Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

24

description

Publicacao mensal com as novidades e destaques editoriais e com os acontecimentos da livraria

Transcript of Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Page 1: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata
Page 2: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Editorial

Com a invenção do ensino público universal o ocidente pôde dar-se o luxo de recomeçar a vida intelectual no momento em que a natureza entra em declínio.As escolas abrem todos os anos com a queda das primeiras folhas das árvores, confirmando assim a condição anti-natura das coisas do pensamento. Fizemos de Setembro o mês artificial por excelência. É o mês de todas a promessas, não porque o inverno tenha terminado e se inicie um novo ciclo cósmico - como nas promessas de ano novo -, mas porque criámos instituições (aquilo a que chamamos cultura) que nos protegem contra a natureza e que nos permitem prometer livremente, isto é, sem termos que ponderar as variáveis não-humanas. Não admira, por isso, que Setembro seja o mês não apenas da escola, mas da outra grande instituição do ocidente: a livraria. Se a escola é o lugar onde as palavras ganham a condição de conhecimento, a livraria marca-as com o selo do valor. Na livraria vendem-se as palavras que fundam e, ao mesmo tempo, excedem o acontecimento efémero da aula.Mas a Livraria da Fábrica do Braço de Prata tem ainda outras razões para celebrar a chegada de Setembro. É que foi precisamente em Setembro, faz agora um ano, que a Livraria nasceu, ou melhor, renasceu. De facto, quando em Junho de 2007 a Fábrica de Braço de Prata (FBP) abriu, ela teve já na sua raiz a cooperação entre duas livrarias, que desde 2001 eram vizinhas numa rua do Bairro Alto: a Eterno Retorno (especializada em filosofia e teatro) e a Ler Devagar (livraria generalista e de fundos). Em Setembro de 2009 a Ler Devagar abandonou o projecto e transferiu-se para a LxFactory. Ficou apenas a Eterno Retorno a garantir a sobrevivência da FBP. Foi preciso reinventar o seu acervo de filosofia e, sobretudo, criar de raiz uma grande livraria de Ciências Humanas. Conseguimos um acervo quase exaustivo, em língua portuguesa, nas áreas da Filosofia, Psicologia, Antropologia, Sociologia, Direito, Teoria da Literatura e História. Ao mesmo tempo, as editoras Assírio & Alvim e Relógio d’Água associaram-se à Eterno Retorno para garantir que aqui estivessem disponíveis os seus catálogos integrais a preços mais confortáveis. Este ano esta parceria alargou-se às editoras Presença e Almedina/Ed.70. Para comemorar este primeiro ano de existência da nova livraria da Fábrica do Braço de Prata, faremos uma festa, oferecendo descontos de 20% em cinco livros de cada uma destas editoras com as quais estamos associados.

Nuno Nabais

Page 3: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

SugestõesFr

iedr

ich H

olde

rlin

Page 4: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Sugestões

CAMINHO DE PISÕESAutor: M.S. Lourenço

A obra poético-literária de M.S. Lourenço demarca um lugar difícil de se definir na literatura portuguesa, pela surpreendente aglutinação e desequilíbrio do real, do quotidiano e do surreal, o nonsense, o humor, o permanente filtro da angústia, a crítica, a encenação e a máscara da própria obra, a irreverência, a liberdade, a interrogação, o enigma, os mitos, o mistério, a procura para-mística ou mística, a certeza da morte, a reflexão filosófica, teológica, metafísica, escatológica, a fantasia, o sonho[...]

FRAGMENTOS DE PÍNDAROAutor: Friedrich Hölderlin

Entre 1803 e 1805, ao que tudo indica e tantoquanto é possível determinar aproximadamente uma data, Friedrich Hölderlin traduziu e intitulou nove fragmentos de Píndaro, juntando a cada uma das peças um comentário em prosa.Pela concisão cortante da sua forma e pela força da reflexão lapidar que contêm, os Fragmentos de Píndaro constituem um objecto insólito e propriamente inclassificável no conjunto de tudo o que Hölderlin escreveu.

http://www.assirioealvim.blogspot.com/

LÉONORE E OS PORTUGUESESAutor: D.A.F. de Sade

Encarcerado na Bastilha, o marquês obriga-se a sonhar numa cela a vastidão do mundo. Há uma África tão livre como a de Raymond Roussel, uma Lisboa de ladrões e libertinos, o rei que passa em direcção a um convento.

