Nº37 jul-ago 2012

10
Ficha Técnica edição: Ana Bela Martins grafismo e redacção: Graça Gabriel periodicidade: bimestral Neste Número julho-agosto pág. 6 Recursos Electrónicos e Apoio ao Utilizador RIA Repositório BAES Formação interna Revistas UA pág. 7 Workshop para autores Projeto A biblioteca nas tuas mãos Projeto DALI Portal em inglês pág. 8 Biblioteca do ISCA Pedidos de informações e apoio a pesquisas na sala de leitura Arrumação de material devolvido ou consultado na sala de leitura Estatísticas do 1º semestre: serviço de atendimento e empréstimo Estatísticas do 1º semestre: pedidos ao depósito Conferência do depósito Mediateca Peddy paper Conferência do fundo pág. 1 Arquivo Plataforma ICA-AtoM Museu Projeto aprovado Gravuras Exposição de vidros pág. 2 Coleção de discos de vinil pág. 3 Atendimento e Empréstimo Encerramento de espaços Estatísticas de arrumação do depósito (abril-julho) Estatísticas de pedidos ao depósito (abril- julho) Limpeza do exterior da Biblioteca Reportagem pág. 4 Plano de comunicação para o Núcleo de Atendimento e Empréstimo (NAE) pág. 5 Aquisições e gestão das coleções Estudo das publicações periódicas Estudo bibliométrico Catalogação Manuais escolares de Timor-Leste Estatísticas semestrais FOLHA iNTERNA Nº 37 2012

description

Boletim interno dos SBIDM com notícias e projectos das diferentes áreas de trabalho.

Transcript of Nº37 jul-ago 2012

Page 1: Nº37 jul-ago 2012

Ficha Técnica

edição: Ana Bela Martinsgrafismo e redacção: Graça Gabrielperiodicidade: bimestral

Neste Número

julho-agosto

pág. 6Recursos Electrónicos e Apoio ao UtilizadorRIARepositório BAESFormação internaRevistas UA

pág. 7Workshop para autoresProjeto A biblioteca nas tuas mãosProjeto DALIPortal em inglês

pág. 8Biblioteca do ISCAPedidos de informações e apoio a pesquisas na sala de leituraArrumação de material devolvido ou consultado na sala de leituraEstatísticas do 1º semestre: serviço de atendimento e empréstimoEstatísticas do 1º semestre: pedidos ao depósitoConferência do depósitoMediatecaPeddy paperConferência do fundo

pág. 1Arquivo Plataforma ICA-AtoMMuseuProjeto aprovadoGravurasExposição de vidros

pág. 2Coleção de discos de vinil

pág. 3Atendimento e EmpréstimoEncerramento de espaçosEstatísticas de arrumação do depósito (abril-julho)Estatísticas de pedidos ao depósito (abril-julho)Limpeza do exterior da BibliotecaReportagem

pág. 4Plano de comunicação para o Núcleo de Atendimento e Empréstimo (NAE)

pág. 5Aquisições e gestão das coleçõesEstudo das publicações periódicasEstudo bibliométricoCatalogaçãoManuais escolares de Timor-LesteEstatísticas semestrais

FOLHA iNTERNANº 37

2012

Page 2: Nº37 jul-ago 2012

|1

Museu

S B I D M

| F

OLH

A iN

TER

NA

| nº 37 | julho-agosto

| 2

012

Exemplo de um registo no ICA-AtoM.

GravurasFoi recentemente doada à UA pelo Sr.Madeira Luís uma coleção de cerca de 200gravuras de vários artistas portugueses,editadas pela Gravura – SociedadeCooperativa de Gravadores Portugueses. Oseu tratamento técnico terá início emsetembro, embora ainda não estejacontemplada a disponibilização online dasimagens.

