Newsletter n 12 marco 2010

4
Editorial Junta de Freguesia Newsletter | N.º 12 | Março 2010 Alberto Casimiro Presidente da Junta de Freguesia Estudo sociológico sobre a condição habitacional Os dois primeiros meses do ano 2010 deram razão aos princípios que sustentam que tudo se pode transformar de um dia para outro e que nada acontece por acaso. O mau tempo que assolou a Madeira é prova disso. Nas nossas vidas muita coisa acontece quando menos se espera, o que nos faz ter ainda mais fé naquilo que fazemos no presente e acreditar num futuro que não pára de nos surpreender. Pois aquilo que para uns não passa de uma pequena obra pode muito bem ter um significado de grande obra para quem dela necessita. É esta a premissa de partilha que queremos ver cultivada pela nossa comunidade e a Junta de Freguesia tudo faz para que o colectivo social seja beneficiado, sem descurar a especial atenção dada aos que mais carecem do nosso apoio e da nossa presença. O “mau tempo” sempre passa e sempre nos move para dias melhores. Porém, temos que saber encarar as adversidades como um “toque de alerta” para nos motivar ainda mais pelas tarefas que empreendemos. Importante é que todos sintam que tudo tem relação com tudo aquilo que é feito na Freguesia, em proveito de todos. Santa Maria Maior cresce conforme as suas capacidades mas de forma sustentável. Hoje e sempre. NB: Por questões de logística, a “Newsletter” passa a ter, a partir desta edição, periodicidade bimestral. Viagem aos lugares sagrados da Europa (pág.3) Conhecer os munícipes é conhecer as suas vivências essenciais, a começar pela moradia e pelo seu estado de vida. Começamos pelo parque habitacional de Santa Maria Maior que apresenta tipologias alusivas a épocas históricas muito díspares. Temos um casario antigo que está a ser recuperado e a receber condições de bom conforto habitacional como temos uma edificação moderna e outra a merecer intervenção. O Estudo Sociológico sobre as condições de habitabilidade dos munícipes da Freguesia veio permitir detectar, com maior proficuidade, as casas/ fracções que apresentam precariedades merecedoras de prontas reparações, o que tem vindo a verificar-se. As famílias a viver em habitações mais instáveis foram alvo de um estudo mais pormenorizado e, uma vez apurados todos os items, os processos foram prontamente encaminhados para as entidades competentes. Assim, algumas famílias foram alojadas em habitações se cariz social, onde passaram a ter condições de segurança e de qualidade de vida. (cont. pág. 2) Actividade cultural em várias áreas (pág.3) Tempestade mobiliza solidariedade (pág.4)

description

 

Transcript of Newsletter n 12 marco 2010

Page 1: Newsletter n 12 marco 2010

Editorial

Junta de Freguesia Newsletter | N.º 12 | Março 2010

Alberto CasimiroPresidente da Junta de Freguesia

Estudo sociológico sobre a condição habitacional

Os dois p r i m e i r o s meses do ano 2010 deram razão aos princípios que sustentam que tudo se pode transformar de um dia para outro e que

nada acontece por acaso. O mau tempo que assolou a Madeira

é prova disso. Nas nossas vidas muita coisa acontece quando menos se espera, o que nos faz ter ainda mais fé naquilo que fazemos no presente e acreditar num futuro que não pára de nos surpreender. Pois aquilo que para uns não passa de uma pequena obra pode muito bem ter um significado de grande obra para quem dela necessita.

É esta a premissa de partilha que queremos ver cultivada pela nossa comunidade e a Junta de Freguesia tudo faz para que o colectivo social seja beneficiado, sem descurar a especial atenção dada aos que mais carecem do nosso apoio e da nossa presença. O “mau tempo” sempre passa e sempre nos move para dias melhores. Porém, temos que saber encarar as adversidades como um “toque de alerta” para nos motivar ainda mais pelas tarefas que empreendemos. Importante é que todos sintam que tudo tem relação com tudo aquilo que é feito na Freguesia, em proveito de todos. Santa Maria Maior cresce conforme as suas capacidades mas de forma sustentável. Hoje e sempre.

NB: Por questões de logística, a “Newsletter” passa a ter, a partir desta edição, periodicidade bimestral. ■

Viagem aos lugares sagrados da Europa (pág.3)

Conhecer os munícipes é conhecer as suas vivências essenciais, a começar pela moradia e pelo seu estado de vida. Começamos pelo parque habitacional de Santa Maria Maior que apresenta tipologias alusivas a épocas históricas muito díspares. Temos um casario antigo que está a ser recuperado e a receber condições de bom conforto habitacional como temos uma edificação moderna e outra a merecer intervenção. O Estudo Sociológico sobre as condições de habitabilidade dos munícipes da Freguesia veio permitir detectar, com maior proficuidade, as casas/fracções que apresentam precariedades merecedoras de prontas reparações, o que tem vindo a verificar-se.

