No princípio Deus N - igrejabaptistacacem.orgigrejabaptistacacem.org/iebc/Elo_2007_files/Elo523.pdf...

4
Igreja Evangélica Baptista do Cacém “Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor.” (Colossenses 2:2) Nº 523 2007.10.28 No princípio... Deus o princípio criou Deus os céus O homem está disposto a aceitar N e a terra. (Génesis 1.) qualquer deus, desde que esse deus não seja pessoal nem todo-poderoso O ser humano questiona-se acerca e nem exija responsabilidade aos da origem do mundo que o rodeia, homens. Por isso mesmo crescem os acerca da vida e acerca da sua santuários idólatras e florescem por própria origem. Os animais, tanto aí as religiões orientais. Esses deu- quanto sabemos, interessam-se ses não exigem o abandono do apenas pela satisfação das suas pecado nem responsabilidade aos necessidades básicas. Somente o homens. Porquê tanta dificuldade em ser humano vai além disso e procura aceitar-se a existência do Deus da entender a sua própria origem. Bíblia? Essa rejeição está bem pa- tente no episódio narrado em Actos O mundo físico pode dar-nos muitas 24.25. Paulo expunha o evangelho respostas aos questionamentos ao governador Félix e à sua esposa humanos. Podemos contemplar a Drusila mas, tratando ele da justiça, e complexidade do universo; podemos da temperança, e do juízo vindouro, “ler” através do telescópio, do Félix, espavorido respondeu: “Por microscópio, ou mesmo observar a agora vai-te, e em tendo oportunida- olho nú a beleza duma flor, a enge- de te chamarei. O homem dispõe-se nharia duma ave na construção do a aceitar a mentira, desde que esta seu ninho, o carinho duma cadela a lhe dê a esperança de que não terá amamentar os seus filhos ou o labor de enfrentar Deus nem de responder incessante e disciplinado dum pelos seus pecados. Isso é já em si formigueiro. Habituamo-nos a olhar mesmo uma manifestação do para toda essa beleza e complexida- pecado. de como coisas da “natureza”. No princípio criou Deus... a natureza Habituamo-nos a lidar com as leis pode ensinar-nos-nos muitas coisas, físicas e a depender delas. Tudo isso é “natural”. Só não é natural a ideia (Continua na página seguinte) dum Deus criador.

Transcript of No princípio Deus N - igrejabaptistacacem.orgigrejabaptistacacem.org/iebc/Elo_2007_files/Elo523.pdf...

Igreja Evangélica

Baptista do Cacém

“Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor.” (Colossenses 2:2)

Nº 523 2007.10.28

No princípio... Deuso princípio criou Deus os céus O homem está disposto a aceitar N e a terra. (Génesis 1.) qualquer deus, desde que esse deus

não seja pessoal nem todo-poderoso O ser humano questiona-se acerca e nem exija responsabilidade aos da origem do mundo que o rodeia, homens. Por isso mesmo crescem os acerca da vida e acerca da sua santuários idólatras e florescem por própria origem. Os animais, tanto aí as religiões orientais. Esses deu-quanto sabemos, interessam-se ses não exigem o abandono do apenas pela satisfação das suas pecado nem responsabilidade aos necessidades básicas. Somente o homens. Porquê tanta dificuldade em ser humano vai além disso e procura aceitar-se a existência do Deus da entender a sua própria origem. Bíblia? Essa rejeição está bem pa- tente no episódio narrado em Actos O mundo físico pode dar-nos muitas 24.25. Paulo expunha o evangelho respostas aos questionamentos ao governador Félix e à sua esposa humanos. Podemos contemplar a Drusila mas, tratando ele da justiça, e complexidade do universo; podemos da temperança, e do juízo vindouro, “ler” através do telescópio, do Félix, espavorido respondeu: “Por microscópio, ou mesmo observar a agora vai-te, e em tendo oportunida-olho nú a beleza duma flor, a enge- de te chamarei. O homem dispõe-se nharia duma ave na construção do a aceitar a mentira, desde que esta seu ninho, o carinho duma cadela a lhe dê a esperança de que não terá amamentar os seus filhos ou o labor de enfrentar Deus nem de responder incessante e disciplinado dum pelos seus pecados. Isso é já em si formigueiro. Habituamo-nos a olhar mesmo uma manifestação do para toda essa beleza e complexida- pecado.de como coisas da “natureza”.

No princípio criou Deus... a natureza Habituamo-nos a lidar com as leis pode ensinar-nos-nos muitas coisas,físicas e a depender delas. Tudo isso

é “natural”. Só não é natural a ideia (Continua na página seguinte)dum Deus criador.

Nº 523

*10h00 — E. B. Dominical

* 11h00 — Culto de Louvor e PregaçãoAgradecemos ao Professor Adauto Lourenço a gentileza em nos falar esta manhã sobre “O Deus Criador”.

* 16h00 — ConferênciaSobre o tema “A Cosmovisão Criacio-nista e a Cosmovisão Cristã”, pelo Dr. Adauto Lourenço.

