Newsletter de 24 de maio de 2010

download Newsletter de 24 de maio de 2010

of 9

Transcript of Newsletter de 24 de maio de 2010

  • 8/9/2019 Newsletter de 24 de maio de 2010

    1/9

    Notcia

    100 anos do Hospital Partenon agora no Museu de Histria da Medicina

    Exposio 100 anos Caminhos do Partenon - Painel "Arquivos Mdicos - Evoluo em Tecnologia eArquivologia" (AARGS) - Palestra no Museu do Trem (So Leopoldo) - Exposio "Mulheres" e oficina Biblosno Museu Carlos Nobre (Guaba) - POAC&B Mdicos no MUHM

    Inaugurada Exposio 100 anos Caminhos do Partenon: do Hospital deIsolamento ao Sanatrio

    A histria dos 100 anos do atual complexo de hospitais que se tornou o Hospital Sanatrio Partenon,em Porto Alegre, ganhou vida esta semana com a inaugurao da mostra "Caminhos do Partenon: doHospital de Isolamento ao Sanatrio". A exposio faz parte da programao do Museu de Histria daMedicina do Rio Grande do Sul para a 8 Semana Nacional dos Museus o Dia Internacional,comemorado em 18 de maio, e segue at 02 de outubro na Sala Rita Lobato do museu (av.Independncia, 270, Centro Histrico de Porto Alegre).

    Caminhos do Partenon na Sala Rita Lobato

    A mostra foi projetada em conjunto com a equipe do servio de Documentao e Memria dohospital e aborda do surgimento da instituio em decorrncia de epidemias e doenas como avarola e a tuberculose at aos servios atuais de atendimento teraputico em HIV/Aids (SAT). Ainaugurao contou com a presena de Francisco Paz, representante da Secretria Estadual da Sade

    Arita Bergmann, do diretor do Hospital Sanatrio Partenon Jaime Porto, dos principais diretores darea da sade hospitalar estadual, alm de mdicos e representantes de museus.

    22/5/2010 iSend - Visualizar Notcia

    isend.com.br//abreVisualNoticia.d 1/9

  • 8/9/2019 Newsletter de 24 de maio de 2010

    2/9

    A mdica Ariadene Duarte, diretora do SIMERS, representou o presidente Paulo de Argollo Mendes

    Ao falar da importncia e do reconhecimento do trabalho do hospital a diretora do SindicatoMdico do Rio Grande do Sul (SIMERS) Ariadene Duarte destacou a dificuldade que os mdicosdeviam sentir, na poca em que o Partenon iniciou suas ativ idades, quando pouco se podia fazerpelo paciente. "Eu me coloco no lugar daquele mdico, que como no poema de Manuel Bandeira,

    no consegue curar o paciente, e diz que a nica coisa a fazer tocar um tango argentino, o quofrustrante deveria ser", disse a mdica, ao citar o poema "Pneumotrax", sobre a tuberculose.

    Diretor do Partenon, J aime Porto

    O diretor do Partenon, Jaime Porto, e o representante da secretaria da Sade, Francisco Paz,parabenizaram e agradeceram ao MUHM e ao SIMERS pela iniciativa da exposio e da parceria como Servio de Documentao do Hospital. Eles falaram sobre o trabalho da instituio e da prpriaequipe e ainda sobre os diferentes servios agregados que o hospital vem prestando at hoje, quejustificariam uma acrscimo do termo "complexo hospitalar" ao nome.

    Representante da s ecretaria da Sade, mdico Francisco Paz

    verton Quevedo, historiador e diretor do MUHM, destacou a parceria com o Servio deDocumentao do Hospital e a prpria equipe, neste Dia Internacional de Museus. "Esta exposiotornou-se muito especial para todos ns", disse o historiador.

    22/5/2010 iSend - Visualizar Notcia

    isend.com.br//abreVisualNoticia.d 2/9

  • 8/9/2019 Newsletter de 24 de maio de 2010

    3/9

    Diretor do MUHM, hist oriador v erton Quevedo

    Emoo

    Felizes com a homenagem, funcionrios do Hospital Partenon posaram junto s fotos histricasda instituio e aos organizadores do evento.

    Equipe do Hospit al Sanatrio Partenon posou junto s f otos hist ricas e aos organizadores

    Foto: Patrcia Comunello

    A exposio

    Desde o fim do sculo XIX at as primeiras dcadas do sculo XX foram praticamente asmesmas doenas infecciosas que incidiram no RS: difteria, tifo, peste, febre tifide, varola,varicela, sfilis, tuberculose, gripe, entre outras.

    Nessa poca a causa das epidemias era desconhecida, assim como a noo de contgio, e, ata metade do sculo XX, o controle das doenas contagiosas e das epidemias restringia-sepraticamente ao isolamento dos doentes em lazaretos instalados em locais distantes doscentros urbanos. O prdio do hospital de isolamento foi primeiro a ser construdo, em 1910, e onde funciona atualmente o servio SAT de atendimento em HIV/Aids, entre outros serviosprestados pela instituio.