Arquivo

Plataforma ICA-AtoMTendo em conta a necessidade de munir oArquivo de uma ferramenta de tratamento,gestão e disponibilização online decoleções, foram comparadas váriasplataformas, tendo o ICA-AtoM(International Council on Archives – Accessto Memory) sido considerada a maisindicada. Esta plataforma assenta emsoftware de código aberto para descriçãoarquivística; está desenhada para seradaptável a normas internacionais dearquivo; possibilita a importação eexportação de descrições arquivísticas eregistos de autoridade e viabiliza adisponibilização de metainformação emOAI-PMH (Open Archives Initiative Protocolfor Metadata Harvesting).

Exemplar da coleção de gravuras.

Projeto aprovadoEm julho foi aprovado o projetoRecuperação e tratamento de discos de 78r.p.m. música popular portuguesa que foisubmetido a financiamento à FundaçãoCalouste Gulbenkian. Este projeto irá incidirsobre uma vasta coleção de discos demúsica popular portuguesa e de fado, doséculo XIX ao século XX, a doar futuramentepelo colecionador José Moças.

Além da aquisição de equipamento que irápermitir o tratamento e digitalização futuradeste fundo, os colaboradores que irãoproceder ao tratamento do fundo irãoreceber formação específica por técnicosespecializados do arquivo fonográfico deViena de Áustria, deslocando-seposteriormente a este arquivo de forma asedimentar a sua formação.

Exposição de vidrosO núcleo museológico da UA vai passar acontar com um espaço próprio no edifícioda antiga fábrica de moagens (FábricaCiência Viva de Aveiro). As coleções aícolocadas ficarão visitáveis pelo públicoatravés de visitas guiadas.

Page 3: Nº37 jul-ago 2012

|2

S B I D M

| F

OLH

A iN

TER

NA

| nº 37 | julho-agosto

| 2

012

Equipamentos para conversão dos discos de vinil.

Paralelamente a este processo deconversão é feita a descrição bibliográficano SInBAD e no ALEPH e estabelecidas asligações entre os dois sistemas.

Posteriormente, procede-se à validaçãodos metadados, sendo inseridos no ficheirode autoridades as coletividades-autor(responsabilidade principal,coresponsabilidade e responsabilidadesecundária).

O processo termina com o regresso dosdiscos à sala do Centro de Estudos de Jazz.

Registo no SInBAD (cota: CEJ-JD-VN-1113).

Até ao momento foram já inseridos noSInBAD/ALEPH um total de 1.625 registosbibliográficos (alguns dos registos podemimplicar vários discos tratados).

No entanto, em agosto surgiram problemascom o SInBAD que impediram acontinuação do trabalho nesta plataforma.

Espera-se que, até final de 2012, os cercade 170 registos que faltam sejam tratados edisponibilizadas as respetivas faixasmusicais.

HistóriaUma das coleções do Centro de Estudosde Jazz é um conjunto de discos de vinil,oferta de José Duarte. O seu tratamentoiniciou-se em 2005, na plataforma SInBAD,e incluía a criação dos registosbibliográficos (descrição física sumária), aconversão digital de cada faixa e suadisponibilização, a digitalização dascapas e um trabalho de pesquisa empublicações periódicas de artigos sobre osdiscos de forma a enriquecer o registo .

Coleção de discos de vinil

Workflow de trabalhoAtualmente o tratamento inicia-se com aaudição do disco em tempo real, aomesmo tempo que se procede à suaconversão para uma versão digital atravésdo editor WaveLab.

O ficheiro digital resultante é depoisconvertido para diferentes faixasrecorrendo-se ao Audacity (software emacesso livre), sendo necessário definir oinício e o final de cada faixa (em algunsdiscos nem sempre se consegue perceberonde termina uma faixa e começa outra)e fazer a contabilização temporal (queconstará no SInBAD).

