news Informativo trimestral Integrasul • Abr. a Jun. 2016 · 2020. 1. 30. · estudo de...

8
news ANO 2 • EDIÇÃO 4 O SUBMUNDO DIGITAL BRASILEIRO pág. 04 Suas informações nunca estiveram tão ameaçadas. Informativo trimestral Integrasul • Abr. a Jun. 2016 O que é uma SOLUÇÃO VPN? pág. 06 www. integrasul .com.br Somos líderes de plataformas de PROTEÇÃO ENDPOINT pág. 03 / integrasul Conheça as vantagens DA VERSÃO 3.10 DO NAC pág. 03

Transcript of news Informativo trimestral Integrasul • Abr. a Jun. 2016 · 2020. 1. 30. · estudo de...

Page 1: news Informativo trimestral Integrasul • Abr. a Jun. 2016 · 2020. 1. 30. · estudo de profissionais da área ou, sua contraparte, os criminosos digitais. Fico impressionado em

newsANO 2 • EDIÇÃO 4

O SUBMUNDODIGITAL BRASILEIROpág. 04

Suas informações nunca estiveramtão ameaçadas.

Info

rmat

ivo

tri

mes

tral

In

teg

rasu

l • A

br.

a J

un

. 20

16

O que é umaSOLUÇÃO VPN?pág. 06

www.integrasul.com.br

Somos líderes de plataformas de PROTEÇÃO ENDPOINTpág. 03

/integrasul

Conheça as vantagensDA VERSÃO 3.10 DO NACpág. 03

Page 2: news Informativo trimestral Integrasul • Abr. a Jun. 2016 · 2020. 1. 30. · estudo de profissionais da área ou, sua contraparte, os criminosos digitais. Fico impressionado em

Com a inclusão dos serviços de internet em nossa rotina diária, a fragilidade dos sistemas e o desconhecimento dos usuários, os crimes cibernéticos tornam-se cada vez mais comuns e as ferramentas para cometer estes delitos estão de fácil acesso na rede mundial. Devemos entender que o mundo digital é semelhante ao nosso mundo real, nele realizamos transações financeiras, expomos nossas informações pessoais e realizamos compras. Sendo assim, também devemos tomar os cuidados necessários para não sermos acometidos por crimes digitais e termos nossas informações ou valores roubados. Então, algumas dicas: crie senhas complexas e as troque com frequência, use antivírus em seus dispositivos e mantenha seus sistemas sempre atualizados.

Segurança da informação não é mais uma disciplina exclusiva para estudo de profissionais da área ou, sua contraparte, os criminosos digitais. Fico impressionado em ver como as pessoas se distanciam disso dizendo ser “coisa de Hacker”. Concursos públicos, em suas questões de informática, ainda perguntam coisas como qual a opção do menu X do software Y tem funcionalidade Z. Nosso conhecimento de “segurança da informação” tem que crescer proporcionalmente à nossa produção de “informação”.

Integrasul estabelece

A Integrasul possibilita

A Integrasul apresenta seus

novidades

O Mozy fornece uma solução segura e confiável para fazer backup, sincronizar e acessar seus arquivos de qualquer lugar.As cópias de seus arquivos são mantidas seguras e disponíveis para você, onde poderá acessar os seus arquivos do backup pelo celular, computador, cliente da solução e muito mais, garantindo a segurança dos seus arquivos e a comodidade de acesso imediato a eles.

As soluções Fortinet foram desenhadas desde o início para integrar múltiplos níveis de segurança. Utilizando uma estrutura ASIC customizada e uma interface unificada, as soluções Fortinet oferecem funcionalidades de segurança avançadas que abrangem desde soluções para escritórios remotos e SOHO até soluções baseadas em chassis para grandes redes, com gerenciamento e capacidade de relatórios integradas.

A Integrasul sabe que no universo da tecnologia nada é estático e nenhum conhecimento é superior, por este motivo apoia cada membro da equipe a se atualizar sempre. Dentro das mais diversas áreas em que atuam, nossos profissionais fazem cursos para aprendizagem total de uma nova solução ou estão em constante reciclagem.