As famílias a viver em habitações mais instáveis foram alvo de um estudo mais pormenorizado e, uma vez apurados todos os items, os processos foram prontamente encaminhados para as entidades competentes. Assim, algumas famílias foram alojadas em habitações se cariz social, onde passaram a ter condições de segurança e de qualidade de vida. (cont. pág. 2) ■

Actividade cultural em várias áreas (pág.3)

Tempestade mobiliza solidariedade (pág.4)

Page 2: Newsletter n 12 marco 2010

Actividades Dança RítmicaTerças e quintas-feirasdas 18.30 às 19.30 horasProf. Francisco LoureiroLocal: Ginásio do Centro Cívico

Danças de SalãoSegundas e quintas-feirasdas 19.30 às 20.30 horasProf. Pedro RomanoLocal: Ginásio do Centro Cívico

YogaQuartas e sextas-feirasdas 19.30 – 20.30 horasProf.ª Dília AfonsecaLocal: Ginásio do Centro Cívico

HidroginásticaGrupo A – Terças e quintas-feiras,das 20.15 às 21.00 horas; Grupo B – Segundas e quartasfeiras,das 20.15 às 21.00 horas; Prof.ªCarina Fernandes; Local – Piscina da Escola Salesiana.Ballet

Terças e quintas-feirasdas 17.30 às 18.30 horasProf. Francisco LoureiroLocal: Ginásio do Centro Cívico

Para mais informações contacte a Junta de Freguesia.

Terapia da falaDentro em breve terão início

sessões (consultas) de terapia da fala, para maiores de 4 anos de idade, no Centro Cívico de Santa Maria Maior, a cargo do Dr. Vítor Teixeira. As sessões vão decorrer às terças e quintas-feiras, a partir das 16 horas.

(cont. pág.1) Neste Estudo Sociológico das Condições de Habitabilidade abrangendo toda a freguesia, foi ainda possível tomar contacto com pessoas idosas a viver em casas degradadas e com algumas dificuldades de sustento. Face a tais situações, devidamente identificadas, deu-se conhecimento à entidade competente que veio a traduzir-se no apoio domiciliário dado pela Segurança Social. Uma assistência muito bem recebida cuja acção trouxe a tranquilidade que há muito esta população idosa não tinha.

Este Estudo Sociológico da iniciativa da Junta de Freguesia está a dar os seus frutos. Santa Maria Maior passou a ter o mapa realístico do seu espaço territorial e dos seus munícipes, o seu parque habitacional actualizado, o que nos permite ter uma leitura completa sobre a freguesia. Um trabalho moroso e exaustivo mas humanamente compensador. O nosso agradecimento a todas as entidades que deram resposta cabal, corresponderam inteiramente, às solicitações que a Junta de Freguesia foi apresentado e que continuará a apresentar. ■

Viagem aos lugares sagrados

Santiago de Compostela, Lourdes e Fátima fazem para da viagem aos lugares sagrados, a realizar-se entre os dias 5 e 12 de Julho. O programa é vasto e diversificado de modo a oferecer aliciantes durante toda a viagem. Na sede da Junta de Freguesia é dada toda a informação, incluindo a modalidade de pagamento que pode ser feito em prestações.

Resumo da viagem: Dia 5 – Funchal/Porto, partida para Braga e visita ao Parque Nacional da Peneda, Gerês. Dia 6 – Cruzeiro no Douro. Dia 7 – Saída de Braga para Santiago de Compostela, passando por Valença. Dia 8 – Ida para Leon e Burgos. Dia 9 - Partida para San Sebastian e chegada a Lourdes. Dia 10 – Ida para Zaragoza. Dia 11 – Partida para Madrid. Dia 12 – Visita a Fátima e regresso ao Funchal.

A estadia será em hotéis de 3 estrelas, em regime de pensão completa, durante toda a viagem, sendo o circuito efectuado num confortável autocarro de turismo, sempre na companhia de um guia. ■

Santuário de N. Sra. de Fátima

Page 3: Newsletter n 12 marco 2010

Santuário de N. Sra. de Fátima

Actividades em todas as áreasDentro em breve serão divulgados os regu-

lamentos dos concursos de Pintura, Literatura e Fotografia, edição 2010, mantendo-se, gros-so modo, as linhas pragmáticas das edições anteriores. Os trabalhos de pintura têm três palcos de exposições, um no Centro Cívico de Santa Maria Maior e dois nos Aeroportos Internacionais da Madeira e do Porto Santo, respectivamente.

Mantêm-se também as actividades nas áreas desportiva e recreativa, como sejam a prova de natação em homenagem a José da Silva “Saca”, entre o Cais da Cidade e a Bar-reirinha, o jogo de futebol de veteranos (an-tigas glórias) e a já clássica e emblemática prova de atletismo.

