Newsletter ACISB - edição nº 8/2014 - S.Borja, 17 de abril de 2014

5
A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviços e contribuir para o desenvolvimento local e regional”. ACISB – Visão de Quem Empreende Páscoa: ressurreição e esperança de vida nova! É uma das celebrações mais importantes para diversas etnias e religiões, entre estas, para a Igreja Cristã a Páscoa rememora o renascimento de Jesus Cristo, crucificado pelos romanos e morto na cruz. Seu corpo foi levado para o túmulo e três dias depois não estava lá, aparecendo o Cristo para os seus discípulos dizendo que continuava vivo. Alguns imigrantes que vieram para o Brasil, em especial para o Rio Grande do Sul, trouxeram suas tradições e às incorporaram aos costumes locais. É o caso dos alemães que aqui inseriram o cultivo da macela na manhã da sexta-feira (o chá teria um maior poder curativo ao ser colhido neste período) e a pintura dos ovos de páscoa. Já os imigrantes poloneses incluíram o colorido de fitas e flores na celebração. Segundo Amanda Dias, no mesmo período da Páscoa, os chineses comemoram o"Ching Ming". Nessa época, eles visitam os túmulos dos ancestrais e deixam oferendas para eles, como forma de satisfazê-los em relação aos seus descendentes. Dias ainda comenta como é a páscoa para os indianos: "os hindus fazem o festival Holi para relembrar o surgimento do deus Krishna. Nesta época a população dança, toca flautas e faz comidas especiais para receber os amigos. É comum que o dono da casa marque a testa dos convidados com um pó colorido". Páscoa tem significado de renovação, de esperança em um mundo melhor. Que neste feriado possamos aproveitar os dias ao lado de familiares e amigos, buscando a renovação do espírito e da vida. Feliz Páscoa!

description

Confira as principais manchetes desta edição: - ACISB reúne representantes do setor alimentício; - ACISB inicia ações focadas nas eleições de 2014; - 50ª Reunião da Qualidade será realizada em Porto Alegre; - Rota aniversaria com passeio ciclístico; - Sebrae organiza viagem para capacitação em Porto Alegre; - Programe-se: duas capacitações na ACISB com os consultores da Venturini Treinamentos.

Transcript of Newsletter ACISB - edição nº 8/2014 - S.Borja, 17 de abril de 2014

Page 1: Newsletter ACISB - edição nº 8/2014 - S.Borja, 17 de abril de 2014

A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviçose contribuir para o desenvolvimento local e regional”.

ACISB – Visão de Quem Empreende

Páscoa: ressurreição e esperançade vida nova!

É uma das celebrações mais importantes para diversas etnias e religiões, entre

estas, para a Igreja Cristã a Páscoa rememora o renascimento de Jesus Cristo,

crucificado pelos romanos e morto na cruz. Seu corpo foi levado para o túmulo e três dias

depois não estava lá, aparecendo o Cristo para os seus discípulos dizendo que continuava

vivo.Alguns imigrantes que vieram para o Brasil, em especial para o Rio Grande do Sul,

trouxeram suas tradições e às incorporaram aos costumes locais. É o caso dos alemães

que aqui inseriram o cultivo da macela na manhã da sexta-feira (o chá teria um maior poder

curativo ao ser colhido neste período) e a pintura dos ovos de páscoa. Já os imigrantes

poloneses incluíram o colorido de fitas e flores na celebração.Segundo Amanda Dias, no mesmo período da Páscoa, os chineses comemoram

o"Ching Ming". Nessa época, eles visitam os túmulos dos ancestrais e deixam oferendas

para eles, como forma de satisfazê-los em relação aos seus descendentes. Dias ainda

comenta como é a páscoa para os indianos: "os hindus fazem o festival Holi para relembrar

o surgimento do deus Krishna. Nesta época a

população dança, toca flautas e faz comidas

especiais para receber os amigos. É comum que

o dono da casa marque a testa dos convidados

com um pó colorido".Páscoa tem significado de renovação, de

esperança em um mundo melhor.Que neste feriado possamos aproveitar os

dias ao lado de familiares e amigos, buscando a

renovação do espírito e da vida.

Feliz Páscoa!