Pesquisa da coleção no catálogo:http://opac.ua.pt > pesquisa

por tipo de documento > audiovisuais

Pesquisa da coleção no SInBAD:http://jazz.sinbad.ua.pt/Discos/

Nota: no SInBAD a audição de faixas limita-se a utilizadores credenciados da UA.

em destaque

Page 4: Nº37 jul-ago 2012

|3

S B I D M

| F

OLH

A iN

TER

NA

| nº 37 | julho-agosto

| 2

012

Encerramento de

espaçosDe forma a proceder àconferência do fundobibliográfico e realizaroperações de limpeza naBiblioteca, foi necessárioproceder ao seuencerramento de 16 a 20 deJulho.

Estatísticas de arrumação dodepósito (abril-julho)- Biblioteca: 3.818 unidades- Mediateca: 2.049 unidades

Estatísticas de pedidos ao

depósito (abril-julho):

abr.

197

93

6

305

64

mai.

259

80

6

345

43

Biblioteca

3º piso

2º piso

4º piso

Total de pedidos

Mediateca

Total de pedidos

jun.

241

60

1

302

30

abr. mai. jun.

Limpeza do exterior da BibliotecaAproveitando uma falha de energia emagosto e respondendo ao desafiolançado pela Direção, uma equipa decolaboradores da Biblioteca munida depás e vassouras realizou operações delimpeza de ervas no exterior do edifício.

jul.

130

29

1

160

16

jun.

No período de 6 a 17 deagosto a Biblioteca, como agrande maioria dos serviçosda UA, esteve encerrada. Noentanto, devido ànecessidade de apoio aosServiços de GestãoAcadémica, mantiveram-se afuncionar, neste período, oserviço de apoio aosutilizadores do Arquivo e aBiblioteca, que esteve abertacom acesso vedado às salasde leitura, para apoio ao SGAe aos alunos quenecessitaram de regularizar asua situação (entrega de livrose pagamento de multas deempréstimo).

Conferência de fundos.

ReportagemEm julho o edifício da Biblioteca recebeuuma equipa da SIC para recolherimagens para uma reportagem sobre acaracterização turística e cultural dacidade de Aveiro.

Da esquerda para a direita: diretora dos SBIDM Ana Bela Martins, Anabela Teles e Ana Maria.

A InternationalAssociation ofMusic Libraries, Archives andDocumentationCentres é atualmente constituída por membros de 45 países e promove as atividades de bibliotecas, arquivos e centros de documentação da área da música.

Ver:www.iaml.info

Atendimento e Empréstimo

A Rede de Cooperação e Conhecimento na Área do Trabalho, Emprego e Solidariedade Social Permite a pesquisa integrada em diversos catálogos das bibliotecas do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e a pesquisa de termos num tesauro.

Ver:http://redtess.gep.mtss.gov.pt

Page 5: Nº37 jul-ago 2012

|4

S B I D M

| F

OLH

A iN

TER

NA

| nº 37 | julho-agosto

| 2

012

Tendo em conta que o NAE é composto por

um grande número de serviços onde a

comunicação com o público é essencial,

procedeu-se a um levantamento das

estratégias de comunicação já em uso de

forma a elaborar um plano de comunicação

com cinco linhas estratégicas a implementar

no ano letivo de 2012/2013.

Linha estratégica 1: aumentar a qualidadeda comunicação síncrona e assíncrona doNAE com a comunidade académica.

Objetivos:• Melhorar a qualidade do atendimento ao

público feito nos balcões de atendimentoda rede de bibliotecas da UA;

• Melhorar a comunicação e a difusão deinformação nos diversos serviçosproporcionados pelo NAE;

• Melhorar e adequar a linguagem escrita(ex.: comunicação por e-mail);

• Melhorar a comunicação com acomunidade académica estrangeira;

• Promover uma maior interação com opúblico;

• Avaliar a qualidade dos serviçosoferecidos pelo NAE através da mediçãoperiódica da satisfação dos utilizadores.