As actividades no âmbito da ginástica rít-mica, das danças de salão, da hidroginástica, do ballet, do yoga e da capoeira, vão con-tinuar a ser praticadas com a calendarização aprovada, o mesmo acontecendo com Coro Infantil.

A Junta de Freguesia continua a prestar ser-viços nas mais diversas áreas, entre outras, nas acessibilidades, no saneamento básico, no apoio às famílias mais carenciadas, a atribuir uma bolsa de estudo e a intervir nas limpezas urbanas. Mantêm-se, também, o serviço de pagamento de água que pode ser efectuado na sede da Junta. ■

BrevesCicatrizes de Mulher

Dia 10 de Março, pelas 15 horas, no anfiteatro do Centro Cívico, irá decorrer uma palestra sobre o pertinente tema “Cicatrizes de Mulher”, na Guiné-Bissau. Uma iniciativa da Academia Sénior de Santa Maria Maior, sendo conferencista a jornalista-escritora Sofia Branco.

Energias Renováveis

Dia 7 de Abril, pelas 14.30 horas, no anfiteatro do Centro Cívico, realiza-se uma palestra sobre “Energias Renováveis e Amigos do Ambiente”, pelo Eng. Carlos Magro.

Exposição apelativa

“Toca-me, viagem interactiva pelos cinco sentidos”, é o título da exposição apelativa que estará patente ao público, de 8 a 12 de Março, na sala de exposições do Centro Cívico de Santa Maria Maior, sob a direcção do Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família.

Alunos nos Balcões

Os alunos da Academia Sénior de Santa Maria Maior vão efectuar o percurso pedestre entre o Ribeiro Frio e os Balcões, a 18 de Abril. Um dia de convívio numa das zonas mais pitorescas da Madeira, incluindo almoço na casa de campo do Ribeiro Frio.Alunos da Academia em visita de estudo

Concurso de pintura Criarte terá este ano a sua 10.ª edição

Page 4: Newsletter n 12 marco 2010

Santa Maria Maior foi, tal como todas as freguesias do Funchal, fustigada pelo mau tempo que assolou a Região no dia 20 de Fevereiro de 2010. A zona antiga da cidade, entre as ruas do Oudinot e do Corpo Santo, foi fortemente invadida pela água das chuvas, por pedras e terras que deixaram ruas e praças atoladas em lama e inacessíveis. As ruas da Infância, do Ornelas, da Boa Viagem, do Mercado Velho, e artérias circunvizinhas, não escaparam ao mau tempo. O Campo da Barca ficou inundado.

A actividade comercial (lojas, restaurantes, estabelecimentos de vários sectores económicos) foi bastante atingida e, no dizer dos mais antigos, “tragédia tão grande nunca vimos”. O Mercado dos Lavradores sofreu danos tanto no espaço da praça do peixe como no primeiro piso. Parte alguma da baixa de Santa Maria Maior escapou ao violento mau tempo e o cenário não podia ser pior. Toda a freguesia foi atingida pela tempestade e, desde o primeiro momento, a Junta mobilizou os seus efectivos para darem o apoio possível a quem tivesse necessidade.

Os serviços da Junta de Freguesia estiveram a funcionar no sábado e no domingo (dias 20 e 21 de Fevereiro), num horário alargado e ininterrupto, e foram muitas as solicitações vindas de vários sítios da freguesia. Montou-se um “plano de emergência” pronto a actuar em eventuais situações graves. Houve capacidade de resposta, encaminhou-se para as diferentes entidades os casos mais específicos e estivemos, como sempre estamos, atentos ao que se estava a passar em todos os pontos da freguesia.

Para trás fica o que ficou, é passado, importa agora é reunir forças e acreditar que há um amanhã sempre melhor e que vale sempre a pena lutar por novas metas, novos desafios. A solidariedade foi total num cenário desolador.

Ajuda voluntáriaToda a colaboração foi pouca para ajudar a salvar o que restou do temporal. A Junta de Freguesia mobilizou todos os meios

ao seu alcance para acudir às diferentes situações, inclusive na remoção de produtos do interior de um supermercado na zona baixa da cidade. Funcionárias da Junta, durante várias horas, estiveram num vaivém incansável para pôr a salvo produtos e outros bens atingidos pelas enxurradas.

Muito se recuperou mas muito mais se perdeu irremediavelmente. O trabalho laborioso e voluntário das funcionárias da Junta de Freguesia foi feito com o espírito de solidariedade que está sempre presente na nossa missão de servir as populações. Um bem haja a todos. ■

www.jf-stamariamaior.pt | academiaseniorsmm.blogs.sapo.pt

Solidariedade total num cenário desolador

A rua de Santa Maria foi das mais atingidas pelo temporal