Page 5: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

NovidadesSl

avoj

Ziz

ek

Page 6: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

VIVER NO FIM DOS TEMPOSAutor: Slavoj Zizek

“Na maior parte dos seus textos encontramos uma mescla de afirmações arrojadas que nos impelem da altura das abstracções conceptuais aos ângulos aparentemente vulgares da cultura popular. No seu discurso existe uma demonstração contínua da conexão entre o que poderíamos chamar o divino, o eterno, e a realidade prontamente vivida. Como ele diz: “Sou um hegeliano à procura de factos para encaixarem na teoria.””

CASO KUKÓTSKIAutor: Liudmila Ulítskaia

“Caso Kukótski é uma das obras mais importantes de Liudmila Ulítskaia e decorre durante quase meio século da história russa, sendo percorrido pelos temas recorrentes na obra da autora, sobretudo a relação entre a religião e a ciência.”

DESVENTURAS DO SR. PINFOLDAutor: Evelyn Waugh

“Pinfold é um escritor católico de meia-idade, que vive no campo. Depois de uma entrevista à BBC, decide mudar de ares, viajando num cruzeiro até ao Ceilão.Pinfold embarca no Caliban, um navio que fora utilizado na II Guerra Mundial e que transporta agora passageiros ávidos de distracção.”

Novidades http://relogiodaguaeditores.blogspot.com/

Page 7: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Gabinete de FilosofiaH

anna

h A

rend

t (

htt

p://

ww

w.d

evoi

r-de-

philo

soph

ie.c

om )

Page 8: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Gabinete de Filosofia

A PROMESSA DA POLÍTICAAutor: Hannah ArendtEditor: Relógio d’Água

Em textos nunca antes publicados, Hannah Arendt aborda o problema da filosofia política, o problema da acção após a Revolução Francesa, e a promessa inerente à prática política. Arendt sugere uma nova forma de entender a actividade política - na qual o fenómeno totalitário nunca poderia ocorrer -, que é de grande importância no actual momento histórico.

O PODER SOBERANO E A VIDA NUAAutor: Giorgio AgambenEditor: Presença

«O Poder Soberano e a Vida Nua», ou a vida política qualificada e a vida natural, o homem como sujeito político ou como animal vivo, bíos e zoé (perfeitamente distintos para os Gregos), foram progressivamente entrando numa zona de indiferenciação na qual a vida nua se foi tornando súbdita do Poder Soberano e a política foi assumindo contornos de uma biopolítica.

HERMENÊUTICA DO SUJEITOAutor: Michel FoucaultEditor: Martins Fontes

Enquanto descreve a forma de subjectivação antiga, tenta mostrar a precariedade do modo de subjectivação moderno. Uma reformulação do problema político é o que também teria permitido esta passagem aos Antigos. Relendo Platão, Epicuro, Sêneca, Foucault busca aquilo com que se pode repensar a política.

Page 9: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Fábrica JuniorLe

wis

Car

roll

Page 10: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

ERA UMA VEZ UMA VELHINHAAutor: Jeremy HolmesEditor: Dinalivro

Era uma vez uma velhinha que, depois de se ter banqueteado com um mosquito, uma aranha, uma cegonha, um gato, um cão, uma serpente, uma vaca e, imagine-se, um cavalo, fecha os olhos devagar, graças a um segredo engenhoso das artes tipográficas. Elogiado pelo “Público” e pela “Time Out”, “Era uma vez uma velhinha” foi considerado pela revista “Ler” um dos 10 melhores livros infantis de 2010.

Fábrica Junior

BURROS Autor: AAVVEditor: Orfeu Negro

BURROS conta a história enternecedora de um casal de burros que celebra o aniversário das suas bodas de prata. Porém, uma pequena discussão e muita casmurrice fazem com que cada um siga o seu caminho em busca de novo parceiro. Depois de vários encontros e desencontros, acabam por perceber que não é assim tão fácil substituírem-se um ao outro…

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS E ALICE DO OUTRO LADO DO ESPELHOAutor: Lewis Carroll Editor: Relógio d’Água

Dois clássicos da literatura infantil, “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” e “Alice do Outro Lado do Espelho” num só livro. A edição tem ainda as ilustrações de John Tenniel que acompanharam as primeiras edições de ambos os livros.