Confira a lista de certificações mais recentes:• Arcserve UDP5: Ronaldo Brito• Arcserve UDP5: Fredy Alan Braun• Trend Micro OfficeScan Certified Professionals: Fredy Alan Braun• Trend Micro Deep Discovery Certified Professionals: Fredy Alan Braun

A Integrasul tem o orgulho em apresentar seus novos clientes e dá as boas-vindas. Desejamos que essas parcerias tragam excelentes resultados.

O acesso às tecnologias digitais facilita, e muito, o dia a dia das pessoas. São aplicativos no celular para acesso a bancos, serviços de mensagens instantâneas, etc. No computador, podemos facilmente movimentar nossa conta bancária, realizar pagamentos e transferências. Tudo isso sentados em nossas cadeiras, confortavelmente, evitando trânsito e filas. Porém, quanto mais conectados, mais vulneráveis ficamos aos criminosos digitais. Por isso, cada vez mais, é necessário protegermos nossos computadores e celulares com softwares apropriados, além de sempre estarmos atentos a e-mails falsos e propagandas enganosas.

EDITORIAL

NOVAS PARCERIAS

CERTIFICAÇÕES

NOVOS CLIENTES

Diretor Comercial

Marcelo Pacheco

Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento

Edson Salvati

Diretora de Desenvolvimento

Lisiane Pedroni

2

Page 3: news Informativo trimestral Integrasul • Abr. a Jun. 2016 · 2020. 1. 30. · estudo de profissionais da área ou, sua contraparte, os criminosos digitais. Fico impressionado em

FACILITE A ADMINISTRAÇÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM SUA EMPRESA COM O NAC 3.10

Novidade Integrasul

3

novidades

Em um mundo cada vez mais digital, ter total controle da segurança da informação da sua empresa é primordial. A Integrasul fornece o melhor serviço de gerenciamento e proteção de sistemas do mercado com o NAC 3.10, uma solução completa para blindar sua empresa. Além disso, oferece um completo serviço de suporte.

• Cadastro e manutenção das interfaces de rede do servidor através do NAC;

• Informação se a categoria é local ou remota adicionada nas regras do Webfilter;

• Novo relatório de cotas para o Webfilter;

• Sincronização com o AD: permitido inserir registros nas configurações do SSOD sem campo chave;

• Validações na lista de antispam dos usuários;

• Whitelist automática por usuário;

• Importação de objetos no firewall: hosts, redes, serviços;

• Configuração do cliente NTP através da interface (configuração automática de data e hora);

• Configuração de vida útil dos backups gerados pelo NAC;

• Gerenciamento de clientes VPN no Firewall;

Conheça as novidades da versão 3.10:

O cenário de ameaças atual nunca foi mais volátil e perigoso. Um dos grandes desafios enfrentados por compradores de TI é arrumar tempo para fazer a devida diligência com relação aos muitos fornecedores existentes no mercado de segurança de endpoint. A Gartner oferece aos executivos de segurança cibernética, o relatório Magic Quadrant que reúne informações que podem ser usadas para analisar fornecedores com ofertas em qualquer área. E com esse reconhecimento, a Trend Micro é mais uma vez líder em Plataformas de Proteção de Endpoint (título mantido desde 2002), além de ter avançado a posição em amplitude de visão no Quadrante de líderes.

Diferenciais Trend Micro:

A Trend Micro oferece uma ampla gama de proteção de última geração contra as mais recentes ameaças de invasão, bem como proteções comprovadas contra ataques em todos os pontos de endpoint, de servidor e de aplicativo em ambientes físicos, virtuais e de nuvem. Uma das razões pelas quais a Trend Micro é uma líder do Magic Quadrant na proteção de endpoint é porque são exploradas as informações em todos os níveis com o auxílio de tecnologias avançadas, tais como:

Somos líderes no quadrante mágico de plataformas de

utilidades

PROTEÇÃO DE ENDPOINTPELO 14º ANO CONSECUTIVO

• Monitoramento do comportamento incluindo a proteção contra ransomware;

• Controle de aplicativos;

• Detecção de vulnerabilidades e blindagem;

• Segurança do sistema;

• Proteção automatizada virtual e de cargas de trabalho de nuvem;

• Malware sandboxing;

• Proteção de dados;

• Detecção e resposta de endpoint.