Linha estratégica 2: compreender autilização dos espaços e coleções da redede bibliotecas da UA por parte dacomunidade académica.

Objetivos:• Conhecer a frequência com que a

comunidade académica acede aosespaços das bibliotecas da UA;

• Conhecer o uso efetivo dos espaços, bemcomo a satisfação com os mesmos;

• Perceber o conhecimento, uso,importância e satisfação dos utilizadoresrelativamente às coleções bibliográficasexistentes;

• Perceber os aspetos a melhorar emtermos de espaços, equipamentos ecoleções;

• Conhecer a interação que decorre nosbalcões de atendimento entre osfuncionários e o público.

Linha estratégica 3: aumentar oconhecimento da comunidade académicaacerca dos serviços oferecidos pelo NAE na

rede de bibliotecas da UA.

Objetivos:• Aumentar o conhecimento dos serviços,

equipamentos, espaços e coleçõesdisponibilizados na rede de bibliotecas daUA;

• Informar a comunidade académicaacerca de novos serviços, equipamentos,espaços e coleções disponibilizados narede de bibliotecas da UA;

• Aumentar a interação com acomunidade académica;

• Promover um melhor conhecimento dasnecessidades e expectativas dacomunidade académica.

Linha estratégica 4: aproximar a rede debibliotecas da UA dos utilizadores externos edos antigos alunos da UA (Rede Alumni).

Objetivos:• Informar os utilizadores externos e os

alunos da Rede Alumni sobre os serviços,equipamentos, espaços e coleçõesdisponíveis na rede de bibliotecas da UA;

• Aumentar a interação dos utilizadoresexternos e dos alunos da Rede Alumnicom a rede de bibliotecas da UA;

• Promover instrumentos de avaliação dasnecessidades e expectativas dosutilizadores externos e dos alunos da RedeAlumni;

• Aumentar o número de inscrições deutilizadores externos individuais e deinstituições;

• Aumentar o número de serviços a que osutilizadores externos (individuais e deinstituições) podem aceder;

• Criar um novo tipo de utilizadoresexternos: os Amigos da Biblioteca.

Linha estratégica 5: aumentar adinamização cultural nas salas de leitura darede de bibliotecas da UA.

Objetivos:• Promover uma maior aproximação do

público à rede de bibliotecas;• Alargar as experiências culturais do

público;• Dar a conhecer aspetos importantes do

acervo das bibliotecas da UA;• Aumentar a interação com os diversos

núcleos dos SBIDM.

Plano de comunicação para o Núcleo

de Atendimento e Empréstimo (NAE)em destaque

Page 6: Nº37 jul-ago 2012

|5

Alguns dos títulos contemplados no estudo.

S B I D M

| F

OLH

A iN

TER

NA

| nº 37 | julho-agosto

| 2

012

Aquisições e Gestão de Coleções

Estudo das publicações periódicasO estudo bibliométrico sobre as assinaturas depublicações periódicas (2007-2011) revelou asrevistas mais consultadas segundo váriosindicadores estudados. Apresenta-se aqui apenasuma versão abreviada dos resultados.

Títulos mais consultados nas salas de leitura:• Science (456 consultas)• New Scientist (433 consultas)• Scientific American (395 consultas)

Títulos com maior número de empréstimos:• Exame (108 empréstimos)• Páginas a&b (61 empréstimos)• Palavras (59 empréstimos)

Títulos online com maior número de downloads:• PROLA (20.895 downloads)• Physical Review B (13.951 downloads)• Physical Review Letters (8.824 downloads)

Títulos com maior fator de impacto (2010)• Science (31,377)• Annual Review of Materials Research (10,333)• Oceanography and Marine Biology (8,571)

Estudo bibliométricoEstá em curso um estudo bibliométrico amostralda bibliografia usada em dissertações e tesesdefendidas na UA no ano de 2010 com o objetivode verificar a atualização do acervo dos SBIDM.Os resultados preliminares apontam para umagrande percentagem de referênciasbibliográficas disponíveis na Web (dissertações

Manuais escolares de

Timor-LesteDa cooperação entre oMinistério da Educação deTimor-Leste, a Universidade deAveiro, o Instituto Português deApoio ao Desenvolvimento ea Fundação CalousteGulbenkian, foram editados osprimeiros manuais escolaresda República Democrática deTimor-Leste, tendo sidooferecidos à Mediateca os 14manuais do aluno e os 14guias do professor.