Page 11: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Fábrica JuniorJe

rem

y H

olm

es -

ERA

UM

A VE

Z U

MA

VELH

INH

A

Page 12: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Destaques

Pier

re B

ourd

ieu

©Le

onar

do A

nton

iadi

s

Page 13: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Destaques

PENSADORES SOCIAIS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Autor: AAVVEditor: Autêntica

Este livro apresenta ao leitor a forma como os clássicos das Ciências Humanas e Sociais têm influenciado os investigadores educacionais nos seus respectivos campos de estudos. Se não se pode dizer que há uma renovação dos autores de referência, pois na sua maioria eles já estão presentes, de forma mais ou menos marcante, as bibliografias dos trabalhos há algumas décadas, pode-se sim dizer que há modos renovados de apropriação.

ARTESÃOS E OPERÁRIOS Autor: Maria Filomena MónicaEditor: ICS

Este ensaio aparece como uma análise decisiva da autora no curso da investigação histórico-sociológica sobre a classe operária em Portugal. Tem de referir-se o esforço constante para fugir às fáceis generalizações, apontando as enormes distâncias e diferenças que separavam, uns dos outros, diversos sectores da classe operária.

ECONOMIA DAS TROCAS SIMBÓLICASAutor: Pierre BourdieuEditor: Perspectiva

Sob o título de A Economia das Trocas Simbólicas, o sociólogo Sérgio Miceli selecionou e organizou um amplo leque de materiais constitutivos das teorias desenvolvidas por Pierre Bourdieu em que a sociedade é vista como um espaço onde se encontram e se chocam relações de força geradas pelas significações e simbolizações.

Page 14: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Destaques

NO

AM

CH

OM

SKY

Page 15: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Destaques

DOCUMENTOS SOBRE A EXPANSÃO QUATROCENTISTA PORTUGUESA I/ IIAutor: Vitorino Magalhães GodinhoEditor: INCM

Já decorreram mais de sessenta anos sobre os dois primeiros volumes desta obra, e mais de cinquenta sobre o terceiro. Entenderam investigadores que muito prezo que conserva a frescura metodológica que a caracterizou, e que é ainda uma base sólida para abordarmos os primórdios da expansão e o seu desenrolar até os anos 60, ou mesmo mais, do século XV. Corrigimos algumas passagens, acrescentámos alguns documentos importantes. V.M.G.

DEMOCRACIA IMPOSTA DIÁLOGOS COM NOAM CHOMSKY E PAULO FREIREAutor: D. MacedoEditor: Pedago

Tentemos compreender o que pôs em marcha este processo bizarro [de] os significantes poderem abandonar, cortar e mudar os seus significados («os referentes» aos quais se deveriam «referir») sem perderem o seu eleitorado.

ALJUBE A VOZ DAS VÍTIMASAutor: AAVVEditor: INCM

A Cadeia do Aljube é um dos símbolos da ditadura que oprimiu o nosso país entre 1926 e 1974. Aí passaram gerações de presos políticos sujeitos à repressão desse regime e da sua polícia política. Aí esperaram a deportação ou o envio para a tortura na sede da polícia. Mas, para além de todas essas contingências, aí souberam resistir. Evocar esse percurso que ceifou tantas vidas é um dever inalienável de memória e de cidadania.

Page 16: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Colecções

Uma colecção que integra di ferentes autores e textos decis ivos para a Histór ia e Filosofia da Arte.

COLECÇÃO: TEORIA DA ARTE ESTAMPA

Page 17: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Destaques - Exposições Fbp

Durante o próximo mês de Setembro será apresentado um conjunto de exposições, constituído essencialmente por trabalhos fotográficos, tendo como temática as questões ligadas ao Confinamento, Deslocação e Migração de indivíduos. Da Sudão a Colômbia, passando pela Tailândia, vamos poder conhecer um conjunto de realidades actuais, muitas vezes esquecidas ou ignoradas pela sociedade. A forma e organização da expulsão dos imigrantes ilegais em França, bem como o trabalho realizado por uma associação de reinserção de emigrantes no Mali, serão alguns dos exemplos mostrados.

“CONFINAMENTO, DESLOCAÇÃO E MIGRAÇÃO”ExPoSIçõES EM SEtEMBRo

©N

Elso

N G

arri

do

http://exposicoesfbp.blogspot.com

Page 18: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Sugestões - Exposições Fbp

ARTES MENORESAutor: William MorrisEditor: AntígonA

As palestras e artigos coligidos em As Artes Menores e outros ensaios foram originalmente apresentados ou publicados entre 1877 e 1894. No seu conjunto estes textos oferecem ao leitor uma amostra da profunda relação entre as ideias políticas e estéticas de William Morris.

