Newsletter - Siqueira Campos · PDF filedesenvolvida pelo Instituto de Psicologia Prof. Jorge...

6
Informativo Bimestral da Siqueira Campos Associados junho de 2014 - ano VIII - Número 22 Nesta edição Siqueira Campos valida Escala de Alienação Parental Novo cliente: Castrolanda Gráficos e análise de dados - Gráfico de árvore Definindo Metas - Gerenciamento e Seis Sigma Padronização e Gestão Visual - Protocolo de Manchester - Classificação de Risco em Emergências Catálogo de Treinamentos 2014 Treinando a sua equipe para aumentar a competitividade da sua empresa. Voz do Cliente O que mais gostei foi a forma como é conduzido o curso, exemplos e o conhecimento amplo do instrutor. Mickael Ribeiro Martins Formação de Green Belt Grupo Gerdau - São Paulo / SP O que mais gostei foi da clareza na transmissão do instrutor passar a informação e as dinâmicas. Ricardo Luiz Ferreira da Silva Lean para Manufatura Corning Telecom - Rio de Janeiro / RJ O instrutor mostrou em todo instante domínio pelo assunto, não deixando nenhuma dúvida para os treinandos. Thiago dos Reis Nascimento CEP básico Ford - Camaçari / BA

Transcript of Newsletter - Siqueira Campos · PDF filedesenvolvida pelo Instituto de Psicologia Prof. Jorge...

Informativo Bimestral daSiqueira Campos Associadosjunho de 2014 - ano VIII - Número 22

Nesta ediçãoSiqueira Campos valida Escala de Alienação ParentalNovo cliente: CastrolandaGráficos e análise de dados - Gráfico de árvoreDefinindo Metas - Gerenciamento e Seis SigmaPadronização e Gestão Visual - Protocolo de Manchester - Classificação de Risco em Emergências

Catálogo de Treinamentos 2014Treinando a sua equipe para aumentar a competitividade da sua empresa.

Voz do Cliente

O que mais gostei foi a forma como é conduzido o curso, exemplos e o conhecimentoamplo do instrutor.Mickael Ribeiro MartinsFormação de Green BeltGrupo Gerdau - São Paulo / SP

O que mais gostei foi da clareza na transmissão do instrutor passar a informação e as

dinâmicas.Ricardo Luiz Ferreira da SilvaLean para ManufaturaCorning Telecom - Rio de Janeiro / RJ

O instrutor mostrou em todo instante domínio pelo assunto, não deixando nenhuma

dúvida para os treinandos.Thiago dos Reis NascimentoCEP básicoFord - Camaçari / BA

O consumidor não está disposto a pagar o preço do desperdício.

W. Edwards Deming

Siqueira Campos valida Escala de Alienação ParentalUm dos fatores principais para lidarmos com a Alienação Parental é identificarmos a sua ocorrência, depreferência o mais cedo possível, para mudarmos os seus contextos. Em razão dessa necessidade foidesenvolvida pelo Instituto de Psicologia Prof. Jorge Trindade uma ferramenta capaz de identificar aexistência, ou não, de comportamentos indicadores de Alienação Parental, e também medir a suaintensidade. Esta ferramenta é a Escala de Indicadores Legais de Alienação Parental na qual aSiqueira Campos utilizou um moderno ferramental estatístico para validar a escala, utilizando técnicascomo: Alfa de Cronbach, Regressão Logística e Curva ROC (Receiver Operating Characteristic).

Esta escala foi tema do III Congresso Nacional e I Congresso Internacional de Alienação Parental,ocorrido nos dias 3, 4 e 5 de abril deste ano no Rio de Janeiro.

A Castrolanda é o mais novo cliente da unidade de pesquisa. Com mais de 60 anos, é uma das maisimportantes cooperativas da área agroindustrial do país, sediada em Castro no Paraná. A estruturafuncional conta com 1.100 colaboradores e 782 cooperados, possuindo receitas superiores a R$ 1,5bilhão. A Siqueira Campos é responsável pela realização de diferentes pesquisas para a cooperativa.

A Escala de Indicadores Legais de Alienação Parental é uma ferramenta composta por umquestionário digital de autorresposta, que tem como objetivo mensurar a presença dos fatores deAlienação Parental, previstos na Lei nº 12.318/2010, para fins de conhecimento pessoal e científico.Com esta definição clara gerada pela escala, será mais fácil a identificação e encaminhamentoresolutivo da Alienação Parental. Toda e qualquer pessoa pode acessar esta ferramenta, de usopúblico, através do site www.escaladealienacaoparental.com, responder o seu questionário e teracesso a uma série de informações sobre este comportamento.

Saber identificar é um dos primeiros passos para prevenir a Alienação Parental.

Gráficos e análise de dados - Gráfico de árvoreOs gráficos exercem um papel fundamental no auxílio a tomada de decisão, dia a dia novos gráficossão incorporados ao mundo da gestão, facilitando a visualização dos dados. O gráfico de árvore é ummétodo recente, anos 90, para visualização de dados hierárquicos, tipo pai e filho, pelo uso deretângulos aninhados. É uma ferramenta muito poderosa de representação gráfica, utilizada parapropósito analítico e de comunicação.

PIB per capita dos Estados Brasileiros

Fig. 1 Gráfico de árvore PIB per capita por Estado. Fonte IBGE contas regionais Brasil 2011

Definindo Metas - Gerenciamento e Seis SigmaA diferença entre o fracasso e o sucesso está em fazer uma coisa quase certa ou fazê-la precisamentecorreta.