Manuais escolares.

Estatísticas semestraisNo primeiro semestre de 2012foram catalogadas asseguintes unidades deinformação:• 5.778 livros de oferta;• 735 dissertações e teses;• 2.829 livros do fundo

Aldónio Gomes;• 866 CDs do fundo Carlos

Martins;• 654 discos do fundo José

Duarte;• 811 cartazes.

Catalogação

e teses presentes em repositórios,artigos científicos, e páginas Web)com predominância para a línguaportuguesa. Os resultados finaisserão apresentados com maiordetalhe no próximo número da FI.

Page 7: Nº37 jul-ago 2012

|6

S B I D M

| F

OLH

A iN

TER

NA

| nº 37 | julho-agosto

| 2

012

Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador

Repositório BAESEncontra-se já disponível para acomunidade de utilizadores comnecessidades especiais o repositórioBAES-UA: um sistema de informação decarácter restrito que armazena, preservae dá acesso a um conjunto dedocumentos em formato digital acessível(respeitando as diretrizes de produção deacessibilidade) e que constituem abibliografia recomendada pelosdocentes.

Podem aceder ao repositório, medianteautenticação, os utilizadores comnecessidades especiais pertencentes àsseis instituições do consórcio BAES(Universidade do Porto, Universidade deCoimbra, Universidade do Minho,Universidade de Lisboa, Universidade deÉvora e a Universidade de Aveiro.

Ver: http://baes.ua.pt

Website do repositório BAES. Página no Facebook: www.facebook.com/riarepositorio

RIAO RIA foi já registado em plataformas deserviços externos: DRIVER, Open AccessMap, ROAR, Open DOAR, Sciverse Hub.

Foi igualmente elaborado um relatório sobretodo o percurso percorrido, de 2011 a estaparte, e desenvolvida uma apresentaçãosobre o RIA e os seus conteúdos.

Finalmente, o RIA possui já uma página noFacebook de forma a partilhar as novidadesdeste repositório.

Apresentação no SlideShare:www.slideshare.net/bibliotecasUA/ria-14263989

Formação interna Dando continuidade ao projeto O nossosucesso é o vosso sucesso (formaçõesinternas para os colaboradores do serviçode Formação de Utilizadores e do serviço deApoio à Pesquisa de Informação), realizou-se, em julho, a formação À procura docontexto: a avaliação da informaçãocientífica.

Ver: http://ria.ua.pt/

Revistas UA Foi disponibilizado na plataforma de revistasda UA o último número da revista Carnets:Revista Electrónica de Estudos Franceses.

Ver:http://revistas.ua.pt/index.php/Carnets/issue/current

Page 8: Nº37 jul-ago 2012

|7

S B I D M

| F

OLH

A iN

TER

NA

| nº 37 | julho-agosto

| 2

012

Workshop para

autoresOs SBIDM e a editoraElsevier estão aorganizar umseminário intituladoEstratégias paraaumentar a qualidadee impacto daspublicaçõescientíficas, que irádecorrer no dia 15 deoutubro de 2012. Temcomo objetivoapresentar aosinvestigadores umasérie de orientaçõesligadas à redação deartigos científicos eà sua submissãopara publicação de

acordo com os critérios exigidos pelamaioria das revistas académicas nacionais einternacionais.

O seminário terá como oradores AdamWheeler, Editor da Elsevier, um editor eprofessor da Universidade do Aveiro eMiguel Sánchez, Regional Channel Managerda Elsevier.