Page 2: Newsletter ACISB - edição nº 8/2014 - S.Borja, 17 de abril de 2014

ACISB reúne representantes do setor alimentício

Na última segunda-feira, 14, a ACISB reuniu alguns representantes dos supermercados e das padarias de nossa cidade para uma importante reunião que abordou a questão da geração de resíduos sólidos pelas organizações.

A reunião foi motivada pela votação do projeto da lei de resíduos sólidos do município, que entrará em votação dentro de alguns dias na Câmara de Vereadores.

O Prefeito Farelo Almeida esteve presente, acompanhado da Secretária de Meio Ambiente, Diva Áurea Corin e do Secretário de Planejamento, Léo Tatsch, além do vereador Eldomir Marchezan. A secretária informou que a partir da Lei Federal 12.305/10 a responsabilidade dos geradores de

energia se torna compartilhada: todos aqueles que geram algum resíduo sólido (seja em residências ou empresas) se incluem na Logística Reversa.

A Logística Reversa se constitui em ações que visam minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados e para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos.

A partir da aprovação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos as organizações serão obrigadas a gerenciar a coleta dos seus resíduos.

Participaram do encontro, os representantes dos supermercados Rede Vivo, Baklisi e Vieira e da Padaria Kitute. Também esteve registrando a reunião a Rádio Butuí.

Representações da DiretoriaVisita do SebraeOs presidentes da ACISB, Guaraci Pletsch, e da CDL, Eléssio Dal Ponte,

participaram de um encontro com as representantes do Sebrae, Mirian Silveira (Unidade São Borja) e Ana Paula Preussler (Unidade Uruguaiana) que apresentaram o programa QComércio aos presidentes.

Abertura da 24ª Feira do ChocolateO presidente da CDL, Eléssio Dal Ponte participou da Abertura da 24ª Feira do

Chocolate, que estará funcionando na esquina da Rua Barão do Rio Branco até o dia 19.

A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviçose contribuir para o desenvolvimento local e regional”.

ACISB – Visão de Quem Empreende

Informamos que neste sábado o SPC estará funcionando apenas em EXPEDIENTE INTERNO, atendendo somente às ligações de empresas

associadas à ACISB.Desde já agradecemos a atenção!

Page 3: Newsletter ACISB - edição nº 8/2014 - S.Borja, 17 de abril de 2014

Nesta terça-feira, 15, o Presidente da ACISB, Guaraci Pletsch, recebeu o pré-candidato do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB – e sua comitiva em uma visita à entidade.

José Ivo Sartori é ex-prefeito de Caxias do Sul, por dois mandatos e agora será candidato ao Governo do Estado, por isso inicia seu giro pelas cidades do Rio Grande do Sul na busca das necessidades de cada região para que estas venham compor seu programa de governo.

Sartori salientou que é a favor do incentivo à novas culturas em todas as regiões do Rio Grande do Sul, para que estas auxiliem na busca do equilíbrio na divisão

econômica: “é sabido que esta região tem como base a pecuária e a produção de soja, arroz, trigo, e isso não pode mudar. O que temos que mudar é os outros setores, tornar a região atrativa para novos investimentos, mantendo aqueles que já existem, como as empresas beneficiadoras da cidade”, destacou o pré-candidato.

Perguntado pelo diretor Wolmi Oliveira, sobre quais serão as propostas de desenvolvimento para a região Sul do Estado, Sartori apontou que “as necessidades visadas pelos órgãos de classe serão incluídas no plano de Governo, pois são estas entidades, como a ACISB, que sabem realmente quais as necessidades de cada lugar”

Esta foi a primeira ação realizada pela entidade: “queremos receber todos os candidatos que vierem à São Borja neste período que antecede as eleições, pois temos a necessidade de saber o que cada um tem a oferecer ao município. A ACISB estará de portas e ouvidos abertos para ouvir as propostas de cada um” destacou o presidente da Entidade.

ACISB inicia ações focadas nas eleições de 2014

A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviçose contribuir para o desenvolvimento local e regional”.

ACISB – Visão de Quem Empreende

A Associação Qualidade RS, mantenedora do Programa Gaúcho da Qualidade e da Produtividade estará realizando no próximo dia 29 a 50ª Reunião da Qualidade e o Seminário da Excelência SEBE/MPE, no Centro de Eventos da Fiergs, na Capital gaúcha.