O gráfico de árvore exibe dados hierárquicos, estruturados por árvores, como retângulos. Cada galhoda árvore é representado por um retângulo, podendo subdividir-se em outros ramos, representados porretângulos menores. Os retângulos finais (folhas da árvore) tem sua área proporcional à dimensão dosdados.

A grande vantagem deste gráfico é que possibilita ver associações que seriam difíceis de visualizarcom outras técnicas, além de resumir uma grande quantidade de informações em um único gráfico,substituindo vários gráficos em alguns casos.

A representação gráfica por áreas nos mostra uma relação de “quantidade” muito mais intuitiva. Apercepção de similaridades e diferenças é mais imediata do que quando apresentada em uma tabela,veja no gráfico o PIB per capita dos Estados Brasileiros.

Dica: Através da planilha do Google Docs, este gráfico (mapa de árvore) pode ser feito de uma formamuito simples e acessível.

- Edward Simmons (1852-1931)

Um dos pontos mais importantes na função gerencial é a definição de indicadores e metas. As metassão muito relevantes, caso contrário não há base lógica para escolher o que medir, que decisõestomar, ou qual a ação a tomar.

Padronização e Gestão Visual - Protocolo de Manchester -Classificação de Risco em EmergênciasVocê já passou pela necessidade de precisar tomar uma decisão imediata? Sabe no que basear suadecisão?

Os profissionais de saúde que atuam nas emergências dos hospitais mundo afora se deparamsistematicamente com este dilema: quem atender primeiro, qual paciente corre maior risco de morte?

Se pensarmos que as emergências dos hospitais cada vez recebem mais pacientes para atendimento,como gerenciar esta situação que em alguns momentos parece um caos? Para organizar osatendimentos sem perder vidas, em 1995, os hospitais da cidade de Manchester, na Inglaterra, criaramum sistema de padronização baseado em critérios que avaliam os sinais do paciente para a priorizaçãodos atendimentos, que posteriormente virou um padrão no Reino Unido. Esta padronização gerou umaescala de cores que identifica a classificação do risco do paciente para a definição do atendimento.

As metas podem ser uma diretiva da gestão ou podem ser definidas em resposta às necessidades docliente ou do mercado. Para cada atividade crítica selecionada para a medição, é necessárioestabelecer uma meta de desempenho. As metas e indicadores acabam por direcionar a organizaçãopara os focos críticos.

Os itens abaixo auxiliam na definição de metas e na abordagem para eliminar a lacuna dedesempenho.

Comece com seus clientes (*) Que expectativas são importantes, fundamentais para o seuprocesso?

Estabelecer o aspecto chave, métricas consistentes. O que deve ser realizado para obtermossucesso?

Determine o baseline. Qual é o estado atual do seu processo?

Processo de benchmark. Quem está fazendo as mesmas coisas, ou semelhantes, melhor que você?O benchmark auxilia a definir a lacuna de desempenho.

Estabeleça metas. Objetivos mais fáceis podem resultar em sucessos rápidos.

Defina as formas de alcançar as metas. Para alcançar qualquer meta é necessário desenvolver umplano.

Em relação à lacuna de desempenho, podemos ter diferentes abordagens para atingir às metas:

a) Estabilizar o processo – Muitas vezes, o nosso objetivo é reduzir a variação do processo,tornando-o estável, ou seja, eliminando as causas especiais. Ou simplesmente, controlando para quepermaneça estável.

b) Aprimorar o processo – De acordo com a natureza do processo e o tamanho da lacuna, podemosutilizar abordagens de aprimoramento projeto a projeto, seja via evento kaizen ou projeto Seis Sigma.

c) Inovar o processo – Quando a lacuna de desempenho é muito grande dificilmente só oaprimoramento vai reduzir a lacuna, pode haver necessidade de investimento ou um redesenho totaldo processo via DFSS ( Design For Six Sigma) ou outra abordagem.

Não esqueça que para diferentes níveis de lacuna de desempenho existem diferentes abordagens,com distintas ferramentas.

(*) Six Sigma for Managers - Greg Brue

Fale com a genteA Siqueira Campos agradece seus comentários, sugestões e questionamentos sobre esta edição.

Fig. 2 Código de cores da triagem de Manchester

A grande vantagem desta padronização é facilitar a decisão de qual paciente atender primeiro, pois àmedida que finaliza um atendimento o profissional já sabe qual o próximo a ser atendido, uma vez quejá ocorreu uma triagem prévia. Esta rapidez na tomada de decisão aumenta a chance de salvar vidas ereduz o estresse do profissional.

Este exemplo demonstra bem a importância da padronização dos processos, mas isto não se aplicaapenas aos hospitais. Nas empresas, a todo momento, os profissionais se deparam com anecessidade de tomar decisões muito rápidas, se os critérios já estão padronizados a rapidez e aassertividade são maiores, permitindo melhores resultados.

Este conceito associado a cores pode ser estendido para diversas áreas dos negócios, comomanutenção, help-desk, atendimento a clientes e tratamento de reclamações.

Para a padronização dos processos, é necessário, além de conhecer o processo, que se saibatambém, qual a melhor forma de execução, pois a padronização é a formalização da maneira corretade execução do processo, visando garantir a uniformidade do processo.

Já pensou quanto a definição de padrões e gestão visual podem facilitar a sua vida?

Saiba mais sobre o protocolo de Manchester: http://possibility.no/legevaktkonferansen2011/legevakt2011/wp-content/uploads/presentasjoner/Dag%202_Plenum_Manchester%20Triage%20System_Mackway-Jones.pdf

© 2013 Siqueira Campos Associados - [email protected] - www.siqueiracampos.com - Fone: 0800 7030603