Projeto A biblioteca nas tuas mãosEste projeto, lançado no início de 2012, temvindo a potenciar o uso de recursos eserviços disponibilizados pelas bibliotecasda UA através da configuração deplataformas para uso por telemóvel e pelautilização de QR Codes (códigos de barrasem 2D que podem ser lidos no telemóvel,fazendo a conversão para textosinterativos, localização geográfica,endereços URL, etc.).

Está já disponível um Website com umformato especialmente adaptado aosdispositivos móveis e uma abordagemsimples e o mais direta possível. O seuobjetivo principal é dar ao utilizadorinformação sobre os serviços, espaços erecursos disponibilizados pelas bibliotecasda UA.

Ver: http://blogs.ua.pt/bibliotecamobile/

Os blogues A Biblioteca em Forma e ABiblioteca Informa foram igualmenteconfigurados para formato móvel.

Entre setembro e outubro irão serimplementadas nas salas de leitura dasbibliotecas informação e serviços comrecurso à tecnologia QR Codes.

Website das Bibliotecas da UA para a versão mobile.

Portal em inglês As páginas Web do portal das bibliotecasestão a ser traduzidas para inglês para quea informação possa chegar a um maiornúmero de pessoas (ícon “en” do ladoesquerdo do ecrã).

Ver: www.ua.pt/sbidm/biblioteca/

Mais informação: www.ua.pt/sbidm/biblioteca/PageImage.aspx?id=15298

Projeto DALI O LCD no hall da Biblioteca continua a ser oponto central do serviço DALI (Divulgação,Apoio e Literacia Informacional). A suaprogramação foi agora revista, tendo-seelaborados novos conteúdos informativos eformativos de apoio aos utilizadores (vídeos,textos, RSS Feeds, entre outros). Foiigualmente pedida a colaboração dosrestantes núcleos dos SBIDM de forma aalargar o âmbito da informação prestada.

Brevemente irá ser disponibilizada umapágina Web de apoio aos conteúdos doLCD no portal das Bibliotecas da UA.

Page 9: Nº37 jul-ago 2012

|8

S B I D M

| F

OLH

A iN

TER

NA

| nº 37 | julho-agosto

| 2

012

Estatísticas 1º semestre: pedidos

ao depósito:

janeiro

fevereiro

março

18

10

16

abril

maio

junho

12

21

15

Pedidos de informações e apoio a

pesquisas na sala de leitura:

Estatísticas do 1º semestre: serviço

de empréstimo e atendimento:

Empréstimos

Devoluções

Renovações via Web

4.327

4.333

769

Renovações

Reservas

714

251

Arrumação de material devolvido

ou consultado na sala de leitura

Conferência do depósitoDo inventário efetuado no depósito resultou a mudança de 39 cotas danificadas e aalteração de 27 cotas. Apenas um livro se encontrava desaparecido.

Conferência dofundoDe 23 a 27 de julho foifeita a conferência detodo o fundo, tendosido encontrados 5livros anteriormentedesaparecidos eregistadas 74 faltasnovas.

Peddy paperDurante a Academia de Verão –programa de ocupação científicade alunos do 2º e 3º ciclo do EnsinoBásico e do Secundário – foramacolhidos na Mediateca cerca de20 alunos do secundário. Além deterem conhecido os espaços,serviços e o catálogo bibliográfico,foram preenchendo as perguntas dopeddy paper relativas à Mediateca.

Mais informação:www.ua.pt/academiadeverao/

Page 10: Nº37 jul-ago 2012

Serviços de Biblioteca, Informação Documental e MuseologiaUniversidade de Aveiro

Campus Universitário de Santiago3810-193 Aveiro

Portugal

ContactosTelefone: (+351) 234370997

Ext.: 22343Fax: (+351) 234370997

[email protected]/sbidm