - 1 9 a o u s ...

1. Ministério da saúde. Protocolo de manejo clínico da covid-19 naatenção especializada. Brasília, DF: o ministério. 2020. Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/14/Protocolo-de-Manejo-Cl--nico-para-o-Covid-19.pdf. 2. Zhou Q, Xue J, Ma LN, Tong NX, Wang CF, Shi Q et al. Strategy of nursingcare on the face skin injuries caused by wearing medical medical-gradeprotective equipment. Department of Burns and Cutaneous Surgery, BurnCenter of PLA. China. 2020. Disponível em: http://rs.yiigle.com/yufabiao/1182339.htm 3. Ramalho AO et al. Lesões de pele relacionadas ao uso deequipamentos de proteção Individual em profissionais de saúde:estratégias de prevenção Frente à pandemia por Covid-19. São Paulo:GPET, SOBEST. 2020. Disponível em:http://www.sobest.org.br/arquivos/LPRDM_COVID19_Manual_Vers__o_Portugues.reduzida_compressed.pdf 4. Galetto SGS, Nascimento ERP, Hermida PMV, Malfussi LBH. MedicalDevice-Related Pressure Injuries: an integrative literature review. Rev BrasEnferm. 2019;72(2):505-12. Disponível em:https://www.scielo.br/pdf/reben/v72n2/pt_0034-7167-reben-72-02-0505.pdf 5. Jiang Q, Song S, Zhou J, Liu Y, Chen A, Bai Y. et al. The Prevalence,Characteristics, and Prevention Status of Skin Injury Caused by PersonalProtective Equipment Among Medical Staff in Fighting COVID-19: AMulticenter, Cross-Sectional Study. ADVANCES IN WOUND CARE. 2020.  9(7): 1-8. Disponível em:https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/wound.2020.1212 6. Alves P, Moura A, Vaz A, Ferreira A, Malcato E, Mota S, Afonso G, RamosP, Dias V, Homem-Silva, P. PREPI | COVID19. Prevenção de lesõescutâneas causadas pelos Equipamentos de Proteção Individual (Máscarasfaciais, respiradores, viseiras e óculos de proteção). Journal of TissueHealing and Regeneration 2020. Suplemento da edição Outubro/MarçoXV.

referências11