    O MUHM mantido pelo SIMERS e ocupa a frente do prdio histrico da Beneficncia

    Portuguesa. Visitao de teras a sextas-feiras das 11h s 19h e das 14h s 19h nos sbados edomingos, com agendamentos de grupos de escolas, faculdades e turismo pelo [email protected] A entrada gratuita sempre e h estacionamentosprximos ao local.

    22/5/2010 iSend - Visualizar Notcia

    isend.com.br//abreVisualNoticia.d 3/9

  • 8/9/2019 Newsletter de 24 de maio de 2010

    4/9

    A equipe do MUHM aguarda sua visita!

    Foto: Patrcia ComunelloDemais f otos: Letcia Castro

    MUHM recebe painel da AARGS "Arquivos Mdicos - Evoluo em Tecnologia e

    Arquivologia"

    No prximo dia 09 de junho das 18h s 20h ser realizado na Sala Rita Lobato do MUHM (av.Independncia, 270, Centro, Porto Alegre) o painel "Arquivos Mdicos - Evoluo em Tecnologia eArquivologia", promovido pela Associao dos Arquivistas do RS com o apoio do Museu de Histriada Medicina do Rio Grande do Sul.

    Os palestrantes so os arquivistas Iliane Pincolini (Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre) eAlexandre Martins (Santa Maria).

    As inscries sero feitas no local a partir das 17h30min do prprio dia 09 e custam R$ 10,00 comdireito a certificado.

    22/5/2010 iSend - Visualizar Notcia

    isend.com.br//abreVisualNoticia.d 4/9

  • 8/9/2019 Newsletter de 24 de maio de 2010

    5/9

    Palestra no Museu do Trem (So Leopoldo)

    22/5/2010 iSend - Visualizar Notcia

    isend.com.br//abreVisualNoticia.d 5/9

  • 8/9/2019 Newsletter de 24 de maio de 2010

    6/9

    Na noite da ltima sexta-feira (21) o Hhstoriador verton Quevedo, Diretor do MUHM,apresentou a palestra "O Museu de Histria da Medicina do Rio Grande do Sul - Exposio,Educao e Pesquisa" para estudantes de So Leopoldo, no Museu do Trem, a convite dadiretora do museu Alice Benvenutti.

    Veja mais

    Exposio "Mulheres" e oficina Biblos no Museu Carlos Nobre (Guaba)

    Segue no Museu Municipal Carlos Nobre em Guaba (av. Sete de Setembro, 460) at 30 demaio a exposio Mulheres e Prticas de Sade: Medicina e F no Universo Feminino emparceria com o Museu de Histria da Medicina do Rio Grande do Sul. A visitao de segunda asexta-feira, das 8h30min s 12h e das 13h30min s 17h30min e em finais de semana em queacontecerem eventos no museu de Guaba. A entrada gratuita e agendamentos de escolas egrupos podem ser feitos pelo telefone (51) 34911888 com Eromi ou Paulo. No dia 25 o MUHMparticipa tambm da Feira do Livro do municpio, a convite do museu, apresentando a oficina"As aventuras de Biblos: aprendendo a preservar".

    A exposio que chega ao Museu Carlos Nobre composta pelos banners das fotografias deFelipe Henrique Gavioli produzidas durante as entrevistas com mdicas, parteiras e benzedeirasfeitas pelo historiador Everton Quevedo, atualmente diretor do MUHM. O fotodocumentaristatambm produziu os documentrios F e Vida, sobre o ofcio das benzedeiras e das parteiras,respectivamente, que podem ser assistidos no museu de Guaba. A iniciativa uma homenagem

    22/5/2010 iSend - Visualizar Notcia

    isend.com.br//abreVisualNoticia.d 6/9

  • 8/9/2019 Newsletter de 24 de maio de 2010

    7/9

    ao ms em que se comemora o Dia do Trabalho e ao Dia das Mes a mostra retrata osofcios de mdicas, parteiras e benzedeiras.

    Baixe o folderda exposio

    Fotos: Felipe Henrique Gavioli

    POAC&B Mdicos no MUHM

    No sbado pela manh (22) o Museu de Histria da Medicina recebeu um grupo de mdicos

    trazido pelo POA CONVENTION & VISITORS BUREAU para conhecer a estrutura de Porto Alegrepara a realizao de eventos da rea mdica.

    22/5/2010 iSend - Visualizar Notcia

    isend.com.br//abreVisualNoticia.d 7/9

  • 8/9/2019 Newsletter de 24 de maio de 2010

    8/9

    Veja mais

    22/5/2010 iSend - Visualizar Notcia

    isend.com.br//abreVisualNoticia.d 8/9

  • 8/9/2019 Newsletter de 24 de maio de 2010

    9/9

    8 Semana de Museus

    O MUHM desenvolveu uma srie de atividades para a 8 Semana de Museus, entre elas aparticipao em um vdeo produzido pela 1 Regio Museolgica do SEM/RS para o perodo,

    veiculado em nibus urbanos da cidade. O vdeo est no Canal do MUHM no YouTube.

    Assista no Canal do MUHM no YouTube:Vdeo sobre alguns museus da 1 Regio Museolgica do SEM/RS que est passando em nibusda Carris durante a semana de museus

    22/5/2010 iSend - Visualizar Notcia

    isend com br/ /abreVisualNoticia d 9/9