Para lidar com tudo que cibercriminosos podem fazer contra as organizações é necessária uma plataforma de proteção de endpoint com múltiplas camadas e que forneça um ciclo de vida completo de defesa contra ameaças.

É exatamente isso que a Defesa Conectada Contra Ameaças da Trend Micro faz, garante que todas as funcionalidades comprovadas e de última geração trabalhem em conjunto e, em tempo real, para proteger, detectar, responder e fornecer uma visibilidade e controle central em todo o seu ambiente.

Saiba mais:

https://resources.trendmicro.com/Quadrante-Magico-Gartner-Endpoints.html

Page 4: news Informativo trimestral Integrasul • Abr. a Jun. 2016 · 2020. 1. 30. · estudo de profissionais da área ou, sua contraparte, os criminosos digitais. Fico impressionado em

4

O submundo brasileiro está lotado de malware bancário, o que pode ser em grande parte atribuído à contínua popularidade do banco online no país. Há também algumas novidades, como o ransomware multiplataforma e regional (feito no Brasil e em português), aplicativos Android™ modificados e serviços relacionados a informações pessoalmente identificáveis. Os tutoriais continuam populares pois ajudam os novatos do cibercrime a aprender truques importantes do negócio. Alguns instrutores podem também usar esses cursos para recrutar membros para suas gangues.

EXEMPLOS RECENTES NO MERCADO:

Ransomware:O enorme sucesso do ransomware e sua prevalência global o torna uma ferramenta muito importante no arsenal de qualquer cibercriminoso. Era apenas uma questão de tempo até que os cibercriminosos brasileiros criassem suas próprias versões deste malware.Por US$ 3.000 dólares ou 9 bitcoins, os cibercriminosos podem usar um número ilimitado de ransomware multiplataforma no prazo de uma semana. Essas ameaças são executadas no Windows®, Linux®, Android, iOS™ e dispositivos OS X™. Eles criptografam arquivos JPG, .PNG, .GIF, .PDF, .TXT, .SQL, .DOC, .XLS, .HTML, .HTM, .XHTML, .BMP e .PHP usando criptografia com padrões 3DES (Triple Data Encryption Standard), Advanced Encryption Standard (AES), DES ou Rivest Cipher 4 (RC4).

Aplicativos Android modificados:Apps para Android modificados também apareceram recentemente no submundo brasileiro. Eles foram configurados para pagar por créditos pré-pagos com credenciais roubadas de cartões de crédito. Melhor ainda, nem exigem que os usuários digitem informações adicionais, incluindo o número de Código de Verificação de Cartão (CVC) e endereço de cobrança para completar as transações. Esses pacotes de aplicativos Android modificados (APKs) podem ser obtidos em fóruns do submundo.

Serviços de consulta de informações pessoalmente identificáveis:Os cibercriminosos brasileiros também já começaram a oferecer serviços que envolvem o roubo de informações pessoalmente identificáveis de vítimas que eles podem então vender para outras pessoas por 0,015 BTC (US$ 6,81*). Alguns cibercriminosos até declararam ter acesso às bases de dados de registro de placas de veículo. As informações pessoalmente identificáveis roubadas podem ser hackeadas ou vir de bases de dados comprometidas como o CadSUS (Cadastro do Sistema Único de Saúde brasileiro). Em alguns casos, os funcionários do governo foram considerados culpados de vender acesso à base de dados nacionais.* A taxa de câmbio de 16 de dezembro de 2015 foi usada em todo esse

estudo (1 BTC = US$ 461,26)