A Reunião deste ano irá abordar o tema: «O Desafio dos Líderes num Mundo em Transformação» e trará ao Rio Grande do Sul nomes como o neurocientista Alex Born, especialista em gestão comportamental e o presidente da CEAG, Gilclér Regina.

Além das palestras que são oferecidas na Reunião da Qualidade, este também é o momento em que os Comitês Reginoais se reunem com os dirigentes da Qualidade no Estado, recebendo orientações e traçando atividades para o decorrer do ano.

o investimento para inscrição (que dá direito ao almoço) varia entre R$ 90,00 e R$195,00.

O interessados podem realizar as suas inscrições através do site http://www.mbc.org.br/mbc/pgqp/hot_sites/reuniao_50.

O Comitê Regional da Qualidade de São Borja está organizando a comitiva que irá participar da Reunião. Por isso mais informações podem ser obtidas na ACISB, com Mirela, através do fone 3430 - 9595.

50ª Reunião da Qualidade estará acontecendo dia 29 em Porto Alegre

Page 4: Newsletter ACISB - edição nº 8/2014 - S.Borja, 17 de abril de 2014

A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviçose contribuir para o desenvolvimento local e regional”.

ACISB – Visão de Quem Empreende

Sebrae organiza viagem para capacitação em Porto Alegre

O Sebrae/São Borja estará disponibilizando um ônibus para os empresários que atuam no setor da beleza participarem do 1º Seminário de Beleza, que será realizado gratuitamente, no dia 05 de maio, em Porto Alegre, no Teatro da AMRIGS. Interessados deverão fazer a Inscrição na Unidade, Rua General Marques 728, sala 6 centro - Fone: (55)3431-3847

O Seminário de Beleza tem por objetivo fortalecer o segmento da beleza no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, são apresentadas palestras que visam oferecer orientações altamente qualificadas para empresários do setor.

Programação12:30 - Credenciamento13:00 - Abertura – Diretoria SEBRAE/RS13:30 – Palestra: “Panorama contemporâneo do ambiente de negócios da beleza no Brasil” - Andrezza

Torres - Coordenadora Nacional da Beleza SEBRAE/NA 15:30 - Bate Papo entre empresários com Hugo Beauty, Lu Maciel (Esmalteria Nail Bar) e Geneci (Boutique

da Sobrancelha).17:00 - Coffee break17:15 – Palestra Celso Kamura!19:00 - EncerramentoLocal: Teatro da AMRIGS - Avenida Ipiranga, 5311 - Azenha, Porto Alegre - RS, 90610-001. As vagas são limitadas e o período de inscrição vai até 28/04/2013.

Rota aniversaria com Passeio Ciclístico

No último domingo dia 13 de abril a Rota Sistema de Segurança comemorou seus 15 anos com um Passeio Ciclístico, que reuniu além de colaboradores e clientes, a comunidade de São Borja. O evento reuniu mais de 150 ciclistas que percorreram as ruas do centro da cidade com suas bicicletas enfeitadas, rumo ao Parque General Vargas, onde ocorreu o sorteio de 03 bicicletas.

A ideia do Passeio foi originada da direção da empresa, tendo a aprovação do Grupo Gestor da organização, como forma de incentivo a uma vida mais saudável e buscando a conscientização ecológica, ao fazer pais e filhos pedalarem pelas ruas da cidade. Este ato tornou o passeio um momento em família, pois muitos pais trouxeram seu filhos.

O passeio teve saída em frente à empresa, na Rua Engenheiro Manoel Luiz Fagundes, passando pela Rua Eurico Batista da Silva, Rua Cândido Falcão, Rua Borges do Canto com chegada do Parque General Vargas.

Os ganhadores foram: Jonatan Borges (bicicleta masculina), Tiago Garcia Lopes (bicicleta infantil) e Marely Quevedo Rodrigues (bicicleta feminina).

Conforme a direção da Rota o evento teve boa aceitação e participação da comunidade.

Page 5: Newsletter ACISB - edição nº 8/2014 - S.Borja, 17 de abril de 2014

A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviçose contribuir para o desenvolvimento local e regional”.

ACISB – Visão de Quem Empreende

PROGRAME-SE