(Continuação)

e isso é excelente, mas é na Bíblia que está toda a verdade. Nela com-preendemos a origem de todas as coi-sas, o drama humano (o pe-cado) e o plano de Deus para os homens. Ela diz-nos sempre a verdade pois nos foi dada pelo Deus de toda a verdade. Ela fala-nos dos nossos pecados e do que Deus quer de nós, fez e fará por nós. Ignorá-la é a mais dramática forma de pobreza, pois é a pobreza do espírito e essa é a mãe de todas as outras misérias.

Pastor José Pinto Ferreira

Conferência

Damos as boas-vindas ao Professor Adauto Lourenço e agradecemos a sua bondade em estar connosco estes dias para nos ministrar tão maravilhosa matéria.

O Professor Adauto foi entrevistado na sexta-feira pela Rádio Clube de Sintra e gravou também para o programa “Luz das Nações” (RTP 2). Ontem estivemos de tarde no Auditório Municipal António Silva, aqui no Cacém, tendo o Professor Adauto desenvolvido o tema “Como tudo começou — uma pequena introdução ao criacionismo”. Aliás, esse é o assunto do seu livro recen-temente publicado (veja abaixo). Esta tarde, entre as 16h00 e as 20hh00 o Professor Adauto falará sobre “A cosmovisão criacionista e a cosmovisão cristã”. A conferência desta tarde decorrerá no nosso templo. São todos bem-vindos.

Introdutores: Isabel Gonçalves e Ivone Sima

Diaconisa: Isabel Gonçalves

Música: Samuel Oliveira (órgão); Jónatas Ferreira (violino) e Rute Figueiredo (piano)

Audio-visual: João Pedro Santos

Nº 523

* Página na InternetBreves: Já fez uma visita à nossa página? (www.igrejabaptistacacem.org). * Exposição de livros Está ainda em construção mas já Está hoje a decorrer na nossa igreja pode lá encontrar algumas coisas. uma exposição de l ivros do Vá até lá. CEBAPES / LIVRARIA BAPTISTA. Faça uma visita à cave; adquira bons * Dia da Reformalivros. Na próxima quarta-feira será cele- brado em todo o mundo o “Dia da * De Timor Reforma”. Poucos evangélicos Damos as boas-vindas ao irmão sabem o significado dessa celebra-José Xav ie r que regressou ção e o quanto fomos beneficiados definitivamente de Timor Leste após pela Reforma Protestante do século um ano ao serviço da ONU. XVI. Esse será assunto no culto de

quarta-feira. O Pastor falará da reali-* Retiro de casais dade religiosa da Europa no século Aproxima-se a data do nosso retiro VI, apresentará alguns dos princípi-de casais. Será em Carcavelos de 16 os da Reforma e falará também do a 17 de Novembro. Os irmãos Wer- que nessa altura se passava em Por-ner e Sandra estão a recolher as ins- tugal, onde a Reforma nunca che-crições. gou.

Como tudo começou?Esta interrogação continua a inquietar a humanidade, sem que a ciência te-nha ainda conseguido uma resposta satisfatória.Para um auditório quase completa-mente lotado (mais de 170 pessoas) o Prof. Adauto Lourenço falou ontem à tarde, no Auditório Silva, sobre a ori-gem do universo na perspectiva do cri-acionismo científico, perante as teori-as mais divulgadas do evolucionismo.

Enfermos:* Almerinda Sousa* Gina Pascoal* Guilhermina Costa* Luisinha Silva* Mª do C. Pinheiro* Augusta Melo* Mª Inácia Guerreiro * Paulina Campos

Igreja:Dê graças pela conferência sobre criacionismo com o Dr. Adauto. Ore pelos participantes.

Cooperação: Projecto “Uma igreja em S. Jorge” Sandra & Scott George (Portugal)

Isabel & Eduardo Melo (Moçambique)

Ana & Pedro Silva (Angola)

* Pastor Lourenço Jacinto* Sr. Mário Quintino* Sr. Clarimundo

29/Outubro -- Débora Casinha NovaPropriedade:Igreja Evangélica Baptista do Cacém

Equipa Redatorial:Pastor José Pinto Ferreira,Jónatas Ferreira,Samuel Oliveira.

E-mail: [email protected]: www.igrejabaptistacacem.org

Periodicidade: Semanal

Tiragem: 140 exemplares

@igrejabaptistacacem.org

14.00 - Momento espiritual no centro de dia

18.00 - Reunião de Jovens (quinzenal)

@igrejabaptistacacem.org

Endereço Postal:Rua D. Maria II, 33Apartado 202735-296 Cacém

E-mail: geral

Telefones:

Igreja Baptista: 21.9141936

Centro Social Baptista:Sede: 21.9129120Fax: 21.9129129Lar de Idosos: 21.4321133

Actividades Regulares:

Domingo:

10.00 - Escola Bíblica Dominical11.00 - Culto de louvor e pregação18.30 - Culto de adoração e edificação

Quarta-feira:

16.00 - História bíblica no infantário19.00 - Culto de oração e estudo bíblico

Quinta-feira:

14.00 - Momento espiritual no lar de idosos16.00 - História bíblica no infantário

Sábado:

16.00 - Grupo Ágape

Pastor: José Pinto FerreiraTelef.: 21.9260420, 93.3400367E-mail: pastor