Matéria de capa

SUBMUNDO BRASILEIRO:NUNCA FOI TÃO FÁCIL CONSEGUIR A INFORMAÇÃO QUE VOCÊ PRECISA

utilidades

Page 5: news Informativo trimestral Integrasul • Abr. a Jun. 2016 · 2020. 1. 30. · estudo de profissionais da área ou, sua contraparte, os criminosos digitais. Fico impressionado em

5

Malware:Os cavalos de Troia continuam tendo uma presença importante no submundo brasileiro. A maioria dos malware bancários vistos atualmente continua a ter ligações com o Brasil (muitas vezes feitos ou distribuídos por locais ou residentes). Vários fatores podem ter levado a isso, como a grande taxa de adoção de banco online no país. Mais de 40% da população do Brasil realizou operações bancárias online em 2014. Os brasileiros preferem usar seus computadores ou smartphones para verificar seus extratos online ao invés de ir aos bancos ou ligar para o atendimento telefônico.

Malware KAISER:O malware KAISER pode contornar o sistema de token baseado em tempo do Sicredi, entre outros. Eles também podem colocar em grande risco clientes do Banco do Brasil, Itaú, HSBC, Santander e Bradesco. Os operadores normalmente enviam spam para infectar usuários com o KAISER. Sempre que o usuário de um sistema infectado visita o site de um dos bancos alvos, o KAISER registra as teclas digitadas. Os cibercriminosos, então, ganham acesso aos números da conta bancária.

Keyloggers Proxy:Os Keyloggers Proxy são conhecidos por direcionar o navegador das vítimas para páginas de phishing todas as vezes que acessam os sites oficiais dos bancos alvos em computadores infectados. Eles têm um recurso de acesso remoto de desktop que permite aos cibercriminosos acessar

ou controlar as telas das vítimas. Certas variantes tinham scripts PAC (Proxy Auto Configuration) que permitiam escolher quais servidores proxy usar (de preferência os que não podiam ser rastreados de volta para os operadores).

Keyloggers Remotos:Os keyloggers remotos têm a capacidade de falsificar todos os tipos de janelas de navegador, sempre que os usuários acessam os sites do banco alvo usando os computadores infectados. E por R$ 2.000, os operadores obtêm suporte total e atualizações a cada semana.

Alteradores de DNS:Códigos de fonte completos para alteradores de Sistemas de Nome de Domínios (DNS) são vendidos por R$ 5.000 no submundo brasileiro. Os preços podem variar dependendo do nível de conhecimento do vendedor, linguagem de programação usada e rotinas de infecção. Ofertas como essas chegam em um arquivo .ZIP com instruções detalhadas de uso e amostras de malware, quando compradas.Os alteradores de DNS redirecionam vítimas para páginas de phishing todas as vezes que elas acessam o site alvo. Isso permite que os cibercriminosos roubem credenciais do site das vítimas (nomes de usuários, senhas, etc.).A maioria dos alteradores de DNS desenvolvidos no Brasil são escritos em JavaScript, apesar de versões compiladas também terem sido encontradas no submundo.

Fonte: Trend Micro

Saiba mais em:http://www.trendmicro.com.br/cloud-content/br/pdfs/business/submundo-cibercrime-brasil-2015.pdf

ITENS BÁSICOS DO SUBMUNDO BRASILEIRO

Page 6: news Informativo trimestral Integrasul • Abr. a Jun. 2016 · 2020. 1. 30. · estudo de profissionais da área ou, sua contraparte, os criminosos digitais. Fico impressionado em

6

No dia 12 de novembro de 2015, no Personal Royal Hotel, a Integrasul e a Trend Micro, realizaram a 3ª edição do Security Day. O evento tem o objetivo de debater a segurança da informação a nível global, apresentando

SECURITY DAY 2015Veja como foi o

institucional

No cenário econômico atual, as empresas estão buscando otimizar seus custos operacionais com objetivo de serem mais competitivas no mercado que atuam. A maioria das organizações que possuem unidades distribuídas e necessitam de interligação de voz e dados entre estas unidades ainda utilizam o modelo oferecido pelas operadoras para realizar estes serviços. Esse modelo pode significar um alto custo operacional e isto, em tempo de crise, pode ir contra a estratégia das empresas.