DESENHOAutor: AAVV Editor: Assírio & Alvim

Com o livro Desenho chega um novo género de publicação aos escaparates das livrarias portuguesas. A um tempo espaço de reflexão e de exercício, de prática e de teoria, o desenho é aqui entendido como um território muito vasto, onde se integram diversas perspectivas, não se confinando ao seu papel clássico de risco sobre papel.Este livro de desenho e sobre desenho é assim o meio através do qual se procurou problematizar um campo de enorme fertilidade, com um interesse público crescente, mas ainda carecido de publicações que se constituam como es-paço de reflexão.

O TEMPO NÃO EXISTEAutor: Nadir AlfonsoEditor: DinAlivro

Neste texto de carácter dissertativo e persuasivo, o pintor Nadir Afonso expõe em forma de manifesto as suas teorias sobre a inexistência do tempo e sobre a matemática como essência da arte. Não há tempo, há leis, há espaço, há movimento e a crença dos ho-mens que julgam pressentir o tempo.

Page 19: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Sugestões - Exposições Fbp

http://exposicoesfbp.blogspot.comdEs

ENH

o -

FU

ND

ÃO

CA

RM

ON

A E

CO

STA

/ A

ssír

io &

Alv

im

Page 20: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

A Barriga do Arquitecto * - Exposições Fbp

A CIDADE COMO ARQUITECTURAAutor: Nuno PortasEditor: Livros Horizonte

Esta obra - polémica e incontornável não apenas para arquitectos, engenheiros, e profissionais envolvidos em todos os aspectos da projecção, mas também para sociólogos e filósofos da paisagem - não é meramente um livro de crítica, mas sobretudo, segundo o seu autor, um contributo “para armar melhor uma disciplina em re-fundação: a arquitectura urbana”. Contém portanto, propostas técnicas e práticas, mas também conceptuais e filosóficas, nascidas da experiência e maturação do autor.

DA ARTE EDIFICATÓRIAAutor: Leon Battista AlbertiEditor: Fundação Calouste Gulbenkian

Obra fundadora da teoria da arquitetura do Renascimento italiano o livro “De Re Aedificatoria” de Leon Battista Alberti 1404 1472 foi finalmente traduzido do latim pelo professor Arnaldo Monteiro do Espírito Santo investigador e especialista de estudos clássicos. A introdução notas e revi são disciplinar são da responsabilidade de Mário Kruger arquiteto investiga dor e professor da Universidade de Coimbra.

OS FANTASMAS DE SERRALVESAutor: André TavaresEditor: Dafne Editora

Este livro analisa a biografia dos arquitectos franceses e acompanha em detalhe as peripécias, indecisões, avanços e recuos da obra de construção da casa para que seja possível, descomplexadamente, gozar o sol da primavera e da leitura nos jardins públicos de Serralves.

Page 21: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

A Barriga do Arquitecto * - Exposições Fbp N

uno

Port

as

Page 22: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Destaques

Padr

e A

NT

ÓN

IO V

IEIR

A

Page 23: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Três textos importantes da transição do clássico ao barroco português, em livros com CDs de “spoken word” ditos por Luis Miguel Cintra. Os livros foram impressos em papel reciclado de alta qualidade, com cadernos cosidos a linha, e as gravações de qualidade audiófila, fixando de forma definitiva as excelentes interpretações, foram efectuadas em acústicas naturais

PRESENTE : EDiçãO DE AUTORhttp://www.presente.pt

Destaques

http://www.presente.pt/Fermosa.html

http://www.presente.pt/Memento.html

http://www.presente.pt/Revelation.html

Page 24: Newsletter de Setembro da Livraria Braco de Prata

Rua da Fábrica do Material de Guerra, nº1, 1950-128 lisboA PortugAl

[email protected] | 216 090 816 | www.bracodeprata.com

Horários De verão

4ªFEIRA: 20H-02H5ªFEIRA: 20H-02H6ªFEIRA: 20H-04HSÁBADO: 20H-04H

Coo

rden

ação

: Cés

ar M

orais

Edi

ção,

dire

cção

grá

fica

e fo

togr

afia:

Fabr

ice

Zie

gler

fab

ricez

iegl

er@

gmai

l.com