A tempos atrás este modelo de conectividade utilizando MPLS ou Frame Relay eram as únicas alternativas para conectar unidades remotas. Com a melhoria dos links de dados e a redução de valores dos mesmos, a utilização de VPN aparece como uma oportunidade para redução de custos com garantia de disponibilidade e qualidade na velocidade do tráfego de dados.

Por isso, neste atual momento é importante avaliar o desenho de sua rede e se realmente os valores pagos por serviços como MPLS, não poderiam ser reduzidos com a utilização de uma solução de VPN.

O NAC suporta dois modelos de VPNs, IPSEC e Openvpn, proporcionando a interligação de unidades remotas com segurança, disponibilidade e velocidade.

Reduza custos de conectividade

utilidades

UTILIZANDO UMA VPN

soluções para os problemas que as empresas enfrentam na atualidade. Participaram do evento representantes de empresas, clientes da Integrasul e prospects.

Page 7: news Informativo trimestral Integrasul • Abr. a Jun. 2016 · 2020. 1. 30. · estudo de profissionais da área ou, sua contraparte, os criminosos digitais. Fico impressionado em
Page 8: news Informativo trimestral Integrasul • Abr. a Jun. 2016 · 2020. 1. 30. · estudo de profissionais da área ou, sua contraparte, os criminosos digitais. Fico impressionado em

Diretor Responsável: Marcelo Pacheco

Coordenação Editorial:Marcelo PachecoPatrícia Alves da Silva

Impressão:Gráfica Murialdo

Tiragem:500 unidades

Produção, Edição e Editoração:Intervene Publicidade e Propaganda

Rua Alagoas, 99 • Jardim AméricaCaxias do Sul • RS • Brasil

[email protected]

Caxias:

Joinville:

3027.07074063.9730

(54)

(47)

www.integrasul.com.br8

A Integrasul cai na estrada afim de compartilhar conhecimento e mostrar o quão vasto, necessário e presente em nossas vidas é o controle e a imunidade virtual. O Road Show, como foi nomeado o projeto, vai levar a equipe da Integrasul a diversas faculdades e universidades para colocar os futuros profissionais da tecnologia da informação em contato com a realidade do mercado.

Datas:03/05/16 - NoiteFaculdades Esucri Criciúma - Tema: Ciberataque na prática

10/05/16 - NoiteFTEC Bento Gonçalves - Tema: Ciberataque na prática

A Integrasul lança um site especialmente para o NAC 3. Nele você poderá conferir tudo sobre a melhor solução em gerenciamento da segurança da informação de sua empresa.

Acesse agora:www.nac.inf.br

Roadshow 2016 Lançamento

O MELHOR DA TECNOLOGIAPERTO DE VOCÊ

NOVO SITENAC 3

“Temos o esforço mínimo da equipe de TI para trabalhar focado em um Firewall e até mesmo em consumo de

banda, no controle do QOS e além de todo o roteamento avançado, a redundância, o monitoramento para ver o que realmente está passando.

O canal com a Integrasul é direto, tudo o que precisamos, entramos em contato e eles respondem de imediato.”

Case

“O CANAL COM A INTEGRASUL É DIRETO. TUDO O QUE PRECISAMOS, ENTRAMOS EM CONTATO E ELES RESPONDEM DE IMEDIATO.”

Assista este depoimento na íntegra em nosso canal no YouTube ou através do QR Code.

youtube.com/integrasul

produtos & serviços

QUER SABER O QUE JÁ FOI PUBLICADO?

Visite nosso site e tenha acesso a todas as edições do informativo Integrasul de maneira

rápida e prática. www.integrasul.com.br/informativo